O Jogo da Vida

Tabuleiro e peças

As peças que compõem o Jogo da Vida são:

Roleta

A roleta é feita de material plástico e tem uma numeração de 1 a 10. Ela pode ser girada nos dois sentidos e o número que for sorteado deverá ser usado nas regras do jogo. O indicado é posicioná-la no centro do tabuleiro, em cima da logo “Jogo da Vida”, para que fique no campo de vista de todos os jogadores.

Pinos e carros

Para entender como jogar o Jogo da Vida é preciso conhecer todas as suas peças e funcionalidades. Dentre os componentes do jogo estão 32 pinos na cor rosa e 32 na cor azul.

Há também 8 carrinhos em material plástico, que representam cada um dos jogadores. Dois pinos devem ser colocados nos buraquinhos da frente do carro, um representando o marido (azul) e, o outro, a mulher (rosa).

Cartões de riqueza e notas

O Jogo da Vida conta com:

50 notas de R$1.000;

50 notas de R$ 5.000;

50 notas de R$ 10.00;

70 notas de R$ 20.000;

70 notas de R$ 50.000;

70 notas de R$ 100.000.

Sendo assim, ao total são 360 notas. Além disso, ainda encontrará 21 notas promissórias de R$ 20.000, 8 certificados de ações, 8 seguros de vida, 8 seguros de casa e 8 seguros de carro.

Esses 24 cartões de riqueza são divididos em três categorias: Cartão de isenção, Dividindo os lucros e Dividindo as despesas.

Faixa numérica

Feita de papel grosso, uma das peças para jogar Jogo da Vida é a faixa colorida com números. Ela é numerada de 1 a 10, apresentando as cores azul, vermelho, laranja, amarelo, ciano e verde.

Regras

O jogo deverá seguir um sentido único, que é indicado no tabuleiro. No mais, existem algumas regras básicas que devem ser seguidas. Elas estão de acordo com o jogo original. São elas:

Toda vez que qualquer jogador parar em um espaço de cor vermelha, amarelo, laranja ou verde — ou passar por qualquer espaço vermelho —, será obrigado a cumprir a instrução da lacuna.

Sempre que passar ou parar nos espaços de cor branca, será escolha do jogador cumprir ou não a instrução da lacuna. Além disso, antes de começar o jogo, os jogadores deverão escolher uma das duas bifurcações disponíveis.

Para isso, a escolha pode ser entre o caminho dos negócios, que é mais rápido e tem salário de R$ 12.000, ou a bifurcação da universidade, que é mais demorado e recebe o salário de diploma universitário, que é a partir de R$ 16.000.

Como jogar

A primeira etapa para aprender como jogar o Jogo da Vida e iniciar a partida é a distribuição de pinos. Um dos jogadores representará o banqueiro e fará a distribuição para cada jogador de um carro com um pino azul e outro rosa, uma nota de R$ 1.000, cinco de R$ 5.000 e um cartão de riqueza, que deverá ficar no topo da pilha.

Após isso, os jogadores devem girar a roleta e quem sair com o maior número começa. Se houver empate, esse processo deverá ser repetido. Então, o primeiro a jogar coloca o carro no espaço descrito como “saída” e escolhe qual caminho seguir.

Depois, deve girar a roleta novamente e o número que sair indica o número de casas que andará. Se a casa que parar já estiver ocupada, o carro deve ser colocado na próxima lacuna.

O jogo vai começar

Na sua vez, rode a roleta e ande o número de casas correspondentes.

Nota: você deve obrigatoriamente andar o número que tirar na roleta ao menos que você alcance as casas DIA DO CASAMENTO e DIA DO JUÍZO.

Nestas casas, você é obrigado a parar quando passar.

Sempre mova seu personagem para frente, na direção das setas. Se sua movimentação terminar em uma casa na qual já haja algum outro jogador, vá para a casa livre seguinte. Siga suas instruções. Sua jogada terminou.

Primeira Jogada

Na sua primeira jogada, decida se você irá pelo caminho dos NEGÓCIOS, iniciando sua carreira como ASSISTENTE ADMINISTRATIVO, ou se irá para a FACULDADE. A opção pela faculdade oferece diferentes oportunidades de carreira e, às vezes, maiores salários, mas demora mais tempo!

Decida também se irá querer SEGURO DE CARRO. Pague $1.000 ao banqueiro caso queira o segundo.

Início de carreira

Se você decidir or fazer uma FACULDADE e inicar uma crreira fora dos negócios, pegue o caminho da esquerda. Ao parar nas casas de PROFISSÕES você estará definido seu salário, ou seja, o quanto receberá no DIA DO PAGAMENTO. Você pode seguir as seguintes carreiras: MÉDICO, ARTISTA, ADVOGADO, ENGENHEIRO E PROFESOR.

Caso não pare em nenhum dos espaços de PROFISSÕES, seu salário será de DIPLOMA UNIVERSITÁRIO – $16.000.

Se decidir encerrar o mundo dos NEGÓCIOS, você não precisa parar no espaço PROFISSÃO de ASSISTENTE ADMINISTRATIVO para definir seu salário, pois ele sempre iniciará com $12.000.

Situações da vida

Seguros, Ações e Notas Promissórias

Seguro de Carro

Você pode comprar um seguro de carro no início de qualquer uma de suas jogadas. Pague $1.000 e você receberá uma apólice de seguro de automóvel. Assim seu veículo estará assegurado contra acidentes e roubos.

Seguro de Casa

Você pode comprar um seguro de residência no início de qualquer uma de suas jogadas, após você ter adquirido uma residência. Pague $10.000 e você receberá uma apólice de seguro de casa. Assim sua residência estará assegurada contra acidentes e roubos.

Ações

Você pode comprar uma ação no início de qualquer uma de suas jogadas, aós passar pelo espaço de compra de ações. Pague ao banco $50.000 e pague uma ação.

Lembre-se, você poderá ter apenas uma apólice de cada tipo e uma ação.

Notas Promissórias

Você pode emprestar dinheiro do banco durante qualquer uma de suas jogadas. Receba $20.000 do banco e pegue 1 nota promissória no valor de $20.000. Quando você for pagar esta nota deverá pagar $25.000 para o banco. Isso pode ser feito em qualquer momento de jogo ou até quando você se aposentar.

É proibido pegar dinheiro emprestado ao banco em duas situações:

  • Para apostar na roleta:
  • Para pagar os $200.000, ou arte desta quantia, na VINGANÇA.

Dia do pagamento

Toda vez que passar ou parar no DIA DO PAGAMENTO você deve receber seu salário. Mas não se esqueça de pegar seu dinheiro antes que o outro jogador gire a roleta, pois você perderá seu salário.

DIA DO PAGAMENTO – Pague a dívida com juros – toda vez que parar ou passar num espeço como esse, pague $1.000 de juros ao banco por cada nota promissória que tiver.

Cartões de riqueza

Sempre que você parar exatamente em um DIA DO PAGAMENTO, além de receber seu salário você também ganha um CARTÃO DE RIQUEZA.

Existem três tipos de cartão:

  1. DIVIDINDO OS LUCROS – Apresente este cartão a qualquer jogador quando ele parar em um espaço onde irá receber $10.000 ou mais. Dessa maneira, ele deverá lhe dar metade de seu lucro.
  2. DIVIDINDO A DESPESA – Apresente este cartão a qualquer jogador quando parar em um espaço que tiver que pagar mais $10.000 Dessa maneira, o outro jogador deverá pagar METADE da sua despesa.
  3. CARTÃO DE ISENÇÃO – Mostre esse cartão quando um dos outros jogadores apresentar a você um dos outros cartões e você não precisara pagar nada nem dividir seus lucros.

Coloque sempre os cartões utilizados no final da pilha.

ATENÇÃO: Apenas um jogador pode apresentar o CARTÃO DE RIQUEZA por vez. Caso dois ou mais jogadores apresentam juntos seus cartões, quem tirar o número mais alto na roleta é que poderá mostrar o cartão.

Possibilidades e situações

Toda vez que um jogador passar ou parar nas casas brancas que indicarem uma oferta de apólice de seguro ou ações, esse jogador poderá comprá-las. No entanto, cada participante só pode ter apenas uma ação ou uma apólice de seguro.

Quando o carro de um participante parar na casa que indica o dia de pagamento, o jogador recebe o salário e também um cartão de riqueza do topo da pilha.

Dia do casamento

Todos os participantes devem parar na casa ao lado do desenho da igreja que indica “dia do seu casamento”. Nessa situação, se o seu pino for azul, deverá incluir o pino rosa ou vice e versa.

Feito isso, você deve girar a roleta para definir os presentes de casamento. Caso o número que tirar na roleta seja 1,2 ou 3, você receberá R$ 2.000 de cada jogador. Em números 4,5 ou 6, receberá R$ 1.000. Entretanto, caso sorteie os números 7,8,9 ou 10, não receberá nada de presente.

Para avançar mais casas, o jogador que acabou de casar deve se direcionar para a casa descrita como “lua-de-mel” e girar a roleta para saber quantas casas avançar.

Filhos e filhas

Quando um participante parar na casa que indica o nascimento de um filho, deve acrescentar um pino azul ou rosa e receber R$1.000 de cada jogador. Em caso de gêmeos, receberá o dobro.

Vingança e dia de sorte

Sempre que um jogador parar na casa “dia de sorte”, o banqueiro deve liberar R$ 20.000. No caso da casa “vingança”, há duas opções: receber R$ 20.00 de cada adversário ou obrigá-los a voltar 10 casas. No entanto, o jogador que estiver na lacuna “milionário” não pode receber a vingança.

Andando para trás

Quando você tiver que voltar o caminho:

Se houver bifurcação, volte pelo lado mais curto;

  • Não cumpra as ordens dos espaços que passar ou parar;
  • Se o espaço que você for parar estiver ocupado, continue voltando para trás até o primeiro espaço livre que houver;
  • Quando voltar a andar para frente, as ordens dos espaços passam a valer novamente, exceto o DIA DO SEU CASAMENTO, as ofertas de seguros e ações (lembre-se que você só pode ter uma apólice de cada seguro e uma ação) e os espaços de profissões (você continuará com a profissão que começou).

Jogando na bolsa

Se você tiver ações, quando passar ou parar em um dos espaços azuis, você pode jogar na BOLSA, na mesma rodada.

Coloque sua ação sobre os números 4, 5 e 6 da faixa numerada e gire a roleta. Se der:

  • 1,2 ou 3 – o mercado de ações está em baixa e você deverá pagar ao banco $60.000
  • 4, 4 ou 6 – o mercado está estável e você não perde nem ganha
  • 7, 8, 9 ou 10 – o mercado está em alta e você recebe $120.000 do banco!

Em todos os casos, a ação continua sendo sua. Quando você está jogando na BOLSA, nenhum outro jogador pode apostar na roleta.

Pedágio

O PRIMEIRO JOGADOR que atravessar totalmente a ponte terá o direito de cobrar $24.000 de cada jogador que entrar na ponte depois dele. Se o dono do pedágio for à falência ou voltar para trás antes da ponte por VINGANÇA, o privilégio de receber o pedágio fica com o segundo jogador que atravessar a ponte.

Dia do Juízo

Você é obrigado a parar no DIA DO JUÍZO. Nele você:

Ganha $48.000 por cada filho que tiver;

Deve pagar todas as notas promissórias ao preço de $25.000 cada.

Neste momento você deve tomar uma decisão muito importante: se quer ser um MILIONÁRIO ou tornar-se um MAGNATA.

MILIONÁRIO – se você acha que tem dinheiro suficiente para vencer o jogo, gire a roleta de novo e ande e direção ao espaço MILIONÁRIO.

MAGNATA – se você acha que está pobre ou ficou sem dinheiro nenhum, coloque tudo que lhe resta (até o carro, se não tiver mais nada de dinheiro) sobre um npumero na faixa numerada. Gire a roleta de novo. Se cair seu número, você se torna um MAGNATA, o jogo termina e você é o VENCEDOR. Mas se não cair seu número, este será o seu fim. O banqueiro recolhe todo seu dinheiro e você vai à FALÊNCIA e fica fora do jogo!

Milionário

Você não precisa tirar um número exato na roleta para chegar até o espaço MILIONÁRIO. Se for o primeiro jogador a chegar nesse espaço, você recebe:

  • Bônus de $240.000
  • Prêmios do número da sorte. Gire a roleta e o número sorteado será seu número da sorte. Até o final do jogo, cada jogador que tirar aquele número na roleta deverá pagar a você $24.000. Coloque seu carro sobre este número na Faixa para indicar que é seu número da sorte!

Como MILIONÁRIO você também pode apostar na roleta, receber o dinheiro do pedágio (caso tenha sido o primeiro a travessar a ponte) e usar os cartões de riqueza que sobrarem. Os outros jogadores ainda podem apresentar o cartão DIVIDINDO AS DESPESAS para você, se quiserem.

Quem vence o jogo da vida

Se ninguém se tornar um MAGNATA, o jogo termina quando o último jogador for à FALÊNCIA ou se tornar um MILIONÁRIO. Todos os jogadores então contam seu dinheiro. Cada AÇÃO vale $120.000 e o SEGURO DE VIDA $8.000. O MILIONÁRIO que tiver mais dinheiro vence o JOGO DA VIDA!

O que os pequenos podem aprender com o Jogo da Vida?

Aprender como jogar o Jogo da Vida, além de permitir passar mais tempo com a família, pode proporcionar grande aprendizado ao seu filho. De maneira lúdica e divertida, seu pequeno começará a ter uma noção do que é a vida adulta e gestão do dinheiro.

Além disso, por meio da sorte que o jogo demanda, é ensinada a compreensão de valores pessoais, como o casamento e filhos, e valores materiais como trocar o carro, ter um emprego melhor ou seguir a carreira universitária.

Referências:

Blog Lojas, Doc Player.

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