Bandai Namco Entertainment

A Bandai Namco Entertainment Inc. (株式会社バンダイナムコエンターテインメント Kabushiki Gaisha Bandai Namuko Entāteinmento?), ou BNEI, é uma desenvolvedora e publicadora japonesa de jogos eletrônicos. A empresa é uma subsidiária da Bandai Namco Holdings (BNHD) e é responsável por produzir, publicar e administrar todas as formas de produtos de entretenimento relacionadas com suas diversas propriedades intelectuais.

A Bandai Namco Entertainment formou-se em março de 2006 como resultado da fusão das operações das empresas Namco e Bandai. Ela originalmente chamava-se Namco Bandai Games, porém foi renomeada como Bandai Namco Games em janeiro de 2014. A empresa foi renomeada mais uma vez em abril de 2015, desta vez para Bandai Namco Entertainment.

Além de sua função principal como publicadora de operações no Japão, A Bandai Namco Entertainment também publica seus conteúdos mundialmente por meio de seus diversos ramos estabelecidos em vários continentes. Sua sede principal está localizada na região especial de Shinagawa em Tóquio.

Jogos mais famosos

Entre outros, como Pac-Man, Jump Force…

Namco é eleita empresa de games mais poderosa do Japão

Anualmente a editora Toyo Keizai divulga uma lista com as empresas mais poderosas do Japão e a edição mais recente mostrou que as coisas mudaram bastante no arquipélago nos últimos 12 meses, pois se a expectativa era de que Nintendo ou Sony ficassem com as melhores posições, esse privilégio foi dado à Namco Bandai, que apareceu na 126º colocação geral.

Para chegar a tal resultado, os idealizadores levaram em consideração quatro quesitos, com a pontuação indo de 500 a 1000 e a empresa criadora do Pac-Man levou 881 em crescimento, 807 em faturamento, 973 em segurança e 644 em escala, seja lá o que isso signifique.

No total, 2.000 empresas dos mais variados segmentos foram listadas e uma das maiores surpresas foi uma companhia chamada Broccoli, segunda melhor colocada entre as envolvidas com games e caso não a conheça, tudo bem, eles nunca criaram um jogo, tratando-se de uma rede de lojas que distribui ainda CDs de música, mangás e todo tipo de quinquilharia que tanto adoramos.

O lado negativo porém ficou com a Nintendo, o que não chega a ser uma surpresa. A gigante despencou da 219º posição anterior para o 1.647º lugar e embora sua pontuação não tenha sido tão ruim na maioria dos quesitos, inclusive se aproximando da perfeição quando se trata de segurança, ela recebeu a pior nota possível quando o assunto é crescimento.

Mobile

A Bandai Namco é uma das grandes empresas de games que estão investindo pesado em jogos mobile. Criadora de clássicos como Pac-man e Tekken, a produtora desenvolveu novas versões para iOS e Android, além de criar alguns títulos totalmente inéditos. Confira a lista de games da empresa para smartphones e tablets:

Tekken Mobile

Um dos mais famosos jogos de luta do mundo ganhou uma versão mobile esse ano. Porém, é importante lembrar que ele não utiliza o mesmo sistema de combate dos fliperamas e consoles. Aqui, o jogo funciona em uma mecânica de utilização de cartas que funcionam como golpes em tempo real. O game se sobressai por manter a qualidade visual da franquia.

O jogo é gratuito para baixar tanto para iOS quanto para Android. Vale lembrar que ele conta com um sistema agressivo de compras no app, o que fazendo com que o jogador só consiga evoluir rapidamente gastando uma certa quantia.

Pac-man 256

O jogo que foi fenômeno nos fliperamas dos anos 80 conta com uma versão mobile bem diferenciada. Ao invés de labirintos limitados, há corredores infinitos em que o objetivo do game é percorrer o maior caminho possível, sempre fugindo dos temíveis fantasmas que perseguem Pac-man o tempo todo.

Pac-man 256 é grátis tanto para iOS quanto Android.

Asterix and Friends

O título segue os passos de games de estratégia e gerenciamento para celulares – como Simpsons Springfield. Nele, você conta com a ajuda do famoso personagem Asterix para reconstruir Gália depois de um terrível ataque devastador feito pelo império romano. Você deve coletar materiais para melhorar suas construções, criar armas e enfrentar tropas inimigas que se aproximam de suas fronteiras.

Asterix and Friends está disponível gratuitamente para iOS e Android, mas conta com microtransações dentro do game.

My Tamagotchi Forever

As famosas criaturinhas virtuais que eram febre nos anos 90 estão de volta. O game exige cuidados constantes com seus mascotes, e permite também que eles evoluam para novos tipos de Tamagotchi – e, nesta versão, podem até mesmo escolhem seguir carreiras. Tudo com uma interface bem mais colorida e intuitiva do que a dos pequenos aparelhos de antigamente.

O game está disponível de forma gratuita tanto para Android quanto para iOS.

Galaga Wars

O famoso game que foi lançado pela Namco em 1981, ganhou uma versão reformulada para plataformas mobile. O objetivo continua sendo o mesmo: pilotar uma pequena nave e combater inimigos espaciais que planejam uma invasão alienígena. A nova edição do jogo conta com gráficos 3D e opções de personalização.

Galaga Wars é gratuito para iOS e Android.

Tap my Katamari

Um dos jogos mais loucos de todos os tempos também conta com uma versão mobile. Tap my Katamari coloca o jogador no papel do Príncipe, que tem a missão de reconstruir estrelas para o Rei de Todo o Cosmo após ele ter destruído a constelação com sua voz estridente. Para isso, será preciso rolar uma bola e ir juntando (literalmente) tudo que aparece pela frente.

O jogo está disponível gratuitamente para iOS e Android.

O poder dos animes

O Brasil é muito, muito fã de animes. Isso deve ajudar, não? Ajuda, e ajuda muito. Em relação a títulos como Cavaleiros do Zodíaco: Alma dos Soldados, a porcentagem relativa de vendas no Brasil quando comparado a outros territórios das Américas foi muito superior. Em séries como essa, pode acontecer de as vendas em territórios ocidentais únicos superarem os números até mesmo do Japão!

Falando nisso, Alma dos Soldados foi dublado totalmente em Português, assim como Naruto Shippuden Ultimate Ninja Storm 4. Esse trabalho de dublagem foi a consequência de um programa contínuo na América Latina que envolve muitas ações de parceria por aqui. Além da dublagem, jogos totalmente legendados em Português Brasileiro estão tornando-se padrão no portfolio da companhia. Para citar alguns temos One Piece: Burning Blood, Dark Souls 3, a série Tales e tantos outros.

São medidas como essa que permitiram a Bandai Namco um crescimento de 20% em vendas gerais de games na América Latina, mesmo quando o mercado nacional geral sofre um recuo devido a instabilidade do dólar.

Para manter esses números algumas medidas específicas para a região foram tomadas no começo de grandes projetos. Ultimate Ninja Storm 4 recebeu DLCs exclusivos para a América Latina gerando algo que nós jamais imaginaríamos: petições de fãs americanos para que a empresa lançasse esses conteúdos nos Estados Unidos também.

Pra quem joga, parece até piada: americanos reclamando para uma empresa de vídeogame porque eles não receberam um conteúdo de vídeogame que veio só para latinos.

Pra finalizar, parte da verba de marketing global da empresa está destinada apenas a América Latina e isso se traduziu em páginas oficiais no Facebook com suporte real aos fãs, no canal do YouTube que conta com coberturas e também com o programa Bandai Namco Now e várias outras ações específicas no país.

Mesmo com todas essas iniciativas, os fãs sabem que a estrada pode, às vezes, conter alguns buracos. Como no caso do preço de Dark Souls 3 que passou por uma tempestade de mudanças confusa variando entre valores abaixo dos 100 reais, passando dos 200 em um certo momento, e até mesmo enfrentando um erro de digitação que o deixou temporariamente em R$105,90.

De qualquer forma, é muito recompensador ter a sensação de que nós existimos como mercado e temos uma voz direta das empresas para tirar dúvidas e esclarecer situações controversas. O mercado ainda não está perfeito e devemos continuar exigindo de todas as produtoras que possuem um mercado consumidor ativo no país um tratamento à altura de territórios estabelecidos no mundo dos vídeogames como Estados Unidos e Europa.

Referências:

Tec Mundo, techtudo, wikipedia.

Comente abaixo o que você acha sobre a Bandai Namco Entertainment!

Deixe seu comentário: