The Sims FreePlay

The Sims FreePlay é um jogo de simulação de vida estratégica disponível para aparelhos Android e IOS. É uma versão freemium do The Sims para dispositivos móveis e foi lançado mundialmente em 15 de dezembro de 2011 para dispositivos iOS, em 15 de fevereiro de 2012 para Android, 31 de julho de 2013 para o BlackBerry 10 e 12 de setembro de 2013 para o Windows Phone 8. O jogo foi lançado para o Kindle Fire em outubro de 2012.

Jogabilidade

No The Sims FreePlay, os jogadores constroem casas, controlam pessoas virtuais chamadas Sims para satisfazer suas necessidades e desejos, e permitem que eles completem diferentes tipos de ações para ganhar Simoleons, Pontos de Estilo de Vida, Pontos Sociais (todos os três são moedas no jogo) e XP. Ao contrário dos jogos anteriores da franquia, o The Sims FreePlay é executado em tempo real e leva tempo real para completar as ações. Todas as ações devem ser instruídas pelos jogadores, ao contrário da versão do computador, onde os Sims podem ter algum grau de autonomia. Os jogadores podem progredir em 55 níveis para desbloquear conteúdo e criar até 34 Sims. No jogo, qualquer sim mulher (solteira ou casada) pode ter filhos com a opção de gravidez ou adicionar em 24 horas sem modificar o corpo da sim,há um limite na quantidade de casais permitidos devido a um limite para as pessoas na cidade do jogador. No entanto, se o jogador comprar itens fora da loja online, eles se tornarão um VIP que lhes permitirá aumentar o número de Sims que eles podem ter em sua cidade. No jogo, há missões principais e missões de descoberta. Enquanto as missões regulares são necessárias, as missões de descoberta são opcionais.

Primeiros passos

Abra o The Sims FreePlay e clique em iniciar um novo jogo. O game funciona em tempo real, ou seja, possui um modo 24 horas com sistema de dia e noite, no qual as ações dos Sims podem durar de minutos a horas. Se quiser, você pode acelerar suas atividades, mas deverá usar pontos. Lembre-se que é preciso estar conectado à internet para jogar.

Criando um Sim

A criação de personagem funciona como no The Sims para PC. Escolha um nome para o seu Sim e use os ícones para personalizar a aparência. Na primeira tela, você pode modificar o rosto, cabelo, cor de pele e olhos, porém, sem mexer nos mínimos detalhes.

No Guarda-Roupa estão as roupas e acessórios inicialmente disponíveis para o seu Sim. Você pode escolher peça por peça e deixar o personagem do jeito que quiser. Alguns itens são VIPs, isso quer dizer que são comprados com dinheiro real em pacotes na loja do The Sims FreePlay. Quando terminar, aperte o ícone verde para começar o jogo.

Menus

Na parte superior da tela você encontrará o nível do seu Sim e pontuações. O ícone laranja são os Pontos VIP, comprados na loja do game para adquirir itens exclusivos. Já o verde mostra o seu dinheiro (Simoleons) e o ícone amarelo são seus Pontos de Estilo de Vida, que podem ser usados para acelerar as atividades do seu Sim

Ao lado do ícone do Sim há também as tarefas diárias e missões do game. Ainda na parte inferior da tela, você encontrará um menu com o modo de construção, mapa da cidade, a loja do game e uma lista com Sims da sua vizinhança. Você pode usá-lo para alternar entre eles e controlá-los simultaneamente, seja no mesmo terreno ou não.

Experiência, pontos e missões

Para liberar novos objetos você deve subir o nível do seu Sim. Existe mais de uma maneira de ganhar experiência. Você pode comprar coisas, realizar ações ou cumprir missões que são desbloqueadas à medida que o personagem sobe de nível. Elas aparecem ao lado do ícone do seu Sim com instruções do que você deve fazer para concluí-las.

Missões podem dar experiência, Pontos de Estilo de Vida e dinheiro. Além disso, você também receberá uma recompensa diária na caixa de correio por estar conectado.

Modo de compra e construção

O modo de compra e construção está no mesmo menu, na parte inferior da tela. À esquerda estão os ícones dos objetos para compra e ferramentas para modificar a casa. Já no lado direito fica o ícone com os objetos para colocar no jardim e seu inventário.

Para comprar qualquer objeto, basta clicar, colocar no local que deseja e apertar o ícone verde. Lembrando que você deve ter dinheiro suficiente para concluir a compra. O modo de construção é simples e fácil de mexer. Basta clicar ou arrastar cômodos, pisos e papéis de parede para personalizar sua casa.

A vizinhança também não fica de fora. No ícone do mapa você ver a cidade e construir novos prédios para expandir e abrir novas oportunidades para seus Sims. Por exemplo, aos construir o corpo de bombeiros seus personagens podem arrumar um novo emprego. É possível colocar outros prédios como lojas, novas casas e locais de lazer.

Mas para colocar novos locais, você deve atingir os requisitos necessários. Clique nas áreas comunitárias para ver o nível e a missão que você deve cumprir antes de poder colocar um novo posto no local. Além disso, eles também custam dinheiro para construir.

Deixe os Sims inspirados

Sims inspirados ganham mais dinheiro ao alcançar objetivos. Para deixar o Sim inspirado basta satisfazer as suas necessidades ou, caso o Sim esteja com todas as barras de necessidade cheias, tente brincar com o cachorro ou interagir socialmente com outros Sims.

Veja as formas mais eficientes de suprir cada necessidade:

Fome – Utilize o lanche rápido na geladeira (de 10 a 30 segundos).

Bexiga – A forma mais rápida é usando a privada( 5 a 15 segundos).

Higiene – Um banho rápido leva 1 minuto e 30 segundos e preenche toda a barra de higiene, mas lavar as mãos leva de 5 a 15 segundos e preenche metade da barra de higiene.

Energia – Dormir não é necessário em The Sims Freeplay se você tiver a máquina de café. Um espresso leva 10 a 30 segundos para ficar pronto e preenche um terço da barra de energia.

Social – Ser engraçado com outro Sim leva apenas 10 segundos e geralmente preenche toda a barra de Social. Outra opção é a conversa rápida no telefone que leva entre 10 a 30 segundos.

Diversão – A forma mais rápida é ver o e-mail no computador. Assistir ao noticiário e dançar também preenchem a barra de diversão e apesar de serem um pouco mais demoradas, nessas interações o jogador pode preencher a barra de diversão de vários Sims ao mesmo tempo.

Libere a cafeína! 

Uma grande parte do dia é perdido porque os Sims precisam descansar; mude isso permitindo que bebam café.

Ao beberem café, os Sims podem trabalhar à noite e não precisarão dormir.

Use o cão do Sim para cavar dinheiro e PEV

Depois que ele achar Pontos de Estilo de Vida, elogie-o para que ele continue procurando PEV (já que saberá que ganhará um “agrado”) e você ganhe mais recompensas posteriormente. Além disso, você pode comprar um osso por 2 PEV para o cão, fazendo com que ganhe mais rapidamente Simoleons e mais PEV.

Quanto mais caro o gato ou o cão, mais rapidamente ele coletará ambos os recursos.

Quando o cão não possuir o ícone “cavar”, faça com que um Sim adulto elogie-o ou que uma criança brinque com ele. Após duas interações, ele deverá correr ou sair lentamente de perto, fazendo com que encontre algo. Repita o processo para obter ainda mais coisas.

Mande os Sims ao trabalho

Eles ganharão dinheiro, que ficará para eles, além de serem promovidos, obtendo mais Simoleons e experiência ao fim do dia.

Trabalhar regularmente o ajudará a conseguir vários objetivos no jogo.

Cultive legumes

Você ganhará mais dinheiro dependendo do que foi cultivado. Durante a noite, enquanto você estiver dormindo, deixe os Sims fazendo jardinagem (todos que não estiverem ocupados ou trabalhando); trabalhar nessa tarefa por sete a oito horas à noite fará com que você ganhe bastante Simoleons e experiência ao acordar. É importante que os personagens estejam inspirados para multiplicar por 1,5 o ganho de dinheiro.

Experimente plantar sementes de pimentão, que são grátis e ficam prontas para venda após somente 30 segundos! Após colhê-las, já será possível vendê-las por alguns Simoleons.

As cenouras também são uma boa escolha para obter dinheiro rapidamente.

Você poderá dedicar apenas um lote da cidade à jardinagem; coloque ao menos um jardim no lote por cada Sim na cidade. Faça o possível para deixar todos os Sims inspirados ao mesmo tempo, enviando-os ao lote para praticarem jardinagem.

Vá ao Centro de Competição, uma boa forma de obter alguns PEV a mais

No entanto, o Sim ficará 24 horas (no horário do jogo) sem poder ser comandado.

Para garantir que o Sim fique em primeiro no Centro de Competições, o hobby em que ele competirá deverá estar, ao menos, no nível seis. Não há garantia de que ele vencerá a disputa, mas a chance será bem maior ao atingir esse nível.

Use à vontade o desafio culinário de um minuto

Pedir para que todos os Sims usem seus fornos para cozinhar permitirá que você obtenha muitos PEV. Ao completar o desafio, você ganhará 5 PEV, transformando essa técnica na maneira mais eficiente de obter esses pontos.

Os fornos mais caros são desperdício de dinheiro. Não é preciso comprá-los.

Dê uma volta de carro para ganhar dinheiro e Pontos de Estilo de Vida

Aqui, sim, o tipo de carro utilizado determinará quantos Simoleons por minuto você ganhará. Por exemplo: um de luxo (três estrelas) fará com que adquira por volta de 250 Simoleons a cada dois minutos e meio.

Limpe a sujeira

Não deixar que os Sims usem o banheiro fará com que molhem as calças; ao limpar a sujeira, eles ganharão pontos. Da mesma forma, chacoalhar o dispositivo deixa os Sims enjoados e vomitando; limpe o conteúdo para ganhar pontos.

Cuidado, pois usar essa técnica com muita frequência pode fazer com que o smartphone ou tablet trave. Recorra a ela com moderação.

Participe das interações nas redes sociais

É frequente que a página do Facebook do “The Sims Freeplay” faça ofertas especiais e distribua prêmios; ao curti-la, você receberá atualizações sempre que um novo evento ocorrer. Às vezes, haverá oportunidade de ganhar Simoleons, PEV e outros itens!

Guarde os Simoleons e os PEV

Não gaste-os com qualquer coisa, em particular com itens que não usará. Como na vida real, é um hábito fundamental para não ficar de bolso vazio.

Guarde itens que poderá reutilizar. Por exemplo: coloque o berço no inventário após o nascimento de um bebê. Outros casais poderão utilizá-lo, poupando dinheiro e evitando que tenha que comprar um novo.

Muito cuidado ao gastar dinheiro de verdade. Recomenda-se não fazer isso, porque há formas de obter ambos os recursos ao ter paciência. Ademais, há pessoas que ficam “viciadas” em pagar para progredir mais rapidamente no jogo.

Avance de nível

Ao aumentar os níveis no “Sims FreePlay”, você obterá mais PEV e Simoleons. Basta ter um bom relacionamento com um Sim (melhor amigo ou um relacionamento com ele, por exemplo) para atingir marcos, ou então realizar tarefas que demandam muito tempo.

Ao ganhar níveis, você poderá construir casas, negócios e locais de trabalho, que aumentam o valor da terra e dão mais dinheiro.

Completar tarefas que exigem muito tempo dará bastante pontos de experiência, ajudando-o a ganhar níveis. Quanto maior o nível, maior o valor da terra, dando mais dinheiro e, depois de um tempo, Pontos de Estilo de Vida.

Alcance objetivos

Há muitos deles no jogo, envolvendo praticamente todos os aspectos da jogabilidade. Fazer o Sim conseguir um emprego, construir um negócio e coletar impostos são apenas alguns deles. Ao completá-los, você ganhará dinheiro, experiência e PEV; fique atento, pois os objetivos mudam de tempos em tempos. Cumpra-os para ganhar mais pontos sempre que possível.

Aumente o valor da terra

Quanto maior o valor da cidade, mais PEV você ganhará; eleve-o construindo mais casas, negócios e locais de trabalho. Comprar móveis caros e outros itens também aumenta o valor da terra naquela propriedade.

Compre o Centro Comunitário

Você pode levar os Sims ao Centro Comunitário, que está no canto esquerdo superior do mapa, para completar desafios rápidos, recompensando-o com alguns pontos de experiência. O valor das propriedades da cidade será elevado e os Sims também poderão obter níveis rapidamente.

Bônus Diário

Em The Sims Freeplay o jogador tem várias oportunidades para ganhar experiência e dinheiro. Acesse o jogo todos os dias para coletar o bônus diário e envie os seus Sims para a escola e para o trabalho todos os dias para evoluir mais rápido.

Invista em habilidades de hobbies

Sims de todas as idades podem ter hobbies diferentes como balé, karatê, mergulho, pesca, etc. Para que os Sims possam praticar esses hobbies será necessário construir o local adequado, como por exemplo o Centro Comunitário para poder praticar balé e karatê. A medida em que o Sim vai evoluindo em seu hobby ele vai adquirindo medalhas ou conquistas e poderá liberar conteúdo extra no jogo.

Todos os dias o Centro de Competições tem um novo desafio relacionado a um hobby ou carreira. Selecione o Sim com level mais alto nessa habilidade ou carreira para competir. O Sim vencedor irá receber pontos de estilo de vida e poderá completar certos objetivos do jogo.

Dicas

Os Sims que realizarem uma tarefa longa enquanto você estiver dormindo terão a mesma quantidade de saúde quando acordar. Ao deixar um personagem inativo à noite, os atributos dele terão caído bastante na próxima manhã.

Procure adquirir itens gratuitos, vendendo-os quando o preço aparecer em uma próxima atualização.

Para obter muitos níveis de relacionamentos rapidamente, leve todos os Sims que não sejam melhores amigos ou casados para uma discoteca e deixe-os dançar.

Móveis de níveis maiores permitirão que você complete ações mais rapidamente.

Cultive o Broto de Simoleons. Você sempre ganhará pelo menos 250 Simoleons a mais do que você pagou.

Avisos

Usar trapaças e hackear o Sims FreePlay poderá fazer com que sua conta seja banida. Como PEV e Simoleons podem ser comprados com dinheiro de verdade, você estará, tecnicamente, roubando e estará em perigo.

Ao vender objetos, você ganhará 10% do que pagou e o valor da cidade diminuirá. É melhor deixar itens que não precisa em seu inventário.

Não deixe nenhum Sim desempregado. Chegue no trabalho no horário certo e com as necessidades dele todas satisfeitas para ser promovido e ganhar mais Simoleons.

Referências:

Jogos Enternauta, Wiki how, techtudo, wikipedia.

Tetris 99

Tetris 99 é uma versão multijogador online gratuita do jogo de quebra – cabeça Tetris , desenvolvido pela Arika e publicado pela Nintendo para o Nintendo Switch em fevereiro de 2019. Incorporando elementos do gênero battle royale , o Tetris 99 tem até 99 jogadores competindo simultaneamente para completar fileiras com queda de tetrominoes, que por sua vez enviam ataques na forma de “fileiras de lixo” para outros jogadores com o objetivo de eliminá-los do jogo.

Gameplay

Tetris 99 é um jogo multiplayer em que 99 jogadores jogam um contra o outro ao mesmo tempo, com o objetivo de ser o último jogador restante. Como na fórmula tradicional do Tetris , os jogadores giram e soltam tijolos em forma de tetrominós em um tabuleiro. Os jogadores podem limpar os tetrominos completando as fileiras dos dois lados, enquanto os jogadores perderão se os tetrominos transbordarem do topo do tabuleiro. Tal como acontece com o Tetris normalregras, os jogadores têm a opção de armazenar uma peça de tetromino para trocar a qualquer momento. Limpando várias linhas ou executando limpezas contínuas seguidas, os jogadores podem enviar “lixo” para outros jogadores, que aparecerão no quadro, a menos que possam limpar rapidamente as linhas em resposta. Mais lixo pode ser enviado completando movimentos combinados em sucessão de fazer um “tetris” (combinando 4 linhas ao mesmo tempo) ou executar um “giro em T” (pressionando o tetromino em forma de T em uma posição na qual, caso contrário, não cairia rapidamente girando). 

Durante o jogo, pequenas grades representando os outros 98 jogadores são exibidas nas laterais do tabuleiro principal. Os jogadores podem optar por atingir jogadores individuais ou fazer com que o computador atinja automaticamente outros jogadores com base em um dos quatro critérios: jogadores aleatórios, aqueles que estão mirando no jogador, aqueles que estão perto de serem derrotados e aqueles que possuem emblemas. Os crachás são ganhos ao eliminar um jogador com lixo (ou linhas cinzas), que recebe um pedaço de crachá, juntamente com quaisquer outros crachás ou peças que o jogador tenha. Quanto mais distintivos um jogador completar e possuir, mais linhas ele poderá enviar a outros jogadores por vez (um aumento de até 100%). No final de um jogo, os jogadores ganharão experiência que aumentará seu nível. O jogo apresenta periodicamente eventos especiais;  um de seus primeiros eventos desse tipo foi realizado em março de 2019, onde jogadores com o maior número de vitórias em um período de jogo de fim de semana ganhariam recompensas no programa de fidelidade My Nintendo.

Em maio de 2019, a Nintendo lançou conteúdo para download pago (DLC) para o jogo, chamado de Big Block DLC. O DLC adiciona 2 modos offline: CPU Battle, onde os jogadores lutam com 98 jogadores bot; e Marathon, onde os jogadores jogam um jogo interminável de Tetris , e desafiados a alcançar a maior pontuação. A Nintendo planeja lançar mais modos no futuro. Além disso, os modos incluem um modo offline local, permitindo que vários jogadores competam localmente.

Atacando

Para atacar não tem segredo: simplesmente siga limpando sua tela, gerando lixo para atirar na tela dos demais jogadores. A questão é que você pode escolher quem quer atacar. É possível fazer isso manualmente, ou utilizar alguns atalhos através do analógico direito.

Badges: ao selecionar este modo de ataque, todos os seus “tiros” irão para o jogador com mais kills (badges) da partida. Se você derrotar o sujeito com mais badges, herdará todas as kills dele… e também se tornará o novo alvo para todo mundo que escolher o padrão de ataque Badges, ou seja, a estratégia é meio que uma faca de dois gumes.

KO: seus tiros acertarão a tela de jogadores que estejam perto da “morte” (aka com suas peças empilhadas até quase o topo da tela). Quem leva a badge, porém, é quem deu o último “tiro” antes do player se dar mal. Uma tática útil para diminuir o número de players na partida.

Attacker: este é um padrão de contra-ataque, pois seus tiros serão direcionados aos jogadores que estão mirando em você ou te atacando. Essa estratégia é recomendada para partidas já avançadas, com menos de 30 jogadores em campo.

Random: como o nome sugere, seus tiros serão aleatórios, caindo em qualquer player que esteja na partida. Nada muito estratégico, mas pode ser usado nos primeiros minutos de jogatina, antes que alvos mais coerentes sejam revelados.

Regra geral: como de praxe, quanto mais linhas você limpar de uma vez, mais lixo será despejado na tela do seu alvo. Então, ao invés de ficar limpando uma linha por vez, planeje-se para fazer combos de no mínimo 2 linhas.

Regra geral 2: é possível alternar entre o próximo bloco que cairá na sua tela com os botões L e R. Organize seu “tabuleiro” e tente guardar as peças mais matadoras para um momento que viabilize um combo épico!

Defendendo

Na lateral esquerda do seu display, há um mostrador que ilustra como está a situação do lixo que vai cair na sua tela.

Esses blocos são inicialmente da cor cinza, mas vão mudando para amarelo, vermelho e logo começarão a piscar. Quando eles estiverem piscando, se prepare, pois o equivalente destes blocos em linhas irá brotar na sua tela assim que você alocar seu próximo bloco.

Há uma maneira de retardar este avanço: quando houver blocos para cair no seu jogo, cada linha que você completar não mais será usada para “atacar” os adversários, mas para retardar o despejo do lixo inimigo na sua tela, te dando mais tempo para administrar a situação.

Não teve jeito? Pois bem, as linhas atiradas contra você irão surgir na parte de baixo da sua tela, complicando a sua vida. O lado “bom” é que essas linhas não são fixas, e podem ser eliminadas da forma tradicional — encaixando novos blocos nos locais adequados.

KOs

Como mencionado acima, KOs é estrategicamente voltado para jogadores que estão prestes a ser eliminados. Você pode dar uma olhada em ambos os lados da sua grade para ver se os jogadores têm problemas, mas em geral é uma ótima idéia ter K.O. Especialmente nos primeiros dias, quando ainda há jogadores menos capazes no campo.

Emblema

Emblema é a opção que é menos compreendida. Se você escolher crachás, você sabe que pode ser difícil com pressa. Badge tem como alvo jogadores com os maiores pontos de eliminação. No entanto, há um bom motivo para segmentar emblemas. Se você for um dos principais jogadores, os nocautes vão para o seu bônus de lixo.

Bônus de desperdício em porcentagem

No canto inferior direito da sua grade, você vê um nocaute. Contador e uma porcentagem maior. Com o bônus percentual, você pode enviar mais lixo a cada exclusão. Nocautes preencherão sua porcentagem de bônus, com cada bônus representando um distintivo.

25% de bônus: Dois nocautes

50% de bônus: Seis nocautes

75% de bônus: 14 nocautes

100% de bônus: 30 nocautes

Não é muito difícil alcançar o bônus de 25% ou 50% se você cruzar o ponto médio da rodada. Os bônus de 75% e 100% soam bem assustadores, certo?

Bem, você também recebe os distintivos dos jogadores que você corta, o que faz com que os distintivos tenham um alvo tão sexy. Para receber um bônus de 75%, você não precisa necessariamente aposentar 14 jogadores, e você não precisa acionar 30 para receber o bônus de 100%.

De fato, alcançamos o bônus de 100% sem sequer alcançar o Limiar de 14 Knockout. Uma vez que você tenha derrubado outro jogador do torneio, você verá o juiz de bônus dele no seu. Às vezes você verá seu bônus de 25% transformar-se em 75% em pouco tempo.

Preparando-se para aumentos de velocidade

Nos jogos de tiro de Battle Royale, a área de gravação encolhe com o tempo. Em Tetris 99 a velocidade aumenta. Quando você alcança o top 50, a música pega o tempo junto com a velocidade em que os blocos caem. Isso lhe dará menos tempo para pensar em seus trens. Portanto, é importante olhar para sua fila para agendar os trens.

Quando você alcança o top 10, os blocos praticamente caem em queda dura. Então você não tem tempo para pensar, então você deve ser incrivelmente rápido com suas decisões.

Use a função de espera e quedas duras

Você não precisa Usar o tetromino atual que cai porque você pode realmente desativá-lo. Mantenha pressionada a tecla pressionando L no controlador Joy-Con ou Pro para salvar o bloco para mais tarde.

Isso é especialmente verdadeiro para o tetromino direto (para configurar o Tetris #) e o bloco T (para configurar os T-spins).

Empurrar o D-Pad para cima dificulta colocar um Tetromino no lugar, para que você possa mover as linhas muito mais rapidamente e eliminá-las do caminho.

Como posso vencer

Vários Tetriminos aparecem no topo do ecrã e cabe a você guiá-los para completar filas, eliminares linhas e impedires que estas encham totalmente a área de jogo.

Porém, em TETRIS® 99, sempre que eliminas duas ou mais linhas simultaneamente, envias “lixo” (Garbage Blocks) aos teus adversários, enchendo os seus ecrãs com obstáculos difíceis de eliminar. Tem em conta que irás enfrentar 98 jogadores em cada partida, pelo que podes esperar ser atacado por lixo vindo de todas as direções. Mas não desesperes, pois podes contra-atacar eliminando linhas!

Cada vez que efetuar um ataque final sobre outro jogador, ganhará um crachá.

Como controlar aonde os ataques vão parar

Por predefinição, quando eliminas linhas, o lixo resultante é enviado para outro adversário aleatoriamente, o que propagará o teu ataque. Desde que continues a eliminar linhas, poderás defletir ataques, ainda que possa ser mais difícil acumular K.O.

É muito simples. Selecionando uma de quatro direções com o manípulo direito, poderás alterar o foco do teu ataque sempre que quiser, o que, por sua vez, alterará os tipos de jogadores que está a alvejar. Para atingir ainda mais eficácia, deverá alternar as estratégias de acordo com cada situação!

Mover o manípulo para baixo ativará “Attackers”, que disparam de volta contra quaisquer jogadores que estejam a disparar contra ti naquele momento. Pensa nisso como um contra-ataque útil para afastar todos os que estiverem a tentar fazer-te a vida negra! Melhor ainda: enquanto as outras opções de alvos enviam lixo para apenas um outro jogador, selecionar Attackers enviá-los-á para todos os que estiverem a disparar na tua direção.

Mover o manípulo direito para cima mudará os “K.O.”. Com esta definição, o teu lixo voará em direção aos adversários que estiverem quase a perder, com uma pilha de peças grande. Quererás recorrer a esta técnica para eliminar alguma da concorrência.

A opção “Badges” (crachás) é selecionada movendo o manípulo direito para a direita. Esta jogada é um pouco arriscada, uma vez que se concentra nos jogadores que tiverem obtido o maior número de crachás através de derrotas. Ou seja, é provável que atraias a atenção dos melhores jogadores.

Finalmente, se inclinares o manípulo direito para a esquerda, regressarás às predefinições e enviarás lixo para jogadores ao acaso.

Existe alguma forma de atingir um adversário específico?

Sim! Mover o manípulo esquerdo concentra totalmente num único jogador, que sofrerá os efeitos de todos os teus ataques durante o tempo em que estiverem destacados com o cursor. Mas será complicado manter o olho nos ecrãs dos outros jogadores e ver quem merece verdadeiramente a atenção e tentar, ao mesmo tempo, manter a tua própria Matrix desobstruída… especialmente quando a ação vai aquecendo nas fases finais!

Os ataques parecem não ter fim. Socorro!

Não há uma forma fácil de escapar – tens apenas de continuar a eliminar linhas! Manter a tua Matrix limpa é tão importante quanto atacar. Lembra-te que não tens necessariamente de obter uma Tetris™ Line Clear de quatro filas todas as vezes. Poderá ser tão ou mais eficaz criar combos eliminando uma ou duas linhas em jogadas sequenciais.

Sempre que os ataques estiverem a dirigir-se para ti, uma mensagem de aviso aparecerá no fundo do ecrã e peças empilhar-se-ão na barra à esquerda da Matrix. Cada peça representa uma fila de peças de lixo, o que mostra quantas filas adicionais podes esperar no futuro próximo. Mas não entres em pânico se te parecer uma quantidade impossível, pois cada vez que eliminas uma linha, a barra desce, o que significa uma fila a menos para ti!

Mas se o ecrã começar a emitir uma perigosa luz vermelha, isso indica que terás de começar a eliminar linhas rapidamente! Se te vires em apuros, tenta eliminar o máximo de filas que conseguires no menor tempo possível para reduzires o risco. Depois podes começar a pensar numa forma de contra-atacar!

Como funcionam os crachás mencionados em cima?

Estes troféus reluzentes podem significar a diferença entre a vitória e a derrota. Cada adversário que eliminas vale um crachá e se os reunir em quantidade suficiente, o teu poder de ataque aumentará. Isto permite lançar ainda mais lixo com cada ataque!

O teu nível de potência começa nos 0% e pode subir até 25%, 50%, 75% ou 100%. Em cada nível, o número de linhas bónus adicionadas ao teu ataque aumenta. Quando chegas aos 100%, envias o dobro do número normal de lixo em cada jogada! Atingir esse nível não será tarefa fácil, mas com um pouco de prática e paciência, poderás aproximar-te cada vez mais!

Tetris 99 lixo

Você ataca outros jogadores enviando lixo para eles. Estes são os blocos cinzentos que o enviam para a tela se outros jogadores te atacarem. Pode parecer um pouco aleatório e injusto quando você recebe muito lixo na sua tela, mas na verdade existe um método por trás disso e nós temos tudo o que você precisa saber sobre o lixo no Tetris 99.

Essencialmente, limpar apenas uma linha ao mesmo tempo não ajuda muito além de impedi-lo de subir na tela. Para enviar lixo para quem você está segmentando, é necessário limpar várias linhas de uma só vez. Veja como funciona:

Limpar duas linhas – Envie uma linha de lixo
Limpar três linhas – Envie duas linhas de lixo
Limpar quatro linhas – Envie quatro linhas de lixo
Limpe a pensão completa – Envie 10 linhas de lixo

Se você se concentrar em limpar várias linhas de uma vez, poderá causar sérios danos a quem quer que esteja segmentando. Claro, se você só tem algumas linhas de espaço de manobra no topo da tela, tente limpar o máximo possível, mesmo que isso signifique fazer linhas simples.

Por outro lado, quando o lixo está sendo jogado do seu jeito, você verá a pilha no canto inferior esquerdo da tela. Começa cinza, antes de ficar amarelo, depois vermelho. Essas cores indicam quanto tempo você tem que agir para remover parte do lixo antes que ele ocupe a maior parte da área de jogo. Continue a limpar as linhas o mais rápido possível, enquanto o lixo está empilhado e você pode reduzir a quantidade de dano que ele faz quando ele finalmente atinge.

Emblemas de Tetris 99

Emblemas são essencialmente a quantidade de jogadores que você eliminou no jogo. Isso é indicado ao lado do K.O. no canto inferior direito da tela, logo acima de um valor percentual. Essa porcentagem representa a quantidade de lixo extra que você enviará a cada vez, e você pode aumentar esse valor aumentando o número de nocautes.

Dois nocautes – 25% de bônus de lixo
Seis nocautes – Bônus de lixo de 50%
14 nocautes – 75% de bônus de lixo
30 nocautes – Bônus de lixo de 100%

Você pode estar pensando que é um muito de nocautes para obter em um jogo de Tetris 99, mas não é tão difícil assim. Sempre que você nocaute um jogador, você herda todos os seus crachás (nocautes) também. Isso significa que, se você conseguir derrubar algumas pessoas que tiveram sucesso no início do jogo, você começará a acumular alguns bônus sérios de lixo. De repente, a opção de segmentação por “Emblemas” parece muito mais tentadora, não é?

Tetris 99 dicas e truques para iniciantes

Quando você absorveu todas essas regras do Tetris 99 e sabe jogar o Tetris 99, preste atenção a essas dicas do Tetris 99 para ajudá-lo a se tornar o Tetris One.

Sempre use a função Hold (bumper esquerdo) para manter as peças retas, pois elas são mais úteis;

Quando restam 50 jogadores, o jogo acelera e, quando restam 10 jogadores, as peças caem quase instantaneamente;

Você pode girar peças com A, fazer com que elas caiam mais rápido com Down e fazê-las cair instantaneamente com Up;

Utilize as gotas instantâneas, tanto quanto possível para que você possa marcar mais pontos;

Atrasar as peças de assentamento, girando-as com frequência antes que elas se encaixem;

Fique de olho na fila “Próximo”, para saber quais peças estão chegando;

Jogue com o seu som para que as pistas de áudio lhe digam quando o jogo está acelerando.

Referências

Arkade, Hitech Glitz, GameMe, Nintendo, Wikipedia.

Pokémon Emerald

Pokémon Emerald Version (ポケットモンスター エメラルド Poketto Monsuta Emerarudo?) é um jogo da série Pokémon para Game Boy Advance. É a versão melhorada de Pokémon Ruby & Sapphire, voltando a Hoenn. A história é praticamente a mesma de Ruby & Sapphire, com mudanças na parte do Team Magma e Team Aqua e a adição da Battle Frontier.

Parte Gráfica

Há algumas mudanças em relação a Ruby & Sapphire na parte gráfica. A primeira é que os protagonistas têm detalhes de cor verde na roupa. Por causa de Ruby & Sapphire terem sido produzidos na época em que o Game Boy Advance não tinha uma luz Backlit, a Nintendo refez todos os gráficos no Emerald para Game Boy Advance SP, com cores parecidas com a palheta de Pokémon FireRed & LeafGreen, assim como a fonte de Ruby & Sapphire foi trocada pela de FRLG. A mudança mais perceptível é que os Pokémon se mexem quando a batalha começava, assim como em Pokémon Crystal.

Mudanças na história

Outro tipo de mudança foi na história do jogo. Em Emerald, é possível capturar todo o trio de Guardiões: Groudon, Kyogre e Rayquaza (no Ruby, você só podia capturar o Groudon, e no Sapphire, só o Kyogre.Porém quando ambos eram fechados você podia obter o Rayquaza também). Também tem como escolher quem o jogador gostaria de capturar: Latios ou Latias. A Southern Island também é acessível através do Eon Ticket, possibilitando capturar o outro dragão.

Wallace, o líder de ginásio de Sootopolis City deixou o cargo para seu mestre Juan e ocupou o posto de Campeão da Liga Hoenn. Steven Stone, o antigo campeão, deixou o cargo para procurar pedras raras. Ele se encontra na Meteor Falls após a vitória sobre a Elite dos 4, lembra-se de ter lutado ao lado do protagonista em Mossdeep City e batalha com o jogador.

Novas áreas

O mapa de Hoenn e suas localizações também mudaram. Os prédios dos Concursos Pokémon localizados em Verdanturf Town, Fallarbor Town e Slateport City foram removidos e trocados pelas Battle Tents. Agora Lilycove City abriga todos os Rankings de concursos.

Os fósseis de Anorith e Lileep foram postos em uma nova área: a Mirage Tower, localizada no deserto. Após escolher um fóssil, a torre se destrói. Mas após a vitória na Elite dos 4, o outro fóssil pode ser achado em uma caverna acessada de Fallarbor Town.

Na Rota 111, foi adicionada uma nova construção chamada “Trainer’s Hill”, semelhante à Trainer Tower em FRLG. Assim como na Safari Zone, onde novas áreas são adicionadas após a Liga e contém Pokémon de Segunda Geração.

A mais notável das mudanças foi a expansão da Battle Tower para uma área totalmente nova chamada Battle Frontier, acessível após a Elite dos 4.

Sobre o jogo

Em meados de 2002 era lançada a terceira geração de Pokémon, aumentando de 251 para 386 e inaugurando a geração estavam as versões Ruby e Sapphire, onde muita coisa mudou e não digo apenas o óbvio como áudio e gráficos, isso acontece naturalmente com a mudança do GBC para o GBA. Alguns anos depois as duas versões se “fundiram” e nasceu a versão Emerald que é similar em vários pontos, mas com diversas novidades. Se compararmos as antigas, rotas foram aumentadas, dungeons mais bem feitas, novos golpes e habilidades e alguns pokémons que mudam completamente o jogo, tente treinar um Shedinja pra ver só, novas HMs e por aí vai… Para melhorar os pokémons novos seguiam os traços e o estilo os anteriores, não vemos nenhum sorvete ou balão voando por aí. A única coisa perdida, se bem que não podemos dizer necessariamente que foi perdida, foi a mudança do cenário de acordo com a hora do dia, o sistema de dia e noite foi mantido, mas sua utilidade foi drasticamente reduzida, ele não influencia mais nos pokés que aparecerão e nem nos cenários. Pokémons que evoluem dependendo do horário ainda podem fazer isso e uma dungeon vária com o horário, mas apenas esse pouco foi mantido. Outra adição legal na mecânica do jogo foi o sistema de trocas de bicicletas e cada uma tem um efeito diferente na região e para acessar certas áreas a Bike correta é indispensável. Recentemente as versões Ruby e Sapphire ganharam um Ramake para 3DS as versões Alpha Sapphire e Omega Ruby, que aparentemente são muito boas e tem um grande aditivo, o Delta Episode que chamou minha atenção.

A grande sacada desse jogo foi não ser apenas um Yellow para um Blue/Red ou um Crystal para um Gold/Silver, existem muitas mudanças, o que consertou o principal defeito do Ruby/Sapphire que é a falta do que fazer depois de vencer a Elite 4, agora vence-los é apenas mais uma coisa a se fazer. Outra adição importante é a revanche contra os líderes de ginásio e falando neles, um deles foi alterado. Você também enfrenta as 2 equipes da região o Team Magma e o Team Aqua e não apenas uma delas como nos jogas anteriores. Poder Capturar os três lendários principais desta geração em um único jogo também aumenta a vontade de jogá-lo, mas a principal mudança e o que mais faz valer a pena jogar a versão Emerald é o que vem depois do jogo, dungeons novas, novos locais a serem acessados e a Battle Frontier onde você tem que enfrentar os 7 cérebros da fronteira, que de certa forma são como os líderes de ginásio.

Infelizmente a história do jogo ainda é fraca, mesmo se tratando de um RPG, Pokémon mais uma vez deixa a desejar nesse quesito. O mais triste é que a ideia da história é boa, duas equipes com objetivos opostos tentando liberar guardiões lendários igualmente opostos, os ideais de expansão da terra contra expansão do mar, porém isso é muito mal trabalhado durante o jogo. Em suas poucas cutscenes ambas as equipes aparentam apenas lutar por lutar e a explicação de seus ideais é mal feita e a rivalidade entre as duas equipes que poderia ser explorada nesse jogo também não foi. Falando em rivalidade a maior queda desta geração foi nesse sua rivalidade só aumentou em número, ao invés de ter 1 rival agora se tem 2, mas então eu pergunto, e daí?! Do que adianta ter dois rivais se nenhum deles justifica esse nome, Brendan ou May fazem apenas o papel de vizinho legal, muito mais interessados na pesquisa de seu pai do que em batalhas e Wally que poderia ser um personagem bem legal se explorassem a doença que ele possui e mesmo assim decidiu viajar e se tornar um treinador, mas não dão apenas duas lutas pra ele sendo uma delas estúpida, sua participação no game parece ser apenas um enche linguiça. Qualquer rival deste jogo não chega aos pés de Blue ou Silver, estes sim merecem o título!

Qualquer fraqueza do jogo é pisoteada por suas qualidades, mas isso não quer dizer que elas não existam. Eu não acredito em jogo perfeito, mas esse é um daqueles que da pra dizer que não ficou longe disto. Pessoalmente acho que a série decaiu um pouco nas duas gerações seguintes, até melhorar na sexta geração. Recomendo que todos joguem essa obra de arte, pessoalmente acho que foi o melhor jogo da série entre os que eu joguei.

Ponto Forte: a versão Emerald veio agregar o bom que já tinha sido feito em Ruby e Sapphire e ainda trouxe alguns extras apesar de muito parecido as diferenças realmente vão fazer você querer jogar de novo apenas para ter um Groudon e um Kyogre no time ou terminar a Battle Frontier ou acessar novos lugares e batalhas. 

Ponto Fraco:  a história, além de tudo a forma como o protagonista aparece na história, eu realmente não entendo por que você sempre recebe a Pokédex para ajudar um professor numa pesquisa e 15 minutos depois decide fazer um tour pelas cidades ganhando insígnias, esse tipo de coisa não é explicada, você apenas faz por fazer, por que já viu o anime ou já jogou algum jogo antes ou até mesmo alguém te falou que o objetivo do jogo é coletar insígnias, por que o jogo não soube explicar muito bem…

Informações Importantes:

OBS: Parte destas informações foram recicladas de nosso artigo do Fire Red/Leaf Green. As diferenças foram editadas por mim.

Pokémons Shiny

Pokémon Shiny são os pokémons, com nada de especial, exceto com sua cor alterada e com uma estrela em sua imagem no Summary. As chances de encontrar um pokémon Shiny são de 1/8197 se você encontrar ele em sua forma básica sua evolução também será Shiny, porém se você breedar as chances do bebê nascer Shiny também são 1/8197

Pokérus:

Trocadilho de Poké com Vírus, é uma coisa absurdamente rara que existe no jogo, esse vírus e um micro-organismo que ataca pokémons, podendo vir em selvagens ou até em ovos. As chances dele aparecer são de 1 em 21.845. Duvido muito que você consiga um, mas se quiser ver olhe em Summary e olha do lado de Status se aparecer um PKRS você ganhou na loteria. Apesar de raros eles não são tão úteis, eles dobram os EVs ganhos em batalhas e podem contaminar outros pokémons, deixe ele na Box para espalhar, depois de algum tempo o vírus some.

Bag:

A mochila que o jogador carrega, existem cinco bolsos na sua mochila
(Poké Balls): Local para armazenar os 11 tipos de bolas disponíveis no jogo.
(TMs e HMs): Local para guardar as 50 TMs e 7 HMs.
(Berries): Local para carregar as frutas que tem efeitos similares aos itens e podem ser usadas em pokéblocks, existem 43 diferentes.
(Key Itens): Itens importantes para o jogo que só são obtidos uma vez, eles podem liberar novos locais ou funcionalidades ao jogo, existem cerca de 28, mas alguns somem depois de certo tempo.
(Itens): Armazena todo que não se encaixa nos itens anteriores, a bag tem um limite de 30 espaços, se quiser armazenar o resto use o PC em qualquer centro pokémon.

São simples, um pokemon tem pelo menos um tipo e no máximo dois, um pokemon do tipo água, tem fraqueza a um tipo raio ou grama, porém é forte contra tipos pedra e tipo fogo. O segundo tipo também tem influência, se um pokemon é tipo água/terra ele terá fraqueza quadrupla a tipos grama. A tabela explica todas as fraquezas e resistências, onde você vê um (+) é por que o dano é dobrado contra aquele tipo e o (-) significa que o dano é diminuído contra aquele tipo.

Tipos: físico e especial

São no total 17 tipos de “elementos” no jogo, até a terceira geração (FR/LG/R/S/E) o subtipo deles (físico ou especial) é definido pelo tipo. Golpes dos tipos: Grama, Fogo, Água, Elétrico, Gelo, Psiquico, Fantasma e Dragão são especiais. Já golpes dos tipos: Normal, Lutador, Veneno, Metal, Sombrio, Pedra, Terra, Voador e Inseto são físicos. O Tipo fada foi adicionado apenas na sexta geração, como esse jogo é da terceira ele não existe aqui.

Evolução

Evoluir um pokemon é necessário, pois ele só atinge seus status máximos em seu ultimo estágio, cada pokémon tem um level certo para evolução, alguns pokémons tem suas evoluções por pedras, ou felicidade, até mesmo troca ou troca segurando um item influenciam na evolução. Para impedir a evolução basta apertar o botão B, equipar a Everstone nele ou deixá-lo no Day Care. No link a seguir vocês podem checar as condições de evolução de cada pokémon, apenas se lembre que este jogo só vai até a geração 3 e alguns pokémons que aparecem na lista não existem no jogo.

Atributos

Cada pokemon tem oito atributos, sendo dois de batalha (Evasion e Accuracy) e os outros seis fixos:
HP (Hit Points): Óbvio a vida do seu pokémon, o grau de quanta porrada ele aguenta
Ataque (Attack): Dano físico
Defesa (Defense): Resistência física
SP Atk: Dano especial
SP Def: Resistência especial
Velocidade (Speed): Define quem ataca primeiro, as vezes um golpe pode favorecer esse atributo. 

Nature

É a personalidade do pokémon, isso influência diretamente na evolução dos atributos. algumas natures são neutras, não aumentam nem diminuem nada, portanto não vou colocar nome nenhum nessas natures.

Ability

Habilidade natural do seu pokémon, influência diretamente nas batalhas.

Trainer Card

Uma outra forma de diversão do jogo, onde são marcados algumas conquistas. As conquistas variam de cada jogo neste temos: Hall of Fame Debut (Marca o tempo gasto até ir no hall da fama a primeira vez), Link Battles (O número de partidas jogadas via link, vitórias e derotas), Pokémon Trades (Número de trocas feitas com outros jogadores), Pokéblocks with Friends (A quantidade de Pokéblocks feitos com outros jogadores), Won Contest with Players (O Número de festivais ganhos contra outros jogadores) e Battle Points Won (total de Battle Points obtidos na Battle Frontier).

COMO USAR CHEATS ANDROID

No VBA :Abra o jogo(File>Open)>Cheats>Gameshark>Cole seu codigo na parte de CODE>OK

Atenção! Usar cheats pode danificar seu jogo,salve sempre antes de fazer os cheats e veja se o resultado foi satisfatório.

ALGUNS CHEATS PODEM NÃO FUNCIONAR, E OUTROS SÓ FUNCIONAM COM O O MASTER CODE CORRETO

Master Code: ( esse código é necessário para que todos os outros funcionem)

D8BAE4D9 4864DCE5 – A86CDBA5 19BA49B3

Full Master Code: (use se o primeiro MC não funcionar,use apenas um por vez)

D8bae4d9 4864dce5 – A86cdba5 19ba49b3 – A57e2ede A5aff3e4 – 1c7b3231 B494738c – 38ebb91d 36fe8458 – Bcf15887 85f2256a

Atravessar paredes:

7881A409 E2026E0C – 8E883EFF 92E9660D

Dinheiro infinito:

c051ccf6 975e8da1

Ter todas as Pokéballs:

085938bb 99ff313d – 2dafd739 5d796510

Luz em áreas escuras:

0C7BD341 E9775222

Max Start (primeiro Pokémon):

Max HP: 35A039FD B90C0C5B

Max Attack: 973FBE3F EDC8200D

Max Defense: 979050AE 6F56B497

Max SP Attack: E9B89F9D C73B5749

Max SP Defense: DBC9F375 30D76D78

Max Speed: 35B2E18D FC573426

Master Balls no PC: 128898B6 EDA43037
Old Sea Map no PC: 5B1CB4D7 10FA9D05
Aurora Ticket no PC: 483511F5 E6C8E537
Mystic Ticket no PC: BE39B3A8 280987E1
Rare Candy no PC: BFF956FA 2F9EC50D
Eon Ticket no PC: 0A6626D3 648DA17A
HP UP no PC: D01C5E9D 017C0F02
Iron no PC: 31BECF62 6D94C212
Carbos no PC: 2CCDF091 99F295D4
Protein no PC: 5EB429D8 478D5A90
Calcium no PC: 98DDBA3E FA0033AD
Lucky Egg no PC: FAC516C7 38D973E

Pokémon Emerald! Para quem é #DasAntigas!#Nostalgia no 1HitGamesAcesse: https://1hitgames.com/pokemon-emerald/#pokemon #emulator #android #emulador #GBA #battle #offline #1hitgames 🕹 #1hitgamers #1hit #Acervo1Hit 🎮 #like #inscrevase #channel #gaming #mobile #1HiTV

Publicado por 1HitGames em Terça-feira, 26 de novembro de 2019
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Referências:

Eternal Players, Pokkesaves, Wikipedia.

Watch Dogs

Watch Dogs (estilizado como WATCH_DOGS) é um jogo eletrônico de ação e aventura do gênero sandbox desenvolvido pelo estúdio Ubisoft Montreal e publicado pela Ubisoft para Xbox One, Xbox 360, Windows PC, PlayStation 4, PlayStation 3 e Wii U no dia 27 de Maio de 2014.

Revelado na conferência de imprensa da Ubisoft durante o evento E3 de 2012 e originalmente planejado para novembro de 2014.

Watch Dogs é jogado numa perspectiva em terceira pessoa e o mapa pode ser percorrido a pé ou em um veículo. A história é contada numa versão fictícia da cidade de Chicago, que inclui a sua zona urbana, os campos em redor e os bairros pobres. Baseado nos temas de cibersegurança, em Watch Dogs o jogador controla Aiden Pearce, um hacker “grey hat” altamente qualificado, descrito como uma pessoa que usa tão bem os “punhos como a inteligência”, muito hábil na capacidade de se infiltrar em sistemas eletrônicos, e deste modo penetrar no ctOS, um sistema centralizado todo ligado em rede, que coordena a hiper-controlada cidade de Chicago. A história segue os esforços de Aiden na procura de vingança depois da morte acidental da sua sobrinha. Um modo multijogador online também está incluído, permitindo até oito jogadores participarem em jogos tanto cooperativos como competitivos no mesmo mapa do modo história.

Na altura do seu lançamento, Watch Dogs recebeu no geral análise positivas. Foi particularmente elogiado no que toca aos elementos de hacking, a variedade das missões e o multijogador online. O enredo e as personagens tiveram uma recepção variada, no entanto, as críticas recaíram mais por o jogo não acrescentar nada de novo ao género para além de ter muitos elementos em comum com outras séries também produzidas pela Ubisoft Montreal. De acordo com o site de críticas agregadas Metacritic, o jogo recebeu uma pontuação média de 82/100, 81/100 e 79/100 para PlayStation 4, Microsoft Windows e Xbox One, respectivamente. No GameRankings, Watch Dogs conseguiu uma média de 82,70% para PlayStation 4, 77,40% para Microsoft Windows e 79,37% para Xbox One.

Um sucesso comercial, uma semana após o seu lançamento, Watch Dogs já tinha vendido mais de 4 milhões de cópias fazendo do jogo a nova propriedade intelectual mais vendida de sempre durante esse período. Devido às demonstrações nas E3 2012 e 2013, Watch Dogs recebeu um combinado de mais de 173 prémios e nomeações, incluindo três prémios e quatro nomeações dos Game Critics Awards. Foi seguido por uma sequela, Watch Dogs 2, em novembro de 2016.

Jogabilidade

Como Aiden Pearce, os jogadores podem usar o seu smartphone e obter inúmeras informações do local e das pessoas que o rodeiam.

Watch Dogs é um jogo de vídeo em mundo aberto, no qual os jogadores, numa perspectiva de terceira pessoa, controlam um homem chamado Aiden Pearce, que consegue se infiltrar (hacking) em vários dispositivos eletrónicos ligados ao Sistema Operacional Central da cidade (CtOS), permitindo ao jogador usar diferentes métodos para resolver numerosos objetivos. Os exemplos incluem invadir os telefones das pessoas para obter dados bancários e roubar fundos, provocar avarias em equipamentos para distrair os outros personagens e alterar os semáforos do transito para causar colisões. Tudo isso com a ajuda de um celular muito avançado. O jogo também inclui um grande arsenal de armas incluindo pistolas, metralhadoras, espingardas, escopetas e um bastão retrátil.

Os jogadores também podem receber informações sobre os civis através de feeds de realidade aumentada, proporcionando ao jogador informações sobre demografia, saúde e comportamentos. Objetivos que foram expostos em apresentações incluem encontrar alvos específicos para matar, fugir da polícia e seguir potenciais vítimas, a fim de impedir aqueles que seriam os seus assassinos. O combate utiliza uma combinação de componentes stealth e parkour, junto com a mecânica uma cobertura baseada em jogos de tiro na terceira pessoa.

A mecânica central de Watch Dogs é o hacking. Hacking é uma das mais importantes características do jogo, central tanto na jogabilidade como no enredo. Aiden Pearce, o protagonista do jogo, tem um smartphone com várias aplicações capazes de se infiltrar na maior parte da infraestrutura de Chicago. Devido ao facto de que a interpretação de Chicago em Watch Dogs é governada inteiramente pelo Sistema Operacional Central (ctOS), Aiden Pearce tem o poder de aceder remotamente e assim interagir com o ambiente – como semáforos, canos de vapor, bloqueios de estrada, pontes, caixas de fusíveis, e até com as luzes da cidade, etc. Aiden pode usar isto para sua vantagem em situações de combate para eliminar oponentes, criar diversões ou coberturas e esconder-se. Também pode usar como forma de infiltração furtiva. É dito que o seu telefone é capaz de mais de 100 hacks.

Através de uma aplicação, Aiden Pearce consegue ter acesso à informação dos cidadãos da cidade de Chicago. O smartphone está ligado à base de dados da população do ctOS, e assim pode aceder por exemplo à idade, ocupação, bem como outros factos pessoais. Pearce também consegue ler mensagens de texto e ouvir conversas entre as pessoas, conseguindo com isso desbloquear missões. Esta característica foi desenhada para tornar o mundo de Watch Dogs mais vivo e real, dando profundidade à cidade e à sua população. Adicionalmente, o smartphone de Pearce está constantemente ligado ao sistema de prevenção de crimes do ctOS, uma ferramenta fictícia originalmente desenhada para a Polícia de Chicago. Esta ferramenta notifica o jogador de quando poderá ocorrer um crime na zona onde está, dando-lhe a chance de intervir e evitar o crime. Tal contribui para a persona justiceira de Pearce.

Crossover com Assassin’s Creed

O que primeiro surgiu como um rumor agora é uma certeza. Existem referências a Assassin’s Creed em Watch Dogs – e vice-versa. A incerteza está no nível dessa relação, ainda não detalhada pela Ubisoft. Fato é que existem diversas pistas de que os dois universos existem na mesma faixa de tempo e que os dois mundos se conectam; quem jogou Assassin’s Creed IV: Black Flag percebe as ligações. Agora é esperar para ver até onde isso será levado.

Chicago é menor que Los Santos

O mapa de Watch Dogs deve ter cerca de 60% do tamanho de Los Santos, a cidade de Grand Theft Auto V. Segundo a Ubisoft, a escala, nessa questão, não é o principal, pois a intensidade com que a cidade “respira” em volta do jogador fará tudo parecer mais latente. “Chicago será viva e deixará o jogador se relacionar e hackear qualquer um dos NPCs que estão no caminho”, disse ao Omelete o diretor de marca da Ubi, Thomas Geffroyd.

Hackear é a sua maior arma

Watch Dogs terá tiroteios, perseguições de carro, lutas corporais e outros tipos de combate; mas nenhuma dessas ferramentas será mais importante que o hack. Desde a primeira demonstração, o mote do jogo era claro: “controle tudo pelo seu celular”. Aiden poderá modificar sinais de trânsito, barreiras de contenção, luzes e até ondas de rádio com apenas um celular com o ctOS, um avançado sistema operacional espalhado por toda cidade. Além do confronto, o hackeamento servirá para conseguir missões paralelas e descobrir sobre a vida dos cidadãos de Chicago. Serão cerca de 60 habilidades incluídas no celular, segundo a Ubisoft.

Uma história sobre vingança

O game não será somente sobre missões e invasões eletrônicas. A Ubisoft promete uma narrativa tão impactante e profunda quanto as novidades na jogabilidade. Aiden Pierce, o protagonista, é um hacker que tem um passado misterioso e cheio de crimes desconhecidos. Certo dia ele testemunha uma série de casos horrendos envolvendo um grande mafioso de Chicago. Devido ao seu conhecimento sobre o caso, a máfia assassina sua família – é o motivo para ele voltar às atividades passadas em busca de vingança. “Acima de tudo temos que fazer um jogo com uma história que interesse ao jogador, como em todos os nossos outros títulos”, garante Thomas.

O falso modo multiplayer

Não há uma diferença clara entre o modo multiplayer e o single player em Watch Dogs. Segundo Geffroyd, “não será possível saber se aquele NPC está sendo controlado pela máquina ou por um ser humano, pois o jogo sempre incluirá outros jogadores reais na jornada sem aviso prévio”. No entanto, dificilmente algum jogador real se comportará exatamente como um NPC. “É aí que você começa a entender se ele vai te ajudar ou atrapalhar numa missão”, conta Thomas.

O verdadeiro modo multiplayer

Para os aficcionados no multiplayer tradicional, Watch Dogs terá algumas novidades. “Teremos os modos tradicionais e algumas novidades, como o Decryption. Ele juntará quatro jogadores para decodificar um objeto ao mesmo tempo, enquanto fogem de outro grupo que tentará impedi-los. É um misto de estratégia e combate feito especialmente para o jogo”, revela Thomas. Além desse, haverá as modalidades Racing (corridas ao redor de Chicago), Intrusion (roubo de informações do adversário) e Tailing (perseguição e roubo de informações para futuras tarefas).

O jogo na palma da mão

Nem só dentro de Watch Dogs será possível hackear. Segundo a Ubisoft, um aplicativo feito especialmente para o jogo permitirá que outros jogadores entrem na sua aventura para atrapalhar ou ajudar no desfecho de uma missão. “Será possível desligar sinais, interromper transportes e fazer todas as outras peripécias que Aiden faz no celular”, diz Geffroyd. No campo das ideias parece uma ideia interessante, mas é preciso esperar para ver como isso funciona de fato.

Jogos dentro do jogo

Além de se aventurar no mundo aberto de Watch Dogs, o jogador poderá se distrair com os variados minigames espalhados por Chicago. Até agora, já foram divulgados 13 deles. Um é o pôquer, que, obviamente, poderá ser hackeado por Aiden para garantir trapaças. O jogador pode ver se os rivais são viciados em apostas ou se estão nervosos. É possível disputar uma partida de xadrez e até usar o celular do protagonista para uma brincadeira de realidade aumentada. Um dos games faz alienígenas invadirem Chicago, enquanto outro faz Aiden pular entre os prédios para coletar moedas.

O celular de Aiden e seus diversos recursos

Para iniciar qualquer um dos modos de jogo online de Watch Dogs, é preciso usar rapidamente o smartphone de Aiden. Abra-o e dirija-se ao menu “Contratos Online”. Dentro desta aba, você encontrará as seis variações de jogo: Perseguição, Corrida, Desafio ctOS Mobile, Vagar Livremente, Decodificação e Hackeamento.

Em todos os modos de invasão, ou seja, Desafio ctOS Mobile, Perseguição Online e Hackeamento Online, o usuário pode tanto invadir como ser invadido. Se houver uma invasão ao seu jogo, você será avisado, e terá que encontrar o hacker rival e matá-lo, antes que ele roube seus dados. O tempo necessário para isso é mostrado na tela.

Cada sucesso (ou insucesso) em uma destas missões renderá ao jogador pontos de notoriedade. Quanto mais notoriedade ele tiver, mais pontos terá no ranking mundial e sua reputação sera exibida em seu perfil online.

Confira abaixo cada modo de jogo online:

Vagar Livremente Online – Um modo que lembra o GTA Online. Esqueça missões e desafios. Chame os amigos e fique rodando pela cidade de Chicago. Entre na sessão, procure outros hackers e acabe com eles!

Perseguição Online – Divertido modo “gato e rato”. Você deve avistar um hacker rival, dentro da sessão de jogo dele, segui-lo e identificar seus dados com o perfilador, e sair após o tempo determinado sem ser detectado.

Desafio ctOS Mobile – Jogo de estratégia, em que você deve desafiar um outro usuário com o controle da polícia. Deverá ser jogado no celular pelo aplicativo do jogo. É um jogo semelhante a games de tabuleiro, em que você deve alcançar check-ins antes dos rivais.

Corrida Online – O nome já diz tudo, certo? Watch Dogs tem carros bem legais, e neste modo os usuários podem testar toda a potência deles em corridas alucinantes online. Os primeiros ganham boas recompensas.

Hackeamento Online – Semelhante ao Perseguição. Você entra na sessão de um outro gamer e precisa hackear o celular dele. Roube os dados e fuja sem que ele te ache (e te mate) antes disso. Não machuque o alvo.

Decodificação Online – Este é um divertido modo de grupo. Você joga com os amigos e seu time tem que achar um importante arquivo perdido na cidade. Siga as pistas, busque por ele e depois decodifique-o.

Hackeie tudo ao seu redor

Sinais de trânsito, câmeras, celulares… Tudo o que puder ser hackeado pode ter alguma importância. Então, use o seu sistema de invasão o máximo possível, porque isso certamente vai lhe render bons frutos. Mas chegue perto do alvo para hackear e não dê brechas para que transeuntes percebam o que você está fazendo, pois eles podem fazer denúncias à polícia e isso te deixará vulnerável.

Seja discreto

A discrição é sempre fundamental em jogos deste tipo. Adrien não é um Nathan Drake. Ele precisa ser como um fantasma, como um hacker no mundo real. Só fazer suas tarefas sem ser visto e identificado. Por isso, o modo “stealth” de jogar Watch Dogs é mais divertido – e seguro – do que sair para o combate, tendo em vista que ele não tem uma quantidade de vida muito grande.

Mundo aberto

Watch Dogs é um game em mundo aberto, ou seja, você não precisa – e não deve – se ater somente às missões da história central do game. Passear pelo local de Chicago com objetivos à parte é fundamental. Você pode desbloquear conteúdo muito importante, achar novos alvos para hackear e realizar tarefas bem divertidas. Assim, passa a aproveitar muito mais o game do que apenas seguindo-o linearmente.

Melhore as habilidades

Em Watch Dogs, o jogador pode melhorar as habilidades que Aiden tem em diversos aspectos, como para dirigir carros, hackear ou criar novos itens e armas. Todas são importantes, mas o principal é você saber seu estilo de jogo e fazer os upgrades de acordo com o que mais utiliza.

Estratégia

Cada missão tem uma abordagem diferente. Preste atenção em seus objetivos para saber o que é melhor. Quase sempre, passar batido é melhor, porém existem situações em que é preciso trocar tiros, ou preparar armadilhas. O feeling do jogador é fundamental, e saber criar a melhor estratégia também.

Saia do carro

Não é possível atirar de dentro do carro, dessa forma, caso esteja em uma perseguição e ache que a melhor solução para se livrar da polícia é acabar com eles, literalmente, pare o carro e vá para o combate. Antes, tente despistá-los hackeando os semáforos. Se não der, esconda-se em algum beco ou vá para o tiroteio direto.

Use o ambiente

Watch Dogs tem tantas possibilidades de exploração do ambiente que é óbvio que o usuário deverá usá-las. Além dos sinais de trânsito, que podem causar os acidentes mais incríveis que você já viu, é possível estourar caixas de energia e acertar a pessoa que está passando, entrar em restaurantes e comprar comida ou bebida, escalar objetos e muito mais. Use esta variedade a seu favor!

Identifique as pessoas

Não são apenas locais e dispositivos eltrônicos que podem ser hackeados. As pessoas também; e elas são fundamentais, porque podem guardar segredos ou ajudar o protagonista a roubar carros e dinheiro. Por isso, use sempre a ferramenta de fazer perfis das pessoas e mire nos alvos certos.

Gaste o dinheiro

Dizem que “dinheiro na mão é vendaval”, mas mãos de Aiden deve ser mesmo. Isso porque você pode roubar de tanta gente, que é preciso usar o máximo possível para dar o melhor para seu personagem. É possível comprar muita coisa com a grana, sendo assim, não guarde dinheiro; gaste tudo o que puder!

Descanse bastante

Vá até seu esconderijo quando estiver com o nível de criminalidade alto, ou se quiser salvar o game. Deite na cama, coloque o despertador e aguarde. Quando seu personagem acordar, estará com o game salvo e sem a mira da polícia.

Drivers Invisíveis

Hackear os bloqueadores no momento certo e você pode virar um carro para que ele fique de cabeça para baixo. Quando você faz isso, um motorista vai sair e deixar a cena. Quando virar o carro novamente, ele deve afastar-se após alguns segundos (sem condutor visível).

Fácil Shell Game Win

Comece a jogar o game casca e deixar o acabamento hustler movendo os copos ao redor. Sem indicar qual copo você esconde o shell, Pause o jogo e acesse o menu Opções. Sob calibração, ajuste o brilho para 100 e, em seguida, retomar a ação. Em seguida, pause-o mais uma vez. Por um breve segundo, você deve ver o contorno da bola em um dos copos disponíveis. Escolha esse copo para vencer a rodada.

Pontos de Perícia Exploit

Compre muita munição em qualquer loja que venda, e ganhe um nível de procurado. Esconda-se em sua casa segura, no banheiro. Depois de um tempo de recarga, você pode disparar a sua arma fora e seu nível de procurado irá retornar. Deixe a sua experiência de nível de procurado outro cooldown, em seguida, dispare a sua arma para fora da janela novamente. Repita conforme desejado.

Referências:

The Enemy, Wikipedia, techtudo.

The Last of Us

The Last of Us é um jogo eletrônico de ação-aventura e sobrevivência desenvolvido pela Naughty Dog e publicado pela Sony Computer Entertainment. Ele foi lançado exclusivamente para PlayStation 3 em 14 de junho de 2013. Na história, os jogadores controlam Joel, um homem encarregado de escoltar uma adolescente chamada Ellie através de um Estados Unidos pós-apocalíptico. The Last of Us é jogado a partir de uma perspectiva em terceira pessoa, com os jogadores usando armas de fogo, armas improvisadas e furtividade a fim de defenderem-se de humanos hostis e criaturas canibalísticas infectadas por uma mutação do fungo Cordyceps. Um “Modo de Escuta” permite a localização de inimigos por meio de uma escuta e percepção espacial aprimoradas. Armas podem ser melhoradas usando itens recolhidos do ambiente. Há um modo multijogador online em que até oito jogadores podem entrar em diferentes modos de partidas cooperativas ou competitivas.

O desenvolvimento de The Last of Us começou em 2009 logo depois da finalização de Uncharted 2: Among Thieves, o título anterior da Naughty Dog. A relação entre Joel e Ellie foi o foco central do jogo, com todos os outros elementos de história e jogabilidade desenvolvendo-se ao seu redor. A equipe criativa escolheu os atores Troy Baker e Ashley Johnson a fim de interpretarem os personagens principais, que realizaram a captura de movimentos e dublagem para seus respectivos papéis. Ambos auxiliaram o diretor de criação Neil Druckmann com o desenvolvimento da história e personagens. Novos motores de jogo foram criados para satisfazer as necessidades técnicas, com a inteligência artificial de Ellie sendo um grande ponto de desenvolvimento e aprimoramento. A trilha sonora original foi composta por Gustavo Santaolalla, enquanto os efeitos sonoros assumiram um ponto de vista mais naturalista e minimalista do que em outros jogos de ação.

The Last of Us foi anunciado em 2011, gerando grande expectativa. Ele foi aclamado pela crítica especializada, com elogios sendo direcionados particularmente para sua caracterização, enredo, subtexto e exploração da condição humana. O título tornou-se um dos jogos mais bem vendidos do PlayStation 3, vendendo mais de 1,3 milhões de cópias apenas em sua primeira semana e mais de oito milhões depois de catorze meses. The Last of Us é considerado como um dos melhores jogos eletrônicos da história, tendo vencido vários prêmios de Jogo do Ano. Um conteúdo para download chamado Left Behind foi lançado em fevereiro de 2014, com sua história se passando antes do jogo principal e centrando-se em Ellie e sua melhor amiga Riley. Uma remasterização intitulada The Last of Us Remastered foi lançada em julho de 2014 para PlayStation 4, enquanto sua sequência The Last of Us Part II foi anunciada em dezembro de 2016.

Jogabilidade

The Last of Us é um jogo eletrônico pós-apocalíptico de ação aventura e sobrevivência apresentado a partir de uma perspectiva em terceira pessoa. O jogador atravessa ambientes arruinados, passando por locais como cidades, edifícios e esgotos a fim de avançar pela história. Armas de fogo, armas improvisadas e furtividade são usadas para derrotar humanos hostis e criaturas canibalísticas infectadas por uma mutação do fungo Cordyceps. O jogador controla durante a maior parte da história o personagem de Joel, um homem encarregado de escoltar uma garota chamada Ellie através dos Estados Unidos; ela e outros companheiros ocasionais são controlados por uma inteligência artificial. Ellie torna-se temporariamente a personagem jogável durante um segmento da história.

O jogador usa no combate tanto armas de longo alcance (como rifles, espingardas e arcos) quanto de curto alcance (como pistolas, revólveres e espingardas curtas); também é possível utilizar armas brancas (como canos e tacos de beisebol). Garrafas e tijolos podem ser jogados para distrair, tontear ou atacar inimigos. The Last of Us possui um sistema de criação que permite que o jogador aprimore armas em mesas de trabalho usando itens coletados nos ambientes. Equipamentos como kits médicos e coquetéis Molotov podem ser encontrados ou produzidos com os materiais recolhidos. Habilidades físicas, como um medidor de saúde e velocidade de criação, podem ser melhoradas ao coletar pílulas e plantas medicinais. O medidor de saúde do jogador pode ser recarregado por meio de kits médicos caso o personagem tome algum dano.

Apesar do jogador ter a opção de atacar os inimigos diretamente, ele também pode empregar táticas furtivas para atacar ou passar pelos oponentes sem ser detectado. O combate furtivo usa uma mecânica chamada de “Modo de Escuta”, que permite que o jogador localize inimigos por meio de uma escuta aprimorada e percepção espacial. Ao usar o Modo de Escuta, a silhueta dos inimigos torna-se visível, permitindo que o jogador veja adversários em diferentes locais. Um sistema de cobertura dinâmico está presente em que o jogador pode agachar-se atrás de obstáculos a fim de obter uma vantagem tática durante o combate. The Last of Us possui diversos períodos sem nenhum combate, frequentemente envolvendo apenas conversas entre os personagens. O jogador resolve quebra-cabeças simples, como utilizar painéis flutuantes para transportar Ellie, que não sabe nadar, através de corpos de água ou usar escadas e lixeiras a fim de alcançar áreas mais altas. Colecionáveis de história, como bilhetes, mapas e quadrinhos, podem ser encontrados e vistos em um menu.

O jogo contém um sistema de inteligência artificial em que inimigos humanos hostis reagem a qualquer situação de combate em que são colocados. Se um oponente descobre o jogador, ele pode chamar por ajuda ou tirar vantagem do jogador quando este está distraído, sem munição ou no meio de uma luta. Companheiros como Ellie podem auxiliar no combate ao jogarem objetos em ameaças com o objetivo de tonteá-las, revelando a localização de inimigos ou usando uma faca e pistola para atacarem adversários.

O modo multijogador online permite que até oito jogadores participem de partidas competitivas ou cooperativas. Existem três modos multijogador: Ataque de Suprimentos, Sobrevivência e Interrogação. Os dois primeiros são mata-matas em equipes, com o segundo excluindo a opção de renascimento; o último coloca equipes investigando a localização da caixa de fecho inimiga, com a primeira a capturar a caixa vencendo. O jogador escolhe uma Facção em cada modo – Caçadores (grupo de sobreviventes hostis) ou Vaga-Lumes (grupo miliciano revolucionário) – e mantém seu grupo vivo ao coletar suprimentos durante as partidas. Cada partida equivale a um dia; ao sobreviver por doze “semanas”, os jogadores completam a jornada e podem escolher uma nova Facção. Matar inimigos, ressuscitar aliados e criar itens rendem ao jogador partes que podem ser convertidas em suprimentos; essas também podem ser adquiridas procurando em corpos de inimigos. Os jogadores são capazes de carregar mais equipamentos ao ganharem pontos enquanto crescem os suprimentos do grupo. Os jogadores podem conectar seu jogo ao seu perfil no Facebook, alterando assim os nomes e rostos dos outros jogadores a fim de serem iguais aos seus amigos de Facebook. Os jogadores também podem customizar seus personagens com chapéus, capacetes, máscaras e emblemas.

Priorize evoluir a barra de vida de Joel

No decorrer da campanha, Joel encontrará alguns comprimidos de suplementos. Embora cada jogador deva evoluir da forma como desejar a construção do personagem, é extremamente recomendável que um dos primeiros passos seja elevar a barra de saúde de Joel ao nível máximo.

Tenha sempre facas para abater estaladores 

Se você já jogou The Last of Us sabe dos perigos que representam os Estaladores. Existem algumas formas de se executar o inimigo rapidamente. Uma delas é utilizando lâminas. Construa facas e movimente-se bem devagar para se aproximar da criatura. Com dois metros de distância será possível executar o ser sem correr grandes perigos.

Em grupos com vários inimigos mate do mais forte para o mais fraco

Fora da Zona de Quarenta, Joel enfrentará inimigos com um tempo de infecção variado, exibindo diferentes comportamentos. Podemos utilizar como exemplo um dos primeiros contatos dos protagonistas com as criaturas. As salas trazem recém infectados, corredores e um estalador. Elimine primeiro o estalador e em seguida aplique golpes nos demais infectados.

Sempre avance contra os inimigos silenciosamente

Joel não é Nathan Drake. Na maioria das vezes os tiroteios irão terminar de uma péssima maneira para o protagonista. Avance com cuidado, mantendo o silêncio, contra inimigos humanos e seja mais cauteloso ainda ao lidar contra infectados. Observe o chão para não passar por cima de objetos quebrados, gerando ruídos significantes. O simples fato de pressionar a alavanca de maneira mais incisiva pode chamar a atenção dos inimigos.

Atire somente em último caso

“Faça o tiro valer a pena”. A frase dita por Joel para Ellie é de importância vital para os jogadores. Seguindo a dica anterior, evite disparar em ocasiões onde se pode abater o inimigo de forma silenciosa. Além de evitar chamar a atenção de outros adversários, Joel economizará a rara munição para situações onde esta seja a única solução.

Contra corredores busque locais com apenas uma passagem

Os corredores são uma pedra no sapato de Joel. Apesar de não serem tão inocentes quanto os recém infectados, nem tão perigosos como os estaladores e os vermes, os corredores podem causar estrago quando atacam em grande número. Procure levar os inimigos para salas com apenas uma entrada, fique de costas para a parede e empilhe os corpos com duros golpes, ferramentas modificadas e se necessário tiros.

Explore todos os cantos dos cenários 

The Last of Us não é o tipo do game que entrega os recursos aos usuários facilmente. Evite deixar para trás partes do cenário que não façam parte do trajeto linear. Explore portas trancadas, cômodos distantes, extremidades das ruas e fundo dos lagos, tendo sempre em mente que se correr algumas ferramentas decisivas poderão ser deixadas para trás.

CORRA!!!

Esse, com certeza, é o ensinamento mais importante de todos e que vai permear parte das outras nove dicas. No mundo de The Last of Us, a velocidade das pernas é sua melhor amiga em todos os momentos. Está sendo cercado de inimigos? Já enxerga a saída? Quer se livrar de uma situação difícil? Então fuja!

Essa foi a primeira indicação citada pelo nosso redator Durval Ramos quando perguntado sobre esse artigo. Para ele, o dedo colado no botão L2 do controle é a melhor maneira de sobreviver ao título, seja você um adepto da jogabilidade mais estratégica ou um amigo do Rambo.

É claro, ao fugir, Joel fará muito barulho e atrairá a atenção dos inimigos. Ainda assim, muitas vezes, é preferível sofrer um pouco de dano e seguir em frente do que tentar outro tipo de abordagem e acabar morrendo.

Não subestime o poder de seus punhos

Temos aqui mais um caso em que é preferível sofrer pouco dano. Em salas com poucos Runners, principalmente no início do game, prefira atacar fisicamente os inimigos do que gastar munição com eles. Esteja sempre em posse de pedaços de madeira, canos de ferro, tijolos ou garrafas, que tornam o assassinato violento muito mais rápido.

Utilizando armas desse tipo, os “zumbis” ou seres humanos inimigos caem com quatro golpes. Com as mãos, é preciso de quatro a sete acertos para acabar com a raça de um oponente, caso você não esteja próximo a uma parede. Pressione o botão quadrado sem parar e, no caso dos combates contra pessoas, fique atento também ao triângulo, para evitar que o adversário recupere a vantagem.

Aqui, duas exceções podem ser feitas. A primeira se relaciona a momentos em que também se está enfrentando Clickers, que são invulneráveis a ataques com as mãos. Além disso, fique atento aos soldados que portam armas, já que você estará indefeso contra disparos enquanto desce a porrada em um companheiro. Nesse caso, vale mais a pena agarrar o inimigo em questão e aproveitar o escudo humano para fazer uso da primeira dica.

Evite o confronto

Tudo bem que essa dica meio que contradiz as anteriores, mas você sabe como dizem: a melhor defesa é quando seu oponente não pode atacar. E um inimigo que não enxerga Joel não poderá agir contra ele, continuando as atividades normais de seu dia. A furtividade é uma grande aliada em The Last of Us.

E não estamos falando nem de matar os oponentes um a um, na surdina. Muitas vezes, o ideal mesmo é deixar o instinto assassino de lado e permitir que os oponentes vivam para ver outro dia, passando pelas laterais dos cenários e deixando o recinto silenciosamente. Afinal de contas, de nada adianta ser silencioso para matar um inimigo e, com isso, acabar sendo visto pelo restante do exército.

Quando atacar, prefira os sufocamentos com o quadrado e guarde as facas apenas para os Clickers, que são mais fortes e mortíferos. Cuidado com a lanterna nos arredores de inimigos comuns e sempre ande abaixado. Joel provavelmente ficará com dores nas coxas mais tarde, mas é melhor viver com as pernas doloridas do que morrer com o pescoço dilacerado.

Tijolo > garrafa

Ao longo de todo o game, dois artigos serão mais utilizados do que qualquer arma. Os tijolos e as garrafas são itens abundantes e multiuso, já que servem tanto para criar distrações quanto para explodirem a cabeça dos inimigos. Só que, nessa briga, os itens de construção se saem muito melhores que os antigos recipientes.

Tudo bem, as garrafas são de vidro e fazem muito mais barulho, configurando um engodo melhor para levar os inimigos para longe. Mas os tijolos combinam esse poder com a possibilidade de serem utilizados como uma arma letal de uso único, eficazes contra tudo, desde humanos até Clickers.

Por isso, tenha sempre um em seu inventário. Caso prefira usar a garrafa para distração, colete o vidro, jogue-o longe, mas não se esqueça de pegar o tijolo novamente. Em um momento de pânico, ele pode se tornar seu melhor amigo.

CHECAR TUDO

Tijolos e garrafas são os itens mais abundantes de The Last of Us, mas os cenários escondem muito mais do que isso. Seja cauteloso e não corra pela aventura. Entre em cada sala. Abra cada gaveta. Verifique todos os armários. Olhe cada cantinho. Parafusos, lâminas, panos, álcool, adesivos, munição. Tesouros deixados por sobreviventes do passado.

Itens desse tipo nunca são demais e, acredite, você vai precisar de todos eles. O game da Naughty Dog alterna momentos de calmaria extrema com combates frenéticos e tensos, que com certeza deixarão você sem itens de cura e armas. Por isso, é sempre importante recarregar o inventário antes da chegada da próxima situação desse tipo.

Escolha bem as evoluções

Como muitos jogos da atualidade, The Last of Us também empresta elementos de RPGs e traz uma árvore de habilidades. A evolução acontece por meio de escassos medicamentos, que são encontrados ao longo da aventura e permitem a melhoria de diversos atributos. Apesar de todos serem bastante úteis, existem aqueles que são essenciais para que você possa seguir em frente de forma tranquila.

Desde o início do game, foque suas pílulas na habilidade Shiv Master, que dá a você a opção de utilizar uma faca por meio de QTE caso seja atacado por um Clicker. Acredite, ela poupará você de muitas mortes. A seguir, aumente a quantidade total de sua energia para os combates mais complexos da metade para o final do game. Por último na lista de prioridades está a distância do Listen Mode, que facilitará muito sua vida durante as incursões furtivas.

As armas também podem ser modificadas e, aqui, dois upgrades são fundamentais. O aumento na capacidade máxima de munição permitirá que você se defenda por mais tempo antes de precisar procurar um abrigo. Depois, melhore o tempo de recarregamento, de forma a evitar ser cercado ou pego desprevenido sem bala alguma.

Kits médicos e facas nunca são demais

Esqueça as modificações de porretes e bastões. Apesar delas serem úteis em momentos de desespero, não vale a pena gastar um conjunto completo de lâminas em um artigo como esse. Pelo contrário, invista os cortantes em facas, que podem salvar você dos Clickers – como citado na dica anterior – ou tornar os assassinatos furtivos ainda mais rápidos.

Além disso, foque sempre na criação de itens médicos e deixe coquetéis molotov para serem produzidos quando seus kits de cura atingirem a capacidade máxima. Por mais que a arma incendiária seja muito boa para controle de multidões, é melhor sempre ter artigos de primeiros socorros, pois eles são essenciais durante toda a aventura.

Além disso, não se esqueça de sempre produzir itens para evitar ficar com a mochila lotada. Consulte seu inventário o tempo todo e sempre construa coisas com as peças soltas, de forma a poder pegar mais e mais artigos pelo cenário. Em The Last of Us, principalmente nas dificuldades mais altas, cada recurso é precioso e pode significar a diferença entre viver e morrer.

Treine muito

Para muita gente, o arco e as bombas de fumaça podem parecer um desperdício de espaço no inventário. Mas acredite, nos piores momentos da aventura, até mesmo esses artigos difíceis de usar se tornarão essenciais. Saber fazer uso deles de forma versátil dará a você grande vantagem no combate contra humanos e criaturas do inferno.

Se necessário, carregue um jogo salvo diversas vezes apenas para praticar a utilização dos dois itens. Acostume-se com o balanço e recuo do arco e a trajetória bizarra das flechas. Descubra que as flechas podem servir tanto para assassinar um inimigo furtivamente quanto como uma forma de chamar a atenção de alguém para longe de você.

Bombas de fumaça podem não ser letais, mas também servem ao mesmo fim. O alvo aqui são os soldados inimigos, que ficarão assustados e atentos com uma detonação de névoa negra, enquanto você e Ellie escapam sorrateiramente por uma porta lateral. Eles nem vão ver, literalmente, o que está acontecendo.

Aproveite-se da imperfeição

Não existe inteligência artificial perfeita. Então, procure usar esse fator em benefício próprio durante a jogatina de The Last of Us. O comportamento agressivo e violento dos inimigos humanos pode ser freado por atitudes simples que, por mais que não acabem com o perigo, podem gerar preciosos segundos de respiro.

Ao ser atacado por uma grande tropa de inimigos, por exemplo, atire longe um tijolo ou garrafa. Mesmo que eles vejam que foi você quem lançou o objeto, se virarão em direção ao barulho por um segundo, talvez esperando mais um atacante vindo daquele lado. Aproveite para fugir.

Da mesma maneira, utilize o espírito combatente e, por vezes, estúpido de seus companheiros para obter vantagem nos combates. Aproveite enquanto Ellie ou Bill atiram feito loucos nos inimigos, atraindo a atenção deles, para se esconder, usar itens de cura ou mirar bem para fazer valer cada disparo.

Voltando no tempo

The Last of Us é como uma montanha-russa, alternando sequências de calmaria, onde você pode buscar itens e se preparar para o futuro, com combates intensos e até mesmo “apelões” que acabarão com sua munição, itens de cura e dignidade. Na primeira vez, você nunca saberá o que está adiante e tudo o que pode fazer é se preparar para o pior.

Graças à tecnologia moderna, porém, existe uma maneira de evitar situações realmente aflitivas. Muitas vezes, por desatenção ou tentativas frustradas de ataque, você se verá atacado de todos os lados. Mesmo assim, conseguirá sobreviver, só que bem próximo da morte.

Vale a pena recarregar um jogo salvo e voltar para o início do combate, tentando assumir outro tipo de abordagem ou mirando melhor para economizar balas. Acredite, tal estratégia vai além de uma necessidade narcisista por perfeição e fará com que você, no futuro, agradeça à versão do passado por ter retornado no tempo e feito as coisas da maneira correta.

Aprenda a atirar 

Tire algum tempo para praticar a sua pontaria. Ela pode valer momentos importantes na luta por sobrevivência. Para quem está começando, um bom lugar para treinar é o modo multiplayer do jogo. Ainda é essencial escolher com sabedoria as melhores armas para cada momento e tipos de combate

Conheça seu inimigo 

Antes de começar a atirar, é importante diferenciar os tipos de criaturas contra as quais você vai lutar. A cada estágio de infecção, os zumbis ficam mais resistentes. Entretanto, eles também têm fraquezas. Os infectados são perigosos, mas você também deve estar pronto para lidar com seres humanos de diversas facções e com motivações diferentes. Fique esperto para não perder boas oportunidades de ataque e fuga!

Sem medo de voltar atrás 

Se você perceber que a vaca está indo para o brejo, não hesite em voltar atrás e considerar outra estratégia de ataque/fuga. Vários cenários possuem caminhos “mais fáceis” para atacar ou fugir de zumbis e inimigos humanos

“Antes um covarde vivo…” 

Pense no velho ditado como seu mantra. Se você quer ser um Rambo, The Last of Us não é o melhor lugar. Em várias situações, você consegue prosseguir sem ter derrotado todos os inimigos em uma cena. Tenha sempre um tijolo ou garrafa à mão para afastar os inimigos e corra como se não houvesse amanhã!

Referências:

Noticias R7, Voxel, The Enemy, Techtudo, Wikipedia.