The Sims FreePlay

The Sims FreePlay é um jogo de simulação de vida estratégica disponível para aparelhos Android e IOS. É uma versão freemium do The Sims para dispositivos móveis e foi lançado mundialmente em 15 de dezembro de 2011 para dispositivos iOS, em 15 de fevereiro de 2012 para Android, 31 de julho de 2013 para o BlackBerry 10 e 12 de setembro de 2013 para o Windows Phone 8. O jogo foi lançado para o Kindle Fire em outubro de 2012.

Jogabilidade

No The Sims FreePlay, os jogadores constroem casas, controlam pessoas virtuais chamadas Sims para satisfazer suas necessidades e desejos, e permitem que eles completem diferentes tipos de ações para ganhar Simoleons, Pontos de Estilo de Vida, Pontos Sociais (todos os três são moedas no jogo) e XP. Ao contrário dos jogos anteriores da franquia, o The Sims FreePlay é executado em tempo real e leva tempo real para completar as ações. Todas as ações devem ser instruídas pelos jogadores, ao contrário da versão do computador, onde os Sims podem ter algum grau de autonomia. Os jogadores podem progredir em 55 níveis para desbloquear conteúdo e criar até 34 Sims. No jogo, qualquer sim mulher (solteira ou casada) pode ter filhos com a opção de gravidez ou adicionar em 24 horas sem modificar o corpo da sim,há um limite na quantidade de casais permitidos devido a um limite para as pessoas na cidade do jogador. No entanto, se o jogador comprar itens fora da loja online, eles se tornarão um VIP que lhes permitirá aumentar o número de Sims que eles podem ter em sua cidade. No jogo, há missões principais e missões de descoberta. Enquanto as missões regulares são necessárias, as missões de descoberta são opcionais.

Primeiros passos

Abra o The Sims FreePlay e clique em iniciar um novo jogo. O game funciona em tempo real, ou seja, possui um modo 24 horas com sistema de dia e noite, no qual as ações dos Sims podem durar de minutos a horas. Se quiser, você pode acelerar suas atividades, mas deverá usar pontos. Lembre-se que é preciso estar conectado à internet para jogar.

Criando um Sim

A criação de personagem funciona como no The Sims para PC. Escolha um nome para o seu Sim e use os ícones para personalizar a aparência. Na primeira tela, você pode modificar o rosto, cabelo, cor de pele e olhos, porém, sem mexer nos mínimos detalhes.

No Guarda-Roupa estão as roupas e acessórios inicialmente disponíveis para o seu Sim. Você pode escolher peça por peça e deixar o personagem do jeito que quiser. Alguns itens são VIPs, isso quer dizer que são comprados com dinheiro real em pacotes na loja do The Sims FreePlay. Quando terminar, aperte o ícone verde para começar o jogo.

Menus

Na parte superior da tela você encontrará o nível do seu Sim e pontuações. O ícone laranja são os Pontos VIP, comprados na loja do game para adquirir itens exclusivos. Já o verde mostra o seu dinheiro (Simoleons) e o ícone amarelo são seus Pontos de Estilo de Vida, que podem ser usados para acelerar as atividades do seu Sim

Ao lado do ícone do Sim há também as tarefas diárias e missões do game. Ainda na parte inferior da tela, você encontrará um menu com o modo de construção, mapa da cidade, a loja do game e uma lista com Sims da sua vizinhança. Você pode usá-lo para alternar entre eles e controlá-los simultaneamente, seja no mesmo terreno ou não.

Experiência, pontos e missões

Para liberar novos objetos você deve subir o nível do seu Sim. Existe mais de uma maneira de ganhar experiência. Você pode comprar coisas, realizar ações ou cumprir missões que são desbloqueadas à medida que o personagem sobe de nível. Elas aparecem ao lado do ícone do seu Sim com instruções do que você deve fazer para concluí-las.

Missões podem dar experiência, Pontos de Estilo de Vida e dinheiro. Além disso, você também receberá uma recompensa diária na caixa de correio por estar conectado.

Modo de compra e construção

O modo de compra e construção está no mesmo menu, na parte inferior da tela. À esquerda estão os ícones dos objetos para compra e ferramentas para modificar a casa. Já no lado direito fica o ícone com os objetos para colocar no jardim e seu inventário.

Para comprar qualquer objeto, basta clicar, colocar no local que deseja e apertar o ícone verde. Lembrando que você deve ter dinheiro suficiente para concluir a compra. O modo de construção é simples e fácil de mexer. Basta clicar ou arrastar cômodos, pisos e papéis de parede para personalizar sua casa.

A vizinhança também não fica de fora. No ícone do mapa você ver a cidade e construir novos prédios para expandir e abrir novas oportunidades para seus Sims. Por exemplo, aos construir o corpo de bombeiros seus personagens podem arrumar um novo emprego. É possível colocar outros prédios como lojas, novas casas e locais de lazer.

Mas para colocar novos locais, você deve atingir os requisitos necessários. Clique nas áreas comunitárias para ver o nível e a missão que você deve cumprir antes de poder colocar um novo posto no local. Além disso, eles também custam dinheiro para construir.

Deixe os Sims inspirados

Sims inspirados ganham mais dinheiro ao alcançar objetivos. Para deixar o Sim inspirado basta satisfazer as suas necessidades ou, caso o Sim esteja com todas as barras de necessidade cheias, tente brincar com o cachorro ou interagir socialmente com outros Sims.

Veja as formas mais eficientes de suprir cada necessidade:

Fome – Utilize o lanche rápido na geladeira (de 10 a 30 segundos).

Bexiga – A forma mais rápida é usando a privada( 5 a 15 segundos).

Higiene – Um banho rápido leva 1 minuto e 30 segundos e preenche toda a barra de higiene, mas lavar as mãos leva de 5 a 15 segundos e preenche metade da barra de higiene.

Energia – Dormir não é necessário em The Sims Freeplay se você tiver a máquina de café. Um espresso leva 10 a 30 segundos para ficar pronto e preenche um terço da barra de energia.

Social – Ser engraçado com outro Sim leva apenas 10 segundos e geralmente preenche toda a barra de Social. Outra opção é a conversa rápida no telefone que leva entre 10 a 30 segundos.

Diversão – A forma mais rápida é ver o e-mail no computador. Assistir ao noticiário e dançar também preenchem a barra de diversão e apesar de serem um pouco mais demoradas, nessas interações o jogador pode preencher a barra de diversão de vários Sims ao mesmo tempo.

Libere a cafeína! 

Uma grande parte do dia é perdido porque os Sims precisam descansar; mude isso permitindo que bebam café.

Ao beberem café, os Sims podem trabalhar à noite e não precisarão dormir.

Use o cão do Sim para cavar dinheiro e PEV

Depois que ele achar Pontos de Estilo de Vida, elogie-o para que ele continue procurando PEV (já que saberá que ganhará um “agrado”) e você ganhe mais recompensas posteriormente. Além disso, você pode comprar um osso por 2 PEV para o cão, fazendo com que ganhe mais rapidamente Simoleons e mais PEV.

Quanto mais caro o gato ou o cão, mais rapidamente ele coletará ambos os recursos.

Quando o cão não possuir o ícone “cavar”, faça com que um Sim adulto elogie-o ou que uma criança brinque com ele. Após duas interações, ele deverá correr ou sair lentamente de perto, fazendo com que encontre algo. Repita o processo para obter ainda mais coisas.

Mande os Sims ao trabalho

Eles ganharão dinheiro, que ficará para eles, além de serem promovidos, obtendo mais Simoleons e experiência ao fim do dia.

Trabalhar regularmente o ajudará a conseguir vários objetivos no jogo.

Cultive legumes

Você ganhará mais dinheiro dependendo do que foi cultivado. Durante a noite, enquanto você estiver dormindo, deixe os Sims fazendo jardinagem (todos que não estiverem ocupados ou trabalhando); trabalhar nessa tarefa por sete a oito horas à noite fará com que você ganhe bastante Simoleons e experiência ao acordar. É importante que os personagens estejam inspirados para multiplicar por 1,5 o ganho de dinheiro.

Experimente plantar sementes de pimentão, que são grátis e ficam prontas para venda após somente 30 segundos! Após colhê-las, já será possível vendê-las por alguns Simoleons.

As cenouras também são uma boa escolha para obter dinheiro rapidamente.

Você poderá dedicar apenas um lote da cidade à jardinagem; coloque ao menos um jardim no lote por cada Sim na cidade. Faça o possível para deixar todos os Sims inspirados ao mesmo tempo, enviando-os ao lote para praticarem jardinagem.

Vá ao Centro de Competição, uma boa forma de obter alguns PEV a mais

No entanto, o Sim ficará 24 horas (no horário do jogo) sem poder ser comandado.

Para garantir que o Sim fique em primeiro no Centro de Competições, o hobby em que ele competirá deverá estar, ao menos, no nível seis. Não há garantia de que ele vencerá a disputa, mas a chance será bem maior ao atingir esse nível.

Use à vontade o desafio culinário de um minuto

Pedir para que todos os Sims usem seus fornos para cozinhar permitirá que você obtenha muitos PEV. Ao completar o desafio, você ganhará 5 PEV, transformando essa técnica na maneira mais eficiente de obter esses pontos.

Os fornos mais caros são desperdício de dinheiro. Não é preciso comprá-los.

Dê uma volta de carro para ganhar dinheiro e Pontos de Estilo de Vida

Aqui, sim, o tipo de carro utilizado determinará quantos Simoleons por minuto você ganhará. Por exemplo: um de luxo (três estrelas) fará com que adquira por volta de 250 Simoleons a cada dois minutos e meio.

Limpe a sujeira

Não deixar que os Sims usem o banheiro fará com que molhem as calças; ao limpar a sujeira, eles ganharão pontos. Da mesma forma, chacoalhar o dispositivo deixa os Sims enjoados e vomitando; limpe o conteúdo para ganhar pontos.

Cuidado, pois usar essa técnica com muita frequência pode fazer com que o smartphone ou tablet trave. Recorra a ela com moderação.

Participe das interações nas redes sociais

É frequente que a página do Facebook do “The Sims Freeplay” faça ofertas especiais e distribua prêmios; ao curti-la, você receberá atualizações sempre que um novo evento ocorrer. Às vezes, haverá oportunidade de ganhar Simoleons, PEV e outros itens!

Guarde os Simoleons e os PEV

Não gaste-os com qualquer coisa, em particular com itens que não usará. Como na vida real, é um hábito fundamental para não ficar de bolso vazio.

Guarde itens que poderá reutilizar. Por exemplo: coloque o berço no inventário após o nascimento de um bebê. Outros casais poderão utilizá-lo, poupando dinheiro e evitando que tenha que comprar um novo.

Muito cuidado ao gastar dinheiro de verdade. Recomenda-se não fazer isso, porque há formas de obter ambos os recursos ao ter paciência. Ademais, há pessoas que ficam “viciadas” em pagar para progredir mais rapidamente no jogo.

Avance de nível

Ao aumentar os níveis no “Sims FreePlay”, você obterá mais PEV e Simoleons. Basta ter um bom relacionamento com um Sim (melhor amigo ou um relacionamento com ele, por exemplo) para atingir marcos, ou então realizar tarefas que demandam muito tempo.

Ao ganhar níveis, você poderá construir casas, negócios e locais de trabalho, que aumentam o valor da terra e dão mais dinheiro.

Completar tarefas que exigem muito tempo dará bastante pontos de experiência, ajudando-o a ganhar níveis. Quanto maior o nível, maior o valor da terra, dando mais dinheiro e, depois de um tempo, Pontos de Estilo de Vida.

Alcance objetivos

Há muitos deles no jogo, envolvendo praticamente todos os aspectos da jogabilidade. Fazer o Sim conseguir um emprego, construir um negócio e coletar impostos são apenas alguns deles. Ao completá-los, você ganhará dinheiro, experiência e PEV; fique atento, pois os objetivos mudam de tempos em tempos. Cumpra-os para ganhar mais pontos sempre que possível.

Aumente o valor da terra

Quanto maior o valor da cidade, mais PEV você ganhará; eleve-o construindo mais casas, negócios e locais de trabalho. Comprar móveis caros e outros itens também aumenta o valor da terra naquela propriedade.

Compre o Centro Comunitário

Você pode levar os Sims ao Centro Comunitário, que está no canto esquerdo superior do mapa, para completar desafios rápidos, recompensando-o com alguns pontos de experiência. O valor das propriedades da cidade será elevado e os Sims também poderão obter níveis rapidamente.

Bônus Diário

Em The Sims Freeplay o jogador tem várias oportunidades para ganhar experiência e dinheiro. Acesse o jogo todos os dias para coletar o bônus diário e envie os seus Sims para a escola e para o trabalho todos os dias para evoluir mais rápido.

Invista em habilidades de hobbies

Sims de todas as idades podem ter hobbies diferentes como balé, karatê, mergulho, pesca, etc. Para que os Sims possam praticar esses hobbies será necessário construir o local adequado, como por exemplo o Centro Comunitário para poder praticar balé e karatê. A medida em que o Sim vai evoluindo em seu hobby ele vai adquirindo medalhas ou conquistas e poderá liberar conteúdo extra no jogo.

Todos os dias o Centro de Competições tem um novo desafio relacionado a um hobby ou carreira. Selecione o Sim com level mais alto nessa habilidade ou carreira para competir. O Sim vencedor irá receber pontos de estilo de vida e poderá completar certos objetivos do jogo.

Dicas

Os Sims que realizarem uma tarefa longa enquanto você estiver dormindo terão a mesma quantidade de saúde quando acordar. Ao deixar um personagem inativo à noite, os atributos dele terão caído bastante na próxima manhã.

Procure adquirir itens gratuitos, vendendo-os quando o preço aparecer em uma próxima atualização.

Para obter muitos níveis de relacionamentos rapidamente, leve todos os Sims que não sejam melhores amigos ou casados para uma discoteca e deixe-os dançar.

Móveis de níveis maiores permitirão que você complete ações mais rapidamente.

Cultive o Broto de Simoleons. Você sempre ganhará pelo menos 250 Simoleons a mais do que você pagou.

Avisos

Usar trapaças e hackear o Sims FreePlay poderá fazer com que sua conta seja banida. Como PEV e Simoleons podem ser comprados com dinheiro de verdade, você estará, tecnicamente, roubando e estará em perigo.

Ao vender objetos, você ganhará 10% do que pagou e o valor da cidade diminuirá. É melhor deixar itens que não precisa em seu inventário.

Não deixe nenhum Sim desempregado. Chegue no trabalho no horário certo e com as necessidades dele todas satisfeitas para ser promovido e ganhar mais Simoleons.

Referências:

Jogos Enternauta, Wiki how, techtudo, wikipedia.

Deixe seu comentário: