1HitGames

Asteroids

Asteroids é um jogo de Tiro multidirecional com tema espacial, desenvolvido e publicado pela Atari, Inc. O título foi lançado em 1979 para Arcade. Na década de 1980, ele foi portado para os sistemas domésticos da Atari.

O jogo

O jogador controla uma única nave espacial em um campo de asteroides que é periodicamente atravessado por discos voadores. O objetivo do jogo é atirar e destruir os asteroides e discos voadores, sem colidir com nenhum deles, bem como ser atingido pelo contra-fogo dos discos. O jogo fica mais difícil conforme o número de asteroides aumenta.

Jogabilidade

O objetivo de Asteroids é destruir asteroides e discos voadores e dessa forma, fazer o maior número de pontos. O jogador controla uma nave triangular que pode girar para a esquerda e para a direita. A nave pode também, disparar tiros para a frente e empurrar para a frente. Assim que a nave começar a se mover em uma direção, ele continuará nessa direção por um tempo sem a intervenção do jogador. Ela mudará de direção se o jogador aplicar o impulso em uma direção diferente. O jogador também pode enviar a nave para o hiperespaço. Isso faz com que ela desapareça e reapareça em um local aleatório na tela. Contudo, ela corre o risco de se autodestruir ou aparecer no topo de um asteroide.

Mecânica do jogo

Cada nível começa com alguns grandes asteroides flutuando em várias direções na tela. Os objetos envolvem as bordas da tela, por exemplo, um asteroide que sai da borda superior da tela reaparece na parte inferior e continua se movendo na mesma direção. Ao passo que o jogador atira nos asteroides, eles se dividem em asteroides menores. Sendo assim, faz com que se movam mais rápido e são mais difíceis de acertar. Asteroides menores também valem mais pontos.

Discos voadores

Dois discos voadores aparecem periodicamente na tela. O grande atira aleatoriamente e mal, por outro lado, o pequeno atira com freqüência na nave. Após atingir a pontuação de 40.000, apenas o disco pequeno aparece. Ao passo que a pontuação do jogador aumenta, o alcance do ângulo dos tiros do disco pequeno diminui até que ele atire com extrema precisão.

Passando de nível

Depois que a tela foi limpa de todos os asteroides e discos voadores, um novo conjunto de grandes asteroides aparece, iniciando assim o próximo nível. O jogo fica mais difícil a medida que o número de asteroides aumenta até depois que a pontuação atinge uma faixa entre 40.000 e 60.000.

As vidas e seu Bug

O jogador começa com 3-5 vidas e ganha uma vida extra por 10.000 pontos. Quando o jogador perde todas as suas vidas, o jogo termina. Vale a pena saber que, Asteroides contém vários bugs. O jogo fica mais lento à medida que o jogador ganha 50-100 vidas, devido a um erro de programação em que não há limite para o número permitido de vidas. O jogador pode “perder” o jogo depois de coletar mais de 250 vidas.

Explorações

No jogo original, os discos deveriam começar a atirar assim que aparecessem, mas isso foi alterado. Além disso, os discos podem mirar apenas na nave do jogador na tela; eles não são capazes de mirar além dos limites da tela. Dessa forma, permite-se uma estratégia de “espreita”, em que o jogador fica perto da borda da tela oposta ao disco. Mantendo apenas uma ou duas pedras em jogo, um jogador pode atirar através da fronteira e destruir discos para acumular pontos indefinidamente com pouco risco de ser destruído. Os operadores de fliperama começaram a reclamar sobre a perda de interesse devido a esse exploit. Posteriormente, a Atari emitiu uma EPROM corrigindo o erro. Mais tarde, a Atari juntamente com outras empresas, mudaram suas políticas de desenvolvimento e teste para tentar evitar que jogos futuros tenham tais explorações.

Recepção

Asteroids foi um dos primeiros grandes sucessos da era de ouro dos jogos de arcade. O jogo vendeu mais de 70.000 gabinetes de fliperama e provou ser popular entre os jogadores e influente entre os desenvolvedores. Na década de 1980, ele foi portado para os sistemas domésticos da Atari, e a versão Atari VCS vendeu mais de três milhões de cópias. O jogo foi amplamente imitado e influenciou diretamente o Defender, Gravitar e muitos outros videogames. Como resultado, Asteroids é citado em diversas listas de melhores jogos de todos os tempos.

Gostou de saber mais sobre esse clássico das Arcades? Deixe aí nos comentários.

Referência:

Wikipedia.

Arcade, Atari, Das Antigas, Offline, Tiro Tags:, , , , , , , , , , , ,

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Subir ↑