O Rei Leão

Pc GIF

Desenvolvido pela Westwood Studios e publicado pela SEGA, O Rei Leão é um jogo eletrônico baseado no grande clássico da Walt Disney. Teve seu lançamento em 08 de dezembro de 1994, para Mega Drive, Master System, SNES, NES, Game boy, PC e Game Gear.

O jogo

O Rei Leão possui 10 fases, 6 delas você se diverte com o Simba filhote, e as demais com o Leãozinho na fase adulta. Além das dez fases, há alguns estágios bônus apenas para diversão, onde você controla o Timão e o Pumba.

As fases

As fases seguem a mesma cronologia do filme, bem como, a marcante trilha sonora. O jogo tem como foco, o personagem Simba, então praticamente, apenas as partes que ele aparece no filme (que é a maioria), estão no jogo. Por exemplo, uma das cenas mais tristes do cinema, a morte de seu pai, não é mostrada no jogo, mas também, seria difícil retratar esse acontecimento num jogo de 16 bits nos anos 90.

The Pridelands

A primeira fase é bem fácil. Se passa no reino ainda de Mufasa. O pequeno Simba, precisará apenas passar por algumas plataformas e inimigos de pequeno porte, como porcos-espinhos e lagartos, por fim, derrotar uma hiena.

Can’t Wait to be King

Essa fase possui uma dificuldade inacreditavelmente maior que a primeira, logo na segunda fase, já tinha gente chorando por não conseguir passar. Apesar disso, o nível representa muito bem a cena da música de mesmo nome no filme; com uma ampla diversidade de animais, e cores bem similar ao filme e, obviamente, uma adaptação da canção original tocando durante a fase.

The Elephant Graveyard

A partir daqui o jogo se estabiliza na dificuldade, porém, nenhuma fase fácil, afinal, o jogo é considerado um dos mais difíceis do SNES. Essa é a fase que o Simba vai para o cemitério de elefantes e precisa escapar das Hienas.

The Stampede

Essa fase não segue o padrão horizontal 2D, você vê o personagem de frente, o desafio é desviar da manada de antílopes, que estão correndo enfurecidos, tal como, na animação.

Simba’s Exile

Nessa fase, mostra o pequeno leãozinho fugindo do reino, onde não é mais bem vindo, já que agora, o reino está no controle de Scar, seu tio malvado. No jogo, essa parte é um pouco diferente do filme, mas as dificuldades que o pequeno enfrenta são as mesma. Você encontrará muitas plataformas para saltar e diversos lugares para escalar.

Hakuna Matata

É a última fase que o Simba é um filhote. Cheia de cores, divertida e representa muito bem a clássica cena da música do filme. Seria um nível bem fiel ao longa, se não fosse pelo chefão no final, um gorila que nem aparece na história original.

Simba’s Destiny

Anos após Timão e Pumba o encontrarem, aqui o Simba já está em sua forma adulta. Essa fase mostra, os momentos de reflexão do Leão após encontrar Rafiki, por mais que o macaquinho não apareça no jogo, fica bem claro de qual parte do filme se trata, por fim, no final da fase, acontece uma das mais marcantes cenas do filme, uma animação com a imagem de Mufasa se formando com as estrelas no céu e falando a frase marcante do longa.

Be prepared

A fase mostra a chegada de Simba ao covil de Scar. A fase é bem fiel ao longa, cheia de fogos e hienas, sendo bem difícil de passar. Ironicamente, a trilha sonora desse nível não é a canção original com o mesmo nome de seu título.

Simba’s Return

Essa fase é a mais problemática do jogo, Tanto na jogabilidade, bem como na narrativa. A narrativa não deixa claro que o Simba já deu as caras no reino, e no que se diz a jogabilidade, a fase segue um estilo de labirinto, em que o personagem deve ficar entrando em cavernas até descobrir o caminho certo, por não ter indicativas, a fase pode ser chata e cansativa.

Pride Rock

A última fase não poderia ser diferente, representa a luta de Simba com Scar, em busca de pegar seu reino de volta. Não é uma luta difícil, basta golpear o vilão algumas vezes e por fim, atira-lo do penhasco.

Bônus Stage

Nestas, é possível assumir o papel da dupla mais divertida da série – Timão e Pumba, e sua missão não poderia ser diferente, coletar insetos. Nas fases de “Bug Hunt” o personagem Timão é controlado, enquanto nas de “Bug Toss” é Pumba quem você controla.

Recepção

Nostálgico e emocionante, seu ponto alto está na, arte, a animação e trilha sonora. Com tudo isso e sua jogabilidade nada fácil, fez de O Rei Leão um dos melhores jogos para SNES. Recebeu críticas positivas, incluindo um 8/10 da Electronic Gaming Monthly, vendendo 1,27 milhões de unidades da versão.

Você também se divertiu com este jogo? Deixe aí nos comentários, sua experiência com o game.

Referências:

Wikipedia, Nintendo Blast.

Circus Charlie

A princípio, foi publicado originalmente para Arcades pela Konami, em 1984, o Circus Charlie é um jogo de ação, onde o jogador controla um palhaço chamado Charlie em seis fases com temas circenses.

No mesmo ano, foi lançado para o MSX, posteriormente, 2 anos depois para o NES. Logo depois, em 1987, 3 anos após o lançamento, foi a vez das plataformas Soft Pro e o Commodore 64 receberem o game.

Gameplay

O jogo possui 6 fases, todas elas representam em alguns aspectos, uma modalidade circense. O Charlie, precisa caminhar montado em um leão e pular sobre arcos em chamas, andar sobre a corda bamba pulado macacos, saltar de trampolim em trampolim se desviando de atiradores de facas, pular de bola em bola, andar a cavalo saltando sobre trampolins e passar de um trapézio para o outro.

Charlie também corre contra o tempo. Os pontos de bônus são concedidos de acordo com o tempo restante, mas ficar sem tempo custará uma vida ao jogador.O jogo não tem um fim, após a sexta etapa, o jogo começa novamente, mas com um ritmo mais rápido e níveis mais difíceis (mas exatamente o mesmo em termos de tarefas a serem concluídas).

Fases

A versão padrão do Arcade possui 6 níveis no total. Os níveis 1, 2, 4 e 5 têm 5 subníveis. O nível 3 contém 7 subníveis. Cada subnível fica mais difícil. O nível 6 também possui 5 subníveis, mas se repete enquanto o usuário tiver vidas.

Fase 1

O Charlie percorre um trajeto de aproximadamente 100 metros montado em um leão, dessa forma, ele precisa ir pulando entre aros em chamas e coletando alguns saquinhos de dinheiro para aumentar sua pontuação.

Fase 2

Aqui, nosso amiguinho percorre um trajeto andando sobre uma corda bamba. Essa fase é bem fácil, ele precisará saltar por cima de macacos que estão parado, só é preciso ter cuidado, os macaquinhos azuis, vem correndo em sua direção.

Fase 3

Nessa fase, o Charlie salta entre trampolins, desviando de atiradores de facas e respiradores de fogo. Nos subníveis 3 e 6, os trampolins são colocados em uma piscina e os atiradores de facas e respiradores de fogo são substituídos por golfinhos saltadores.
Essa fase não está presente no NES.

Fase 4

Você precisa saltar de bola em bola, elas estão se mexendo. Inicialmente, parece ser difícil, mas é uma fase bem fácil, você só precisa dominar a distância certa para saltar de uma para outra, tomando cuidado para as bolas não se esbarrarem e o Charlie cair.

Fase 5

Essa é um pouco mais complicadinha. Montado em um cavalo, o Charlie precisará saltar ou desviar de plataformas suspensas. É possível controlar a velocidade do cavalo para facilitar a manobra.

Fase 6

A última é sempre a mais difícil, e nesse jogo não é diferente.
Aqui, o palhacinho precisará atravessar todo o picadeiro pulando de trapézio em trapézio, usando as camas elásticas para ajudar no timing das cordas. É possível controlar a velocidade da corda, fazendo-a balançar mais rápido ou devagar.

Vale saber

Nos fliperamas, há uma versão “Level Select” do jogo, na qual o jogador pode escolher qualquer um dos estágios para jogar, mas apenas um número limitado de vezes cada, e o nível se tornará não selecionável
A versão Famicom/NES abandona o estágio de trampolim, mas oferece o modo “B”, no qual todos os níveis são repetidos com mais dificuldade.

O legado

Circus Charlie GIF

Não há uma pessoa que não conheça o jogo. Ou jogou, ou pelo menos, viu o irmão, primo ou até mesmo um amigo jogando. Circus Charlie é um daqueles jogos divertidos e pequenos, que servem como distração para tirar você do tédio.

Deixe nos comentários o que você acha desse jogo incrível.

Referências:

Wikipedia, Jogo Veio.