Last Day on Earth: Survival

Last Day on Earth: Survival é um jogo gratuito para Android e iOS com cenário pós-apocalíptico e estratégia em tempo real. Controle um sobrevivente, que deve construir barricadas, coletar resíduos para montar armas e lidar com a invasão de zumbis. Construa, cace e elabore planos para sobreviver no “último dia na Terra”.

O jogo é da Kefir Games e está em beta aberto, então ele ainda vai crescer muito. Tem atualizações quase toda semana! Com gráficos bem bacanas e câmera isométrica, o jogo roda super bem nos principais dispositivos. O único problema, é que você precisa estar conectado à internet o tempo todo, ou seja, deixe para jogar quando estiver com wi-fi.

Os controles são bem simples e intuitivos, e não é difícil entender rapidamente quais são os principais comandos do jogo.

Em Last Day On Earth: Survival, você precisa explorar os diversos cenários existentes em busca de itens, recursos, armas, comida e o que mais puder ajudá-lo a sobreviver. Além disso, você precisa construir seu próprio abrigo e todas as estruturas que vão te ajudar nessa saga. Fogueira, coletor de água, e por aí vai…

E não esquece que você sente fome, sede, vontade de ir ao banheiro, e precisa até tomar banho!

Um apanhado geral

Em Last Day on Earth Survival você encontrará uma jogabilidade bastante simples no melhor estilo RPG, sem grandes segredos. Apesar da necessidade de urgência que, desde o princípio, o jogo impõe, você perceberá que as funções e categorias são bem simples de entender, com ícones que representam bem a função de cada um e ajudam bastante na hora de compreender e decorar onde ir diante de qualquer necessidade.

Outro fato que é bem interessante no game é que basicamente tudo o que você precisar será construído por você mesmo, o que dá um senso bem legal de multitask. Os gráficos do jogo também são bem interessantes, o que torna a experiência ainda mais completa, amparada por um game desafiante e que, rapidamente, fisga o player em meio à necessidade de atingir seus objetivos e se tornar, de fato, um sobrevivente em um mundo hostil e pouco propício à vida como conhecemos.

Humano de verdade, só você

A primeira coisa que você precisa saber, e lembrar sempre, é que você está sozinho. Todos os outros humanos que você encontrar são controlados pelo computador, o que significa nada de empatia e zero misericórdia. Não se engane: eles irão ataca-lo. E para sobreviver, você precisará construir uma base forte, segura, autossuficiente e repleta de recursos.

Energia é tudo

Como em basicamente todos os jogos de estilo, você estará sujeito a capacidade de energia de seu personagem para sobreviver e abrir caminho frente as missões e objetivos contemplados. Por isso, economizar e gastar apenas o necessário é essencial. Sua energia se recupera automaticamente, porém de forma bastante devagar. Ela é simbolizada pelo raio, no canto direito da sua tela. Você precisará dela para participar de embates, coletar recursos como madeira e pedra e caminhar. Outra dica importante é guardar diariamente um pouco de sua energia para participar de eventos. Quando não tiver nenhum objetivo definido e estiver por vias de encerrar pelo dia, aí sim sinta-se à vontade para gastá-la de forma mais “inconsequente”.

Coletando recursos

Conforme o jogo se desenrola e você for acumulando suas primeiras experiências em Last Day on Earth Survival, você perceberá que, apesar de ser uma das atividades mais básicas e necessárias, coletar recursos está longe de ser algo fácil. Isso acontece, principalmente, devido ao tamanho de sua mochila. Independentemente de seu momento e do quão avançado você estiver no game, vá se acostumando: coletar recursos será sempre uma de suas prioridades, e para ser sincero você nunca poderá deixar de fazê-lo. Quanto menos você tiver que se deslocar para buscar o que precisa, menos energia será gasta e menos riscos de se deparar com uma horda de zumbis ou inimigos você correrá, por isso pense bem antes de montar acampamento.

Junte basicamente tudo o que você puder por aí, mas nunca se esqueça de qual a sua prioridade naquele determinado momento. Outra sugestão é ter na mochila apenas o necessário.

Um mundo onde luxo de verdade é se manter discreto

Logo no começo do jogo, a vontade de criar uma grande base, com alto investimento de recurso e basicamente tudo o que você precisa ao seu redor é evidente. E este pode, realmente, parecer um bom caminho. Não caia nesta armadilha. Em Last Day on Earth Survival seus recursos iniciais são limitados e, por isso, perder tempo com preciosidades do tipo pode ser fatal. Seja humilde e comece apenas com o necessário para, é claro, sobreviver. Conforme o andar da carruagem, se o seu desempenho for satisfatório, aí sim você poderá começar a incrementar sua vida e se dar certos luxos. No começo, rico mesmo é estar vivo. Afinal de contas, estamos falando de um clássico e trágico apocalipse zumbi.

Você ainda é humano, use ferramentas

O que isso quer dizer? Oras, que apesar dos zumbis terem, um dia, sido homens e mulheres, hoje são seres de inteligente infinitamente inferior à sua. Por isso, nada mais justo que tirar proveito desta vantagem. De forma clara, isso significa que antes de qualquer coisa você deverá construir ferramentas básicas para estar sempre um passo à frente. E não estamos falando de nada muito complexo, não, mas sim de elementos básicos como lança, picareta e machadinha. Aliás, guarde e cuide bem destas 3, pois serão os mais utilizados no momento inicial do game.

Comece coletando calcário e pinho longo para conseguir manufaturar as ferramentas que falamos acima. Esta, aliás, é outra característica bem bacana de Last Day on Earth Survival: você será responsável por criar suas próprias ferramentas!

Um lugar para chamar de seu: a base de tudo

Agora que você já possui as ferramentas básicas para coletar recursos, resistir a zumbis e construir, chegou a hora de criar um lugar para chamar de seu. A sua base será responsável por proteger seus pertences de ataques e invasões de zumbis. Ou seja: você tem muita pressa em erguê-la o mais rápido possível. Isso também quer dizer que, neste momento, você não deve se apegar a nenhum luxo. O importante é estar entre quatro paredes! Uma casa pequena é mais do que o suficiente neste momento. Até pelo fato de que você sempre poderá expandi-la, por isso não perca tempo com isso agora. Tempos difíceis pedem medidas funcionais. Pense sempre nisso. Caso queira investir em algo a mais, opte por um Apanhador de Chuva, para ter sempre água disponível e ema estrutura de segurança.

Casa arrumada significa hora de explorar

Agora que você já tem uma base segura para chamar de sua, é hora de ir em busca de melhores condições, onde sua prioridade será sempre angariar cada vez mais recursos que proporcionem mais chances de sobreviver. A Base Alfa, Avião Caído e Entregas Aéreas Militares de Suprimentos estão entre seus maiores objetivos neste momento. É nestes cenários que estão os materiais mais valiosos. Não conte muito com as entregas aéreas, uma vez que ela fornece no máximo itens medianos, mas é bom estar sempre atento nem que seja para dar uma olhada. Já no Avião e na Base Alfa, a história é outra, com probabilidade de equipamentos militares como armas. Para acessar a Base, você deverá ter conseguindo um Cartão A.

Carregue apenas o necessário

Um dos itens mais importantes em Last Day on Earth Survival é a sua mochila, que, como tudo no game, deverá ser criada por você mesmo. No começo, no entanto, você ainda não será capaz de manufaturá-la. Por isso carregar apenas o necessário em suas aventuras mundo afora é o ideal. Se estiver com seu inventário cheio, não será possível coletar os recursos necessários para atingir suas metas e concluir suas obras. Além disso, quanto menos espaço tiver em sua mochila, mais idas e vindas até a base serão necessárias, o que implica em um gasto de tempo e energia muito maiores, algo que pode ser fatal no game.

Além de mais espaço e tempo economizado, outro fato importante para carregar com você apenas o necessário é que, caso você não resista e seja derrotado por zumbis, você perderá tudo que está em seu inventário naquele momento, inclusive os itens equipados. Por isso, nunca, em hipótese alguma, carregue todos os seus recursos com você. Não há absolutamente nenhuma vantagem em fazer isso.

Economize recursos e munição

Depois de explorar a Base Alfa e o Avião, você pode estar todo feliz caso tenha encontrado alguma arma militar, o que é, de fato, motivo para comemorar. Elas representam uma excelente forma improvisada de se proteger em Last Day on Earth Survival e, na realidade, chegará um ponto do game em que você será obrigado a contar com itens do tipo. Um erro muito comum, no entanto, é, assim que conseguir uma metralhadora ou qualquer outra arma, usá-la para tudo. Não faça isso, por mais tentador que possa parecer! Atirar nos zumbis é, realmente, divertido, mas deixe para fazê-lo quando estiver enfrentando hordas inteiras, e náo apenas um ou dois. Nestes casos, derrote-os com uma simples lança. Assim você sempre terá munição para as batalhas realmente complicadas.

Preocupe-se em achar comida

Sem comida você não vai nada longe. Somente se alimentando com alguma boa frequência é que poderá se manter saudável. No jogo há boas opções para adquirir alimento. A mais rápida e mais perigosa é matando lobos e coletando suas carnes. Contudo no início vai ser difícil que sobreviva a muitos embates.

Portanto foque-se primeiramente em plantar. Plante sementes, que se transformarão em cenouras em poucos minutos após estarem na terra. Cada cenoura dá 25 pontos de fome e aumenta 15 de HP. A vantagem é que pode ser comida crua! Caso queira e possa, cozinhe as cenouras para ganhar 5 pontos extras de vida.

O terceiro método para se alimentar consiste em caçar seu alimento. No caso, veados. Mas cuidado! É preciso ter tática e estratégia. Se sair correndo atrás do animal, ele vai fugir e levá-lo a atrair zumbis ou outros animais selvagens perigosos. O melhor, portanto, é usar furtividade. Com uma faca, se aproxime por trás do bicho sem ele ver e dê um golpe seco.

Recicle sempre que possível

Muitos itens só ficam disponíveis quando você consome outros. Só é possível obter uma garrafa de água após beber uma garrafa de água inteira. Com as latas é a mesma coisa! No caso das garrafas, é mesmo importante que não coloque fora depois de beber seu conteúdo.

Com esses objetos você pode fazer uma espécie de captação da chuva. Após algum tempo, terá água da chuva para beber se souber ter paciência. De qualquer forma, vale a pena descobrir as utilidades de todos os itens do jogo.

Tenha estratégia para atacar os zumbis

Os zumbis são fortes e tiram muito dano. Ainda assim, não tem qualquer inteligência, o que faz de você um ser muito superior. Portanto quando for atacá-los, pois isso eventualmente vai acontecer, tenha certeza de usar a abordagem correta!

O segredo é ser furtivo. Ataque sempre por trás, tentando escolher inimigos que estejam sozinhos ou em grupos muito pequenos. Não ser visto facilita muito a sua vida. Caso isso não seja possível, tenha garantia de que poderá usar uma arma de fogo para se defender.

Usando a arma de fogo, não saia disprando de qualquer jeito por aí. Tente controlar o dedo nervoso para não desperdiçar munição. Aliás, isso fica ainda mais fácil se, de novo, selecionar bem seus zumbis. O ideal é mesmo enfrentar um de cada vez. Hordas são sempre a receita para morrer.

Prepare-se para a horda diária de zumbis

É inevitável: todos os dias, a cada 24 horas, sua base será atacada por uma horda de zumbis. Se você não preparar bem suas defesas, verá suas muralhas serem destruídas em alguns pontos. Isso se tiver muralhas! Se não for o caso, qualquer coisa que houver em seu abrigo poderá ser destruída.

Então tente agir durante seu tempo útil em prol da construção e da melhoria de defesas. Você não quer ver todo seu trabalho indo por água abaixo após o ataque das criaturas.

Caso você esteja completamente despreparado para enfrentar os zumbis, uma sugestão é que fique na tela do mapa durante o ataque. Isso fará com que não morra, tendo apenas que reconstruir tudo que foi perdido.

Use os bolsos para ter mais espaço no inventário

Uma coisa que o Last Day on Earth: Survival não lhe diz é que você não precisa colocar tudo na sua backpack. Aliás, nem dá para fazer isso, visto que o espaço desse objeto é bem pequeno. Uma alternativa rápida e prática é colocar os itens nos bolsos. Nos bolsos você tem 8 espaços, o que permite coletar objetos ou mesmo comida para levar ao abrigo.

Pause o jogo para não morrer de fome ou de sede

Infelizmente nem sempre você terá água a sua disposição…

Sim, a gente sabe que não dá para pausar em Last Day on Earth: Survival. Porém outra coisa que o game não lhe diz é que a tela do mapa serve como um pause, evitando que as barrinhas de fome e de sede desçam constantemente. Isso é importante, visto que sempre que estiver jogando terá de prestar atenção a essas duas barras.

Vá à Base Alfa só depois de fortificar seu abrigo

A Base Alfa é sua melhor chance de obter boas armas no início do jogo. Ir lá é imprescindível, mas apenas se você tem seu abrigo fortalecido contra invasões. E não só: seu próprio avatar precisa estar bem preparado.

Por isso tenha calma e assegure-se de que suas defesas estão bem postas. Quando sair para ir à Base, verifique que sua personagem está minimamente armada e que tem alimento para recuperar vida. No caminho para a Alfa com certeza vai encontrar zumbis e será preciso se defender.

Monte a casa do jeito certo

A construção da casa, claro, é um dos aspectos mais importantes do jogo. Sem ela você não sobrevive uma hora no jogo. Quando for construí-la, certifique-se de que tem os recursos suficientes. Não é do seu interesse que ela fique pela metade ou sem porta.

Uma casa sem porta é desperdício de tempo. Mesmo uma porta simples só pode ser destruída por explosivos C4, portanto não hesite em ter uma! Isso impedirá zumbis e outras personagens humanas de invadirem sua residência, roubando itens preciosos.

Em termos de tamanho, faça uma casa 3×3. Pequena, mas ideal para quem está começando. Certifique-se de ter uma fogueira, uma caixa pequena para guardar itens e uma cama. Isso é tudo que você precisa para começar o jogo bem e seguro.

Lembre-se que a caixa pequena guarda apenas 12 itens de forma segura. Caso precise de mais espaço, uma dica é ir ao caminhão do início do jogo para guardar mais objetos valiosos.

Lobby das Casamatas

Já vi muitas pessoas usando essa estratégia, o saguão ou lobby da casamata (local onde tem o computador para colocar a senha e abrir o elevador) não reseta, você pode tirar vantagem disso colocando seus itens nos armários, como comidas, armas e roupas, assim, descendo apenas com os itens necessários.

Refinamento de recursos

Essa dica é muito importante para vocês terem um melhor aproveitamento de seus recursos, como por exemplo a cenoura (ou abóbora) é muito melhor transformá-los em sopa, do que comer apenas a cenoura, assim você vai curar 20 de vida do que apenas 15. Ou usar toras ou tábuas de madeira ao invés de carvão, é sempre bom pesquisar para ver se o recurso bruto pode ser refinado para ter um melhor aproveitamento.

Contrabandistas

Hoje em dia, os contrabandistas são a melhor forma de conseguir recursos ou itens raros, como a placa de aço que serve para fazer a mochila militar ou roupas da SWAT. Os níveis 1 e 2 desse evento são fáceis de completar, já o 3 que complica, mas não vale a pena pois gastar muita arma por pouco. Caso os contrabandistas não apareça para você, pode ser porque você não tenha o rádio CB ou nível suficiente (nada confirmado apenas minha teoria).

Dicas

No início, não construa paredes, foque mais em construir uma casa pequena, e melhorar os pisos para depois você conseguir evoluir as paredes de boa.

Sempre que der, vá duas vezes às florestas para conseguir bastante madeira e evoluir. No dia seguinte vá à pedreira para conseguir bastante pedra.

Nunca vá às pedreiras e florestas com a seta de cor amarela e vermelha, mesmo lá tendo mais recursos, a probabilidade de morrer no nível baixo é muito grande.

Se um dia for em florestas e pedreiras de cor amarela e vermelha, saiba que terá de levar uma arma de corpo a corpo muito boa (racha-cuca) e uma arma de fogo, que seria a famosa pistola. Mas para que isso? Simples! Se aparecer uma Abominação Tóxica, é muito mais fácil matá-la com uma arma que dê bastante dano.

Nunca vá a uma casamata sem muitas armas de fogos e várias de corpo a corpo, pois lá, a probabilidade de morrer é muito alta. Só para ter uma ideia, tem um zumbi que te mata em dois hits, que dá em 81 de dano.

No canto direito inferior, há um botão de furtividade. Ative o botão e ataque zumbis e animais pelas costas para ganhar bônus no ataque.

Lutar com outros sobreviventes pode ser uma boa, mas verifique se sua arma é tão boa quanto a dele. Se estiver com pouca vida, corra para fora do mapa.

Itens eletrônicos podem parecer atraentes, mas não serão usados no início do jogo. Foque no recursos básico (madeira, pedras e metais). Cordas, peles e tecidos são bons itens também!

Guarde todas as garrafas de água vazias e construa um coletor de água da chuva o mais rápido que puder para não morrer de sede.

Quando for explorar o Bunker Alfa, vá com o mínimo de coisas possíveis. Há MUITO LOOT lá e coisas bem bacanas. Não gaste agora os itens valiosos que encontrar lá (armas, roupas, etc.)

Deixe sempre uma segunda arma ou comida/remédio no seu “bolso”, que é o espaço abaixo da mochila no seu inventário. Pode ser importante durante uma luta.

Fique atento aos eventos como a Queda de Avião e os Pacotes de Ajuda que são jogados no mapa de tempos em tempos. Sempre tem ótimos loots por lá. Cuidado com sobreviventes!

Referências:

Playstorm, Amino apps, Last Day Dicas, Blue Stacks, Ligados Games.

Deixe seu comentário: