Choplifter III: Rescue Survive

Desenvolvido pela Beam Software, Choplifter III: Rescue Survive é um jogo de tiro lançado para SNES em 1994. Sua jogabilidade é como a maioria dos jogos antigos 2D, no formato horizontal. Diferente da maioria dos jogos de tiro que você controla um personagem, nesse você controla um helicóptero.

O jogo

Choplifter Iii GIF

Sua missão é resgatar reféns e leva-los com segurança a base. Cada fase, você precisa resgatar um número certo, contudo, em algumas fases você encontrará mais reféns do que o necessário, resgate-os para obter bônus. O jogo é pequeno, porém, há muitas coisas para se fazer, além de, diversos segredos. Ele possui 4 setores, sendo 4 níveis em cada setor. Cada nível possui um pequeno chefão, e cada setor possui um chefão principal. Os setores são; Floresta, Mar, Cidade e Deserto.

Helicóptero

Seu helicóptero, pode se mover para cima ou para baixo, bem como, virar para esquerda ou direita, podendo também, ficar de frente para derrotar inimigos terrestres. Ele tem seus tiros normais e também tiros especiais, tal como bombas e mísseis. Além dos inimigos que causam dano a ele, choca-lo contra construções e colinas também o danifica. Mas não se preocupe, você poderá conserta-lo ao decorrer do jogo. Alguns melhoramentos e outras coisas caem do céu, literalmente falando, algumas caixas aparecerem caindo de paraquedas ou seja, você poderá pega-las para melhorar seu armamento, guarde-as para os inimigos mais difíceis.

Inimigos

Como todo bom jogo, há diversos inimigos durante o trajeto. Eles farão de tudo para derrubar seu helicóptero. As fases possuem inimigos na terra, bem como, também no ar. Alguns possuem armamentos melhorados, até mesmo mísseis que seguem. Inimigos incluem soldados, aviões, tanques, helicópteros e artilharia antiaérea.

Chefões

Chegamos na parte que todos gostam e muitos choram. Já não basta 1 chefão, Choplifter 3 possui 4, sendo 1 em cada setor. Cada um tem seu poder e dificuldade diferente, bem como, cada um tem um segredo para derrota-lo.

Chefão do setor floresta

Antes de tudo, você deverá enfrentar vários canhões, derrote-os para avançar. O Chefão é uma grande espingarda que solta diversas bolas de fogo, para destruí-la, acerte o ponto vermelho várias vezes, pois é o único lugar que sofre dano.

Chefão do setor deserto

Esse possui um nível de dificuldade extremamente maior que os outros. São algumas máquinas que que soltam diversos tipos de coisas para danificar o helicóptero, labaredas de fogo, mísseis teleguiados, etc. Novamente, acerte o ponto certo para danifica-lo, o ponto vermelho mostrado na foto.

Chefão do setor mar

Um dos mais difícil de passar. Uma grande construção no meio do mar, que solta diversas coisas para tentar te derrubar. A dica é, primeiro destrua suas armas para facilitar, posteriormente, cause dano a ela acertando o ponto verde.

Chefão do setor cidade

Esse é relativamente fácil. Você precisará derrotar um helicóptero que solta tiros e mísseis teleguiados.

Missão completa

O jogo recebeu notas altas, pela sua jogabilidade viciante, gráficos muito bons para a época, sem esquecer dos efeitos sonoros. Recebido com muito carinho pelos amantes de games, em outras palavras, Choplifter 3 é um jogo que para sempre será lembrado.

Deixe nos comentários, o que você acha desse clássico do SNES.

Referência:

Wikipedia.

O Rei Leão

Pc GIF

Desenvolvido pela Westwood Studios e publicado pela SEGA, O Rei Leão é um jogo eletrônico baseado no grande clássico da Walt Disney. Teve seu lançamento em 08 de dezembro de 1994, para Mega Drive, Master System, SNES, NES, Game boy, PC e Game Gear.

O jogo

O Rei Leão possui 10 fases, 6 delas você se diverte com o Simba filhote, e as demais com o Leãozinho na fase adulta. Além das dez fases, há alguns estágios bônus apenas para diversão, onde você controla o Timão e o Pumba.

As fases

As fases seguem a mesma cronologia do filme, bem como, a marcante trilha sonora. O jogo tem como foco, o personagem Simba, então praticamente, apenas as partes que ele aparece no filme (que é a maioria), estão no jogo. Por exemplo, uma das cenas mais tristes do cinema, a morte de seu pai, não é mostrada no jogo, mas também, seria difícil retratar esse acontecimento num jogo de 16 bits nos anos 90.

The Pridelands

A primeira fase é bem fácil. Se passa no reino ainda de Mufasa. O pequeno Simba, precisará apenas passar por algumas plataformas e inimigos de pequeno porte, como porcos-espinhos e lagartos, por fim, derrotar uma hiena.

Can’t Wait to be King

Essa fase possui uma dificuldade inacreditavelmente maior que a primeira, logo na segunda fase, já tinha gente chorando por não conseguir passar. Apesar disso, o nível representa muito bem a cena da música de mesmo nome no filme; com uma ampla diversidade de animais, e cores bem similar ao filme e, obviamente, uma adaptação da canção original tocando durante a fase.

The Elephant Graveyard

A partir daqui o jogo se estabiliza na dificuldade, porém, nenhuma fase fácil, afinal, o jogo é considerado um dos mais difíceis do SNES. Essa é a fase que o Simba vai para o cemitério de elefantes e precisa escapar das Hienas.

The Stampede

Essa fase não segue o padrão horizontal 2D, você vê o personagem de frente, o desafio é desviar da manada de antílopes, que estão correndo enfurecidos, tal como, na animação.

Simba’s Exile

Nessa fase, mostra o pequeno leãozinho fugindo do reino, onde não é mais bem vindo, já que agora, o reino está no controle de Scar, seu tio malvado. No jogo, essa parte é um pouco diferente do filme, mas as dificuldades que o pequeno enfrenta são as mesma. Você encontrará muitas plataformas para saltar e diversos lugares para escalar.

Hakuna Matata

É a última fase que o Simba é um filhote. Cheia de cores, divertida e representa muito bem a clássica cena da música do filme. Seria um nível bem fiel ao longa, se não fosse pelo chefão no final, um gorila que nem aparece na história original.

Simba’s Destiny

Anos após Timão e Pumba o encontrarem, aqui o Simba já está em sua forma adulta. Essa fase mostra, os momentos de reflexão do Leão após encontrar Rafiki, por mais que o macaquinho não apareça no jogo, fica bem claro de qual parte do filme se trata, por fim, no final da fase, acontece uma das mais marcantes cenas do filme, uma animação com a imagem de Mufasa se formando com as estrelas no céu e falando a frase marcante do longa.

Be prepared

A fase mostra a chegada de Simba ao covil de Scar. A fase é bem fiel ao longa, cheia de fogos e hienas, sendo bem difícil de passar. Ironicamente, a trilha sonora desse nível não é a canção original com o mesmo nome de seu título.

Simba’s Return

Essa fase é a mais problemática do jogo, Tanto na jogabilidade, bem como na narrativa. A narrativa não deixa claro que o Simba já deu as caras no reino, e no que se diz a jogabilidade, a fase segue um estilo de labirinto, em que o personagem deve ficar entrando em cavernas até descobrir o caminho certo, por não ter indicativas, a fase pode ser chata e cansativa.

Pride Rock

A última fase não poderia ser diferente, representa a luta de Simba com Scar, em busca de pegar seu reino de volta. Não é uma luta difícil, basta golpear o vilão algumas vezes e por fim, atira-lo do penhasco.

Bônus Stage

Nestas, é possível assumir o papel da dupla mais divertida da série – Timão e Pumba, e sua missão não poderia ser diferente, coletar insetos. Nas fases de “Bug Hunt” o personagem Timão é controlado, enquanto nas de “Bug Toss” é Pumba quem você controla.

Recepção

Nostálgico e emocionante, seu ponto alto está na, arte, a animação e trilha sonora. Com tudo isso e sua jogabilidade nada fácil, fez de O Rei Leão um dos melhores jogos para SNES. Recebeu críticas positivas, incluindo um 8/10 da Electronic Gaming Monthly, vendendo 1,27 milhões de unidades da versão.

Você também se divertiu com este jogo? Deixe aí nos comentários, sua experiência com o game.

Referências:

Wikipedia, Nintendo Blast.

Pokémon Red & Blue

Desenvolvido pela Game Freak e publicado pela Nintendo, Pokémon Red, juntamente com o Pokémon Blue e Green, foram os primeiros jogos da franquia da série dos monstrinhos de bolso.

O jogo teve seu lançamento para Game boy em 27 de fevereiro de 1996 no Japão com as versões Red e Green e nos EUA em 1998 com o Red e Blue, conquistou sucesso instantâneo, tanto que posteriormente, foi lançada a série animada baseada no jogo.

O Jogo

Assim como a maioria dos RPG, o jogo é em 3° pessoa, o personagem vai andando pelo mundo pokémon, que nesse caso se chama Kanto, interagindo com pessoas, procurando objetos, conquistando objetivos. O objetivo do personagem, é capturar pokémons e se tornar um mestre pokémon.

São 151 monstrinhos ao todo, a maioria você encontrará pelo mundo pokémon, outros você terá que trocar com amigo que também joga, uns são raros e tem apenas um de cada no jogo. Dos 151, apenas o Pokémon Mew, não encontra no jogo de forma nenhuma, ele era capturado somente quando tinha eventos específicos realizado pela Nintendo.

Vale saber

A diferença entre as 3 versões, é que alguns pokémons você encontra em um mas não encontra em outro. Não se preocupe, como eu disse acima, você poderá trocar com um amigo, basta os dois ter os jogos e o cabo link.

Pokémons

São 151 monstrinhos, eles são divididos em 15 tipos básico; fogo, água, planta, voador, normal, lutador, inseto, dragão, elétrico, terra, psíquico, pedra, gelo, venenoso e fantasma. Pode acontecer de um pokémon ter dois tipos. Cada tipo, tem sua habilidade especial, bem como, uma fraqueza. Um tipo pode ser forte contra um, todavia ser fraco contra um outro.

Pokébolas

As pokébolas é o local onde você deixa seus bichinhos “guardados”, até precisar deles para lutar. Sendo assim, você pode ter no máximo 6 em mãos, que é a composição do time. Os outros pokémons que você captura, são enviados para aos cuidados do Professor Oak.

Tipos de pokébolas

São 4 tipos que você encontra: Pokébola básica, Great ball, Ultra ball e Master ball. Cada uma delas é usada para capturar pokémon de acordo com seu nível de dificuldade. Com exceção da Master Ball que você só ganha uma no jogo, as outras você pode comprar ou encontrar no decorrer do jogo.

Master Ball

Você ganhará apenas uma master ball no jogo, guarde-a, ela é a única que captura o grande e poderoso Mewtwo. Uma das únicas tristezas dos fãs do jogo, é que você captura o Mewtwo só no final do jogo, sendo assim, não terá a oportunidade de utilizar ele nas batalhas principais.

Pokéagenda

Diferente do anime, que serve para você receber informações sobre um pokémon desconhecido antes de capturar, no jogo ela serve para você ver as informações do pokémon depois de capturado. Com ela é possível saber o tipo do monstrinho, o sexo, level e outras informações. Além que, ela que te mostra quais são os pokémons que você já tem ou pelo menos já viu no jogo, em outras palavras, ela é sua guia.

Itens

No jogo, você encontra diversos itens. Cada um tem uma função diferente, por exemplo; recuperar life do pokémon, melhorar o ataque, bem como, defesa, tem item que serve para aumentar level do pokémon, alguns dão habilidades especiais para seu pokémon. Você os encontra no decorrer do jogo ou também pode compra-los nos mercados.

Centro Pokémon

Seu pokémon se machucou na última batalha e precisa de cuidados? Aqui é o lugar. No centro pokémon que você recupera a vida dos pokémons que foram machucados na batalha. Em alguns centros pokémons que tem o setor de trocas, sendo assim, possível trocar pokémons com seu amigo através do cabo link. Cada cidade tem seu centro.

Insígnias

Na grande maioria das cidades da região de Kanto, você encontrará um líder de ginásio. Você deverá enfreta-lo. Vencendo, ele lhe dará um insígnia. Você precisa juntar 8 insígnias, dessa forma, poderá ir para a Liga Pokémon.

Líderes

Cada líder, usa um tipo de pokémon específico. Certifique-se de escolher os pokémons que tenham vantagem sobre o tipo deles. Abaixo está a lista dos líderes de cada cidade, bem como, seus tipos de pokémons usados:

Quem são:

  • Brock em Petter City. Pokémons do tipo pedra.
  • Misty em Cerulean City. Pokémons do tipo água.
  • Lt. Surge em Vermillion City. Pokémons do tipo elétrico
  • Érika em Celadon City. Pokémons do tipo planta.
  • Sabrina em Safron City. Pokémons do tipo psíquico
  • Koga em FUSCHIA City. Pokémons do tipo venenoso.
  • Blaine na ilha de Cinnabar . Pokémons do tipo fogo.
  • Giovanni em Veridian City. Pokémons do tipo, pedra, terra e venenoso.

Importante saber

A cidade de Veridian, é a segunda que você visitará no jogo, o ginásio ainda é fechado, contudo, você só poderá enfrentar o Giovanni , após vencer o Blaine. Giovanni é um dos caras mais cascas grossas do jogo, não é atoa que ele é líder da Equipe Rocket, em outras palavras, a batalha com ele será difícil.

Prepare-se para encrenca

Assim como no anime, a equipe rocket está ali para atrapalhar seus objetivos. Algumas vezes você vai precisar lutar com eles, em outras, sair das armadilhas que os mesmos criaram.

Rival

Durante o jogo inteiro, você o enfrentará muitas vezes. Ele sempre estará a sua frente, o famoso “enquanto você está indo, ele está voltando”, e é nessa hora que vocês se esbarram. Para dificultar sua vida no jogo, ele sempre terá os pokémons básicos que tem vantagem sobre o seus. Lembra que falei que alguns tipos são mais fracos que os outros. Pois bem, ele vai fazer a escolha do pokémon baseado no qual você escolheu antes.

Professor Oak

O professor é um famoso pesquisador sobre pokémons. É ele quem guia e instrui os treinadores pokémons em sua jornada. O seu primeiro pokémon é ele quem te dá. Criador da pokédex. Apesar de ser especializado em várias áreas da ciência, ele atua como um criador pokémon. Sendo assim, é com ele que seus pokémons reservas vivem, sendo muito bem cuidados. No anime, ele é conhecido por todos como Professor Carvalho.

Iniciando a jornada

A cidade de Pallet. Ela é sua cidade natal, enfim, é aqui que você ganhará seu primeiro pokémon. O professor Carvalho te chamará e pedirá para você escolher entre 3 pokémons inicais, um deles será seu companheiro durante o jogo inteiro.

Pokémons Iniciais básicos

A princípio, você deverá escolher entre, Charmander do tipo fogo, Squirtle do tipo água ou Bulbassauro do tipo planta. O melhor pokémon para começar é o Bulbassauro, ele tem vantagem contra os 3 primeiros líderes, dessa forma, você terá tempo para treinar os outros do seu time. Mas também é tudo questão de gosto, pois a maioria ama o Charmander por exemplo.

Forme seu time

Forme seu time de 6 pokémons, treine-os bastante, enfrentando todos que aparecem no caminho. Passe pelas cidades para enfrentar os líderes de cada uma, ganhando do líder, você receberá uma insígnia. Quando completado 8 insígnias, como resultado, você poderá participar da Liga Pokémon.

Liga Pokémon

Na liga pokémon, você conhece a elite dos 4. Aqui estão os 4 maiores treinadores do jogo. Para se tornar um mestre pokémon, você precisará vence-los. São eles; Lorelei, treinadora do tipo Gelo. Bruno, treinador do tipo pedra e lutador. Agatha que treina os de fantasmas e venenosos e por fim, você enfrentará o maior de todos, Lance. Ele é considerado o mais forte da elite e treina pokémons do tipo Dragão.

Não pense que acabou

Quem poderia querer te enfrentar mesmo depois da elite? Sim. Seu rival novamente. Ele usará seus pokémons muito bem treinados, sendo assim, é preciso estar com seus pokémons pelo menos no lv 65 para conseguir vence-lo.

Cenas pós crédito

O jogo acabou, lá se foram os créditos. Não há nada mais para se fazer. ERRADO! Lembra do Mewtwo, só agora você poderá captura-lo. Após os créditos, aparecerá o botão continue, apertando você voltará a cidade de Pallet, basta ir na caverna onde ele se encontra. O lugar é grande e cheio de pokémons poderosos. Quando você encontrar o Mewtwo, diferente dos outros, não precisa batalhar com ele para deixa-los fraco, basta jogar a Masterball que você vai capturar na primeira tentativa.

Os 3 pássaros lendários

Moltres, Zapdos e Articuno, são 3 dos mais fortes pokémons do jogo, tem apenas um de cada no jogo inteiro. Considerados lendários pela sua dificuldade de encontrar e capturar. Cada um fica em um lugar diferente, para captura-los, você precisará feri-los bastante, faze-los dormir e usar somente a Ultra ball. Leve bastante ultra ball, pois mesmo com tudo isso, eles ainda escapam muitas vezes.

Conheça o jogo

Pokemon Blue GIF

O jogo é grande em detalhes. Existem itens essenciais, como HM e TM. Cavernas, hora certa para fazer determinada coisa. Tem pokémons e itens que você compra com coins do jogo. Tem certas partes que você se encontra perdido sem saber o que fazer.

Dica

Veja alguns Detonados sobre o jogo, ele é rico em detalhes e vai tirar qualquer dúvida sua. Do contrário, se você é amante dos desafios, aprenda jogando, afinal, no começo, não existia ajuda e você precisava fazer tudo sozinho.

O que você acha desse jogo? Deixe nos comentários sua experiência.

Referências:

Wikipedia, Pokemythology.

Circus Charlie

A princípio, foi publicado originalmente para Arcades pela Konami, em 1984, o Circus Charlie é um jogo de ação, onde o jogador controla um palhaço chamado Charlie em seis fases com temas circenses.

No mesmo ano, foi lançado para o MSX, posteriormente, 2 anos depois para o NES. Logo depois, em 1987, 3 anos após o lançamento, foi a vez das plataformas Soft Pro e o Commodore 64 receberem o game.

Gameplay

O jogo possui 6 fases, todas elas representam em alguns aspectos, uma modalidade circense. O Charlie, precisa caminhar montado em um leão e pular sobre arcos em chamas, andar sobre a corda bamba pulado macacos, saltar de trampolim em trampolim se desviando de atiradores de facas, pular de bola em bola, andar a cavalo saltando sobre trampolins e passar de um trapézio para o outro.

Charlie também corre contra o tempo. Os pontos de bônus são concedidos de acordo com o tempo restante, mas ficar sem tempo custará uma vida ao jogador.O jogo não tem um fim, após a sexta etapa, o jogo começa novamente, mas com um ritmo mais rápido e níveis mais difíceis (mas exatamente o mesmo em termos de tarefas a serem concluídas).

Fases

A versão padrão do Arcade possui 6 níveis no total. Os níveis 1, 2, 4 e 5 têm 5 subníveis. O nível 3 contém 7 subníveis. Cada subnível fica mais difícil. O nível 6 também possui 5 subníveis, mas se repete enquanto o usuário tiver vidas.

Fase 1

O Charlie percorre um trajeto de aproximadamente 100 metros montado em um leão, dessa forma, ele precisa ir pulando entre aros em chamas e coletando alguns saquinhos de dinheiro para aumentar sua pontuação.

Fase 2

Aqui, nosso amiguinho percorre um trajeto andando sobre uma corda bamba. Essa fase é bem fácil, ele precisará saltar por cima de macacos que estão parado, só é preciso ter cuidado, os macaquinhos azuis, vem correndo em sua direção.

Fase 3

Nessa fase, o Charlie salta entre trampolins, desviando de atiradores de facas e respiradores de fogo. Nos subníveis 3 e 6, os trampolins são colocados em uma piscina e os atiradores de facas e respiradores de fogo são substituídos por golfinhos saltadores.
Essa fase não está presente no NES.

Fase 4

Você precisa saltar de bola em bola, elas estão se mexendo. Inicialmente, parece ser difícil, mas é uma fase bem fácil, você só precisa dominar a distância certa para saltar de uma para outra, tomando cuidado para as bolas não se esbarrarem e o Charlie cair.

Fase 5

Essa é um pouco mais complicadinha. Montado em um cavalo, o Charlie precisará saltar ou desviar de plataformas suspensas. É possível controlar a velocidade do cavalo para facilitar a manobra.

Fase 6

A última é sempre a mais difícil, e nesse jogo não é diferente.
Aqui, o palhacinho precisará atravessar todo o picadeiro pulando de trapézio em trapézio, usando as camas elásticas para ajudar no timing das cordas. É possível controlar a velocidade da corda, fazendo-a balançar mais rápido ou devagar.

Vale saber

Nos fliperamas, há uma versão “Level Select” do jogo, na qual o jogador pode escolher qualquer um dos estágios para jogar, mas apenas um número limitado de vezes cada, e o nível se tornará não selecionável
A versão Famicom/NES abandona o estágio de trampolim, mas oferece o modo “B”, no qual todos os níveis são repetidos com mais dificuldade.

O legado

Circus Charlie GIF

Não há uma pessoa que não conheça o jogo. Ou jogou, ou pelo menos, viu o irmão, primo ou até mesmo um amigo jogando. Circus Charlie é um daqueles jogos divertidos e pequenos, que servem como distração para tirar você do tédio.

Deixe nos comentários o que você acha desse jogo incrível.

Referências:

Wikipedia, Jogo Veio.

International Superstar Soccer Deluxe

Desenvolvido e publicado pela Konami, o International Superstar Soccer Deluxe é um jogo eletrônico de futebol, sendo a sequência do International Superstar Soccer.

A princípio, foi lançado apenas para o Snes em novembro de 1994, posteriormente, foi lançado para Mega Drive sendo desenvolvido pela Factor5 e para PSone cuja a empresa produtora foi KCEO.

O jogo

O jogador pode escolher entre 16 formações e 8 estratégias e pode competir com 36 seleções com jogadores reconhecíveis. Existem diversas competições disponíveis incluindo Copa Internacional, Série Mundial (Liga), Modo Cenário e mini-copas e ligas customizáveis.

O jogo tem oito estádios diferentes, e todos variam no tipo do gramado e na decoração ao redor, assim como, todos são de tamanhos diferentes. O jogo pode ser jogado em várias condições climáticas

Recepção

Apesar de alguns defeitos, o controle manual do goleiro que é difícil e chutes altos que mandava a bola para fora da tela pelos sprites largos e vista lateral muito próxima, ainda assim era um ótimo jogo para a época em questão. É considerado um jogo muito respeitado e amado por todos, sendo o pai dos atuais jogos de futebol.

Allejo

Se você é amante dos jogos de futebol, certamente já ouviu esse nome. Allejo foi um jogador fictício dos jogos eletrônicos de futebol. Seu nome é venerado até hoje pelos fanáticos do gênero. Até 2019, ele era considerado o melhor jogador que “nunca existiu”. A história mudou, quando a Konami revelou em quem o Allejo foi inspirado, se trata de um de nossos ídolos brasileiro, o grande tetracampeão Bebeto.

Veja outros nomes revelados

Quando o International Superstar Soccer Deluxe foi lançado, a Konami não tinha o direito de uso das imagens e nomes dos jogadores reais, pertencentes na época à Electronic Arts e sua série FIFA, então, assim como Allejo, outros jogadores “reais” receberam nome fictício. Passaram-se mais de duas décadas quando Konami resolveu revelar quem era os verdadeiros jogadores do jogo.

Atualmente, esse jogo é um dos mais lembrados e queridos entre todos os amantes dos games. Marcou a infância de muitos. Em outras palavras, para sempre será lembrado com muito carinho.

E você, tem alguma lembrança boa com esse jogo? Deixe aqui seu comentário.

Referências:

Wikipedia, Tech Tudo, Canal Tech.