1HitGames

Pitfall! Harry’s Jungle Adventure

Produzido pela Actvision, Pitfall! Harry’s Jungle Adventure, ou simplesmente Pitfall! como é conhecido, é um jogo de aventura lançado para Atari em 1982. O jogo é no formato plataforma e rolagem lateral, creditado como o precursor do gênero na história dos games.

O jogo

O jogador controla o personagem principal, conhecido como Pitfall Harry, através de uma floresta tipo labirinto. Seu objetivo é recuperar 32 tesouros em um período de 20 minutos. Por outro lado, ele precisa superar as dificuldades da densa floresta, com suas cobras, morcegos e insetos.

“A meta do jogo não era chegar a um final, mas coletar o máximo de tesouros possível no limite de 20 minutos. E havia um truque para isso. Se você percorresse todas elas pela superfície, jamais conseguiria chegar à última nesse tempo. Contudo, já indo pela parte inferior, onde os escorpiões estavam, cada tela atravessada correspondia a três da superfície. Sendo assim, para pegar os 32 tesouros era preciso memorizar onde cada um deles estava e usar esses atalhos de maneira inteligente.”

David Crane, criador do jogo.

Um difícil caminho pela frente

Harry precisa superar um caminho com inúmeros riscos. Estes inclui poço de piche, areia movediça, buracos, troncos de árvore parados ou rolando, cascavel, escorpião, fogo, morcego, e por fim, crocodilos. Harry pode pular sobre esses obstáculos, ou evitá-los de outras maneiras, assim como escalar, correr e se abaixar na hora certa, e em certos lugares, se balançar sob cipós.

Objetivo

Existem oito de cada tipo de tesouro, com 32 no total. Uma pontuação perfeita de 114.000 é alcançada ao reivindicar todos os 32 tesouros sem perder nenhum ponto. Os pontos são deduzidos ao cair em um buraco (100 pontos) ou ao tocar em toras, dessa forma, a perda de pontos depende de quanto tempo o contato é feito com a tora.

Os túneis

Sob a selva há um túnel que Harry pode acessar por escadas encontradas em vários pontos. Viajar pelo túnel avança três telas por vez, ou seja, o que é necessário para coletar todos os tesouros dentro do limite de tempo. Contudo, os túneis são preenchidos por becos sem saída bloqueados por paredes de tijolos. Isso obriga o jogador a voltar à superfície em uma das escadas, e tentar encontrar o caminho de volta, perdendo tempo.

Curiosidade

De acordo com David Crane (criador do jogo), o game foi desenvolvido em “círculo”, com a última tela sendo ligada à primeira. Ao todo, são 255 telas, e dessa forma foram criadas através de um algoritmo envolvendo contadores polinomiais, para gerar cada tela de maneira quase aleatória.

Produção

Pitfall! Harry’s Jungle Adventure foi criado por David Crane, um programador que trabalhou para a Activision no início dos anos 1980. Em uma entrevista de novembro de 2003 com Edge, ele descreveu como em 1979 ele desenvolveu a tecnologia para mostrar um homem correndo realista e logo depois em 1982 estava procurando um jogo adequado para usá-la:

Sentei-me com uma folha de papel em branco e desenhei um boneco no centro. Eu disse: “Ok, eu tenho um homenzinho correndo e vamos colocá-lo em um caminho [mais duas linhas desenhadas no papel]. Onde está o caminho? Vamos colocá-lo em uma selva [desenhar algumas árvores]. Por que ele está correndo [desenhar tesouros para coletar, inimigos para evitar, etc.]? ” E Pitfall! nasceu. Todo esse processo demorou cerca de dez minutos. Cerca de 1.000 horas de programação depois, como resultado o jogo estava completo.

Inovações

As conquistas técnicas do jogo incluíam sprites animados, multicoloridos e sem cintilação em um sistema com hardware gráfico primitivo. Ou seja, Técnicas inovadoras foram usadas para manter o espaço do código dentro do limite de 4k Isso inclui um contador polinomial para criar 256 telas em 50 bytes de código. As vinhas oscilantes são criadas exibindo repetidamente o sprite “bola” de um pixel do Atari em diferentes deslocamentos.

Recepção e Legado

Atari GIF

Pitfall! Harry’s Jungle Adventure, recebeu críticas positivas após o lançamento. Como resultado, é considerado um dos melhores videogames de todos os tempos. É um dos jogos mais vendidos no Atari 2600. Vendeu mais de quatro milhões de cópias. Foi o melhor videogame nas paradas da Billboard por mais de um ano. Logo depois, inspirou várias sequências e versões em uma variedade de consoles de jogos. Em outras palavras, com toda certeza, Pitfall Harry’s Jungle Adventure, é um jogo que merece todo o respeito e admiração pelos apaixonados por games.

O que você achou desse game incrível? Deixe aí nos comentários.

Referência:

Wikipedia.

Atari, Das Antigas, Offline Tags:, , , , , , , , ,

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Subir ↑