Super Metroid

Super Metroid é um jogo de ação/aventura lançado para SNES em 1994. Foi desenvolvido pela Nintendo R&D1 e a Intelligent Systems. O título é o terceiro da série Metroid, e chegou revolucionando por ser o primeiro jogo 24 megabits no cartucho do Super Nintendo.

Enredo

A história se passa no planeta fictício Zebes. Samus Aran, uma caçadora de recompensas que foi contratada pela Federação Galática, para procurar no planeta um Metroid que foi roubado por Ridley, o líder dos Space Pirates. Seu objetivo é trazer o Metroid de volta e por fim, exterminar Ridley e todos os piratas espaciais.

Jogabilidade

Super Metroid é um jogo de plataforma 2D side-scrolling de ação-aventura que ocorre no planeta fictício Zebes, em um grande mundo aberto com áreas ligadas por portas e elevadores. No decorrer de cada fase, situações difíceis, inimigos, o chefão final e ainda mais a trilha sonora brilhante, tornam o jogo emocionante. A interface do jogo mostra a saúde de Samus, o modo de fornecimento de tanques de energia reserva, ícones que representam as armas, e por fim, um mapa que mostra sua localização e seus arredores. O jogo possui um tela de inventário, onde o jogador usa para ativar e desativar armas e habilidades, fazer combinação de armas, bem como repor saúde de Samus usando os tanques de saúde.

A protagonista e sua habilidades

Samus pode correr, saltar, agachar e disparar uma arma em oito direções; ela também pode realizar outras ações, como saltar em wall-jumping de uma parede à outra em rápida sucessão para chegar a áreas mais elevadas. A capacidade “Moon Walk” em homenagem ao movimento da dança popular de mesmo nome, permite que Samus ande para trás, enquanto dispara ou carrega sua arma.

Power-ups

Assim como grande parte dos jogos desse formato, no decorrer das fases, o jogador coleta power-ups que aumentam o poder de armaduras e armas de Samus, bem como, conceder-lhe habilidades especiais, permitindo que Samus possa acessar áreas que anteriormente eram inacessíveis.

Itens e suas descrições

  • Bombs: As bombas são armas utilizadas no modo Morph Ball, para destruir coisas no chão, assim como, em passagens estreitas. Elas também destroem inimigos.
  • Charge Beam: O Charge Beam permite que você carregue o seu tiro de canhão, deixando-o mais poderoso e assim, destruindo os inimigos com mais facilidade.
  • Energy Tank: Um Energy Tank adiciona 99 pontos à sua energia. Após a energia de um tanque acabar, outro tanque será usado. Existem 14 tanques ao todo.
  • Grappling Beam: Este item serve para Samus se dependurar em blocos especiais e atravessar salas com espinhos, bem como alcançar lugares inacessíveis normalmente.
  • Gravity Suit: A Grativy Suit permite que você desafie a gravidade e ande pela água sem ficar mais devagar, alem de deixar a defesa 50% melhor que a original e evitar danos ao entrar em contato com a lava.
  • Hi-Jump Boots: As Hi-Jump Boots permite que você pule muito mais alto, podendo então alcançar lugares inatingíveis anteriormente, quando o salto era menor.
  • Ice Beam: O Ice Beam adiciona um poder congelante aos seus tiros de canhão, congelando qualquer inimigo atingido por um desses.
  • Mísseis: Os Mísseis são de excelente utilidade para destruir os inimigos mais resistentes ao tiro de seu canhão, sendo assim, também é muito útil para abrir passagens nas paredes. Existem 46 cargas de Mísseis ao todo (cada carga contém 5 Mísseis, portanto 46 x 5 = 230).
  • Morphing Ball: A Morphing Ball é um dos item mais tradicionais da série Metroid. Ela faz com que Samus Aran se transforme numa pequena bola, permitindo que ela penetre nas passagens mais estreitas.
  • Plasma Beam: O Plasma Beam permite que o seu tiro de canhão atinja os inimigos e atravesse-o, até atingir os outros, parando apenas quando encontrar uma parede.
  • Power Bombs: As Power Bombs são bombas muito especiais com um alto poder de destruição. É muito útil para quando você quiser destruir muitos inimigos de uma vez só ou descobrir grandes passagens com apenas um disparo. Existem 10 cargas de Power Bombs ao todo (cada carga contém 5 Power Bombs, portanto 10 x 5 = 50).
  • Reserve Tank: Os Reserve Tanks são tanques reservas de energia, que são acionados quando todos os seus Energy Tanks acabam. Você pode escolher se eles são acionados automática ou manualmente. Existem 4 Reserve Tanks ao todo.
  • Screw Attack: O Screw Attack garante a você um escudo protetor que é capaz de destruir qualquer coisa, seja ele um inimigo ou uma parede ou plataforma mais fraca. Ele garante também imunidade a ataques dos inimigos enquanto você pula.
  • Space Jump Boots: O Space Jump Boots faz com que você pule no ar indefinidamente. Para tanto, pule uma vez e, quando começar a cair, pule novamente. Se fizer corretamente, poderá ficar assim o tempo que quiser.
  • Spazer Beam: O Spazer Beam faz com que o seu tiro de canhão fique mais largo, ou seja, permitindo atingir os inimigos e objetos com mais facilidade.
  • Speed Booster: O Speed Booster permite que você corra a uma velocidade surpreendente, assim, você é capaz de destruir os inimigos no seu caminho e algumas paredes, com o Super Jump.
  • Spring Ball: A Spring Ball pode se provar um item muito útil ao jogador. Ela permite que você pule enquanto está na transformado em Morph Ball, podendo então pular durante aqueles túneis estreitos.
  • Super Mísseis: Os Super Mísseis são uma versão muito mais poderosa dos tradicionais Mísseis. Um Super Míssil é equivalente a três Mísseis quando se fala em poder. Existem 10 cargas de Super Mísseis ao todo (cada carga contém 5 Super Mísseis, portanto 10 x 5 = 50).
  • Varia Suit: A Varia Suit protege Samus Aran de temperaturas extremas (tanto quente quanto frio). Além disso, garante uma defesa 25% melhor.
  • Wave Beam: O Wave Beam permite que os seus tiros de canhão atravessem as paredes, tornando mais fácil atingir inimigos que, anteriormente, estavam fora de alcance e atingir objetos com mais facilidade.
  • X-Ray Scope: O X-Ray Scope é capaz de ver através das paredes e revelar paredes falsas e revelar o que é preciso para destruí-las. Altamente necessário para se conseguir 100% dos itens.

Save

O sistema de salvar, presente no Metroid II, voltou em Super Metroid. O modo permite ao jogador, voltar em quaisquer parte do jogo em diversos pontos espalhados pelo planeta. É possível também, salvar o jogo entrando na nave espacial de Samus, ela também recarrega sua saúde e munição.

Recepção

Super Metroid foi bem recebido pela crítica, pontos positivos para seu uso de atmosfera, jogabilidade, áudio, elementos cinematográficos e gráficos. No seu ano de lançamento, a Electronic Gaming Monthly o concedeu como o melhor jogo de ação. O jogo é frequentemente citado em listas de melhores jogos de todos os tempos e com certeza é um jogo que merece todo o respeito e admiração no mundo dos games.

O que você acha desse clássico do SNES? Deixe aí nos comentários.

Referências:

Wikipedia, GameFaqs, Giga Mundo Jogos.

Deixe seu comentário: