1HitGames

Void Bastards

Void Bastards é um jogo de tiro em primeira pessoa de ficção científica e videogame roguelike desenvolvido pelo estúdio australiano Blue Manchu e publicado pela Humble Bundle. Foi lançado em 28 de maio de 2019, para Microsoft Windows e Xbox One. Portas do jogo para Nintendo Switch e PlayStation 4 foram lançadas em 7 de maio de 2020. O jogo gira em torno da sobrevivência na perigosa Nebulosa Sargasso embarcando e salvando materiais de naves espaciais. Recebeu principalmente críticas positivas dos críticos, que elogiaram seu estilo de arte em quadrinhos, humor negro e jogabilidade, mas criticou sua história sem brilho e valor de repetição.

Gameplay 

O jogo gira em torno de uma estrutura gerada procedimentalmente, na qual o jogador entra em outras naves, luta contra inimigos e salva materiais para consertar sua própria nave. Se o jogador morrer, eles são substituídos por outro prisioneiro “reidratado”. Quando um prisioneiro morre, o jogador perde toda a munição, combustível e comida, mas mantém as atualizações de armas e dispositivos, bem como o progresso objetivo. 

A morte não é uma perda completa

Morrer não redefine completamente seu progresso. As ferramentas que você construiu e a maioria dos itens que você coletou serão transportados para o próximo prisioneiro que for reidratado. É um processo iterativo. Você pode morrer nesta jornada para a nebulosa, mas também pode acabar com uma nova arma inestimável que sua próxima encarnação pode usar.

Não planeje morrer, mas também não planeje sobreviver

O progresso em Void Bastards, embora pequeno e incremental, ainda é um progresso. Use cada prisioneiro que conseguir pelo maior tempo possível, reúna tudo o que não está pregado, construa coisas novas e deixe o prisioneiro a seguir em uma situação muito melhor.

A outra maneira de dizer isso é: espere que tudo dê errado. Seu prisioneiro favorito com olhos de águia e baixa estatura vai ser surpreendido por um Parafuso e morrer. Sua rota cuidadosamente mapeada através da nebulosa entrará em curto-circuito quando você ficar sem combustível. Assim como seus prisioneiros, não se preocupe com seus planos cuidadosamente traçados. Você pode simplesmente começar de novo, um pouco melhor do que da última vez.

Cada prisioneiro é diferente

Parte do conceito roguelike dos Void Bastards é que você nunca sabe o que vai encontrar a seguir. Isso se aplica principalmente a layouts de navios, mas também aparece de forma muito mais sutil.

Cada prisioneiro que você controla tem uma chance de ter um benefício ou prejuízo inerente. Eles estão listados no lado esquerdo do seu menu, na guia Bio. Alguns deles são de estatura baixa e mais difíceis de acertar. Alguns deles são fumantes que tossem e alertam os inimigos. Esses atributos não precisam mudar a forma como você joga, mas jogar com eles (ou pelo menos estar ciente deles) tornará o jogo mais gerenciável.

Seu fumante, por exemplo, não será capaz de contornar os inimigos, então você saberá se preparar para uma luta. Ou, se o seu prisioneiro tiver olhos de águia, itens soltos aparecerão em seu mapa, então você saberá que não precisa perder tempo e oxigênio procurando em cada esquina por coisas para saquear.

Cada nave é diferente

Da mesma forma, cada nave tem uma variedade. Você os verá listados no lado direito da tela do Mapa Estelar. No topo, você verá o tipo de nave e suas características – recursos que você pode coletar lá ou locais especiais no navio, como uma estação de cura. Abaixo estão os itens úteis que você pode encontrar lá. A seguir, você verá os tipos de inimigos que encontrará. Essas três coisas geralmente são suficientes para determinar se você deve visitar: você saberá se ela terá o que você está procurando no momento e se provavelmente sobreviverá aos bandidos que encontrar.

Abaixo dos inimigos, você verá os atributos (aleatórios) do nave. Eles funcionam como os atributos de seus prisioneiros – alguns são benéficos e outros prejudiciais. Na imagem acima, você pode ver que há uma Warp Key (um item útil que permite que você pule naves em seu mapa estelar) escondida em algum lugar da nave, e esse tipo de inimigo é na verdade um aliado. Outras naves terão oxigênio mínimo, o que significa que você terá menos tempo para explorar lá, ou geradores com defeito e, portanto, cortes de energia.

Preste atenção a todas as informações que o jogo fornece para saber no que está se metendo. Mesmo que seja gerado principalmente de forma aleatória.

Ouça o que o jogo lhe diz

Além das informações que você pode obter antes mesmo de embarcar em uma nave, Void Bastards contará muito sobre o que está acontecendo ao seu redor com pistas visuais.

Armários, gavetas, drones e qualquer outra coisa que você possa saquear serão destacados em verde. Itens soltos terão uma nuvem de faíscas saindo deles. Os inimigos que estão apenas fora da vista irão gerar texto flutuante com efeito sonoro onomatopoético – um TAP TAP TAP flutuante sobre uma porta fechada, por exemplo – para avisá-lo.

A Nebulosa do Sargaço é sempre mortal, mas há muitas pistas para torná-la (ligeiramente) mais fácil de sobreviver.

Planeje suas rotas

Tanto na nebulosa quanto em um nave, use seu mapa para planejar mais à frente do que sua próxima parada.

No Mapa Estelar, observe os nós que se abrem depois que você atinge sua próxima parada. Você pode pegar a munição necessária agora, mas os próximos três naves em que você terá que parar estão cheios de inimigos e você gastará tudo apenas tentando sobreviver. Sempre olhe (pelo menos) uma parada além de onde você está indo agora.

O mesmo se aplica à sua rota em uma nave. A bordo, você está equilibrando sua saúde (especificamente, quanto dano você pode receber dos inimigos), sua munição (quantos inimigos você pode controlar) e seu oxigênio (por quanto tempo você pode explorar).

A maioria dos navios terá uma sala Atmo onde você pode reabastecer seus tanques, então planeje com antecedência. Não é a primeira sala que você deve visitar (você não vai precisar dela ainda), então trace uma rota aproximada que o levará para a sala Atmo no final (ou no meio).

Você não tem que explorar totalmente cada nave

Especialmente no início, é tentador explorar cada canto de cada nave que você visita. E não há nada de errado nisso. Mas à medida que seus recursos ficam mais raros e os inimigos mais difíceis, isso se torna uma proposta perigosa.

Em vez disso, como nosso conselho acima sobre como navegar na nebulosa, tenha um plano ao embarcar em um navio. Se a única coisa que você precisa é de combustível, vá para a sala do FTL, pegue o combustível e vá embora – não vá até o leme para mapear o nave inteiro e não se desvie do curso. Não há nada de errado em apenas conseguir o que você precisa e seguir em frente.

Saiba quando parar e quando pular

Também não há nada de errado em pular um nave – desde que você tenha o combustível e a comida para sobreviver ao próximo salto. Algumas naves simplesmente não terão o que você precisa. Outros estarão cheios de inimigos difíceis. Lembre-se de que sempre há outro navio ou, se o pior acontecer, outro prisioneiro.

Economize munição e mate criativamente

A munição não é exatamente escassa, mas também não é abundante, então é sempre melhor errar e ser cauteloso ao lidar com inimigos. Felizmente, existe opções.

Os turistas são um inimigo muito comum e de baixo nível. Eles não são excessivamente agressivos ou rápidos, então eles são praticamente inofensivos por conta própria. No entanto, os turistas explodem quando você chega muito perto. Isso os torna perigosos quando o surpreendem, mas também significa que você pode eliminá-los sem disparar um tiro. Da mesma forma, eles explodem quando você atira neles – e danificam qualquer coisa nas proximidades. Você pode usar Turistas para tirar (ou pelo menos causar dano) outros inimigos e economizar munição como fizemos no vídeo acima.

Bushwackers são minas próximas que danificam uma área ao seu redor. Isso os torna bons para patrulhar inimigos em grupos. Mais importante, porém, você pode colocá-los e, em seguida, atirar para fazê-los explodir sob comando. Nosso uso favorito disso é se esconder em uma esquina de uma arma apontada, atirar um Bushwacker nas proximidades e atirar nele. Isso elimina a Gunpoint ao custo de uma mina e uma bala, em vez de várias balas e muita saúde.

Você também pode trancar portas, e os cidadãos não podem abrir portas trancadas. Isso significa que você pode capturar e neutralizar efetivamente inimigos difíceis sem realmente enfrentá-los.

Seu zapper é inestimável

Uma arma relativamente antiga que você construirá é o Zapper. Esta arma dispara uma explosão de eletricidade de curto alcance. Em um cidadão normal, eles ficarão atordoados e congelados por alguns segundos. Em um inimigo robótico como uma Gunpoint, ela ficará desligada por um bom tempo, dando a você bastante tempo para evitá-la ou destruí-la.

Não é sua arma principal, então é fácil esquecer que você a tem. Use-o. E use-o em conjunto com suas outras armas para tornar mais fácil derrubar cidadãos difíceis.

Escolha um nível de dificuldade normal para aprender o jogo

Esta é a melhor configuração, em nossa opinião, para conhecer a mecânica do jogo. Depois de conhecê-lo melhor e terminá-lo, você pode escolher um dos níveis de dificuldade mais altos. Além disso, você pode escolher o modificador Ironman, que termina o jogo após a primeira morte.

Fuja da nave quando você tiver pouca saúde

Se você não tiver o modo Ironman ligado, a morte do personagem não significa o fim do jogo. Apesar disso, sempre vale a pena se esforçar para manter seu herói vivo. Aconselhamos sair da câmara de descompressão somente depois de ter cerca de 100 pontos de saúde. Isso, ao contrário da crença popular, é uma pequena quantidade de pontos de saúde que você pode perder rapidamente. Especialmente se você encontrar um oponente ou torre mais forte.

Monitore seu suprimento de oxigênio

O contador do suprimento de oxigênio é exibido na parte superior da tela. Aconselhamo-lo a assisti-lo especialmente nas fases iniciais do jogo, porque por defeito dura apenas pouco mais de 7 minutos. Vá para salas com tanques de oxigênio (ATMO) para reabastecer as reservas de oxigênio (exemplo de estação mostrada na imagem). No futuro, o problema do suprimento de oxigênio não é tão importante devido a melhorias e genes, o que permite aumentar o suprimento máximo de oxigênio nos tanques.

Você não tem que lutar contra todos os oponentes

Void Bastards não é um jogo em que matar oponentes é obrigatório. Além disso, livrar-se deles não é particularmente recompensador (eles podem deixar um pequeno saque). Além disso, eles podem reaparecer. É melhor se concentrar na exploração e na busca rápida por tesouros. Lute apenas com aqueles inimigos que obviamente interferem neste processo.

Chegue rapidamente à ponte para encontrar um mapa dos contêineres de saque

Tente localizar a ponte (CAPACETE) antes de entrar no navio inimigo. Há um computador lá, e uma vez que você interage com ele, você pode detectar um saque em toda a nave (um exemplo desse computador é mostrado na imagem em anexo). Preste atenção às grandes estrelas que indicam um saque exclusivo (por exemplo, peças sobressalentes para a criação de novos gadgets). Além disso, por uma taxa adicional, você pode verificar a posição dos inimigos, mas não gaste créditos nesse serviço se tiver uma quantidade menor de fundos em estoque.

Na sala de segurança pode sabotar as torres e bots

Você deve sempre procurar por salas de segurança (SEC). Você pode desativar temporariamente os sistemas de segurança locais (posição de segurança mostrada na imagem) ou pagar com créditos por uma sabotagem permanente. Esta segunda opção é uma boa idéia se você tiver que explorar um grande navio com várias salas nas quais pode haver torres e outros sistemas de proteção.

O jogo só pode ser salvo entre as missões

Depois disso, você pode desligar o jogo com segurança. Ao reiniciá-lo, você retoma automaticamente o jogo do mesmo lugar. Se você sair do jogo ao completar uma missão (antes de retornar à câmara de descompressão), isso será considerado como a morte instantânea do personagem atual. Depois de reiniciar o jogo, você assumirá o controle de um novo prisioneiro e terá que romper a nebulosa ao lado da Arca.

Cure o personagem antes de chegar a um novo lugar

A comida é necessária para restaurar os pontos de saúde perdidos – ela pode ser encontrada no processo de exploração do seu navio ou você pode comprá-la nas lojas. Tente restaurar o máximo de HP possível antes de começar a explorar outro local inimigo. Não se esqueça, entretanto, de guardar um pouco de comida em seu inventário para a viagem. O esgotamento das reservas de comida fará com que o personagem morra de fome e perca pontos de saúde.

Não pegue armas com pouca munição nas missões

Conforme você avança no jogo, você cria e desbloqueia gradualmente novas armas e dispositivos. Tente escolher aquelas armas para as quais você tem um grande suprimento de munição, reduzindo assim o risco de usar toda a munição. No caso dos gadgets, você pode adaptá-los às especificidades da missão, por exemplo, vale a pena levar o Zapper nessas missões, em que você luta com oponentes mecânicos.

Tente ter pelo menos 25 créditos restantes em estoque

Esta é a quantidade de créditos necessária para abrir alguns gabinetes fechados nos locais iniciais (o hacking torna-se progressivamente mais caro à medida que o jogo avança). Eles sempre contêm alguns itens valiosos (por exemplo, peças necessárias para fabricar uma arma) e, sem créditos suficientes, você perderá a chance de obter algumas coisas legais.

Desbloqueie o blueprint do localizador de peças o mais rápido possível e use-o com frequência

Ao desbloquear este blueprint, você obtém acesso ao Modo de localização. Abra-o para marcar projetos que você ainda não comprou. Depois disso, as partes necessárias para a elaboração desses projetos serão marcadas no mapa da nebulosa. Graças a isso, você terá mais facilidade em localizar navios com saques importantes e desbloquear a arma mais importante ou projetos de bônus de estatísticas.

Os contêineres marcados não são o único lugar onde você pode encontrar itens

Alcançar a ponte do capitão revelará todos os recipientes para você. No entanto, algum loot pode ser encontrado à vista de todos – este loot nem sempre está marcado. Você também deve verificar os restos mortais dos inimigos derrotados. Seus cadáveres podem conter itens úteis.

Cuidado com o fogo e a radiação

Essas duas ameaças ambientais podem causar danos graves ao seu personagem. A radiação se acumula e o fogo começará a tirar seus pontos de saúde imediatamente após o contato. Se você tiver um túnel em chamas ou uma grande poça radioativa (você pode pular por cima de pequenas) à sua frente, encontre outro caminho. Você pode se livrar da radiação (e outros status negativos) em Med Booths localizados nas salas do HAB.

Destrua as câmeras Peeper o mais rápido possível

Eles podem ser encontrados em alguns navios nas últimas seções da campanha. Eles estão sempre presos ao teto e fazem barulho. Se você não os destruir rápido o suficiente, eles dispararão o alarme. Depois disso, um poderoso Secobt começará a “caçar” você. Esse inimigo pode ser desafiador e lutar com ele pode custar muitos suprimentos.

Evite piratas e baleias

Eles ficam visíveis no mapa para que você possa rastrear seus movimentos e planejar os seus com antecedência. Tente visitar lugares bem distantes deles. Se você entrar em contato com piratas, uma das opções possíveis é enfrentá-los em um navio. Quanto às baleias, elas podem comer seu navio STEV, matando seu prisioneiro atualmente controlado. Você pode se defender encontrando torpedos. Você pode usá-los (automaticamente) para derrotar piratas e baleias.

A corrida pode alarmar os inimigos

Os inimigos não sabem sua localização exata – eles estão caçando você desde o início de uma missão. Eles podem atacá-lo se virem OU ouvirem seu personagem. Correr faz mais barulho – se você o usar, prepare-se para ficar indefeso contra ataques surpresa. Se os inimigos ouvirem você, seu personagem não será capaz de passar por eles. No entanto, tapetes e outras superfícies semelhantes reduzem o ruído que você está fazendo enquanto corre.

Pegue a jaqueta acolchoada e desbloqueie depois dela

Este é um dos projetos mais úteis nas fases iniciais do jogo. Depois de obtê-lo (criando ou encontrando um item de almofada de restrição), você aumentará sua saúde permanentemente em 200 pontos de saúde. Além disso, quando você morrer, seu próximo personagem manterá este bônus.

Mantenha o controle de seus Suprimentos

Em primeiro lugar, a dica mais simples é garantir que você esteja sempre abastecido com suprimentos. Comida pode curar você nas viagens entre os navios, mas não ter nenhum fará com que seu personagem morra de fome e receba danos. Combustível é como seu navio viaja, portanto, obviamente, nenhum combustível significa nenhuma viagem.

Existem também vários materiais que você pode recuperar e eles permitem que você crie peças usadas para confecção. Portanto, se você está tendo dificuldade em encontrar uma peça, talvez consiga construí-la sozinho.

A munição é extremamente importante. Se você gastar toda a sua munição rapidamente, terá muitas poucas opções quando se trata de sobreviver. Existem alguns inimigos, como Parafusos, que podem absorver uma grande quantidade de dano, o que significa que você usará muita munição. Nesses casos, pode ser prudente evitar o combate com certos inimigos, porque mesmo se você tiver um excedente de balas, tudo o que vai precisar é uma dura batalha para deixá-lo sem arma e indefeso. Tente usar furtividade sempre que puder e, se tudo mais falhar, corra como o inferno.

Finalmente, há méritos, que é a moeda. Eles podem ser usados ​​para comprar itens em navios Krell-Mart, desbloquear contêineres trancados que normalmente terão uma parte extra de fabricação dentro ou para hackear robôs de segurança para ficar do seu lado. É compreensível que você queira acumular seus méritos, mas considerando que você os perde com a morte e geralmente pode pegá-los na maioria dos navios, não é a pior ideia usá-los sempre que tiver a chance.

Crafting é a chave para a vitória

Criar itens é a parte mais importante do jogo. Na maioria dos navios para os quais você viaja, você pode encontrar uma peça que pode ser usada para fabricar algo. Depois de fabricar um item, ele pode ajudá-lo passivamente ou pode ser adicionado ao seu carregamento sempre que você embarcar em um novo navio.

É bom ver com o que você está tendo mais problemas e ver se há uma solução fabricável que possa ajudá-lo. Recebendo muitos danos da radiação? Crie o Creme Rad para reduzir o envenenamento por radiação. Quer eliminar seus inimigos de forma mais furtiva? Crie o Spiker para causar danos sem alertar ninguém. Se você tiver problemas para encontrar as peças de que precisa para criar esses itens, use o Localizador de peças, que indicará no mapa onde as peças estão.

Experimente vários itens e veja qual deles se encaixa melhor no seu estilo de jogo.

Layouts da nave

Ao entrar em um navio, você também receberá um pequeno mapa que mostra o layout do navio. Não ignore este mapa, pois será fundamental para navegar ao redor da embarcação. Cada sala tem uma determinada função que pode ajudá-lo a entrar e sair inteiros.

Por exemplo, o leme do navio contém informações do mapa, o que permitirá que você identifique exatamente onde a parte principal da fabricação que você está procurando está armazenada, e você pode pagar alguns méritos para mostrar a localização do inimigo. Há também a sala Atmo, onde você pode ir buscar mais oxigênio. Você tem apenas uma quantidade limitada de oxigênio quando embarca em navios, portanto, saber onde fica essa sala pode ser essencial.

Você pode explorar o navio às cegas, se quiser, mas conhecer o layout o ajudará se você precisar fazer uma retirada apressada de volta ao navio.

Referências:

The Gamer, Game Pressure, Polygon, wikipedia.

FPS, Nintendo Switch, PC, Tiro, Xbox One Tags:, , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , ,

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Subir ↑