Banco Imobiliário Luxo

Jogo de tabuleiro super famoso, Banco Imobiliário Luxo é o campeão no entretenimento com a família e amigos.

Contém: 32 casas plásticas, 12 hotéis plásticos, 30 cartões sorte-revés, 28 títulos de propriedade, 6 peões, 2 dados, 380 notas, 1 tabuleiro.

Prepare o jogo

Abra o tabuleiro sobre uma superfície plana e peça a cada jogador para escolher um peão e colocá-lo no ponto de partida do tabuleiro.

Embaralhe as cartas de SORTE-REVÉS e coloque-as viradas para baixo no local indicado no tabuleiro.

Distribua o dinheiro a cada jogador da seguinte foma: oito notas de $1, dez notas de $10, dez notas de $50, duas notas de $100 e duas notas de $500. O dinheiro restante irá para o Banco, juntamente com TÍTULOS DE PROPRIEDADE. Somente uma pessoa pode ser o banqueiro e, se quiser jogar, terá que tomar cuidado para não misturar as notas recebidas com as do banco.

Vai começar o jogo!

O jogador mais novo começa a partida, seguido depois pelo jogador à sua esquerda e assim por diante, sempre no sentido do relógio. Ele lança os dois dados e vê o total de pontos que saiu. Aí, avança com seu peão no sentido da seta o número de casas que deu nos dois dados. Se não tiver tirado uma dupla (número iguais nos dados), será a vez do jogador à esquerda jogador os dados.

Como cai na prisão do banco imobiliário?

Ir para a prisão no Banco Imobiliário acontece de 2 formas: ou você cai no quadradinho “VÁ PARA A PRISÃO” ou tira 3 duplas seguidas. Para sair, o jogador tenta tirar uma dupla durante 3 rodadas. Não conseguiu? Sem problema: é só pagar R$ 50 ao banco e sair.

Espaços no tabuleiro

Num só espaço, ppodem parar vários peões ao mesmo tempo. E conforma o espaço em que os peões ao mesmo tempo. E conforme o espaço em que o peão parar, o jogador poderá fazer negócio (comprar ou alugar), tirar uma carta de sorte-revés ou ir preso.

Imposto de renda

Essa não, o leão está com fome! Pague ao banqueiro a quantia arcada no tabuleiro.

Honorários

Cada vez que você parar no PONTO DE PARTIDA ou passar por ele, receberá do banqueiro $200 como HONORÁRIOS.

Terreno ou empresa com dono

Se você parar num terreno ou empresa que já tenha sido adquirido, terá que pagar ao proprietário aluguel ou taxa correspondentes, conforme os dados constantes no título. O proprietário do terreno deverá cobrar antes que o jogador seguinte lance os dados, caso contrário perderá o direito.

Como construir e negociar propriedades no Banco Imobiliário

Um dos grandes segredos de jogar uma boa partida de Banco Imobiliário é construir rápido suas propriedades. Para isso, você precisa ter conquistado um grupo de propriedades da mesma cor. Ao fazer isso, você poderá, então, construir casas pagando ao banqueiro os preços indicados nos títulos.

Atenção: você pode construir 4 casas e tendo construído, no mesmo terreno, pode-se construir nele 1 hotel. Lembre-se da regra de ouro: você só pode construir a segunda casa depois de ter uma casa em cada terreno. O mesmo vale para a terceira e quarta casas, ok?

Quando cair em terrenos ou propriedades de outro dono, você tem que pagar aluguel e taxas correspondentes, para fazer o dinheiro circular no jogo.

Negociações

Você pode trocar ou vender terrenos ou empresas com os outros jogadores, se achar conveniente, por preços a combinar.

Se algum terreno que for vender tiver casas ou hotel, você terá que vender primeiro suas casas e hotel ao Banco pela metade do preço, para depois vender o terreno. Se você comprar uma propriedade ou terreno hipotecado, ao resgatar o título de posse, você deverá pagar, além do valor hipoteca, mais 20% desse valor a título de juros.

Hipotecas

Terrenos e empresas podem ser hipotecados pelos valores determinados nos títulos pelos valores determinados nos títulos por qualquer período de tempo. O Banco só hipotecara terrenos sem construções. Se o térreo tiver casas ou hotel, você tem primeiro que vendê-los ao Banco pela metade do preço, para depois hipotecar o terreno.

Pagamentos

Os pagamentos devem ser efetuados sempre em dinheiro. Se você não tiver dinheiro para pagar ao Banco ou a um jogador, terá que obedecer a seguinte ordem de negociações:

1- Venda de casas e hotéis ao Banco pela metade do preço pago;

2- Hipoteca ou venda de das propriedades. No caso de vendar, você poderá colocar em leilão as propriedades, visando um lucro maior. Caso ninguém queira compra-las, o Banco pagará seu valor nominal.

Xiii! Falência!

Se mesmo após vender a suas casas e hotéis, hipotecar ou vender suas propriedades hipotecadas, você não conseguir pagar suas dívidas, você irá à falência e sairá do jogo.

O dinheiro conseguido será entrego ao jogadorcredor. Caso haja propriedades hipotecadas, o Banco deverá resgatá-las e o dinheiro obtido irá para o credor. As propriedades devem ser colocadas à leilão.

Obs.: Durante o jogo nenhum jogador poderá dar ou emprestar dinheiro a outro.

Término do jogo

O jogo termina quando ficar apenas um jogador (ou outros foram à falência). Somam-se, então, os valores possuídos através de notas, terrenos, propriedades, casas e hotéis.

Se algum jogador possuir terreno ou propriedades hipotecadas, ele deverá computar metade do valor pago por elas.

Quem vence o jogo?

Vence o jogador que ficar até o final sem ir à falência.

Banco Imobiliário, como ele ajuda

Além de horas de diversão, uma boa partida de Banco Imobiliário vai ajudar você, seus filhos e a turma de amigos em diversas áreas de conhecimento. Com um pouco de paciência, você pode dar dicas importantes durante o jogo para seus filhos no quesito educação financeira, mostrando como é importante planejar e investir corretamente. O banqueiro pode também exercer a função de líder do grupo, organizando o jogo e fazendo as relações funcionarem mais tranquilamente.

Além disso, por terem que interagir, negociar e aprender a ouvir o outro, dá para trabalhar também a socialização. Isso sem falar, claro, nas lições de estratégia e pensamento analítico. Escolher que propriedades comprar e vender, a rodada certa para fazer um investimento, escolher seu portfólio de empresas e terrenos e tudo o mais.

Referências:

Manual, Carrefour.

3 comentários em “Banco Imobiliário Luxo

Deixe seu comentário: