Rock N’ Roll Racing

Desenvolvido pela Silicon & Synapse (que hoje, é a gigante Blizzard Entertainment) e publicado pela Interplay, Rock n’ Roll Racing é um jogo de corrida e combate de veículos que possui um estilo único. O jogo foi lançado para SNES em 1993, mas possui uma versão para Mega Drive. Ambas versões, são bem parecidas, contudo, alguns detalhes são diferentes, tais como, elementos gráficos, trilha sonora e a jogabilidade, que no caso do Mega Drive é mais difícil.

Jogabilidade

Diferente da maioria dos jogos de corrida, onde sua visão é como se tivesse dentro do carro, o jogo conta com a famosa câmera isométrica, permitindo uma perspectiva diferente da corrida. No game, os competidores disputam corridas em diversos planetas, com carros equipados com armas e tudo isso ao som do bom e velho Rock n’ Roll, além disso, o interessante é a parte que permite ao jogador poder equipar ao máximo seu carro com armas, latarias, pneus, entre outros equipamentos. Existem três níveis de dificuldade: Rookie, Veteran e Warrior, Rookie seria mais fácil e Warrior mais difícil.

Enredo

A historia se desenvolve como se tudo fosse uma competição de corridas interplanetárias, onde os corredores passam por diferente planetas, seis no total, sendo eles; Planeta Chen VI, Planeta Drakonis, Planeta Bogmire, Planeta New Mojave, Planeta Nho e Planeta Inferno. Antes de tudo, a primeira corrida automobilística foi realizada na França em 1894, sete anos após o primeiro carro feito por Herr Daimler Herr Benz da Alemanha. Eles fizeram o primeiro motor a combustão utilizados em carros dos séculos 19, 20 e 21. Nestes automóveis de corridas, os homens queriam testar seus juízos, bem como, habilidades e máquinas uns contra os outros onde só os melhores sobreviveriam.

Quando a humanidade descobriu vida inteligente em Bogmire no ano de 2833, eles começaram uma loucura como nunca vista antes, como resultado, Os Saurions sobre Bogmire começaram corridas com todos os tipos de veículos, delirando com clássico do Rock n ‘Roll do planeta TERRA. A ideia foi capturada e passada adiante. Assim, a comissão do Rock N’ Roll Racing foi criada.

Personagens

Ao todo são 15 personagens, sendo, 7 heróis e 8 vilões. Alguns deles, se baseiam em coisas ou pessoas ligadas ao rock n roll, são eles:

Heróis;

  • Snake Sanders, inspirado em David Coverdale do Whitesnake.
  • Cyberhawk, baseado na arte do álbum Screaming for Vengeance, do Judas Priest.
  • Ivanzypher
  • Katarina Lyons
  • Tarquinn, inspirado em Brian Tarquin.
  • Jake Badlands, inspirado em Jake E. Lee.
  • Olaf, o herói secreto.

Vilões;

  • Viper mackay
  • Grinder X19, Seu nome é homônimo a uma música da banda Judas Priest
  • Ragewortt
  • Roadkill Kelly, mistura do rosto do O Exterminador do Futuro com o rosto de Sebastian Bach, ex-vocalista da banda Skid Row.
  • Butcher Icebone, inspirado em Butch Vig, um produtor musical
  • J.B Slash, o “JB” de seu nome foi inspirado na marca de captadores para guitarra, e Slash foi inspirado no guitarrista.
  • RIP, gira que simbolixa o ato de tocar guitarra.
  • Shred, também simbolixa a gíria do ato de tocar guitarra.

Trilha sonora

Como falar do jogo e não falar da sua excelente trilha sonora, afinal, o jogo conta com clássicos do rock n roll, que atravessam gerações, são eles:

  • Henry Mancini (Emerson, Lake & Palmer version) – Peter Gunn Theme
  • Black Sabbath – Paranoid
  • Steppenwolf – Born To Be Wild
  • George Thorogood and the Destroyers – Bad to the Bone
  • Golden Earring – Radar Love (Somente na versão para Mega Drive)
  • Deep Purple – Highway Star

Seu legado

Rock n’ Roll Racing fez história e como resultado, hoje em dia, não tem um gamer que não tenha jogado ou pelo menos, tenha ouvido falar seu nome. Em 1994, a revista Electronic Gaming Monthly premiou este jogo como “O Melhor Jogo de Corrida do Ano de 1993”. Foi eleito pela IGN como o 72º melhor jogo do SNES.

O que você acha desse clássico dos anos 90? Deixe aí nos cometários.

Referência:

Wikipedia.

Desert Strike: Return to the Gulf

Desenvolvido e publicado pela Electronic Arts (EA), Desert Strike: Return to the Gulf é um jogo de tiro lançado em 1992 para Mega Drive. O jogo foi baseado na guerra do golfo e descreve um conflito entre um ditador insano do Oriente Médio, o general Kilbaba e os Estados Unidos. Diferente da maioria dos jogos de tiro, onde você controla uma pessoa, em Desert Strike você controla um Helicóptero, no qual seu objetivo é tentar destruir armas e instalações inimigas, resgatar reféns e capturar pessoal inimigo, enquanto gerencia suprimentos de combustível e munição.

Jogabilidade

O jogo não apresenta tiroteios frenéticos como a maioria dos jogos de tiro, ele foca mais na questão estratégica. Um detalhe diferente no jogo é que ação ocorre em níveis de rolagem abertos e multidirecionais, vistos de uma perspectiva isométrica, em outras palavras, não é jogado em primeira pessoa, tendo a visão de dentro do Helicóptero, o jogador tem a visão de fora do Helicóptero.

O Helicóptero

Você controla um modelo Apache. Ele está equipado com uma metralhadora, foguetes Hydra mais poderosos e mísseis Hellfire ainda mais mortais. Quanto mais poderosa a arma, menos poderá ser carregada. É preciso saber qual arma usar em cada situação. O Helicóptero, tem uma armadura limitada, e vai se esgotando quando sofre dano, se chegar a 0, a nave será destruída e isso custa a vida do jogador. Combustíveis e munições também são limitados, mas você poderá conseguir no decorrer da missão.

Mapa

O mapa do jogo é bem abrangente, mostra com clareza seus objetivos, que piscam na tela, além de mostrar onde encontrar alguns itens; galões de combustível, caixas de munição e as áreas de pouso.

Itens

Como todo bom jogo de estratégia, esse também possui itens secretos, e alguns são essenciais. No mapa você poderá encontrar alguns, porém, outros não são mostrados. Vida por, exemplo tem em todas as fases, contudo, não são mostradas no mapa. Outro item que você não encontra no mapa, é o Armor, responsável por recuperar sua energia, ele fica dentro de construções, para acha-lo, terá que destruir a construção na qual ele se encontra. Um item não menos importante também, é o Quickwinch. Ele aumenta a velocidade do seu gancho, o que permite pegar mais rapidamente qualquer item do cenário. Ele tem em todas as fases, é visível, porém, também não é mostrado no mapa.

Missões

O jogo tem um total de 4 campanhas , cada campanha tem um número de missões para cumprir, ao todo, são 27 missões. No início de cada estágio nosso piloto receberá do comandante um resumo da situação no local e quais são os seus objetivos e missões que deverá cumprir. As quatro campanhas se passam no deserto, mas elas não são repetitivas. Diferença de cores no deserto, há outras construções, instalações e até vilarejos civis pelo caminho. Você encontrará vários tipos de inimigos, como tanques, lança–mísseis, helicópteros, veículos de guerra e até soldados correndo pelo deserto armados com metralhadoras ou bazucas.

Primeira campanha – Air Superiority

Na primeira campanha, você precisa realizar 5 missões. O comandante dará instruções de todas elas. A missão principal é o resgate do agente secreto à serviço da inteligência militar, que detém os planos e mapas secretos do vilão.

Segunda campanha – Scud Buster

Nessa campanha, você precisará concluir 6 missões. Destruir coisas e locais, até a principal que é resgatar os 14 reféns. Cuidado, as construções da última missão, estão fortemente armadas, então vá preparado com bastantes munições.

Terceira campanha – Embassy City

Nessa, a dificuldade aumenta acentuadamente. Tudo que você fez até aqui, é considerado fácil, perto do que fará daqui para frente. Primeiramente, são 8 missões que você deve cumprir, número de inimigos são bem maiores e missões bem variadas. Suas missões são; salvar inspetores, destruir fábricas, destruir 4 silos, resgatar pilotos no mar, destruir fornecimento de energia inimigo, salvar 12 reféns, capturar o embaixador inimigo. Sua última missão é dividida em duas partes; resgatar oficiais da embaixada americana e escoltar um ônibus para que todos eles saiam em segurança até o avião.

Quarta campanha – Nuclear Storm

Chegamos a última campanha, então, não espere por objetivos fáceis. Essa campanha também contém 8 missões, 2 delas vão ser mostradas no começo, as outras estão obscuras, ou seja, você descobrirá somente no decorrer do game. Para finalizar o game, você precisará; destruir tanques, explodir canos que jorram petróleo no mar, resgatar reféns, destruir caminhões que carregam partes de bombas nucleares, destruir as duas torres de armazenamento nuclear e raptar o cientista responsável, destruir um estação de energia, alvejar o palácio para capturar o Madman. Atenção em um detalhe, Madman consegue fugir e levar seu co-piloto como refém, sua última missão será resgatar seu co-piloto e por fim, destruir o avião do inimigo.

Fim de jogo

Você fez todos os objetivos e cumpriu a missão. Como resultado, você e seu co-piloto são parabenizados pelo presidente dos Estados Unidos. Bom trabalho!

Recepção

Desert Strike: Return to the Gulf, foi um jogo inovador para a época, bastante criativo e inteligente e totalmente viciante. Foi um sucesso comercial imediato, indo direto para o topo das paradas de vendas. O jogo permaneceu entre os 10 melhores campeões de vendas por meses após seu lançamento, e era na época o jogo mais vendido da Electronic Arts na história. O sucesso foi tanto que o game teve ainda duas sequências de sucesso também. Posteriormente, foi lançado também para o Amiga e o queridinho SNES.

O que você acha desse clássico do Mega Drive? Deixe aí nos comentários.

Refererência:

Wikipedia, Outerspace.

Sonic the Hedgehog

Desenvolvido pela Sonic Team e publicado pela SEGA em 1991, Sonic the Hedgehog é um jogo do gênero plataforma, focado em ação e velocidade. O protagonista é nosso querido ouriço azul, o Sonic. O antagonista da série, é o Dr. Ivo Robotnik, um cientista que aprisionou animais em robôs e roubou as mágicas esmeraldas do Caos e tem como objetivo conquistar o mundo, portanto, você deve impedi-lo.

Jogabilidade

O jogo é 2D no estilo plataforma. O Sonic é controlado de forma horizontal, e comandos simples. Nas fases, ele precisa coletar anéis que são fonte de vida ao personagem. Quanto aos inimigos, o Sonic precisa pular sobre eles ou usar seu giro supersônico para mata-los . O tempo de casa fase é de 10 minutos, portanto, você terá esse tempo para completa-la, caso contrário, você perderá. O Sonic começa com 3 vidas, contudo, é possível aumenta-la durante o jogo. Sonic the Hedgehog, foi o primeiro jogo da história a trazer o sistema de save states, ou seja, quando você morre, poderá voltar onde parou.

Itens

Como na grande parte dos jogos antigos, você precisará coletar itens. O item mais comum do jogo são os anéis, esses anéis contêm uma energia chamada Chaos, portanto, você precisa captura-los. Além de vida extra que você ganha coletando uma quantidade certa, os anéis servem como proteção para o Sonic, em outras palavras, se você tiver anéis e sofrer algum dano, você vai apenas perde-los no lugar de sofrer o dano, caso contrário, você morrerá. Há algumas formas de morrer, cujo os anéis não conseguirão protege-lo, como; afogado, esmagado ou caindo de um abismo.

Fases

Você encontrá pelo caminho, encostas, molas, paredes de espinhos , loops verticais e quedas altas. Os níveis também têm perigos na forma de robots, dentro dos quais o Dr. Robotnik aprisionou animais. Destruir um robot liberta o animal dentro dele, mas tal não é necessário para completar o jogo.

Green Hill Zone (Colina Verde):

Com paisagens exuberantes, rico em cores, é a fase inicial do jogo.
Chefão: Big Ball Eggman. Eggman chega com uma bola demolidora gigante, portanto, para vence-lo basta evitar que a bola te toque e atacar por cima.

Marble Zone (Mármore):

A segunda, é uma fase subterrânea com lava em todo lugar!
Chefão: Mobile Lava Eggman. Eggman começa a lançar lava na plataforma no qual onde está Sonic. Desvie da lava e ataque-o.

Spring Yard Zone (Pátio da Primavera):

Uma fase que envolve tecnologia e natureza.
Chefão: Drill Cacther Eggman. Eggman irá mirar em Sonic e por fim, tentar pegá-lo. Se isso não acontecer, ele irá destruir o cubo que faz a plataforma onde está Sonic. Enfim, para ganhar, evite seu ataque e pule em cima dele e não esqueça de não cair no buraco sem fundo!

