Cris Tales

Cris Tales (estilizado como CrisTales) é um videogame RPG desenvolvido pelos estúdios de jogos indie colombianos Dreams Uncorporated e Syck, e publicado pela Modus Games. Foi lançado em 20 de julho de 2021, e está disponível para PlayStation 4, PlayStation 5, Xbox One, Nintendo Switch, Xbox Series X, Android, Microsoft Windows, Google Stadia.

Gameplay 

O jogo é um RPG baseado em turnos, junto com a capacidade de pular no tempo, tanto no mapa quanto na batalha, afetando a jogabilidade. Cada personagem jogável tem suas próprias habilidades únicas.

A principal mecânica do jogo consiste na manipulação do tempo. A tela é dividida em três seções, mostrando o presente no centro, o passado à esquerda e o futuro à direita. Durante a história, Crisbell deve completar uma série de missões com a ajuda de Matias, onde deve usar os poderes do cristal para fazer saltos no tempo e realizar algumas ações no passado ou no futuro.

Na batalha, Crisbell pode convocar os poderes do cristal para enviar inimigos ao passado ou ao futuro, alterando suas características, nas quais o jogador pode usá-las para tirar vantagem. As batalhas são realizadas por meio de comandos para selecionar ataques, habilidades ou itens, além de fazer o pressionamento preciso de botões durante os ataques, permitindo causar mais danos aos inimigos ou receber menos danos.

Além da história principal, a demo inclui um modo Coliseu, onde o jogador enfrenta uma horda de inimigos, a fim de testar suas habilidades.

Não há salvamento automático

Um recurso surpreendente que está faltando no Cris Tales é um salvamento automático, em vez de optar por apenas dar a você a opção de salvar manualmente. Portanto, certifique-se de salvar antes de entrar em batalhas e sequências importantes do jogo, especialmente porque você não sabe o que pode acontecer a seguir.

Também faz sentido fazer alguns backups salvos, Cris Tales definitivamente não é um jogo instável, mas uma falha pode fazer com que você perca muito progresso, então certifique-se de manter seus salvamentos atualizados e com backup.

A varredura de inimigos fornece muitas informações úteis

Você terá acesso a uma planta que permite aprender mais sobre os inimigos, o que pode lhe dar uma grande vantagem no combate. Algumas das informações que você obtém podem incluir seus pontos fracos, saúde ou até mesmo em que período de tempo eles estão fracos.

Isso se estende aos chefes também. Isso é especialmente útil porque os chefes podem mudar suas fraquezas durante o combate. Inimigos digitalizados mostrarão seu HP também, permitindo que você saiba exatamente quanta saúde você ainda tem para cortar.

Os comandos do botão de tempo no combate são importantes

Você causa e sofre menos dano em combate se responder corretamente à mecânica do tempo durante as sequências de combate. As entradas de botão durante os ataques podem aumentar enormemente a quantidade de dano que você causa, é um pouco complicado acertar o momento certo, mas o ruído no controle ajudará enormemente.

A prática realmente faz a perfeição aqui, especialmente conforme você se move entre diferentes personagens conforme avança no jogo. Isso não o impedirá de progredir no Cris Tales, mas tornará as lutas muito mais fáceis se você conseguir acertar isso.

Use o Mecânico Viajante do Tempo no Combate

O uso mais interessante de Cris Tales de sua mecânica de viagem no tempo é no combate. Os inimigos podem mudar dependendo do período de tempo em que você está lutando. Avançar e voltar no tempo pode tornar os inimigos mais fracos ou mais fortes, mas isso é para você experimentar.

Isso pode levar a algumas situações interessantes. Digamos que você tenha usado um ataque de água contra um inimigo mecânico no passado, avançar no tempo pode fazer com que esse inimigo enferruje e se torne fácil de derrotar. A varredura dos inimigos lhe dará uma idéia melhor de como aproveitar ao máximo a mecânica de viagem no tempo.

Não há muita moagem

Ao contrário da maioria dos RPGs, Cris Tales não espera que você trabalhe sem parar para progredir. Isso pode ajudar a tornar as coisas um pouco mais fáceis, mas você pode continuar o jogo apenas jogando, contanto que conclua a maior parte do conteúdo oferecido.

Cris Tales é mais sobre estratégia e tomada de decisão inteligente do que armas e ataques de alto nível. Todo o equipamento que você obtém durante o jogo é mais do que bom o suficiente para derrotar até mesmo os chefes mais difíceis.

O equipamento pode ser encontrado em baús, então não o compre

O melhor equipamento da Cris Tales não precisa que você gaste muitas bolinhas para adquiri-lo. A maioria pode ser encontrada em baús, que estão localizados em seus inúmeros locais. Alternativamente, eles podem ser pegos completando missões paralelas que estão espalhadas pelos diferentes locais do jogo e são bastante simples de completar.

Mesmo itens de final de jogo que custam mais de 40.000 bolinhas podem ser adquiridos gratuitamente, embora existam alguns itens excelentes que valem a pena comprar. Você pode facilmente salvar suas bolas de gude sem perder o sono, apenas lembre-se de explorar e não deixar pedra sobre pedra.

Descanse em pousadas em vez de comprar barracas

As barracas estão disponíveis para compra por 10.000 bolinhas e podem ser usadas para descansar no jogo. É um monte de bolinhas de gude, especialmente nas partes iniciais do jogo e não é necessário considerando o fato de que as pousadas estão localizadas em alguns lugares e podem ser usadas por um preço muito mais barato. Todas essas bolas de gude podem ser usadas em lugares muito melhores, as coisas não saem barato no Cris Tales.

Tendas podem ser muito úteis, mas você não deve comprar muitas delas quando há coisas muito melhores para gastar em suas bolas de gude.

Eliminar ataques é crucial para o sucesso

Aparar ataques é ainda mais importante do que causar dano adicional em seus próprios ataques; pode realmente ser a diferença entre derrotar um chefe importante ou ter que repetir uma luta inteira porque eles conseguiram aquele último grande golpe em você. Evitar ataques, é claro, reduz o dano, mas também evita que efeitos de status sejam infligidos à sua equipe.

Contra inimigos mais fortes, você precisará desviar os ataques, não há tempo para absorver o dano e esperar o melhor aqui. Até mesmo desviar os ataques pode ser produtivo, mas desviar reduzirá a maior parte dos danos. Alguns ataques não podem ser desviados, então parar os que podem é realmente importante.

Aquela primeira masmorra

As batalhas do tutorial não são uma boa medida de quão difícil é a primeira masmorra de Cris Tales , que é uma floresta. Os jogadores recebem dinheiro no início desta área, mas não podem usá-lo para comprar poções. Não há como voltar à cidade para buscá-los ou ficar em uma pousada. Alguns itens de cura também são dados, mas não são suficientes.

O chefe desta área é uma luta que não pode ser vencida, que é uma mecânica bastante comum em RPGs. A melhor estratégia neste ponto é simplesmente fugir das batalhas sempre que o número de monstros parecer esmagador. Pode parecer uma tática barata, mas é melhor do que morrer e começar de novo.

Quando você aprende feitiços de cura?

No entanto, existe uma contra-tática para o conselho anterior. Crisbell e Willhelm recebem feitiços de cura no nível cinco. Não vai demorar muito para chegar a esse nível, mas pode forçar os jogadores a queimar os poucos itens que possuem. Portanto, a morte é uma possibilidade séria. 

Se os jogadores quiserem tentar usar essas magias, é melhor andar para frente e para trás desde a entrada da primeira masmorra até a área de salvamento. Depois de uma batalha ou duas, Cris Tales deve ser salvo. Pode parecer tedioso, mas, novamente, esta primeira área é muito difícil devido aos suprimentos limitados. Felizmente, fica um pouco mais fácil depois desse ponto. 

Cronometrando esses ataques na medida certa

Quando se trata de sistemas de batalha baseados no tempo, como o Super Mario RPG, pode ser complicado apertar o botão certo. Isso vale para movimentos ofensivos e defensivos. A prática leva à perfeição, mas se os jogadores aumentarem a função de ruído totalmente no interruptor, pode ser mais fácil sentir o momento certo para atacar. 

Cris Tales nunca diz isso especificamente, mas feitiços como o ataque inicial de água de Christopher também podem ser cronometrados. Isso é diferente de alguns sistemas de combate ativos. Para defesa, preste atenção à iluminação. O personagem que vai ser atacado será destacado. Saber disso tornará mais fácil saber quando defender. 

Você pode passar por turnos

Os jogadores nem sempre precisam usar personagens para atacar. Às vezes, a defesa é a melhor medida, como quando um chefe está claramente tentando carregar um especial. Nesse mesmo menu, existe uma opção para passar, algo que muitos jogadores podem nunca perceber. Se um aliado estiver prestes a vir logo atrás deles, eles podem trocar de turno. 

É bom saber isso para manobras estratégicas. Por exemplo, Willhelm pode invocar uma planta para atacar inimigos e infligir dano de veneno a eles. Se Crisbell usar sua habilidade de ataque futuro para enviar o inimigo ao futuro, esse veneno quase sempre os matará instantaneamente. Trocar é uma ótima maneira de construir combos como esse. 

Seus poderes de tempo afetarão os inimigos de maneira diferente

Os inimigos podem ficar mais fortes ou mais fracos dependendo se forem jogados no passado, presente ou futuro. Combine-os com os efeitos de status de ataques mágicos para aproveitar ao máximo essas fraquezas. Por exemplo, se você lançar veneno em um inimigo (as habilidades Poison Yucandra de Wilheim), você pode usar o feitiço Cristal do Futuro de Crisbelle para matar instantaneamente esse mesmo inimigo, já que acelera o efeito de dano ao longo do tempo do veneno ao máximo. Por outro lado, você pode enfraquecer alguns inimigos ao seu estado “infantil” usando o feitiço Cristal Passado sobre eles.

Use regressão e aceleração

O feitiço de regressão de Crisbell pode ser usado para remover efeitos de status prejudiciais. Isso será crucial para sobreviver a alguns dos encontros mais longos e perigosos. A magia Speed ​​Up de Crisbell também é útil para fazer um dos membros do seu grupo dar mais turnos do que o normal. Então, se você quer uma potência de lançamento de feitiços como Cristopher lançou alguns feitiços de relâmpago paralisantes em uma linha, buff-lo com Acelerar o mais rápido possível.

Use o botão de dica

Você se perderá na arte exuberante de Cris Tales , e o jogo não oferece um mapa muito bom. Use o botão de dica, diário de missão e diálogo de personagem para guiá-lo até seu próximo destino.

Faça um estoque e visite o estalajadeiro

Antes de iniciar uma missão da história principal ou explorar uma masmorra, compre poções e curativos de efeito de status. Cris Tales é bastante old school com sua abordagem às vezes; embora avise sobre um chefão que se aproxima ou mudanças na história que bloquearão as missões secundárias incompletas restantes, você ainda precisa se preparar por conta própria. Haverá momentos em que você precisará de antídotos para curar o veneno, já que o efeito perdura mesmo após o combate.

Além disso, descanse em uma pousada quando puder. Eles são baratos e não custam muito. As barracas que você usa em pontos de salvamento de masmorras custam um pouco aqui, portanto, economizar dinheiro ajuda.

Escreva coisas e localizações em baixo

Não temos certeza do porquê, mas as localizações dos mapas de Cris Tales não têm nomes neles, e as masmorras não têm seus próprios minimapas. Embora o último seja basicamente projetado, você pode usar uma caneta e um caderno para anotar algumas coisas ou usar um bom e velho processador de texto aberto ao lado do jogo.

Tempos diferentes têm tesouros diferentes

Só porque o mundo pode parecer vazio, não é incomum que haja recompensas ocultas em um período de tempo diferente. Esteja sempre ciente de seus arredores e não tenha medo de explorar.

Referências:

Infinite Start, Kakuchopurei, The Gamer, Game Rant, wikipedia.

Deixe seu comentário: