Blog

Animal Crossing: Pocket Camp

Animal Crossing: Pocket Camp (どうぶつの森 ポケットキャンプ Dōbutsu no Mori Poketto Kyanpu?) é um jogo eletrônico de simulação social desenvolvido pela Nintendo Entertainment Planning & Development e NDcube e publicado pela Nintendo. Ele foi lançado na Austrália em outubro de 2017 e mundialmente no mês seguinte para Android e iOS. O jogo continua a série de simulações sociais que permitem que os jogadores interajam em um pequenos acampamento com diversos campistas, realizando pequenas tarefas, participando de comércio e decorando espaços de convivência. O jogo foi dirigido por Kazuyoshi Sensui e produzido por Hideki Konno.

Jogabilidade

Em Pocket Camp, você é responsável por gerenciar um acampamento – abastecendo o espaço com itens e atrações, mantendo amizades com os animais e convidando-os para seu acampamento. Você ainda completa tarefas e acumula itens, constrói móveis e decora seu camping do jeito que preferir. Para criar amizade com os personagens e fazer com que eles se mudem para seu espaço, é preciso procurar certos itens e construir mobílias que os agradam.

O jogo é bem fácil, intuitivo e tem uma atmosfera leve – você não precisa entrar o tempo todo, mas sempre que abrir vai encontrar algo para fazer. Através do mapa, é possível viajar por diversas áreas e, em casa uma delas, encontra personagens e coisas distintas a fazer e que são essenciais para a manutenção do jogo. Chacoalhe as árvores e colha os frutos, fique de olho nos lagos/rios/beira do mar para pescar e não se esqueça de capturar borboletas e outros insetos! (dica: horários diferentes trazem resultados diferentes. Existem peixes e insetos que só aparecem de dia, outros que são noturnos, então vale a pena checar ao longo do dia!)

Sobre o jogo

Apesar de você ser o “único” humano no jogo (já que a aldeia é povoada pelos animais) saiba que cada um ali tem a sua personalidade. Por isso é importante ler os diálogos entre vocês. Há habitantes que reclamam de sono logo pela manhã, outros que gostam de dias ensolarados e até mesmo alguns que não gostam de se exercitar. Tem os personagens fixos (que vão te ajudar a conhecer e entender o jogo) e aqueles que aparecem com menos frequência.

No Animal Crossing Pocket Camp os vizinhos vem e vão embora a cada 3 horas, ou seja, é sempre bom tentar cumprir as tarefas dentro desse intervalo. Há quatro estilos no jogo: natural, esportivo, descolado e fofo. Você consegue identificar essa personalidade enquanto conversa, mas também é possível olhar na ficha cadastral do vizinho. Esses estilos ajudam a identificar os itens que combinam com cada um deles na hora de construir e decorar o seu espaço.

Espaço

Uma das coisas chatas do jogo é a falta de espaço no inventário. É bem limitado e para não ficar na mão quando você mais precisar é possível fazer algumas coisas. Você pode comprar itens de amigos, além de economizar espaço no seu inventário, ajudará o seu amigo a ganhar moedas; Também é possível deixar as frutas caídas no pé da árvore já que elas não estragam. Dessa forma você sempre terá frutas disponíveis; Da mesma forma que você pode comprar itens dos seus amigos, também poderá vendê-los. Assim você libera espaço e ganha moedas (mas cuidado com o que você vende, pois poderá precisar lá na frente)

Prêmios

Mesmo que você não consiga se dedicar ao jogo todos os dias, faça pelo menos login. Uma vez por dia é liberado algum item gratuitamente. Podem ser notas verdes e até mesmo materiais para te ajudar a construir as coisas. E é claro que você também ganhará coisas ao completar as tarefas.

Saiba como gastar as notas verdes

Não se empolgue e saia comprando tudo que ver pela frente. Como essas notas são mais difíceis de conseguir, use com coisas que vão te ajudar. Por exemplo: liberar mais espaço no seu inventário. Ás vezes você precisa construir algo que exige um tempo maior para concluir, então veja se compensa usar essas notas para isso.

Use sua criatividade no seu camping

A parte mais divertida do jogo é essa. Você pode escolher itens que combinem com a sua personalidade. Então não economize no espaço. O meu atualmente está decorado para o Natal, mas já estou providenciando outros móveis para quando quiser mudar a cara do ambiente. E o mais legal é que cada vez que você sobe de nível, desbloqueia novos itens.

Troque de roupas

Dá pra conseguir várias peças de roupas no jogo. Cumprindo tarefas e até mesmo comprando no Market. Dessa forma você consegue personalizar melhor o seu personagem.

Bells e Leaf Ticket

Essa é a base da obtenção de bells, a moeda do jogo: é comum que os animais te peçam favores e você tenha que entregar alguns desses itens em troca de moeda, madeira, papel e outros recursos para construir e personalizar seu camping. Isabelle, a nossa assistente preferida, está aqui para te ajudar também, então não hesite em interagir com ela se quiser alguma dica no início do jogo.

Além disso, também é possível usar dinheiro real e comprar a moeda chamada Leaf Ticket (que você também ganha, aos pouquinhos, quando sobe de nível ou completa outras metas). É perfeitamente possível jogar sem comprá-las, mas se você quiser acelerar alguns processos ou obter certos itens especiais, pode ser bem útil! Você ainda pode adicionar amigos, visitar o acampamento deles e trocar alguns itens entre si (muito útil quando você precisa entregar uma maçã, mas não tem nenhuma disponível no momento para colher!)

Colete recompensas no My Nintendo

Logo no menu inicial do game, há uma opção para linkar o jogo ao seu My Nintendo Account, o site de recompensas da nintendo, também disponível em versão nacional. Nele, há diversas missões bem pequenas e fáceis para cumprir, e através do site você pode usar essas conquistas para resgatar prêmios em dinheiro no jogo! 

Use as Market Boxes

As Market Boxes servem para que amigos e jogadores aleatórios de todo o mundo possam comprar itens seus, às vezes bem acima do preço tabelado. Assim, também evite colocar itens comuns nessas caixas, já que nenhum jogador terá interesse em comprar itens que podem ser encontrados em qualquer lugar. Ao invés disso, venda itens raros e cobre um preço caro, porém justo, por eles. Muita gente prefere comprar frutas a esperar que as árvores cresçam e deem frutos.

Invista na venda de móveis

Quanto mais você jogar, mais móveis vai acabar guardando em seu inventário, já que não há espaço físico capaz de suportar todos eles no acampamento. Quando se sentir sucateado, abre o Market Place em seu mapa e fale com um dos vendedores locais. É essencial fazer sempre um rodízio em seu estoque, e se livrar de itens indesejados ou obsoletos, e trocá-los por itens novos de melhor valor.

Não ignore a Shovelstrike Quarry

Na Shovelstrike Quarry você pode mineirar em busca de pedras preciosas, que valem um dinheirão. No entanto, antes de poder entrar lá, é preciso enviar convites para cinco amigos diferentes ou gastar 20 Leaf Tickets, que podem ser compradas com dinheiro real na loja do game. Cada visita ao local rende bem mais de 1.000 bells, então se esforce para ir até lá o quanto antes!

Adicione seus amigos

Animal Crossing é um jogo que fala basicamente sobre a amizade – e sobre o quanto ela pode ser valorosa. Em Pocket Camp será muito importante que você adiciona seus amigos que estão no game. O melhor caminha é vincular suas redes sociais, assim como em vários outros jogos mobile, desta forma você encontra com mais facilidade quem está acampando também.

Ter os amigos serve para você pedir ajuda no mini-game de mineração, facilitando as chances de ganhar mais Bells (as moedinhas do jogo). Sem contar que você pode acessar a “vendinha” pessoal de cada um, as vezes ter muitos amigos e desfrutar de seus produtos vai te poupar um tempão que você gastaria pescando aquele peixe que demora pra aparecer.

Não tenha medo de vender seus itens

Eu sei que pescar, caçar insetos e colher frutas pode se tornar cansativo depois de um tempo, mas tenha em mente que ajudar seus amigos e ganhar uns trocadinhos por isso pode ser bem útil. Após um tempo caçando coisas, sua bolsa vai ficar cheia e você será obrigado a se desfazer do que coletou.

É bom ficar de olho nas coisas que seus hóspedes animais se interessam mais. O que não for tão usado, ou mais fácil de se conseguir num espaço de tempo, coloque a venda. As vezes um amigo pode precisar disso e depois de um tempo tudo volta. Fique de olho!

Preste atenção no mapa

“Fique de olho”. Essa é talvez a dica mais valorosa para não se sentir perdido em Pocket Camp. O mapa do jogo mostra quanto tempo você tem para cumprir as requests dos seus hóspedes. Depois de um tempo, subindo de nível e fazendo novas amizades com os animais, você terá que ficar ligado em quem está em que parte do mapa. Desta forma você convida para o seu acampamento aqueles que não estão em alguma área de atividade.

Sabendo quem convidar você terá a chance de fazer mais requests, ganhar mais experiência e quando perceber já estará perto do cronômetro do mapa zerar e começar o ciclo novamente.

Economize seus Leaf Tickets (mas nem tanto assim)

Se você não começou agora nesse mundo de jogos mobile, já deve estar ligado que os Leaf Tickets são a moeda do jogo que pode ser aumentada com a moeda da vida real. É o famoso pay-to-play. Mas, relaxa, aqui você dificilmente precisará usar seu precioso dinheiro – se for esperto.

Economizar os Leaf Tickets é uma tarefa importante – mas não deve ser feita tão rigorosamente. Conforme você cumpre as missões diárias que recebe da Isabelle, a chance de receber mais Leafs é grande. As vezes você gastar 8 Leafs para agilizar a construção de um móvel pode compensar se você vai receber 10 novos para repor. Essa dica é essencial se você for um jogador ansioso.

Ajude seus amigos

Assim como eu falei anteriormente, ter amigos é essencial em Pocket Camp. Visitar os seus acampamentos e fazer compras no market de cada um é importante para manter a harmonia. Além de você respirar novos ares e conhecer decorações inusitadas que podem inspirar você no seu camp.

Não deixe de fazer as visitas e deixar os seus “kudos”. Bater palma pro acampamento dos amigos pode render recompensas, além de deixar uma notificação para o amigo saber que ele foi visitado. Uma mão lava a outra, quando você precisar de uma mãozinha para minerar, aquele amigo vai lembrar de você e do menu de Frieds, onde fica a notificação do seu pedido de ajuda!

Dia de férias é todo dia

Animal Crossing Pocket Camp foi a surpresa do ano. Jogos mobile são difíceis de prender por muito tempo – e mais difícil ainda de conseguir um fluxo de pessoas conhecidas entrando no jogo com você. Aqui, isso acontece!

Troque de roupa, de aparência, mude seus móveis e faça tudo no estilo que você preferir. Do fofinho ao esportivo, Pocket Camp agrada a todos os gostos e te abraça com uma trilha sonora muito calorosa.

Passar as férias acampando com animais pode ser mais divertido do que parece e ter um jogo para passar aquele tempo livre numa sala de espera é reconfortante. Mas se você acabar como eu, jogará ele até quando estiver ocupado – e, provavelmente, todos os dias.

Referências:

Play Replay, Sai da Minha Lente, Indiretas Do Bem, Jogazera, Wikipedia.

Gears Pop!

Engrenagens pop! É um vídeo game móvel de estratégia em tempo real, no qual dois jogadores lutam usando personagens estilizados da Funko Pop do universo fictício Gears of War. Sua jogabilidade é modelada na de Clash Royale. O jogo lançado em agosto de 2019 nas plataformas Android, iOS e Windows, cerca de um mês antes da próxima entrada importante da série, o Gears 5. O jogo foi desenvolvido pelo desenvolvedor britânico Mediatonic. 

Gameplay 

No Gears Pop, dois jogadores lutam jogando fichas em um campo de jogo, que gera personagens estilizados do Funko Pop do universo fictício Gears of War. Os personagens usam pontos de cobertura para avançar nas duas torres de defesa e base do inimigo antes que o oponente realize o mesmo. Além da mecânica da capa, sua jogabilidade se assemelha muito à do Clash Royale. 

O jogo é gratuito e usa micro transações. É um dos poucos jogos para celular que oferece compatibilidade com as conquistas do Xbox. 

O que é Gears Pop?

Gears Pop! é um jogo multiplayer em estilo de arena em tempo real para dispositivos móveis e Windows. Ele reimagina os personagens populares de Gears of War como miniaturas no estilo Funko Pop, substituindo a ação por cima do ombro por uma jogabilidade estratégica semelhante ao Clash Royale, contudo, assim como vimos em Rwby Amity Arena, colocou o diferencial da série dentro desse estilo.

Free-to-play: Totalmente, porém, se você quiser pode gastar dentro do jogo para comprar recursos com Reais.

Como é o game?

O Gears Pop! se joga da mesma forma que o Clash Royale e outros jogos no estilo arena móvel. Primeiro você constrói um esquadrão de oito unidades (mais uma habilidade suprema), depois entra em batalhas multiplayer de três minutos. Seu objetivo é destruir os postos avançados do inimigo (torretas) e o líder.

Você tem um medidor de energia que enche lentamente, e cada unidade tem um custo de energia específico associado à sua execução. Existem duas colunas de cobertura no campo de batalha, e capturar cobertura mais adiante permitirá que você jogue suas unidades mais perto dos postos avançados inimigos. As habilidades finais se regeneram lentamente ao longo do tempo e são extremamente poderosas.

Quem está no Gears Pop?

Gears Pop apresenta vários personagens populares de Gears of War, incluindo Marcus Fenix, Augustus Cole, Dominic Santiago, Kait Diaz e outros. Gears genéricos e Locust Drones também aparecem, e mais personagens serão adicionados ao jogo com o passar do tempo.

Tem conquistas na Live?

Sim! Ao fazer login na sua conta do Xbox Live, você pode desbloquear várias conquistas do Xbox Live jogando o game. Existem 45 conquistas disponíveis no lançamento e a conclusão delas será adicionada ao seu Xbox Gamerscore.

Formando seu esquadrão perfeito

Gears Pops tem suas unidades de diversos tipos e a combinação delas deverá te ajudar no maior número de situações possíveis no ataque, e também, para poder responder quando for atacado. As unidades são divididas em Batedor, Brutamontes, granadas (eliminador), Tanque, Ameaça. Os personagens com o murinho em cima, são os que vão ganhar terreno explorando as coberturas de proteção do mapa.

Você sempre deve se armar com dois tipos de granadas / utilidades, quatro soldados individuais diferentes que são capazes de se esconder, um soldado que corre de cabeça para a batalha sem se esconder e um tipo final de esquadrão com várias pessoas. Por exemplo, esta formação inicial é recomendada – Frag Grenade, Ink Grenade, Marcus Fenix, Lancer Gear, Savage Grenadier, Locust Drone, Augustus Cole e Shepherds.

Outra combinação de esquadrão em que você pode confiar pode ser feita com: Sentry, Stun Tracker, Kantus, Lancer Gear, Damon Baird, Savage Grenadier, Boomer e Snub Soldiers. E no modo “Horda” você pode usar esse time para o sucesso (você pode gastar mais tempo esperando para lançar tropas poderosas em campo, já que seu amigo cooperativo está apoiando você o tempo todo) – Shock Grenade , Stun Grenade, Deadeye, JD Fenix, Longshot Gear, Kait Diaz, Reyna Diaz e Wretches.

Melhor caminho pra vitória em Gears Pop!

Toda vez que você iniciar uma batalha, aguarde alguns segundos para o seu medidor se encher. Seu medidor deve começar com seis ou sete barras completas, o que oferece muitas opções para você trabalhar. Atire uma granada na torre de tiro de seus oponentes para começar a derrubá-los. Depois, passe as próximas barras do seu medidor enviando tropas que podem se esconder.

Enquanto eles estão se escondendo, espere que seu medidor se encha um pouco mais para poder lançar um soldado solo ofensivo completo no campo. Esse soldado funciona muito bem em conjunto com os tipos de vários soldados. Por exemplo, colocar Kait Diaz em campo e apoiá-la com Shepherds é sempre uma manobra viável.

Certifique-se de espalhar suas tropas também – coloque uma no lado esquerdo do campo, depois coloque a próxima no lado direito do campo e assim por diante. Sempre que você encontrar algumas tropas inimigas se aproximando demais para o conforto, plante suas tropas o mais próximo possível do seu avatar principal e das torres de armas para dar a eles uma dose extra de proteção.

Quando o final da batalha começar, e seu medidor enche ainda mais rápido, faça o possível e jogue suas tropas mais poderosas no campo. E sempre que seu super medidor estiver cheio, use sua habilidade “Ultimate” o mais rápido possível! Seu tipo de tropa Ultimate pode mudar a maré de uma batalha rapidamente, pois pode ser colocado em qualquer lugar do campo de batalha. Sempre coloque-o o mais próximo possível do seu avatar rival para colocá-lo fora do jogo.

Faça o melhor de cada modo de jogo

Gears POP! oferece quatro modos para você trabalhar – “Versus”, “Batalha”, “Treino” e “Horda”. Tente vencer pelo menos cinco batalhas Versus por dia para poder preencher todos os slots de “Gear Pack” e ganhar o melhor recompensas resultantes da obtenção de um “Win Streak”. Depois de fazer isso, complete um desafio tático do modo Batalha para aprender uma nova estratégia de batalha e ganhar algumas recompensas pelo caminho.

Se você quiser experimentar uma de suas novas equipes de esquadrão personalizadas, leve-as para uma batalha no modo Treino antes de colocá-las em uma verdadeira batalha. Depois de ingressar em uma “Tripulação”, certifique-se de responder aos convites do modo Horda dos membros da Guilda. As batalhas cooperativas sobreviventes oferecem ainda mais recompensas; portanto, complete pelo menos uma batalha da Horda antes de você encerrar o dia.

Acumule moedas e cristais

Os principais tipos de moeda no Gears POP! são moedas e cristais. Vencer batalhas nos modos Versus, Batalha e Horda tende a render-lhe todas as moedas e cristais extras que você precisa. Atender aos requisitos de suas “recompensas diárias” também rende moedas extra. Os cristais só podem ser usados para acelerar o limite de tempo necessário para abrir os Gear Packs – certifique-se de usar bem seus cristais quando tiver todos os quatro slots de Gear Pack preenchidos.

Dessa forma, você pode desbloquear todos os quatro Gear Packs, ganhar suas recompensas e preencher esses espaços novamente, vencendo mais quatro batalhas no modo Versus. Para esse segundo conjunto de pacotes de equipamentos, faça logoff e deixe o timer de desbloqueio chegar ao fim. Portanto, passe um dia desbloqueando todos os quatro Gear Packs com cristais, deixe o próximo conjunto de Gear Packs desbloquear através do cronômetro de desbloqueio no dia seguinte e assim por diante. Esse processo não apenas fornece moedas, cristais e personagens extras, mas também ajuda a adquirir as engrenagens necessárias para alcançar as novas arenas do modo Versus.

Seus hábitos diários podem ser…

Concluindo todas as suas recompensas diárias e comprando todos os companheiros de esquadrão e tipos de itens disponíveis que se enquadram no banner “Ofertas diárias” na “Loja”. Ganhar brigas suficientes nos modos Versus e Horda e você ganha moedas suficientes para comprar todas as Ofertas diárias de tropas e itens.

Seguir esse processo significa que você ganhará todo tipo de brindes ao concluir suas recompensas diárias e sempre terá algumas tropas / itens prontos para serem atualizados. Você precisará de moedas para atualizar suas tropas e itens desbloqueados também, portanto, guarde algumas moedas para atualizar seus favoritos.

Como subir de nível no Gears Pop?

A primeira coisa é abrir o jogo de pinos que fica na parte inferior da tela, a partir daí você pode ver o nível em que seus personagens estão. Cada um desses pinos possui um número como 0/9 ou 1/6, que representa o número de pinos que você possui e a quantidade necessária para subir de nível. Portanto, para aumentar o nível, você precisará obter o número de pinos requeridos

Para obter pinos, você terá que abrir caixas, outra maneira é comprá-las na loja.

Depois de obter o número necessário de pinos, você terá a opção de aumentar o nível, você saberá que ele está pronto para subir porque o ícone de pinos será expandido.

Lembre-se de que cada pino é individual, por isso levará tempo para atualizá-los todos.

Esperamos que você saiba como aproveitar este guia rápido sobre como subir de nível no Gears Pop. Temos muito mais conteúdo para você sobre este e outros títulos que você certamente desejará revisar para se manter atualizado.

Como abrir a caixa de cristal no Gears Pop

Toda vez que você completar missões no jogo Gears Pop, receberá caixas de cristal, mas leva um tempo para abri-las. Você tem duas opções para escolher, uma fecha seu aplicativo e aguarda o tempo de retrocesso, segunda opção você usa alguns cristais, usar cristais tornará a caixa mais rapidamente, garantindo maior força para o próximo nível.

Como obter mais cristais rapidamente no Gears Pop

Existem algumas maneiras pelas quais você pode obter mais cristais no Gears Pop mais rapidamente, um deles é comprá-los na loja de jogos com dinheiro real, onde você encontrará pacotes muito variados. No entanto, é uma maneira muito cobiçada para os jogadores terem cristais mais rápidos, então você sempre o terá disponível se quiser avançar.

Mas se você não deseja gastar dinheiro real ou não tem disponível para investir, obtém-os completando recompensas; para isso, basta selecionar a guia Missões e, na parte inferior, encontrará uma lista de desafios que você pode concluir selecionando cada um deles. Você tem duas opções em cada desafio que enfrenta, o primeiro pode perder 300 se for derrotado na batalha Versus ou Hordes, e o segundo é ganhar 1000 moedas, você também será recompensado com 50 moedas e 10 cristais em cada desafio.

Para que servem as caixas de câmbio do Gears Pop?

Nas caixas de velocidades, você encontrará moedas que o ajudarão a adquirir coisas dentro do jogo, você também terá 2 pinos da sorte que o servirão como personagens de combate. Se você conseguir caixas mais caras, seus benefícios serão mais favoráveis. Quanto mais caixas de engrenagens você conseguir abrir, mais recursos você poderá atualizar seus pinos favoritos.

Como obter caixas de câmbio no Gears Pop: No Gears Pop, você poderá obter as caixas de câmbio de maneira mais fácil, seguir este conselho, para que você possa obtê-las mais rapidamente, você deve comprá-las com vidro, os cristais as adquirem se você completar metas diariamente, você também pode comprá-las com dinheiro real na loja Compras, o que você quiser. Na loja, você também pode comprar três tipos diferentes de cristais, se você é um daqueles que deseja atualizar tudo imediatamente. Felizmente, existe uma opção que permite obtê-los sem gastar dinheiro real.

Para economizar seu dinheiro real, você só precisa completar os níveis e, quando sair vitorioso de uma batalha e terminar com todas as bases do seu inimigo, receberá como recompensa uma caixa. Mas há apenas um problema, a caixa leva tempo para abrir, é apenas uma questão de terminar a contagem regressiva, no entanto, você pode acelerar usando uma quantidade mínima de vidro, você tem a última decisão dependendo da pressa que tiver.

Principais bottons

Marcus Fenix

O protagonista da trilogia original da série é o melhor botton que utilizei até o momento. Marcus possui ataque e saúde decentes, e tem a habilidade especial de capturar peças de cobertura com o dobro de velocidade do que outros bottons. Com custo de 5 de energia, Marcus é uma peça fundamental para qualquer jogador e, não obstante, uma das unidades mais constantes nos campos de batalha.

Shepherds

Esse conjunto de soldados DeeBees são excelentes para causar dano alto e rápido em qualquer unidade. Lentos e com pouca saúde, porém, não devem ser utilizados de qualquer maneira. É importante colocá-los acompanhados de outras unidades mais fortes, visto que eles avançam diretamente para as defesas do inimigo. Tenha cuidado com Granadeiros Selvagens, pois são extremamente letais contra os Shepherds.

Kait Diaz

A protagonista de Gears 5 (XBO/PC) é o bonequinho que mais causa medo em quem joga Gears POP!. Kait carrega consigo uma escopeta Gnasher e tem poder de ataque alto. Ela avança em velocidade decente diretamente para as defesas do adversário. É comumente utilizada para pegar jogadores desprevenidos e sem unidades no campo de defesa ou para causar dano maciço em começos de partida.

Guarda

Robô DeeBee voador possui um escudo temporário que, quando ativado, absorve o dano inimigo integralmente. É capaz de disparar foguetes e causar um bom estrago. Avança em linha reta pelo cenário, sendo ótimo para abrir caminho e servir como distração para as unidades inimigas. Enquanto o DeeBee voador recebe dano, seus aliados podem atacar e avançar graças à sua boa resistência.

Gangue Gnasher

Com um custo altíssimo de 7 de energia, a Gangue Gnasher é pouco utilizada em batalha. É, no entanto, uma das unidades mais fortes. Avançam velozes em linha reta, parando para destruir tudo e todos em seu caminho. São ótimos para causar dano massivo nas defesas inimigas, especialmente por sua alta capacidade de saúde, especialmente se estiverem em níveis mais altos. Podem causar bastante confusão em momentos finais de batalha, que costumam ser intensos e com muitas peças em jogo.

Granada de Tinta

Embora possa parecer fraca quando utilizada, a Granada de Tinta é ótima para manter os inimigos sob controle. Possui dano em área com bom alcance radial, além de ser contínua por um curto período de tempo. É perfeita para destruir Shepherds, Gears e outras unidades menores e mais fracas.

Soldados com Snubs

Uma dupla de soldados Gears com pistolas Snubs. Seus ataque e saúde são fracos, mas custam apenas 2 de energia e capturam peças de cobertura no dobro do tempo de uma unidade solitária. São excelentes distrações e confiáveis na hora de um ataque conjunto com outras unidades.

Dominic Santiago

Amigo e parceiro de Marcus Fenix, Dom é perfeito para atacar unidades e defesas inimigas acompanhado de outros aliados. Esse botton possui a habilidade de curar a si e aos aliados, bastante ativá-la com um toque nele quando seu medidor estiver completo. Além disso, custa 4 pontos de energia, um valor baixo para sua habilidade especial. Se utilizada com parcimônia, pode permanecer vivo em campo de batalha por mais tempo do que o normal.

Kantus

Esse Locust de baixa saúde e ataque mequetrefe é perfeito para acompanhar unidades mais fortes. Sua habilidade especial concede dano extra aos aliados. Colocá-lo ao lado de um grupo com Marcus, Kait e Shepherds aumenta muito as chances de sucesso durante as batalhas. Pode capturar coberturas e tem baixo custo de energia (3).

Granadeiro Selvagem

Outra peça quase indispensável no grupo. Embora não seja eficiente contra unidades mais resistentes, como Cole, Boomers e Guardas DeeBees voadores, o Granadeiro Selvagem é capaz de eliminar trios Shepherds e unidades menores com apenas um ataque. Além disso, tem o mesmo baixo custo de Kantus e também pode capturar peças de cobertura. Como vantagem adicional, seu alcance de ataque é amplo, o que o torna eficaz na prevenção de ações inimigas.

Referências:

Armadura Nerd, Xbox Play, Game Blast, wikipedia.

Command & Conquer: Rivals

Command & Conquer: Rivals é um jogo móvel de estratégia em tempo real, grátis para jogar. O jogo foi lançado no Android e iOS em 4 de dezembro de 2018.

Gameplay 

Command and Conquer: Rivals é um jogo de estratégia em tempo real competitivo multiplayer um contra um. O jogador pode jogar como Rivals, GDI ou Brotherhood of Nod, com cada facção oferecendo habilidades únicas. Os jogadores têm a tarefa de controlar plataformas ao redor do silo de mísseis. Se o jogador conseguir ganhar o controle de mais plataformas do que o inimigo por um tempo fixo, o míssil irá lançar e destruir a base do oponente. 

Desenvolvimento 

O jogo foi revelado no EA Play 2018 com uma demonstração de jogabilidade ao vivo, tornando-o o primeiro jogo Command & Conquer da EA desde 2012 em Command & Conquer: Tiberium Alliances. Uma versão pré-alfa do jogo foi lançada no Google Play no mesmo dia. Greg Black, que havia trabalhado em vários jogos do Command & Conquer , foi contratado para projetar o combate do jogo.

Enteando no jogo

O tutorial será carregado quando você abrir o Rivals. Você vai aprender recursos básicos do jogo, como a movimentação de unidades e os pontos de captura de mísseis. Conclua 5 batalhas durante o tutorial para desbloquear todos os recursos do jogo.

Você receberá dicas sobre como melhorar unidades, treinar, subir de nível e editar os decks de batalha.

Como funciona o combate?

O tutorial ensinará noções básicas de combate, mas você também precisa saber como:

tocar nas unidades para selecioná-las

tocar no mapa para mover sua unidade

tocar em um inimigo para atacá-lo

tocar e manter pressionado um prédio ou unidade para ver mais informações sobre ele.

Como faço para vencer?

Vença destruindo a base inimiga. Isso pode ser feito com o lançamento de mísseis e ataque direto. Se não terminarem em 5 minutos, os jogos acabarão empatados. Um cronômetro de 10 segundos aparece para você saber que está prestes a acontecer um empate.

Menu principal

Após terminar o tutorial, acesse o menu principal. Aqui, você pode:

Subir de nível

Visualizar todas as suas unidades da GDI e da Nod. Saber quais cartas estão disponíveis em suas caixas e o nível que você precisa atingir para desbloqueá-las. Toque em uma unidade para abrir a caixa de diálogo Detalhes da unidade.

Ganhe créditos para treinar as unidades. Cada nível de unidade tem 3 etapas de treinamento antes de atingir o máximo. À medida que as unidades sobem de nível, o custo das etapas de treinamento aumenta. Após completar as três etapas de treinamento e obter o número certo de cartas, você pode subir sua unidade para o próximo nível.

O número de cartas para subir de nível também varia conforme a raridade da unidade.

Desafios

Você receberá um conjunto de 5 desafios para completar diariamente, mas você não pode completá-los em batalhas da aliança. Você ganhará créditos para cada desafio que completar.

Complete 3 ou mais desafios para ganhar uma caixa de bônus. À medida que você completa mais desafios, a raridade da caixa aumenta. Ao completar os 5 desafios, você pode coletar a caixa imediatamente.

Comboios e caixas gratuitas

Ganhe COMBUSTÍVEL a cada partida JxJ que você jogar. Você ganhará 1 por cada vitória e 0,5 por cada derrota. Você não pode ganhar COMBUSTÍVEL em batalhas da aliança.

Use 1 COMBUSTÍVEL para solicitar comboios tocando em Solicitar caixa.

1 COMBUSTÍVEL adicional pode acelerar a chegada do comboio em 4 horas.

Você também pode usar diamantes para acelerar o comboio e coletar instantaneamente sua caixa.

Colete uma caixa gratuita a cada 12 horas, com um máximo de 2 caixas armazenadas quando você passa 24 horas sem fazer login.

Alianças

Busque uma Aliança para entrar ou crie a sua própria. Você ganhará acesso completo ao conjunto de recursos da aliança ao entrar em uma.

Solicite cartas para sua aliança a cada 8 horas e, então, doe cartas para sua aliança e ganhe créditos para cada carta doada.

Você pode criar ou participar de uma Batalha Amistosa no menu da aliança.

Loja

Todos os dias, 3 cartas novas aparecem nas Ofertas Diárias. Use créditos para reforçar seu exército, compre caixas para obter diamantes ou converta diamantes em mais créditos.

Recursos do jogo

Você pode visualizar:

Placares de lídere:s: Veja os 100 melhores jogadores e alianças, filtrados por Medalhas da GDI, Medalhas da Nod e Medalhas combinadas da GDI e da Nod.

Lista de amigos: Adicione amigos à sua lista de amigos por meio do Origin da EA, do Facebook ou dentro do jogo.

Registros de batalha: Veja as suas últimas 10 batalhas, incluindo as Batalhas Amistosas da aliança. Toque em Detalhes para visualizar as unidades dos jogadores e o mapa. A página de detalhes também exibe os replays das partidas.

Caixa de entrada: Visualize mensagens sobre mudanças futuras no jogo ou nos ajustes, sobre serviço e manutenção ou dicas e informações.

Configurações: Explore os submenus para saber mais sobre o jogo, entrar em contato com a Ajuda EA ou fazer comentários.

Devo fazer o backup de meus dados de jogo?

Você pode vincular sua conta para garantir que não perderá seu acesso. Acesse Configurações, selecione Vincular conta e, depois, Vincular e-mail ou Vincular Facebook.

Ao escolher Vincular e-mail, insira seu endereço de e-mail e, então, digite o código que receber. Vincule sua conta ao Facebook fazendo login e autorizando C&C: R a acessar seu perfil.

Acumula Tiberium

Recolher Tiberium (os cristais de energia usados para a construção de unidades) sempre foi um aspeto crucial dos jogos Command & Conquer. Começa por construir um coletor para aumentares o ritmo de aquisição de Tiberium. Arranjar um segundo coletor é boa ideia (vais acabar por precisar de mais rendimentos), mas prepara-te para sofrer perdas no início caso o teu adversário decida gastar o seu dinheiro inicial em unidades rápidas e baratas.

Queres aprender um truque? Envia as tuas tropas para atacar o coletor inimigo, especialmente se tiveres unidades aéreas à tua disposição. A destruição do seu coletor não só prejudica a sua capacidade de gerar reforços, como também te dá Tiberium extra.

Verde é bom

Cada unidade no jogo é particularmente eficaz contra pelo menos um tipo de inimigo. Os Soldados Incendiários de Nod são capazes de eliminar rapidamente esquadrões de fuzileiros, mas não têm hipótese contra o helicóptero Talon da GDI. É possível descobrir quem é superior a quem a meio de uma partida: basta tocares numa unidade e os inimigos vulneráveis irão aparecer com pequenos alvos verdes nas suas barras de vida.

Usa esta informação para te assegurares de que as batalhas correm a teu favor. Quando desbloqueares unidades mais poderosas, também será crucial ter em consideração o alcance dos ataques, mas quando chegares a esse ponto já vais ser profissional.

Ajusta o teu exército

À medida que fores acumulando vitórias, receberás cartas virtuais para poderes recrutar fantásticos novos veículos e soldados. Muda rapidamente a tua formação antes da batalha. Basta selecionares o ícone de carta no fundo do ecrã. O ideal é uma mistura de unidades baratas de infantaria e veículos, para poderes começar a dar luta depressa e unidades especializadas mais caras, como as aeronaves fortificadas Kodiak.

Outro elemento interessante para os principiantes: acede ao separador Exércitos no ecrã de perfil para veres informação crucial sobre percentagens de vitória de esquadrões atuais e passados. Começaste a perder? Talvez não devesses ter removido aqueles Soldados Sónicos nas partidas anteriores.

Adapta-te à situação

Mudar de tática rapidamente em Command & Conquer: Rivals não é apenas inteligente, é uma necessidade. Não continues a construir infantaria fraquinha se o teu adversário controla as plataformas com Wolverines de metralhadora. Em vez disso, cria unidades que se possam livrar destes robôs impiedosos, como uns velozes veículos de reconhecimento Pitbull.

Bloqueia o caminho

A maioria das unidades terrestres não consegue passar por forças inimigas, por isso controlar pontos de afunilamento do campo de batalha é uma tática extremamente eficaz. Usa um robusto tanque Predador ou uma Minigun Turret para bloqueares o acesso a uma plataforma de mísseis, forçando os inimigos a lutar para alcançá-la ou a fazer um grande desvio, dando-te tempo para lançares a bomba nuclear.

Troca-lhes as voltas

Quando o controlo do lança-mísseis troca de mãos a meio da batalha, a barra de progresso em contagem decrescente não volta ao início, simplesmente muda para a cor do novo proprietário. Uma tática devastadora é enfraquecer as unidades inimigas estacionadas nas plataformas e depois correr para destruí-las quando a contagem decrescente está quase a chegar ao fim. Um ataque surpresa quando o inimigo está descontraído na sua segurança ilusória pode mudar a maré da batalha e valer o disparo de um míssil.

A emoção da vitória é sua

No Command & Conquer: Rivals, a estratégia por trás das suas habilidades é o que define a vitória ou a derrota. Escolha um comandante para liderar suas forças — cada um deles tem habilidades poderosas que podem influenciar sua abordagem. Personalize seu exército com combinações vitoriosas de infantarias, tanques, aeronaves e mais. E então aprimore-o para alinhá-lo às habilidades exclusivas do seu comandante, antes de mobilizar armas e veículos devastadores em batalhas JxJ rápidas e excitantes!

Celebre a rivalidade

Teste sua estratégia contra a do adversário no JxJ em tempo real, à medida que supera seus rivais! Escolha lutar pela Iniciativa de Defesa Global ou pela Irmandade de Nod. Reabasteça seus estoques e fortaleça seu exército com comboios de suprimentos valiosos. Junte-se a uma aliança de amigos, compartilhe recursos e avance no placar de líderes. Complete desafios diários para receber grandes recompensas e melhorar seus comandantes, armas e habilidades. Expanda seu exército com cada vitória neste jogo cheio de adrenalina!

As facções estão em guerra novamente

A C&C Rivals mais uma vez coloca a Global Defense Initiative (GDI) contra a Brotherhood of Nod em uma batalha para controlar os locais de lançamento nuclear. Ao contrário dos jogos anteriores para PC da franquia, que apresentavam campanhas para um jogador das duas facções, o Rivals é uma experiência de jogo puramente PvP para dispositivos móveis.

Em cada partida, você luta em um mapa menor, no qual deve lutar para controlar a maioria das três áreas contestadas no mapa que controlam o lançamento de um míssil nuclear. Controle as áreas por tempo suficiente e você lançará um ataque nuclear na sede móvel do seu inimigo. São necessárias duas armas nucleares para derrubar a base de seu inimigo, no entanto, você também pode causar dano às suas tropas se conseguir esgueirá-las pelas defesas do seu oponente.

As tropas são geradas no campo de batalha gastando Tiberium, um cristal verde extraterrestre que você gera automaticamente a uma taxa padrão e pode ser duplicado com a implantação de uma colheitadeira. O jogo é pesado sobre a estratégia, então você precisará gerenciar tanto como gasta seu Tiberium em atualizações e tropas no QG, quanto enviar as tropas certas para se defender ou atacar.

Ótima ação PvP

Apesar da base limitada de jogadores, devido ao jogo ainda estar no status de lançamento pré-alfa, sempre houve jogadores disponíveis para jogar e a ação é sempre variada, equilibrada e desafiadora. Há uma curva de aprendizado para descobrir as melhores maneiras de distribuir suas tropas e você aprende rapidamente os pontos fortes e fracos de cada tipo de tropa enquanto joga. Por exemplo, o grupo terrestre mais básico é o melhor para combater tropas lançadoras de foguetes, que são melhores para combater veículos, com a maioria dos veículos sendo fortes contra outros veículos e unidades aéreas.

Os controles de toque para controlar as tropas funcionam muito bem e, muitas vezes, as partidas se resumem a qual jogador faz um trabalho melhor de posicionamento e gerenciamento de suas tropas. Embora o mapa tenha sempre o mesmo tamanho, a localização das rochas e dos campos de Tibério pode alterar drasticamente o layout do campo de batalha e terá um impacto absoluto na sua estratégia.

As missões diárias também contribuem um pouco para suas estratégias, pois ocasionalmente você renuncia à vitória no jogo para completar alguns gols. Por exemplo, você pode ter a tarefa de remover a ceifeira do seu oponente, o que pode exigir que você envie um tanque em uma linha de abelha diretamente para a base do seu oponente.

Aparelhos familiares para jogos móveis

Apesar de tudo de bom aqui, este ainda é um jogo para celular gratuito de uma grande editora, então você já deve saber que haverá algumas caixas cronometradas, coleta de cartões e um pouco de trabalho para melhorar suas tropas.

Você precisa de moedas para atualizar suas tropas e cartões para aumentá-las – as quais são encontradas em suas caixas diárias. Os diamantes são a outra moeda no aplicativo implantada aqui e são predominantemente usados ​​para comprar moedas a granel e entregas urgentes de caixas. Cartões, caixas e moedas podem ser comprados na loja, mas neste ponto do desenvolvimento inicial, não há microtransações, embora a interface esteja lá.

O sistema de caixas é bastante básico neste momento e projetado para que você faça o check-in a cada quatro a oito horas. Dado o estado confiável da jogabilidade e a capacidade magistral da EA de usar microtransações para monetização, você pode ter certeza de que este será um dinheiro popular para muitos fãs de RTS.

Você é GDI ou Nod?

Uma decisão interessante neste momento é a separação das facções GDI e Nod. Você começa a jogar como GDI e desbloqueia o NOD após subir o nível 4. Em vez de oferecer as mesmas tropas com uma paleta de cores diferente, existem conjuntos de tropas exclusivos para o GDI e o Nod. Os tipos de tropas ainda são espelhados, mas as estatísticas e habilidades de tropas iguais de GDI e Nod são apropriadamente diferentes.

O jogo cruzado entre facções só é desbloqueado depois que você aumenta de nível. Começando, quando você joga GDI, é comparado com outro comandante da GDI e da mesma forma quando joga como Nod. No geral, achei a jogabilidade variada e gratificante nos melhores momentos, e frustrante e glitchy às vezes que é de se esperar para um aplicativo em desenvolvimento. Dadas as estratégias muito diferentes que eu já vi empregadas para ambas as facções no jogo, e a variedade de pontos fortes e fracos em toda a variedade crescente de tropas para escolher, continuo sendo cautelosamente otimista sobre esse jogo.

Referências:

Android Central, Apps Apple, Help EA, Play Google, wikipedia.

Chess Rush

O Chess Rush é um jogo de estratégia gratuito (free-to-play) desenvolvido e publicado pela Tencent Games. Baseado no mod Dota Auto Chess original, faz parte do gênero de videogames Auto Battler. Chess Rush lançado mundialmente no iOS e Android em julho de 2019.  Não confunda “Chess Rush” com Speed Chess.

Jogabilidade

A jogabilidade principal do Chess Rush gira em torno de um campo de batalha no estilo tabuleiro de xadrez 8×8, com batalhas automatizadas ocorrendo após uma curta fase de preparação. Entre cada batalha, os jogadores gastam recursos em unidades (conhecidas como Heróis) com custos e atributos únicos e os colocam estrategicamente no tabuleiro.

O número de unidades que cada jogador pode ter no tabuleiro a qualquer momento é determinado pelo seu nível na partida. Esse nível aumenta à medida que os jogadores ganham experiência vencendo as rodadas ou gastando recursos normalmente usados ​​para comprar unidades, permitindo flexibilidade estratégica na maneira como cada jogador decide aumentar sua força. Unidades que compartilham parâmetros (como raça ou classe) podem desbloquear bônus específicos na batalha, permitindo que os jogadores trabalhem em direção a uma estratégia ou sinergia específica com base na preferência pessoal ou contrarie a estratégia de outro jogador. Unidades idênticas também podem ser mescladas para criar uma entidade única e mais forte.

O Chess Rush estreou com mais de 50 unidades individuais em 12 raças diferentes e 9 classes. Algumas unidades também podem ser híbridas, caindo em várias raças diferentes e combinações de classes ao mesmo tempo. Cada raça de unidade pode conceder bônus (como regeneração de mana adicional) às unidades correspondentes no campo de batalha. Eles também concedem bônus exclusivos de “especialidade” por si mesmos. As classes também ativam bônus únicos quando várias unidades correspondentes são implantadas no campo de batalha e até incluem bônus especiais específicos de classe em cima de vantagens raciais.

Tutorial

Ao logar pela primeira vez, o jogo perguntará se o jogador é iniciante ou veterano no gênero “auto battle”. É interessante escolher a opção “novato”, porque o tutorial servirá como auxílio na hora de aprender mecânicas básicas, equipar itens, como comprar heróis e posicioná-los no tabuleiro.

Além disso, preste atenção nas dicas presentes no modo para entender como algumas funções funcionam e para se familiarizar com a dinâmica do game. Após passar pelas instruções, o usuário pode escolher diversos modos para praticar, como o Básico e o Casual.

Entenda os personagens

Chess Rush é um jogo que tem diversos personagens. Cada herói tem sua própria classe e raça, além de funções específicas. Dito isso, é importante entender e analisar as mecânicas de cada campeão, bem como conhecer suas sinergias e efeitos.

Ter esses conhecimentos pode ajudar a realizar jogadas precisas durante as partidas, já que será possível ver com facilidade o potencial da equipe. No game existe uma aba exclusiva para as unidades na opção “Heróis”, no canto inferior esquerdo da tela.

Analise as recomendações do jogo

Caso o players seja novato no jogo, é comum encontrar dificuldades na hora de montar a equipe ao longo das rodadas. Para conquistar a vitória, é importante criar times com boas sinergias e aprimorar as estrelas dos seus heróis (nível de poder da unidade). No entanto, não é sempre que os campeões certos aparecem na loja, fato este que pode prejudicar a construção do grupo.

Para contornar a situação, vale acessar a aba de recomendações de equipes e formações durante o confronto. Lá é possível ver sugestões de posicionamento ou times. Escolha uma delas para ser auxiliado pelo game no decorrer da rodada. Para acessar essa função, basta clicar na loja da partida e selecionar a opção “Equipe Recomendada” no canto inferior esquerdo.

Lembre de equipar os itens

Durante as rodadas PvE (jogador versus ambiente), o jogador terá a chance de conseguir itens para equipar seus personagens. No entanto, assim como as classes e raças, é preciso entender como os artefatos funcionam para utilizá-los de forma correta e fortalecer sua equipe. Colocar itens nas unidades é uma ação que ajuda a alcançar a vitória, pois o time terá a resistência, a vida, o dano e outros atributos básicos aprimorados.

Controle seus cristais de mana

É possível utilizar os Cristais de Mana para comprar heróis ou experiência na partida (aumentar o nível). Esses cristais podem ser economizados ou utilizados para atualizar a loja e tentar encontrar aquela unidade que falta na equipe. Alguns usuários gostam de guardar dinheiro e, quando necessário, utilizar com mais precisão futuramente. No entanto, outros preferem gastar as moedas para procurar por campeões ou evoluir rapidamente.

Na maioria dos games do gênero “auto battle”, ao juntar uma certa quantia de gold, o usuário recebe “juros” em cima dela. Economizar 10 de gold, por exemplo, resultará em +1 de gold ao terminar a rodada (além do valor que já seria concedido normalmente). Essa técnica permite o máximo de cinco acúmulos, ou seja, até 50 de gold. Utilizar essa técnica garantirá um acúmulo maior de dinheiro, que pode ser investido em campeões ou experiência.

A práctica leva à perfeição

Como acontece com muitos outros jogos do género, Chess Rush é fácil de perceber ao início, mas as nuances envolvidas tornam claro que este não é um jogo de fácil domínio. Se fizeste o tutorial e mesmo assim ainda sentes que não o compreendes totalmente, não há qualquer problema, os Auto Chess nem sempre são fáceis de perceber. O importante é que insistas e que realmente acabes por perceber as suas mecânicas. Voltar a fazer o tutorial é altamente recomendado para estes casos e poderás voltar a fazê-lo através do canto inferior direito do teu ecrã no menu principal. Ao carregares em Classic Mode/Modo Clássico, irás abrir um novo menu onde poderás aceder ao tutorial do jogo. Para isso, basta seleccionar a opção Basic/Básico que se encontra no lado esquerdo do ecrã e escolher em conformidade.

Depois de compreenderes o tutorial de uma ponta à outra, está na hora de começar a praticar através do modo Practice/Prática. Um exército nunca vai para a guerra sem uma boa preparação e por isso é importante que pratiques o máximo que puderes. É um processo lento e tedioso, mas concentra-te neste passo a passo, segue a nossa estratégia e podes ter a certeza de que os resultados aparecerão. Não há bela sem senão, e se quiseres mesmo dominar o jogo, empenho e determinação serão essenciais. Este modo irá colocar-te frente a frente contra a IA do jogo e é uma excelente ferramenta até para os jogadores mais experientes que pretendem testar novas builds. Após começares a sentir-te mais à vontade com toda a jogabilidade, traça uma meta. Define um número mínimo de jogos que pensas ser necessário jogares até que te sintas suficientemente preparado para abraçar o modo competitivo e mantém a disciplina. Do que estás à espera?

Raças

Human/Humano (7/56 heróis): Os Humans/Humanos focam-se sobretudo na regeneração de mana e na redução de cooldowns. Como já deves ter reparado, utilizar heróis diferentes permite gerar uma melhoria de determinados atributos para a tua formação, através dos chamados combos. No caso dos Human/Humanos, as melhorias são:

2 Humans/Humanos diferentes: Recuperação de 3 de mana/segundo para todos os aliados da tua formação;

4 Humans/Humanos diferentes: 25% de chance de redução de cooldown da habilidade especial de cada Human/Humano e recuperação imediata de 100 de mana por cada habilidade utilizada;

6 Humans/Humanos diferentes: 50% de chance de redução do cooldown da habilidade especial de cada Human/Humano e recuperação imediata de 100 pontos de mana por cada habilidade utilizada.

Elf/Elfo (8/56 heróis): Os Elfs/Elfos são peritos em esquivar-se dos ataques adversários. As melhorias que apresentam conferem combos ao nível do dodge, o que significa que são uma óptima defesa contra as builds adversárias que se concentram puramente em causar dano. As melhorias que oferecem são:

3 Elfs/Elfos diferentes: Todos os Elfs/Elfos aliados ganham 25% de chance de se esquivarem dos ataques adversários;

6 Elfs/Elfos diferentes: Todos os Elfs/Elfos aliados ganham 44% de chance de se esquivarem dos ataques adversários.

Beast/Fera (7/56 heróis): Os Beasts/Feras gostam de invocar pequenas criaturas. Não só possibilitam um aumento do dano de ataque de todos os seus aliados como lhes garante a possibilidade de invocar Pets. As melhorias que oferecem são:

2 Beasts/Feras diferentes: Todos os aliados da equipa passam a causar mais 10% de dano, e aqui incluem-se os Pets invocados durante uma batalha;

4 Beasts/Feras diferentes: Todos os aliados passam a ter 40% de chance de invocar um Pet durante uma batalha;

6 Beasts/Feras diferentes: Todos os aliados passam a ter 60% de chance de invocar um Pet durante uma batalha.

Cyborg/Mecha (7/56 heróis): Os Cyborgs/Mechas especializam-se em melhorar os atributos de defesa, nomeadamente a capacidade de regeneração de vida e um aumento da armor/armadura de cada aliado. As melhorias que proporcionam são:

3 Cyborgs/Mechas diferentes: Aumentam a armor/armadura e a regeneração de vida de um único aliado, escolhido de forma aleatória, em 75 e 30 pontos, respectivamente;

6 Cyborgs/Mechas diferentes: Aumentam a armor/armadura e a regeneração de vida de todos os Cyborgs/Mechas aliados em 75 e 30 pontos, respectivamente.

Furry/Peludo (4/56 heróis): Os Furrys/Peludos são uma raça que valorizam a entreajuda. São conhecidos por garantirem um shield/escudo a todos os outros aliados da sua raça. As melhorias são:

2 Peludos/Furries diferentes: Todos os Peludos/Furries recebem um shield/escudo que é capaz de absorver até 800 de dano;

4 Peludos/Furries diferentes: Todos os Peludos/Furries recebem um shield/escudo que é capaz de absorver até 2000 de dano.

Goblin (4/56 heróis): Precisas de mais velocidade de ataque? Deixa isso com os Goblins. Os Goblins prometem aumentar o attack-speed de todos os aliados da tua build, podendo ser excelentes quando conciliados com heróis capazes de causar dano à distância. As melhorias que oferecem são:

2 Goblins diferentes: Garantem um aumento da velocidade de ataque de todos os seus aliados em 15 pontos;

4 Goblins diferentes: Garantem um aumento da velocidade de ataque de todos os seus aliados em 35 pontos.

Undead/Morto-vivo (4/56 heróis): Excelentes para furar as defesas adversárias. Se estás a enfrentar oponentes que se estão a preparar para formar equipas altamente defensivas, especialmente focadas nos atributos de armor/armadura, então recorrer a uma build de Undeads/Mortos-vivos pode ser uma boa ideia:

2 Undeads/Mortos-vivos diferentes: Reduzem a armor/armadura de todos os heróis adversários em 20 pontos;

4 Undeads/Mortos-vivos diferentes: Reduzem a armor/armadura de todos os heróis adversários em 50 pontos.

Demon/Demónio (5/56 heróis): Os Demon/Demónios são uma raça individualista. Não gostam de trabalhar em equipa, originando um aumento de atributos apenas para si mesmos, pondo de lado, inclusive, os outros membros da sua própria raça. Recorrer a um herói desta raça poderá ser uma boa ideia, se a sua classe for do interesse para a build que estás a preparar. Oferecem apenas uma melhoria:

1 Demon/Demónio em campo: O seu dano de ataque aumenta em 40% e cada ataque causado num herói oponente fará com que este sofra 10% do mesmo dano durante 5 segundos.

Oceanborn/Oceânico (4/56 heróis): Estes são aqueles a que deves recorrer se estiveres a precisar de montar uma build contra heróis adversários que possuem habilidades especiais fortes ou que apresentam danos de magia elevados. As suas melhorias:

2 Oceanborns/Oceânicos diferentes: Aumentam a resistência mágica de todos os aliados em 20 pontos;

4 Oceanborns/Oceânicos diferentes: Em cada combate, um aliado aleatório ganha imunidade contra habilidades especiais durante 60 segundos.

Void/Vazio (2/56 heróis): Excelentes contra tanks, os Voids/Vazios concentram-se na redução da quantidade de vida dos heróis adversários. Por agora são poucos os heróis disponíveis desta raça, oferecendo apenas uma melhoria:

2 Voids/Vazios diferentes: Em cada batalha, um herói adversário aleatório verá a sua vida máxima reduzida em 50%.

Dragon/Dragão (3/56 heróis): Tal como os Peludos/Furries, os Dragons/Dragões valorizam-se uns aos outros. São peritos no aumento da sua mana, no início de cada batalha, o que significa que são úteis apenas se estiveres a focar-te numa build assente na sua raça. As melhorias que oferecem são:

2 Dragons/Dragões diferentes: Restauram 30 pontos de mana a todos os Dragons/Dragões aliados, no início de cada batalha;

3 Dragons/Dragões diferentes: Restauram 100 pontos de mana a todos os Dragons/Dragões aliados, no início de cada batalha;

Jelly/Geleia (1/56 heróis): Esta é uma raça especial. Gurru/Geleia, o herói que serve de jogada especial e que pode virar partidas do avesso, é o único herói pertencente à raça. Mais à frente, iremos detalhar o seu funcionamento.

Como pode ver, cada raça introduz diferentes tipos de combos. Num jogo de Auto Chess, saber o que é possível fazer com cada herói é determinante para alcançares os primeiros lugares de cada partida. Ao contrário dos jogos de cartas como Hearthstone, em que cada jogador prepara um baralho e uma estratégia de antemão, Chess Rush obriga-te a estares atento ao desenrolar de cada partida. É importante tirares notas do que cada jogador adversário está a planear e, consequentemente, que sejas capaz de te adaptar às diferentes adversidades. E isso só será possível quando tiveres as ideias bem assentes sobre o que cada herói poderá ser capaz de trazer para uma partida. Por esta razão, não só é importante conheceres as diferentes raças de cada herói, como também é importante teres um apanhado geral das 9 classes que existem no jogo.

Classes

Warrior/Guerreiro (8/56 heróis): Os Warriors/Guerreiros, são decididamente importantes na construção de builds mistas. Os seus heróis são por norma bruisers, o que significa que não só são bons a causar dano como a aguentar a linha da frente do terreno de jogo. As suas sinergias trazem benefícios sobretudo ao nível da própria classe, sendo as suas melhorias:

3 Warriors/Guerreiros diferentes: Aumentam a armor/armadura de todos os Warriors/Guerreiros aliados em 50 pontos;

6 Warriors/Guerreiros diferentes: Aumentam a armor/armadura de todos os Warriors/Guerreiros aliados em 100 pontos.

Assassin/Assassino (7/56 heróis): Quem está habituado a jogos deste género sabe bem o que é um Assassin/Assassino. Estes têm, por norma, uma elevada capacidade para causar dano, mas em contrapartida, são bastante fracos defensivamente. São altamente ofensivos, ideais para as situações em que os adversários têm linhas de retaguarda bastante fortes, nomeadamente as que são formadas por heróis que causam elevadas quantidades de dano à distância. As suas melhorias são:

3 Assassins/Assassinos diferentes: Todos os Assassins/Assassinos aliados ficam invisíveis durante os momentos iniciais da batalha. Para além disso, o seu primeiro ataque normal causa 250% de dano adicional e cada ataque subsequente confere-lhes 10% de chance de ficarem novamente invisíveis;

6 Assassins/Assassinos diferentes: Todos os Assassins/Assassinos aliados ficam invisíveis durante os momentos iniciais da batalha. Para além disso, o seu primeiro ataque normal causa 250% de dano adicional e cada ataque subsequente confere-lhes 30% de chance de ficarem novamente invisíveis.

Sorcerer/Feiticeiro (8/56 heróis): Uma build assente em heróis da classe Sorcerers/Feiticeiros é sinal de dano mágico, o que significa que são fracos contra heróis da raça Oceanborns/Oceânicos. São suas características o dano AOE (dano que tem efeito numa área alargada do terreno) e a capacidade para atacar à distância. As suas melhorias são:

3 Sorcerers/Feiticeiros diferentes: Reduz a resistência mágica a todos os heróis adversários em 20 pontos;

6 Sorcerers/Feiticeiros diferentes: Reduz a resistência mágica a todos os heróis adversários em 60 pontos;

Rider/Cavaleiro (6/56 heróis): Os Riders/Cavaleiros são uma das classes mais jogadas na meta actual. Contribuem de forma significativa para um acréscimo dos atributos de defesa das builds baseadas nesta classe. Isto é extremamente importante porque, na maioria das partidas, não é possível ter formações com mais de 9/10 heróis diferentes. Assim, uma build de 6 Riders/Cavaleiros diferentes é sinal de uma formação com excelentes capacidades defensivas. Isto porque as melhorias que oferecem são:

2 Riders/Cavaleiros diferentes: Confere 30% de chance aos Riders/Cavaleiros aliados para ganharem mais 150 pontos de armor/armadura e mais 60% de resistência mágica;

4 Riders/Cavaleiros diferentes: Confere 45% de chance aos Riders/Cavaleiros aliados para ganharem mais 160 pontos de armor/armadura e mais 60% de resistência mágica;

6 Riders/Cavaleiros diferentes: Confere 60% de chance aos Riders/Cavaleiros aliados para ganharem mais 185 pontos de armor/armadura e mais 60% de resistência mágica.

Hunter/Caçador (7/56 heróis): Os heróis da classe Hunter/Caçador são peritos em causar dano. A maior parte dos heróis desta classe causam dano à distância, sendo uma óptima escolha na formação de builds que exigem altas quantidades de dano por segundo (DPS). As melhorias são:

3 Hunters/Caçadores diferentes: Todos os Hunters/Caçadores aliados vêm o seu atributo de ataque crescer 25%;

6 Hunters/Caçadores diferentes: Todos os Hunters/Caçadores aliados vêm o seu atributo de ataque crescer 60%;

Warlock/Mago (5/56 heróis): Adequam-se a todo o tipo de builds. São eles os responsáveis por conferir a todos os aliados capacidades de roubo de vida (life steal). As melhorias que oferecem são por isso:

2 Warlocks/Magos diferentes: Aumentam a capacidade de roubar vida de todos os seus aliados em 15%. Toda a quantidade de vida obtida em excesso é transformada num shield/escudo;

4 Warlocks/Magos diferentes: Aumentam a capacidade de roubar vida de todos os seus aliados em 25%. Toda a quantidade de vida obtida em excesso é transformada num shield/escudo.

Engineer/Funileiro (5/56 heróis): Neste momento, todos os heróis desta classe são da raça Cyborg/Mecha. Peritos na regeneração de vida, os seus combos oferecem:

2 Engineers/Funileiros diferentes: Todos os Engineers/Funileiros aliados vêm a sua capacidade de regeneração de vida aumentar em 45 pontos;

4 Engineers/Funileiros diferentes: Todos os Engineers/Funileiros aliados vêm a sua capacidade de regeneração de vida aumentar em 120 pontos.

Druid/Druida (5/56 heróis): Os Druid/Druidas têm uma velha tradição de invocações. Desde a invocação de Totens que regeneram vida à invocação de espíritos que causam dano, as melhorias que os seus combos oferecem alteram uma mecânica importante no jogo: a necessidade de juntar 3 heróis para aumentar de nível.

2 Druids/Druidas diferentes: A partir deste momento, basta combinar apenas 2 Druids/Druidas de 1 estrela para dar origem a 1 Druid/Druida de 2 estrelas. Para além disso, sempre que um Druid/Druida morra em batalha, todos os seus aliados recuperam imediatamente 10 pontos de mana;

4 Druids/Druidas diferentes: A partir deste momento, basta combinar apenas 2 Druids/Druidas de 2 estrela para dar origem a um Druid/Druida de 3 estrelas. Para além disso, sempre que um Druid/Druida morra em batalha, todos os seus aliados recuperam imediatamente 20 pontos de mana.

Punisher/Justiceiro (2/56 heróis): Por agora são apenas dois os heróis da classe Punisher/Justiceiro. Dadas as suas condições, fazem uma excelente parelha com heróis da raça Demon/Demónio. Senão vejamos:

1 Punisher/Justiceiro em campo: Este Punisher/Justiceiro será tratado como um Demon/Demónio adversário, o que significa que irá beneficiar o oponente;

2 Punishers/Justiceiros diferentes: Os Demons/Demónios aliados ganham uma nova classe, a de Punisher/Justiceiro, a acrescentar às classes que já possuem. Isto significa que não perderão as sinergias relacionadas com as suas classes originais;

4 Punishers/Justiceiros diferentes: 35% do dano de um ataque normal de um Punisher/Justiceiro aliado atinge a área ao redor do herói adversário (a área afectada será, no máximo, de um quadrado do terreno de jogo).

Como é possível observar, são várias as raças e classes que cada herói pode ter, o que implica um número incontável de sinergias possíveis. Saber de uma forma geral como funciona cada herói é extremamente relevante para o desenrolar das partidas. Como recomendação, sugerimos que leias este capítulo pelo menos uma vez por dia. Este é um gesto que, aliado à práctica, será um pequeno esforço quando comparado com as inúmeras vantagens que te irá trazer. Não só irás perceber mais do jogo, como ganharás uma melhor capacidade de decisão durante todos os momentos das partidas. Numa nota final, recomendamos também que analises herói a herói, prestando especial atenção a cada uma das suas habilidades especiais.

Melhorar a colocação de heróis em campo

As disposições dos elementos da tua equipe são de extrema importância em jogos como este, por isso é bom que saibas o que estás a fazer.

Regra geral, aconselhamos que sigas as seguintes sugestões:

Deves manter os heróis com maior número de vida e atributos de defesa na linha da frente;

Heróis que atacam à distância devem ficar protegidos na retaguarda. Para saber se um herói é melee ou não, basta clicar nele durante uma partida e verás que os quadrados do tabuleiro irão brilhar, revelando a área de ataque desse herói;

Se estás a enfrentar um oponente com um ou mais Assassins/Assassinos, lembre-se de que será necessário proteger os elementos que tem mais atrás. É frequente ver Assassins/Assassinos a deslocarem-se rapidamente de uma ponta à outra do terreno para destruírem alguns dos heróis mais essenciais de uma equipe;

Por vezes, os oponentes optam por adquirir heróis com uma forte componente AOE. Seja o resultado desses ataques simplesmente para causar dano ou para controlar a tua equipe – deixando-a paralisada, por exemplo -, é importante que, nestas situações, deixes os seus heróis ligeiramente afastados uns dos outros. Desta forma consegues garantir que nem todos os teus heróis serão afetados.

Gere bem os teus recursos

Não foram poucas as vezes que pudemos observar jogadores a gastarem tudo o que tinham em cada turno. Uma das chaves de sucesso passa precisamente por fazer uma boa administração dos recursos de que temos.

Em Chess Rush, independentemente do modo de jogo que opte por jogar, terá sempre direito a uma determinada quantidade de mana por turno. A esse valor, acrescem-lhe os juros. Os juros são calculados de forma simples. Por cada 10 unidades de mana com que acabar cada turno, receberás 1 de mana sob a forma de juros. Isto significa que, se acabar um turno com 10 de mana, ganhará 1 de juros. E se acabar um turno com 20 de mana, receberás 2 de juros. Complicado? Existe uma forma ainda mais simples de saber quais são os juros que tens a receber por turno: Basta olhar para o número de mana que tens e prestar atenção ao primeiro algarismo. Assim, 10 de mana significa que irás receber 1 de juros, 12 de mana / 1 de juros, 25 de mana / 2 de juros, e assim adiante. Uma outra opção, é consultar esta informação durante a própria partida. Para isso, basta clicar no símbolo da mana que surgirá uma pequena janela com todas as informações relativas à mana que irás receber.

Porque é isto importante? Porque há muitos adversários que não tiram partido desta mecânica. Imagina que durante 5 turnos consegues juntar 5 unidades de mana adicionais sob a forma de juros, ao contrário dos teus adversários, que conseguem apenas 1 unidade por turno. Ao fim desses 5 turnos, terás ganho uma vantagem de 20 unidades de mana. E 20 unidades não é uma quantidade pequena para apenas 5 turnos.

Os juros existem e devem ser aproveitados. No entanto, estamos limitados a um valor máximo de 5 unidades.  Isto significa que se já ultrapassou os 50 de mana, não vale a pena poupar mais. Acabar um turno com 50 de mana garantir-te-á 5 unidades adicionais sob a forma de juros, mas 60 de mana resultará no mesmo: apenas 5 unidades adicionais.

São três as nossas sugestões para que possas melhorar relativamente ao nível da gestão de recursos:

Na aquisição de heróis, não atualize ou faças re-roll durante os primeiros turnos. Recruta apenas os heróis que te aparecem de imediato em cada turno. Não vale a pena gastar mana para tentar obter outro tipo de heróis numa fase inicial, até porque existe um número limitado de cada herói por partida. Se cada jogador tem uma unidade do herói que procuras, menos possibilidades existem desse herói te aparecer. Com o avançar do jogo, à medida que alguns jogadores vão sendo eliminados, as chances de obteres o herói que tanto procuras começam a aumentar. E, como é óbvio, quanto mais cedo puderes começar a poupar, melhor;

Tenta atingir a marca das 50 unidades de mana o mais rápido possível. Não tenhas receio de perder as primeiras batalhas. As primeiras são as menos importantes e deves deixá-las para o fim. Mas isso também não significa que deves perder por perder. O que é recomendado é que vás construindo a sua build e que tentes vencer cada uma das batalhas, tudo sem entrar em grandes despesas.

Se sentes que já compraste tudo o que tinhas a comprar e mesmo assim ainda te sobraram 54 unidades de mana ou mais, aproveita para melhorar o teu próprio nível. Desta forma, garantes as 5 unidades de mana sob a forma de juros e ainda aceleras o processo de poder voltar a colocar mais heróis no terreno de jogo.

Referências:

MGamer, Techtudo, wikipedia.

Mafia III

Mafia III é um jogo eletrônico de ação e aventura produzido pelo estúdio Hangar 13 e lançado pela 2K Games em 7 de outubro de 2016 para as plataformas Microsoft Windows, PlayStation 4 e Xbox One. É o terceiro jogo da série Mafia e o primeiro desenvolvido pela Hangar 13.

Os acontecimentos de Mafia III decorrem em 1968 no New Bordeaux, uma recriação fictícia de Nova Orleães, onde os jogadores assumem o papel de Lincoln Clay, um veterano da Guerra do Vietnã que procura vingar os seus amigos assassinados por mafiosos locais ao mesmo tempo que constrói uma nova organização criminosa.

Mafia III obteve uma recepção mista por parte da crítica especializada. Enquanto os gráficos, a recriação histórica da época, o enredo e a trilha sonora foram elogiados, as críticas recaíram principalmente sobre a estrutura repetitiva das missões, a pobre inteligência artificial e o elevado número de erros de design, com alguns críticos chamando o jogo de “funcional”. Ainda assim, foi um sucesso comercial, tornando-se o jogo que mais rapidamente vendeu na história da 2K Games.

Jogabilidade

Mafia III é um jogo de ação-aventura numa perspectiva de terceira pessoa, no qual os jogadores assumem o papel de Lincoln Clay, um veterano da Guerra do Vietnã que quer vingar os seus amigos assassinados pelos mafiosos locais. O jogo decorre em 1968 em New Bordeaux, uma recriação fictícia de New Orleans, que é um mundo aberto e pode ser livremente explorado pelos jogadores. Os jogadores podem completar os objetivos de vários modos. Por exemplo, podem usar armas, como revolveres e caçadeiras, para eliminarem os inimigos, ou alternativamente, podem utilizar uma abordagem mais furtiva em toda a missão sem que sejam notados pelos inimigos. A jogabilidade centra-se sobretudo sobre o jogo de armas. Como adição, também há a possibilidade de matar com movimentos que executam e através do combate corpo-a-corpo. Mafia III também tem um sistema de cobertura, que permite aos jogadores se esconderem por detrás de objetos para prevenirem ataques. Para completarem os objetivos, os jogadores também podem fazer interrogatórios a outros personagens para conseguirem obter informações.

Os jogadores podem atacar e controlar locais propriedade da máfia italiana, e responsabilizar pelo local um dos seus comandantes. Os comandantes disponíveis são Cassandra, Burke e Vito Scaletta.

Segundo Haden Blackman da Hangar 13, o jogo não tem multijogador porque a equipa de produção quer focar-se em desenvolver a personagem de Lincoln, as bases de cobertura e tiroteios da jogabilidade, mais a física da condução perigosa.

Bem-vindo a New Bordeuax

O novo Mafia 3 nos leva diretamente à New Berdeaux, uma cidade fictícia inspirada na região de New Orleans, mas com muitos aspectos que remetem à realidade da época. O local foi tomado pelo crime organizado, sobretudo após a chegada da máfia italiana ao local.

E esse contexto histórico é mais do que importante, pois é o que dá o tom a tudo aquilo que a 2K está fazendo. A década de 1960 é marcada pelo auge da Guerra Fria e os Estados Unidos estavam em sua caça aos comunistas. Enquanto o pensamento macarthista ocupava a cabeça dos políticos, as organizações criminosas tomavam conta de regiões menos “interessantes”. E é um pouco disso que o game retrata.

Tanto que o próprio protagonista é fruto dessa realidade. Lincoln Clay é um veterano da Guerra do Vietnã que, abandonado pelo seu país após voltar do conflito, vê seus amigos serem assassinados por esses mafiosos. E é esse desejo de vingança que faz com que ele acabe se envolvendo com gente tão perigosa quanto.

A demonstração de Mafia 3 apresentada nesta E3 focou bastante neste aspecto pessoal do game, mostrando que o estúdio fez um ótimo trabalho não apenas para ambientar o período, mas de criar personagens que explorem bem esse tipo de realidade. Mesmo não aprofundando muito a história, vimos um pouco do que Clay é feito e do que ele é capaz. E o que mais chama a atenção aqui é o quanto, mesmo em alguns poucos minutos de apresentação, foi interessante acompanhar os dilemas do protagonista.

E sua missão de limpar New Bordeaux desses mafiosos pode ser feita de diferentes maneiras. Cada região possui uma espécie de líder dentro da facção criminosa e o jogador precisa realizar uma série de pequenas tarefas para enfraquecer a sua influência naquela área, como destruir produção de drogas, acabar com orgias ou matar traficantes. Com isso, você chega cada vez mais perto do chefão daquele local e também de seu objetivo.

Ambientação

É interessante explorar a vida nos anos 60, a cultura e a música do local. Aliás, a trilha sonora está um show à parte. A cidade tem subúrbios e mansões, e você vai passar por vários cenários enquanto joga. Tantas opções que você não vai conseguir enjoar tão cedo.

Gerenciar um império do crime

O jogo possui um sistema de reuniões, onde você pode se sentar com os chefes do crime aliados e discutir estratégias. Conforme você vai dominando sessões da cidade, pode designar um sub-chefe para tomar conta dela, e eles dão sugestões de missões e outras ações que você pode fazer em cada parte. Você também precisa gerenciar a felicidade desses chefes, para que os resultados sejam ainda mais proveitosos.

Consequências

Tudo que você faz em Mafia III gera consequências, sejam elas boas ou, na maioria das vezes, ruins. Se você continuar não agradando um de seus sub-chefes, ele vai acabar te traindo e se tornando um inimigo. A ideia de um aliado se tornar inimigo faz você pensar muito bem antes de tomar uma atitude. Isso faz com que as ações que você toma sejam não apenas morais, mas práticas.

Carros

São os anos 60. O que significa que é o começo da era de muscle cars. Não se engane: os carros podem SIM ser rápidos. E você terá uma série de escolhas à sua disposição.

No alvo!

O mundo do crime é repleto de armas de fogo, então saber atirar corretamente é um requisito básico do “ofício”. Lidar com os inimigos exige muito trabalho naturalmente, então evite lutar contra a câmera também. Caso não consiga enxergar o que se esconde fora da visão do personagem, aperte o direcional analógico esquerdo para mudar o ombro de apoio da arma.

Acostume-se, também, a trocar rapidamente de arma, pois isso pode ser a diferença entre a vida e a morte durante os tiroteios mais intensos. Para alternar rapidamente entre as pistolas e armas pesadas que você tem equipadas, basta apertar L1 ou R1 no PS4, ou LB ou RB no Xbox One.

Guarde seus primeiros milhares de dólares e invista em melhorias para suas armas o quanto antes. Uma dica é começar melhorando sua pistola, pois com apenas US$ 5.000 já é possível fazer o melhor upgrade da arma, o que aumenta drasticamente a sua precisão durante os combates. No entanto, nada substitui os tutoriais de tiro, então complete-os com atenção.

De olho no mapa

O mundo de Mafia 3 é gigantesco e repleto de missões para cumprir, itens para coletar e pessoas para conhecer. É fácil se sentir intimidado pela fartura de opções, especialmente no começo da campanha. Por isso, lembre-se que o mapa é o seu melhor amigo.

Marcas verdes no mapa costumam indicar pontos de interesse, apontando a localização de dinheiro e componentes eletrônicos, necessários para interagir com as caixas de junção. Além disso, como Mafia 3 não indica automaticamente o melhor caminho até novas missões, crie o hábito de abrir o mapa e fazer suas próprias marcações para não se perder.

Auto escola

Apesar de também ser um sandbox sobre criminosos, não trate os veículos e trânsito de Mafia 3 como faria em GTA. É aceitável furar um ou outro sinal, mas cometer muitas infrações chamará atenção desnecessária para seu veículo e pode causar problemas com a polícia.

Além disso, como Mafia 3 é um jogo de época, todos os carros disponíveis estavam realmente circulando pelas ruas dos EUA em 1960. Logicamente, eles possuem as limitações de velocidade, peso e direção esperadas, então aproveite as primeiras horas de jogo para se acostumar com a jogabilidade dos veículos antigos.

Uma ajudinha da CIA

Não é muito útil focar sua atenção na busca por colecionáveis até a história chegar ao ponto em que Lincoln é chamado para cumprir sua primeira missão com a CIA. Afinal, só depois de completá-la será possível interagir com as caixas de junção espalhadas pelo mapa.

Há 89 caixas de junção espalhadas pelo gigantesco mundo de Mafia 3, mas não adianta apenas encontrá-las. Para ativar suas funções e revelar as localizações de itens e inimigos no mapa, é preciso, antes, coletar três fusíveis, então certifique-se de estar com o inventário completo antes de buscar as caixas.

Etiqueta de mafioso

Existem muitas formas de abrir uma porta em Mafia 3. Se você resolver arrombá-la com um chute, lembre que isso chamará muita atenção e alertará os inimigos. Curiosamente, a melhor opção para abrir silenciosamente uma porta trancada é usando um pé de cabra, método que permite a Lincoln entrar sorrateiramente em qualquer local.

Outra regra interessante do mundo de Mafia 3 diz respeito ao modo como civis enxergam os crimes. Se você atacar pessoas inocentes ou furtar em seu raio de visão, logo verá testemunhas acionando policiais. No entanto, civis não se importam caso você execute outros mafiosos no meio da rua, então tire proveito dessa vista grossa.

Mistério no Bayou

No centro do Bayou, exploradores intrépidos, dispostos a enfrentar os jacarés, encontrarão um velho navio pirata, chamado de Ghost Ship of Jean St. John.

Explore os Locais

Quase todo espaço onde há combate, incluindo os esconderijos, possui múltiplas entradas e pontos de acesso. Por exemplo, quando for resgatar Vito no cais, tente nadar até a doca mais próxima do restaurante em vez de atacar de frente. Quando for combater nos quintais ou becos de New Bordeaux, procure saídas de incêndio e outras maneiras de conseguir vantagem de altura, que é sempre uma vantagem tática contra seus inimigos.

Todos têm uma história

Todo chefe de esconderijo tem uma história, que você pode aprender detalhes coletando notas pelo mundo ou ouvindo conversas. Colocamos bastante histórias no ambiente pelo jogo todo, então basta olhar ao seu redor para achar pistas. Enquanto enfrenta criminosos em Barclay Mills, procure os capangas e descubra o terrível negócio de eliminação de corpos da máfia. Se conseguir chegar até o chefe de um esconderijo sem ser detectado, várias vezes consegue pegá-lo em flagrante…

Descanse em paz

Depois que Lincoln jura derrubar a máfia, é possível visitar o cemitério em Hollow para lembrar o quanto ele odeia Sal Marcano com tanta força… E um número surpreendente de membros da equipe de desenvolvimento parece estar enterrados em cemitérios pela cidade.

Pulando sobre telhados

Várias rampas estão escondidas pela cidade, incluindo algumas de terra. Algumas servem como atalhos para fugas rápidas da polícia, enquanto outras testam sua habilidade no volante. Nossas rampas favoritas são os tetos dos restaurantes Briar Patch. Uma franquia encontrada na cidade, o Briar Patch tem um design inspirado nos anos 60 e inclui um telhado inclinado que vai até o chão de um lado – criando uma rampa para se jogar por cima das ruas próximas.

Rampas de barco

Saltos acrobáticos não são apenas para os carros em New Bordeaux. Roube um barco e pilote entre as casas alagadas próximas do parque de diversão abandonado em Delray Hollow. Lá descobrirá que vários dos tetos podem ser usados como rampas.

Cruzeiros pelos canais

New Bordeaux é diferente da cidade que a inspirou de algumas maneiras importantes. Uma delas é uma rede de canais que passa por baixo da cidade fictícia. Estes canais podem ser acessados por portas de serviço nos becos, ou usando um barco. Explorar os túneis garante não apenas vários itens colecionáveis, como também revela entradas secretas para vários esconderijos da máfia italiana.

Corridas subterrâneas

Depois que descobrir a rede subterrânea, visite os túneis debaixo do porto de Tickfaw, acessíveis por carro e que inclui uma rampa que deixa você saltar sobre o canal norte da cidade.

O Expresso Lincoln

Uma antiga ferrovia vai do canto noroeste do Bayou até o sul dos pântanos, antes de correr para o leste e eventualmente acabar no canto nordeste do Bayou, no formato da letra U. Apesar da idade, a ferrovia está intacta e pode-se dirigir por ela de carro para uma vista diferente do Bayou.

Jacarés nos esgotos

Uma família de jacarés passou a morar no centro de filtragem de água próximo ao lixão em Barclay Mills. Jogue o corpo de um mafioso no tanque d’água, e verá os jacarés se alimentando. É possível alimentá-los em alguns outros lugares, pelo Bayou e na fazenda de jacarés da abertura do jogo.

Trocando suas armas

Você pode usar a roda de armas para mudar suas armas, mas a maneira mais fácil de trocar armas é pressionando os botões LB ou RB (ou L1 e R1). Isto irá alternar entre a Arma Pesada em seu compartimento direito, e a Arma Secundária em seu compartimento esquerdo.

Mudando a postura da sua mira

Como a maioria dos shooters em terceira pessoa, Mafia 3 a postura padrão da mira é sobre o ombro direito quando você mira com sua arma. Use o botão L3 (ou LS do Xbox) para mudar de lado em torno da mira.

Arrombando portas

Ao lidar com portas trancadas você pode chutá-las, ou destrancá-la silenciosamente. Chutar irá alertar a todos os inimigos próximos a sua presença, enquanto destrancar com um pé de cabra lhe permitirá aproximar silenciosamente. Escolha com cuidado, dependendo da situação, e sempre fique pronto para derrotar inimigos no caso de eles estarem esperando por você.

Usando seus Associados

Lincoln tem alguns amigos em lugares altos, e você vai querer ter certeza de que você está usando o máximo deles, conforme você passa o tempo explorando Nova Bordeaux. Há poucos tipos diferentes de Associados, mas, apenas lembre-se de fazer uso de seus serviços a qualquer momento em que precisar deles. Eles estão lá para ajudar, e derrubar os impérios criminosos vai exigir um pouco de apoio ao longo do caminho.

Como conseguir dinheiro

Coletando dinheiro dos esquemas no jogo você pode conseguir uma boa quantidade de dinheiro. Os seus subordinados controlam os esquemas e coletam dinheiro dele. Ao visitar eles você poderá pegar o dinheiro. É importante coletar sempre, pois há um limite de dinheiro que eles podem guardar, quando chega esse limite eles param de trazer dinheiro. Essa capacidade vai aumentando a medida em que o jogo progride.

Ao progredir na história e conseguir os três subordinados você irá desbloquear formas diferentes de conseguir dinheiro. Entretanto esses métodos não ficarão disponíveis até você encontrar Donovon em um banco em Barclay Mills.

Ao conseguir $140,000 você poderá desbloquear a habilidade de contratar alguém para coletar o dinheiro no seu lugar, te dando tempo para focar em outras formas de obter dinheiro.

Evite perder dinheiro

Todo dinheiro que você recebe pode ser armazenado dentro de um cofre. Antes de iniciar uma missão que você acha que pode morrer, sempre guarde o dinheiro, pois ao falhar em uma missão você perde metade do dinheiro na sua carteira.

Referências:

Blog nuuvem, Jogos Enternauta, Game Detonado, Canaltech, Blog Playstation, wikipedia, techtudo.