Disney’s Aladdin

Desenvolvido e publicado pela Capcom, Disney’s Aladdin é um jogo 2D, do gênero plataforma e rolagem lateral. Foi lançado para SNES em 1993. No mesmo ano, um jogo de mesmo título foi lançado para Mega Drive, tendo a Virgin Games como desenvolvedora, contudo, vamos falar somente do game feito para o Super Nintendo.

Jogabilidade

O jogo é single player, onde o jogador controla Aladdin. O personagem tem como objetivo, passar por várias etapas que ocorrem em toda a cidade de Agrabah, além disso, dentro de cada estágio, Aladdin deve derrotar inimigos saltando sobre eles ou desorientando-os jogando maçãs. Durante a game play, você poderá pegar gemas, afinal, elas dão pontos extras e vidas. A vida do personagem, é representada pelos corações. Inicialmente, começa-se com três vidas, podendo aumentar, contudo, ao ser atingido pelo inimigo, você perderá uma, se esgotar todas, game over.

Estágios e níveis

São 7 estágios, divididos em vários níveis. No fim de cada estágio temos uma cena da história do jogo. No fim de alguns níveis temos o bônus. O game utiliza o sistema de passwords, a cada fim de estágio é ganho um password para a próxima fase, sendo assim, o jogador pode continuar o jogo depois.

Itens

Durante a game play, o personagem encontrará diversos itens, a maioria deles, são bem importantes para se dar bem no game. Segue a lista de itens encontrados no jogo:

  • Pão: recupera 1 coração. Encontrado em vasos e baús.
  • Frango: recupera todos os corações. Encontrado em vaso e baús.
  • Esfera Rosa: aumenta 1 coração e recupera todos os corações. Encontrado em baús.
  • Maçãs: dá-lhe maçãs para atirar nos inimigos, cada maçã que pegar acrescenta 10 ao seu total. Encontrado em vasos.
  • Besouro Dourado: o jogador deve pegar o besouro se quiser participar do bônus no final da fase. Encontrado em baús.
  • Pano: serve para o jogador usar como paraquedas e diminuir a velocidade da queda. Encontrado solto na fase.
  • Lâmpada Mágica: dá-lhe 1 vida. Encontrado em baús e solto na fase.
  • Diamantes verdes: juntando 100 deles o personagem ganha 1 vida.
  • Diamantes vermelhos: 1 diamante vermelho vale por 3 diamantes verdes. Coletando um determinado número deles o final do jogo mudará.

Bônus

No fim de alguns níveis, o jogador tem acesso a roleta de prêmios. A baixo, você encontra a lista de prêmios que você poderá ganhar.

  • Estrela: 1 crédito extra.
  • Cabeça do Gênio: lhe dá 1 coração extra e enche os corações vazios.
  • Coração: enche todos os corações (caso tenha algum vazio) ou lhe dá uma vida (caso esteja com corações cheios).
  • 1UP: 1 Vida extra.
  • 2UP: 2 vidas extra.

Relançamentos

Ao longo dos anos, a versão de Super Nintendo foi relançada algumas vezes. Ela saiu para Game Boy Advance em 2003 no Japão e em 2004 na Europa e Estados Unidos, sem gráficos refeitos, nem nada, sendo assim, apenas como um relançamento especial. Posteriormente, em 2018, o game também chegou nos computadores, via plataformas que vendem títulos online e digitais, como,GOG e Steam, a preços mais em conta.

Curiosidade

Disney’s Aladdin levou o troféu de prata nos mais vendidos da Capcom no SNES, dessa forma, ele garantiu o segundo lugar perdendo apenas para o Street Fighter 2 e suas versões. Além disso, a versão Mega Drive é considerada o terceiro jogo mais vendido do console, com os impressionantes 4 milhões de unidades vendidas.

Recepção

Disney’s Aladdin, recebeu elogios por sua excelência na animação, bem como, música e jogabilidade. Foi um sucesso comercia e como resultado, vendeu aproximadamente 1,8 milhões em todo o mundo. É considerado até hoje um dos melhores jogos para SNES, em outras palavras, é um jogo que merece todo o respeito.

O que você acha desse clássico do Super Nintendo? Deixe aí nos comentários.

Referências:

Wikipedia, Eternal Players, Tech tudo.

Deixe seu comentário: