1HitGames

Halo Wars 2

Halo Wars 2 é um jogo eletrônico de estratégia em tempo real desenvolvido pela 343 Industries e Creative Assembly. Foi publicado pela Microsoft Studios e lançado em fevereiro de 2017 para Windows e Xbox One. O jogo se passa no universo da ficção científica da franquia Halo em 2559. É uma sequência de Halo Wars (2009). A história segue a tripulação da Spirit of Fire, uma nave do Comando Espacial das Nações Unidas (UNSC). A Spirit of Fire chega à Ark, uma instalação Forerunner responsável por construir e controlar remotamente os anéis chamados de Halo. O conflito irrompe entre as forças do UNSC e uma facção alienígena conhecida como os Banidos pelo controle da Ark.

Em Halo Wars 2, os jogadores constroem uma base de operações, acumulam recursos para produzir unidades de infantaria e veículos e comandam seus exércitos a partir de uma visão panorâmica do campo de batalha. O objetivo principal durante uma batalha é normalmente destruir as bases de um oponente ou capturar e controlar territórios no campo de batalha. O combate é balanceado por um sistema de contra-ataque “pedra-papel-tesoura”, no qual os veículos terrestres são eficazes no combate contra a infantaria, a infantaria é eficaz contra as aeronaves e as aeronaves são eficazes contra os veículos terrestres. O jogo suporta multijogador online para jogar cooperativamente ou competitivamente com outros jogadores.

O desenvolvimento de Halo Wars 2 começou em 2014, quando a desenvolvedora da franquia Halo, 343 Industries, abordou o estúdio de desenvolvimento Creative Assembly sobre uma colaboração. A Creative Assembly foi escolhida por seus anos de experiência no desenvolvimento de jogos de estratégia em tempo real. 343 Industries queria integrar a história de Halo Wars 2 mais de perto com o enredo contínuo da série Halo, levando-os a definir o jogo 28 anos após o Halo Wars original para consertar a história na linha do tempo atual da franquia. O jogo foi anunciado em 2015 na Gamescom e apresentado em uma série de eventos de videogame antes do lançamento. Dois betas abertos foram executados durante o último ano de produção do jogo para que a equipe de desenvolvimento pudesse fazer ajustes no jogo com base no feedback do jogador.

Halo Wars 2 recebeu críticas geralmente positivas. As cinemáticas da campanha feitas pelo Blur Studio foram elogiadas por sua excelente qualidade de animação. Os críticos acharam o jogo muito acessível para iniciantes, mas sentiram que precisava de mais profundidade estratégica para atrair jogadores experientes de RTS. Os incômodos no teclado e nos controles do mouse deixaram alguns críticos decepcionados, mas as melhorias feitas no esquema de controle do gamepad em Halo Wars foram elogiadas. O jogo foi suportado após o lançamento com conteúdo e recursos adicionais.

Jogabilidade

Halo Wars 2 é um jogo eletrônico de estratégia em tempo real de ficção científica militar, no qual os jogadores comandam exércitos de uma visão panorâmica do campo de batalha. O jogo pode ser jogado usando um gamepad ou usando um mouse e teclado. Como seu predecessor Halo Wars, ele apresenta duas facções jogáveis: o braço militar da humanidade, o Comando Espacial das Nações Unidas, e uma facção alienígena, os Banidos. Na maioria dos modos de jogo, os jogadores estabelecem uma base de operações em um local predeterminado. Quartéis e depósitos de veículos podem ser construídos em bases para implantar infantaria e veículos. Suprimentos coletados por meio de plataformas de suprimentos ou no campo de batalha são gastos para implantar unidades e construir edifícios. Algumas unidades e edifícios requerem um segundo recurso, energia, que é produzida usando um gerador ou edifício extrator. Edifícios básicos podem ser atualizados para conceder bônus passivos e desbloquear o acesso a unidades de nível superior.

O campo de batalha é inicialmente envolto pela névoa de guerra, que é revelado pelo movimento das unidades nas regiões obscuras do mapa. As unidades podem ser selecionadas e comandadas para entrar em combate ou interagir com estruturas no campo de batalha. O combate é balanceado por um sistema de contra-ataque de “pedra-papel-tesoura”, no qual os veículos terrestres são geralmente eficazes no combate contra a infantaria, a infantaria é eficaz contra as aeronaves e as aeronaves são eficazes contra os veículos terrestres. Cada unidade tem pelo menos uma habilidade especial além dos ataques regulares. Por exemplo, os supersoldados Spartans são capazes de sequestrar veículos e realizar um ataque de esmagamento depois de pular no ar. Os jogadores podem construir bases adicionais assim que acumularem recursos suficientes e ganharem controle sobre áreas do mapa, permitindo-lhes expandir seu exército.

Um modo campanha permite que os jogadores controlem as forças do UNSC em batalhas contra os Banidos em uma antiga estrutura alienígena. A campanha principal consiste em doze missões que podem ser jogadas sozinha ou cooperativamente. Cada missão apresenta objetivos principais que envolvem a captura de pontos, a defesa de bases ou a sobrevivência de ondas de inimigos, e frequentemente exigem que os jogadores liderem unidades Spartan pelo mapa. As missões de campanha oferecem objetivos secundários opcionais, como garantir que uma determinada unidade sobreviva ao longo da missão ou destruir bases extras dentro de um limite de tempo. Cutscenes animadas e diálogos precedem cada missão para fornecer contexto e integração com a história do jogo. Uma campanha secundária permite que os jogadores controlem as forças dos Banidos em uma batalha contra formas de vida alienígena parasitárias conhecidas coletivamente como o Flood.

Fora da campanha, tanto o UNSC quanto os Banidos são jogáveis, cada um com um conjunto distinto de unidades. Os jogadores escolhem um líder que se baseia em um personagem proeminente e enfatiza um estilo particular de jogo. Os líderes têm habilidades únicas que podem ser atualizadas e ativadas durante uma batalha; usar um requer suprimentos e dispara um período de espera antes de estar disponível novamente. Curar grupos de unidades, bombardear uma área-alvo e enviar tropas especiais são exemplos de algumas habilidades do líder. Os modos multijogador do jogo suportam jogo online com até seis jogadores. Os modos de jogo incluem Skirmish, um modo de jogo cooperativo ou solo contra oponentes controlados por computador (AI); Mata-mata envolve a eliminação do exército do oponente. Fortaleza e Dominação, modos centrados em controlar o território no mapa; e Blitz, um modo que combina elementos de jogos de cartas colecionáveis com jogabilidade RTS, substituindo a construção de base por uma mecânica de cartas e deques para implantação de unidades. Os baralhos são criados a partir de pacotes de cartas ganhos no modo campanha e desafios diários. Cada cartão possui uma unidade implantável e tem um custo de energia; implantar uma unidade mais poderosa usa mais energia. A energia é gerada automaticamente ao longo de uma partida e mais pode ser coletada de pods colocados no mapa periodicamente. Tiroteio Blitz é uma variante cooperativa para um jogador que coloca os jogadores contra ondas de inimigos de IA.

Proteja As Caixas Logo No Início

As bases provavelmente terão caixas próximas no início da partida, dando a cada jogador recursos básicos suficientes para pelo menos formar uma linha de defesa decente. Os jogadores devem ter seus fuzileiros navais em caixas disponíveis enquanto os edifícios básicos estão sendo construídos. Graças a essa estratégia, os jogadores provavelmente terão recursos suficientes para implantar um terceiro conjunto de fuzileiros navais em cima dos dois disponíveis no início da partida.

Com essa abordagem, os jogadores podem facilmente garantir um Power Node e iniciar o resto de sua estratégia. Eles também podem usar esse tempo para ter uma ideia do mapa e entender quaisquer pontos potenciais de contenção aos quais eles devem prestar atenção.

Poder É A Chave

Outro conselho útil do TeamRespawn é investir em poder no início do jogo. Se os jogadores já tiverem dois geradores atualizados, proteger o Power Node logo no início dá a eles um aumento decente de energia que pode abrir melhores atualizações. No entanto, os jogadores devem adiar a construção de um terceiro Gerador, pois podem usar os recursos restantes para unidades ou edifícios melhores.

Além disso, os jogadores devem ter cuidado ao proteger seus primeiros nós de energia. No início do jogo, três ou mais fuzileiros navais são ideais para garantir pontos no jogo. Dessa forma, um esquadrão pode se concentrar na captura de pontos enquanto os outros escolhem atacantes em potencial.

Priorize O Acesso À Tecnologia 2

Semelhante à maioria dos jogos RTS, os jogadores profissionais tendem a dominar o campo de batalha assim que conseguem uma liderança decente com seus recursos e unidades disponíveis. No caso de  Halo Wars 2 , obter tecnologia mais avançada logo no início é essencial, pois forma a espinha dorsal da maioria das estratégias de final de jogo.

Idealmente, os jogadores devem construir um gerador e duas almofadas de abastecimento imediatamente. Depois de construir aquele primeiro Gerador e proteger algumas caixas próximas, deve haver o suficiente para atualizar aquele primeiro Gerador. Proteger um Gerador Avançado permitirá que os jogadores atualizem seus Suprimentos e, em seguida, construam outro Gerador. Este combo dois por dois deve ser o suficiente para se ramificar na preparação para as batalhas no meio do jogo no início.

Prepare-Se Para Ramificar

A resposta do inimigo ao Power Node mais próximo do jogador deve dar a eles uma compreensão decente de quão avançado o inimigo está em termos de construção de sua base. Assim, os jogadores devem pensar sobre a abordagem que desejam fazer durante a batalha. Algumas escaramuças com fuzileiros navais e Jackrabbits devem ajudar a descobrir até mesmo um pouco sobre a estratégia do inimigo. Com essas informações em mente, os jogadores podem prosseguir para a Tech 2 e avançar a partir daí.

Por exemplo, os jogadores podem se preparar para essa abordagem no meio do jogo garantindo acréscimos de baixo custo à base, como recursos de comandante exclusivos e até torres para defesa.

Tente Garantir A Vitória

Um exemplo de estratégia de “ramificação” seria um ataque frontal. A iteração do TeamRespawn das dicas acima os trouxe para a Tech 2 por volta dos 4 minutos da partida. Em partidas regulares, esse fator abre os jogadores para opções mais expandidas, como quartéis para unidades avançadas, garagens para veículos e até torres de cerco para uma defesa mais forte.

No entanto, os jogadores que desejam uma vitória rápida podem tentar garantir a partida tão cedo. Depois de garantir seu primeiro Power Node e chegar à Tech 2, eles estão provavelmente alguns esquadrões à frente do oponente. Também é provável que os inimigos tenham se concentrado em reforçar a criação de sua unidade primeiro, em vez de defender. Como tal, esquadrões de fuzileiros navais na hora certa poderiam correr para a matança.

Leve Os Inimigos Embora, Não Para A Sua Base

Atacar no início da partida é uma ótima maneira de testar as águas. Por exemplo, jogadores que acabam atacando o inimigo apenas para serem saudados por uma força mais forte devem definitivamente recuar. No entanto, os jogadores não devem recuar para sua base depois de perder uma luta. Afinal, isso só incentiva os inimigos a prepararem uma ofensiva, pois o jogador está recuando ativamente.

Em vez disso, recue mais para dentro do mapa ou para a base de um combatente inimigo. Essa estratégia tira a atenção do defensor e dará ao jogador tempo para construir unidades extras ou montar defesas. Da mesma forma, na chance de o defensor recuar para sua base, o jogador salvou algumas unidades.

Considere O Valor Da Unidade

Nesse caso, “Valor da unidade” não significa necessariamente quanto custam os recursos. Em vez disso, os jogadores devem sempre avaliar o valor de uma unidade quando ela tem que lutar em uma batalha. Por exemplo, os jogadores devem sempre tentar usar a habilidade especial de uma unidade antes de serem destruídas. Essa estratégia pode não fazer com que eles ganhem, mas maximiza o valor da unidade em questão.

Da mesma forma, os jogadores também devem considerar abandonar unidades quando uma batalha for perdida. Em vez de salvar unidades que não funcionarão contra a defesa do inimigo, os jogadores devem aproveitar este momento para construir as contra-medidas necessárias para a configuração do inimigo. Graças ao estilo pedra-papel-tesoura das unidades em  Halo Wars 2 , os jogadores podem se ajustar às situações muito rapidamente.

Dispersar Para Confundir

Os jogadores na defensiva devem evitar colocar todos os seus esforços no combate ao ataque inimigo. Em vez disso, eles deveriam tentar dispersar suas forças enquanto defendiam sua base. Essa estratégia pode ser extremamente útil ao lutar contra exércitos enormes. Como essas unidades tendem a pulverizar os inimigos que atacam, a melhor maneira contra elas é fazer com que parem de atacar e rasguem suas armaduras. Os jogadores podem fazer isso confundindo o inimigo com movimento.

Escaravelhos em Halo Wars 2 movem-se dolorosamente devagar, com muitos cliques para virar. Como tal, os jogadores podem usar esta oportunidade para atacar suas unidades enquanto se movem ao redor do Escaravelho, mantendo suas unidades mais vulneráveis ​​atrás da linha de fogo do Escaravelho. Da mesma forma, eles podem tentar flanquear unidades inimigas fazendo um ataque, forçando o inimigo a se concentrar em uma única unidade, mas arriscando eliminar seu outro lado.

Cuidado Com A Defesa Solta

Os jogadores em batalhas prolongadas podem parecer incapazes de atravessar as defesas inimigas. Essa advertência pode ser uma chatice, pois os jogos podem logo se tornar uma guerra de desgaste. No entanto, os jogadores devem ficar atentos e explorar os pontos cegos, pois eles podem facilmente prejudicar a economia geral do inimigo no longo prazo.

Essa estratégia geralmente funciona quando os inimigos têm duas ou mais bases, já que essas bases secundárias geralmente funcionam como um hub de recursos. Como tal, provavelmente não são tão defendidos quanto a base principal. Os jogadores com unidades extras podem montar uma ofensiva nesta base secundária, mas devem ficar atentos a contra-ataques pela retaguarda. Da mesma forma, os inimigos distraídos por esta abordagem podem motivar os jogadores a irem com força total na base principal.

Defesa De Risco Para Ofensa

Outro movimento interessante é realmente arriscar ir tudo para fora ao ser atacado. Em vez de dedicar totalmente seus recursos à defesa, os jogadores podem alternativamente empurrar para uma ofensiva para uma base inimiga desprotegida. Quando feito corretamente, os jogadores podem garantir uma vitória surpresa.

Essa estratégia funciona melhor se os jogadores forem colocados em uma posição em que não tenham “nada a perder”. Por exemplo, essa tática funciona como um grande finalizador – afinal, se eles estão perdendo, é melhor dar tudo o que têm. Da mesma forma, essa estratégia funciona como um medidor para ver se tal risco funcionaria contra a armação do inimigo de qualquer maneira, e dá notas para futuros encontros.

Espere no PvP

Se  Halo Wars 2  é seu primeiro RTS competitivo, você está em uma jornada selvagem. Como Starcraft  e quase todos os outros RTS frenéticos, PvP é onde você deve virar apenas quando tiver dominado o conteúdo de um jogador. Isso inclui a campanha se você estiver interessado na história, mas você sempre pode cortar seus dentes no modo Skirmish com oponentes de IA também. Isso permitirá que você não apenas sinta como está o jogo, mas também a capacidade de experimentar os modos de jogo 2v2 e 3v3 sem decepcionar seus colegas de equipe.

Infelizmente, você não pode abrir caminho para PvP. Não é suficiente simplesmente ser estratégico em  Halo Wars 2 ; você precisa ser rápido também. Embora seja tentador pular direto online e começar a jogar, leve o seu tempo com oponentes de IA em Skirmish até que você possa lutar confortavelmente na dificuldade Legendary. Obviamente, a gama de habilidades na combinação aleatória é grande. No entanto, ainda é uma boa ideia aprimorar suas habilidades, mesmo se você não precisar usá-las todas em todas as batalhas.

Construir muitos geradores e blocos de suprimentos 

Se você é o tipo de jogador que precisa de recursos, construa o máximo de blocos de suprimentos atualizados que puder sem comprometer a amplitude dos tipos de unidades que você pode produzir. Contanto que você não tenha medo de se desviar da missão principal em questão e fazer uma pausa para explorar um pouco, você descobrirá que alguns locais estão repletos de áreas para estabelecer seu próximo conjunto de bases.

Depois de ter geradores atualizados suficientes também, você poderá aumentar seu nível de energia para 1.500 mais rapidamente, permitindo que você atualize sua base para um quartel-general de nível 3 em nenhum momento. Com isso, você poderá montar um exército de unidades mais poderoso, completo com os veículos necessários – como Scorpions – para derrubar bases inimigas com mais eficiência.

Mantenha suas unidades (e edifícios) diversificados

Não adianta ter unidades em campo se você não conhece os pontos fortes e fracos de cada uma. Embora os escorpiões sejam (literalmente) tanques, os fuzileiros navais são mais bem mantidos em guarnições, que por sua vez atuam como um escudo contra inimigos iminentes. Cyborgs, por sua vez, são melhores para eliminar adversários de veículos, enquanto Wolverines são mais eficazes contra unidades aéreas.

Em termos de construção, você vai querer uma linha forte de torres o tempo todo. Dependendo dos tipos de ondas inimigas que você está vendo, modifique as torres conforme achar necessário. Você pode fazer torres anti-infantaria, -air ou -veículo, mas não as três de uma vez. Se houver bases ou unidades inimigas próximas que uma torre possa alcançar, construa uma torre de cerco mais próxima daquela direção.

Aproveite os atalhos para se manter produtivo

Lembre-se de que em  Halo Wars 2 , não há tempo para sentar e esperar que sua próxima rodada de infantaria saia correndo de sua base. Sempre há algo para atender fora de seu terminal doméstico. Sendo esse o caso, é parte integrante de todas as missões usar atalhos para mover rapidamente a câmera pelo mapa. Andar de bicicleta entre exércitos e bases é apenas um exemplo disso. Também existem controles para definir um ponto de encontro global e retornar ao alerta anterior.

Com um controlador, é bastante fácil lembrar que todos os atalhos são mapeados para o d-pad. Para alternar entre os locais da base, você vai querer pressionar o botão esquerdo d-pad; para alternar entre exércitos, você deve pressionar para baixo. Quanto aos controles de teclado e mouse, por padrão, o ciclo para os locais de base é Z, enquanto o ciclo entre os exércitos é X. Da mesma forma, segure em um controlador (Y em kb & m) para definir um ponto de encontro global e pressione para a direita para ir para o último alerta ( Espaço em kb & m em campanha e multijogador; chave de período no modo Blitz).

Não subestime a importância dos Nightingales

Halo Wars 2  pode ser um verdadeiro grind sem os mecanismos adequados necessários para a cura no local. Claro, há um poder de líder para drones de recuperação, mas Nightingales são uma maneira muito mais rápida de garantir que seu esquadrão não afunde com a simples visão de um Scarab.

Com efeito, Hornets projetados para a cura, é essencial ter um número saudável de Nightingales ao seu lado, especialmente se você estiver acompanhando um Scarab. Embora Nightingales não mantenham uma equipe desequilibrada de unidades vivas, eles ajudarão a evitar mortes mais imediatas, particularmente para veículos como Wolverines que não são bem equipados com armaduras sofisticadas para reforçar suas defesas.

Fique sempre no topo dos poderes do líder

Como um novato no Halo Wars, é tentador dispensar os poderes do líder, pois eles usam muito do seu tempo e recursos para se dispersar. No entanto, não há sensação tão doce quanto descarregar uma enxurrada de mísseis sobre uma força inimiga, deixando-os com (espero) menos unidades do que antes. Não só isso, mas se você não tiver Nightingales ou precisar de algum suporte extra, drones de recuperação e tropas ODST também são catalogados como poderes de líder.

Para utilizar os poderes do líder, simplesmente pressione F se estiver em um teclado (LT se estiver em um controlador). Isso ativará uma roda de habilidade que permite que você solte tudo, desde minas de Lótus até torres adicionais no inimigo. Nos casos em que as unidades inimigas estão engolfando pontos e a contagem do seu esquadrão é baixa, os mísseis Archer servirão bem em momentos de desespero. Também não leva muito tempo para verificar se os poderes do líder foram restaurados, então verifique com frequência.

Battlefield Blitz

Contanto que você siga nossas dicas acima, você terá um início decente com um jogador e deathmatch. Blitz é diferente. Embora ainda contenha batalhas em tempo real, você não precisa se preocupar tanto com o gerenciamento de recursos e a continuidade da produção. Em Blitz, você constrói um deck antes de entrar na batalha. Cada carta em seu deck representa um grupo de unidades, um único personagem ou uma habilidade. Cada unidade tem os mesmos pontos fortes e fracos do jogo completo, bem como certas palavras-chave. Grunts rondando, por exemplo, têm o atributo “Cloak”, o que significa que eles permanecem ocultos a menos que sejam detectados por uma unidade com o atributo “Detect”. Você jogará cartas de sua mão para gerar unidades, capturando três pontos de forma semelhante à Dominação.

Você pode levar 12 cartas para a batalha com você, e cada carta tem um custo de energia. Você comprará quatro cartas no início da rodada e, conforme joga as cartas de sua mão, elas serão automaticamente repostas. Você não deve apenas jogar cartas raras e de alto custo em seu deck. Como você está limitado pela energia, é importante ter um bom equilíbrio de unidades dispensáveis, unidades poderosas de final de jogo e cartas de suporte geral. O Hunter Captain, por exemplo, vencerá quase tudo no campo de batalha, mas custa 260 de energia.

Como há algum elemento aleatório nos cards que você compra, certifique-se de rolar novamente seus cards conforme o jogo avança. Custa alguma energia, mas você não quer usar suas cartas mais fracas no final do jogo. Você quer seus fenos nesse ponto, então certifique-se de aproveitar o recurso de relançar se você tiver energia de sobra.

Aprendendo o que é o quê

Halo Wars 2,  como quase todos os jogos multiplayer, está em constante evolução. Certas raças e unidades ficam mais fortes e mais fracas com base no que os jogadores estão fazendo, e conforme o metagame muda, seu estilo de jogo também muda. Recomendamos tornar-se um frequentador assíduo dos fóruns do Halo Waypoint para Halo Wars 2.  Além de aprender as melhores dicas e truques para jogar, o fórum geralmente fala sobre o que é bom e o que é ruim em um determinado momento.

Referências:

Digital Trends, Game Rant, wikipedia.

Estratégia, PC, Xbox One Tags:, , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , ,

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Subir ↑