Counter-Strike: Global Offensive

Counter-Strike: Global Offensive (CS:GO) é um jogo online (PC) desenvolvido pela Valve Corporation e pela Hidden Path Entertainment, sendo uma sequência de Counter-Strike: Source. É o quarto título principal da franquia.

Inicialmente, Global Offensive seria apenas uma versão de Counter-Strike: Source portada para Xbox 360 pela Hidden Path Entertainment. Durante o desenvolvimento do título, entretanto, a Valve viu a oportunidade de tornar uma simples versão portada em um jogo completo. O desenvolvimento de Global Offensive começou em março de 2010, porém o jogo foi lançado apenas em agosto de 2012.

Como funciona o jogo

O CS funciona, de uma maneira mais simples possível, como um jogo de polícia e ladrão. A ação do jogo se desenvolve em um mapa, ou fase, criada pelo administrador do servidor, em que você escolhe se joga do lado terrorista (TR) ou do lado contra-terrorista (CT).

Existem diversos modos que você pode jogar dentro do CS, por hora nós vamos focar no modo competitivo. São cinco jogadores para cada lado e o objetivo dos terroristas é armar uma bomba, enquanto o objetivo dos contra-terroristas é evitar que isso aconteça.

Pode-se falar que existem dois objetivos principais dentro do jogo. Plantar a bomba e desarmá-la ou eliminar a outra equipe por inteira antes de isso acontecer. Se a equipe terrorista plantar a bomba e eliminar a equipe adversária antes da bomba explodir, você automaticamente ganha o “round”, já se a equipe contra-terrorista eliminar os TR`s antes da bomba for plantada, a rodada acaba ali. São disputados 30 rounds no total e cada equipe joga a primeira metade de um lado e a outra metade do outro. Exemplo: Quando atingir o número 15 de rounds jogados, com um placar de 8×7, se você estava jogando na equipe terrorista, você passa a jogar do lado contra-terrorista, e vice-versa.

Modos de jogo

Modo Clássico Competitivo: Esta é a jogabilidade clássica que tornou o CS:GO famoso. Entra uma partida 5 contra 5 no formato melhor de 30 com as regras padrão competitivas do Counter-Strike num dos mapas clássicos. Podes entrar numa partida sozinho ou formar uma equipa e entrar numa partida juntamente com os teus colegas.

Modo Clássico Casual: Quer jogar Counter-Strike, mas não quer comprometer-se em jogar uma partida completa? Procura uma partida casual e joga ao teu próprio ritmo. No modo Casual, os jogadores recebem armadura e kits de desativação automaticamente e ganham dinheiro adicional por matarem adversários.

Demolição: No modo Demolição, os jogadores jogam várias rondas de ataque e defesa de um único alvo de bomba numa série de mapas concebidos para partidas rápidas. Os jogadores recebem automaticamente uma arma inicial e avançam através de uma sequência de armas sempre que matarem um adversário. Se achar que está à altura do desafio, pode tentar matar um adversário em cada ronda e alcançar o patamar das armas derradeiras, as poderosas espingardas de sniper!

Corrida às Armas: O modo “Corrida às Armas” é um modo de progressão de armas onde reentra em jogo instantaneamente e onde também acaba muitas vezes por enfrentar os teus adversários de perto. Os jogadores são equipados com uma arma nova imediatamente após matarem um adversário. Mata um adversário com a última arma da sequência, uma faca dourada, para ganhar a partida.

Mapas

O jogo conta atualmente com sete mapas competitivos: “Train”, “Dust2”, “Mirage”, “Inferno”, “Overpass”, “Nuke” e “Vertigo”, que subustituiu “Cache” em atualização de março de 2019.

Train: É um dos mapas mais antigos do game da Valve, e devido ao seu conceito aberto e grande número de posições, muitos jogadores principiantes têm dificuldades em decorar todos os nomes dos seus lugares

Dust 2: O mapa é considerado o mais famoso da série Counter-Strike, e já teve ao todo cinco versões, duas delas no CS:GO e uma delas no CS 1.6. A nova Dust2 está no jogo desde outubro de 2017 e voltou ao competitivo no dia 20 de abril de 2018, quando passou a ocupar o lugar da cobblestone.

Mirage: Foi criado exclusivamente para o CS:GO e foi adicionado ao jogo em 2013. O mapa recebeu este ano uma atualização que, embora não seja um rework, modificou diversas texturas, que antes eram aproveitadas do mapa Dust2. A atualização também removeu o skybox do mapa, o que possibilita novas estratégias de granadas.

Inferno: Está presente no Counter-Strike desde as primeiras versões do jogo. Em outubro de 2016, o mapa recebeu uma atualização de melhoria e voltou à campanha ativa em 2017. Desde então, a Inferno tem sido bastante jogada nos competitivos e campeonatos.

Overpass: O mapa não teve versões anteriores no CS 1.6 e CS: Source, ou seja, ele foi criado exclusivamente para o CS:GO. Por isso, pode-se dizer que Overpass é o único mapa completamente novo que a Valve fez para o jogo.

Nuke: Vem desde os primórdios do Counter-Strike, estando presente na versão original do jogo, em Counter-Strike: Source e também em CS:GO. Vale ressaltar, contudo, que o mapa tem recebido mudanças com uma surpreendente constância – ele foi retirado do map pool competitivo em 2015, retornou em dezembro de 2016 após sofrer uma reformulação completa e, em fevereiro deste ano, sofreu novos ajustes, como a remoção da região do Pardal.

Vertigo: Foi criado para Counter-Strike e posteriormente adicionado ao CS:GO em atualização de outubro de 2012. Nos últimos anos, o cenário passou por diversos updates, e chegou a ser removido dos arquivos do game em 2017 por ser o mapa menos utilizado no FPS. Em 2019, Vertigo voltou para o jogo após ser totalmente reformulado. Esta é a primeira vez que mapa entra na Campanha Ativa de CS:GO.

CAMPEONATOS

Torneios longos e curtos fazem parte da rotina dos profissionais do Counter Strike, durante o ano são dezenas de campeonatos com times formados por jogadores do mundo todo. As premiações variam e podem chegar até R$ 1 milhão ou mais.

O Brasil atualmente possui a melhor equipe de CSGO do mundo, são cinco jogadores jogando por uma organização alemã, a SK Gaming. Eles são bi-campeões mundiais e conquistaram recentemente três campeonatos grande seguidos. Atualmente eles vivem nos Estados Unidos, pois infelizmente o Brasil não investe muito na cena competitiva do CS, além de todas as vagas para campeonatos serem disputadas lá fora.

Outra equipe que vem representando muito bem a nação brasileira é a equipe Immortals – uma organização americana – representada por seis brasileiros. Recentemente eles chegaram como surpresa na final do campeonato mundial, mas caíram para a equipe britânica Gambit. Eles também vivem nos EUA, onde praticam contra outras equipes americanas para campeonatos locais.

Assista este e outros vídeos do CS:GO em nosso canal do youtube.
Compre esta caneca personalizada 1hitgames – CS:GO e outras em nossa loja.

Referências:

Weblink, techtudo, wikipedia, blog counter-strike

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.