Circus Charlie

A princípio, foi publicado originalmente para Arcades pela Konami, em 1984, o Circus Charlie é um jogo de ação, onde o jogador controla um palhaço chamado Charlie em seis fases com temas circenses.

No mesmo ano, foi lançado para o MSX, posteriormente, 2 anos depois para o NES. Logo depois, em 1987, 3 anos após o lançamento, foi a vez das plataformas Soft Pro e o Commodore 64 receberem o game.

Gameplay

O jogo possui 6 fases, todas elas representam em alguns aspectos, uma modalidade circense. O Charlie, precisa caminhar montado em um leão e pular sobre arcos em chamas, andar sobre a corda bamba pulado macacos, saltar de trampolim em trampolim se desviando de atiradores de facas, pular de bola em bola, andar a cavalo saltando sobre trampolins e passar de um trapézio para o outro.

Charlie também corre contra o tempo. Os pontos de bônus são concedidos de acordo com o tempo restante, mas ficar sem tempo custará uma vida ao jogador.O jogo não tem um fim, após a sexta etapa, o jogo começa novamente, mas com um ritmo mais rápido e níveis mais difíceis (mas exatamente o mesmo em termos de tarefas a serem concluídas).

Fases

A versão padrão do Arcade possui 6 níveis no total. Os níveis 1, 2, 4 e 5 têm 5 subníveis. O nível 3 contém 7 subníveis. Cada subnível fica mais difícil. O nível 6 também possui 5 subníveis, mas se repete enquanto o usuário tiver vidas.

Fase 1

O Charlie percorre um trajeto de aproximadamente 100 metros montado em um leão, dessa forma, ele precisa ir pulando entre aros em chamas e coletando alguns saquinhos de dinheiro para aumentar sua pontuação.

Fase 2

Aqui, nosso amiguinho percorre um trajeto andando sobre uma corda bamba. Essa fase é bem fácil, ele precisará saltar por cima de macacos que estão parado, só é preciso ter cuidado, os macaquinhos azuis, vem correndo em sua direção.

Fase 3

Nessa fase, o Charlie salta entre trampolins, desviando de atiradores de facas e respiradores de fogo. Nos subníveis 3 e 6, os trampolins são colocados em uma piscina e os atiradores de facas e respiradores de fogo são substituídos por golfinhos saltadores.
Essa fase não está presente no NES.

Fase 4

Você precisa saltar de bola em bola, elas estão se mexendo. Inicialmente, parece ser difícil, mas é uma fase bem fácil, você só precisa dominar a distância certa para saltar de uma para outra, tomando cuidado para as bolas não se esbarrarem e o Charlie cair.

Fase 5

Essa é um pouco mais complicadinha. Montado em um cavalo, o Charlie precisará saltar ou desviar de plataformas suspensas. É possível controlar a velocidade do cavalo para facilitar a manobra.

Fase 6

A última é sempre a mais difícil, e nesse jogo não é diferente.
Aqui, o palhacinho precisará atravessar todo o picadeiro pulando de trapézio em trapézio, usando as camas elásticas para ajudar no timing das cordas. É possível controlar a velocidade da corda, fazendo-a balançar mais rápido ou devagar.

Vale saber

Nos fliperamas, há uma versão “Level Select” do jogo, na qual o jogador pode escolher qualquer um dos estágios para jogar, mas apenas um número limitado de vezes cada, e o nível se tornará não selecionável
A versão Famicom/NES abandona o estágio de trampolim, mas oferece o modo “B”, no qual todos os níveis são repetidos com mais dificuldade.

O legado

Circus Charlie GIF

Não há uma pessoa que não conheça o jogo. Ou jogou, ou pelo menos, viu o irmão, primo ou até mesmo um amigo jogando. Circus Charlie é um daqueles jogos divertidos e pequenos, que servem como distração para tirar você do tédio.

Deixe nos comentários o que você acha desse jogo incrível.

Referências:

Wikipedia, Jogo Veio.

Deixe seu comentário: