Perfil

Produzido pela Grow, Perfil é um jogo de tabuleiro ótimo para se divertir em família ou em grupos. Um jogo que testa seus conhecimentos e sua capacidade de dedução. Atualmente, está em sua sexta edição.

A princípio, só existia o Perfil clássico, depois, foram lançados edições especiais, são alguns exemplos; o perfil esportes, o junior que é para crianças, versão disney e o atualidades.

O Jogo

Existem as categorias de pessoas (biografias), lugares (qualquer lugar), ano e coisa. O jogo possui centenas de cartas, e cada carta se refere a alguma das categorias descrita e vinte dicas que indicam do que se trata.

Em primeiro lugar, a pessoa da vez escolhe um número de um a vinte. Quem possui a carta deverá falar a dica escolhida; se a pessoa souber, ganha a rodada e anda o número de dicas correspondente às dicas que sobraram no tabuleiro, contudo, se a pessoa não souber, passa a vez para o próximo. Enfim, o objetivo é chegar no fim do tabuleiro, dessa forma, será o campeão.

Regras

Cada carta traz 20 dicas sobre uma pessoa, uma coisa, um ano ou um lugar. Os jogadores vão recebendo uma dica após a outra, até o momento em que alguém dá o palpite correto sobre o perfil secreto da carta. Quanto menos dicas o jogador precisar, mais pontos vai ganhar. Caso dois competidores ou grupos cheguem juntos ao final do tabuleiro, como critério de desempate, se tornará vencedor o participante ou grupo que acertar a última pergunta.

A idade recomendada para jogar é acima de 12 anos, sendo no mínimo 2 jogadores e o máximo de seis.

Perfil esportes

Para testar todo o seu conhecimento sobre esportes . Esse perfil traz atletas de várias modalidades.

A cada carta, você terá dicas sobre atletas, anos, coisas ou lugares, para deduzir de quem é o PERFIL em questão.

Perfil Junior

Este perfil em questão, possui conteúdo feito especialmente para crianças a partir de 7 anos, jogado da mesma forma que o clássico, porém, com temática infantil.

Perfil Disney

Nesse perfil, a cada carta, você terá dicas e tentará adivinhar os personagens, coisas, lugares, animais ou filmes do universo Disney.

Versão mobile

O jogo ganhou sua versão para o mobile e conseguiu manter as características marcantes da mesma forma que seu formato físico. Gratuito, pode ser baixado nos sistemas operacionais Android, iOS e Windows Phone.
A tela é composta por informações como a característica, o número da dica, o dado divulgado para auxiliar o utilizador juntamente com, um campo para preenchimento.

Jogabilidade

A jogabilidade é extremamente simples, ou seja, muito fácil de aprender. Você pode escolher entre single player ou multi player. Escolhendo single player, o utilizador deve apenas inserir o seu nome antes de receber as dicas. O multi player permite que os usuários consigam escolher a cor do seu pino, assim como, o tamanho do tabuleiro.

O mediador da rodada fica responsável pela organização e gerenciamento das dicas. Antes de começar a etapa o líder irá receber a resposta, devendo se certificar de quem ninguém está olhando. Após o acerto o organizador deve observar a contagem dos movimentos e passar o dispositivo para outro jogador. Assim como na versão física, ganha quem chegar primeiro no fim do tabuleiro.

Deixe aí nos comentários o que você achou desse jogo.

Referências:

Tech tudo, Wikipedia.

Monopoly

Monopoly (em Portugal, Monópolio; no Brasil, Monopoly) é um dos jogos de tabuleiro mais populares do mundo, em que propriedades como bairro, casas, hotéis, empresas são compradas e vendidas, em que uns jogadores ficam “ricos” e outros vão à falência.

No Brasil, inspirou o jogo Banco Imobiliário.

História

A versão atual foi publicada nos Estados Unidos em 1935 por Charles Darrow, um vendedor de sistemas de aquecimento desempregado que vivia em Germantown, Pensilvânia.

Sua mecânica de jogo foi baseado no The Landlord’s Game de Elizabeth J. Magie Phillips, que o criou com a proposta de ser uma “ferramenta” para ensinar a teoria do economista Henry George sobre taxa simples e de criticar a política econômica de então.

Charles Darrow ficou associado para sempre ao jogo, até porque a Parker Brothers, empresa que o comprou fez questão de insistir na ideia de ser ele o seu inventor. A Hasbro adquiriu os direitos do jogo após comprar a Parker Brothers na década de 1990.

Desde 2012 o jogo também pode ser encontrado nas versões para iOS, Android, Facebook e Chrome.

Preparando o jogo

Encontre de dois a oito jogadores. O jogo fica melhor em grupos menores, de cerca de três a cinco pessoas, mas no mínimo duas e no máximo oito podem jogar. A maioria das pessoas com mais de oito anos consegue aprender as regras facilmente.

Os jogos de duas pessoas tendem a ser longos demais. Se você for jogar apenas contra outra pessoa, tente distribuir as cartas de propriedade antes de começar para economizar tempo.

Escolha um banqueiro. Esse jogador é responsável por todo o dinheiro, pelas propriedades, pelas casas e pelos hotéis que ainda pertencem ao banco. Ele ainda pode jogar, desde que o dinheiro dele fique separado do dinheiro do banco.

Monopoly Tabuleiro Dados

Monte o tabuleiro. Desdobre o tabuleiro de Monopoly e abra-o sobre uma superfície plana. Veja se todos os jogadores têm espaço suficiente para deixar o dinheiro e os títulos de propriedade na frente deles. As cartas de Sorte e Caixa de Comunidade também devem ser colocadas no tabuleiro. O espaço para elas está marcado no centro.

Escolha uma peça. Cada jogador escolhe uma peça para movimentar pelo tabuleiro. O jogo vem com várias opções, mas você também pode usar qualquer objeto pequeno.

Dê $ 1500 a cada jogador. Antes do jogo começar, o banqueiro dá a cada jogador o dinheiro inicial deles. A soma total deve ser de $ 1500. A maioria dos jogadores gosta de manter as notas alinhadas na mesa, mas você pode guardar seu dinheiro da maneira que quiser.

2 notas de $ 500;

2 notas de $ 100;

2 notas de $ 50;

6 notas de $ 20;

5 notas de $ 10;

5 notas de $5;

5 notas de $1.

Joguem o dado para saber quem será o primeiro jogador. Quem tirar o número mais alto é o primeiro, e a rodada continua no sentido horário. Você pode usar um dado ou os dois; o que preferir.

Jogando

Jogue o dado e mova sua peça. Cada jogador joga o dado e move a peça pelo número de casas que tirou. Se tirar o mesmo número nos dois dados, você ganha uma jogada!

Olhe para o espaço onde você caiu. O Monopoly tem vários tipos diferentes de espaços. A maioria é de propriedades que você pode comprar ou pelas quais precisa pagar aluguel, mas alguns exigem que você compre uma carta, receba dinheiro ou vá para a prisão.

Compre as propriedades quando cair nelas. Se cair em um espaço com uma listra colorida na parte de cima, uma ferrovia ou uma companhia de serviços, você pode comprar a propriedade pelo valor impresso no tabuleiro. O banqueiro, por sua vez, dá ao jogador a escritura de posse daquela propriedade. A maioria dos jogadores recomenda comprar toda a propriedade que você puder.

Faça um leilão com as propriedades não vendidas. Se cair em um espaço de propriedade, mas resolver não comprá-la, as regras determinam que o banco deve vender aquela propriedade para quem der o maior lance. Essa regra faz parte do jogo oficial, mas muita gente não a aplica em casa.

Caso você decida não comprar uma propriedade, o banqueiro assume e faz um leilão com ela imediatamente. Você pode mudar de ideia e comprar a propriedade. Caso ninguém a queira, ela volta para o banco e o jogo continua.

Receba o aluguel. Se cair na propriedade de outra pessoa, você precisa pagar ao proprietário o aluguel impresso na carta de título daquela propriedade. Os alugueis começam mais baixos no primeiro lado do tabuleiro e vão aumentando.

Compre todas as propriedades de uma mesma cor para obter um monopólio. Se você se tornar dono de todas as propriedades de uma mesma cor, você tem um monopólio! Esse é um dos principais objetivos do jogo: se tiver um monopólio, você pode facilmente levar os outros jogadores à falência. Os jogadores donos de um monopólio podem cobrar o dobro do aluguel na propriedade deles, mesmo que não haja construções nela. O objetivo é mostrar o quanto é fácil controlar os preços quando você é o dono de tudo.

Construa casas no seu monopólio. Se tiver um monopólio, você pode começar a construir casas em qualquer uma das propriedades para cobrar mais aluguel. O preço de construção está no seu título de propriedade. É possível construir até quatro casas no seu monopólio.

As construções aumentam bastante o aluguel da sua propriedade. Por exemplo, o Pacaembu, uma das propriedades do tabuleiro, cobra $ 22 de aluguel sem nenhuma construção. Quando você constrói uma casa nele, pode cobrar $ 110 de cada jogador que cair nessa propriedade.

Você precisa construir de maneira distribuída; não é possível construir uma casa em uma propriedade do monopólio e nenhuma nas outras propriedades. Se você comprar uma casa para uma propriedade, terá de comprar uma para cada propriedade do monopólio.

Construa um hotel depois de fazer quatro casas. As construções mais lucrativas que se pode adicionar às propriedades são os hotéis. Depois que construir quatro casas, compre hotéis do banco e troque as casas por eles. Para muitos jogadores, cair em uma casa com um hotel é o fim do jogo!

Ganhe $ 200 quando passar pelo ponto de partida. Sempre que um jogador cai na casa do canto chamada de ponto de partida, ele ganha $ 200. Essa é uma ótima maneira de adicionar um dinheirinho às suas reservas!

De acordo com as regras oficiais, você só ganha $ 200 ao passar por esse quadrado, mas muita gente permite que você pegue o dinheiro mesmo que apenas caia nele.

Pegue uma carta de Sorte ou Caixa de Comunidade. Essas cartas podem fazer você perder ou ganhar dinheiro, ou ainda movê-lo para outro espaço. Se cair em um local com um ponto de interrogação ou um baú, pegue a carta superior da pilha correspondente. Quando terminar de ler a carta, devolva-a ao fundo da pilha.

Vá para a cadeia. Ir para a cadeia tira você do jogo até que esteja livre. Você não ganha aluguel nem compra propriedades ou faz negócios. Há três maneiras possíveis de ir para a cadeia:

Tirar três dobles seguidos manda você para a cadeia automaticamente (um doble equivale a dois números iguais nos dados). Você não tem direito a seu turno e, mesmo que passe pelo ponto de partida, não ganha $ 200. Coloque sua peça dentro da cadeia.

