GoldenEye 007

Desenvolvido pela Rare e publicado pela Nintendo, GoldenEye 007 é um jogo de tiro em primeira pessoa. Foi lançado para o Nintendo 64 em 1997. O jogo é baseado no filme clássico de 1995.

O jogo

GoldenEye 007

O título em questão, baseia-se primariamente em uma campanha para um jogador. No jogo, o jogador assume o controle do agente James Bond. Sua missão é evitar que um sindicato criminoso utilize uma arma espacial contra Londres, e assim, causar um colapso financeiro global.

Jogabilidade

GoldenEye 007

GoldenEye 007 é um jogo do gênero FPS. Conta com 02 modos de jogo, single e multiplayer. No modo single player, o jogador assume o controle do agente James Bond, em uma série de fases para exploração em 3D. O jogador precisará cumprir diversos objetivos no jogo, tais como; obter ou destruir itens específicos, resgatar reféns, ou se encontrar com personagens aliados não-jogáveis e por fim, achar a saída da fase.

Armas e colete

GoldenEye 007

A maior parte das armas do jogo, são baseadas em armas da vida real, contudo, seus nomes são alterados. Por outro lado, algumas armas são fictícias e foram retiradas do filme, por exemplo a arma laser e a pistola de ouro. As armas variam em características, tendo taxas de disparo, níveis de penetração, tipo de munição utilizada, bem como níveis de dano diferenciados, dependendo da parte do corpo do inimigo que é atingida. Não existem itens que recuperem a saúde. Contudo, coletes à prova de bala podem ser encontrados para fornecer uma segunda barra de vida.

Furtividade

GoldenEye 007

Furtividade é um fator muito importante no jogo. Ou seja, é comum que disparos possam alertar guardas que estejam longe. Quando alarmes são acionados, os inimigos podem surgir de forma infinita. Desta forma, evitar tiroteios quando há a existência de muitos oponentes, é uma forma vantajosa de eliminar soldados e câmeras de segurança antes que estes vejam ou ouçam o jogador. Algumas destas armas incorporam um silenciador, ou mira telescópica para auxiliar o jogador a eliminar os inimigos de forma discreta.

Níveis

GoldenEye 007

GoldenEye 007 possui quatro espaços para salvar o processo, dessa forma, o jogador continua progredindo nas missões sem perder o que já foi feito. O jogo tem vinte missões, podendo essas serem jogadas nos níveis “Agente”, “Agente Secreto”, ou “Agente-00”. Quanto maior a dificuldade, maiores serão os desafios, com inimigos mais resistentes a tiros, quantidade mais escassa de munição, bem como um número maior de objetivos a serem completados.

Missões

GoldenEye 007

Uma vez que uma missão é concluída, o jogador pode continuar jogando as outras missões, ou jogar as missões que já foram concluídas. É bom completar algumas missões dentro de um prazo determinado de tempo. Isso permite ao jogador desbloquear códigos que fazem várias alterações na jogabilidade. Quando o jogador finaliza todas as missões na dificuldade mais difícil, a dificuldade “007” é desbloqueada. Assim, os jogadores podem fazer ajustes em qualquer uma das missões. Ajustando a saúde dos oponentes, tempo de reação, a precisão da mira, bem como o dano que inimigos causam.

Multiplayer

O modo multi-jogador permite que dois, três, ou quatro jogadores joguem. Sendo um contra o(s) outro(s) em diferentes tipos de mata-mata em uma tela dividida: “Normal”, “You Only Live Twice”, “The Living Daylights (Flag Tag)”, “The Man With the Golden Gun”, e por fim “Licence to Kill”. Os aspectos da jogabilidade podem ser customizados, bem como a escolha da fase, a classe de armas, e as condições de vitória. Enquanto os jogadores avançam na campanha principal, novos mapas e personagens são desbloqueados no modo para mais de um jogador

  • Normal – trata-se de um mata-mata básico. O objetivo principal é eliminar o máximo de oponentes possível. Pode ser jogado em equipe, ou cada um por si.
  • You Only Live Twice – os jogadores possuem apenas duas vidas antes de serem eliminados do jogo.
  • License to Kill – é o modo em que qualquer jogador morre com um único tiro de qualquer arma.
  • The Man With the Golden Gun – uma única Pistola de Ouro é colocada em um lugar fixo no mapa. Assim que alguém pega a Pistola de Ouro (que mata os oponentes com um único tiro), a única forma de outro jogador a pegar, é matando aquele que a possui. O jogador que estiver com a Pistola de Ouro não pode pegar os coletes à prova de bala, enquanto seus oponentes podem.
  • The Living Daylights – uma bandeira é colocada em um lugar fixo na fase. O jogador que conseguir segurar ela por mais tempo, vence. Aquele que estiver com a bandeira, não pode usar armas, mas pode pegar elas, impedindo os opoentes de pegarem munição.

Recepção e legado

GoldenEye 007 é considerado um marco na história de jogos de tiro em primeira pessoa. Por demonstrar a viabilidade de consoles como plataformas para o gênero. Além disso, fez uma transição do padrão de design de Doom, para uma intervenção mais realista. É também o jogo pioneiro em missões em um jogador de grande escala. O elemento furtivo (ou “stealth”, no inglês), e o deathmatch em multiplayer nos consoles. O título é frequentemente citado como um dos melhores jogos de todos os tempos. Seu sucessor espiritual, Perfect Dark, foi lançado em 2000. E uma reimaginação do jogo, também com o nome de GoldenEye 007, foi lançada em 2010.

O que você acha desse clássico do Nintendo 64? Deixe aí nos comentários.

Referência:

Wikipédia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.