1HitGames

SEGA produtora meda drive master system dream cast 1hit games

SEGA Corporation

A SEGA Corporation é uma desenvolvedora e publicadora de jogos eletrônicos. A empresa é de origem japonesa e sua sede fica em Tóquio no Japão. Foi fundada em 1960 pelo norte-americano Martin Bromley. Originalmente, duas antigas companhias (Nihon Goraku Bussan e Nihon Kikai Seizō) se fundiram. Posteriormente, em 1965 compraram a Rosen Enterprises, passando a operar com o nome de SEGA Enterprises.

Um pouco de história

SEGA produtora meda drive master system dream cast 1hit games

Em 1969 a empresa foi comprada pela Gulf and Western. A década de 70, foi o auge da empresa, que desfrutava de muito sucesso com a produção de jogos para Arcade. Contudo, no começo da década de 80, houve um declínio na indústria de Arcades, fazendo com que a SEGA começasse a produzir seus próprios consoles.

Os primeiros consoles

SEGA produtora meda drive master system dream cast 1hit games

Os primeiros consoles produzidos pela SEGA foram; SG-1000 em 1983 e o Master System em 1985. O SG-1000 não alcançou sucesso igual seu sucessor Master System, contudo alguns games renomeados marcaram presença no console. Inclusive, com o Master System, os gamers de todo o mundo, conheceria o principal mascote da SEGA, até hoje. Confira os principais games dos pioneiros da empresa:

SG-1000

  • Pitfall II: The Lost Caverns
  • Space Invaders
  • Choplifter
  • 007 James Bond

Master System

  • Sonic the Hedgehog
  • Sonic the Hedgehog 2
  • Double Dragon
  • Mortal Kombat II
  • Indiana Jones

Mesmo com nomes de peso, a SEGA enfrentou grande competição, principalmente da Nintendo, que dominava o mercado com o Nintendo Entertainment System (NES)

De volta as Arcades

SEGA produtora meda drive master system dream cast 1hit games

Em 1984, a SEGA inaugurou a Sega of Europe, sua divisão europeia de distribuição de Arcades. Ela voltou para o mercado norte-americano de Arcades em 1985 com o estabelecimento da Sega Enterprises USA. Os sucessos Hang-on de 1985 e Out run de 1986, ajudaram a recuperar o mercado de arcades depois da queda de 1982 ao criarem novos gêneros de jogos eletrônico. O sucesso foi tanto que era difícil atender as altas demandas dos jogos. Out run, por exemplo, se tornou o gabinete de arcade mais vendido da Sega na década de 1980. Com o crescimento das Arcades novamente, a SEGA se tornou, no final da década de 1980, uma das marcas mais conhecidas da indústria. Nos Arcades ela se focava em lançar jogos para agradar gostos diferentes, incluindo título de corrida e side-scrollers.

A era Mega Drive

SEGA produtora meda drive master system dream cast 1hit games

Em 1988, foi a vez do histórico Mega Drive, sucessor do Master System. O lançamento do console, foi ofuscado pela estreia do Super Mario Bros 3 da Nintendo, sua concorrente direta. Além da Nintendo, o Mega Drive teve dificuldades para competir com o Family Computer e o PC Engine da NEC no Japão durante a era dos 16 bits. Em 1989, o Mega Drive estreou em Nova Iorque e Los Angeles, renomeado como Sega Genesis. As versões europeia e brasileira do Mega Drive estrearam em setembro de 1990.

O fenômeno Sonic

SEGA produtora meda drive master system dream cast 1hit games

Depois da estreia do Mega Drive, a SEGA procurou uma nova série de jogos eletrônicos para poder competir com a franquia Mario, da Nintendo. O personagem resultante dessa procura foi Sonic the Hedgehog. O ouriço azul da SEGA, colocou o Sega Genesis na frente do Super Nintendo Entertainment System em vendas nos Estados Unidos. A SEGA, superou a Nintendo durante quatro anos seguidos, até que em 1995 o Super Nintendo o superasse. O mascote Sonic, tornou-se uma das franquias mais vendidas de todos os tempos.

O Fracasso

SEGA produtora meda drive master system dream cast 1hit games

Após o sucesso do Mega Drive, a SEGA começou a trabalhar no Sega Saturn em 1992. O console foi revelado em 1994 para o público. Contudo, a preocupação de Nakayama com o lançamento do Atari Jaguar no ocidente e o fato do Saturn só poder estrear na América do Norte no ano seguinte, fez com que a SEGA lançasse outro console no final de 1994, o 32X. O Console foi um fracasso. Apesar do fracasso do 32X no ocidente, o Sega Saturn no Japão, estaria deslanchando nas vendas, tudo graças ao Virtua Fighter, título lançado para Arcades que fora convertido para o console. O sucesso do Saturn no Japão foi tanto, que o console era mais popular que o PlayStation da Sony.

A estreia falha e o concorrente de peso

SEGA produtora meda drive master system dream cast 1hit games

Kalinske (diretor executivo da SEGA na America) anunciou em março de 1995 que o Saturn iria estrear no dia 2 de setembro de 1995 na América do Norte. Contudo, a matriz japonesa ordenou um lançamento antecipado para que o console tivesse uma vantagem sobre o PlayStation. Sendo assim, o console estreou antecipadamente em Maio. O preço elevado do Saturn, estreia surpresa que causou problemas com distribuidores e desenvolvedores externos e dificuldade com gráficos poligonais foram fatores no seu fracasso. A Sega também subestimou a contínua popularidade do Mega Drive, com as vendas de jogos e consoles de 16-bits equivalendo a 65 por cento do mercado em 1995. Por fim, o PlayStation foi lançado na América do Norte em 9 de setembro e, em apenas dois dias, vendeu mais unidades que o Saturn havia vendido em cinco meses.

Perdendo seu espaço

SEGA produtora meda drive master system dream cast 1hit games

Outro console produzido pela SEGA Corporation, foi o Dream Cast. Seu lançamento foi em 1999. Contudo, novamente a SEGA enfrentou problemas com a estreia de um console.  No Japão, a companhia não conseguiu enviar consoles suficientes para a estreia. Em uma das fábricas, foi produzido um GD-ROM defeituoso em que dados não eram propriamente impressos no disco. Mesmo com esses problemas, o lançamento foi um sucesso e entrou no mercado batendo recordes. Apesar do console ter uma boa estreia, o PlayStation ainda mantinha uma fatia de sessenta por cento do mercado norte-americano no final de 1999. Além disso, a Sony revelou os primeiros detalhes de seu console da nova geração, o PlayStation 2. No mesmo ano, a Nintendo anunciou que seu próximo console, o GameCube, equivaleria ou excederia qualquer coisa no mercado, enquanto a Microsoft começou o desenvolvimento de um console próprio, o Xbox.

O fim dos consoles

SEGA produtora meda drive master system dream cast 1hit games

A Sega parou de desenvolver consoles em 2001. Passou a atuar apenas como desenvolvedora terceirizada e publicadora. Em 2004, foi adquirida pela Sammy Corporation. Desde então a empresa voltou a dar lucros, estabelecendo-se como uma das principais empresas da indústria. A Sega é proprietária e desenvolve diversas franquias de sucesso em vendas.

Sega Group

SEGA produtora meda drive master system dream cast 1hit games

Atualmente, SEGA Corporation é a maior produtora de arcades do mundo. Ela também opera fliperamas e produz uma variedade de outros produtos de entretenimento, como brinquedos. A empresa hoje é uma subsidiária da Sega Group Corporation, que por sua vez faz parte da Sega Sammy Holdings, um conglomerado multinacional.

Alguns jogos da SEGA:

Qual é seu jogo preferido da SEGA Corporation? Deixei aí nos comentários.

Referência:

Wikipedia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Subir ↑