EarthBound, ou Mother 2 (como é chamado no Japão), é um jogo eletrônico de RPG. Foi co-desenvolvido pela Ape e Hal Laboratory, sendo publicado pela Nintendo. O jogo é o segundo título da série Mother. Foi lançado no Japão em Agosto de 1994 para SNES. Posteriormente, em 1995, chegou na América do Norte. O jogo gira em torno de Ness (o protagonista da série), que juntamente com seus amigos, precisam viajar pelo mundo para coletar melodias de 8 Santuários e dessa forma, conseguir derrotar Giygas, a “representação de todo o mau do mundo”
História
EarthBound se passa no ano de 199X, logo após os eventos de Mother. Ness, o protagonista da série, investiga a queda de um meteorito que cai próximo a sua casa. Ele, juntamente com seu vizinho Pokey precisam encontrar Picky, o irmão de Pokey. Em meio a investigação, eles descobrem que uma força alienígena, chamada Giygas envolveu e consumiu o mundo com ódio, e consequentemente transformou seres humanos, animais e objetos em criaturas maliciosas.
Objetivo
Um inseto do futuro, parecido com uma abelha, veio junto com o meteoro. Ele instrui Ness para que ele colete melodias da Pedra do som de 8 Santuários, e assim, conseguir parar essa força maligna. Em visita aos 8 Santuários, Ness conhece Paula (uma garota psíquica), Jeff (um inventor excêntrico) e Poo (um artista marcial), formando assim, um grupo. O Grupo sai em grandes aventuras pelo mundo. Armadilhas, batalhas e viagens no tempo. Por fim, descobre-se que Pokey, o vizinho de Ness, estava ajudando Giygas todo esse tempo. Pokey escondia um dispositivo onde estava armazenado Giygas. Pokey o libera, assim, forçando o grupo a Lutar contra a força do mau. Nas cenas pós créditos, Ness que está vivendo uma vida normal, após a derrota de Giygas, recebe um bilhete de Pokey (que ficou desaparecido). O bilhete desafia o herói ir procura-lo.
Jogabilidade
O jogo apresenta algumas características tradicionais dos jogos de RPG. O jogador controla um grupo de personagens que viajam pelo mundo bidimensional do jogo, composto por vilas, cavernas, masmorras. Os personagens batalham com diversos inimigos e dessa forma, recebem pontos de experiências pelas vitórias.
Subindo de nível
Quando alcançado o número de pontos de experiência necessários, o personagem sobe de nível. Isso faz com que os atributos do personagem aumentem, e assim, fiquem cada vez mais fortes. Os atributos são; ataques, defesas, pontos máximos de vida (HP) e pontos psíquicos (PP).
Algumas Diferenças
Diferente da maioria dos jogos de RPG da época, onde usa-se uma tela de mapa do mundo superior, o mundo de EarthBound é contínuo, em outras palavras, sem diferenciação entre as cidades e o mundo exterior. Outra diferença, é que o jogo usa projeção oblíqua, ao contrário da maioria dos RPGs 2D, que usa visão de cima para baixo em grade ou perspectiva isométrica.
Mecanismo de batalha
Ao contrário do seu antecessor, EarthBound usa encontros aleatórios. Quando ocorre o contato entre o personagem e um inimigo, uma tela especial de batalha aparece. Os personagens e os inimigos possuem uma quantidade X de pontos de vida. A medida que, vão recebendo golpes, esses pontos de vida vão diminuindo. Sendo assim, quando os pontos de vida se esgotam, o personagem perde a batalha. Alguns inimigos em específico, quando derrotados, faz como que o personagem ganhe itens.
Ações
Na batalha, o jogador pode escolher ações específicas para seus personagens. Essas ações incluem ataques, cura, espionagem (que revela fraquezas e forças do inimigo), espelhamento e fugir. Os personagens também podem usar ataques especiais que requerem PP. Quando o personagem recebe um comendo, eles excutam as ações em uma ordem definida, que variam de acordo com a velocidade de cada personagem. Conforme o HP do personagem abaixa, o jogador poderá usar a cura, se não o fizer, e o HP zerar, o personagem ficará inconsciente. Quando todos personagens ficam inconscientes, uma tela de continue surgirá e você poderá voltar ao jogo.
Vantagens táticas
Como as batalhas dos jogos não são aleatórias, o jogador poderá obter vantagens táticas. Por exemplo, se o jogador contatar um inimigo por trás, o jogador receberá prioridade no primeiro ataque. É válido para o inimigo também. Se ele contatar o personagem pelas costas, ele terá prioridade no primeiro ataque. Ao contrário dos outros RPG, ao ser derrotado, os inimigos não são mortos, e sim domesticados, com exceção do Giygas.
Dinheiro
No decorrer do jogo, a medida que o grupo vence uma batalha, o pai do Ness, deposita dinheiro em sua conta. Cada vez que o grupo vence uma batalha, o pai de Ness deposita dinheiro em uma conta que pode ser sacada em caixas eletrônicos. Nas cidades, os jogadores podem visitar várias lojas onde armas, armaduras e itens podem ser comprados. Armas e armaduras podem ser equipadas para aumentar a força e a defesa do personagem, respectivamente. Além disso, os itens podem ser usados para vários fins, como cura. As cidades também contêm várias outras instalações úteis, como hospitais onde os jogadores podem ser curados mediante o pagamento de uma taxa
Recepção
A princípio, Os críticos iniciais deram poucos elogios ao EarthBound nos Estados Unidos, onde vendeu metade das cópias do Japão. Os críticos atribuíram isso a uma combinação de seus gráficos simples, bem como uma campanha de marketing satírica e falta de interesse do mercado no gênero. No entanto, nos anos seguintes, uma comunidade de fãs dedicadas se espalhou, defendendo o reconhecimento da série. Começando com a primeira parcela em 1999, Ness tem aparecido como um personagem jogável em cada entrada do Super Smash Bros serie, que ajudou a popularizar EarthBound . Na década de 2000, o jogo tornou-se “sagrado” entre os conhecedores dos jogos”. Por fim, com várias pesquisas de leitores e críticos classificam-o como um dos melhores jogos de todos os tempos.. Seguiu-se a sequência Mother 3 apenas no Japão para o Game Boy Advance em 2006.
Jogos e música (curiosidades)
Shigesato Itoi, diretor e designer da série, é um grande fã dos Beatles. Com isso, o jogo possui pequenas referências com relação a uma das maiores bandas de todos os tempos. Depois de dormir em um hotel, é possível escutar as primeiras notas de “Good Morning, Good Morning”. Quando Ness sai de casa, para verificar o Meteoro que caiu, a percussão remete a Strawberry Fields Forever”. Além das referências com as músicas, o submarino amarelo como meio de transporte é uma referência direta ao Yellow submarine da banda.
Referências: