A Way Out

A Way Out é um jogo eletrônico de ação-aventura desenvolvido pela Hazelight Studios e publicado pela Electronic Arts sob a marca de EA Originals. É o segundo jogo eletrônico dirigido por Josef Fares após seu trabalho em Brothers: A Tale of Two Sons. Anunciado durante a E3 de 2017, o jogo só pode ser jogado cooperativamente entre dois jogadores, seja em modo online ou por meio de tela compartilhada, sem a possibilidade de ser jogado com apenas um jogador. O jogo foi lançado em 23 de março de 2018 para as plataformas PlayStation 4, Xbox One e Microsoft Windows.

Jogabilidade

A Way Out é um jogo de ação-aventura, jogado a partir de uma perspectiva em terceira pessoa. Ele foi projetado especificamente para modo multijogador cooperativo com o auxílio de tela compartilhada, o que significa que ele também pode ser jogado com outro jogador através de modo online. No jogo, os jogadores controlam Leo e Vincent, dois prisioneiros condenados que devem escapar da prisão e ficar fugindo das autoridades. Como a história de ambos os protagonistas é contada simultaneamente, seu progresso pode não ser sincronizado, o que pode resultar em um jogador ser capaz de controlar seu personagem, enquanto o outro está assistindo uma cutscene. Os jogadores precisam cooperar uns com os outros para progredir, e cada situação pode ser abordada de forma diferente, com ambos os personagens assumindo papéis diferentes. Por exemplo, durante uma cena de fuga da prisão, um jogador precisa distrair o guarda, enquanto outro jogador precisa encontrar uma ferramenta para ajudar a sua fuga. Esses papéis não são fixos, então Leo e Vincent podem trocar seus papéis em outro desafio. Os jogadores podem interagir com muitos personagens não jogáveis e existem opções de diálogo para os jogadores escolherem.

Não existe solo, mas você pode brincar facilmente com os amigos

A Way Out é uma aventura estritamente cooperativa. Do início ao fim, você trabalhará em duas perspectivas. Jogando como o cabeça-quente Leo ou o pensativo Vincent, você terá que se esgueirar (e correr) para sair da prisão e se vingar de um diabólico lorde do crime, vivendo bem do lado de fora.

Coop é obrigatório, mas há boas notícias – existem duas maneiras de jogar. Tanto através do couch coop (dois controladores, dois jogadores, uma tela) ou online. Você pode compartilhar uma cópia do jogo com amigos de graça – então você não precisa comprar duas cópias para jogar a experiência.

Preso? Veja o que seu parceiro pode fazer

Sempre há uma solução, não importa a situação em que você esteja. Normalmente, essa solução envolve Leo e Vincent trabalhando em conjunto para arrombar uma porta, derrubar alguns guardas ou escalar algo que eles não possam subir sozinhos.

Se você estiver perdido, verifique os mesmos guardas, prisioneiros ou locais com Leo e Vincent – cada um tem seus próprios insights e métodos para resolver um problema. Vincent pode querer sair com a conversa, enquanto Leo simplesmente resolve o problema com um soco rápido.

A divisão sempre leva ao mesmo ponto

Você se encontrará em dois lugares completamente diferentes. Leo e Vincent podem não estar em contato direto ou em pontos completamente diferentes em um mapa específico, mas você sempre pode ficar em contato. Segure [L2] para ver onde Leo / Vincent está parado – um marcador verde o ajudará a navegar.

Não importa aonde você vá, você sempre convergirá para o mesmo lugar. Os capítulos não terminam até que você arrombe aquela porta ou passe por dois guardas para que Leão / Vincent possam se unir novamente. Freqüentemente, você precisará passar itens de um cara para o outro, portanto, procure janelas, aberturas ou outras aberturas.

Mantenha a coordenação e a comunicação

A comunicação é fundamental. Normalmente, Leo ou Vincent precisam ficar de vigia enquanto o outro está completando uma tarefa – esculpir em um banheiro, passar por alguns guardas ou causar uma distração. Escape significa trabalhar em equipe, e você terá que sincronizar seus movimentos (ou apertos de botão) para corresponder.

Mais tarde em sua fuga, você precisará coordenar e derrubar portas chutando ao mesmo tempo. Crie um processo rápido – contagem regressiva a partir de três e, em seguida, chute. Faça o mesmo para outras atividades – esgueirar-se sobre os guardas para quedas duplas ou ao escalar um poço estreito de costas para as costas.

Há mais de uma maneira de resolver um problema

A Way Out é um jogo muito linear, mas você terá várias maneiras de resolver um problema. Você pode causar uma luta para afastar um guarda ou jogar uma lata em uma secadora para quebrá-la. Se você está procurando soluções, converse com os guardas e prisioneiros da área. Às vezes, eles darão dicas – ou usarão Leo para nocautear os prisioneiros encarregados da escala de serviço para que você possa superar uma situação difícil.

Se você estiver se esgueirando, os guardas não o reconhecerão instantaneamente

Aqui está uma dica importante – os guardas nem sempre veem instantaneamente. Vamos dizer “sempre” aqui porque, às vezes, eles vão identificá-lo instantaneamente, levando a uma falha imediata. Quando você está abaixado e os guardas têm pequenas pontas amarelas acima de suas cabeças; é aí que você pode ser localizado e ainda ter tempo para se esconder.

Se você for visto, é um fracasso instantâneo. Quando você entra na visão de um guarda, um medidor aparecerá acima de suas cabeças. Quando o medidor se encher completamente, você será pego e não há como escapar depois disso. Este não é Splinter Cell , Metal Gear Solid ou Deus Ex – não há estado de alarme. Quando o alarme dispara, você está morto.

Guardas de derrubada (juntos!) Para limpar o caminho

Existem algumas maneiras de lidar com os guardas enquanto executa suas múltiplas fugas ousadas. Você pode se esgueirar por eles, obviamente, ou pode ficar um pouco duro. Fique atrás de um guarda e pressione [R2] para realizar uma queda. Demora alguns segundos, então se houver mais guardas vagando por aí, eu não recomendo pegar um guarda. Você não pode mover corpos, e os guardas ficarão alarmados com amigos caídos.

Fique abaixado, fique longe da vista… Em arbustos

No caso de você ser dominado por policiais – como logo depois de escapar da prisão – você preferirá manter-se furtivo. Na maioria das vezes, esgueirar-se será o suficiente para passar por uma sequência complicada. Em paredes baixas, pressione [Quadrado / X] para se esconder, colando você na parede e tornando mais difícil para os guardas verem você. Existem outros métodos para se esconder também.

Fora da prisão, você vai querer ficar nos arbustos. Mesmo estando na borda, você ficará completamente escondido (não se preocupe com o farfalhar, os policiais não percebem o farfalhar) – e não se esqueça que você pode derrubar de escovas ou paredes baixas. Mais tarde, você poderá pressionar [R2] para se esconder ao andar de carros ou carrinhos. Não há razão para não se esconder nessas situações.

Duas maneiras de escapar | Vincent’s Way ou Leo’s Way

Leo e Vincent nem sempre concordam – às vezes, cada um deles tem um plano separado para lidar com uma situação específica. Na Parte 2: Fugitivos, você encontrará a primeira decisão dividida. Quando um desses eventos ocorrer, você poderá votar na escolha que deseja fazer – o plano de Vincent ou o plano de Leo.

Durante a primeira escolha, você pode escolher seguir a rota de Leo (roubando um carro da polícia e dirigindo pela ponte) ou a rota de Vincent (subindo por baixo da ponte) para chegar à saída. Ambos são completamente diferentes, dando a este jogo rápido um valor extra de repetição.

As tarefas cooperativas nem sempre são estimulantes

As tarefas enfadonhas que os jogadores cooperativos ocasionalmente são solicitados a completar criam alguns momentos sem brilho. Se os jogadores esperam que tudo seja ação, eles ficarão profundamente desapontados. As tarefas um pouco menos interessantes sempre levam a horizontes mais emocionantes.

Brinque com um bom amigo

As habilidades de comunicação que os jogadores precisam para passar por este jogo – ou, pelo menos, para tornar o processo agradável – não são para os fracos de coração. Fazer um jogo que só poderia ser jogado em modo cooperativo e que fosse melhor aproveitado em tela dividida foi um grande desvio em relação ao resto da indústria de jogos, que parece estar abandonando completamente a experiência cooperativa de sofá.

A fuga da prisão é apenas uma pequena parte do jogo

O jogo é um simulador cooperativo de fuga da prisão. O jogador passa algum tempo na prisão, depois foge, depois segue para o resto do jogo, mas alguns jogadores podem ter ficado se perguntando quando os créditos iriam aparecer. Fique pelo resto do jogo.

Pode levar várias sessões para ser concluída

Se os jogadores estão entrando em A Way Out com apenas um vago conhecimento da internet sobre o enredo e a jogabilidade, eles podem esperar terminar com um amigo em uma noite. No entanto, o jogo dura entre 6 e 8 horas  – o que significa que poderia ser jogado em um dia, mas você não faria muito mais. Pode levar três sessões para terminar. 

Existem algumas oportunidades para trocar de armas

A primeira vez que recebe uma arma, eles têm algumas opções. Os jogadores não podem escolher a mesma arma, mas de outra forma não há limite para qual eles podem pegar. Dado o fato de que o nível apresenta um campo de tiro para testar o que eles escolheram, os jogadores podem ficar tentados a testar cada um para ter certeza de que encontraram seu ajuste perfeito. O jogo dá aos jogadores algumas oportunidades de trocar de arma caso não estejam satisfeitos; para que os jogadores não precisem forçar seus amigos a esperar enquanto testam todos.

Existem minijogos para encontrar

Ao longo de A Way Out, os personagens podem explorar vários ambientes exclusivos criados para eles se divertirem. Existem NPCs interativos com diálogos exclusivos dependendo do personagem do jogador, ferramentas para pegar e usar (embora sejam frequentemente inúteis), coisas bonitas para examinar e minijogos para descobrir. Os jogadores devem passar um tempo explorando minuciosamente todas as áreas de livre circulação!

As cenas são perfeitas

Às vezes, a parte da tela de um jogador será muito maior do que a do outro, embora ambos os lados ainda estejam visíveis. Às vezes, a tela decidirá se dividir horizontalmente em vez de verticalmente.

Quando as cenas chegam, a tela de um jogador apenas cresce lentamente e assume o controle. Este trabalho incrível de cinemática de videogame é uma delícia para experimentar em primeira mão; os jogadores perceberão que nem mesmo notam quando sua própria tela encolhe ou aumenta, porque parece muito natural de qualquer maneira.

Vocês dois têm que dirigir

Com exceção de uma ocasião em que o piloto pode ser qualquer um dos jogadores, os dois personagens são forçados a dirigir algo no decorrer do jogo, enquanto o outro dá tacadas na parte de trás.

A jogabilidade é um jogo de tiro e um quebra-cabeças com muitas cenas de perseguição

Assim que eles se sentem confortáveis ​​com uma arma em suas mãos, eles estão dirigindo um caminhão ou tentando arrancar informações de um estranho, ou alguma outra atividade nova. A maior parte da jogabilidade ativa que não é apenas “caminhe para apontar a, pressione a, ande até o ponto b, pressione a” é uma reminiscência de jogos de tiro em terceira pessoa, mas eles estão intercalados entre cenas de perseguição e resolução de problemas (embora os quebra-cabeças sejam ocasionalmente mundanos). 

Referências:

Game Ranx, The Gamer, wikipedia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.