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O Pequeno Empresário

O Pequeno Empresário é o clássico jogo de tabuleiro traz o dinamismo do mundo dos negócios direto para sua casa, reúna amigos e família para jogar, torne-se um grande milionário e administre suas posses para que seus oponentes não o levem à falência.

Neste jogo de rolar dados os jogadores percorrem o tabuleiro para conseguir suas casas nas cores de seus peões para assim ter a oportunidade de rolar a roleta e aumentar seus ganhos. Jogo para ensinar as crianças a gerir o dinheiro e a fazer as primeiras operações matemáticas.

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Embalagem

Contem: o 01 Tabuleiro, 01 Roleta, 02 Dados, 55 Cartas, 16 Peças, Cartão, 16 Bases Plásticas, 04 Pinos, 168 Notas.

Medidas Tabuleiro

Comprimento: 40,3 cm o Largura: 30,2 cm

Altura: 0,02 mm

Material: o Plástico o Papel Cartão.

PREPARAÇÃO

Cada um escolhe uma cor de peão e o coloca no ponto inicial do tabuleiro. Coloque as peças de estabelecimentos nas bases plásticas e coloque-as no espaço denominado ESTABELECIMENTOS. Cada jogador começa com S2000 em dinheiro: 3 notas de $500; 1 nota de $200; 1 nota de $100; 3 notas de $50; 5 notas de $10. Coloque as cartas no tabuleiro.

CARTA ESTABELECIMENTO: Colocar as cartas voltadas para cima em uma das casas reservadas no tabuleiro.

CARTA ATENÇÃO: Colocar as cartas voltadas para baixo em uma das casas reservadas no tabuleiro.

Todos devem jogar os dados, quem tirar o maior número começa e o jogo segue em sentido horário.

Um jogador deve ficar responsável pelo banco.

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Como jogar

O primeiro jogador lança os 2 dados ao mesmo tempo para saber quantas casas irá andar. Os peões devem sair da marcação de INÍCIO e dar voltas no tabuleiro quantas vezes necessárias para restar apenas um jogador no tabuleiro (não há um ponto final).

ESTABELECIMENTO: Toda vez que um jogador cair nesta casa, ele pode optar por comprar ou não, caso queira comprar, deve ser pago o valor indicado. Assim, o jogador deve colocar o dinheiro no banco, colocar a peça no tabuleiro e pegar a carta referente à propriedade. Existem 4 tipos específicos de estabelecimentos: comércio, energia, transporte e cultura. Quando o jogador tiver as quatro propriedades de um único tipo (da mesma cor), você terá um MONOPÓLIO.

Ao cair em uma propriedade pèrtencente a um adversário, você deve girar a roleta e pagar o valor indicado ao proprietário. Se essa propriedade pertencer a um monopólio, é adicionado um valor a mais determinado na carta do estabelecimento.

FISCAL: Se o jogador cair na casa do FISCAL (lupa), deve pagar $50 para o banco.

BÔNUS: Ao cair numa casa que tem algum VALOR EM DINHEIRO, o jogador recebe do banco o valor determinado no tabuleiro.

Atenção

Ao cair na casa com SINAL DE EXCLAMAÇÃO o jogador deve retirar uma carta do monte laranja e executar o que lhe for pedido, (Leia a carta, caso o jogador não tenha nenhuma propriedade, apenas passe a vez) após executar a ação, a carta deve voltar para baixo do monte.

Se um jogador estiver sem dinheiro ou ficar sem o suficiente para pagar alguma ação, ele perde o jogo e suas propriedades são demolidas (as propriedades , voltam para o local reservado no tabuleiro). Eles podem ser comprados novamente pelos jogadores que continuam no jogo. O jogo acaba quando restar apenas um jogador.

Regras

1) Cada jogador escolhe a cor que irá usar. A “carta‐caixa” e os peões devem ser da mesma cor.

2) Divide‐se todo o dinheiro em quantidades iguais para cada jogador.

3) Cada jogador deverá jogar o dado uma vez e aquele que tirar o número maior dará início ao jogo.

4) O peão deverá cair sempre na casa de sua própria cor, se cair em outra cor que não seja a sua, o jogador terá que girar a roleta para saber qual o valor do aluguel a ser pago ao dono da casa. EXEMPLO: Se o peão azul cair na casa amarela, o jogador roda a roleta e sorteia o número 20. O jogador deverá pagar ao dono do peão amarelo o aluguel no valor de $20. E assim vai continuando o jogo com esta troca de aluguéis.

5) Quando um peão atingir a chegada, cada jogador pagará a este que chegou o valor de $1000 e o peão será retirado.

6) E o jogo continua, só termina quando todos os peões saírem

7) IMPORTANTE: Quando o jogador concluir o circuito com seu primeiro peão, ele deve deixa‐lo no centro do tabuleiro e iniciar com o segundo peão e assim sucessivamente.

Vencedor

O VENCEDOR DO JOGO SERÁ AQUELE COM A MAIOR SOMA EM DINHEIRO AO FINAL DA
PASSAGEM DE TODOS OS PEÕES.

Atenção: Se o dinheiro de algum jogador acabar durante o jogo, ele poderá pedir emprestado
ao jogador mais rico, mas terá que pagar juros da seguinte forma:

EMPRÉSTIMO $2000 $1500 $1000 $500
PAGAMENTO $2500 $2000 $1500 $1000C

Cuidados

Mantenha Longe Da Boca Das Crianças

Não utilize Produtos Afiados ou Pontiagudos Por Perto

Em Caso De Sujeira Limpe o Tabuleiro Com Um Pano Seco

Referências:

Magalu, Pais e Filhos.

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