Deus Ex: Mankind Divided

Deus Ex: Mankind Divided é um jogo eletrônico de RPG de ação – combinando elementos de tiro em primeira pessoa e stealth – desenvolvido pela Eidos Montréal e publicado pela Square Enix. Foi lançado mundialmente em 23 de agosto de 2016 para PlayStation 4, Xbox One e Microsoft Windows, com versões para Linux e macOS estreando em 2016 e 2017. É o quarto título principal da série Deus Ex, sendo uma sequência direta de Deus Ex: Human Revolution lançado em 2011. A jogabilidade envolve a exploração e combate em ambientes conectados ao nível central da cidade de Praga, além de missões que geram pontos de experiência que podem ser usados para melhorar as habilidades do personagem. Escolhas de diálogos também estão presentes, com opções de respostas em pontos importantes da história afetando como alguns dos eventos ocorrem.

A história se passa em 2029, dois anos depois dos acontecimentos de Human Revolution, em um mundo que se dividiu entre humanos normais e humanos que usam órgãos artificiais avançados e controversos conhecidos como “aprimoramentos”. As pessoas aprimoradas foram segregadas depois de um evento chamado de “Incidente dos Aprimorados”, levando a um acalorado debate público mundial e uma era de “apartheid mecânico”. O protagonista Adam Jensen, equipado com novos aprimoramentos de última geração, atua como agente duplo para o grupo de hackers do Coletivo Jaganata com o objetivo de expor os Illuminati, que estão secretamente orquestrando os eventos do mundo. A história explora os temas do transumanismo e discriminação, além do tema recorrente da série sobre teorias da conspiração em uma ambientação cyberpunk.

O desenvolvimento de Mankind Divided começou logo depois da finalização de The Missing Link, a expansão de Human Revolution. A Eidos Montréal desejava melhorar e polir os elementos de jogabilidade e narrativa já estabelecidos, ao mesmo tempo que abordavam opiniões e críticas feitas por jogadores e jornalistas em relação ao título anterior. Um novo motor de jogo gráfico e de jogabilidade foi construído do zero especificamente para os consoles da oitava geração, permitindo um maior nível de detalhes e inteligência artificial e combate aprimorados. A narrativa passou a ter um foco maior em realismo e em temas mais sombrios, resultando em uma sutil mudança na paleta de cores em comparação a Human Revolution. O compositor Michael McCann retornou para compor a trilha sonora, que desta vez teve o auxílio de Sascha Dikiciyan e Ed Harrison.

Mankind Divided foi anunciado pela primeira vez em 2015, porém sua campanha de divulgação gerou controvérsias de jornalistas e do público devido os slogans utilizados, enquanto um sistema de pré-venda por níveis precisou ser cancelado devido revolta dos jogadores. A narrativa principal foi expandida por meio de romances, histórias em quadrinhos e três conteúdos para download lançados pelo restante de 2016, além de um modo de jogo paralelo baseado em desafios chamado Breach. O título foi bem recebido pela crítica, que elogiou sua narrativa, gráficos e jogabilidade. Os maiores pontos negativos levantados foram problemas técnicos nos consoles e a curta duração de sua campanha. Mankind Divided teve bons números de vendas, porém surgiram rumores de que foi uma decepção comercial, criando especulações sobre o futuro da série.

Jogabilidade

Deus Ex: Mankind Divided é um RPG eletrônico de ação que incorpora mecânicas de tiro em primeira pessoa e stealth. Os jogadores assumem o papel de Adam Jensen, um homem equipado com implantes cibernéticos chamados de aprimoramentos. Os ambientes do jogo vão de centros em mundo aberto até locais mais guiados e são explorados a partir de uma perspectiva em primeira pessoa, porém ações como se esconder atrás de uma proteção, conversar com personagens não jogáveis e algumas animações de ataque são mostradas em terceira pessoa. Os jogadores podem encontrar nesses centros outros personagens que avançam tanto a história principal quanto missões paralelas opcionais: Jensen ganha pontos de experiência ao completar missões e realizar outras ações como combater inimigos. Vendedores do mercado negro estão acessíveis aos jogadores e providenciam equipamentos, suprimentos, armas e munição em troca de Créditos, a moeda do jogo.

Existem diferentes modos de abordar as situações do jogo. Os jogadores podem empregar uma abordagem violenta e avançar pelos ambientes atirando em inimigos e se escondendo em proteções. Por outro lado, existe a opção de uma abordagem furtiva, evitando guardas e dispositivos de segurança, também usando coberturas para se esconder de inimigos. Jensen pode mover-se entre coberturas e esquinas enquanto permanece escondido. Subjugar inimigos no modo furtivo também possui opções letal e não letal, além de armas que podem matar ou atordoar oponentes. Jensen também pode mover os corpos de oponentes abatidos para esconderijos, impedindo que eles sejam vistos e que o alarme seja disparado. Os aprimoramentos são uma parte importante das habilidades do personagem, podendo ser melhorados através de Praxis Kits que são comprados de vendedores especiais encontrados nos ambientes ou desbloqueados automaticamente ao subir de nível: aprimoramentos de nível mais alto precisam de mais Praxis Kits para serem desbloqueados. As funções dos aprimoramentos podem ir desde melhorias para a visão de Jensen ou resistência contra danos, até aprimoramentos que permitem que ele pule de grandes alturas sem se machucar ou ganhe mais força. Alguns aprimoramentos dependem do nível de energia de Jensen, sendo desativados depois de uma quantidade de energia ser esgotada. Há também certos aprimoramentos que forçam o jogador a desligarem outros para que possam funcionar.

Armas letais e não-letais, que podem ser compradas ou tomadas de inimigos derrotados, podem ser modificadas com partes adquiridas de outras áreas. Novos componentes e elementos como dispositivos de desbloqueio chamados de multinistro podem ser comprados de vendedores ou ainda construídos do zero com recursos encontrados nas áreas de jogo. A criação de novos componentes necessita de plantas que podem ser descobertas pelo mapa. Jensen pode hackear diversos tipos de dispositivos, com o hack em si sendo dividido em dois modos. O primeiro o personagem hackeia dispositivos estáticos como computadores, o que inicia um minijogo separado em que os jogadores devem capturar pontos chamados de nódulos a fim de acessar o dispositivo. O segundo modo envolve hackear dispositivos como armadilhas laser ou robôs de segurança, iniciando outro minijogo onde zonas de um gráfico devem ser acionadas para que um dispositivo seja desabilitado. Jensen pode participar de conversas com personagens não jogáveis sobre missões principais ou paralelas, algumas das quais aprofundam a história do mundo. Ao conversar, é apresentado ao jogador diferentes opções de falas que afetam o resultado das conversas: escolher a opção certa pode ajudar a completar objetivos, enquanto a opção errada fecha essa rota e força o jogador a encontrar uma solução alternativa. Um aprimoramento “social” permite uma melhor leitura dos personagens não jogáveis através da análise de um perfil psicológico, melhorando as chances de escolher a opção de diálogo correta. A maioria das batalhas contra chefões pode ser evitada através das escolhas de diálogos corretas.

Um modo adicional de jogo chamado Breach está disponível aos jogadores. Eles assumem o papel de um hacker que se infiltra no mundo de ciberespaço do Banco Palisade a fim de recuperar dados de diversas empresas, tendo que escapar do nível dentro de um limite de tempo depois de todos os dados terem sido coletados e o monitoramento local de inimigos ativado. É similar a um jogo de arcade com um estilo gráfico surreal e poligonal, com o jogador controlando um avatar e navegando pelos ambientes, possuindo aprimoramentos únicos a esse modo que melhoram o avatar de várias maneiras. O monitoramento de inimigos modifica sua resposta dependendo de como o jogador aborda os níveis. Apesar de Mankind Divided não possuir um modo multijogador, Breach inclui tabelas de líderes mundiais que permitem que os jogadores comparem seus pontos com outros. Recompensas pela finalização de níveis incluem prêmios randômicos e itens que alteram elementos da jogabilidade em mapas individuais.

Considere jogar na maior dificuldade

“Give me Deus Ex” não é uma dificuldade tão difícil, principalmente quando você desbloqueia mais e mais augs enquanto joga. Se você quiser um momento relaxante, vá com a dificuldade do meio. Mas eu recomendo começar o jogo na maior dificuldade, principalmente se você já estiver familiarizado com esse tipo de jogo.

Para começar, leve o rifle tranquilizante

No início da primeira missão, você terá a opção de qual tipo de arma deseja. Escolha as opções de diálogo “não letal” e “à distância” e você receberá o rifle tranquilizador. Não é que seja muito melhor do que as outras opções, e selecioná-lo não o prende a nenhum estilo de jogo. Na maior parte do tempo, a arma tranquilizante é menos comum do que os outros tipos de arma do jogo, então é mais difícil conseguir outra no caminho.

Jogue furtivamente

Este jogo é projetado principalmente para recompensar o jogo furtivo, então eu recomendo abraçar isso e ir para uma construção furtiva no início.

Entre em todos os lugares que puder

Adam Jensen pode ser um especialista em contraterrorismo habilidoso, mas sua verdadeira força está no roubo de gatos. Nenhum lugar em Praga está a salvo de seus dedos pegajosos, e é assim que deve ser.

Se você vir uma porta trancada, é provável que você veja o que está do outro lado. E, a menos que alguém esteja observando você diretamente dentro de seu espaço, você pode roubar o que quiser com segurança, sem repercussões. Roube todo mundo cego. É o que Deus (também conhecido como os designers do jogo) pretendia.

Venda as armas uma de cada vez

Você pode obter um agosto que permite dividir as armas em peças, mas recomendo vendê-las. Armas são alguns dos itens mais valiosos em Mankind Divided, o que é bom, já que existem tantas delas por aí.

Se você pegar um tipo de arma duplicado, ele se transformará em munição, portanto, quanto mais rápido você vender suas armas, mais dinheiro poderá ganhar.

Isso é particularmente útil ao explorar Praga, já que há muitas armas espalhadas e muitos caras armados patrulhando bem perto dos vendedores. Se você nocauteia três caras e todos eles largam a mesma arma, pegam cada uma e vão vendê-la, depois pega a próxima, vende e assim por diante. Demora um pouco mais, mas sua conta bancária agradecerá.

Obs: Não compre armas ou munições.

Na verdade, você não precisa comprar nada neste jogo. Você encontrará todas as munições, explosivos e softwares de hackers de que possa precisar por aí. Não compre armas e não compre munição.

Compre kits Praxis do vendedor no complexo de apartamentos de Jensen

O cara do apartamento de Jensen em Praga é meio idiota, mas tem dois kits de práxis à venda. Eles são caros, mas também são praticamente a única coisa que vale a pena comprar em uma loja.

Venda as armas e economize seus centavos e, eventualmente, você pode ter dois kits de práxis que não teria antes.

O rifle de assalto pode funcionar como um rifle de atirador com silenciador.

O rifle de assalto pode ser equipado com um silenciador, um escopo 4x e pode disparar no modo semi-automático, o que o transforma em um pequeno rifle de precisão silenciado, caso você queira.

Tanto o rifle de precisão quanto o novo rifle de atirador não podem ser equipados com silenciador, o que significa que, se você for usá-los, terá que fazer barulho. Eles também ocupam muito espaço no inventário. Fique com um AR (desde que esteja jogando pelo menos um pouco letal) e você terá tudo que precisa.

Concentre-se primeiro nas missões secundárias

Isso provavelmente nem é preciso dizer, mas concentre-se em completar missões secundárias antes de fazer as missões principais que movem a história adiante. O jogo será muito claro sobre dizer quando você está prestes a sair e perder qualquer sidequests incompletos, mas mesmo assim, é melhor apenas se concentrar neles primeiro.

Procure todos os pontos de interesse

Do lado de fora do apartamento de Jensen, há um cara que vai te mostrar alguns pontos interessantes em troca de Neuropozyne. Quando você conseguir algum, troque-o com ele. (Lembre-se de que Jensen não precisa da droga, embora todos os outros augs precisem.) Você sempre pode encontrar tudo sozinho, mas é útil ter as dicas dele para orientá-lo.

Lembre-se de alguns atalhos de controle úteis

Se você visitar o campo de tiro na sede do TF29, aprenderá alguns atalhos de controle sobre os quais o jogo realmente não fala. Mantendo primeiro pressionado (ou em alguns casos apenas pressionando) o botão X, você pode alternar algumas coisas relacionadas às suas armas sem entrar em nenhum menu adicional. Aqui estão eles:

Segure X + RB = Alterar o tipo de granada.
Segure X + LB = Alterar o tipo de munição.
Pressione X + LT = arma de coldre. (Y funciona bem para isso também.)
Pressione X + RT = Alternar entre as duas armas usadas mais recentemente.

Depois de desbloquear o Icarus Landing, faça-o tão frequentemente quanto possível.

Abrande e leia os e-mails

Em suas explorações, você encontrará inúmeras caixas de entrada de computador e lerá inúmeros e-mails. É fácil dar uma olhada neles, mas algumas das histórias mais legais do jogo estão contidas em e-mails. Reserve um tempo para realmente lê-los e internalizar quem está escrevendo para quem; fará com que essas pequenas histórias tenham muito mais sentido, o que torna o mundo muito mais rico.

Tome seu tempo e explore

Esta pode ser a dica mais importante: Mankind Divided não é realmente um jogo tão longo, mas você pode aproveitar muito se apenas desacelerar e levar o seu tempo. Desde a primeira vez que você chega a Praga, aprecie as atrações e explore. Fale com os civis. Ouça as pessoas conversando na rua. Há muita coisa que você pode experimentar apenas no distrito de abertura da cidade. Na verdade, mantenha essa mentalidade mesmo durante as missões da história. Você pode estar em território hostil, mas ainda há muitas coisas interessantes para o jogador curioso encontrar.

Navegue usando o mapa

Infelizmente, é fácil se perder em Deus Ex: Mankind Divided. Você pode minimizar isso usando o minimapa em sua janela para ver o que está próximo, e você pode usar o mapa maior para ter uma ideia de onde você precisa ir. Seu marcador de objetivo (amarelo para a missão atual) é exibido no HUD (tela de alerta) e no mapa. Isso indica onde você precisa ir para sua missão ativa. Você pode alterar os objetivos na janela de objetivos se quiser fazer uma missão paralela primeiro.

Fique longe da visão das câmeras

As câmeras iluminam uma determinada área e giram. Se você for avistado por um deles, eles derrubarão uma tempestade de inimigos sobre você. Normalmente, as câmeras têm pontos cegos próximos às paredes. Você pode filmar com câmeras, mas uma vez, descobri que na verdade precisava de uma câmera que eu tinha filmado, então tive que voltar e reiniciar a seção.

Encontre ou crie biocélulas para obter energia para seus aumentos

Nunca perca a chance de obter uma ferramenta múltipla, que tem um uso único e permite que você entre em portas de segurança trancadas. Sempre armazene injetores HypoStim para restaurar sua saúde e não use esses consumíveis levianamente. Você precisará deles mais tarde no jogo. A munição está sempre em falta, e você gostaria de pegá-la quando podia dos guardas mortos. Certifique-se de encontrar peças de artesanato, tanto quanto possível.

Encontre códigos secretos

Você deve sempre tentar invadir um computador ou pegar uma secretária eletrônica e ler os e-mails. Frequentemente, você encontrará códigos para portas ou armários de segurança. E então investigue todas as portas de segurança que puder. Apenas tente não falhar e acionar um alarme em toda a área.

Aprenda o mini-jogo de hacking

Para hackear uma porta, você deve participar de um minijogo. Nele, você deve desbloquear vários pontos e, eventualmente, conectar-se ao objetivo final, antes de ser interceptado por traços vermelhos que representam medidas de segurança para o bloqueio de hackers. Se você não conseguir hackear uma porta, provavelmente irá disparar um alarme que trará inimigos contra você. Portanto, não tente atacar uma porta que está muito bem protegida.

Obtenha augs básicos primeiro

Você precisará de mais bateria para seus augs. Você precisará de um estoque maior. Você precisa atualizar sua habilidade de hacking. E eventualmente você precisará de mais saúde para sobreviver melhor aos ferimentos. As coisas chiques podem vir depois. Certifique-se de visitar os comerciantes para vender seu estoque excedente e reservar o máximo de espaço possível para as necessidades.

Atualize energia e saúde conforme você precisa

O Sentinel Rx Health System e o Sarif Series 8 Energy Converter têm, cada um, nove sub-atualizações disponíveis que melhoram a saúde e a energia de Jensen, respectivamente. Eles consistem em três níveis que aumentam o máximo, três que melhoram a taxa de recarga e três que diminuem o atraso antes do início da recarga. Como essas funções simplesmente melhoram as funções que Jensen já possui, você pode adicionar mais responsividade às fraquezas percebidas enquanto joga. Se você estiver se tornando furtivo, por exemplo, você deve pular completamente as atualizações de saúde, uma vez que você não deve sofrer nenhum dano; se você está levando um tiro, então as coisas geralmente já deram errado. Os upgrades de energia são mais amplamente úteis, especialmente se você estiver contando com habilidades que drenam muito, como camuflagem e o escudo de Titã.

Não venda sua neuropozyne

Parte do que torna Jensen o ciborgue mais durão é que seu corpo aparentemente não rejeita os acréscimos como a maioria das pessoas, o que significa que ele não tem necessidade pessoal da onipresente droga neuropozina. Isso não significa que outras pessoas não precisam dele, portanto, geralmente é melhor mantê-lo para troca em vez de vendê-lo, como o jogo aconselha. Vários personagens ao longo do jogo trocarão itens ou informações apenas por uma dose de neuropozina, que geralmente valem mais do que o valor em dinheiro de simplesmente vendê-los. Conforme o jogo avança, você começará a encontrar mais e mais disso, então não seja avarento quando seu estoque estiver alto, especialmente no início.

Vencendo o chefe

Um dos inimigos que você encontra é como um tanque humano. Não vamos contar quem é, pois revela uma boa parte da história. Mas você reconhecerá o chefe quando o vir. Ele é auxiliado por mechs ambulantes e drones voadores. Sua principal esperança é tentar atirar nele por trás e depois correr para um esconderijo.

Se você não fizer isso, o chefe irá derrubá-lo, às vezes até quando você estiver se escondendo atrás de uma cobertura fraca. Mas é bom lembrar que os chefes são lentos. Se você conseguir eliminar seus ajudantes rápidos, os drones, ele será lento. Mas tome cuidado com suas próprias habilidades de agosto, pois ele pode pular rapidamente para onde você está.

Se você usar sua invisibilidade, pode fugir para se esconder. Mas isso consome energia. Portanto, você também precisa se esconder em quartos com cobertura. E você tem que encontrar os esconderijos secretos no ambiente, como respiradouros. Na verdade, se você ficar nas aberturas, você pode escapar e tirar os drones e os mechs antes de ter que lidar com o chefe. E para o golpe final com o chefe, certifique-se de usar um Typhoon aug. Isso significa que você tem que salvar sua munição do Typhoon.

Você pode esperar totalmente usar cada peça de munição que você tem na luta contra o chefe. Portanto, escolha seus alvos e tipos de munição com sabedoria para dano máximo. Não use uma pistola contra um grande mech. Use munição perfurante de seu rifle de combate. E acerte seus alvos. Não borrife e ore. É uma boa ideia salvar o jogo antes de entrar na luta contra o chefe, para que você possa voltar e tentar novamente.

Referências:

Venture Beat, Kotaku, Digital Trends, wikipedia.

Deixe seu comentário: