1HitGames

Desenvolvedoras de jogos Supercell jogos mobile clash royale clash of clans brawl stars games 1hit games

Supercell

Fundada em Maio de 2010 por Ilkka Paananen, a Supercell é uma companhia finlandesa especializada em desenvolvimento de jogos. Seu jogo de estreia foi o jogo de navegador Gunshine.net, posteriormente a empresa focou em jogos para smartphones e tablets, sendo reconhecida mundialmente no mercado mobile pelos games Clash of Clans e Clash Royale.

Negócios

Desenvolvedoras de jogos Supercell jogos mobile clash royale clash of clans brawl stars games 1hit games

A Supercell se concentra no desenvolvimento de jogos gratuitos que geram lucros por meio de micropagamentos no jogo. O objetivo da empresa é focar nos jogos de sucesso que permanecem populares por anos. O foco não tem sido a receita, mas o princípio “apenas projete algo excelente, algo que os usuários adorem”. O desenvolvimento de jogos se concentra em “células” de cinco a sete pessoas que começam com a geração de ideias e uma revisão inicial do CEO Paananen. A equipe posteriormente desenvolve a ideia em um jogo, que o resto dos funcionários da empresa testam, seguido por um teste de jogo na loja de aplicativos iTunes do Canadá. Se a recepção do Canadá for boa, o próximo passo é o lançamento global (via iTunes).

Serial Killer de jogos

Desenvolvedoras de jogos Supercell jogos mobile clash royale clash of clans brawl stars games 1hit games

Além de ser conhecida como a maior desenvolvedora de jogos Mobile, a Supercell é conhecida também pela grande quantidade de jogos cancelados. O próprio CEO numa postagem do Reddit em 23 de fevereiro de 2019 classificou a empresa como uma serial killer de jogos pois, a Supercell foi criada com a visão de criar jogos que engajassem as pessoas e que os mesmos sejam jogados por anos. Quando a equipe de desenvolvimento percebe que um jogo não cairá no gosto das pessoas e não será jogado por anos, a própria equipe da criação decide se eles irão cancelar o jogo ou não. Nesses 10 anos em que a Supercell está desenvolvendo, ela já desenvolveu 20 jogos/projetos e destes, cancelou 14.

Alguns jogos cancelados

Desenvolvedoras de jogos Supercell jogos mobile clash royale clash of clans brawl stars games 1hit games

Seu primeiro jogo a ser cancelado foi o de estreia, Gunshine.net. no início de 2012. Posteriormente houve a mudança de plataforma, de Web para mobile e a Supercell fechou o projeto Magic que viria a ser um jogo para Facebook. No mesmo ano, a Supercell lançou um jogo para IOS cujo nome era Pets vs. Orcs, mas foi cancelado após algumas semanas. Ainda em 2012 a Supercell cancelou o projeto Tower, que tinha uma ideia muito parecida com o que é o Clash Royale hoje em dia.

E mais cancelamentos

Desenvolvedoras de jogos Supercell jogos mobile clash royale clash of clans brawl stars games 1hit games

No início de 2013 a Supercell criou um jogo chamado Battle Buddies, que seria uma espécie de Gunshine 2.0, mas foi cancelado já nos testes internos da empresa. Posteriormente, em 2014 foi lançado em beta no IOS o Spooky Pop, que era um jogo muito semelhante a Candy Crush Saga e logo em 2015 a empresa lançou em beta também para o IOS o Smash Land, mas em 2015, o desenvolvimento dos dois jogos foram cancelados pelo baixo número de jogadores.

Decisão errada

Desenvolvedoras de jogos Supercell jogos mobile clash royale clash of clans brawl stars games 1hit games

Mas em 2016, fontes dentro da Supercell afirmaram que a empresa cometeu um terrível erro em fechar o Smash Land, pois nesse ano uma empresa chinesa lançou uma cópia do jogo cancelado Smash Land chamado Monster Strike e esse jogo foi o que mais faturou daquele ano no Android, superando o lançamento de Clash Royale.

Cancelamento recente

Desenvolvedoras de jogos Supercell jogos mobile clash royale clash of clans brawl stars games 1hit games

O mais recente cancelamento foi o Rush Wars, um jogo de estratégia para jogadores casuais. Em 05 de novembro de 2019 pelo site da empresa, foi anunciado o fechamento porque a equipe de desenvolvimento não conseguiria fazer dele um jogo divertido a longo prazo.

É preciso rever conceitos

Desenvolvedoras de jogos Supercell jogos mobile clash royale clash of clans brawl stars games 1hit games

A Supercell abandonou Gunshine por três motivos: não interessou aos jogadores por muito tempo, era muito difícil de jogar e a versão móvel não funcionava tão bem quanto a versão para navegador. Na melhor das hipóteses, o jogo teve cerca de meio milhão de jogadores. A Supercell considerou a liderança de mercado da Zynga em jogos na plataforma do Facebook insuperável e decidiu se concentrar em jogos para iPad. Para aliviar as preocupações dos investidores da Supercell devido à mudança de direção, Paananen aumentou o detalhamento dos relatórios de progresso.

A estreia no mobile

Desenvolvedoras de jogos Supercell jogos mobile clash royale clash of clans brawl stars games 1hit games

Em maio de 2012, Hay Day foi publicado e eventualmente se tornou o primeiro jogo da Supercell lançado internacionalmente. Hay Day foi a versão da Supercell do jogo FarmVille da Zynga no Facebook, um simulador de fazenda fácil de jogar. A Supercell adicionou ao seu simulador agrícola a capacidade de refinar produtos, uma cadeia de produção e propriedades da tela de toque. O aspecto social do jogo também foi enfatizado. Em quatro meses, o game se tornou um dos jogos mais lucrativos da App Store da Apple nos Estados Unidos, e foi um dos mais lucrativos do mundo por dois anos e meio.

A explosão Clash of Clans

Desenvolvedoras de jogos Supercell jogos mobile clash royale clash of clans brawl stars games 1hit games

Leppinen e Louhento queriam fazer um jogo de estratégia que usasse uma tela de toque para que o jogo fosse o mais simples e agradável possível. O desenvolvimento do Clash of Clans levou seis meses, e o jogo foi lançado em 2 de agosto de 2012. Em três meses, ele se tornou o aplicativo mais lucrativo dos EUA. No verão de 2013, a Supercell iniciou a colaboração de marketing com a japonesa GungHo: as empresas comercializaram os jogos umas das outras em seus próprios jogos em seus próprios mercados. Como resultado, Clash of Clans se tornou um dos aplicativos mais baixados no Japão. De acordo com App Annie, nos anos de 2013 e 2014 Clash of Clans foi o jogo para celular mais lucrativo do mundo.

O discreto Boom Beach

Desenvolvedoras de jogos Supercell jogos mobile clash royale clash of clans brawl stars games 1hit games

O terceiro jogo da empresa foi Boom Beach. Sua concepção começou no outono de 2012, contudo, foi lançado somente em 2014. O jogo fez muito sucesso nos Estados Unidos logo após seu lançamento em março, mas não permaneceu no topo das paradas de download por muito tempo. No entanto, subiu para o top 30 dos aplicativos para iPhone mais baixados depois que a Supercell iniciou uma cara campanha de marketing em dezembro de 2014. Em 2015, o jogo ultrapassou Hay Day nas paradas.

E mais sucessos

Desenvolvedoras de jogos Supercell jogos mobile clash royale clash of clans brawl stars games 1hit games

Em março de 2016, a Supercell lançou seu quarto jogo de grande sucesso, Clash Royale. Um jogo de estratégia que usa alguns personagens de Clash of Clans. Contudo, ao invés de contruir vilas e atacar inimigos, os personagens são colocados em uma arena, e dessa forma, precisam destruir torres inimigas. O jogo mais recente lançado pela Supercell foi Brawl Stars, em 2018. O jogo é multiplayer no estilo batalha/shoot ‘em up.

Reconhecimento

Em 2012, a Supercell foi premiada como a melhor empresa nórdica start-up e escolhida como a desenvolvedora de jogos finlandesa do ano. No ano seguinte, a Supercell ganhou o concurso Finnish Teknologiakasvattaja 2013 (Technology Educator 2013), e a empresa foi escolhida como a empreendedora de software do ano. Em 2014, a agência de pesquisa e consultoria T-Media escolheu a Supercell como a empresa de maior reputação da Finlândia em seu relatório Luottamus & Maine (Trust & Reputation).

Tencent Games

Desenvolvedoras de jogos Supercell jogos mobile clash royale clash of clans brawl stars games 1hit games

Em 2016 começaram a haver rumores que o SoftBank queria se desfazer de suas ações da Supercell. Foi então que um consórcio de Luxemburgo chamado Halti S.A. que incluía a empresa Tencent Holdings Ltd. anunciou a compra das ações do SoftBank e uma outra parcela somando assim 84% das ações da Supercell por impressionantes US$ 8,6 bilhões, que seria a maior compra de uma empresa de jogos para dispositivos móveis. Em 22 de outubro de 2019 a Tencent anunciou um investimento de US$ 40 milhões em ações da Halti S.A.assim, aumentando sua participação no consórcio de 50% para 51,2%. Ao se tornar sócia majoritária da Halti, a Tencent consequentemente também passou a controlar a Supercell. De fato, agora a Supercell faz parte da divisão de jogos eletrônicos da Tencent, denominado Tencent Games.

Caridades

Desenvolvedoras de jogos Supercell jogos mobile clash royale clash of clans brawl stars games 1hit games

Os funcionários da Supercell doaram 3,4 milhões de euros ao projeto Finnish New Children’s Hospital. A Supercell também fez doações à organização americana de caridade Watsi. Os fundadores da Supercell, Mikko Kodisoja e Ilkka Paananen, criaram a fundação de caridade ME. Em novembro de 2015, a ME Foundation doou 2,5 milhões de euros ao departamento de juventude de Helsinque para apoiar jovens imigrantes. A Supercell também organizou uma campanha de arrecadação de fundos que coletou computadores e tablets antigos de empresas de jogos para doar a famílias pobres com crianças por meio da Finnish Tukikummit Foundation, uma organização sem fins lucrativos registrada. A Supercell também foi o maior investidor individual na campanha de crowdfunding para o Museu Finlandês do Jogo em 2015.

Aqui vai uma curiosidade

Desenvolvedoras de jogos Supercell jogos mobile clash royale clash of clans brawl stars games 1hit games

Os jogadores de Clash Royale, com certeza sabem, que algumas cartas falam quando entram na arena, quando atacam ou até mesmo, quando caminham. Mas aí vai a curiosidade. Você faz ideia do que o mago de gelo fala? Pois bem, em homenagem a Finlândia, o país onde fica a sede da Supercell, os criadores do jogo, colocaram palavras do idioma finlandês no Barbudo de gelo. Confira as palavras ditas por ele:

  • Lunta! = Snow; Neve!
  • Jããtã!= Ice; Gelo!
  • Pakastaa!= Freeze; Congelar!
  • Kylmãã! = Cold; Frio!
  • Tããtã pesee! = Take this; Toma isto!

Alguns jogos da Supercell

Qual jogo da Supercell você gosta mais? Deixe aí nos comentários

Referências:

Wikipedia, Canal Tech, Amino.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Subir ↑