1HitGames

Desert Strike: Return to the Gulf

Desenvolvido e publicado pela Electronic Arts (EA), Desert Strike: Return to the Gulf é um jogo de tiro lançado em 1992 para Mega Drive. O jogo foi baseado na guerra do golfo e descreve um conflito entre um ditador insano do Oriente Médio, o general Kilbaba e os Estados Unidos. Diferente da maioria dos jogos de tiro, onde você controla uma pessoa, em Desert Strike você controla um Helicóptero, no qual seu objetivo é tentar destruir armas e instalações inimigas, resgatar reféns e capturar pessoal inimigo, enquanto gerencia suprimentos de combustível e munição.

Jogabilidade

O jogo não apresenta tiroteios frenéticos como a maioria dos jogos de tiro, ele foca mais na questão estratégica. Um detalhe diferente no jogo é que ação ocorre em níveis de rolagem abertos e multidirecionais, vistos de uma perspectiva isométrica, em outras palavras, não é jogado em primeira pessoa, tendo a visão de dentro do Helicóptero, o jogador tem a visão de fora do Helicóptero.

O Helicóptero

Você controla um modelo Apache. Ele está equipado com uma metralhadora, foguetes Hydra mais poderosos e mísseis Hellfire ainda mais mortais. Quanto mais poderosa a arma, menos poderá ser carregada. É preciso saber qual arma usar em cada situação. O Helicóptero, tem uma armadura limitada, e vai se esgotando quando sofre dano, se chegar a 0, a nave será destruída e isso custa a vida do jogador. Combustíveis e munições também são limitados, mas você poderá conseguir no decorrer da missão.

Mapa

O mapa do jogo é bem abrangente, mostra com clareza seus objetivos, que piscam na tela, além de mostrar onde encontrar alguns itens; galões de combustível, caixas de munição e as áreas de pouso.

Itens

Como todo bom jogo de estratégia, esse também possui itens secretos, e alguns são essenciais. No mapa você poderá encontrar alguns, porém, outros não são mostrados. Vida por, exemplo tem em todas as fases, contudo, não são mostradas no mapa. Outro item que você não encontra no mapa, é o Armor, responsável por recuperar sua energia, ele fica dentro de construções, para acha-lo, terá que destruir a construção na qual ele se encontra. Um item não menos importante também, é o Quickwinch. Ele aumenta a velocidade do seu gancho, o que permite pegar mais rapidamente qualquer item do cenário. Ele tem em todas as fases, é visível, porém, também não é mostrado no mapa.

Missões

O jogo tem um total de 4 campanhas , cada campanha tem um número de missões para cumprir, ao todo, são 27 missões. No início de cada estágio nosso piloto receberá do comandante um resumo da situação no local e quais são os seus objetivos e missões que deverá cumprir. As quatro campanhas se passam no deserto, mas elas não são repetitivas. Diferença de cores no deserto, há outras construções, instalações e até vilarejos civis pelo caminho. Você encontrará vários tipos de inimigos, como tanques, lança–mísseis, helicópteros, veículos de guerra e até soldados correndo pelo deserto armados com metralhadoras ou bazucas.

Primeira campanha – Air Superiority

Na primeira campanha, você precisa realizar 5 missões. O comandante dará instruções de todas elas. A missão principal é o resgate do agente secreto à serviço da inteligência militar, que detém os planos e mapas secretos do vilão.

Segunda campanha – Scud Buster

Nessa campanha, você precisará concluir 6 missões. Destruir coisas e locais, até a principal que é resgatar os 14 reféns. Cuidado, as construções da última missão, estão fortemente armadas, então vá preparado com bastantes munições.

Terceira campanha – Embassy City

Nessa, a dificuldade aumenta acentuadamente. Tudo que você fez até aqui, é considerado fácil, perto do que fará daqui para frente. Primeiramente, são 8 missões que você deve cumprir, número de inimigos são bem maiores e missões bem variadas. Suas missões são; salvar inspetores, destruir fábricas, destruir 4 silos, resgatar pilotos no mar, destruir fornecimento de energia inimigo, salvar 12 reféns, capturar o embaixador inimigo. Sua última missão é dividida em duas partes; resgatar oficiais da embaixada americana e escoltar um ônibus para que todos eles saiam em segurança até o avião.

Quarta campanha – Nuclear Storm

Chegamos a última campanha, então, não espere por objetivos fáceis. Essa campanha também contém 8 missões, 2 delas vão ser mostradas no começo, as outras estão obscuras, ou seja, você descobrirá somente no decorrer do game. Para finalizar o game, você precisará; destruir tanques, explodir canos que jorram petróleo no mar, resgatar reféns, destruir caminhões que carregam partes de bombas nucleares, destruir as duas torres de armazenamento nuclear e raptar o cientista responsável, destruir um estação de energia, alvejar o palácio para capturar o Madman. Atenção em um detalhe, Madman consegue fugir e levar seu co-piloto como refém, sua última missão será resgatar seu co-piloto e por fim, destruir o avião do inimigo.

Fim de jogo

Você fez todos os objetivos e cumpriu a missão. Como resultado, você e seu co-piloto são parabenizados pelo presidente dos Estados Unidos. Bom trabalho!

Recepção

Desert Strike: Return to the Gulf, foi um jogo inovador para a época, bastante criativo e inteligente e totalmente viciante. Foi um sucesso comercial imediato, indo direto para o topo das paradas de vendas. O jogo permaneceu entre os 10 melhores campeões de vendas por meses após seu lançamento, e era na época o jogo mais vendido da Electronic Arts na história. O sucesso foi tanto que o game teve ainda duas sequências de sucesso também. Posteriormente, foi lançado também para o Amiga e o queridinho SNES.

O que você acha desse clássico do Mega Drive? Deixe aí nos comentários.

Refererência:

Wikipedia, Outerspace.

Das Antigas, Estratégia, Mega Drive, Offline, SNES, Tiro Tags:, , , , , , , , , , , , , , , , ,

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Subir ↑