1HitGames

Pesquise

Epic Games

A Epic Games, Inc., anteriormente chamada de Potomac Computer Systems e Epic MegaGames, é uma desenvolvedora norte-americana de jogos eletrônicos e softwares sediada em Cary, Carolina do Norte. Foi fundada em 1991 por Tim Sweeney e originalmente ficava localizada na cidade de Potomac em Maryland. O primeiro jogo desenvolvido pela empresa foi ZZT, lançado ainda em 1991. Além de jogos, a Epic Games é responsável pelo desenvolvimento da Unreal Engine, um motor de jogo comercial e usado em todos os seus títulos.

Jogos mais famosos

Entre outros, como Gears of War, Paragon e Shadow Complex Remastered.

Sede da Empresa

Cary, Carolina do Norte

Fundada em 1991, a Epic Games é a criadora do Fortnite, Unreal, Gears of War, Shadow Complex e da série de jogos Infinity Blade. A tecnologia Unreal Engine da Epic leva experiências interativas de alta fidelidade ao PC, console, dispositivo móvel, AR, VR e à Web. O Unreal Engine está disponível gratuitamente em: unrealengine.com. Para as notícias mais recentes sobre o estúdio.

O começo

Como toda boa história do ramo da computação nos anos 90, a Potomac Computer Systems surgiu em 1991, na casa dos pais de Tim Sweeney. Na época ele era só um adolescente.
No mesmo ano em que a empresa foi criada, Sweeney lançou ZZT, que é um jogo de aventura em que você dá tiros em animais de um zoológico (as iniciais do jogo são para Zoológico da Tolerância Zero).

No início de 1992, ele teve a brilhante ideia de mudar o nome da empresa para Epic MegaGames. O motivo por trás da mudança era pra fazer a empresa parecer grande, mesmo sem funcionários ou escritório – um motivo bem justo, se você me perguntar.

A empresa continuou fazendo jogos em 2D, tipo Jill of The Jungle e Jazz Jackrabbit, além de pegar títulos conhecidos e acrescentar seu nome (tipo Epic Pinball). Em 1994, a Epic já contava com 8 funcionários.

Em 1998, Sweeney e companhia emplacaram Unreal , o famoso jogo de tiro em primeira pessoa que fez parte da vida de muitos adolescentes na época – e também foi o responsável por criar a Unreal Engine, sobre a qual muitos jogos são produzidos atualmente.

Em 1999, a empresa passou a se chamar Epic Games e se mudou para a Califórnia, primeira vez em que os funcionários tiveram um escritório central.

Após fazer novos títulos do Unreal e expandir para jogos de console, mais um título da Unreal explode: Gears of War. E tudo mundo se esbaldou de matar lagostão.

Como todo mundo já sabe, Gears of War virou febre, recebeu cinco jogos, quadrinho e histórias. Com todo esse gás, a Epic Games entrou no ramo mobile em 2010, com a série Infinity Blade, um jogo de aventura muito bacana com traços de RPG.

Além disso, ela comprou a Chair Entertainment, com quem ela lançou o Infinity Blade.

A Epic Games continua desenvolvendo a Unreal Engine, mas ela é mais conhecida por outro game: Fortnite.

A febre do Fortnite

Apesar do jogo ter sido lançado no meio de 2017, surfando no hype do battle royale revivido pelo PUBG, ele só explodiu de verdade em 2018. Mas vamos com calma.

O Fortnite saiu com o modo Save the World, que é o seu modo PvE, e o modo Battle Royale. Apesar do modo Save the World ter captado um milhão de players com uma velocidade absurda, o modo Battle Royale ficou infinitamente mais famoso.

Com duas semanas após o lançamento, o modo Battle Royale de Fortnite já contava com dez milhões de jogadores, fazendo com que a Epic dividisse as equipes responsáveis pelos jogos em duas, a fim de dar um suporte melhor para seus jogadores.

Já em 2017, Fortnite concorreu ao prêmio de melhor multiplayer no The Game Awards 2017. Embora não tenha recebido o prêmio, bom, o modo saiu em agosto do mesmo ano. Só de ser nomeado já é um feito e tanto!

Em 2018, Fortnite já foi indicado para 9 prêmios, dois dos quais ainda não ocorreram. Então, dos sete que já foram concluídos, Fortnite venceu: Webby Awards, como Melhor jogo multiplayer escolhido pelo público; Game Critics Awards, como Melhor jogo da atualidade; e o Teen Choice Awards, como Melhor jogo escolhido pelo público.

Note-se que dos três prêmios, dois são escolhas do público. Por aí é possível ter uma noção da popularidade do Fortnite. Em junho deste ano, após o lançamento para Nintendo Switch, o título da Epic Games já contava com 125 milhões de jogadores no mundo todo.

Mas isso não veio do nada. Além de viciante, a política publicitária do Fortnite foi genial, dando valor a streamers habilidosos logo no início do jogo, como o famoso Ninja, que por sua vez fez com que o jogo passasse pelas mãos de pessoas como Drake, Travis Scott e Kim DotCom (dono do finado Megaupload, agora Mega).

Mas não para por aí. A Epic Games quer criar um cenário mais competitivo para o Fortnite, com planos de criar um campeonato mundial, a ser realizado em 2019.

MAS AGORA VAMOS FALAR DOS DÓLARES. Bom, a Epic Games ainda não publicou os ganhos anuais do Fortnite, porque o jogo completou um ano recentemente. Contudo, com base em uma reportagem da Forbes, o youtuber Nicolai conseguiu fazer uns cálculos e bolar umas estimativas.

Referências:

Epic Games, Blog Easy Gamer, Wikipedia.

Comente abaixo o que você acha sobre a Epic Games!

Deixe seu comentário:

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.