Top Gear

Desenvolvido pela Gremlin Graphics e publicado pela Kemco, Top Gear foi lançado em 1992 para o console Super NES. É o primeiro jogo do gênero para SNES, além de ser o primeiro da franquia.

Diferente do que muita gente pensa, Top Gear não foi inspirado em Rad Racer (NES / Famicom). As principais fontes de inspiração foram Pitstop (Epyx, 1983), Pole Position (Atari, 1982), Outrun (Sega, 1986) e principalmente Lotus Esprit Turbo Challenge (Amiga), com semelhanças notáveis — Brannan dividiu um escritório na Gremlin Graphics com o programador Shaun Southern, da desenvolvedora Magnetic Fields, enquanto este completava Lotus.

A princípio, Top Gear sairia para o NES, mas a Kemco, a pedido da Nintendo, o lançou para o então recém lançado Super Nintendo.

O jogo

O Jogo consiste em apostar corridas com outro jogadores, ou contra a máquina, passando por diversos países.
Você escolhe entre 4 carros, além também de escolher câmbio manual ou automático.
Recebe kits de turbo para usar quando precisar, eles duram pouco tempo, são usados para ultrapassar alguém com mais facilidade.

Se tiver acabando a gasolina do carro, é possível parar para abastecer nos box, se caso a gasolina acabar no meio da prova, você será desclassificado.
O jogo utiliza sistema de password para salvar o progresso e não precisar jogar tudo novamente.

Os carros

O jogo lhe dava a opção de escolher entre 4 carros;
O vermelho (Cannibal), branco (Sidewinder), azul (Weasel) e o xodó de todos, o roxo (Razor).

Além de escolher escolher os carros, você precisava escolher entre câmbio automático, ou manual, no caso do manual você mesmo tinha que mudar a marcha além de dirigir. A escolha dos carros era a parte que mais nos fazia pensar, escolho o que corre mais, ou que consome menos combustível. Garanto que a maioria não se preocupava com isso e escolhia o roxo por que era o mais bonito e mais exótico.

As pistas

As corridas passavam por diversas cidades de vários países, são eles; EUA, Brasil, Peru, México, Japão, Alemanha, Suécia, Dinamarca, Finlândia, Noruega, França, Italia e Reino Unido.

As dificuldades das pistas variavam de muito fácil a muito difícil e cada uma tinha seu tamanho e número de voltas.

Todos os países tinham um password, o sistema para salvar o seu progresso no game e não perder tudo quando o desligasse.

Jogabilidade

A jogabilidade consiste em simples comandos, um botão de aceleração, de freio, turbo ou nitro e dois direcionais para esquerda e direita. O jogo simula as pistas em perspectiva cônica e simula as curvas desviando a pista para a esquerda ou para direita. Independente da jogabilidade simples o jogo aumenta o nível de dificuldade no decorrer das partidas, com pistas com curvas acentuadas e com obstáculos. O carro fica sempre ao centro da tela e o cenário se move conforme os movimentos do carro. Além disso, o piloto tem de fazer o uso de estratégias, uma vez que há a necessidade de se entrar nos boxes para reabastecimento.

Bug

Apesar de muito querido, Top Gear está longe de ser o jogo perfeito.
Um bug muito conhecido do jogo era o que permitia você chegar em duas posições ao mesmo tempo, e para “melhorar” ainda mais, você marcava a pontuação das duas posições.


Para que o bug acontecesse, bastava você bater no meio do poste da linha de chegada, tanto o do lado direito quanto o do esquerdo. Se você tivesse em primeiro, também ganharia a segunda posição, se tivesse em segundo, também marcaria pontos a mais como terceiro.

Curiosidade sobre os carros

Os carros, não foram criados do zero especialmente para o jogo, eles são baseados em carros que existem na vida real, são eles:

O carro vermelho era inspirado na Ferrari 512 TR (Testarossa), o carro branco foi inspirado na Ferrari 288 GTO, o roxo era inspirado no igualmente exótico Jaguar XJR-15, e por último temos o carro azul, que era inspirado no lendário Porsche 959.

Vale a pena saber

Quando a o player não conseguia chegar em primeiro nas corridas, era comum ver um nome sempre vencendo, ou entre os primeiros nas corridas, o Ritchie!

Top Gear 2

Mas você o significado por trás desse nome?
Ritchie, ou Ritchie Brannan, foi o programador que liderou o desenvolvimento dos três primeiros jogos de Top Gear.

A foto misteriosa

Por muito tempo, os jogadores questionavam sobre a localização da foto de fundo do menu inicial.

Não há nada confirmado oficialmente, mas alguns jogadores pesquisaram através do Google Earth e encontraram o suposto endereço de onde a foto foi tirada, se trata de algum local entre a Washington boulevard com a avenida Jefferson em Detroit, Michigan, nos Estados Unidos. O endereço citado fazia parte do Detroit Street Circuit, o circuito de rua de Detroit. Nos anos 80, várias ruas da cidade de Detroit eram fechadas para a realização do GP de Fórmula 1.

Grande prêmio de Detroit de 1988

Ayrton Senna, nosso ídolo brasileiro já correu neste circuito e passou pela avenida da foto de Top gear.

Recepção

Embora Top Gear tenha ganhado o título de primeiro jogo de corrida para SNES, o jogo não é reconhecido internacionalmente como um clássico. O jogo teve grande repercussão no Brasil ao longo dos anos 90 e até hoje é reconhecido como uma das melhores franquias de jogos eletrônicos no país.

Comente aqui sua paixão por esse game. E também o que achou das curiosidades.

Referências:

Tech Tudo, Wikipedia.

Deixe seu comentário: