RollerCoaster Tycoon

Criado pelo programador Chris Sawyer, RollerCoaster Tycoon é o primeiro jogo da série. Lançado para PC em 31 de março de 1999, o jogo simula um gerenciamento de parque de diversões.

O jogo

O jogador tem como objetivo, gerenciar os seus parques cumprindo algumas missões, tais como atrair um certo número de visitantes, satisfazê-los ou tornar o parque valioso. Estas pequenas missões quando cumpridas, abrem novos cenários e novas atrações que no jogo vão desde montanhas-russas, lojas de souvenires a brinquedos tranquilos, emocionantes e aquáticos, fora brinquedos de locomoção/transporte pelo parque e praças de alimentação.

O jogo possui 22 cenários padrões, sendo 5 abertos para jogar desde o inicio do jogo, 15 a serem desbloqueados conforme outros cenários forem concluídos e 1 oculto da lista de cenários disponíveis que somente será desbloqueado após a conclusão dos outros.

Jogabilidade

O jogo é bem simples de aprender. Basta seguir alguns passos básicos e cumprir algumas missões e fará com que seu parque seja um sucesso.
Escolhido um dos 5 cenários iniciais, você poderá dar um nome ao seu parque e colocar preço na entrada, o preço varia bastante de acordo com o tamanho e número de brinquedos do parque.

Além do objetivo principal, o jogador deve-se preocupar também com a contratação de mecânicos, garis, seguranças e bonecos animadores, empréstimos, desenvolvimento e aperfeiçoamento de novas atrações, decoração, jardinagem, a construção dos traçados das montanhas-russas, e claro, a planta/mapa do parque.

Rollercoaster tycoon pc mobile

O jogo traz também a possibilidade de construir parques temáticos com decorações de cartas de baralho, alienígenas, antigo Egito entre outros.
Tenha cuidado, um cliente insatisfeito não voltará. Mantenha tudo limpo e organizado. Não coloque valores abusivos na entrada ou em seus brinquedos.

Brinquedos

Como todo bom parque, o jogo traz diversos tipos de brinquedos para atrair seu público, deixando seu parque ainda mais animado. Você poderá colocar preço em cada brinquedo para conseguir um dinheiro extra, mas cuidado, não coloque muito caro, pois os visitantes podem reclamar e nunca mais voltar, fazendo com que você comece a perder público.

Alguns exemplos são; Montanhas russas de diversas formas, sendo possível até construir a sua do zero, tobogãs, teleférico, kart, carrossel, twist, passeios de barco, etc.

Quiosques e sanitários

Se o visitante do seu parque sentir aquela fominha, chupar um sorvete, ir ao banheiro ou até mesmo levar uma lembrancinha para casa, ele poderá encontrar no parque, é importante saber que, conforme seu parque for crescendo, você aumente o número de quiosques e sanitários, para que não tenha reclamação dos visitantes.

Funcionários

Nenhuma empresa funciona se não tiver os profissionais que a mantem organizada. Você poderá fazer a contratação de mecânicos cuja a função é consertar os brinquedos quando estragarem, garis para fazer a limpeza do parque, seguranças para evitar as confusões e até mesmo animadores para deixar seu público mais feliz.

Jardinagem e decoração

Não adianta um parque ter apenas brinquedos e quiosques, a decoração é fundamental para seu parque ser bem visto e receber notas nesse quesito. Comece com pequenas coisas, quando começar a ter lucros, invista nessa área também.

Terreno

A princípio, você começa com pouco espaço para montar seu parque, mas medida que o dinheiro for entrando, você poderá comprar terreno para ampliar ainda mais o seu parque.

Versão Mobile

Jogar esse game ficou ainda mais fácil, hoje você pode te-lo em seu smart phone.

A princípio, fora lançado o 4 para mobile, porém, junto com ele veio os problemas, como bugs, saves perdidos e as propagandas  interrompendo o jogo a todo momento. Em uma tentativa de disfarçar o caos causado pelo jogo, a Atari lançou alguns meses depois a versão clássica do RollerCoaster Tycoon para versão mobile e remasterizada e atualmente, também temos o RollerCoaster Tycoon Touch.

Você jogou esse jogo na infância também? Deixe aí nos comentários o que você acha dele.

Referências:

Wikipedia.

Deixe seu comentário: