1HitGames

Best International Games Festival

O Best International Games Festival (anteriormente, Brazil’s Independent Games Festival) ou BIG Festival é o mais importante festival de jogos independentes da América Latina. O BIG Festival é realizado pela Bits Produções em parceria com diversas instituições como Abragames, Brazilian Game Developers, Apex, SPCine e os departamentos de cultura da cidade e do estado de São Paulo. E é óbvio que a equipe 1HitGames esteve presente nesta edição de 2022 para registrar tudo para vocês, confira tudo sobre o Best International Games Festival!

BIG Festival 2022 aconteceu de 7 a 10 de julho e passa ser realizado em formato híbrido, com evento presencial e ativações online

Entre os dias 7 e 10 de julho acontecerá o BIG Festival, o maior festival de games, criação, negócios e networking na América Latina. Depois de dois anos sendo realizado virtualmente, em 2022 o evento acontecerá presencialmente, e também de maneira virtual, seguindo a fórmula de sucesso das duas últimas edições.

O BIG Festival, que acontece desde 2012, nos últimos 10 anos vem fortalecendo o ecossistema de games no Brasil – mostrando os melhores jogos do mundo no festival, lançamentos de jogos de publishers renomadas e promovendo encontros de negócios, prêmios, grande cobertura da imprensa, palestras e a presença dos principais profissionais do mundo, bem como publishers e investidores.

O festival será o principal evento de games do 1º semestre de 2022 e reunirá cerca de 30 mil pessoas no espaço físico, além da previsão de alcançar mais de 1 milhão de e apaixonados por jogos nas transmissões online. Serão mais de 100 horas de palestras e apresentações ao vivo e mais de 200 jogos selecionados disponíveis para serem jogados.

Na última edição, em 2021, o BIG Festival impactou mais de 20 milhões de pessoas no Brasil. As palestras transmitidas foram acessadas mais de 800.000 vezes e o site do evento, com diversas atividades além dos painéis e palestras, recebeu mais de 2 milhões de acessos durante o período do festival.

Ao todo, mais de 70 horas de conteúdos bilíngues (português e inglês) foram transmitidos ao vivo e mais de 300 palestrantes e 545 empresas de 64 países participaram do evento, com mais de 5 mil reuniões de negócios agendadas. O valor estimado em negócios apenas na edição de 2021 do BIG Festival foi de mais de 50 milhões de dólares.

📷 Registro com o grande @gaules | @1HitGamers

Organização

​A exposição recebe jogos inovadores do mundo inteiro, e é gratuito. O evento também é o principal onto de encontro de quem quer entender a fundo o universo dos games, com palestras, workshops, keynotes e o maior fórum de negócios de games da América Latina; organizados em diversas áreas:

  • BIG Forum: Encontro de profissionais da indústria de games, com palestras, workshops e keynotes.
  • BIG Business Meetings: Reuniões de negócios em área exclusiva para empresários (única área paga do evento).
  • BIG Audio: Vertical dedicada a debater a música e suas intersecções com todas as áreas da indústria criativa.
  • BIG VR/AR: Exposição de jogos para o público e sessões que discutem a realidade virtual.
  • BIG Brands: Segmento voltado aos jogos e experiências digitais interativas sob encomenda que fazem parte de estratégia de grandes marcas.
  • BIG Careers: Traz informações do mercado e dicas para ajudar iniciantes.
  • BIG Creative Industry: Line-up dedicado as demais áreas da economia criativa em conexão com os jogos.
  • BIG Impact: Iniciativa dedicada aos jogos com impacto positivo, que transformam a sociedade – palestras e premiação na competição de jogos.
  • BIG Diversity: Vertical com temática de diversidade: diversidade de gênero, diversidade LGBTQI+, diversidade racial, diversidade e inclusão de pessoa com deficiência e mais de 60 anos – palestras e premiação na competição de jogos.
  • BIG Dev: Trilha de palestras orientadas para as disciplinas envolvidas no desenvolvimento de jogos, como arte, programação, game design, usabilidade, produção, entre outros.
  • BIG Latin America: Traz os principais desenvolvedores das regiões Argentina, Chile, Uruguai, México, Colômbia, Costa Rica e Paraguai. Cada ano com um foco em um país.
  • BIG Ventures: Vai aproximar investidores públicos e privados do setor de games e da indústria criativa, com um line up dedicado ao empreendedorismo.

📹 Galera 1HitGames no BIG Festival | 1HItGames

Edições anteriores

DataLocalVisitantes Únicos
2012Museu da Imagem e do Som, São Paulo
27 de junho de 2015Centro Cultural São Paulo, São Paulo12.600
2018Centro Cultural São Paulo, São Paulo36.000
📑 BIG’s anteriores | Tabela 1

BIG Festival abre inscrições para desenvolvedores de jogos

Criadores de jogos podem se inscrever para a 10ª edição do evento, que retornará em 2022 presencialmente e online.

Best International Games Festival 1HitGames 1

📷 BIG Festival abre inscrições para desenvolvedores de jogos | Divulgação

O BIG Festival, o maior festival de games, criação, negócios e networking na América Latina, abre hoje (8) as inscrições para jogos independentes e para sugestões de palestras para sua 10ª edição, que acontece de 5 a 10 de julho de 2022.

Serão milhares de dólares em prêmios para os melhores jogos, e o prazo para inscrever jogos ou palestras vai até 28 de fevereiro de 2022 – às 23h59 (horário de Brasília). As inscrições são gratuitas e podem ser feitas através do site do BIG Festival.

Serão aceitos todos os tipos de jogos, em qualquer plataforma, publicados ou não, contanto que possam ser jogados pelo Comitê de Seleção do Festival. Os jogos já lançados comercialmente serão aceitos contanto que tenham sido lançados há no máximo dois anos da data do festival.

Fotos do primeiro dia de BIG Festival, 06/07/2022

10 anos de BIG

Em 2022, o BIG Festival comemora 10 anos de história com uma edição especial, que trará uma série de novidades. O evento deve acontecer tanto presencialmente, no Centro de Convenções Frei Caneca, em São Paulo, quanto online.

Em sua última edição, totalmente virtual, o Festival teve números recordes, impactando mais de 50 milhões de pessoas em todo o mundo. Confira outros números do evento:

● Mais de 500 jogos de 50 países inscritos;
● Mais de 100 jogos disponibilizados online para serem jogados gratuitamente;
● 700 mil pessoas assistiram às sessões ao vivo;
● 2 milhões de acessos a nosso site, jogos e estandes virtuais;
● Mais de 68 milhões de views;
● +70 horas de conteúdo bilíngue ao vivo (português e inglês);
● Mais de 300 palestrantes de todo o mundo.

Na área de negócios, o festival contou com 545 empresas de 64 países, gerando uma perspectiva de negócios de mais de US$ 50 milhões para as empresas da região. Quem não teve a oportunidade de participar do evento ainda pode conferir muitos dos jogos e palestras no link.

Sobre o BIG Festival

O BIG Festival (Brazil’s Independent Games Festival) acontece desde 2012 e é o mais importante festival e mercado de games independentes da América Latina. Sua missão é fortalecer o ecossistema de games no Brasil – mostrando os melhores jogos do mundo no festival, com os encontros de negócios, prêmios, grande cobertura da imprensa, palestras e a presença dos principais players da região, bem como publishers e investidores do mundo inteiro.

Contatos para imprensa:

Raquel Camillo | raquel@theogames.biz | +55 11 98341-0875
Théo Azevedo | theo@theogames.biz | +55 11 98249-2898

Fotos do segundo dia de BIG Festival, 07/07/2022