Se tirar uma carta de Sorte ou Caixa da Comunidade que mande você para a cadeia, seu turno acaba na hora e você precisa ir imediatamente para o espaço marcado como cadeia. Se passar pelo ponto de partida no caminho para a cadeia, você não ganha $ 200. Coloque sua peça dentro da cadeia quando for mandado para ela.

Cair no espaço da cadeia manda você para ela automaticamente, mas você pode colocar sua carta na parte “Apenas Visitante”. Se você apenas cair no espaço da cadeia, pode jogar no próximo turno normalmente.

Para sair da cadeia, você pode pagar uma fiança de $ 50, usar uma carta que livra você da prisão ou tirar dobles no próximo turno.

Feche negócios com outros jogadores (opcional). Isso não faz parte das regras oficiais, mas muita gente faz negociações paralelas com os outros jogadores durante o jogo. Muitos jogadores também têm regras caseiras que permitem que eles formem alianças ou peguem empréstimos do banco sem hipotecas.

Caso decida permitir isso, saiba que o jogo ficará mais lento.

Encerrando o jogo

Evite dar dinheiro para quem cair no Estacionamento Livre. Muitas pessoas usam uma variação das regras para colocar mais dinheiro no jogo. Em vez de devolver o dinheiro do imposto ou outros pagamentos para o banco, elas o colocam no centro do tabuleiro e o dão para quem cair no Estacionamento Livre. Embora seja divertido ganhar uma pilha de dinheiro, isso faz com que cada partida dure muito mais. Uma partida de Monopoly deve durar cerca de duas horas.

Hipoteque as propriedades. Se não conseguir pagar o aluguel ao cair em uma propriedade, você pode hipotecar suas propriedades. Quando uma propriedade é hipotecada, não é possível coletar o aluguel dela. Para tirá-la da hipoteca, você precisa pagar 10% de juros ao pagar a hipoteca.

As hipotecas são consideradas um sinal de que a partida está acabando.

Vá à falência. Se ficar devendo mais dinheiro do que o valor de todos os seus bens, você é declarado falido e sai do jogo. O último jogador que sobrar ganha!

Defina um limite de tempo para determinar o vencedor (opcional). Se quiser um jogo mais rápido, experimente configurar um alarme para dali a uma ou duas horas. Quem tiver mais dinheiro quando o alarme tocar ganha o jogo.

Referências:

Wikihow, Wikipedia.

O Jogo da Vida

Jogo de tabuleiro clássico da Estrela, O Jogo da Vida criado na década de 1960. Os direitos autorais do jogo pertencem à Hasbro International, Inc. Ao longo do tempo, a cada nova edição, o design do tabuleiro e de algumas peças foi mudando, mas as regras e a disposição das casas no tabuleiro permaneceram praticamente as mesmas.

Tabuleiro e peças

As peças que compõem o Jogo da Vida são:

Roleta

A roleta é feita de material plástico e tem uma numeração de 1 a 10. Ela pode ser girada nos dois sentidos e o número que for sorteado deverá ser usado nas regras do jogo. O indicado é posicioná-la no centro do tabuleiro, em cima da logo “Jogo da Vida”, para que fique no campo de vista de todos os jogadores.

Pinos e carros

Para entender como jogar o Jogo da Vida é preciso conhecer todas as suas peças e funcionalidades. Dentre os componentes do jogo estão 32 pinos na cor rosa e 32 na cor azul.

Há também 8 carrinhos em material plástico, que representam cada um dos jogadores. Dois pinos devem ser colocados nos buraquinhos da frente do carro, um representando o marido (azul) e, o outro, a mulher (rosa).

Cartões de riqueza e notas

O Jogo da Vida conta com:

50 notas de R$1.000;

50 notas de R$ 5.000;

50 notas de R$ 10.00;

70 notas de R$ 20.000;

70 notas de R$ 50.000;

70 notas de R$ 100.000.

Sendo assim, ao total são 360 notas. Além disso, ainda encontrará 21 notas promissórias de R$ 20.000, 8 certificados de ações, 8 seguros de vida, 8 seguros de casa e 8 seguros de carro.

Esses 24 cartões de riqueza são divididos em três categorias: Cartão de isenção, Dividindo os lucros e Dividindo as despesas.

Faixa numérica

Feita de papel grosso, uma das peças para jogar Jogo da Vida é a faixa colorida com números. Ela é numerada de 1 a 10, apresentando as cores azul, vermelho, laranja, amarelo, ciano e verde.

Regras

O jogo deverá seguir um sentido único, que é indicado no tabuleiro. No mais, existem algumas regras básicas que devem ser seguidas. Elas estão de acordo com o jogo original. São elas:

Toda vez que qualquer jogador parar em um espaço de cor vermelha, amarelo, laranja ou verde — ou passar por qualquer espaço vermelho —, será obrigado a cumprir a instrução da lacuna.

Sempre que passar ou parar nos espaços de cor branca, será escolha do jogador cumprir ou não a instrução da lacuna. Além disso, antes de começar o jogo, os jogadores deverão escolher uma das duas bifurcações disponíveis.

Para isso, a escolha pode ser entre o caminho dos negócios, que é mais rápido e tem salário de R$ 12.000, ou a bifurcação da universidade, que é mais demorado e recebe o salário de diploma universitário, que é a partir de R$ 16.000.

