capa banco destaque 1hitgames

Banco Imobiliário Mundo

O mercado de imóveis se modernizou e está cada vez mais competitivo. Diversificar os investimentos virou palavra e ordem. O novo Banco Imobiliário traz todo o dinamismo do mundo dos negócios para o mundo globalizado: novos terrenos e novas oportunidades. Agora você pode comprar a cidade de Londres, construir uma casa em Camberra ou até mesmo alugar um prédio em Doha.

Esta é a sua oportunidade de tornar-se um grande milionário. Bons negócios!

Jogando com crianças

Dica aos adultos: Leia as instruções a seguir com a tenção e, ao mesmo tempo, vá jogando com a(s) criança(s).

Banco Imobiliário Mundo é jogado de 2 a 6 jogadores a partir de 8 anos de idade.

Banco Imobiliário Mundo

Contém: 1 Tabuleiro, 28 Títulos de Posse, 32 cartões sorte-revés, 380 notas, 80 casas plásticas, 2 dados, 6 peões plásticos e 1 manual de instruções.

Objetivo

Conquistar a maior fortuna do jogo, sendo o único jogador a não ir à falência.

Preparação

Abra o tabuleiro em uma superfície plana. Cada jogador deverá escolher o peão de sua preferência e posicioná-lo na casa INÍCIO. Coloque as cartas Sorte-Revés já embaralhadas no espaço indicado no tabuleiro. Escolha um dos jogadores para ser o banqueiro. Ele será o responsável por: pagamentos e recebimentos do banco, entrega de títulos de posse e de casa. Caso o banqueiro esteja jogando, ele deve ter seu próprio dinheiro e não deverá receber nenhum pagamento a mais por isso.

Para facilitar o início do jogo, organize os Títulos de Posse por cor e deixe-os com o banqueiro. O banqueiro deve distribuir no início do jogo a seguinte quantia em dinheiro para cada um dos participantes:

  • 08 notas de $ 1.000;
  • 08 notas de $ 50.000;
  • 02 notas de $ 500.000;
  • 10 notas de $ 5.000;
  • 06 notas de $ 100.000;
  • 10 notas de $ 10.000 e
  • 02 notas de $ 200.000.

As demais notas ficam no banco.

Que comece o jogo!

Dispute nos dados quem será o primeiro a jogar. Quem tirar o maior número nos dados começa o jogo, seguido pelo jogador à esquerda e assim por diante. O primeiro jogador lança os dados novamente, avança o número de casas da soma dos dois e cumpre o que indica a casa. Caso o jogador tire uma dupla nos dados, terá direito a mais uma jogada na sua vez. Mas cuidado! Caso tire dois números iguais três vezes seguidas, o apressadinho vai para a cadeia!

Quer ver um Banco Imobiliário em outra versão? Confira agora mesmo o Banco Imobiliário Luxo!

Movimentando o seu peão

Ao cair em um terreno SEM DONO, você pode comprá-lo pelo preço indicado no tabuleiro. Pague ao banqueiro e ele fará a entrega do Título de Posse, nas casas “Restituição do FMI” e “Dívidas FMI” você deve cumprir o que indica o tabuleiro. A casa FERIADO é aquele momento de descanso tão merecido após tantos negócios. Ao parar nesta casa não é preciso fazer nada.

Banco Imobiliário Mundo

Casa “INÍCIO”

Sempre que seu peão passar pela casa início ou parar, receba seu “pró-labore”: um pagamento por serviços prestados no valor de $ 200.000. Não deixe de lembrar o banqueiro de pagá-lo, pois se você não pegar o seu pagamento até o final da sua jogada, não poderá recuperá-lo depois.

Sorte ou revés

Banco Imobiliário Mundo Sorte ou Revés

Ao parar em uma casa Sorte-Revés, pegue uma carta deste monte e cumpra o que indica a carta e vá para o local correspondente à carta. Em seguida, devolva a carta para o final da pilha, exceto quando tirar a carta Habeas Corpus, que pode ser utilizada no momento que desejar (quando utilizá-la, devolvê-la ao monte). A carta Habeas Corpus permite que você saia da cadeia sem precisar tirar uma dupla nos dados ou pagar a fiança. Você pode utilizá-la quando quiser ou mesmo vendê-la a outro jogador por valor a ser negociado.

Detenção

Existem três formas de ir para a cadeia no Banco Imobiliário Mundo:

  • Tirando dois números iguais no dado por três vezes seguidas;
  • Caindo na casa “Vá para a cadeia” ou
  • Tirando a carta revés “Vá para a cadela”.

Se acontecer uma destas situações mova seu peão até a casa “Cadeia”, sem receber seu “pró-labore” da casa início e deverá ficar até 03 rodadas sem jogar. Mas fique tranquilo, você pode se livrar dessa antes disso! Há três formas de sair da Detenção:

  • Tirando uma dupla nos dados;
  • Pagando $ 50.000 de fiança na terceira rodada após a 3 tentativa de tirar uma dupla nos dados e não conseguir ou
  • Utilizando a carta sorte “Habeas Corpus”.

Se o seu peão cair na casa cadeia não precisa se preocupar, pois estará apenas fazendo uma visitinha.

Obs. 1: Enquanto está na prisão, o jogador continua recebendo os aluguéis porém não pode participar de negociações com outros jogadores.

Obs. 2: Ao sair da prisão com a dupla nos dados, o jogador deverá andar o número de casas sorteados nesta dupla. Sendo assim, não será necessário jogar os dados novamente para continuar o jogo.

Chegou a hora de ficar rico(a)!

O Banco Imobiliário Mundo conta com 02 tipos de Títulos de Posse que podem ser comprados e que farão você ganhar muito dinheiro: instituições e cidades.

Banco Imobiliário Mundo

Propriedades

As propriedades são cidades que podem ser compradas sempre que cair em uma dessas casas, caso ela não tenha um dono.

Como proprietário, você deverá cobrar o aluguel dos jogadores que pararem em sua propriedade. Este valor está indicado em seu Título de Posse. Caso pare na propriedade de outro jogador, será você quem deverá pagar o aluguel.

Ações das companhias

Banco Imobiliário Mundo

Diversificar é palavra de ordem no mundo dos negócios. As instituições podem proporcionar muito lucro a seu proprietário. O Banco Imobiliário Mundo tem 06 companhias: OIT, OMC, OTAN, IPCC, OMS e ONU. Caso você seja o proprietário de uma instituição e alguém parar em sua propriedade, multiplique o número tirado nos dados pela quantia indicada no Título de Posse. Você não poderá construir casas ou condomínios em uma instituição, mas quando for proprietário de todas as instituições o valor da taxa será o dobro do indicado na carta.

Valorizando seus terrenos

Casas: As propriedades do jogo são divididas em grupos de cores, indicadas no tabuleiro e nos Títulos de Posse. Quando conseguir ter todas as propriedades do mesmo grupo de cores, você terá direito a construir casas, sempre na sua vez de jogar. O valor de compra de cada casa é informado no Título de Posse.

Banco Imobiliário Mundo

Você pode construir até 04 casas em um terreno, depois disso somente um condomínio. Vá encaixando uma casa em cima da outra, até que vire um prédio. Importante: para construir uma segunda casa em uma propriedade, todas as outras do grupo deverão ter pelo menos uma casa. Para construir a terceira, todas as outras deverão ter pelo menos duas em cada e assim por diante.

Condomínio: Um grande negócio! Propriedades com condomínio possuem aluguel bem mais alto. Para construir um condomínio, é necessário que primeiro todos os terrenos tenham 04 casas. Pague a quantia indicada no Título de Posse e encaixe a última casa, formando assim um condomínio. Você só pode construir um condomínio por propriedade. Os condomínios também só podem ser construídos na sua vez de jogar.

Falta de casas

É a lei da oferta e da procura! Quando acabarem as casas do jogo, você terá de esperar até que um dos jogadores se desfaça de seus imóveis para compra-los do banco (na sua vez de jogar).

Obs.: Após o termino das casas, caso haja algum retorno de casa ao banco, o banqueiro poderá fazer um leilão imóvel entre os jogadores.

Compre, venda, especule!

Banco Imobiliário Mundo

Sabe aquela propriedade que falta para você completar um grupo e que está com o adversário? Você pode a qualquer momento de o jogo fazer uma oferta pela propriedade tão desejada, desde que esta propriedade não tenha construções. Todos os jogadores podem comprar ou vender propriedades a qualquer momento. Caso alguém queira negociar uma propriedade com imóveis, primeiramente o jogador deverá venderas casas ou o condomínio ao banco pela metade do valor pago, para só então negociar o Título de Posse.

Hipoteca

Hipoteca é oferecer uma “posse ou propriedade”, como garantia na tomada de um empréstimo bancário. Ao hipotecar uma propriedade o banco fica com o Título de Posse e entrega o valor do mesmo para o jogador que o hipotecou.

Banco Imobiliário Mundo

Você pode hipotecar suas instituições ou propriedades que não tiverem imóveis. Para isso, entregue ao banqueiro o Título de Posse do imóvel que deseja hipotecar que ele lhe fará um pagamento do valor indicado no próprio Título. Esta propriedade não poderá ser negociada para nenhum outro jogador sem a autorização do proprietário. Enquanto a propriedade estiver hipotecada, nem o banqueiro nem o proprietário receberão aluguel caso alguém caia nesta casa. Para recuperar o Título de Posse, pague o valor indicado no Título + 20% como taxa de juros. Exemplo: se o valor de uma propriedade é de $ 100.000, para recuperar pague $ 120.000 ($100.000 do valor da propriedade + $ 20.000 de juros); você pode recuperar sua propriedade na sua vez de jogar.

Está ficando sem dinheiro? Calma, ainda há solução!

Banco Imobiliário Mundo dados sorte

Todos os pagamentos para o banco e entre os jogadores deverão ser feitos em dinheiro. Se não tiver mais dinheiro, obedeça à seguinte ordem de negociação:

  1. Desfaça-se das casas e condomínios de suas propriedades, vendendo ao banco pela metade do preço indicado no Título de Posse;
  2. Coloque um ou mais imóveis na hipoteca;
  3. Negocie suas propriedades com outros jogadores. Se ninguém tiver interesse, venda ao banco pelo preço indicado no tabuleiro. No Banco Imobiliário os empréstimos NÃO são permitidos.

A falência

Se mesmo após vender casas/condomínios e hipotecar ou negociar propriedades não conseguir dinheiro para honrar suas dívidas, você estará falido. Entregue todo o dinheiro que sobrou a quem você deve. Se o jogador já tiver propriedades hipotecadas, este título de posse não voltará para ele e é de propriedade do banco, ou seja, o banco poderá leiloar os títulos para recuperar o dinheiro que saiu do caixa para este jogador no momento da hipoteca. Caso ainda falte dinheiro a receber o credor ficará no prejuízo.

O grande milionário!

Quando apenas um dos jogadores não tiver ido à falência ele se tornará o grande vencedor.

Regras opcionais – Jogo curto

As regras opcionais abaixo podem ser utilizadas da forma como desejar, combinadas ou em parte, como objetivo de tornar o jogo mais rápido e mais ao seu gosto. Divirta-se!

  • Final alternativo: Vence quem tiver mais dinheiro contando a venda de propriedades e imóveis ao banco;
  • Ao invés de 04 casas para construir um condomínio, você já pode construir a partir da 3ª casa;
  • Antes de começar o jogo, embaralhe todas as cartas (ou parte delas) e distribua em igual quantidade a cada jogador. As propriedades que os jogadores tiverem interesse deverão ser pagas ao banco pelo valor indicado no tabuleiro.
  • Você pode sair da Cadeia após a primeira rodada sem jogar, pagando a fiança ao banqueiro.
  • Jogo contra o relógio: Determine o tempo para o jogo: 1 hora, por exemplo. Ao final deste tempo vence quem tiver mais dinheiro (após a venda de propriedades e casas ao banco). Em caso de empate, decida quem vencerá nos dados.

Referências

Manual, Estrela.

E aí, o que achou deste lindo jogo de tabuleiro? Comenta aqui para nós sobre Banco Imobiliário Mundo!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.