Ninja Gaiden

Desenvolvido pela Tecmo, Ninja Gaiden é um jogo de ação e plataforma, lançado em 1988 para o NES. O jogo é o segundo da série, sendo antecedido por um jogo de mesmo nome lançado para Arcade no mesmo ano.

História

O jogo conta a história de Ryu Hayabusa, o principal da série. Ele viaja a América para vingar seu pai assassinado. Lá, ele descobre que uma pessoa chamada “Jaquio”, planeja controlar o mundo despertando Jashin, um antigo demônio.

Jogabilidade

Ninja Gaiden é um jogo de rolagem lateral e plataforma. O jogador controla Ryu, passando por seis atos em 20 níveis. No final de cada ato, o jogador deverá lutar contra um chefe. Os chefes fazem parte do “Malice Four”, grupo aliado de Jaquio, o vilão da série.

Vida

A força física de Ryu, é representada por um medidor de vida, dessa forma, quando Ryu é atingido por um inimigo, o medidor diminui. Assim, quando o medidor se esgotar, o jogador perderá um vida. Isso acontece quando o Ryu cai fora da tela, bem como quando o tempo se esgota. Um fim de jogo aparecerá se todas as vidas forem perdidas, contudo o jogador poderá dar “continue” e voltar no mesmo nível.

Habilidades

Ryu pode atacar os inimigos usando sua Katana. O jogador poderá também, usar ataques secundários, contudo, esses consomem a força espiritual de Ryu. Isto inclui, arremesso de shuriken, que cortam os inimigos e retornam como bumerangues. Por fim, uma série de bolas de fogo giratórias chamadas “the art of the fire wheel” e uma técnica de corte no ar chamada “jump e slash”. Quando o medidor de força espiritual de Ryu estiver muito baixo, ele não poderá usar os ataques secundários, contudo, ele poderá recarregar o medidor utilizando os itens.

Um pouco mais de Ryu

Ryu pode pular paredes, descer ou subir escadas, ele não pode atacar enquanto estiver nessas condições. Da mesma forma, Ryu pode escalar espaços entre paredes e colunas. E por fim, escalar uma única parede verticalmente.

Itens

Itens de força espiritual poderão ser encontrados. Além disso, o jogador poderá encontrar ao longo do caminho, itens que congelam todos os inimigos e projeteis por cinco segundos. Recipientes de pontos de bônus. Poções que restauram seis unidades de força física,”rodas de fogo invencíveis” que tornam Ryu temporariamente invencível a ataques e 1-up.

Reconhecimento e recepção

Ninja Gaiden ficou extremamente reconhecido pela sua história bem elaborada e igualmente pelas cenas semelhantes a animes. A crítica concentrou-se em sua alta dificuldade. O jogo recebeu diversos prêmios. A Electronic Gaming Monthly premiou como melhor jogo do ano, em 1989. Como resultado, é citado em diversos sites como um dos melhores de todos os tempos.

O que você acha desse clássico do NES? Deixe aí nos comentários.

Referência:

Wikipedia.

Deixe seu comentário: