Roblox

Roblox (anteriormente estilizado como ROBLOX) é um MMORPG e MMOSG baseado em mundo aberto, multiplataforma e simulação do multiverso, que permite jogadores criarem seus próprios mundos virtuais (places) e projetar seus próprios jogos dentro da plataforma digital.

Roblox possui mais de 500.000 criadores de jogos e 100 milhões de jogadores ativos mensais, os quais já registraram mais de 300 milhões de horas de jogo. O grupo de desenvolvimento do jogo, a Roblox Corporation, emprega mais de 200 pessoas em Califórnia.

No entanto, em 2019, o Roblox se tornou o jogo mais popular no mundo.

Jogabilidade

Nos jogos Roblox, os jogadores exploram mundos em 3D. Atividades no mundo do jogo incluem explorar, crafting (produção) de itens, recolha de recursos e combate. Alguns jogos mais famosos são: Work At a Pizza Place (Trabalhe em uma Pizzaria), Jailbreak (Fuga dos Prisioneiros), MeepCity (Cidade Meep), Mad City (Cidade Louca), Adopt Me (Adote Me), Phantom forces(Forças fantasmas), etc..

Os jogadores podem personalizar seus personagens virtuais com vários chapéus, faces customizadas, formas de cabeça, formas de corpo, roupas e artes. Os jogadores podem criar suas próprias vestimentas. No entanto, a venda de itens de roupas e itens de coleção criados por jogadores requerem uma assinatura premium no Builders Club, mas os jogadores que não são premium ainda podem ainda criar t-shirts, que são decalques anexados à frente do tronco de um jogador. Os jogadores podem coletar e trocar itens, especialmente itens de colecionador de edição limitada.

Interação social

Os jogadores podem adicionar outras pessoas que encontram nos jogos à sua lista de amigos. Desde 2011, essa ação somente é possível enquanto joga. Em 04 de fevereiro de 2015, foi introduzida uma nova atualização para substituir o sistema de amigos e melhores amigos, sendo agora denominado de “amigos e seguidores”. Esta atualização permite um máximo de 200 amigos, com seguidores infinitos. Os jogadores também têm a opção de participar de grupos comunitários. Depois de se juntar, os jogadores podem então anunciar o seu grupo, participar em relações de grupo e definir o seu grupo principal.

Aprendendo o básico

Use as ferramentas “Click” (Clicar), “Copy” (Copiar) e “Delete” (Deletar). É com elas que você interage com o mundo. Ao explorar o local, será possível achar objetos, que podem ser clicados, copiados ou deletados. A ferramenta “Click” movimenta o objeto, a “Copy” fará uma réplica dele e a “Delete”, a apagará.

Defina o estilo de câmera. As duas opções disponíveis são o modo “Classic” (Clássico) e “Follow” (Seguir). No primeiro, a câmera não se movimenta, sendo fixada em um ponto ao menos que o jogador ajuste-a manualmente. O ponto de vista é alterado, mas ao segurar o botão direito do mouse e arrastá-lo enquanto no “Follow”, a câmera gira junto ao personagem à medida que se move para a direita e esquerda.

Clique no botão de menu no canto esquerdo superior para mudar o modo de câmera.

”Reinicie” seu personagem teclando “R”. Ao ficar preso em uma parede ou ver que ele perdeu um braço, basta teclar “R” para reaparecer em um ponto de reinício novinho em folha.

Pressione “Esc” e selecione “Leave Game” (deixar jogo) para sair do jogo. Caso queira parar de jogar ou mudar de mundo, basta entrar no menu no canto esquerdo superior da tela e pressionar L. Uma janela aparecerá com a pergunta se você realmente deseja sair.

Pressione a tecla “/” para entrar no chat. Uma janela de chat será aberta, permitindo que o jogador converse com todos que estão no servidor. No entanto, o criador do mundo pode desabilitá-la caso não queira permitir que os outros conversem. Outra maneira é clicando na janela de chat, onde está escrito “Click Here” (Clique Aqui), se a opção não tiver sido desligada.

Entrando no jogo

Antes de começar o game é preciso se conectar ao servidor. Se você ainda não tem um usuário e uma senha, clique em “Cadastrar-se” para criar o seu perfil. No cadastro serão solicitados alguns dados pessoais, como data de nascimento, nome de usuário, gênero do jogador (masculino ou feminino) e uma senha;

Depois de criar o usuário e a senha, você irá para o menu inicial. Nele você terá a opção de editar o seu avatar, conversar com os amigos no chat, ver seu inventário, além de selecionar um mundo para iniciar o jogo.

Escolhendo um cenário

Para encontrar um mundo e jogar é preciso estar no menu principal e selecionar a aba “Jogos”. Nela é possível utilizar o campo de pesquisa ou escolher algum dentre os mais populares ou aqueles com as melhores notas. Depois de selecionar um mundo, basta clicar na seta verde para entrar no servidor. Depois disso aparecerá a opção “Jogar”.

Jogando nos mundos

Cada mundo tem suas regras e objetivos próprios. Um dos mais populares é o “Trabalhe em uma pizzaria”. Nele, você começa na função de entregador. Para completar o tutorial, é preciso pegar as pizzas no balcão, entrar em um carro e entregá-las nas casas indicadas pelas setas amarelas. As outras funções, como fornecedor, caixa e cozinheiro, vão sendo desbloqueadas depois do tutorial ser concluído;

Outro mundo famoso é o “Hide and Seek”, que corresponde a brincadeira de “Esconde-esconde”. Ao entrar no jogo você tem cerca de 30 segundos para se esconder até que o perseguidor comece a procurar. Você precisa aguentar pouco mais de 3 minutos sem ser pego para ganhar a partida e garantir pontos.

Comandos

Independente do mundo escolhido, os comandos para controlar o personagem são os mesmos. Na parte inferior esquerda da tela do seu celular estará o analógico digital para movimentar o personagem. Na parte inferior direita está o botão de pulo. Para movimentar a câmera basta mexer na metade de cima do seu celular.

Ganhe itens e moedas

Cada mundo tem suas próprias missões e objetivos. A conclusão de cada objetivo dá ao jogador a recompensa em “Roblux”, a moeda do jogo. No mundo “Trabalhe em uma pizzaria”, por exemplo, a cada missão concluída é possível ganhar dinheiro e itens para personalizar sua casa.

Personalize seu avatar

Também é possível utilizar os roblux para comprar roupas e acessórios para personalizar seu avatar. Estão disponíveis óculos, gravatas, chapéus, ternos, camisetas e outros itens.

Chame os amigos para jogar

O game permite a criação de grupos de amigos. Com isso, é possível ingressar em um mundo com os colegas para que todos joguem juntos. Os cenários também têm um chat para que os jogadores conversem enquanto tentam concluir os objetivos.

Crie seus mundos

Roblox tem uma ferramenta de criação de cenário onde é possível imaginar toda a concepção dos desafios e a estética do local. Alguns mundos são baseados em personagens famosos da cultura pop, incluindo desenhos animados e super-heróis.

Entenda os itens

Os itens englobam qualquer coisa que um jogador de Roblox criou; cada mundo permite itens diferentes, dependendo do estilo de jogo que o dono do mundo quer enfatizar. Armas de curto alcance e de longo alcance, explosivos, itens para facilitar a navegação, melhoramentos, instrumentos musicais, itens sociais, ferramentas de construção e de transporte são alguns dos tipos.

Entre no menu de itens clicando sobre o ícone representado pela mochila no canto esquerdo superior da tela. Uma janela mostrando o conteúdo da mochila será mostrado dependendo dos objetos acumulados no jogo. Clicar sobre o ícone da mochila permitirá que o jogador organize as coisas no inventário.        

Coloque os equipamentos em teclas de atalho

É possível escolher os equipamentos que aparecerão nas teclas de atalho, localizadas no canto esquerdo superior da tela, com uma série de números representando quais os números que ativam certos equipamentos. É possível modificar livremente as teclas de atalho entrando na mochila novamente e arrastando os itens para um dos espaços disponíveis. 

Ganhe emblemas

Existem vários emblemas que o usuário pode adquirir no jogo para demonstrar como melhorou em algo, como emblemas de combate ou ao visitar uma certa quantidade de mundos de outros jogadores.

Dicas

Não é preciso ter uma conta para jogar Roblox, mas se quiser ter seu próprio mundo, fazer amigos e criar um avatar, é preciso se registrar.

Compre o “Builders Club” (Clube dos Construtores) para receber 10 locais, 15 Robux por dia e mais outros benefícios.

Não tenha receio em ir até a página 15 ou além dos jogos públicos; é assim que o jogador pode encontrar bons mundos.

Não irrite os outros jogadores ou mate-os logo que “nascerem” no mundo. “Nascer” no mundo é o momento em que o personagem entra no mundo e sequer tem tempo de reagir. Isto é algo extremamente mal-educado e ninguém gostará disso.

Muitas pessoas ameaçarão hackeá-lo. Não há como entrarem no sistema de contas do Roblox, mas não as provoque, porque você só se passará por bobo na frente das outras pessoas no servidor.

Caso alguém oferece a compra do “Builders Club” para você, não aceite. Se isso ocorrer via código do jogo, um e-mail será enviado para os administradores do Roblox com o código, obtendo controle sobre sua conta; caso seja por cartão de crédito, dar a sua senha é dar o controle da conta ao vigarista.

Quando os hackers do Roblox obtêm a senha de um jogador, eles saberão como derrotá-lo em batalha e poderão roubar suas informações pessoais.

Além disto, os hackers poderão até bani-lo por terem controle de sua senha. Nunca a dê para ninguém.

Escolha um nome de usuário que você gostará por muito tempo. Isso é importante, já que é necessário pagar 1.000 Robux para mudá-lo.

Lembre-se de ler todas as regras ou você poderá ser banido sem saber.

Comportamentos também podem ser inapropriados

Por ser uma comunidade plural, com pessoas de todas as faixas etárias, é preciso cuidar também com os comportamentos individuais. A desenvolvedora tem um extenso rol de recomendações para seus jogadores. Entre as condutas consideradas como proibidas ou reprováveis estão aquelas envolvendo:

Discursos ou atos discriminatórios

Assédio virtual

Imitação e difamação

Exposição de criança à situação de risco

Ameaças e automutilação

Busca de encontros amorosos ou parceiros para encontros amorosos

Conteúdo sexual

Conteúdo excessivamente violento

Atividades perigosas, antiéticas e ilegais

Cada tipo de violação aos termos de uso tem um efeito diferente, de acordo com a gravidade. Infrações leves podem resultar em advertências ou suspensões temporárias da conta. Já aquelas consideradas como graves podem acarretar suspensão permanente, banimentos, exclusão de conta e do programa DevEx, entre outros.

É importante destacar que o titular da conta é o responsável direto por tudo aquilo que é realizado nela. Por isso pede-se atenção especial para os pais que liberam as contas para que os filhos joguem. É importante estar atento aos conteúdos acessados e às atitudes tomadas neste mundo online.

Cheats?

Muita gente se utiliza de aplicativos modificados e códigos estranhos a Roblox, sob a alegação de que, por ser uma plataforma para criação, isso seria permitido. A realidade é que os desenvolvedores não aprovam nenhuma modificação que não tenha partido da própria empresa. 

Segundo as palavras da própria Roblox Corp, “A exploração ou trapaça é injusta para todos os jogadores do Roblox e cria uma experiência ruim para todos. Essas ações são uma violação dos Termos de Uso da Roblox e levarão à exclusão de uma conta”.

Ou seja: quem for pego trapaceando pode tomar um belo banimento e ter sua conta apagada, sem segunda chance. 

Aos que acreditam que a medida é pesada demais, há uma explicação: pessoas mal intencionadas podem se utilizar da promessa de uma exploração ou vantagem para induzir outras pessoas a baixarem vírus, keyloggers e outras espécies de malwares, podendo inclusive roubar dados pessoais e de contas bancárias. 

Caso você veja alguém tentando aplicar um golpe ou direcionando usuários a links suspeitos, a atitude indicada pela empresa é acionar o botão “Denunciar abuso”, disponível no site e em todos os menus de Roblox. 

TWEETROBLOX – Mascote do Twitter. Item para ombro.

$ILOVETHEBLOXYS$ – Chapéu no formato de balde de pipoca

GAMESTOPPRO2019 – Chapéu de faraó egípcio

*HAPPY2019ROBLOX* – Chapéu promocional de ano novo

KINGOFTHESEAS – Boné do filme “Aquaman”

TARGET2018 – Cartola de metal

EBGAMESBLACKFRIDAY – Gravata em luz neon cor azul

!HAPPY12BIRTHDAYROBLOX! – Bolo de aniversário de 12 anos do Roblox

RASSICWORLD – Óculos do filme “Jurassic World”

FINDTHEKEYS – Capacete do filme “Jogador Nº 1”

ONEMILLIONCLUB! – Chapéu em formato de dinossauro

GOLDENHEADPHONES2017 – Fone de ouvido dourado

ROBLOXROCKS500K – Óculos escuros

SXSW2015 – Chapéu estilo fedora

WEAREROBLOX300! – Visor azul

200kTWITCH – Capuz de inverno

KCASLIME – Asas feitas de meleca

MLGRDC – Fones de ouvido da MLG

HOTELT2 – Manto do filme “Hotel Transilvânia 2”

ROADTO100KAY! – Item para ombro do BLOXikin

Referências:

Geek Ninja, 2am Gaming, wiki how, techtudo, wikipedia.

Deixe seu comentário: