1HitGames

Pesquise

Quantum Break

Quantum Break é um jogo eletrônico de ação em terceira pessoa produzido pelo estúdio finlandês Remedy Entertainment. Foi lançado pela Microsoft Studios no dia 5 de abril de 2016 para Xbox One. Uma série digital com o mesmo nome também esteve em produção. A história de Quantum Break acontece depois de uma experiência sobre a manipulação do tempo ter corrido mal. O evento não apenas afetou o tempo, mas como também deu aos dois protagonistas, Jack Joyce e Paul Serene, a habilidade de o manipular de várias maneiras.

Quantum Break é essencialmente um jogo de tiro em terceira pessoa, mas com alguns elementos de plataformas em secções menos orientadas para a acção. O jogo tem os chamados “pontos de junção” que permitem “escolher a tua aventura”, com episódios integrados de uma série de televisão, em que participam os actores reais dos personagens, interagindo e revelando as consequências das escolhas do jogador.

Quantum Break recebeu essencialmente análises positivas. O site de pontuações agregadas Metacritic deu à versão Xbox One 77/100, indicando “análises geralmente favoráveis”. Os críticos elogiaram a história e a campanha, as sequências de acção, a caracterização, e as manipulações do tempo, no entanto foram mais críticos em relação à funcionalidades dos poderes do tempo. Quantum Break foi o primeiro jogo da Microsoft em 2016 a conseguir alcançar o primeiro lugar na tabela de vendas do Reino Unido e o jogo mais vendida para uma nova propriedade intelectual dos Xbox Game Studios nesta geração.

Jogabilidade

Quantum Break é jogado numa perspectiva em terceira pessoa com um sistema de cobertura. O jogador controla Jack Joyce, uma pessoa que consegue manipular e “congelar” o tempo. Juntamente com esses poderes, os jogadores usam uma grande variedade de armas de fogo para derrotar os inimigos. Joyce pode parar o tempo temporariamente, dando-lhe a possibilidade de fugir dos ataques inimigos, provocar um “Time Blast” (um projétil ofensivo), e reverter a direção das balas. Joyce pode interagir com o ambiente, criando efeitos que causam dano aos inimigos. A habilidade “Time Rush” pode também ser usada como tele-transporte, permitindo a Joyce colocar-se junto a um inimigo e neutralizá-lo com um golpe rápido. Em adição, os jogadores podem acelerar o tempo e trocar posições para diversificar os inimigos distraídos. Para se defender Joyce pode criar um escudo, o “Time Shield”, que reflecte balas, fazer “Time Dodge”, que dá para fazer movimentos rápidos ou simplesmente esconder-se atrás de objetos.

Os jogadores também vão encontrar puzzles, para além de progredirem como um jogo de plataformas 3D. Com o tempo em colapso, os objetos podem ficar presos num loop temporal, fazendo com que se tornem riscos ambientais num estado instável e em constante mudança, criando situações perigosas, como estando sempre a colidir com uma plataforma. Estes objetos tornam-se obstáculos para o jogador, e para passa-los este tem de parar ou desacelerar o tempo, para Joyce progredir sem receber ferimentos. Se Joyce os reanimar, pode receber ajuda de NPC’s congelados no tempo.

O jogabilidade está dividida em segmentos. Depois de jogar um segmento do jogo, aparece um episódio da série digital. O jogo vai contar a história dos protagonistas enquanto a série vai contar a história dos antagonistas. Os jogadores podem fazer escolhas como antagonistas no início de cada episódio, também conhecidos como os “pontos de junção”. Estas decisões poderão influenciar o estado do jogo.

Use o Time Vision regularmente

O Time Vision pode ser acionado pressionando o botão Y a qualquer momento. É provavelmente a habilidade mais útil que você possui por dois motivos. Em primeiro lugar, quando você está em combate, você pode usá-lo para destacar os inimigos que você não pode ver (como aqueles que se escondem atrás de paredes). Enquanto isso, quando você não estiver em combate, você pode usá-lo para encontrar itens colecionáveis ​​e apontar partes do cenário que você pode atirar ou usar seus poderes temporais. Adquira o hábito de usar sua Visão do Tempo regularmente e a vida será muito mais fácil para você.

Concentre-se em obter Chronon Sources 

Há um monte de diferentes itens colecionáveis ​​espalhados por Quantum Break, e você tecnicamente não pode completar o jogo 100% sem pegar todos eles. Isso não significa que você tenha que passar o jogo inteiro caçando por eles, porque a maioria deles é apenas um conteúdo baseado em história e pode ser encontrado mais tarde nos níveis de repetição. Há apenas um tipo de colecionador que você deve se concentrar em encontrar durante sua primeira jogada: as Chronon Sources, as luzes brilhantes que podem ser encontradas com seu rastreador Time Vision. Enquanto outros itens colecionáveis ​​apenas adicionam informações da história, eles podem ser usados ​​para aprimorar suas habilidades.

Escudos de tempo são o último recurso Sua habilidade de criar um Escudo de tempo é extremamente útil durante o combate, porque lhe dá imunidade temporária contra ataques inimigos e permite que você recupere o dano enquanto estiver dentro dele. No entanto, é uma habilidade estritamente limitada e leva muito tempo para recarregar, então nunca use-a até que seja realmente necessário. Retire o escudo quando sua tela começar a ficar vermelha, você está sob fogo e está exposto. Caso contrário, você se verá usando-o quando se proteger teria sido uma opção melhor e, potencialmente, deixando-o sem ele quando realmente precisar dele.

Conheça seus inimigos 

Existem vários tipos diferentes de inimigos em Quantum Break, e cada um deles tem seus próprios pontos fortes e fracos. Usar a mesma tática para enfrentá-los resultará em você redecorar as paredes com as partes do corpo. Aprenda quais armas são as melhores para cada inimigo e como abordá-las – as pistolas são inúteis contra os caras com armaduras pesadas que aparecem do Ato 2 em diante, mas as espingardas podem matá-los sem muitos problemas. Enquanto isso, as pistolas são uma aposta melhor para os inimigos que podem usar o poder do tempo para se teletransportar, pois você ainda pode pegá-los se eles se afastarem.

Continue se movendo após o Time Stop Se você usar o Time Stop em um inimigo, você congelará o tempo ao redor dele. Isso os impede de se mover e permite que você dispare um monte de balas no vazio de tempo que os rodeia, ‘empilhando-os’ para que todos ataquem o inimigo ao mesmo tempo quando o tempo de parada passar. É um efeito legal, mas não se esqueça de que afeta apenas a pessoa para a qual você o aponta. Depois de disparar balas suficientes no vazio para matar seu oponente, siga em frente – não se preocupe em ficar lá para assistir o impacto, porque você ficará totalmente aberto a outros inimigos.

Troque de armas em vez de recarregar 

Quando as coisas estão indo relativamente bem, você deve sempre usar o truque típico de um jogo de ação de recarregar sua arma sempre que estiver tranquilo, para que você não fique sem balas quando precisar. Se você for pego em um tiroteio massivo, no entanto, e aqueles segundos preciosos gastos recarregando sua arma podem fazer com que você seja morto, troque de arma. É muito mais rápido do que recarregar e deixa você menos exposto. Se você tem sua cota total de três armas, você pode até fazer uma segunda vez, tudo sem recarregar.

Escolha seus upgrades com sabedoria 

Como já mencionamos, coletar Chronon Sources dá a você pontos de experiência que você pode gastar em upgrades. No entanto, nem todas as atualizações são tão úteis quanto as outras, então certifique-se de gastá-las com sabedoria para obter as atualizações mais importantes no início do jogo. As mais importantes para você geralmente dependem das estratégias que você usa durante o combate, mas recomendamos que você comece obtendo a recuperação do Time Shield (para que possa curar mais rápido) e todas as atualizações de Time Vision (para que possa ver os inimigos mais facilmente e de uma gama maior).

Verifique a linha do tempo ao caçar colecionáveis 

Se você terminou o jogo, mas ainda não o venceu 100%, é hora de ir caçar colecionáveis. Como a maioria dos jogos, Quantum Break tem alguns de seus itens colecionáveis ​​baseados em histórias escondidos em cantos obscuros, mas encontrá-los é um pouco mais fácil com a linha do tempo. Pause o jogo a qualquer momento durante um nível e vá para a linha do tempo – os pontos nela representam cada colecionador e a ordem que você deve esperar para encontrá-los. Se você já tem algum, isso deve pelo menos diminuir o tamanho da área que você precisa pesquisar, porque você saberá se há uma lacuna entre dois dos pontos, então há um colecionável em algum lugar entre eles.

Não tenha pressa

Quantum Break tem tudo a ver com o tempo. Controlando o tempo, economizando tempo, quebrando o tempo, viagem no tempo. Você escolhe e, se envolver tempo, é provável que esteja no jogo. Com isso em mente, saiba que você deve levar o seu tempo enquanto joga. Você nunca é levado de um lugar para outro. Não há nenhuma força invisível empurrando você, nem há um cronômetro durante os níveis.

Existem muitos itens colecionáveis ​​importantes escondidos, que incluem Pontos de atualização, então você vai querer dar uma olhada em vez de apenas correr. Controlar o ritmo também ajudará na batalha, pois você dedica um tempo para descobrir contra quem está lutando e o que pode usar a seu favor.

O tempo pode ser seu inimigo durante o jogo, mas também é seu amigo. 

Visão do Tempo

Time Vision é a primeira habilidade concedida a Jack Joyce durante Quantum Break. É essencialmente a sua capacidade de localizador. Aperte o botão “Y” e certas coisas no mundo brilharão com uma cor específica dependendo do que são.

Vermelho –  inimigos e explosivos.

Azul – sacos de armas e munições.

Amarelo –  itens interativos, como computadores e colecionáveis.

Círculo localizador –  só aparece quando uma fonte de cronon está próxima. Vá na direção do círculo branco menor para encontrá-lo.

Seta amarela – seu objetivo. Você pode puxar este mesmo indicador tocando no d-pad.

Essa habilidade não é cobrada, então use-a tanto quanto necessário. Algumas das áreas mais abertas do Quantum Break podem ser um pouco confusas, então se você estiver se sentindo perdido ou confuso, use a Visão do Tempo. 

Se o seu controlador vibrar aleatoriamente, pesquise nas proximidades

Como todos os jogos modernos, Quantum Break faz uso da função de vibração do seu controlador. Durante o combate, pulando e batendo em obstáculos, você receberá um pequeno solavanco. No entanto, há momentos em que o controlador vibra sem motivo aparente.

Quando isso acontece, significa que há uma das três coisas ao redor. O primeiro é uma memória de tempo. Esses são pequenos trechos que você pode observar se desdobrando, fornecendo mais informações sobre a história ou uma pista informando sobre o que fazer a seguir. Eles vão se desenrolar como conversas rápidas, ou você pode seguir os movimentos de um personagem do passado.

A segunda é uma estrutura rebobinável. Existem quebra-cabeças ambientais espalhados por todo o jogo, todos focados na travessia. Às vezes, existe um caminho, mas está bloqueado por detritos ou algum outro obstáculo. Se você receber uma vibração, inicie sua Visão do Tempo para localizar a área que pode ser rebobinada. Isso abrirá novas opções para você.

A possibilidade final é uma Fonte Chronon. Coletar essas luzes brilhantes concederá a você pontos de atualização que podem ser usados ​​para melhorar as seis habilidades desbloqueadas ao longo do jogo.

Volte e reproduza as junções

Isso não o ajudará no jogo, mas permitirá que você experimente certas coisas de maneira diferente. As cenas nos segmentos de ação ao vivo mudarão. Você enfrentará personagens diferentes durante o jogo, e elementos específicos da história seguirão em uma direção completamente diferente.

Depois de tomar uma decisão, tudo depois é alterado em uma espécie de efeito borboleta. É um toque legal que definitivamente melhora o valor de repetição de Quantum Break. Se você estiver procurando por mais alguma ação depois de completar a história, esta é a melhor maneira de fazer isso. 

A capa é contextual

É fácil esquecer que você pode se proteger no Quantum Break. Com todas as balas zunindo e os poderes do tempo iluminando os níveis, você se sentirá todo poderoso … até o momento em que acertar o peito com uma espingarda.

Haverá momentos em que você precisará se proteger para recuperar o fôlego durante o combate. Em pânico, é fácil esquecer que não há um botão para se esconder atrás de uma pedra e manter a cabeça baixa até que todo o barulho pare. Você simplesmente precisa se mover ao lado da cobertura e permanecer imóvel. Mirar permitirá que você salte e dê tiros, e lançar sua mira o colocará de volta em segurança.

Lembre-se de que alguma cobertura pode ser destruída e a movimentação pode tirar você da segurança. Demora um pouco para se acostumar, especialmente com a natureza flutuante dos controles.

Uma habilidade não carrega enquanto estiver ativa

Existem seis habilidades em Quantum Break, cinco das quais funcionam com carga. Agora não se preocupe, você não precisa coletar nenhum recurso para manter suas habilidades em alta, elas se recarregam com o tempo.

Algumas habilidades, como Time Stop e Time Dodge, podem ser usadas mais de uma vez antes que uma recarga completa seja necessária. Se você não usar a habilidade por alguns segundos, ela começará a recarregar mesmo se você tiver alguns usos restantes. Enquanto uma habilidade está em uso, no entanto, mesmo que seja algo que acabou de ser deixado para trás, como uma bolha de tempo, a habilidade não carregará. Tenha isso em mente quando for spammar suas habilidades.

Se você gerenciar seu tempo de maneira adequada, mantendo um olho em cada medidor (localizado no lado direito da tela), você sempre pode garantir que tem um truque na manga.

Não deixe que o sistema de cobertura pegue você

Ao invés de ter que pressionar um botão para forçar Jack a se proteger,  Quantum Break automaticamente o atira para a proteção atrás de qualquer coisa que ele se aproxime durante o combate. Às vezes é conveniente, mas muitas vezes é uma dor absoluta, deixando você preso atrás de coisas ou com sua traseira exposta ao fogo inimigo. 

É muito melhor evitar principalmente se esconder. Em vez disso, use suas habilidades. Você pode usar o Time Shield para se proteger e repelir as balas inimigas, enquanto o Time Dodge e o Time Rush o manterão à frente de seus inimigos. 

Ajustar os controles

A mecânica de mira e tiro de Quantum Break definitivamente leva algum tempo para se acostumar. Qualquer um que tenha jogado um jogo de tiro nos últimos meses / anos provavelmente precisará de algum tempo para se ajustar – sendo assim, existem alguns ajustes que devem ajudar os novos jogadores a se acostumar com o esquema de controle do Quantum Break .

A sensibilidade da mira e a força de vibração irão variar, com base no seu gosto pessoal, mas uma mudança que você definitivamente vai querer fazer é no Aim Assist. O padrão do jogo é “Heavy”, o que basicamente o transforma em uma versão mais desajeitada de Grand Theft Auto  – em vez disso, tente a próxima configuração. O jogo parece visivelmente melhor e não exigirá tanto ajuste de estilo de jogo.

Encontre o seu ritmo

Parece estranho, mas Quantum Break  definitivamente segue seu próprio ritmo. Os vários atos do jogo seguem o mesmo padrão: você assistirá a uma cena, jogará o nível, assistirá a outra cena, ativará uma das opções de “Junção” e depois assistirá a um episódio do programa de TV.

Descobrir o melhor lugar para fazer uma pausa pode fazer uma grande diferença na forma como você joga. Se você quiser iniciar o jogo e pular direto para a ação, provavelmente é melhor assistir a um episódio do programa de TV antes de encerrá-lo – por outro lado, se você não se importar com um pouco da história antes do o tiro começa, fique à vontade para desligar o console assim que o jogo parar.

Aprecie o rifle carabina

Quantum Break apresenta uma série de armas de alta potência, as quais podem derrubar soldados Monarca com facilidade – mas não há nada tão poderoso quanto o Carbine Rifle.

Você não encontrará a Carabina até a metade do jogo, mas assim que encontrar uma, faça tudo ao seu alcance para mantê-la. O rifle é altamente preciso, extremamente poderoso e destrói absolutamente qualquer coisa em seu caminho – independentemente do nível de dificuldade em que você esteja jogando. Existem armas mais chamativas disponíveis, mas se você estiver lutando com as últimas seções do jogo, a Carabina será sua melhor amiga.

Sempre repita as missões

Depois de vencer o jogo, você pode ficar tentado a voltar e começar tudo de novo – não faça isso!

Se você esperava voltar e coletar todos os diferentes itens ocultos e opções de junção do jogo, basta voltar e repetir as missões individuais. Você ainda terá acesso ao recurso Timeline e seu progresso continuará – mas se você optar por iniciar um novo jogo, pode dizer adeus a tudo isso.

Escolher “Novo Jogo” no menu principal limpará tudo: o progresso da missão, itens colecionáveis ​​e Junções serão todos reiniciados. Se você não se importa em perder seu progresso, sinta-se à vontade para recomeçar – mas a maioria das pessoas provavelmente desejará evitar o botão “Novo jogo”.

Referências:

Digital Spy, Tech Times, Twin Finite, Red Bull, wikipedia.

PC, Tiro, Xbox One Tags:, , , , , , , , , , , , , , , , , , , ,

Deixe seu comentário:

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.