Activision

Activision Publishing, Inc. é uma distibuidora e produtora norte-americana de jogos eletrônicos. Foi fundada em 1 de outubro de 1979 e foi a primeira desenvolvedora e distribuidora independente de jogos eletrônicos para consoles. Os seus primeiros produtos foram cartuchos para o console Atari 2600. A Activision é agora uma das maiores third-parties de jogos eletrônicos do mundo e foi também a maior publicadora de jogos de 2007 nos Estados Unidos. No dia 18 de Janeiro de 2008, a Activision anunciou que ela foi a maior publicadora dos Estados Unidos em 2007, segundo o NPD Group.

No dia 2 de dezembro de 2007, foi anunciado que a Activision seria adquirida pela Vivendi, com a Vivendi contribuindo com a sua divisão de jogos e lucro, em troca de uma grande parte no novo grupo. A fusão realizou-se no dia 9 de julho de 2008, com a companhia formada conhecida como Activision Blizzard. A Activision ainda existirá como uma subsidiária pertencente à Activision Blizzard, e ela ainda desenvolverá e publicará jogos como Call of Duty, e Guitar Hero, junto com um pouco dos possuídos pela Vivendi.

História

Entre as dezenas de lançamentos, destacam-se clássicos como River Raid, Enduro e Pitfall. Em meados dos anos 80 e início dos anos 90 produziu títulos para a SEGA. A partir de 1995, concentrou-se em jogos para PC, aproveitando a interatividade dos recursos multimídia disponíveis no então recém-lançado Windows 95. Desde a segunda metade dos anos 90, a Activision desenvolveu ou publicou títulos de grande sucesso, como Spider Man, Call Of Duty e a série de jogos Tony Hawk’s e Guitar Hero.

A Activision Publishing, Inc. é uma empresa que distribui jogos (fabricados in-house ou de terceiros), fundada em 1 de outubro de 1979 por David Crane, Larry Kaplan, Alan Miller, Bob Whitehead e Jim Levy. Atualmente possui sede em Santa Monica, Califórnia, Estados Unidos, e foi fundada com o nome de Computer Arts, Inc. (1979), renomeado pouco tempo depois para Activision, Inc. (1979-1988), depois para Mediagenic (1988-1992), voltando para Activision, Inc. (1992-2000) até chegar no nome atual.

Inicialmente focada em jogos para o Atari 2600, que ainda utilizavam cartucho, a Activision Publishing, Inc. se tornou a maior distribuidora de jogos do mundo em 2007. No mesmo ano, a empresa anunciou que seria adquirida pela Vivendi, que era a empresa-mãe da Blizzard Entertainment.

Foi criada, então, a Activision Blizzard, com Rob Kostich como CEO (Chief Executive Officer), que possuía 52% das ações da empresa, passando a lidar com uma grande quantidade de jogos desenvolvidos por terceiros.

Activision Blizzard

Activision Blizzard, Inc. é uma empresa de jogos eletrônicos, resultado da fusão de duas desenvolvedoras e distribuidoras americanas de jogos eletrônicos Activision e Blizzard Entertainment. A fusão aconteceu no dia 9 de julho de 2008. É considerada como uma das maiores desenvolvedoras de jogos interativos do mundo.

História

Em Dezembro de 2007, a Activision anunciou que a empresa e seus bens iriam se fundir com a desenvolvedora e publicadora Vivendi Games. Na época, a Vivendi era mais conhecida por ser a empresa holding dos estúdios de jogos eletrônicos Sierra Entertainment e Blizzard Entertainment. A nova empresa foi chamada de Activision Blizzard, e manteria sua sede central na Califórnia. Bobby Kotick da Activision foi anunciado como novo presidente e CEO, enquanto René Penisson da Vivendi foi apontado como presidente do conselho (ou chairman). A Comissão Europeia permitiu a fusão em Abril de 2008, aprovando que não haveria nenhum problema de antitruste na fusão. Em 8 de Julho de 2008, Activision anunciou que os acionistas concordaram com a fusão, e que o acordo foi fechado no próximo dia uma transação estimada em 18,9 bilhões de dólares.

Entre os títulos e franquias mais famosos, temos X-Men, Wolfenstein, Singularity, Tony Hawk’s, Call of Duty, com o jogo mais recente na data de publicação deste artigo sendo o Sekiro: Shadows Die Twice (2019).

Jogos mais famosos:

Entre outros: Sekiro, Spyro, Skylanders.

Jogos distribuídos pela Activision: Destiny, Tony Hawk, Guitar Hero Live…

Atualmente

A Activision é a segunda third-party mais rica do ocidente, apenas atrás da EA. Seu jogo que recentemente está fazendo sucesso para computador e consoles é o Call of Duty: Infinite Warfare, jogo de guerra, que bateu vários recordes tanto em vendas quanto em jogadores online simultaneamente. Atualmente, ela detém uma grande guerra contra a produtora Infinity Ward, da qual os criadores de Call of Duty 4 e Call of Duty: Modern Warfare 3 foram despedidos, e queriam os direitos autorais.

No Brasil

No Brasil, os jogos produzidos são lançados e traduzidos (apenas a capa) pela EA. A empresa não os lança diretamente no país devido a alta demanda no comércio irregular (a pirataria) e também pelas altas taxas de impostos nos jogos produzidos pela empresa. Em consequência disso, a empresa tem de importar os seus produtos através de outras empresas ou importadoras. Talvez com a união da Activision e a Vivendi, os jogos poderão ser distribuidos pela própria Vivendi.

Candy Crush

A desenvolvedora de videogames Activision Blizzard anunciou a compra da King Digital Entertainment, criadora do jogo “Candy Crush Saga”, por 5,9 bilhões de dólares para fortalecer seu portfólio de games para dispositivos móveis.

A ABS Partners CV, uma unidade da Activision Blizzard, vai adquirir as ações da King por 18 dólares em dinheiro cada uma, representando um prêmio de 16 por cento em relação ao preço de fechamento da King na segunda-feira.

A adição dos jogos da King vai colocar a Activision na posição de liderança global em entretenimento interativo das plataformas mobile, console e PC, disse a companhia em um comunicado.

Desenvolvedores de videogames estão mudando para o lucrativo negócio digital contra as vendas físicas de jogos, no mesmo passo em que os consumidores usam cada vez mais smartphones e tablets para jogar. 

Referências:

R7, Canal Tech, Wikipedia.

Comente abaixo o que você acha sobre a Activision!

Deixe seu comentário: