Harry Potter: Wizards Unite

Jogo mobile com download grátis para Android e iPhone(iOS) que usa o GPS do celular e recursos de realidade aumentada na gameplay. Harry Potter: Wizards Unite foi produzido pela Niantic, a mesma desenvolvedora de Pokémon GO, e tem jogabilidade bastante parecida com o jogo dos monstrinhos de bolso. O objetivo é caminhar pelo mapa do jogo enquanto batalha contra criaturas das trevas usando magias.

O que é para fazer no jogo?

Em Pokémon GO o jogador deve capturar monstrinhos pelo mapa para colecioná-los. Já em Harry Potter: Wizards Unite a missão é outra: o player deve capturar Magis, que são criaturas, itens ou elementos mágicos que fugiram e estão fora de controle no “Mundo Trouxa”, ou seja, inseridos no mundo real, próximo das pessoas que não usam magia.

A missão do jogador é capturar os Magis e trazê-los para Hogwarts. Para isso é preciso usar magias na tela do celular, que são conjuradas a partir de movimentos com dedos para cada feitiço. Para capturar um Magi basta tocar em uma das medalhas coloridas que aparecem aleatoriamente pelo mapa.

Preencha a sua ID do Ministério

Antes de ter sua atenção tomada por menus e ícones, utilize alguns momentos para personalizar seu personagem. Clique no ícone na parte inferior esquerda da tela no mapa principal. Lá, você poderá personalizar seu perfil de várias maneiras:

Retrato: Tire uma selfie e aproveite de vários filtros para customizar a imagem.

Título: Mostre as suas conquistas para amigos ao escolher um título.

Casa: Qualquer fã de Harry Potter não pode perder a chance de representar sua Casa favorita. Nenhum teste é necessário, a escolha é sua!

Varinha: Escolha e personalize sua varinha ideal, assim você estará pronto para as batalhas. É possível escolher o tipo de madeira (cor da varinha), o núcleo (cor da magia) e o tamanho.

Feitos Mágicos: À medida que progride no game, você desbloqueia as conquistas que pode utilizar no seu ID. Fique de olho para deixar sua ficha atualizada.

Rastreando

Você está essencialmente, rastreando Obstructus e protegendo os Magis para adicionar ao seu Registro — que abrange várias categorias. Como em Pokémon Go, esses eventos aparecem aleatoriamente conforme você explorar o mapa e são marcados por grandes ícones coloridos:

Trato das Criaturas Mágicas, Artes das Trevas, Escola de Hogwarts, Lendas de Hogwarts, Ministério da Magia, Magizoologia, Jogos e Esportes Mágicos, Artefatos Misteriosos, Maravilhas do Mundo Bruxo, Loucuras, Mistérios.

Vale a pena explorar porque você vai ganhar bônus ao encontrar coisas novas, de forma que subir de nível acontecerá mais rapidamente. À medida que você encontra mais objetos para adicionar ao seu Registro, você ganha níveis nessa categoria em particular – o que, por sua vez, desbloqueia mais itens e vantagens.

Os Magis estão presentes em todas as partes, mas você tem mais chances de encontrá-los em lugares específicos do mundo real, tais como parques, bancos, prédios municipais, universidades, bibliotecas, monumentos, zoológicos, galerias de arte, etc.

Como libertar Magis

Quando estiver andando próximo a um desses locais, você verá ícones se destacando na tela do smartphone. Toque neles e em seguida, aparecerá uma roleta mostrando o nível de periculosidade da magia Obstructus que está prendendo os Magis.

Quanto mais alta for a proteção da magia Obstructus, mais difícil será de quebrá-la, o que significa que você terá de ser rápido e preciso. O glifo do contra-feitiço será mostrado no display do smartphone, bastando traçá-lo.

Lembre-se: quanto mais rápido e preciso for o feitiço, mais forte será seu efeito sobre o Obstructus.

Quanto mais Magis forem encontrados e devolvidos ao Mundo Bruxo, mais recompensas e experiência se ganha. Na versão beta do game, era possível chegar até o Nível 60. 

Recarregue nas Estalagens

Você não será capaz de realizar feitiços para sempre. Magias gastam energia e, no começo do game, você terá só 75 pontos de energia que podem esgotar mais rápido do que você imagina. A fim de recuperar parte dessa energia, registre todas as estalagens que você encontrar (são as casas grandes no mapa). Nelas, será possível escolher entre um dos cinco itens alimentares aleatórios, que podem reabastecer de 1 a 6 pontos de energia.

Será necessário esperar cinco minutos para conseguir mais energia. Caso precise de mais, também pode tentar a sorte ao puxar ervas nas estufas. No pior dos casos, você também pode usar ouro para recarregar totalmente sua energia — mas você provavelmente vai precisar de dinheiro real para ter a quantidade necessária de ouro.

Sempre conserve seus pontos, visitando locais do Mundo dos Trouxas como estalagens e estufas para manter sua energia mágica alta.

As estalagens recuperam até 10 pontos de energia, dependendo dos alimentos e bebidas que você consumir lá dentro (dê preferência para pousadas com telhado de cor verde, estas são as melhores).

As estufas recuperam até 2 pontos. Independente do meio, você pode retornar aos locais a cada 5 minutos. Além disso, vale comprar mais capacidade de energia mágica no Beco Diagonal.

Aumentar a capacidade de energia mágica custa 150 moedas do jogo e aumenta em 10 pontos a energia mágica.

Profissões

A partir do nível seis o jogador precisa escolher sua profissão. Elas são referências a personagens que já existem na série, e cada uma tem sua própria função dentro do mundo bruxo. Os nomes das profissões são Auror (que caça e luta contra inimigos), Magizoologista (que estuda animais) e Professor (que desenvolve novas técnicas e magias).

As profissões dão acesso a uma árvore de habilidades dentro do perfil do jogador que libera novas possibilidades dentro dos combates. Uma vez que a profissão for definida, não pode ser trocada.

As Raid de Fortalezas

Enquanto Pokémon GO tem Reides em Ginásios, Harry Potter conta com as Fortalezas, representadas no mapa por gigantescos prédios. É nelas que o jogador luta contra poderosos bruxos do mal e Comensais da Morte. A batalha pode ser realizada sozinha e os inimigos são sempre controlados pelo computador. Além disso, Fortalezas rendem muitos pontos de experiência e outras recompensas, de acordo com sua performance na batalha.

As batalhas funcionam de maneira similar às capturas: faça comandos na tela para atacar ou se defender. Também é possível invadir fortalezas com amigos, mas todos precisam estar no mesmo lugar. Contudo, Fortalezas são elementos que mais gastam energia do jogo – nos primeiros níveis são, pelo menos, 30 pontos.

Um Desafio de Fortaleza requer Runas, que são dadas a você ao conseguir ranks melhores nas seções do Registro — é por isso que encontrar Obstructus e Magis é tão importante. Quanto maior o nível, mais runas poderosas serão adquiridas. Uma vez dentro de uma fortaleza, você terá que lutar contra inimigos para completar os desafios.

Saia vitorioso e você receberá mais recompensas e experiência, o que o colocará no caminho certo para enfrentar desafios mais complicados.

Dentro das Fortalezas existem Magis específicos, mas obviamente será mais trabalhoso libertá-los.

Prepare poções e desbloqueia portais

Entre localizar Obstructus e recarregar sua energia, fique atento a itens aleatórios menores que aparecem no chão durante a exploração. Toque para pegar os ingredientes — que podem ser utilizados para criar várias poções. Tocar no ícone de Poções na mala permitirá que você use os ingredientes para criar poções que podem aumentar seu poder de magia, curar e muito mais. Infelizmente, essas poções podem levar de 2 a 12 horas para ficarem prontas. Por isso, certifique-se de que você tem sempre uma em produção.

Você também vai começar a encontrar Prismas. Elas funcionam como as Incubadoras de Ovos de Pokémon e, para desbloqueá-las, será necessário ter uma chave de portal que exige uma certa distância percorrida para ser totalmente desbloqueada. Depois disso, a chave permite que você viaje para um lugar especial para obter itens raros que não são encontrados em nenhum outro lugar.

É possível melhorar o tempo de preparo com gestos especiais

Se você entrar na tela de poções, verá algo sobre “Notas Mestras“. Há uma série de gestos para fazer e reduzir o tempo de infusão em 15%, e não há razão para não os fazer. Abaixo, por exemplo, estão as notas da poção Exstimulo. O jogo não as mostra depois que são apresentadas, o que é um pouco chato, mas uma bruxa ou bruxo comprometido irá decorar.

Itens

Itens podem ser coletados em lugares específicos visitados pelo jogador – como a Estufa, que garante especiarias para as poções, ou algumas moedas, dependendo da sorte. Também é possível juntá-los após libertar Magis.

Um item que vale sempre ficar de olho são as Chaves de Portal. Para obtê-las, basta coletar prismas enquanto anda no mapa ou concluir os Desafios Bruxos para ganha-las como recompensa. Também pode-se consegui-las investigando Rastros de Magis.

Dica: não se preocupe em usar ou descartar itens, é bastante fácil consegui-los.

Não se esqueça de Portmanteaus

Portmanteaus são, basicamente, como os ovos do “Pokémon GO”, mas com um toque bastante irritante: você tem que fazer um pequeno minigame em realidade aumentada para abri-los. Isso significa que, se você quiser abrir alguns, precisará parar de tocar e acenar com o celular – e eles podem realmente se acumular se você não se incomodar. Mas há boas recompensas, então talvez você prefira esperar até chegar em casa e passar por elas.

Aceite tarefas e conquistas diárias

Após entender as regras básicas do game, não ande por aí sem propósito. Na parte de Conquistas, no canto inferior direito, você confere as tarefas e atividades que estão ativadas e outras que estão aguardando para serem desbloqueadas. Ao verificar essa parte regularmente, é possível ganhar muitos itens de bônus e moedas ao cumprir os objetivos nos momentos certos.

Essa também é uma das melhores maneiras de ganhar ouro, que pode ser utilizado para aumentar o estoque, reabastecer sua energia e muito mais. Você também receberá uma lista de tarefas de ajuda na história, que dão bônus de experiência e mais informações sobre a narrativa do game.

Controles básicos

Assim como em Pokémon GO, o “controle” mais básico de Harry Potter: Wizards Unite é simplesmente andar por aí. O personagem no mapa se movimenta de acordo com a posição do jogador no mundo real, acompanhando a movimentação por meio do GPS.

Além de navegar pelos menus a partir da tela sensível ao toque, os únicos controles que o jogador tem que dominar em Harry Potter: Wizards Unite são os gestos usados para lançar magias, que variam de acordo com o Obstructo. Pode ser um círculo, uma letra “M”, um raio – os movimentos surgem no momento em que o desafio é acessado no mapa.

Energia

Todas as capturas de Magis em Harry Potter: Wizards Unite exigem gasto de energia, ao contrário de Pokémon GO, que usa Pokébolas. O jogador começa o game com 75 de energia, e a quantidade gasta depende de cada Magi que enfrentar.

As energias podem ser recuperadas em estalagens – ícones no mapa que lembram casas – e também estufas – ícones no mapa que são estufas de vidro. Se o player preferir, também pode gastar dinheiro real e comprar energias na loja online do game, chamada de “Beco Diagonal”.

Olhe para os pequenos sinais

Há vários pequenos sinais no mapa. Você os verá em pequenos mastros de bandeira em todo o lugar, embora eu não tenha certeza se há alguma circunstância especial para seu surgimento. Quando você as toca, elas mostram uma pequena área na qual é mais provável que um certo tipo de rastreamento seja gerado. Isso não é muito no início do jogo, quando as pessoas estão apenas pegando tudo o que podem. Mas à medida que você avança e começa a preencher lacunas específicas no seu registro, é uma coisa útil para se lembrar.

Referências:

Forbes Uol, The Enemy, Techtudo, Br ing.

Comente abaixo sobre Harry Potter: Wizards Unite!

Pokémon GO

Um jogo eletrônico free-to-play de realidade aumentada voltado para smartphones (mobile). Pokémon GO é desenvolvido entre a Niantic, Inc., a Nintendo e a The Pokémon Company para as plataformas iOS e Android. O jogo foi inicialmente lançado em julho de 2016 para alguns países, eventualmente expandindo para o resto do mundo. Com o uso do sistema de posicionamento global (GPS) e a câmera de dispositivos compatíveis, o jogo permite aos jogadores capturar, batalhar, e treinar criaturas virtuais chamadas Pokémon, as quais aparecem nas telas de dispositivos como se fossem no mundo real.

Como jogar:

Customizando o personagem

Depois de baixar e iniciar o aplicativo, você precisará fazer login com uma conta do Google. Logo no começo do jogo, você precisará personalizar o seu avatar, escolhendo nome, gênero, cor dos olhos, cabelo, roupas e mochila.

Escolhendo o primeiro Pokémon

Agora chegou o momento de capturar seu primeiro Pokémon: fogo, água ou grama? Charmander, Bulbassaur e Squirtle são os primeiros Pokémon disponíveis e você precisa escolher apenas um, neste primeiro momento. Se você quiser um Pikachu, a dica é não tocar em nenhum dos três e esperar, até que o Pikachu apareça.

Capturando o Pokémon

Para capturar um Pokémon, toque em cima dele no mapa. A câmera será aberta, e o Pokémon aparecerá no cenário com uma pokébola na base. Toque na pokébola e você verá um círculo se fechando ao redor do Pokémon. Arraste o dedo para cima e a pokébola será arremessada. Quanto menor estiver o círculo em volta do pokémon, maiores as chances de capturá-lo. Alguns Pokémon têm círculos amarelos e vermelhos, indicando que eles são mais difíceis de capturar.

Entenda o inventário e o CP

Depois de pegar seus pokémons iniciais, clique na pokébola do mapa para abrir o menu. Escolha a opção à esquerda com o nome “Pokémon” e vai poder ver todos os pokémons que pegou.

Se clicar no botão em baixo do lado direito da tela, vai abrir as várias formas de organizar seus pokémons. Recomendamos que o faça por CP para ter sempre seus pokémons mais fortes em primeiro lugar.

CP significa Combat Power (em português: poder de combate) e como o nome indica, é o nível de força que cada pokémon possui no Pokémon GO.

Conhecendo a Pokédex

Nela mostra os Pokémons do jogo, mas libera para visualização apenas os que você já conhece. Você também pode ver, no menu Pokémon, os monstrinhos que já capturou, assim como seu CP (Poder de Combate, na sigla em inglês), os ataques, e onde você os capturou.

Na Pokédex, também dá para mudar os nomes deles. Quanto mais Pokémon do mesmo tipo forem pegos, mais doces serão obtidos! Essa é a forma de crescimento dos Pokémon.

Encontrando mais Pokémon

Depois que você capturar seu pokémon inicial, você deve explorar o mapa para encontrar outros monstros. Procure espaços como parques, pontos turísticos e fontes de água, como um lago ou o mar, para encontrar diferentes tipos de Pokémon. Seu nível de treinador, que sobe à medida que você captura mais Pokémon, também influencia a raridade dos Pokémon que você encontra.

Assim que surgir um pokémon em sua área, um som característico é emitido ou (se você tiver o celular em modo silencioso) seu celular vai vibrar. Veja no mapa onde está o pokémon e clique nele.

A tela mostra agora o pokémon e uma bola na nossa mão. Arraste a Pokébola com o dedo em direção ao pokémon para pegar ele. Alguns pokémons se movem mais que outros (por exemplo: o zubat), e aí você tem que ajustar a sua direção para capturar.

A cor dos círculos em volta dos pokémons varia com a dificuldade:

Verde (nível fácil), Laranja (nível médio) e Vermelho (nível difícil).

A chance de pegar o pokémon é maior se você esperar que o círculo esteja menor ao seu redor.

Escolhendo seu time

Você precisa escolher uma equipe, é claro! No Pokémon Go, dá para optar entre azul, vermelho e amarelo! Quanto mais aliados, melhor, né?

Ganhando PokéCoins

O Pokémon Go, assim como qualquer outro jogo free-to-play, possui um shop para compras dentro do app. Desde pokébolas a novas incubadoras de ovos, é preciso pagar por muitos itens no jogo, e isso é feito com PokéCoins, a meda oficial do jogo. Mas, e como ganhar dinheiro no Pokémon Go de graça, sem investimento de dinheiro de verdade, e evoluir no game?

Obtendo itens necessários

Andando, você também pode encontrar itens em pontos chamados Pokéstops. Você poderá identificá-lo como um quadrado azul no mapa. Ao se aproximar do Pokéstop, o quadrado vira um símbolo de pokébola azul. Toque nele e o Pokéstops aparecerá na tela em uma medalha, com a foto da localidade em que você está. Gire a medalha e ela soltará vários itens. Toque neles para obter itens.

Os principais itens do jogo são pokébolas, poções, incensos, Poké Modules, Razz Berries e ovos.

Potion (poção): Restaura 20 Pontos da vida (HP) do seu pokémon.

Super Potion (super poção): Restaura 50 pontos de vida (HP).

Revive: Traz de volta à vida um pokémon que tenha sido completamente abatido em combate. Coloca na metade a vida do monstrinho.

Pokéball (pokébola): O item essencial para capturar pokémons.

Great Ball (grande pokébola): Uma pokébola de alta performance, capaz de pegar os pokémons mais difíceis. Aumenta suas chances de capturar os monstrinhos.

Só a partir de um nível elevado é que o jogador tem acesso a esse tipo de pokébola.

Lure Module (módulo de atração ou isca): Se você estiver parado junto a uma Pokéstop, equipe-a com um Lure Module. Este item especial atrai vários pokémons junto da Pokéstop durante 30 minutos.

Outras pessoas que estejam próximas podem também beneficiar deste efeito.

Incense (incenso): Semelhante ao Lure Module mas com a diferença que é o jogador quem fica com esse efeito, não um Pokéstop. Isso faz que apareçam mais pokémons unicamente para o jogador que ativou o Incenso.

Lucky Egg (ovo da sorte): Dobra a quantidade de experiência ganha (XP) durante 30 minutos.

Egg Incubator (incubadora de ovos): Cada vez que girar uma Pokéstop, existe a possibilidade de ganhar ovos de pokémons. Para chocá-los, você tem que colocar eles em incubadoras próprias e caminhar a distância que eles pedem (2km, 5km ou 10km).

Razz Berry: item que, ao ser usado contra um pokémon selvagem, torna mais fácil a sua captura. Útil sobretudo para os momentos em que você encontra uma criatura rara. Não é possível adquirir Razz Berry na Loja; é necessário ganhá-la ao longo da aventura.

Todo Pokémon Evolui

Outro passo importante é evoluir seus Pokémon. Para isso, você vai precisa de um item chamado Candy, que é específico para cada linhagem de monstro. Cada pokémon capturado vêm com uma quantidade de candies. Ou seja, você precisa capturar o mesmo Pokémon várias vezes – para conseguir um Raichu, é preciso pegar vários Pikachu. Para monstros com mais de uma evolução, o candy é o da primeira etapa – um Pidgeotto vira Pidgeot com Pidgey candies, por exemplo. No menu Pokémon, selecione o monstrinho que desejar evoluir ou aumentar o CP.

Visualizando o seu pokémon, você vê dois botões se destacando “Power Up” e “Evolve”. Clique em Power Up se quiser aumentar o CP do pokémon ou em Evolve se quiser evolui-lo.

Para poder aumentar o CP ou evoluir, o game exige uma dada quantidade de Stardust e Candy. Outra questão para levar em conta é que, em determinadas evoluções e CP, é necessário ter atingido um nível elevado como jogador.

Atenção: Alguns pokémons só têm uma fase, não podendo evoluir para mais nenhuma outra.

Use Transfer para vender pokémons e ganhar Candy

Pegue todos os pokémons que encontrar! Mas quando ficar com muitos pokémons para gerenciar, guarde aqueles com maior CP e venda os outros ao Professor Willow.

Como fazer isso? Através do botão “Transfer” que pode ser encontrado no perfil. Por exemplo: selecionando Golbat em sua lista, entra no perfil e vê um botão no canto inferior direito da tela. Clique nesse botão e selecione Transfer.

Em troca, você ganha um Candy do pokémon transferido! Bem útil na hora de evoluir ou aumentar CP.

Aproveite melhor as Pokéstops, o melhor aliado do jogador

Toda a vez que vir uma Pokéstop, clique nela no mapa. Arrastando rapidamente o dedo para a esquerda, a pokéstop vai girar e recompensar o jogador com uma série de itens valiosos: pokébolas, poções, etc.

Ginásios e batalhas

Quando você chega no nível 5, precisa escolher entre três equipes: Instinct, de cor amarela e mascote legendário Zapdos; Mystic, de cor azul e mascote legendário Articuno; e Valor, de cor vermelha e mascote legendário Moltres.

Depois, essas três equipes, que abrangem todos os usuários do jogo, deverão batalhar pelos ginásios. Para pegar um ginásio, é só andar até ele e escolher um Pokémon que vai ficar como guarda do ginásio e fora da sua coleção até ele ser derrotado. Sob controle de um time específico, o ginásio ganha prestígio e este deve ser reduzido para ser capturado por outra equipe. Quanto mais prestígio, mais Pokémon o time pode deixar no ginásio, com um máximo de dez — logicamente, quanto maior o número de Pokémon, mais difícil vai ser o time adversário conquistar o ginásio do outro.

Se você se sentir confiante o suficiente para tomar um ginásio, basta clicar no ícone e escolher até seis Pokémon para entrar na batalha. Quando estiver lá, pode tocar no seu Pokémon para fazer um ataque rápido; desviar de ataques deslizando o dedo para a esquerda ou direita; ou até fazer um ataque especial, quando a barra do especial estiver cheia. Se o seu Pokémon morrer, deve ser revivido com uma poção, disponível no menu de itens.

Referências:

Aficionados, Wikipedia, TecnoBlog, Optclean.

Você joga este game? Comente aqui embaixo sobre Pokémon GO!?