Como jogar

A primeira etapa para aprender como jogar o Jogo da Vida e iniciar a partida é a distribuição de pinos. Um dos jogadores representará o banqueiro e fará a distribuição para cada jogador de um carro com um pino azul e outro rosa, uma nota de R$ 1.000, cinco de R$ 5.000 e um cartão de riqueza, que deverá ficar no topo da pilha.

Após isso, os jogadores devem girar a roleta e quem sair com o maior número começa. Se houver empate, esse processo deverá ser repetido. Então, o primeiro a jogar coloca o carro no espaço descrito como “saída” e escolhe qual caminho seguir.

Depois, deve girar a roleta novamente e o número que sair indica o número de casas que andará. Se a casa que parar já estiver ocupada, o carro deve ser colocado na próxima lacuna.

O jogo vai começar

Na sua vez, rode a roleta e ande o número de casas correspondentes.

Nota: você deve obrigatoriamente andar o número que tirar na roleta ao menos que você alcance as casas DIA DO CASAMENTO e DIA DO JUÍZO.

Nestas casas, você é obrigado a parar quando passar.

Sempre mova seu personagem para frente, na direção das setas. Se sua movimentação terminar em uma casa na qual já haja algum outro jogador, vá para a casa livre seguinte. Siga suas instruções. Sua jogada terminou.

Primeira Jogada

Na sua primeira jogada, decida se você irá pelo caminho dos NEGÓCIOS, iniciando sua carreira como ASSISTENTE ADMINISTRATIVO, ou se irá para a FACULDADE. A opção pela faculdade oferece diferentes oportunidades de carreira e, às vezes, maiores salários, mas demora mais tempo!

Decida também se irá querer SEGURO DE CARRO. Pague $1.000 ao banqueiro caso queira o segundo.

Início de carreira

Se você decidir or fazer uma FACULDADE e inicar uma crreira fora dos negócios, pegue o caminho da esquerda. Ao parar nas casas de PROFISSÕES você estará definido seu salário, ou seja, o quanto receberá no DIA DO PAGAMENTO. Você pode seguir as seguintes carreiras: MÉDICO, ARTISTA, ADVOGADO, ENGENHEIRO E PROFESOR.

Caso não pare em nenhum dos espaços de PROFISSÕES, seu salário será de DIPLOMA UNIVERSITÁRIO – $16.000.

Se decidir encerrar o mundo dos NEGÓCIOS, você não precisa parar no espaço PROFISSÃO de ASSISTENTE ADMINISTRATIVO para definir seu salário, pois ele sempre iniciará com $12.000.

Situações da vida

Seguros, Ações e Notas Promissórias

Seguro de Carro

Você pode comprar um seguro de carro no início de qualquer uma de suas jogadas. Pague $1.000 e você receberá uma apólice de seguro de automóvel. Assim seu veículo estará assegurado contra acidentes e roubos.

Seguro de Casa

Você pode comprar um seguro de residência no início de qualquer uma de suas jogadas, após você ter adquirido uma residência. Pague $10.000 e você receberá uma apólice de seguro de casa. Assim sua residência estará assegurada contra acidentes e roubos.

Ações

Você pode comprar uma ação no início de qualquer uma de suas jogadas, aós passar pelo espaço de compra de ações. Pague ao banco $50.000 e pague uma ação.

Lembre-se, você poderá ter apenas uma apólice de cada tipo e uma ação.

Notas Promissórias

Você pode emprestar dinheiro do banco durante qualquer uma de suas jogadas. Receba $20.000 do banco e pegue 1 nota promissória no valor de $20.000. Quando você for pagar esta nota deverá pagar $25.000 para o banco. Isso pode ser feito em qualquer momento de jogo ou até quando você se aposentar.

É proibido pegar dinheiro emprestado ao banco em duas situações:

  • Para apostar na roleta:
  • Para pagar os $200.000, ou arte desta quantia, na VINGANÇA.

Dia do pagamento

Toda vez que passar ou parar no DIA DO PAGAMENTO você deve receber seu salário. Mas não se esqueça de pegar seu dinheiro antes que o outro jogador gire a roleta, pois você perderá seu salário.

DIA DO PAGAMENTO – Pague a dívida com juros – toda vez que parar ou passar num espeço como esse, pague $1.000 de juros ao banco por cada nota promissória que tiver.

Cartões de riqueza

Sempre que você parar exatamente em um DIA DO PAGAMENTO, além de receber seu salário você também ganha um CARTÃO DE RIQUEZA.

Existem três tipos de cartão:

  1. DIVIDINDO OS LUCROS – Apresente este cartão a qualquer jogador quando ele parar em um espaço onde irá receber $10.000 ou mais. Dessa maneira, ele deverá lhe dar metade de seu lucro.
  2. DIVIDINDO A DESPESA – Apresente este cartão a qualquer jogador quando parar em um espaço que tiver que pagar mais $10.000 Dessa maneira, o outro jogador deverá pagar METADE da sua despesa.
  3. CARTÃO DE ISENÇÃO – Mostre esse cartão quando um dos outros jogadores apresentar a você um dos outros cartões e você não precisara pagar nada nem dividir seus lucros.

Coloque sempre os cartões utilizados no final da pilha.

ATENÇÃO: Apenas um jogador pode apresentar o CARTÃO DE RIQUEZA por vez. Caso dois ou mais jogadores apresentam juntos seus cartões, quem tirar o número mais alto na roleta é que poderá mostrar o cartão.

Possibilidades e situações

Toda vez que um jogador passar ou parar nas casas brancas que indicarem uma oferta de apólice de seguro ou ações, esse jogador poderá comprá-las. No entanto, cada participante só pode ter apenas uma ação ou uma apólice de seguro.

Quando o carro de um participante parar na casa que indica o dia de pagamento, o jogador recebe o salário e também um cartão de riqueza do topo da pilha.

Dia do casamento

Todos os participantes devem parar na casa ao lado do desenho da igreja que indica “dia do seu casamento”. Nessa situação, se o seu pino for azul, deverá incluir o pino rosa ou vice e versa.

Feito isso, você deve girar a roleta para definir os presentes de casamento. Caso o número que tirar na roleta seja 1,2 ou 3, você receberá R$ 2.000 de cada jogador. Em números 4,5 ou 6, receberá R$ 1.000. Entretanto, caso sorteie os números 7,8,9 ou 10, não receberá nada de presente.

Para avançar mais casas, o jogador que acabou de casar deve se direcionar para a casa descrita como “lua-de-mel” e girar a roleta para saber quantas casas avançar.

Filhos e filhas

Quando um participante parar na casa que indica o nascimento de um filho, deve acrescentar um pino azul ou rosa e receber R$1.000 de cada jogador. Em caso de gêmeos, receberá o dobro.

Vingança e dia de sorte

Sempre que um jogador parar na casa “dia de sorte”, o banqueiro deve liberar R$ 20.000. No caso da casa “vingança”, há duas opções: receber R$ 20.00 de cada adversário ou obrigá-los a voltar 10 casas. No entanto, o jogador que estiver na lacuna “milionário” não pode receber a vingança.

Andando para trás

Quando você tiver que voltar o caminho:

Se houver bifurcação, volte pelo lado mais curto;

  • Não cumpra as ordens dos espaços que passar ou parar;
  • Se o espaço que você for parar estiver ocupado, continue voltando para trás até o primeiro espaço livre que houver;
  • Quando voltar a andar para frente, as ordens dos espaços passam a valer novamente, exceto o DIA DO SEU CASAMENTO, as ofertas de seguros e ações (lembre-se que você só pode ter uma apólice de cada seguro e uma ação) e os espaços de profissões (você continuará com a profissão que começou).

Jogando na bolsa

Se você tiver ações, quando passar ou parar em um dos espaços azuis, você pode jogar na BOLSA, na mesma rodada.

Coloque sua ação sobre os números 4, 5 e 6 da faixa numerada e gire a roleta. Se der:

  • 1,2 ou 3 – o mercado de ações está em baixa e você deverá pagar ao banco $60.000
  • 4, 4 ou 6 – o mercado está estável e você não perde nem ganha
  • 7, 8, 9 ou 10 – o mercado está em alta e você recebe $120.000 do banco!

Em todos os casos, a ação continua sendo sua. Quando você está jogando na BOLSA, nenhum outro jogador pode apostar na roleta.

Pedágio

O PRIMEIRO JOGADOR que atravessar totalmente a ponte terá o direito de cobrar $24.000 de cada jogador que entrar na ponte depois dele. Se o dono do pedágio for à falência ou voltar para trás antes da ponte por VINGANÇA, o privilégio de receber o pedágio fica com o segundo jogador que atravessar a ponte.

Dia do Juízo

Você é obrigado a parar no DIA DO JUÍZO. Nele você:

Ganha $48.000 por cada filho que tiver;

Deve pagar todas as notas promissórias ao preço de $25.000 cada.

Neste momento você deve tomar uma decisão muito importante: se quer ser um MILIONÁRIO ou tornar-se um MAGNATA.

MILIONÁRIO – se você acha que tem dinheiro suficiente para vencer o jogo, gire a roleta de novo e ande e direção ao espaço MILIONÁRIO.

MAGNATA – se você acha que está pobre ou ficou sem dinheiro nenhum, coloque tudo que lhe resta (até o carro, se não tiver mais nada de dinheiro) sobre um npumero na faixa numerada. Gire a roleta de novo. Se cair seu número, você se torna um MAGNATA, o jogo termina e você é o VENCEDOR. Mas se não cair seu número, este será o seu fim. O banqueiro recolhe todo seu dinheiro e você vai à FALÊNCIA e fica fora do jogo!

Milionário

Você não precisa tirar um número exato na roleta para chegar até o espaço MILIONÁRIO. Se for o primeiro jogador a chegar nesse espaço, você recebe:

  • Bônus de $240.000
  • Prêmios do número da sorte. Gire a roleta e o número sorteado será seu número da sorte. Até o final do jogo, cada jogador que tirar aquele número na roleta deverá pagar a você $24.000. Coloque seu carro sobre este número na Faixa para indicar que é seu número da sorte!

Como MILIONÁRIO você também pode apostar na roleta, receber o dinheiro do pedágio (caso tenha sido o primeiro a travessar a ponte) e usar os cartões de riqueza que sobrarem. Os outros jogadores ainda podem apresentar o cartão DIVIDINDO AS DESPESAS para você, se quiserem.

Quem vence o jogo da vida

Se ninguém se tornar um MAGNATA, o jogo termina quando o último jogador for à FALÊNCIA ou se tornar um MILIONÁRIO. Todos os jogadores então contam seu dinheiro. Cada AÇÃO vale $120.000 e o SEGURO DE VIDA $8.000. O MILIONÁRIO que tiver mais dinheiro vence o JOGO DA VIDA!

O que os pequenos podem aprender com o Jogo da Vida?

Aprender como jogar o Jogo da Vida, além de permitir passar mais tempo com a família, pode proporcionar grande aprendizado ao seu filho. De maneira lúdica e divertida, seu pequeno começará a ter uma noção do que é a vida adulta e gestão do dinheiro.

Além disso, por meio da sorte que o jogo demanda, é ensinada a compreensão de valores pessoais, como o casamento e filhos, e valores materiais como trocar o carro, ter um emprego melhor ou seguir a carreira universitária.

Referências:

Blog Lojas, Doc Player, Wikipédia.

Banco Imobiliário Luxo

Jogo de tabuleiro super famoso, Banco Imobiliário Luxo é o campeão no entretenimento com a família e amigos.

Contém: 32 casas plásticas, 12 hotéis plásticos, 30 cartões sorte-revés, 28 títulos de propriedade, 6 peões, 2 dados, 380 notas, 1 tabuleiro.

Prepare o jogo

Abra o tabuleiro sobre uma superfície plana e peça a cada jogador para escolher um peão e colocá-lo no ponto de partida do tabuleiro.

Embaralhe as cartas de SORTE-REVÉS e coloque-as viradas para baixo no local indicado no tabuleiro.

Distribua o dinheiro a cada jogador da seguinte foma: oito notas de $1, dez notas de $10, dez notas de $50, duas notas de $100 e duas notas de $500. O dinheiro restante irá para o Banco, juntamente com TÍTULOS DE PROPRIEDADE. Somente uma pessoa pode ser o banqueiro e, se quiser jogar, terá que tomar cuidado para não misturar as notas recebidas com as do banco.

Vai começar o jogo!

O jogador mais novo começa a partida, seguido depois pelo jogador à sua esquerda e assim por diante, sempre no sentido do relógio. Ele lança os dois dados e vê o total de pontos que saiu. Aí, avança com seu peão no sentido da seta o número de casas que deu nos dois dados. Se não tiver tirado uma dupla (número iguais nos dados), será a vez do jogador à esquerda jogador os dados.

Como cai na prisão do banco imobiliário?

Ir para a prisão no Banco Imobiliário acontece de 2 formas: ou você cai no quadradinho “VÁ PARA A PRISÃO” ou tira 3 duplas seguidas. Para sair, o jogador tenta tirar uma dupla durante 3 rodadas. Não conseguiu? Sem problema: é só pagar R$ 50 ao banco e sair.

Espaços no tabuleiro

Num só espaço, ppodem parar vários peões ao mesmo tempo. E conforma o espaço em que os peões ao mesmo tempo. E conforme o espaço em que o peão parar, o jogador poderá fazer negócio (comprar ou alugar), tirar uma carta de sorte-revés ou ir preso.

Imposto de renda

Essa não, o leão está com fome! Pague ao banqueiro a quantia arcada no tabuleiro.

Honorários

Cada vez que você parar no PONTO DE PARTIDA ou passar por ele, receberá do banqueiro $200 como HONORÁRIOS.

Terreno ou empresa com dono

Se você parar num terreno ou empresa que já tenha sido adquirido, terá que pagar ao proprietário aluguel ou taxa correspondentes, conforme os dados constantes no título. O proprietário do terreno deverá cobrar antes que o jogador seguinte lance os dados, caso contrário perderá o direito.

Como construir e negociar propriedades no Banco Imobiliário

Um dos grandes segredos de jogar uma boa partida de Banco Imobiliário é construir rápido suas propriedades. Para isso, você precisa ter conquistado um grupo de propriedades da mesma cor. Ao fazer isso, você poderá, então, construir casas pagando ao banqueiro os preços indicados nos títulos.

Atenção: você pode construir 4 casas e tendo construído, no mesmo terreno, pode-se construir nele 1 hotel. Lembre-se da regra de ouro: você só pode construir a segunda casa depois de ter uma casa em cada terreno. O mesmo vale para a terceira e quarta casas, ok?

Quando cair em terrenos ou propriedades de outro dono, você tem que pagar aluguel e taxas correspondentes, para fazer o dinheiro circular no jogo.

Negociações

Você pode trocar ou vender terrenos ou empresas com os outros jogadores, se achar conveniente, por preços a combinar.

Se algum terreno que for vender tiver casas ou hotel, você terá que vender primeiro suas casas e hotel ao Banco pela metade do preço, para depois vender o terreno. Se você comprar uma propriedade ou terreno hipotecado, ao resgatar o título de posse, você deverá pagar, além do valor hipoteca, mais 20% desse valor a título de juros.

Hipotecas

Terrenos e empresas podem ser hipotecados pelos valores determinados nos títulos pelos valores determinados nos títulos por qualquer período de tempo. O Banco só hipotecara terrenos sem construções. Se o térreo tiver casas ou hotel, você tem primeiro que vendê-los ao Banco pela metade do preço, para depois hipotecar o terreno.

Pagamentos

Os pagamentos devem ser efetuados sempre em dinheiro. Se você não tiver dinheiro para pagar ao Banco ou a um jogador, terá que obedecer a seguinte ordem de negociações:

1- Venda de casas e hotéis ao Banco pela metade do preço pago;

2- Hipoteca ou venda de das propriedades. No caso de vendar, você poderá colocar em leilão as propriedades, visando um lucro maior. Caso ninguém queira compra-las, o Banco pagará seu valor nominal.

Xiii! Falência!

Se mesmo após vender a suas casas e hotéis, hipotecar ou vender suas propriedades hipotecadas, você não conseguir pagar suas dívidas, você irá à falência e sairá do jogo.

O dinheiro conseguido será entrego ao jogadorcredor. Caso haja propriedades hipotecadas, o Banco deverá resgatá-las e o dinheiro obtido irá para o credor. As propriedades devem ser colocadas à leilão.

Obs.: Durante o jogo nenhum jogador poderá dar ou emprestar dinheiro a outro.

Término do jogo

O jogo termina quando ficar apenas um jogador (ou outros foram à falência). Somam-se, então, os valores possuídos através de notas, terrenos, propriedades, casas e hotéis.

Se algum jogador possuir terreno ou propriedades hipotecadas, ele deverá computar metade do valor pago por elas.

Quem vence o jogo?

Vence o jogador que ficar até o final sem ir à falência.

Banco Imobiliário, como ele ajuda

Além de horas de diversão, uma boa partida de Banco Imobiliário vai ajudar você, seus filhos e a turma de amigos em diversas áreas de conhecimento. Com um pouco de paciência, você pode dar dicas importantes durante o jogo para seus filhos no quesito educação financeira, mostrando como é importante planejar e investir corretamente. O banqueiro pode também exercer a função de líder do grupo, organizando o jogo e fazendo as relações funcionarem mais tranquilamente.

Além disso, por terem que interagir, negociar e aprender a ouvir o outro, dá para trabalhar também a socialização. Isso sem falar, claro, nas lições de estratégia e pensamento analítico. Escolher que propriedades comprar e vender, a rodada certa para fazer um investimento, escolher seu portfólio de empresas e terrenos e tudo o mais.

Referências:

Manual, Carrefour.

Detetive 3D

Em uma pequena cidade, um crime misterioso está abalando a tranquilidade dos moradores: o banqueiro Carlos Fortuna foi assassinado! Há diversas pistas pela cidade do Detetive 3D, que apontam para 8 suspeitos! Todo cuidado é pouco, quando o assassino pode ser qualquer um, inclusive você!

Um novo crime, ainda mais intrigante!

Percorra a cidade e colete as provas que apontem (ou inocentem) o assassino, a cena do crime e a arma utilizada. Ao juntar todas as provas, faça a acusação: será que o assassino fio o Coveiro Sérgio Soturno, na floricultura, com a pá? Se outro detetive mostrar uma carta com um desses elementos, você seguiu uma pista falsa.

Faça suas anotações, junte todas as provas possíveis contra o culpado! Mas atenção porque todos os outros detetives e até mesmo o criminoso estão em todos os seus movimentos. Após obter suficiente de provas faça a sua acusação!

Abre o envelope confidencial e veja as 3 cartas. Elas vão provar se a sua acusação é verdadeira. Caso você esteja certo, parabéns você ganhou o jogo e revelou-se um grande detetive! Mas se for falsa, você será eliminado do jogo!! Nesta investigação são 8 novos suspeitos, 8 novas armas, 11 possíveis cenas de crime e centenas de possibilidades!

Contém no Detetive 3D

1 Tabuleiro 3D

1 Badeja cartonada

28 Cartas 3D

1 Envelope confidencial

8 Armas metalizadas

1 Bloco de anotações

8 Peões plásticos

1 Manual de Instruções

8 Óculos 3D

1 Dado

Preparando o jogo

Com o auxílio de uma tesoura escolar sem ponta (não inclusa), destaque as armas da moldura com cuidado e coloque todas as armas na praça.

1) Coloque os peões que representam os suspeitos no tabuleiro, seguindo a sequência da tabela abaixo:

Mesmo que haja menos de 8 jogadores, coloque todos os peões nas casas indicadas, pois qualquer um deles pode ser o culpado. Depois disso cada jogador escolhe um peão e recebe uma folha do bloco de notas.

2) Separe as cartas em três montes: armas, locais, e suspeitos. Embaralhe cada monte separadamente e, sem ninguém olhar, retire uma carta de cada monte e as coloque no envelope Revelação. Estas cartas representam o assassino, a arma que utilizou e o local do crime. Não deixe que ninguém veja as cartas do envelope até que o crime seja resolvido.

3) Junto todas as cartas, embaralhe-as e distribua paraos jogadores, dando uma de cada vez para cada um. Conforme o número de jogadores, alguns terão mais cartas que outros.

A investigação começa

O primeiro a jogar será o jogador à esquerda de quem escolheu o Sr. Marinho seguido pelo jogador à esquerda e assim por diante. Desta forma, o Sr. Marinho será sempre a última a jogar, pois este peão inicia o jogo na praça, que está no centro do tabuleiro. Caso ninguém tenha escolhido o Sr. Marinho, disputar o dado quem será o primeiro a jogar. Quem tirar o maior número será o primeiro a jogar, seguido pelo jogador à esquerda.

Na sua vez, cada jogador deve lançar o dado e andar com o peão o mesmo número de espaços sorteados em direção a um local de sua escolha.

O primeiro lugar a ser visitado no tabuleiro não pode ser o local onde o jogador iniciou o jogo.

Como andar com o seu peão?

1- De acordo com a cor do seu peão, você terá que sair de um dos locais.

2- Na mesma jogadaa você pode andar para frente, e para traz e para os lados, menos voltar o espaço de onde saiu. Atenção: Os peões não podem se movimentar na diagonal!

3- Se houver outro peão no caminho do seu, desvie usando espaços nas lateria. Dois peões não podem ocupar o mesmo espaço.

4- Quando chegar ao local escolhido, você deve entrar e, na mesma jogada, dar um palpite.

Lembretes:

Você só pode entrar no aposento se não houve outro peão no espaço da apta. No entanto, dentro do aposento, pode haver mais de um peão.

– Não é preciso tirar um número exato no dado para entrar no local desejado, caso você precise tirar 1 e acabe tirando 6, você pode entrar no local e dar o seu palpite normalmente. O palpite deve ser dado na mesma rodada.

Pontos do tabuleiro:

As setas amarelas indicam a entrada dos locais.

As setas indicam as passagens secretas, que permitem os jogadores irem a outra parte do tabuleiro. Prefeitura, estação de trem, mansão e hospital são locais que têm passagens secretas. Cada jogador no Detetive 3D pode utilizar estas passagens apenas três vezes!

Investigando o crime

Estando no possível local do crime você deve dar se palpite, tentando adivinhar quem é o assassino e com que arma ele matou Sr. Carlos Fortuna, sendo que o local será sempre aquele em que você estiver, no tabuleiro do Detetive 3D.

Exemplo: Você está na floricultura

Palpite: “Acho que foi o Mordomo James, com a pá, na floricultura”

Ao mesmo tempo que você dá o palpite sobre o crime, o jogador que estiver à sua esquerda deve olhar as cartas e ver se tem alguma carta referente aos cuidados pelo crime. Se tiver ele deve mostrar apenas uma das cartas que tiver (mesmo que tenha mais de uma). Anote no bloco de notas a carta mostrada. Isto significa que aquele local, crime ou suspeito mostrado não está envolvido com o crime.

Se o jogador à sua esquerda não tiver nenhuma carta, o primeiro jogador à sua esquerda que tiver alguma carta a mostre para você.

Atenção! Sempre que tiver alguma carta que prove a falsidade do crime voce deve mostrá-la. Caso contrário você atrapalhará o jogo e será desclassificado! As cartas do jogador desclassificado devem ser retribuídas entre os outros jogadores.

O peão que foi colocado em um aposento por causa de palpite não volta para o lugar onde estava. E o jogar que está com esse peão pode, na sua vez, dar um palpite no mesmo aposento, sem precisar sair, nem jogar o dado. Se ele não quiser, joga o dado e sai do aposento normalmente.

– Você não pode ficar no mesmo local por duas rodadas seguidas.

– Se você quiser repetir o aposento, tem que sair em uma rodada e voltar na outra.

– Lembre-se que você também pode ir de um aposento a outro sem jogar o dado, utilizando as passagens secretas.

Dicas!

Você pode blefar e atrapalhar as investigações dos outros detetives, sugerido cartas que estão com você mesmo.

– Se você desconfiar que outro jogador está perto da solução do crime, você pode afastá-lo do local do crime dizendo no seu palpite que ele é o suspeito. Assim, o peão dele terá que ir para o aposento em que você está!

Ante tudo sobre sua investigação

No seu bloco de notas você tem escrito todos os personagens, armas e locais de cidade do Detetive 3D. À medida que for descobrindo quem NÃO está envolvido com o crime, ou seja, cada palpite que você der e alguém tiver uma carta, você marca no bloco. No final, quando você não tiver marcado apenas um personagem, uma arma e um local do crime, esta será a solução do crime.

Atenção! Caso você seja um bom detetive, você pode descobrir quem é o assassino antes de eliminar todos os suspeitos todos os suspeitos no seu bloco de notas. Arrisque, dê seus palpites.

Resolvendo o crime

Ao descobrir quem é o assassino e com qual arma e onde ele matou o Sr. Fortuna, faça sua acusação. Mas ATENÇÃO, cada jogador só poderá fazer uma acusação apenas na sua vez de jogar.

No momento da acusação você abre o envelope e olha as cartas, não deixando que NINGUÉM mas veja essas cartas. Se sua acusação estiver errada coloque as cartas novamente no envelope sem que ninguém veja e você estará fora do jogo. Mas se ela estiver correta, você ganhou o jogo e provou que é um grande DETETIVE!

Regra opcional: Jogo Rápido do Detetive 3D

Se você deseja fazer um jogo mais rápido faça o seguinte:

1- Remova do jogo as cartas do COVEIRO e do ADVOGADO e os peões correspondentes.

2- Remova as cartas de duas armas quaisquer e suas respectivas peças.

3- A PRAÇA torna-se campo neutro e NÃO pode ser acessado. A carta PRAÇA deverá ser retirada.

4- Marque no bloco de notas de todos os jogadores as cartas que foram removidas do jogo. As cartas removidas NÃO podem ser utilizadas

5- Prossiga o jogo normalmente.

Nesta opção de jogo, pode-se jogar com no máximo 6 jogadores.

Referência:

Manual.