1HitGames

Minecraft

Jogo eletrônico tipo sandbox e independente de mundo aberto que permite a construção usando blocos (cubos) dos quais o mundo é feito. Minecraft foi criado por Markus “Notch” Persson. O desenvolvimento de Minecraft começou por volta do dia 10 de maio de 2009. A jogabilidade foi baseada nos jogos Dwarf Fortress, Dungeon Keeper e Infiniminer. Foi vencedor do prêmio VGA 2011 de jogos independentes.

Minecraft é um jogo basicamente feito de blocos, tendo as paisagens e a maioria de seus objetos compostos por eles, e permitindo que estes sejam removidos e recolocados em outros lugares para criar construções, empilhando-os. Além da mecânica de mineração e coleta de recursos para construção, há no jogo mistura de sobrevivência, e exploração.

Jogar Minecraft é usá-lo como ferramenta criativa. Não há forma de vencer em Minecraft, uma vez que não há objetivos requeridos e enredo dramático que necessite ser seguido. Os jogadores passam a maior parte de seu tempo simplesmente minerando e construindo blocos de material virtual, daí o nome do jogo. Uma vez que os jogadores tenham coletado e construído um inventário suficiente de recursos e alguns minérios, eles usam estas aquisições virtuais para conceber casas e paisagens, muitas vezes construindo todos os tipos de estruturas de blocos.

Execute o Minecraft

Dê um clique duplo no executável do jogo, simbolizado por um ícone de um bloco de terra. Pode ser preciso esperar o jogo atualizar antes de continuar.

Clique em Jogar. O botão, verde, fica na parte inferior da janela. Ao clicar nele, o Minecraft vai ser executado. Pode ser preciso digitar suas credenciais de login antes de seguir, clique em Um Jogador, é a primeira opção no menu principal. Clique em Criar Novo Mundo, a opção fica no topo da janela.

Digite um nome para o mundo. No campo de texto na parte superior da janela, digite o nome desejado para o mundo virtual. Ajuste as opções, se necessário, clique em Mais Opções de Mundo… para rever as opções e mudar o que quiser, como o tipo de mundo, a habilitação de estruturas, etc. Assim que o jogo carregar, é hora de começar a se divertir.

Comandos importantes:

As teclas W, A, S e D movimentam o personagem. Para pular, use a barra de espaços. Segurar a tecla Shift faz o boneco agachar. A techa E abre um inventório, mas em alguns casos, esse processo é feito pela tecla I. Para selecionar itens da barra inferior, utilize 1 até 9 ou scroll do mouse.

Um dos recursos mais importantes nesse primeiro dia é a madeira. Com ela, o jogador fará sua mesa de craft, com a qual criará as demais ferramentas e sua espada para se defender.

Utilizando a mesa de craft o jogador irá criar suas primeiras ferramentas e construir seu abrigo.

Começando a jogar:

Junte os recursos iniciais

O Minecraft é, basicamente, um jogo sobre coletar e usar recursos no mundo. Ao começar, você precisará dos seguintes materiais:

Terra — provavelmente o bloco mais comum no jogo, é bastante útil para a criação de abrigos no começo, mas é quase inútil conforme se avança. A terra também pode ser utilizada quando se fica preso em um buraco fundo, para criar uma escada e escapar.

Madeira — bater em árvores vai resultar em blocos de madeira, necessários para a confecção de armas, ferramentas, tochas e outros recursos.

Cascalho e Areia — similares à terra, podem ser usados em pisos e paredes. Eles caem quando não são colocados por cima de outro bloco.

Lã — conseguida matando ovelhas. A lã (três peças da mesma cor) e a madeira (qualquer tipo) são necessárias para a criação de camas, um equipamento ideal para quem quer evitar frustração no começo do jogo.

Faça uma casa temporária usando terra, cascalho e areia. Construa quatro paredes e um teto para ter um lugar para se esconder quando o ciclo noturno começar.

É melhor fazer uma casa de terra para poupar a madeira para ferramentas mais úteis.

Lembre-se de deixar um buraco do tamanho de um bloco em um lugar da casa para que você veja o sol nascer e tenha mais tempo para coletar recursos.

Construa uma bancada de trabalho 

Essas mesas podem ser usadas para se criar praticamente tudo no Minecraft. Para fazer a sua, abra o inventário e siga estas instruções.
Encontre uma árvore.
 Para conseguir uma bancada de trabalho, primeiro você precisa juntar um pouco de madeira de algum lugar no mundo ao seu redor. A forma mais fácil de fazer isso é simplesmente encontrar uma árvore. A menos que você esteja numa área sem nenhuma delas, como um deserto ou um bioma marítimo, não deve ser tão difícil encontrar uma.

Quebre e colete os blocos de madeira. Uma vez encontrada uma fonte de blocos de madeira, pegá-los é fácil. Para quebrar a madeira em blocos, basta se aproximar dela, olhar na sua direção e pressionar o botão “atacar/destruir”. Rachaduras se espalharão pelos blocos, que serão divididos. Um machado tornará a tarefa mais rápida, embora ele não seja essencial para realizá-la. Pegue o bloco de madeira assim que ele quebrar.

Transforme o bloco de madeira em pranchas. Abra seu inventário. Você deverá ver um único bloco de madeira em um dos espaços. Cada um deles pode transformado em quatro pranchas, que é exatamente o número necessário para construir uma bancada de trabalho.

Pressione E para abrir seu inventário. Arraste o bloco de madeira para o espaço de criação no canto superior direito. Arraste a pilha de quatro pranchas de madeira para baixo em seu inventário.

Use as pranchas de madeira para criar a mesa. Agora, você deve ter quatro delas, o número de que você precisa para fazer uma bancada. Não importa qual o tipo (carvalho, pinheiro etc.); qualquer um servirá.

Pressione E para abrir seu inventário. Clique com o botão esquerdo na pilha de quatro pranchas de madeira e, em seguida, com o botão direito em cada um dos quatro espaços no canto superior esquerdo. Arraste a bancada de trabalho para o seu inventário.

Escolha um lugar para a mesa. Você acaba de construir uma bancada de trabalho. Entretanto, você não pode usá-la para fazer ferramentas e outros itens até coloca-la em algum lugar no cenário do jogo. Para isso, primeiro certifique-se de que ela está equipada. Então, selecione a bancada de trabalho, encontre um ponto no chão em que ela possa ser colocada e use o botão “colocar bloco” (ou ‘”‘place block”) para tirá-la.

Construa uma cama

As camas têm dois propósitos: passar o ciclo noturno perigoso dormindo e resetar o ponto de spawn. O que isso significa? Se morrer, você vai voltar para a cama e não para o começo do mundo.

É importante criar uma cama o quanto antes, principalmente se você construiu o seu abrigo relativamente longe de onde começou o jogo.

Durma assim que a noite cair. Como já mencionado, isso vai pular o ciclo da noite, que é quando os monstros do Minecraft aparecem.

Se não conseguiu criar uma cama antes de anoitecer, fique no seu abrigo esperando o sol voltar.

Faça algumas ferramentas 

Elas são o segredo para o sucesso no jogo, pois permitem que você crie armas, ferramentas e armaduras mais avançadas com o passar do tempo. Para começar, você precisará de:

Picareta — usada para minerar pedras. Comece criando uma picareta de madeira, mas faça uma de pedra depois, assim que tiver três blocos do material.

Espada — usada para se defender dos monstros. Até mesmo uma espada de madeira é melhor do que usar os próprios punhos no combate.

Machado — usado para cortar madeira rapidamente. Por mais que não seja necessário, ele vai acelerar significativamente o processo.

 — usada para se recolher rapidamente terra, areia e cascalho. A pá não é necessária, mas acelera o processo.

Conheça os tipos diferentes de habitantes do mundo de Minecraft

Por mais que seja tentador sair correndo dos animais e monstros que encontrar no mundo, a maioria não vai atacar primeiro:

Pacíficos — esses monstrinhos nunca o atacarão, mas vão fugir se forem atacados. Exemplos: porcos, vacas, ovelhas, etc.

Neutro — esses monstrinhos só vão atacar se você atacá-los primeiro. Exemplos: Endermen e aranhas (apenas de dia).

Hostis — esses inimigos sempre atacam ao ver você. Exemplos: zumbis, esqueletos e aranhas (apenas de noite).

Sobrevivendo no Minecraft

Encontre carvão. Trata-se de um combustível valioso para a fornalha que você criará depois, além de ser essencial para tochas.

Crie tochas. É bom ter um estoque de tochas com pedaços de madeira e um bloco de carvão.

Depois de posicionadas, as tochas não podem ser apagadas ou destruídas, só derrubadas. Se isso acontecer, basta pegá-las e recolocá-las no lugar desejado.

Espalhe muitas tochas pela sua casa. Além de clarear o ambiente, elas aumentam o nível de luz ambiente, evitando que alguns inimigos (como os creepers, os zumbis e os esqueletos) apareçam por perto, dando mais segurança durante a noite.

Para evitar que esses inimigos apareçam perto da sua casa, é uma boa ideia colocar muitas tochas ao redor do local. Crie um círculo em volta da casa por precaução.

Construa uma fornalha. Dentre outras coisas, a fornalha pode ser usada para se cozinhar alimentos e derreter o ferro para a criação de barras. Como os alimentos são essenciais para a sobrevivência e o ferro é um dos melhores recursos do jogo, a fornalha é importantíssima.

Para usar a fornalha, basta colocar os elementos compatíveis na seção superior dela e o combustível na parte inferior.

Comece explorando o mundo e coletando recursos

Pedras, carvão, ferro e madeira são itens essenciais para a sobrevivência no Minecraft, portanto, recolha o máximo que puder.

Caso encontre um local rico em determinado recurso, marque o caminho com tochas ou uma trilha de terra.

Construa baús para guardar os recursos coletados. Assim, você não vai precisar levá-los com você na próxima vez em que sair para explorar.

Construa uma nova casa 

A primeira residência, temporária, provavelmente foi feita de qualquer jeito, com os materiais disponíveis na época. Agora é hora de criar um lar fortificado, bonito e com recursos melhores.

As pedras (principalmente o granito) e o ferro são mais resistentes às explosões do que a terra e a madeira, o que pode ajudá-lo a se proteger dos inimigos.

Transfira os conteúdos da casa temporária para o novo lar, se necessário. Isso vai ser mais fácil se as duas residências ficarem próximas uma da outra. Se prefere usar a primeira casa como depósito e fortificar o novo lar independentemente, saiba que essa é uma opção mais segura.

Só faça a “mudança” durante o dia.

Não quebre um baú cheio! Primeiro esvazie-o e transfira todos os itens para o seu inventário

Encontre comida

Os alimentos podem ser obtidos matando animais e recolhendo a carne que cai deles. A carne pode ser consumida para recuperar a barra de energia e restaurar o medidor de fome, que esvazia com o tempo.

Para cozinhar, basta colocar os alimentos em uma fornalha com combustível.

Para consumir os alimentos, coloque-os na barra de equipamentos, selecione-os e pressione o botão de minerar (ou toque e segure o dedo sobre a tela na versão Pocket).

Evite confrontos quando possível 

O Minecraft não é um jogo voltado para o combate; por mais que seja possível criar itens para se defender, sair correndo atrás dos inimigos provavelmente vai ser a sua ruína. Apesar de existirem exceções à essa regra (como por exemplo, se tiver que matar uma aranha para colher teia), fugir é sempre a melhor opção.

Se vai lutar, use uma espada ou um machado; as outras ferramentas são mais eficazes do que o punho, mas não tanto.

É melhor deixar os Creepers (monstrinhos verdes que explodem) em paz. Se um começar a perseguir você, bata nele e fuja, pois ele vai explodir.

Os Endermen(inimigos pretos e altos) não atacam, basta você não olhar para eles. Se provocá-los, saiba que a luta vai ser bastante difícil.

Se tiver um arco e flecha, você pode atacar os inimigos enquanto foge. Saiba que alguns monstros, como os esqueletos, também têm arco.

Dicas

Criar um mapa vai ajudá-lo a documentar seu progresso no mundo do jogo. Na edição para consoles, o mapa é criado automaticamente.

Se preferir, jogue no modo Pacífico para não correr o risco de ser morto pelos monstros.

Atacar os baús dos vilarejos vai dar muitos recursos. Procure pela loja do ferreiro, com um telhado plano e lava na frente. Elas nem sempre aparecem nas vilas, mas quando aparecem, têm baús.

Caso encontre um vilarejo de personagens, troque esmeraldas por equipamentos, refugie-se caso a noite esteja chegando e use os recursos do local para criar itens.

Use bem as ferramentas

As espadas são para matar inimigos (como esqueletos, zumbis, creepers, etc.), as pás são para cavar blocos (como os de terra, cascalho, areia, etc.), os machados são para cortar itens de madeira (como baús, mesas, etc.), as picaretas são para a mineração de fontes de pedra (como carvão, gratino, etc.) e as enxadas são para arrumar o solo.

Se precisa de um abrigo de emergência, construa uma torre de 20 blocos de altura e suba nela para se proteger temporariamente. Isso será suficiente para você se recuperar e equipar novas armas e armaduras!

Existem dois submundos no Minecraft 

ingame1

O Nether, um local infernal com recursos muito escondidos, e o Fim do Jogo, com o último chefão.

Caso nasça em uma ilha com uma ou mais árvores, corte-as e colete as mudas que caem das plantas. Assim, você nunca ficará sem árvores para cortar. As maçãs, incluindo as douradas e encantadas, podem cair das folhas e ser usadas como alimentos.

Se estiver jogando a versão 1.9 ou mais recente, saiba que não vai ser mais possível criar maçãs douradas encantadas. Para encontrá-las, é preciso procurar em uma masmorra subterrânea, com chance de sucesso de 0,01% (é, não é fácil).

Avisos

Os creepers e as aranhas são os inimigos básicos mais insistentes e podem matá-lo rapidamente. Evite-os quando possível.

Não machuque os aldeões, pois isso vai prejudicar sua reputação. Caso ela fique abaixo de -15, os golems de ferro vão atrás de você. Evite isso.

Nunca cave direto para baixo. O Minecraft é cheio de buracos e lagos de lava. Você também pode acabar caindo em um buraco repleto de zumbis.

Tome cuidado ao explorar o Nether, pois você pode ficar preso para sempre se não lembrar a localização do portal.

Referências:

Wikihow, Wikipedia.

Das Antigas, Mobile, PC, Xbox 360, Xbox One Tags:, , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , ,

Comments (3) on “Minecraft”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Subir ↑