Mega Man X

Desenvolvido e publicado pela Capcom, Mega Man X é um jogo de ação do gênero plataforma, feito para SNES. Seu lançamento foi em 1993 no Japão, posteriormente, em 1994, chegou na Europa e América do Norte.

Enredo

Mega Man X se passa no século 22 em indeterminado ano, cerca de 100 anos após a série Mega Man original. X juntamente com seu amigo Zero, precisam acabar com os planos de Sigma, um líder Maverick poderoso que deseja trazer a extinção humana.

O protagonista

X (como é chamado por alguns) foi o primeiro dos reploids, que são robôs com capacidade de pensar e agir como bem entenderem. X foi criado por Dr. Light algum tempo antes de sua morte. Já que foi o primeiro Reploid, se sente culpado pelo problema com os mavericks, essa é sua razão de lutar. É preciso saber que, Mega Man X e o outro Mega Man, não são a mesma “pessoa”.

Outros personagens

  • Zero: todos pensam que Zero é um reploid, mas ele foi criado por Dr.Wily. Quem inventou os reploids foi Dr.Light. Seu passado é um pouco desconhecido, mas a história se esclarece mais na série Z.
  • Dr. Cain: é um cientista e arqueólogo que encontrou X enterrado numa capsula. É ele quem reativa X. Sua função no jogo é apenas guiar X e Zero ao caminho certo na luta contra o mal.
  • Sigma: é um reploid criado por Dr.Cain para liderar os Mavericks hunters. Porém, na sua luta contra Zero, ele quebrou o cristal de Zero (que continha um vírus criado por Dr.Wily para tornar Zero maligno, mas esse vírus acabou sendo transferido para Sigma, o tornando do mal).

Jogabilidade

Com exceção dos personagens, o jogo é bem similar aos outros da série, com pequenas diferenças, contudo, o estilo do jogo é o mesmo. O personagem deve escalar paredes, deslizar para baixo e melhorar armadura com as cápsulas encontradas nas fases.

Fases

O jogo possui 9 fases, sendo que, uma é introdutória. Vale a pena saber que, com exceção a fase de introdução, as outras fases são escolhidas pelo jogador e não seguem uma ordem certa, em outras palavras, você poderá escolher qual fase deseja passar conforme você ache mais fácil. Em cada fase você encontrará inimigos, bem como, situações difíceis de sair. Ao fim de cada fase, você deverá enfrentar um chefão, derrotando-o, você ganhará um novo poder.

Armadura

As armaduras são os principais upgrade do game, são extensões do próprio X. Cada parte se encaixa em uma área do corpo. Essas partes foram projetadas por Dr. Light muitos anos atrás e você as encontra nos estágios a medida que os passam, contudo, elas ficam escondidas, é preciso encontra-las. Existem 4 dessas partes: Cabeça, Corpo, Braços e Pernas.

Itens

No decorrer da fase, você encontrará itens, uns aparecem com mais frequência outros não. Algumas vezes você encontrá sem precisar derrotar ninguém, contudo, na maioria das vezes, você precisará derrotar algum alvo.

Os itens disponíveis no jogo são:

  • Life Energy: Restaura sua vida, quanto maior mais vida. Caso esteja totalmente curado a energia irá para algum Sub-Tank não cheio, caso não tenha nenhum o item não fará nada.
  • Weapon Energy: Responsável por recarregar os tiros especiais, mesmo que o jogador não tenha nenhum, esse item pode ser pego, contudo, não fará nada, se o jogador estiver com os tiros especiais cheios, ele também não fará nada.
  • 1-Up: Uma vida a mais.
  • Heat Tank: São extensões de sua vida, possui um em cada fase. Isso aumenta sua vida em duas barras. Esse item, na maioria das vezes, fica bem escondido.
  • Sub Tank: São cargas reservas de energia, ao todo existem 4 no jogo, você recarrega estando com a vida cheia e pegando qualquer item que regenera vida, o cura será repassada para o primeiro tanque não cheio e em lutas de chefes por exemplo você pode recorrer a cura armazenada nesses tanques para se recuperar. Eles também estão escondidos e ao contrário dos Heart Tanks você não tem como saber se a fase possui um destes ou não.

Recepção e conversões

Mega Man X foi recebido com críticas positivas para a sua jogabilidade, som e gráficos, se tornando um sucesso comercial no console SNES. O jogo recebeu conversão para MS-DOS em 1995, e um remake para PSP em 2005, intitulado Mega Man Maverick Hunter X. Também fora relançado na compilação Mega Man X Collection (2006), para PlayStation 2 e Nintendo GameCube, além de ter sido disponibilizado para download do Wii Virtual Console em 2011. Há ainda versões para telefones celulares e para os sistemas operacionais Android e iOS.

Deixe aí nos comentários, o que você acha desse game fantástico.

Referências:

Wikipedia, Eternal Players.

Deixe seu comentário: