Choplifter III: Rescue Survive

Desenvolvido pela Beam Software, Choplifter III: Rescue Survive é um jogo de tiro lançado para SNES em 1994. Sua jogabilidade é como a maioria dos jogos antigos 2D, no formato horizontal. Diferente da maioria dos jogos de tiro que você controla um personagem, nesse você controla um helicóptero.

O jogo

Choplifter Iii GIF

Sua missão é resgatar reféns e leva-los com segurança a base. Cada fase, você precisa resgatar um número certo, contudo, em algumas fases você encontrará mais reféns do que o necessário, resgate-os para obter bônus. O jogo é pequeno, porém, há muitas coisas para se fazer, além de, diversos segredos. Ele possui 4 setores, sendo 4 níveis em cada setor. Cada nível possui um pequeno chefão, e cada setor possui um chefão principal. Os setores são; Floresta, Mar, Cidade e Deserto.

Helicóptero

Seu helicóptero, pode se mover para cima ou para baixo, bem como, virar para esquerda ou direita, podendo também, ficar de frente para derrotar inimigos terrestres. Ele tem seus tiros normais e também tiros especiais, tal como bombas e mísseis. Além dos inimigos que causam dano a ele, choca-lo contra construções e colinas também o danifica. Mas não se preocupe, você poderá conserta-lo ao decorrer do jogo. Alguns melhoramentos e outras coisas caem do céu, literalmente falando, algumas caixas aparecerem caindo de paraquedas ou seja, você poderá pega-las para melhorar seu armamento, guarde-as para os inimigos mais difíceis.

Inimigos

Como todo bom jogo, há diversos inimigos durante o trajeto. Eles farão de tudo para derrubar seu helicóptero. As fases possuem inimigos na terra, bem como, também no ar. Alguns possuem armamentos melhorados, até mesmo mísseis que seguem. Inimigos incluem soldados, aviões, tanques, helicópteros e artilharia antiaérea.

Chefões

Chegamos na parte que todos gostam e muitos choram. Já não basta 1 chefão, Choplifter 3 possui 4, sendo 1 em cada setor. Cada um tem seu poder e dificuldade diferente, bem como, cada um tem um segredo para derrota-lo.

Chefão do setor floresta

Antes de tudo, você deverá enfrentar vários canhões, derrote-os para avançar. O Chefão é uma grande espingarda que solta diversas bolas de fogo, para destruí-la, acerte o ponto vermelho várias vezes, pois é o único lugar que sofre dano.

Chefão do setor deserto

Esse possui um nível de dificuldade extremamente maior que os outros. São algumas máquinas que que soltam diversos tipos de coisas para danificar o helicóptero, labaredas de fogo, mísseis teleguiados, etc. Novamente, acerte o ponto certo para danifica-lo, o ponto vermelho mostrado na foto.

Chefão do setor mar

Um dos mais difícil de passar. Uma grande construção no meio do mar, que solta diversas coisas para tentar te derrubar. A dica é, primeiro destrua suas armas para facilitar, posteriormente, cause dano a ela acertando o ponto verde.

Chefão do setor cidade

Esse é relativamente fácil. Você precisará derrotar um helicóptero que solta tiros e mísseis teleguiados.

Missão completa

O jogo recebeu notas altas, pela sua jogabilidade viciante, gráficos muito bons para a época, sem esquecer dos efeitos sonoros. Recebido com muito carinho pelos amantes de games, em outras palavras, Choplifter 3 é um jogo que para sempre será lembrado.

Deixe nos comentários, o que você acha desse clássico do SNES.

Referência:

Wikipedia.

Dead Trigger 2

Dead Trigger 2 é um zombie com tema primeira pessoa survival horror jogo de vídeo desenvolvido e publicado pela Madfinger Games. Foi lançado para Android e iOS dispositivos em 23 de Outubro de 2013 e para o Facebook em 20 de fevereiro de 2014. Tal como acontece com o original Morto Gatilho, Morto Trigger 2 é um single-player tiro zumbi-temático. Nvidia apresentou Dead Trigger 2 como a primeira demo de tecnologia para o seu próximo sistema móvel Tegra 4 móvel; Slide to Play e a Android Police compararam a qualidade gráfica ao Xbox 360 e PlayStation 3. 

Dead Trigger 2 utiliza o mecanismo de jogo Unity . Foi lançado como um jogo free-to-play ; as microtransações estão incluídas no produto final, mas os desenvolvedores testaram o jogo sem compras no aplicativo para garantir que a jogabilidade principal funcione sem elas.

Gameplay 

Dead Trigger 2 é um jogo de tiro em primeira pessoa com tema de apocalipse zumbi, com elementos de terror de sobrevivência e role-playing de ação, atualmente disponíveis no iOS, Android e recentemente nos dispositivos móveis Windows Phone 8.1. Correndo no mecanismo de jogo Unity, o jogo apresenta um sistema de progressão, vários ambientes, armas desbloqueáveis ​​e atualizáveis ​​e vários tipos de missão baseadas em histórias e de reprodução rápida.

Dead Trigger 2 é um jogo de tiro em movimento livre; em vez da jogabilidade on-rails típica de atiradores de zumbis móveis, o jogador controla o movimento do personagem como um console típico ou PC FPS. O jogo apresenta dois paradigmas de controle dramaticamente diferentes; com os controles padrão, o jogador apenas visa zumbis – suas armas atacam automaticamente quando um zumbi está embaixo da mira. O esquema de controle avançado funciona como o primeiro jogo – o jogador pressiona um botão para disparar a arma, e um botão adicional permite ao jogador mirar na mira da arma para aumentar a precisão.

A jogabilidade normalmente gira em torno de completar objetivos enquanto mata zumbis (ocasionalmente matar zumbis é o único objetivo). O jogador tem uma quantidade limitada de pontos de vida que é atualizada no início de cada missão. O jogador perde saúde quando atingido por zumbis ou por certos riscos ambientais (por exemplo, radiação). O jogador pode recuperar a saúde tomando pílulas de cura ou recebendo energia de um zumbi especial.

Os inimigos têm dois sabores, zumbis padrão e zumbis especiais. Os zumbis comuns costumam andar devagar e atacar com os braços, mas alguns podem correr ou carregar armas brancas para aumentar o dano. Zumbis especiais têm aparências distintas e características únicas; eles são mais mortais e mais difíceis de matar, mas jogam plantas ou grandes quantidades de dinheiro (e às vezes saúde) quando mortos.

Além de carregar duas armas principais, o jogador também carrega uma arma branca e até três tipos de itens de consumo. Os consumíveis incluem pílulas de saúde, granadas, galinhas explodindo e outras.

Enredo

O Mundo está totalmente destruído praticamente toda a população da Terra foi transformada em zumbis do mal, agora você faz parte da Guerra Global aos Zumbis.

Quase toda a população mundial morreu e se transformou em zumbis, porém algumas pessoas que conseguiram sobreviver fazem seus grupos e alguns usam essa catástrofe para fazerem experimentos e assim tentar se tornar cada vez  mais fortes nesse novo mundo, afim de conquistá-lo, pelo menos o que restou dele.

Você faz parte de uma resistência de 6 pessoas em que cada um tem a sua importância e tarefa no grupo.

Roberto Montero: Engenheiro

Roberto sempre foi bom para melhorar coisas. Ele era um mecânico de carro brilhante, mas quando os dias negros veio, ele passou à clandestinidade e vivia nos esgotos por alguns anos.

Ele é responsável por construir as armas que você utiliza durante o jogo, como explosivos, armas automatizadas e apetrechos usando galinhas.

Kyle: Herói

Kyle se torna um novo membro do grupo sobrevivente “Nova Esperança” e logo começa a fazer tarefas para eles. Julian primeiro atribui a ele fazer coleções de abastecimentos, a depuração de Zumbis, e exploração de novas áreas. Kyle conhece novos sobreviventes, como Grace, uma enfermeira que cria dispositivos úteis, e Dr. Fisher, um médico que lhes fornece antibióticos. Logo Kyle torna-se um dos membros mais confiável e importante dos sobreviventes. Kyle finalmente descobri que a praga foi projetada por pessoas ricas que queriam dominar o mundo. New Hope começa a se rebelar contra eles.

Buck Andrews: Pistoleiro

Buck nunca fala sobre seu passado. Ele era um homem de família, ele tinha uma esposa, filhos, um cachorro … tudo de quem ele foi forçado a matar quando eles mudaram. E o velho Buck? Ele morreu com eles. Ele nunca se recuperou. Seu único objetivo hoje é construir armas e usá-las. Ele é quem constrói todas as armas novas que você consegue a partir dos diagramas e melhora as que você já tem.

Tara Conlan: Médica

Em tempos de paz, Tara trabalhou como paramédico em Pittsburgh. Toda a sua família, colegas de trabalho do hospital, simplesmente todo mundo que ela conhecia e amava foi massacrada, infectados ou deixado para trás. Ela conseguiu seguir sua vida e hoje ela luta por todos que ficaram para trás. Ela mistura-se analgésicos, monta medkits ou prepara ataduras para aqueles lá fora, na linha de frente lutando contra zumbis.
Ela é responsável por fazer os Analgésicos, Autocura e todos os tipos de curativos.

Yusif Abubakar: Contrabandista

Yusif de origem Nigeriana. Em toda sua vida ele tem lidado com personagens obscuros e perigosos, lavagem de dinheiro do mercado negro e fazendo acordos com pessoas que não estavam cientes de que eles estavam envolvidos na tomada de negócio. Hoje, ele é sobrevivente e suas habilidades são essenciais para a causa. No entanto, sua motivação mudou. Pela primeira vez, ele está ajudando os outros, mesmo que ainda em sua forma arrogante e cínica.
O Contrabandista troca todo tipo de Melhorias como: Aumento de Saúde, Dano, Dinheiro, Velocidade por períodos de 1 ou 24 horas do jogo.
OBS: Ele troca os itens por ouro, então se estiver pensando em comprar algum desses itens é melhor guardar bastante ouro.

Herman Adler: Técnico do Esconderijo

Antes da guerra, Herman era um pesquisador do Instituto Max Planck, em Munique. O surto mudou tudo. Ele testemunhou seus horrorizados colegas de trabalho que ficaram no instituto, gritando e morrendo como ratos … Herman conseguiu escapar e dedicou todos os seus esforços adicionais para aumentar as chances de sobreviventes contra a ameaça negra.
Ele é um cientista que cuida da Tecnologia que ainda resta para nossos heróis.
Somente melhorando sua técnica você consegue viajar pelos diversos continentes disponíveis para se explorar através das missões continentais.

Esconderijo

O Esconderijo é onde nosso grupo fica para se proteger dos zumbis e poder planejar suas estratégias para conseguir vencer essa guerra.

O local é um Centro Comercial de Carnes Frescas (Açougue), onde eles conseguiram se proteger dos zumbis sem que os mesmos consigam invadir.

Um bônus que aconteceu em uma das atualizações foi disponibilizar itens para que seu esconderijo fique mais divertido e até, porque não, mais bonito.

Mapa Mundial

O Mapa Mundial é o lugar em que você verifica tudo que está acontecendo no mundo inteiro. É nele que você verifica seus poços de petróleo afim de ganhar R$ 500,00 no máximo em cada um, lá você também consegue ver as missões que estão disponíveis nos continentes. Tem acesso a “Arena da Morte”, consegue fazer o “Trabalho Diário” entrar nas Zonas de Guerras, verificar os desafios que ainda lhe resta fazer, mandar e receber mensagens de seus amigos no jogo e Jogar os Campeonatos que são disponibilizados.

Mini-Chefes

O paciente zero: O primeiro foi uma pessoa que, por meios desconhecidos, tornou-se o paciente zero no surto de 2012. Não se sabe como ele contraiu o vírus, ou que ele “era” antes de sua “morte”.

Ele é o zumbi responsável pela infecção massa do planeta.

Titan: é Gigante muito maior que o jogador. Tem uma corrente com cravos ao redor de seu pescoço e algum mecanismo de metal com tubos de ligação, com um metal perfurado em sua virilha.

Ele não sobe paredes e barricadas. Ao invés disso ele ataca atirando carros e pedregulhos, bem como outros objetos grandes, no herói. Aproximando-se do Titan fará com que ele quebra o jogador com seus punhos ou pisando.

O zumbi Titan não tem fraquezas óbvias. No entanto, atirando em sua cabeça pode matá-lo mais rápido do que tiros do corpo.

Rager: Este Zumbi especial vai correr e carregar para você, então é melhor você estar pronto para evitá-lo. A melhor maneira de lidar com Rager é esperar até que ele bate em uma parede e depois matá-lo atirando nas costas dele.

Vomitron: Este é um Zumbi especial, que é muito mais difícil que os zumbis regulares e cospe vômito ácido. A melhor maneira de lidar com essa abominação é se esconder atrás de obstáculos e acertá-lo com balas nos momentos certos.

Kamicaze: O único propósito deste Zumbi especial é para chegar perto de você e explodir. Novamente, corpo a corpo não é aconselhável!

Panzer: Um Zumbi especial muito bem fortificado que vai pro corpo-a-corpo se ele tiver a chance. Ele tem um ponto fraco nas costas, de modo a tentar acertá-lo lá.

Scienfist: Cuidado com este Zumbi especial que absorveu muita radiação e tem todo o prazer em compartilhar com você. Mantenha a distância e dispare, usar corpo a corpo não é aconselhável!

Como alterar os controles e desativar o tiro automático

Em Dead Trigger 2, por padrão, o botão de tiro foi suprimido e o personagem atira sempre que a arma está apontada para um zumbi. É uma boa solução parajogadores casuais, mas este esquema de controles gasta mais munição e causa tiros acidentais.

Acesse as opções do jogo através do menu “Settings”. Você pode acessar tanto pelo menu principal como pausando o jogo. Em “Settings”, a primeira opção que irá aparecer será a dos controles.

Em “Fire Control” toque na seta para mudar para “Manual with ironsight”. Com isso, o botão de tiro volta a aparecer e, além dele, é possível utilizar uma mira que permite efetuar disparos mais precisos.

Melhores os gráficos

É possível fazer ajustes nos gráficos na versão para Android de Dead Trigger 2. Por padrão, vários aparelhos vêm com os gráficos ajustados para a configuração mais baixa, chamada de “low”. Aprenda a configurar para ter a máxima qualidade gráfica no jogo.

– Passo 1: Acesse o menu de opções chamado “Settings” e toque na opção “Performance” localizado no lado direito da tela.

– Passo 2: Escolha a qualidade gráfica do jogo tocando nas setas. Em alguns aparelhos estão apenas as opções “Low” e “High”, já em outros, aparece a opção “Ultra” que permite ajustar o gráfico na qualidade máxima. É importante salientar que nem todos os aparelhos suportam qualidades gráficas maiores que a ajustada pelo próprio jogo.

Poupe munição

Em Dead Trigger 2, munição será um item escasso à partir da décima missão. Procure evitar atirar nos zumbis a não ser que seja necessário. Para evitar tiros acidentais em zumbis enquanto corre, troque a arma para a faca ou chave inglesa.

Em quase todas as fases, há barris vermelhos que podem ser explodidos. Encontre esses barris e fique perto deles para reunir os zumbis próximos ao local, só quando isso acontecer atire nele para causar uma explosão.

Não se preocupe se o seu personagem morrer, não há penalização. Todo zumbi morto com tiro na cabeça rende algum dinheiro e repetir as fases inúmeras vezes é uma boa forma para aprender e concluir a mesma na dificuldade máxima.

Faça o upgrade das suas armas

As armas em Dead Trigger 2 precisam ser constantemente atualizadas, pois a quantidade e variedade de zumbis cresce conforme se avança no jogo. Para fazer o upgrade das armas, é preciso antes, fazer o upgrade do “ferreiro” (Gunsmith). O mesmo vale para outros personagens que garantem itens.  Essas melhorias demoram, mas custam pouco, então não gaste as moedas “G” agilizando esse processo, pois elas são muitos raras.

Encontre os projetos para novas armas

O Ferreiro (Gunsmith) também consegue fabricar novas armas a partir de projetos. Esses projetos estão em pose de zumbis perigosos, como o que carrega um barril explosivo. Colete as quatro partes de cada projeto e entregue ao NPC para que ele fabrique novas armas.

Comece um jogo em um dispositivo e termine em outro

Por exigir conexão constante com a Internet, Dead Trigger 2 salva o seu progresso na nuvem, isso permite começar o jogo em um aparelho e continuar em outro. Ou por exemplo, restaurar as configurações do seu smartphone sem perder seu progresso.

Para isto, basta acessar o menu principal do jogo e tocar a opção “Login or create a personal account”. Ao fazer o login em um smartphone ou tablet diferente, o jogo continua exatamente de onde o jogador parou.

Headshots são sua melhor chance

Se você estiver tentando ganhar ouro ainda mais, dirija-se para o mundo do jogo e mate alguns zumbis com tiros na cabeça constantes. Acertar um monte de tiros na cabeça sucessivamente vai encher seus bolsos muito mais rapidamente do que se você mirar em qualquer lugar, simplesmente para matar. 

Mate os Mini Chefes para ganhar alguns Diagramas

Mini Chefes são os únicos zumbis no jogo que vão dropar diagramas, mas em fases de defesa, você pode simplesmente evitá-los até o tempo acabar, e em outras fases, você pode fugir deles e realizar qualquer objetivo necessário, a fim de ganhar (exceto nas fases de assalto). Não faça isso. Mate todos eles, e até mesmo fique em torno dos pontos de nascimento de zumbis por um tempo para nascer ainda mais deles, para que eles possam dropar mais diagramas.

Mantenha uma boa quantidade de Analgésicos na mão para aquelas Fases mais Difíceis

Analgésicos muitas vezes podem significar toda a diferença entre ganhar e perder. Cada analgésico não só restaura uma parte da sua saúde, mas também para o tempo por um ou dois segundos. Além disso, se você tomar analgésicos, mesmo antes de tomar qualquer dano, sua saúde será aumentada, por isso, é teoricamente possível ter tantos analgésicos que sua saúde fica maior que 1.000.

Fique de olhos abertos para o ícone do crânio vermelho

Conforme você joga, você vai ver um ícone de um crânio vermelho aparecer de vez em quando. Assim que você ver ele, olhe imediatamente em direção a ele. Esse ícone é um indicador de que um zumbi está nas proximidades, e está se preparando para atacá-lo. Sua vida será muito melhor se você prestar atenção a esse ícone do crânio vermelho.

Mantenha sua distância de todos os zumbis explosivos

Alguns dos zumbis que você vai ver no jogo explodem ao atirar nele. Ficar perto desses zumbis vai te machucar, por isso é melhor manter distância quando você quer matá-los. Nestas situações, jogue algumas granadas. Você vai ficar mais seguro se você matá-los à distância.

Em missões com tempo para completar, foque em chegar rápido no objetivo e evite matar todos os zumbis que você ver

Obviamente é uma enorme diversão colocar uma bala entre os olhos de um zumbi, mas se o objetivo da missão não precisa que você mate todos, você não tem que matar cada um deles para progredir no jogo. Se é dado a você um limite de tempo para alcançar um objetivo, tenha foco em chegar rapidamente no objetivo – e não tenha medo de evitar um grupo de zumbis se isso significa evitar o fracasso da missão.

Barris de Gás serão sua Salvação

Quando você está enfrentando alguns daqueles zumbis difíceis de matar, certifique-se de matá-los com os barris de gasolina vermelhos. Localize os barris e certifique-se de que esses zumbis estejam perto o suficiente deles. Dispare nos barris quando eles estiverem perto e você vai acabar reduzindo a maior parte da saúde deles.

Score superior a 40 Mil

Muitas pessoas devem estar se perguntando ” Como eu faço para atingir uma pontuação alta se eu só ganho 4500 das missões?”. Trouxe aqui uma forma de você alcançar incrivéis 40 mil pontos ou até mais jogando em apenas 1 missão.

Primeiramente, será necessário escolher quais as armas que serão utilizadas na missão para obter um bom score. Eu sugiro que você vá de Minigun e Rocket Launcher por que são armas que além de matar uma grande quantidade de zumbis em poucos segundos ajudam na soma da pontuação. A forma correta de utilizar a minigun é atirando nas pernas pois assim ela dá 3 Brutalitys, se você atirar só na parte de cima o mínimo que se pode alcançar é 2 brutalitys. Sempre atire nas pernas dos zumbis.

Agora vamos a parte que importa: A missão. Procure no seu mapa a campanha da Europa e em seguida localize a missão ” Escavando Caixas ”, a penúltima missão.

Daqui em diante não há muito segredo. Basta apenas iniciar a missão e matar todos os zumbis que aparecerem até a missão dizer que falta 2 minutos para ela terminar. Quando a missão estiver faltando esses 2 minutos você terá de se dirigir ao armazém e matar os zumbis que existem lá dentro e terminar a missão. Simples assim.

Referências:

Dead Triggers Brasil Dicas, Games Mobile New, Game Detonado, wikipedia, techtudo.

Hitman 6

Hitman é um jogo eletrônico de stealth. O sexto jogo da série Hitman, foi produzido pela IO Interactive e publicado pela Square Enix para PlayStation 4, Xbox One, e PC (Linux e Microsoft Windows) em formato episódico. A versão completa para consoles com todos os episódios foi lançada em 31 de janeiro de 2017 com o nome Hitman: The Complete First Season. O prólogo do jogo serve como antecedente para a série, no entanto a história principal acontece sete anos depois dos eventos de Hitman: Absolution.

Jogabilidade

Hitman é um jogo de ação-aventura com elementos furtivos (stealth), e tal como os anteriores da série, é jogado numa perspectiva de terceira pessoa. Os jogadores controlam o Agent 47, um assassino treinado, à medida que este percorre o mundo para matar os seus alvos. Hitman encoraja a criatividade, visto que é dado aos jogadores várias maneiras de completar os objetivos. Por exemplo, podem ser utilizadas armas de longo alcance, como os rifles de precisão (sniper), usar explosivos diretamente nos alvos ou o uso de armas de corpo-a-corpo, como machados, facas e katanas. Também se podem criar distrações, disfarçando o assassino, fazendo crer que a morte foi acidental. Uma vez imobilizados os inimigos, os jogadores podem se disfarçar, usando a sua roupa, podendo assim aceder mais facilmente a áreas restritas. Dependendo do seu desempenho em cada missão, são dados bônus aos jogadores, como novas ferramentas. Algumas missões têm limite de tempo e apenas aparecem uma vez; se os jogadores não as conseguirem completar dentro do tempo limite, já não têm uma segunda oportunidade. As ações dos personagens não-jogáveis (NPC) têm impacto no jogo. Por exemplo, os jogadores podem obter mais informações sobre o alvo se ouvirem os noticiários locais.

Os níveis têm uma estrutura similar a Hitman: Blood Money, em oposição ao desenho linear de Hitman: Absolution. Todos os níveis são um pequeno “mundo aberto”, que pode ser explorado pelos jogadores. Também são maiores, visto que cada mapa é “seis a sete vezes maior que os maiores níveis de Absolution”. Cada um dos níveis tem mais de 300 NPC’s, cada um com a sua própria rotina e reagindo de maneira diferente às ações do jogador. Por exemplo, se um dos NPC vir uma mina deixada pelo Agente 47, pode desarmá-la e levá-la para uma área segura. Ou se o jogador deixa uma arma no chão, se um civil a vir, pode fugir e avisar um guarda, este por sua vez apanha a arma e leva-a para outro lugar. Uma jogabilidade que não está predestinada e a que a IO Interactive chamou de “emergente”. O sistema de pontos de controle (checkpoint) de Absolution também foi eliminado; os jogadores podem salvar o seu jogo em qualquer altura durante as missões.

O modo Contracts regressa em Hitman. Os jogadores podem criar cenários e alvos para assassinar, que podem posteriormente serem partilhados com outros jogadores. O modo Instinct, introduzido em Absolution, também está incluido, mas mais simplificado.

Uma mecânica nova, e que manteve o jogo ativo por bastante tempo foi o modo Alvo Elusivo. Nele, um alvo novo é posto em algum mapa por tempo limitado. O alvo também fica fora do minimapa do jogo e não aparece no modo Instinto, ficando por conta do jogador localizar o alvo e encontrar a melhor forma de eliminá-lo. Geralmente essas novas missões dão itens exclusivos e/ou raros aos que conseguem completá-la, estimulando os jogadores a se manterem ativos por bastante tempo no jogo para receber os itens.

Suspender ao redor

Bordas estreitas e janelas para o exterior podem ser escaladas e usadas para atravessar áreas íngremes. Agente 47 tem as mãos muito fortes. Você pode usar bueiros e bordas para passar através dos guardas… As pessoas muito raramente olham para cima.

Mas tenha cuidado ao entrar em janelas: se você estiver manchado, um alarme será gerado.

Becos Escuros

As pessoas ao seu redor estão constantemente transformando suas cabeças. Seus campos de visão são bastantes amplos e eles estão bem conscientes da maioria das coisas que acontecem à luz em quase qualquer distância na frente de seus rostos.

Se alguém está olhando para você e se perguntando sobre o seu comportamento, uma seta suspeita branca aparecerá perto do Agente 47. O jogo explica isso para você, mas nem sempre faz você na pista para os melhores maneiras de escapar de uma situação em que você está sob suspeita. Se você vê esta seta, responda em conformidade. Se você estiver em uma área restrita e sem disfarces, vá para uma área pública. Se alguém começa a segui-lo, você tem uma escolha a fazer: se apresentar, executar ou correr.

Alguns guardas não tentam uma parada completa e simplesmente exigem que você os siga. Geralmente basta segui-lo até a saída e te deixarão em paz.

Por outro lado, às vezes você está com pressa. Se isso acontecer, você pode fazer uma corrida para ele. Isso muitas vezes compromete o seu disfarce, e você vai precisar mudar de roupas.

Por outro lado, você pode querer tentar caminhar rapidamente para uma área fora do caminho, atraindo-os para seguir e, em seguida, eliminar, escondendo o corpo fora da vista. Você só vai ter um curto espaço de tempo para fazer esse tipo de jogada.

Também esteja ciente de que as pessoas podem ouvir bastante bem, às vezes até mesmo através de portas fechadas e paredes. Seja cauteloso com o barulho que você faz.

Armas

Armas do ambiente são maravilhosas. O tutorial ensina-lhe que as armas improvisadas, como pés de cabra e chaves tem mais usos do que apenas esmagar crânios. Não se esqueça que pés de cabra podem abrir portas trancadas e as chaves podem ajustar (e quebrar) algumas máquinas. Mas também podem usar alarmes de incêndio e alarmes de vidro quebrado para induzir pânico, fazer confusão e criar distrações.

Você também vai encontrar itens úteis espalhados por todo o mapa, como a chave mestra no porão de Paris. Pegue no início da infiltração.

Moedas

As moedas são uma maneira fantástica de atrair os inimigos longe de seus postos e nas sombras. Elas são quase essencial para a passagem de determinados postos de guarda. O tutorial menciona moedas, mas tirar o máximo proveito delas exige precisão cuidadosa.

O som de uma moeda caindo é muito barulho em uma área tranquila. Estando escondido em uma sombra e jogando uma moeda para a escuridão nas proximidades, você pode atrair uma pessoa curiosa fora de sua área de patrulha e obter uma imagem clara em suas costas.

Para organizar isso, agache em uma sombra protegida por uma parede ou um pedaço de cobertura de frente para outra área escura que oferece nenhum obstáculo entre o guarda e onde você vai colocar a moeda. Jogue e depois espere a pessoa a andar completamente por você, em seguida, rapidamente se levante e ataque, assim que eles abaixarem para pegar a moeda.

Usando seus instintos

Seus instintos lhe permitem ver através das paredes, pisos e tetos, alvos de identificação, pessoal passivo ameaças de alerta. Segurar R1 permite que você pare e de uma olhada cuidadosa. Hitman mostra isso no tutorial, mas a utilidade generalizada dessa capacidade não pode ser exagerada.

É um poder extremamente útil que deve sempre ser ativado antes de abrir qualquer porta fechada. Se você furtivamente passar em uma área segura, muitas vezes você vai encontrar portas fechadas com os guardas esperando além, voltado para fora. Abrir uma porta irá alertá-los para a sua presença. Também é muito útil quando você tiver sido detectado, o que lhe permite ver se os caçadores estão se aproximando.

Isto é extremamente benéfico, pois sem seus instintos é quase impossível saber se você deve abrir a porta ou se você está bem e verdadeiramente preso o suficiente para considerar uma corrida de desespero.

Planejar sua fuga

Acertar o alvo é apenas metade do problema. Você também precisa saber como fugir. No momento em que o inimigo vai para baixo, os guardas nas proximidades são propensos a reagir, tentando colocar buracos através de seu corpo.

Há várias saídas do barco e do palácio, e é útil para explorar a sua rota de fuga de antemão.

Não tenha medo de quebrar o contato e correr. Enquanto o Agente 47 é um combatente capaz, mesmo um punhado de pessoal de segurança pode arma-lo em campo aberto. Há muita cobertura para se esconder. Se a sua abordagem falhar, recue e replaneje.

Mantenha a compostura

Durante as missões, é possível roubar as roupas de vários inimigos, mas é bom lembrar onde a primeira troca foi efetuada e onde você deixou o terno com que iniciou a fase. Largar a roupa jogada por aí resulta em uma bela multa da sua agência.

Mãos limpas

Com exceção da penúltima missão, na qual escolher uma arma de fogo é essencial, recomendamos que você inicie as demais apenas com o básico. Acredite: o careca consegue causar um belo estrago só com seringas de sedativos e venenos. Sem falar no implacável fio de náilon capaz de estrangular todo mundo.

Não deixe pistas

Não deixe nenhum corpo em locais visíveis, procure jogá-los em lugares afastados ou escondê-los em caçambas de lixo e baús. As armas também podem implicar em multas no final da missão; jogue-as em lugares onde ninguém vai passar.

A pressa é inimiga da perfeição

Disfarces de nada adiantam se você der bandeira. Lembre-se de que uma pessoa correndo sempre levanta suspeitas. Quando cometer um assassinato de maneira discreta, passe pelos guardas devagar, como se nada tivesse acontecido.

Calma

Se chegar a algum local e seu alvo tiver acabado de sair, tenha paciência e espere um pouco. Todos os personagens do jogo se movimentam em ciclos predefinidos e sempre retornam para cumprir suas rotinas.

Contratos

Os contratos podem ser acessados do menu e não precisam que o jogador entre em alguma fase da história antes. Vá na opção correspondente navegando pelos botões superiores (R1 e L1 no PS4, por exemplo).

Dentro desta opção, escolha entre criar um contrato ou verificar os que foram criados e enviados por outros jogadores, em campos como “Contratos em destaque” e “Últimos contratos”. 

Uma lista completa com os contratos disponíveis em Hitman aparecerá, já com o nome que o jogador definiu e alguns detalhes iniciais da missão. Escolha o seu e aguarde o carregamento prévio.

Briefing

Com o contrato selecionado, confira o briefing, ou seja, a explicação da missão que deve ser feita naquela fase. Verifique os alvos e os objetivos opcionais, além de condições especiais que podem somar mais pontos à performance.

Planejamento

No planejamento, verifique os equipamentos iniciais disponíveis ao Agente 47 no início daquela missão. Também há outras informações, como a entrada principal do local e os itens de contrabando levados para a fase.

Criar contratos

O jogo também te permite criar contratos. No menu de Contratos, basta selecionar esta opção e seguir o guia que o game fornece para escolher os objetivos, lidar com os desafios e definir quais serão os alvos. Após concluído, o contrato será enviado para a rede e qualquer outro jogador poderá aproveitar.

“Ser uma garça dentre as garças”

Em Hitman, tudo pode ser usado a seu favor no cenário. Você pode, inclusive, eliminar pessoas de interesse e roubar e usar as roupas delas para se aproximar do alvo da missão – cuidado para não assassinar pessoas inocentes! 

Quando estiver devidamente trajado, não se esqueça de esconder os corpos e, depois agir dentro dos conformes, “se misturando no ambiente” e atuando conforme o personagem de quem roubou os trajes. 

Isso pode evitar que algum segurança levante suspeitas do Agente 47. Caso isso aconteça, obviamente é possível contornar a situação. Você pode sair do recinto quando o segurança exigir ou ainda o atrair para um beco escuro e eliminá-lo de uma vez. 

Ainda assim, você pode ganhar tempo e terminar a missão com uma maior pontuação se apenas agir conforme uma garça dentre as garças e fingir ser, de fato, o dono das roupas roubadas. Isso evitará suspeitas e, de tabela, você não precisará de outro disfarce.

“As pessoas raramente olham para cima”

Hitman é um jogo de stealth, logo, é preciso evitar chamar atenção. Se agachar, andar com cautela, se esgueirar, dentre outros; são ações cruciais para sobreviver.

É também possível se esgueirar em diversos locais altos, sejam estes bueiros ou… Bordas de prédios. Tire vantagem se pendurando em superfícies do gênero, sempre que possível.

Os seguranças e transeuntes raramente olham para cima – assim como as pessoas na vida real. Só tome cuidado ao entrar em algumas janelas específicas para não ativar o alarme.

“Vale tudo no amor e na guerra”

As armas improvisadas estão entre os melhores recursos que Hitman pode oferecer. Isso porque você pode usar praticamente tudo que está no ambiente a seu favor, como já dito anteriormente.

Então, além de usar armas de fogo e seus próprios punhos, pode-se ainda usar objetos para atrair a atenção de pessoas de interesse (moedas são uma boa pedida neste caso) e/ou, claro, usar itens espalhados pelo cenário de diversas outras maneiras, inclusive, como armas.

Pés de cabra, por exemplo, podem ser usadas para atacar inimigos, claro, mas também podem abrir portas trancadas, além de quebrar janelas para ativar alarmes e assim, criar uma distração.

“Conheça a si mesmo e conheça seu adversário”

Preste atenção nas instruções das missões para saber mais sobre os alvos do Agente 47. Entenda quem são as pessoas de interesse no cenário para roubar as vestimentas delas e conseguir uma aproximação efetiva; ou ainda bisbilhote conversas para extrair mais informações.

Lembre-se ainda que, dependendo do local da missão, algumas figuras podem reconhecê-lo quando estiver disfarçado; então talvez seja mais difícil se passar por um policial, por exemplo, uma vez que os oficiais geralmente já conhecem uns aos outros.

Dependendo de quem for o alvo, há também a possibilidade de conversar com ele e descobrir mais sobre a figura. Use e abuse do carisma do Agente 47 para enganá-lo. Assim, será mais fácil atraí-lo para um local seguro e executá-lo.

Além de conhecer o alvo e as pessoas que o protegem (e como as driblar); também estude o mapa e planeje sua fuga. Os cenários são enormes e oferecem variadas saídas. É crucial saber como e por onde você pode sair de cena quando finalizar sua missão. 

“Nunca desista, confie em seus instintos”

O Instinto do Agente 47 retorna diretamente de Hitman: Absolution. Essa ferramenta lhe permitirá ver brevemente através das paredes.

Isso lhe ajudará a ver o tamanho do recinto logo adiante, qual a espécie do piso, pessoas de interesse, transeuntes passivos e outros tipos de ameaça como alarmes, por exemplo.

A ferramenta também é uma ótima pedida para quando você precisar fugir, pois o Instinto vai ajudar a ver os inimigos se aproximando. 

Referências:

The Enemy, Game Detonado, Uol, techtudo, wikipedia.

Sniper Elite 4

Sniper Elite 4 é um videojogo de stealth e tiro táctico em terceira pessoa, desenvolvido e publicado pela Rebellion Developments. Sequela directa de Sniper Elite III, o jogo foi lançado em 14 de fevereiro de 2017 para Microsoft Windows, PlayStation 4 e Xbox One.

Sniper Elite 4 decorre em Itália em 1943, logo depois dos eventos ocorridos em Sniper Elite III, mas antes dos de Sniper Elite V2. A história segue Karl Fairburne, que vai lutar com os seus homens da Resistência Italiana para libertar o país do fascismo.

Pesquise todos

Não apenas passeie pelos corpos dos inimigos abatidos. Se você conseguir se prolongar um pouco mais, você pode manter sua munição etc recarregada se você pesquisar o corpo. Se houver algo lá, será indicado com um ícone de mão flutuando acima do corpo. Também vale a pena ficar de olho nos oficiais abatidos que muitas vezes estarão segurando o Duty Roster em uma área do nível. Isso significa que todos os seus soldados são imediatamente marcados por seu prazer de atirar.

Importante, este é um dos lugares que os códigos para cofres de missão vital estão escondendo. Se você não souber o código para isso, terá que usar uma taxa de mochila para abrir as coisas (literalmente) e isso fará com que todos saiam correndo em sua direção. Encontre o código e você estará rindo até as informações preciosas e, muitas vezes, uma coleção de munição reprimida.

Mantenha os olhos abertos para documentos

Quem sabia que os franco-atiradores se importariam tanto com a papelada? Existem documentos espalhados por todos os níveis. Em carteiras, em tendas e em corpos, estes incluem cartas de e para casa e as pungentes últimas cartas de soldados. Você pode ver no final de cada missão quantas colecionáveis ​​você tem e, claro, há troféus em oferta para aqueles com o maior número de itens colecionáveis.

Confira as estatísticas das armas

Sempre que um inimigo morre, ele provavelmente desistirá de sua arma. Embora muitos jogos não lhe dêem nenhuma informação sobre se seria bom ou ruim atualizar, o Sniper Elite mostra as estatísticas completas da arma em questão. Passe o mouse sobre as armas soltas e você verá todas as informações sobre a arma no chão, com barras vermelhas e verdes claras informando se a troca do seu fiel rifle é realmente algo que você quer fazer. Existem algumas grandes pistolas por aí, então fique de olho.

Use a tela de carregamento

Pode parecer uma dica tola, mas use sua tela de carregamento. Karl pode realmente começar um nível com um lote duplo de munição suprimida que vem a sério enquanto você está se acomodando. Você terá que ganhar pelo menos $ 4 para cada lote, mas isso lhe dará uma grande vantagem se você começar em cada uma. área com uma opção silenciosa. Lembre-se de que você também tem munição de pistola suprimida e também rifle. Use o aviso de munição alternativo da roda da arma para carregar para essas balas sujas, da mesma forma que com o rifle. Infelizmente não há opções silenciosas de SMG …

Enquanto no assunto de seu loadout, confira suas opções de atualização de arma e peles. Selecione sua arma e você poderá ver as diferentes maneiras de desbloquear upgrades para o dispositivo de sua escolha de morte. Alguns virão naturalmente e outros você precisará sair do seu caminho para – 20 coração mata alguém?

Mantenha os olhos de águia

Como você deve ter reunido, há mais do que alguns colecionáveis ​​escondidos em cada nível. No topo dos documentos, há várias águias de pedra escondidas em cada mapa. Se você identificar esses Alvos Deadeye pelo seu escopo, atire neles para marcar sua lista, mas lembre-se de usar munição suprimida ou esperar por um ruído ambiental para mascarar sua foto. Você não quer um mísero colecionável dando o jogo fora.

Conheça o seu radar

Fique de olho na cor do seu radar. O círculo ao redor do mapa mostrará seu status. Se a barra estiver amarela e os inimigos se tornarem pontos amarelos, isso significa que eles são suspeitos e pesquisam, mas não sabem sua localização. No entanto, se o mapa estiver vermelho e os inimigos estiverem convergindo, eles saberão exatamente onde você está e é hora de dar o fora da esquiva. Um triângulo aparecerá se você foi ouvido ou visto e indicará seu último local conhecido, então mude rapidamente para uma posição diferente e talvez você possa lançar uma granada enquanto os inimigos investigam seu último ponto conhecido. Além disso, se você tiver tempo, tente equipar os corpos dos inimigos com minas, de modo que, se você estiver deixando para trás um cadáver, os soldados que verifiquem qualquer sinal de vida podem perder seus próprios no processo.

Oculte os sons dos disparos

A principal arma de Sniper Elite 4 também é uma das mais barulhentas do game. Isso significa que, por mais que a precisão e força dos disparos permita que uma missão possa ser resolvida com um único tiro, também significa que todos os inimigos saberão onde você está no momento em que o gatilho for pressionado.

O mundo do jogo possui diversas maneiras de esconder o som. De tempos em tempos, aviões passarão nos céus, enquanto, nas cidades costeiras, barcos estarão o tempo todo navegando. Isso significa que os sons de seus motores poderão ser ouvidos à distância, que servem de camuflagem para o barulho dos disparos. Fique de olho no indicador de ruído, na parte superior da tela, e entre em ação quando ele estiver ativo.

O ideal é ser oportunista e paciente. Encontrou o alvo de uma missão? Mantenha a mira travada e aguarde a passagem de um veículo para realizar o disparo sem ser detectado. É possível, também, usar geradores que estão espalhados pelo cenário, mas fique atento, pois ativá-los fará com que alguns inimigos verifiquem o que está causando tanto barulho.

Use o ambiente a seu favor

Para um franco-atirador, posicionamento é tudo, e em Sniper Elite 4 não poderia ser diferente. O mundo aberto do game traz diferentes possibilidades e caminhos para se completar o mesmo objetivo, que, muitas vezes, podem ser concluídos à distância ou por proximidade. Cabe ao jogador escolher o melhor jeito de fazer isso.

Caso prefira a abordagem sniper, procure por colinas e lugares altos, com ampla vista para o cenário, mas que, ao mesmo tempo, possua coberturas onde se esconder caso o personagem seja visto. Use e abuse de motores espalhados pelo cenário, que farão barulho e permitirão o uso do rifle para limpar as áreas de inimigos ou completar missões de assassinato.

No caso de uma ação de proximidade, escolha áreas estreitas e com muitos arbustos, de onde é possível usar a pistola para matar os soldados sem ser localizado. Utilize os cadáveres dos inimigos como isca para atrair mais deles, e mesmo de perto fique de olho nos indicadores de som, pois também será possível usar o rifle.

Explodir barris vermelhos não é a única opção que “Sniper Elite 4” dá na hora de usar o cenário contra os inimigos. Existem diversas bugigangas e equipamentos dos inimigos que pode ser utilizados para uma abordagem não convencional.

É possível, por exemplo, destruir roldanas e derrubar caixas pesadas quando oficiais estiverem embaixo delas. Dependendo do momento, essa pode ser uma saída para não entregar a sua posição.

Quanto às explosões, além do poder destrutivo, elas também podem ser utilizadas como uma forma de evasão em caso de perigo. Assim que for detectado, exploda barris à distância para confundir os inimigos e troque de posição. Esse é um meio eficiente de se manter intocável.

Saiba usar o kit médico

Apesar de a munição ser abundante no mundo de Sniper Elite 4, os itens de cura não são. Você normalmente começará as fases com dois deles, e poucos poderão ser encontrados nos cenários. Ser visto e alvejado significa morte na certa, já que o protagonista é pouco resistente a balas.

Os kits médicos podem dar uma sobrevida para Karl, mas é importante parar para usá-los, pois isso recuperará a barra de energia completamente. Fazer isso andando diminui a eficácia do item, e deve ser apenas sua última opção para evitar a morte. Muitas vezes, vale mais a pena voltar ao checkpoint, mesmo com o sistema de saves automáticos do game, do que gastar um item de cura.

Programe-se

Uma das novidades de Sniper Elite 4 é um sistema de inteligência artificial adaptativa, o qual o mundo reage às suas ações. Seja visto por soldados algumas vezes, por exemplo, e perceba um movimento maior de guardas ao redor de seu alvo principal em uma missão. Dispare com o rifle sem usar sons para ocultar os tiros e note que o objetivo passará a permanecer sempre em áreas fechadas, dificultando um assassinato a distancia.

Em outros mapas, franco-atiradores inimigos também estarão posicionados, sendo capazes de localizar e alvejar o jogador a distancia, enquanto operadores de rádio poderão chamar mais reforços caso a presença de Karl seja detectada. O ideal é acabar com os inimigos primeiro, seguindo, depois, para as missões de assassinato.

Deixe liberações de postos de controle ou a localização de refúgios rebeldes por último, pois eles normalmente estarão em áreas com mais oponentes, onde será mais fácil ser detectado. Já tendo resolvido os outros objetivos que exigem mais furtividade, você fica livre para agir aqui, e até mesmo cometer alguns deslizes.

Use o binóculo para tomar decisões

Ser um sniper de elite não é para qualquer um: o cara precisa passar horas no ninho, analisando o ambiente e escolhendo os melhores alvos e movimentos para não ser detectado. “Sniper Elite 4” simula esse ambiente arriscado e te obriga a ter paciência.

Para evitar ser detectado e, especialmente, não morrer, é preciso verificar o máximo de abordagens possíveis antes de escolher a melhor opção. O melhor meio para isso é utilizar o binóculo para marcar inimigos, explosivos, caminhões, e até mesmo alvos de missões secundárias.

Com toda informação do ambiente, fica bem mais fácil decidir como agir e quais alvos eliminar primeiro.

Melhore o seu equipamento completando desafios

Antes de cada missão é possível escolher qual equipamento vai ser levado para o combate. São diversos rifles, fuzis, pistolas e outros itens, como bombas e curativos. Nesse momento também é possível comprar novos equipamentos com seus pontos de reconhecimento e também conferir os requisitos para melhorar suas armas.

Cada arma tem aprimoramentos de atributos e também visuais. Para conseguir desbloquear a melhoria é preciso completar desafios específicos da arma, como matar inimigos à distância ou com tiros em partes específicas do corpo.

Sempre que trocar o equipamento, vá até essa parte do menu de preparação para descobrir quais os desafios de melhoria.

Quando no chão, fique sempre em movimento

Toda vez que você disparar ou fizer barulho, o estado dos inimigos vai mudar, podendo ir de patrulha até perseguição, quando descobrirem a sua posição. Muitas vezes eles deduzem a sua posição pelo barulho e vão até onde acham que você está escondido para verificar.

Por conta desses fatores, é importante estar sempre em movimento se você estiver no nível de altura dos inimigos. O primeiro motivo, mais óbvio, é evitar ser encontrado, mas o melhor mesmo é utilizar dessa mecânica para plantar armadilhas.

Assim que os inimigos adivinharem a sua posição, coloque uma armadilha no local e vá para um ponto com boa linha de tiro, e de preferência um arbusto para esconder. Alguns inimigos Alguns inimigos vão morrer na explosão da armadilha, enquanto você finaliza os outros com seu rifle de um local seguro.

O jogo de gato e rato é constante, e você precisa ser mais esperto que os adversários para se dar bem nas missões.

Limpe você mesmo

Pode soar como uma tarefa irritante, mas se você eliminar um inimigo em uma área onde seu cadáver possa ser visto na rota de patrulha de outros, pegue o corpo se puder e o mova para fora da vista para evitar a detecção. Você pode içá-los por cima do ombro e soltá-los onde quiser, mas se quiser uma maneira rápida de despachar inimigos sem a limpeza depois, tente a próxima dica.

Seja um Assassino

É hora de estar em sintonia com a natureza e pular na folhagem para algumas quedas fantasmas. Espreite-se em um arbusto e depois mude da distração da rocha para o apito em sua roda de armas, seguindo o aviso apropriado. Quando um inimigo passar, assobie e ele virá. Melee-los mortos e você vai escondê-los instantaneamente no mato. Bom trabalho, Assassino. Você pode adotar uma abordagem semelhante enquanto estiver pendurado em uma saliência, se um inimigo estiver acima – assobie para atraí-los em sua direção e, em seguida, um rápido ataque corpo a corpo irá despachá-los pela borda. Ezio Auditore ficaria orgulhoso.

Use munição suprimida

Então aqui está a coisa, acontece que tiros de grande volume matam você como um franco-atirador. Munição suprimida, por outro lado, significa que você pode matar com facilidade. Enquanto os inimigos perceberão se um amigo cair morto ao lado deles, sua posição não será doada. Quando você encontrar munição suprimida, traga a roda da arma e selecione munição alternativa para carregá-la em seu rifle. Isso significa que você não precisa esperar que outros sons encobrem seu disparo. Lembre-se, porém, que a munição silenciada ainda pode fazer barulho no impacto, por isso, se você ataca um inimigo com um rifle sniper ou uma pistola silenciada de perto e eles estão usando um capacete, o ruído vai chamar a atenção de inimigos próximos. Você pode evitar isso, indo para mortes de tiro do corpo. Atirou no coração e tudo mais.

Corra em silêncio

Não serão poucos os momentos em que o jogador será visto em Sniper Elite 4. E com uma inteligência artificial apurada, e até um pouco desleal, praticamente todos os inimigos do cenário serão alertados para sua posição no momento exato em que isso acontecer. Mesmo na hora da fuga, entretanto, ainda valem os princípios de furtividade que servem para o restante do jogo.

O título sempre vai marcar sua última localização, e é para lá que os oponentes vão. Por isso, ao ser localizado, mate alguns inimigos para limpar o caminho e saia de lá. Use sempre a pistola, pois ela possui silenciador, e evite ao máximo o rifle e, principalmente, a metralhadora, pois eles gerarão atualizações em seu posicionamento para os soldados inimigos.

Além disso, evite correr em pé e prefira o sprint agachado. Apesar de mais lento, ele gera menos barulho e não vai revelar seu caminho para os soldados. Se esconder nas proximidades, em arbustos ou estruturas próximas ao local de detecção, também não é uma boa ideia, pois após não encontrarem o jogador na área original, os inimigos passarão a busca-lo por perto.

Em alguns casos, fugir para longe pode até criar uma boa oportunidade. Com todos os adversários juntos e em campo aberto, o rifle de franco-atirador pode ajudar, principalmente se uma fonte de barulho também estiver pelos arredores

Ganhe uma medalha de ouro no campo de tiro

Antes de você sair para punir as patrulhas Nazistas, porque não ir ao campo de tiro para praticar? Você não apenas poderá testar qualquer uma das armas disponíveis no jogo, mas terá o desafio de ganhar medalhas, uma por arma.

Granadas

Todos os itens têm funções alternativas e a Stick Grenade não é exceção. Mudar seu uso corriqueiro de “Normal” para “Sticky” a fará grudar no primeiro alvo que encostar! Inimigos poderão correr o quanto quiserem, mas se a granada os acertar primeiro, não há escapatória.

Falando nisso, tente mirar nas granadas saindo das linhas inimigas para obter incrivelmente satisfatórios abates múltiplos. Espere uma patrulha com muitos inimigos se aproximar para maximizar o efeito!

Consiga um “Longshot” de rank máximo

Cada nível tem um alcance máximo para tentar conseguir um abate, com diferentes distâncias para cada nível de dificuldade. Tiros são ranqueados em C, B, A e S, em ordem ascendente — tiros de rank S são alguns dos mais distantes do jogo, talvez da própria série!

Aceite o desafio

Após completar uma missão pela primeira vez, uma lista de cinco novos desafios irá aparecer para futuras partidas. Esteja avisado, eles não foram criados para serem completados em uma única sessão, então eles podem ser bem complicados e exigirão muito planejamento e habilidade.

Dicas Finais

É possível matar com um único tiro em disparos no coração, figado e até rins. Não é necessário mirar sempre na cabeça.

É possível atirar em granadas na roupa dos inimigos para matar mais de um inimigo de uma vez.

É possível atirar nas suas próprias granadas para explodi-las antes do tempo normal

Usar armadilhas em cima dos corpos é mais eficiente e rápido que escondê-los.

Existem poucos silenciadores no jogo, mas há munições que não fazem barulho para serem usadas no lugar deles. Abuse delas para ser um fantasma.

Após matar inimigos, vasculhe seus corpos para ganhar munições e possíveis documentos de missões secundárias e colecionáveis.

Referências:

Playstation Blog, GameMe, Uol, techtudo, wikipedia.

Mafia III

Mafia III é um jogo eletrônico de ação e aventura produzido pelo estúdio Hangar 13 e lançado pela 2K Games em 7 de outubro de 2016 para as plataformas Microsoft Windows, PlayStation 4 e Xbox One. É o terceiro jogo da série Mafia e o primeiro desenvolvido pela Hangar 13.

Os acontecimentos de Mafia III decorrem em 1968 no New Bordeaux, uma recriação fictícia de Nova Orleães, onde os jogadores assumem o papel de Lincoln Clay, um veterano da Guerra do Vietnã que procura vingar os seus amigos assassinados por mafiosos locais ao mesmo tempo que constrói uma nova organização criminosa.

Mafia III obteve uma recepção mista por parte da crítica especializada. Enquanto os gráficos, a recriação histórica da época, o enredo e a trilha sonora foram elogiados, as críticas recaíram principalmente sobre a estrutura repetitiva das missões, a pobre inteligência artificial e o elevado número de erros de design, com alguns críticos chamando o jogo de “funcional”. Ainda assim, foi um sucesso comercial, tornando-se o jogo que mais rapidamente vendeu na história da 2K Games.

Jogabilidade

Mafia III é um jogo de ação-aventura numa perspectiva de terceira pessoa, no qual os jogadores assumem o papel de Lincoln Clay, um veterano da Guerra do Vietnã que quer vingar os seus amigos assassinados pelos mafiosos locais. O jogo decorre em 1968 em New Bordeaux, uma recriação fictícia de New Orleans, que é um mundo aberto e pode ser livremente explorado pelos jogadores. Os jogadores podem completar os objetivos de vários modos. Por exemplo, podem usar armas, como revolveres e caçadeiras, para eliminarem os inimigos, ou alternativamente, podem utilizar uma abordagem mais furtiva em toda a missão sem que sejam notados pelos inimigos. A jogabilidade centra-se sobretudo sobre o jogo de armas. Como adição, também há a possibilidade de matar com movimentos que executam e através do combate corpo-a-corpo. Mafia III também tem um sistema de cobertura, que permite aos jogadores se esconderem por detrás de objetos para prevenirem ataques. Para completarem os objetivos, os jogadores também podem fazer interrogatórios a outros personagens para conseguirem obter informações.

Os jogadores podem atacar e controlar locais propriedade da máfia italiana, e responsabilizar pelo local um dos seus comandantes. Os comandantes disponíveis são Cassandra, Burke e Vito Scaletta.

Segundo Haden Blackman da Hangar 13, o jogo não tem multijogador porque a equipa de produção quer focar-se em desenvolver a personagem de Lincoln, as bases de cobertura e tiroteios da jogabilidade, mais a física da condução perigosa.

Bem-vindo a New Bordeuax

O novo Mafia 3 nos leva diretamente à New Berdeaux, uma cidade fictícia inspirada na região de New Orleans, mas com muitos aspectos que remetem à realidade da época. O local foi tomado pelo crime organizado, sobretudo após a chegada da máfia italiana ao local.

E esse contexto histórico é mais do que importante, pois é o que dá o tom a tudo aquilo que a 2K está fazendo. A década de 1960 é marcada pelo auge da Guerra Fria e os Estados Unidos estavam em sua caça aos comunistas. Enquanto o pensamento macarthista ocupava a cabeça dos políticos, as organizações criminosas tomavam conta de regiões menos “interessantes”. E é um pouco disso que o game retrata.

Tanto que o próprio protagonista é fruto dessa realidade. Lincoln Clay é um veterano da Guerra do Vietnã que, abandonado pelo seu país após voltar do conflito, vê seus amigos serem assassinados por esses mafiosos. E é esse desejo de vingança que faz com que ele acabe se envolvendo com gente tão perigosa quanto.

A demonstração de Mafia 3 apresentada nesta E3 focou bastante neste aspecto pessoal do game, mostrando que o estúdio fez um ótimo trabalho não apenas para ambientar o período, mas de criar personagens que explorem bem esse tipo de realidade. Mesmo não aprofundando muito a história, vimos um pouco do que Clay é feito e do que ele é capaz. E o que mais chama a atenção aqui é o quanto, mesmo em alguns poucos minutos de apresentação, foi interessante acompanhar os dilemas do protagonista.

E sua missão de limpar New Bordeaux desses mafiosos pode ser feita de diferentes maneiras. Cada região possui uma espécie de líder dentro da facção criminosa e o jogador precisa realizar uma série de pequenas tarefas para enfraquecer a sua influência naquela área, como destruir produção de drogas, acabar com orgias ou matar traficantes. Com isso, você chega cada vez mais perto do chefão daquele local e também de seu objetivo.

Ambientação

É interessante explorar a vida nos anos 60, a cultura e a música do local. Aliás, a trilha sonora está um show à parte. A cidade tem subúrbios e mansões, e você vai passar por vários cenários enquanto joga. Tantas opções que você não vai conseguir enjoar tão cedo.

Gerenciar um império do crime

O jogo possui um sistema de reuniões, onde você pode se sentar com os chefes do crime aliados e discutir estratégias. Conforme você vai dominando sessões da cidade, pode designar um sub-chefe para tomar conta dela, e eles dão sugestões de missões e outras ações que você pode fazer em cada parte. Você também precisa gerenciar a felicidade desses chefes, para que os resultados sejam ainda mais proveitosos.

Consequências

Tudo que você faz em Mafia III gera consequências, sejam elas boas ou, na maioria das vezes, ruins. Se você continuar não agradando um de seus sub-chefes, ele vai acabar te traindo e se tornando um inimigo. A ideia de um aliado se tornar inimigo faz você pensar muito bem antes de tomar uma atitude. Isso faz com que as ações que você toma sejam não apenas morais, mas práticas.

Carros

São os anos 60. O que significa que é o começo da era de muscle cars. Não se engane: os carros podem SIM ser rápidos. E você terá uma série de escolhas à sua disposição.

No alvo!

O mundo do crime é repleto de armas de fogo, então saber atirar corretamente é um requisito básico do “ofício”. Lidar com os inimigos exige muito trabalho naturalmente, então evite lutar contra a câmera também. Caso não consiga enxergar o que se esconde fora da visão do personagem, aperte o direcional analógico esquerdo para mudar o ombro de apoio da arma.

Acostume-se, também, a trocar rapidamente de arma, pois isso pode ser a diferença entre a vida e a morte durante os tiroteios mais intensos. Para alternar rapidamente entre as pistolas e armas pesadas que você tem equipadas, basta apertar L1 ou R1 no PS4, ou LB ou RB no Xbox One.

Guarde seus primeiros milhares de dólares e invista em melhorias para suas armas o quanto antes. Uma dica é começar melhorando sua pistola, pois com apenas US$ 5.000 já é possível fazer o melhor upgrade da arma, o que aumenta drasticamente a sua precisão durante os combates. No entanto, nada substitui os tutoriais de tiro, então complete-os com atenção.

De olho no mapa

O mundo de Mafia 3 é gigantesco e repleto de missões para cumprir, itens para coletar e pessoas para conhecer. É fácil se sentir intimidado pela fartura de opções, especialmente no começo da campanha. Por isso, lembre-se que o mapa é o seu melhor amigo.

Marcas verdes no mapa costumam indicar pontos de interesse, apontando a localização de dinheiro e componentes eletrônicos, necessários para interagir com as caixas de junção. Além disso, como Mafia 3 não indica automaticamente o melhor caminho até novas missões, crie o hábito de abrir o mapa e fazer suas próprias marcações para não se perder.

Auto escola

Apesar de também ser um sandbox sobre criminosos, não trate os veículos e trânsito de Mafia 3 como faria em GTA. É aceitável furar um ou outro sinal, mas cometer muitas infrações chamará atenção desnecessária para seu veículo e pode causar problemas com a polícia.

Além disso, como Mafia 3 é um jogo de época, todos os carros disponíveis estavam realmente circulando pelas ruas dos EUA em 1960. Logicamente, eles possuem as limitações de velocidade, peso e direção esperadas, então aproveite as primeiras horas de jogo para se acostumar com a jogabilidade dos veículos antigos.

Uma ajudinha da CIA

Não é muito útil focar sua atenção na busca por colecionáveis até a história chegar ao ponto em que Lincoln é chamado para cumprir sua primeira missão com a CIA. Afinal, só depois de completá-la será possível interagir com as caixas de junção espalhadas pelo mapa.

Há 89 caixas de junção espalhadas pelo gigantesco mundo de Mafia 3, mas não adianta apenas encontrá-las. Para ativar suas funções e revelar as localizações de itens e inimigos no mapa, é preciso, antes, coletar três fusíveis, então certifique-se de estar com o inventário completo antes de buscar as caixas.

Etiqueta de mafioso

Existem muitas formas de abrir uma porta em Mafia 3. Se você resolver arrombá-la com um chute, lembre que isso chamará muita atenção e alertará os inimigos. Curiosamente, a melhor opção para abrir silenciosamente uma porta trancada é usando um pé de cabra, método que permite a Lincoln entrar sorrateiramente em qualquer local.

Outra regra interessante do mundo de Mafia 3 diz respeito ao modo como civis enxergam os crimes. Se você atacar pessoas inocentes ou furtar em seu raio de visão, logo verá testemunhas acionando policiais. No entanto, civis não se importam caso você execute outros mafiosos no meio da rua, então tire proveito dessa vista grossa.

Mistério no Bayou

No centro do Bayou, exploradores intrépidos, dispostos a enfrentar os jacarés, encontrarão um velho navio pirata, chamado de Ghost Ship of Jean St. John.

Explore os Locais

Quase todo espaço onde há combate, incluindo os esconderijos, possui múltiplas entradas e pontos de acesso. Por exemplo, quando for resgatar Vito no cais, tente nadar até a doca mais próxima do restaurante em vez de atacar de frente. Quando for combater nos quintais ou becos de New Bordeaux, procure saídas de incêndio e outras maneiras de conseguir vantagem de altura, que é sempre uma vantagem tática contra seus inimigos.

Todos têm uma história

Todo chefe de esconderijo tem uma história, que você pode aprender detalhes coletando notas pelo mundo ou ouvindo conversas. Colocamos bastante histórias no ambiente pelo jogo todo, então basta olhar ao seu redor para achar pistas. Enquanto enfrenta criminosos em Barclay Mills, procure os capangas e descubra o terrível negócio de eliminação de corpos da máfia. Se conseguir chegar até o chefe de um esconderijo sem ser detectado, várias vezes consegue pegá-lo em flagrante…

Descanse em paz

Depois que Lincoln jura derrubar a máfia, é possível visitar o cemitério em Hollow para lembrar o quanto ele odeia Sal Marcano com tanta força… E um número surpreendente de membros da equipe de desenvolvimento parece estar enterrados em cemitérios pela cidade.

Pulando sobre telhados

Várias rampas estão escondidas pela cidade, incluindo algumas de terra. Algumas servem como atalhos para fugas rápidas da polícia, enquanto outras testam sua habilidade no volante. Nossas rampas favoritas são os tetos dos restaurantes Briar Patch. Uma franquia encontrada na cidade, o Briar Patch tem um design inspirado nos anos 60 e inclui um telhado inclinado que vai até o chão de um lado – criando uma rampa para se jogar por cima das ruas próximas.

Rampas de barco

Saltos acrobáticos não são apenas para os carros em New Bordeaux. Roube um barco e pilote entre as casas alagadas próximas do parque de diversão abandonado em Delray Hollow. Lá descobrirá que vários dos tetos podem ser usados como rampas.

Cruzeiros pelos canais

New Bordeaux é diferente da cidade que a inspirou de algumas maneiras importantes. Uma delas é uma rede de canais que passa por baixo da cidade fictícia. Estes canais podem ser acessados por portas de serviço nos becos, ou usando um barco. Explorar os túneis garante não apenas vários itens colecionáveis, como também revela entradas secretas para vários esconderijos da máfia italiana.

Corridas subterrâneas

Depois que descobrir a rede subterrânea, visite os túneis debaixo do porto de Tickfaw, acessíveis por carro e que inclui uma rampa que deixa você saltar sobre o canal norte da cidade.

O Expresso Lincoln

Uma antiga ferrovia vai do canto noroeste do Bayou até o sul dos pântanos, antes de correr para o leste e eventualmente acabar no canto nordeste do Bayou, no formato da letra U. Apesar da idade, a ferrovia está intacta e pode-se dirigir por ela de carro para uma vista diferente do Bayou.

Jacarés nos esgotos

Uma família de jacarés passou a morar no centro de filtragem de água próximo ao lixão em Barclay Mills. Jogue o corpo de um mafioso no tanque d’água, e verá os jacarés se alimentando. É possível alimentá-los em alguns outros lugares, pelo Bayou e na fazenda de jacarés da abertura do jogo.

Trocando suas armas

Você pode usar a roda de armas para mudar suas armas, mas a maneira mais fácil de trocar armas é pressionando os botões LB ou RB (ou L1 e R1). Isto irá alternar entre a Arma Pesada em seu compartimento direito, e a Arma Secundária em seu compartimento esquerdo.

Mudando a postura da sua mira

Como a maioria dos shooters em terceira pessoa, Mafia 3 a postura padrão da mira é sobre o ombro direito quando você mira com sua arma. Use o botão L3 (ou LS do Xbox) para mudar de lado em torno da mira.

Arrombando portas

Ao lidar com portas trancadas você pode chutá-las, ou destrancá-la silenciosamente. Chutar irá alertar a todos os inimigos próximos a sua presença, enquanto destrancar com um pé de cabra lhe permitirá aproximar silenciosamente. Escolha com cuidado, dependendo da situação, e sempre fique pronto para derrotar inimigos no caso de eles estarem esperando por você.

Usando seus Associados

Lincoln tem alguns amigos em lugares altos, e você vai querer ter certeza de que você está usando o máximo deles, conforme você passa o tempo explorando Nova Bordeaux. Há poucos tipos diferentes de Associados, mas, apenas lembre-se de fazer uso de seus serviços a qualquer momento em que precisar deles. Eles estão lá para ajudar, e derrubar os impérios criminosos vai exigir um pouco de apoio ao longo do caminho.

Como conseguir dinheiro

Coletando dinheiro dos esquemas no jogo você pode conseguir uma boa quantidade de dinheiro. Os seus subordinados controlam os esquemas e coletam dinheiro dele. Ao visitar eles você poderá pegar o dinheiro. É importante coletar sempre, pois há um limite de dinheiro que eles podem guardar, quando chega esse limite eles param de trazer dinheiro. Essa capacidade vai aumentando a medida em que o jogo progride.

Ao progredir na história e conseguir os três subordinados você irá desbloquear formas diferentes de conseguir dinheiro. Entretanto esses métodos não ficarão disponíveis até você encontrar Donovon em um banco em Barclay Mills.

Ao conseguir $140,000 você poderá desbloquear a habilidade de contratar alguém para coletar o dinheiro no seu lugar, te dando tempo para focar em outras formas de obter dinheiro.

Evite perder dinheiro

Todo dinheiro que você recebe pode ser armazenado dentro de um cofre. Antes de iniciar uma missão que você acha que pode morrer, sempre guarde o dinheiro, pois ao falhar em uma missão você perde metade do dinheiro na sua carteira.

Referências:

Blog nuuvem, Jogos Enternauta, Game Detonado, Canaltech, Blog Playstation, wikipedia, techtudo.