O Rei Leão

Pc GIF

Desenvolvido pela Westwood Studios e publicado pela SEGA, O Rei Leão é um jogo eletrônico baseado no grande clássico da Walt Disney. Teve seu lançamento em 08 de dezembro de 1994, para Mega Drive, Master System, SNES, NES, Game boy, PC e Game Gear.

O jogo

O Rei Leão possui 10 fases, 6 delas você se diverte com o Simba filhote, e as demais com o Leãozinho na fase adulta. Além das dez fases, há alguns estágios bônus apenas para diversão, onde você controla o Timão e o Pumba.

As fases

As fases seguem a mesma cronologia do filme, bem como, a marcante trilha sonora. O jogo tem como foco, o personagem Simba, então praticamente, apenas as partes que ele aparece no filme (que é a maioria), estão no jogo. Por exemplo, uma das cenas mais tristes do cinema, a morte de seu pai, não é mostrada no jogo, mas também, seria difícil retratar esse acontecimento num jogo de 16 bits nos anos 90.

The Pridelands

A primeira fase é bem fácil. Se passa no reino ainda de Mufasa. O pequeno Simba, precisará apenas passar por algumas plataformas e inimigos de pequeno porte, como porcos-espinhos e lagartos, por fim, derrotar uma hiena.

Can’t Wait to be King

Essa fase possui uma dificuldade inacreditavelmente maior que a primeira, logo na segunda fase, já tinha gente chorando por não conseguir passar. Apesar disso, o nível representa muito bem a cena da música de mesmo nome no filme; com uma ampla diversidade de animais, e cores bem similar ao filme e, obviamente, uma adaptação da canção original tocando durante a fase.

The Elephant Graveyard

A partir daqui o jogo se estabiliza na dificuldade, porém, nenhuma fase fácil, afinal, o jogo é considerado um dos mais difíceis do SNES. Essa é a fase que o Simba vai para o cemitério de elefantes e precisa escapar das Hienas.

The Stampede

Essa fase não segue o padrão horizontal 2D, você vê o personagem de frente, o desafio é desviar da manada de antílopes, que estão correndo enfurecidos, tal como, na animação.

Simba’s Exile

Nessa fase, mostra o pequeno leãozinho fugindo do reino, onde não é mais bem vindo, já que agora, o reino está no controle de Scar, seu tio malvado. No jogo, essa parte é um pouco diferente do filme, mas as dificuldades que o pequeno enfrenta são as mesma. Você encontrará muitas plataformas para saltar e diversos lugares para escalar.

Hakuna Matata

É a última fase que o Simba é um filhote. Cheia de cores, divertida e representa muito bem a clássica cena da música do filme. Seria um nível bem fiel ao longa, se não fosse pelo chefão no final, um gorila que nem aparece na história original.

Simba’s Destiny

Anos após Timão e Pumba o encontrarem, aqui o Simba já está em sua forma adulta. Essa fase mostra, os momentos de reflexão do Leão após encontrar Rafiki, por mais que o macaquinho não apareça no jogo, fica bem claro de qual parte do filme se trata, por fim, no final da fase, acontece uma das mais marcantes cenas do filme, uma animação com a imagem de Mufasa se formando com as estrelas no céu e falando a frase marcante do longa.

Be prepared

A fase mostra a chegada de Simba ao covil de Scar. A fase é bem fiel ao longa, cheia de fogos e hienas, sendo bem difícil de passar. Ironicamente, a trilha sonora desse nível não é a canção original com o mesmo nome de seu título.

Simba’s Return

Essa fase é a mais problemática do jogo, Tanto na jogabilidade, bem como na narrativa. A narrativa não deixa claro que o Simba já deu as caras no reino, e no que se diz a jogabilidade, a fase segue um estilo de labirinto, em que o personagem deve ficar entrando em cavernas até descobrir o caminho certo, por não ter indicativas, a fase pode ser chata e cansativa.

Pride Rock

A última fase não poderia ser diferente, representa a luta de Simba com Scar, em busca de pegar seu reino de volta. Não é uma luta difícil, basta golpear o vilão algumas vezes e por fim, atira-lo do penhasco.

Bônus Stage

Nestas, é possível assumir o papel da dupla mais divertida da série – Timão e Pumba, e sua missão não poderia ser diferente, coletar insetos. Nas fases de “Bug Hunt” o personagem Timão é controlado, enquanto nas de “Bug Toss” é Pumba quem você controla.

Recepção

Nostálgico e emocionante, seu ponto alto está na, arte, a animação e trilha sonora. Com tudo isso e sua jogabilidade nada fácil, fez de O Rei Leão um dos melhores jogos para SNES. Recebeu críticas positivas, incluindo um 8/10 da Electronic Gaming Monthly, vendendo 1,27 milhões de unidades da versão.

Você também se divertiu com este jogo? Deixe aí nos comentários, sua experiência com o game.

Referências:

Wikipedia, Nintendo Blast.

Circus Charlie

A princípio, foi publicado originalmente para Arcades pela Konami, em 1984, o Circus Charlie é um jogo de ação, onde o jogador controla um palhaço chamado Charlie em seis fases com temas circenses.

No mesmo ano, foi lançado para o MSX, posteriormente, 2 anos depois para o NES. Logo depois, em 1987, 3 anos após o lançamento, foi a vez das plataformas Soft Pro e o Commodore 64 receberem o game.

Gameplay

O jogo possui 6 fases, todas elas representam em alguns aspectos, uma modalidade circense. O Charlie, precisa caminhar montado em um leão e pular sobre arcos em chamas, andar sobre a corda bamba pulado macacos, saltar de trampolim em trampolim se desviando de atiradores de facas, pular de bola em bola, andar a cavalo saltando sobre trampolins e passar de um trapézio para o outro.

Charlie também corre contra o tempo. Os pontos de bônus são concedidos de acordo com o tempo restante, mas ficar sem tempo custará uma vida ao jogador.O jogo não tem um fim, após a sexta etapa, o jogo começa novamente, mas com um ritmo mais rápido e níveis mais difíceis (mas exatamente o mesmo em termos de tarefas a serem concluídas).

Fases

A versão padrão do Arcade possui 6 níveis no total. Os níveis 1, 2, 4 e 5 têm 5 subníveis. O nível 3 contém 7 subníveis. Cada subnível fica mais difícil. O nível 6 também possui 5 subníveis, mas se repete enquanto o usuário tiver vidas.

Fase 1

O Charlie percorre um trajeto de aproximadamente 100 metros montado em um leão, dessa forma, ele precisa ir pulando entre aros em chamas e coletando alguns saquinhos de dinheiro para aumentar sua pontuação.

Fase 2

Aqui, nosso amiguinho percorre um trajeto andando sobre uma corda bamba. Essa fase é bem fácil, ele precisará saltar por cima de macacos que estão parado, só é preciso ter cuidado, os macaquinhos azuis, vem correndo em sua direção.

Fase 3

Nessa fase, o Charlie salta entre trampolins, desviando de atiradores de facas e respiradores de fogo. Nos subníveis 3 e 6, os trampolins são colocados em uma piscina e os atiradores de facas e respiradores de fogo são substituídos por golfinhos saltadores.
Essa fase não está presente no NES.

Fase 4

Você precisa saltar de bola em bola, elas estão se mexendo. Inicialmente, parece ser difícil, mas é uma fase bem fácil, você só precisa dominar a distância certa para saltar de uma para outra, tomando cuidado para as bolas não se esbarrarem e o Charlie cair.

Fase 5

Essa é um pouco mais complicadinha. Montado em um cavalo, o Charlie precisará saltar ou desviar de plataformas suspensas. É possível controlar a velocidade do cavalo para facilitar a manobra.

Fase 6

A última é sempre a mais difícil, e nesse jogo não é diferente.
Aqui, o palhacinho precisará atravessar todo o picadeiro pulando de trapézio em trapézio, usando as camas elásticas para ajudar no timing das cordas. É possível controlar a velocidade da corda, fazendo-a balançar mais rápido ou devagar.

Vale saber

Nos fliperamas, há uma versão “Level Select” do jogo, na qual o jogador pode escolher qualquer um dos estágios para jogar, mas apenas um número limitado de vezes cada, e o nível se tornará não selecionável
A versão Famicom/NES abandona o estágio de trampolim, mas oferece o modo “B”, no qual todos os níveis são repetidos com mais dificuldade.

O legado

Circus Charlie GIF

Não há uma pessoa que não conheça o jogo. Ou jogou, ou pelo menos, viu o irmão, primo ou até mesmo um amigo jogando. Circus Charlie é um daqueles jogos divertidos e pequenos, que servem como distração para tirar você do tédio.

Deixe nos comentários o que você acha desse jogo incrível.

Referências:

Wikipedia, Jogo Veio.

International Superstar Soccer Deluxe

Desenvolvido e publicado pela Konami, o International Superstar Soccer Deluxe é um jogo eletrônico de futebol, sendo a sequência do International Superstar Soccer.

A princípio, foi lançado apenas para o Snes em novembro de 1994, posteriormente, foi lançado para Mega Drive sendo desenvolvido pela Factor5 e para PSone cuja a empresa produtora foi KCEO.

O jogo

O jogador pode escolher entre 16 formações e 8 estratégias e pode competir com 36 seleções com jogadores reconhecíveis. Existem diversas competições disponíveis incluindo Copa Internacional, Série Mundial (Liga), Modo Cenário e mini-copas e ligas customizáveis.

O jogo tem oito estádios diferentes, e todos variam no tipo do gramado e na decoração ao redor, assim como, todos são de tamanhos diferentes. O jogo pode ser jogado em várias condições climáticas

Recepção

Apesar de alguns defeitos, o controle manual do goleiro que é difícil e chutes altos que mandava a bola para fora da tela pelos sprites largos e vista lateral muito próxima, ainda assim era um ótimo jogo para a época em questão. É considerado um jogo muito respeitado e amado por todos, sendo o pai dos atuais jogos de futebol.

Allejo

Se você é amante dos jogos de futebol, certamente já ouviu esse nome. Allejo foi um jogador fictício dos jogos eletrônicos de futebol. Seu nome é venerado até hoje pelos fanáticos do gênero. Até 2019, ele era considerado o melhor jogador que “nunca existiu”. A história mudou, quando a Konami revelou em quem o Allejo foi inspirado, se trata de um de nossos ídolos brasileiro, o grande tetracampeão Bebeto.

Veja outros nomes revelados

Quando o International Superstar Soccer Deluxe foi lançado, a Konami não tinha o direito de uso das imagens e nomes dos jogadores reais, pertencentes na época à Electronic Arts e sua série FIFA, então, assim como Allejo, outros jogadores “reais” receberam nome fictício. Passaram-se mais de duas décadas quando Konami resolveu revelar quem era os verdadeiros jogadores do jogo.

Atualmente, esse jogo é um dos mais lembrados e queridos entre todos os amantes dos games. Marcou a infância de muitos. Em outras palavras, para sempre será lembrado com muito carinho.

E você, tem alguma lembrança boa com esse jogo? Deixe aqui seu comentário.

Referências:

Wikipedia, Tech Tudo, Canal Tech.

RollerCoaster Tycoon

Criado pelo programador Chris Sawyer, RollerCoaster Tycoon é o primeiro jogo da série. Lançado para PC em 31 de março de 1999, o jogo simula um gerenciamento de parque de diversões.

O jogo

O jogador tem como objetivo, gerenciar os seus parques cumprindo algumas missões, tais como atrair um certo número de visitantes, satisfazê-los ou tornar o parque valioso. Estas pequenas missões quando cumpridas, abrem novos cenários e novas atrações que no jogo vão desde montanhas-russas, lojas de souvenires a brinquedos tranquilos, emocionantes e aquáticos, fora brinquedos de locomoção/transporte pelo parque e praças de alimentação.

O jogo possui 22 cenários padrões, sendo 5 abertos para jogar desde o inicio do jogo, 15 a serem desbloqueados conforme outros cenários forem concluídos e 1 oculto da lista de cenários disponíveis que somente será desbloqueado após a conclusão dos outros.

Jogabilidade

O jogo é bem simples de aprender. Basta seguir alguns passos básicos e cumprir algumas missões e fará com que seu parque seja um sucesso.
Escolhido um dos 5 cenários iniciais, você poderá dar um nome ao seu parque e colocar preço na entrada, o preço varia bastante de acordo com o tamanho e número de brinquedos do parque.

Além do objetivo principal, o jogador deve-se preocupar também com a contratação de mecânicos, garis, seguranças e bonecos animadores, empréstimos, desenvolvimento e aperfeiçoamento de novas atrações, decoração, jardinagem, a construção dos traçados das montanhas-russas, e claro, a planta/mapa do parque.

Rollercoaster tycoon pc mobile

O jogo traz também a possibilidade de construir parques temáticos com decorações de cartas de baralho, alienígenas, antigo Egito entre outros.
Tenha cuidado, um cliente insatisfeito não voltará. Mantenha tudo limpo e organizado. Não coloque valores abusivos na entrada ou em seus brinquedos.

Brinquedos

Como todo bom parque, o jogo traz diversos tipos de brinquedos para atrair seu público, deixando seu parque ainda mais animado. Você poderá colocar preço em cada brinquedo para conseguir um dinheiro extra, mas cuidado, não coloque muito caro, pois os visitantes podem reclamar e nunca mais voltar, fazendo com que você comece a perder público.

Alguns exemplos são; Montanhas russas de diversas formas, sendo possível até construir a sua do zero, tobogãs, teleférico, kart, carrossel, twist, passeios de barco, etc.

Quiosques e sanitários

Se o visitante do seu parque sentir aquela fominha, chupar um sorvete, ir ao banheiro ou até mesmo levar uma lembrancinha para casa, ele poderá encontrar no parque, é importante saber que, conforme seu parque for crescendo, você aumente o número de quiosques e sanitários, para que não tenha reclamação dos visitantes.

Funcionários

Nenhuma empresa funciona se não tiver os profissionais que a mantem organizada. Você poderá fazer a contratação de mecânicos cuja a função é consertar os brinquedos quando estragarem, garis para fazer a limpeza do parque, seguranças para evitar as confusões e até mesmo animadores para deixar seu público mais feliz.

Jardinagem e decoração

Não adianta um parque ter apenas brinquedos e quiosques, a decoração é fundamental para seu parque ser bem visto e receber notas nesse quesito. Comece com pequenas coisas, quando começar a ter lucros, invista nessa área também.

Terreno

A princípio, você começa com pouco espaço para montar seu parque, mas medida que o dinheiro for entrando, você poderá comprar terreno para ampliar ainda mais o seu parque.

Versão Mobile

Jogar esse game ficou ainda mais fácil, hoje você pode te-lo em seu smart phone.

A princípio, fora lançado o 4 para mobile, porém, junto com ele veio os problemas, como bugs, saves perdidos e as propagandas  interrompendo o jogo a todo momento. Em uma tentativa de disfarçar o caos causado pelo jogo, a Atari lançou alguns meses depois a versão clássica do RollerCoaster Tycoon para versão mobile e remasterizada e atualmente, também temos o RollerCoaster Tycoon Touch.

Você jogou esse jogo na infância também? Deixe aí nos comentários o que você acha dele.

Referências:

Wikipedia.

Toy Story Drop!

O mundo de Toy Story da Disney • Pixar ganha vida no único jogo para dispositivos móveis que é totalmente temático no universo de Toy Story, incluindo o último Toy Story 4!

Game mobile desenvolvido pela Big Fish Games, Inc. disponível para iPhone, Android, Amazon e Microsoft.

Cena 1: Todos em seus lugares! Relembra a cena clássica em que Woody reúne a turma toda para cada um volte a sua posição original, pois tem gente vindo aí!

A maioria dos brinquedos voltam para o baú. Woody e Buzz vão para cima da cama do Andy, com o edredom do espaço.

Os prêmios ganhos nesta imagem acima são importantíssimos:

Moedas: difíceis de ganhar e ajudam muito na hora de comprar brinquedos especiais e novas vidas;

Bola de discoteca: Talvez o melhor brinquedo especial de todo o jogo! Ela explode todos os brinquedos aos quais ela é trocada, e se for trocada com outro brinquedo especial, a explosão é ainda maior!

O Garra: outro especial que ajuda muito no andamento do jogo! O Garra troca dois brinquedos mesmo estando longe um do outro, à sua escolha.

Foguete: Explode um brinquedo que esteja diretamente no seu objetivo naquele momento, mesmo estando longe também. Note que o foguete explode não só o seu destino final, mas também brinquedos à sua volta no momento de sua decolagem.

O disco voador é uma ajuda e tanto quando você precisa eliminar algum brinquedo que esteja atrapalhando, você escolhe e o disco abduz esse brinquedo em um instante só! É muito bom quando o objetivo é gravidade.

Ajude o Woody, o Buzz e os personagens adoráveis, novos e antigos, a desbloquear suas histórias cena a cena, enquanto você se aventura em locais icônicos como o quarto do Andy, o Pizza Planet e muito mais. Supere obstáculos desafiadores enquanto combina, derruba e completa centenas de quebra-cabeças empolgantes de combine 3. Mergulhe em mundos imaginários coletando e montando playsets de personagens temáticos para desbloquear todas as novas aventuras de cenas bônus. Com a magia de Toy Story na ponta dos dedos, você tem um amigo em combine 3!

A Bola de Discoteca, como já dito anteriormente um item muito valioso e poderoso, se você ganhou 3 deste item, está com muita sorte! Ela, se combinada com ela mesma o efeito é espetacular, são eliminados todos os brinquedos da fase.

Saiba mais sobre os puzzles:

A mecânica para resolver cada puzzle é muito simples. Só temos que arrastar os elementos para combinarmos ao menos três iguais. Na parte superior observaremos a quantidade de movimentos disponíveis e deveremos completar o objetivo sem passar o número. Por outro lado, ao longo de cada desafio nos encontraremos com alguns utensílios que nos ajudarão a despejar cada tabuleiro com mais rapidez. Por exemplo, visualizaremos bolas de cristal que eliminarão as peças de uma mesma cor ou foguetes que explodirão para queimar distintas filas e colunas. Quando completamos cada missão, somamos barra de energia ao nosso marcador e seguimos avançando fases até a cena seguinte.

Mais prêmios incríveis: 30 minutos de vida infinita, aproveite! Da para jogar tranquilamente por meia hora!

Do lado direito da imagem vemos 2 reforços de peso, o brinquedo que explode toda uma fileira inteira a bomba que explode vários quadrados aproximados a sua volta.

Cena 2: Pizza Mania! Relembra a cena emocionante que Woody e sua turma correm na missão Pizza Planet!

Ao final da cena 2, eles correm todos para dentro da mochila de Andy.

Bora para a cena 3, entram na mochila Woody, Buzz, Porquinho, Rex, Tela Mágica e o Olho Vivo (binóculo).

Eventos, jogue todos eles e garanta reforços incríveis. As vezes é mais fácil passar e ganhar esses prêmios para ajudar com as cenas. Porém, nem sempre… As vezes você se depara necessitando de reforços para também ganhar os eventos!

Funcionalidades do jogo:

• Explore locais icônicos do universo Toy Story da Disney•Pixar, incluindo Toy Story 4!       
• Chame os brinquedos para ajudá-lo como reforços temáticos como o Garra para trocar peças de lugar, o disco voador para abduzir obstáculos e a Tela mágica para sacudir o tabuleiro.
• Toque e descubra deliciosos ovos de Páscoa no mapa de progressão.
• Complete quebra-cabeças e colete peças do playset para o xerife Woody, Buzz, a vaqueira Jessie e mais!
• Monte playsets para desbloquear cenas bônus como a do Woody contra o Dr. Porcão Express!
• Ajude os brinquedos a se prepararem para o retorno do Andy do acampamento, salve o Porquinho, evitando que ele seja deixado para trás no Pizza Planet e muito mais!
• Junte-se aos seus personagens favoritos para superar obstáculos desafiadores em cada quebra-cabeça.
• Veja a história se desenrolar enquanto progride no jogo.

Playsets!: presentes no menu Coleções.

Você vai encontrando novos personagens e itens para completar o playset de cada personagem ao longo do jogo. Tem ao menos 16 playsets para você completar, e em cada um, depois de completo, contém a aventura bônus do personagem, outras cenas muito legais com prêmios e disponíveis para jogar quantas vezes quiser, aproveite!

O malvado doutor Porcão é capturado na aventura bônus Dr. Porcão Express.

Outro evento: O Garraaaaa!

Você salvou nossas vidas, somos eternamente gratos!

Cena 3: O Show deve continuar

Relembra cenas do filme Toy Story 3, lançado em 2010, quando o Andy vai par a faculdade e o Woody e sua turma ficam com sua nova dona: A Bonnie. Assim conhecem novos muitos amigos, os outros brinquedos dela.

Patrulheiro do espaço, item encontrado para o playset de Buzz Lightyear. A Nave Espacial.

Outro item do Buzz: O Laboratório Ultra Secreto.

Óculos de Sol e Chapéu de Espião, itens encontrados para o playset dos Espiões Patinho e Coelhinho, personagens de Toy Story 4.

Rancho, item do playset da Vaqueira Jessie.

Evento: O Grande Resgate da Betty

Esse evento traz prêmios incríveis, jogue!

Mas muito cuidado, é preciso passar os 5 níveis sem perder nenhuma vez, se perder, mesmo que seja no último nível, volta para o início!

Cena 4: Um dia no quintal

O jogo vai ficando mais difícil, com desafios mais complexos!

Tweet oficial do game!

Sr. Garfinho encontrado! Personagem de destaque do 4º filme.

Siga em frente para encontrar os itens dele e liberar sua aventura bônus.

Cena 5: Um resgate bem inclinado

Siga nos nas redes sociais! Conheça esse e todos os nossos outros posts!

E aí?! Você joga esse game? O quão longe você chegou? Conta aqui pra gente nos comentários! Contribua conosco para termos um conteúdo cada vez melhor e completo!

Referências:

Big Fish Games, Google Play, Uptodown