Labirinth Zone (Labirinto):

Fase bem chata, além de ser debaixo d’água, conta com caminhos que irão confundir você.
Chefão: Scape Eggman. Eggam irá fugir de você numa subida difícil! Apenas siga ele até o fim da subida para ganhar.

Star Light Zone (Luz das Estrelas):

Cheia de estrelas e coisas tecnológicas, essa fase é bem simples de passar.
Chefão: Seesaw Bomber Eggman. Ele irá lançar mini bombas nas gangorras onde Sonic não está. Para derrotá-lo, tente jogar as bombas nele ou tentar pular em cima dele.

Scrap Brain Zone (Fragmento do Cérebro):

Uma fase bem interessante, cheia de pensamentos lógicos e de reflexos. No último ato, Sonic cai no que parece ser um lugar da Labirinth Zone, que vai te levar para a Final Zone.

Final Zone (Final):

Nessa fase não tem aneis, então, tome cuidado.
Chefão final: Mover Machine Eggman. Eggman aparece em cápsulas diferenciadas e aparecem duas por vez para confundir você. E tem mais! A cada troca de cápsulas, um laser aparece tentando atingir você!

Recepção:

Sonic the Hedgehog, Foi muito recebido pela crítica, reconhecido como um dos maiores jogos da história, com elogios principalmente por seus efeitos visuais e áudio, e pela sua jogabilidade. O jogo foi muito bem vendido, colocando o Mega Drive como console-chave da era 16 bits. Posteriormente, foram lançados outros jogos, adaptações, tornando-se uma franquia de sucesso.

Deixe nos comentários o que você acha desse clássico da SEGA.

Referência:

Wikipedia

O Rei Leão

Pc GIF

Desenvolvido pela Westwood Studios e publicado pela SEGA, O Rei Leão é um jogo eletrônico baseado no grande clássico da Walt Disney. Teve seu lançamento em 08 de dezembro de 1994, para Mega Drive, Master System, SNES, NES, Game boy, PC e Game Gear.

O jogo

O Rei Leão possui 10 fases, 6 delas você se diverte com o Simba filhote, e as demais com o Leãozinho na fase adulta. Além das dez fases, há alguns estágios bônus apenas para diversão, onde você controla o Timão e o Pumba.

As fases

As fases seguem a mesma cronologia do filme, bem como, a marcante trilha sonora. O jogo tem como foco, o personagem Simba, então praticamente, apenas as partes que ele aparece no filme (que é a maioria), estão no jogo. Por exemplo, uma das cenas mais tristes do cinema, a morte de seu pai, não é mostrada no jogo, mas também, seria difícil retratar esse acontecimento num jogo de 16 bits nos anos 90.

The Pridelands

A primeira fase é bem fácil. Se passa no reino ainda de Mufasa. O pequeno Simba, precisará apenas passar por algumas plataformas e inimigos de pequeno porte, como porcos-espinhos e lagartos, por fim, derrotar uma hiena.

Can’t Wait to be King

Essa fase possui uma dificuldade inacreditavelmente maior que a primeira, logo na segunda fase, já tinha gente chorando por não conseguir passar. Apesar disso, o nível representa muito bem a cena da música de mesmo nome no filme; com uma ampla diversidade de animais, e cores bem similar ao filme e, obviamente, uma adaptação da canção original tocando durante a fase.

The Elephant Graveyard

A partir daqui o jogo se estabiliza na dificuldade, porém, nenhuma fase fácil, afinal, o jogo é considerado um dos mais difíceis do SNES. Essa é a fase que o Simba vai para o cemitério de elefantes e precisa escapar das Hienas.

The Stampede

Essa fase não segue o padrão horizontal 2D, você vê o personagem de frente, o desafio é desviar da manada de antílopes, que estão correndo enfurecidos, tal como, na animação.

Simba’s Exile

Nessa fase, mostra o pequeno leãozinho fugindo do reino, onde não é mais bem vindo, já que agora, o reino está no controle de Scar, seu tio malvado. No jogo, essa parte é um pouco diferente do filme, mas as dificuldades que o pequeno enfrenta são as mesma. Você encontrará muitas plataformas para saltar e diversos lugares para escalar.

Hakuna Matata

É a última fase que o Simba é um filhote. Cheia de cores, divertida e representa muito bem a clássica cena da música do filme. Seria um nível bem fiel ao longa, se não fosse pelo chefão no final, um gorila que nem aparece na história original.

Simba’s Destiny

Anos após Timão e Pumba o encontrarem, aqui o Simba já está em sua forma adulta. Essa fase mostra, os momentos de reflexão do Leão após encontrar Rafiki, por mais que o macaquinho não apareça no jogo, fica bem claro de qual parte do filme se trata, por fim, no final da fase, acontece uma das mais marcantes cenas do filme, uma animação com a imagem de Mufasa se formando com as estrelas no céu e falando a frase marcante do longa.

Be prepared

A fase mostra a chegada de Simba ao covil de Scar. A fase é bem fiel ao longa, cheia de fogos e hienas, sendo bem difícil de passar. Ironicamente, a trilha sonora desse nível não é a canção original com o mesmo nome de seu título.

Simba’s Return

Essa fase é a mais problemática do jogo, Tanto na jogabilidade, bem como na narrativa. A narrativa não deixa claro que o Simba já deu as caras no reino, e no que se diz a jogabilidade, a fase segue um estilo de labirinto, em que o personagem deve ficar entrando em cavernas até descobrir o caminho certo, por não ter indicativas, a fase pode ser chata e cansativa.

Pride Rock

A última fase não poderia ser diferente, representa a luta de Simba com Scar, em busca de pegar seu reino de volta. Não é uma luta difícil, basta golpear o vilão algumas vezes e por fim, atira-lo do penhasco.

Bônus Stage

Nestas, é possível assumir o papel da dupla mais divertida da série – Timão e Pumba, e sua missão não poderia ser diferente, coletar insetos. Nas fases de “Bug Hunt” o personagem Timão é controlado, enquanto nas de “Bug Toss” é Pumba quem você controla.

Recepção

Nostálgico e emocionante, seu ponto alto está na, arte, a animação e trilha sonora. Com tudo isso e sua jogabilidade nada fácil, fez de O Rei Leão um dos melhores jogos para SNES. Recebeu críticas positivas, incluindo um 8/10 da Electronic Gaming Monthly, vendendo 1,27 milhões de unidades da versão.

Você também se divertiu com este jogo? Deixe aí nos comentários, sua experiência com o game.

Referências:

Wikipedia, Nintendo Blast.

International Superstar Soccer Deluxe

Desenvolvido e publicado pela Konami, o International Superstar Soccer Deluxe é um jogo eletrônico de futebol, sendo a sequência do International Superstar Soccer.

A princípio, foi lançado apenas para o Snes em novembro de 1994, posteriormente, foi lançado para Mega Drive sendo desenvolvido pela Factor5 e para PSone cuja a empresa produtora foi KCEO.

O jogo

O jogador pode escolher entre 16 formações e 8 estratégias e pode competir com 36 seleções com jogadores reconhecíveis. Existem diversas competições disponíveis incluindo Copa Internacional, Série Mundial (Liga), Modo Cenário e mini-copas e ligas customizáveis.

O jogo tem oito estádios diferentes, e todos variam no tipo do gramado e na decoração ao redor, assim como, todos são de tamanhos diferentes. O jogo pode ser jogado em várias condições climáticas

Recepção

Apesar de alguns defeitos, o controle manual do goleiro que é difícil e chutes altos que mandava a bola para fora da tela pelos sprites largos e vista lateral muito próxima, ainda assim era um ótimo jogo para a época em questão. É considerado um jogo muito respeitado e amado por todos, sendo o pai dos atuais jogos de futebol.

Allejo

Se você é amante dos jogos de futebol, certamente já ouviu esse nome. Allejo foi um jogador fictício dos jogos eletrônicos de futebol. Seu nome é venerado até hoje pelos fanáticos do gênero. Até 2019, ele era considerado o melhor jogador que “nunca existiu”. A história mudou, quando a Konami revelou em quem o Allejo foi inspirado, se trata de um de nossos ídolos brasileiro, o grande tetracampeão Bebeto.

Veja outros nomes revelados

Quando o International Superstar Soccer Deluxe foi lançado, a Konami não tinha o direito de uso das imagens e nomes dos jogadores reais, pertencentes na época à Electronic Arts e sua série FIFA, então, assim como Allejo, outros jogadores “reais” receberam nome fictício. Passaram-se mais de duas décadas quando Konami resolveu revelar quem era os verdadeiros jogadores do jogo.

Atualmente, esse jogo é um dos mais lembrados e queridos entre todos os amantes dos games. Marcou a infância de muitos. Em outras palavras, para sempre será lembrado com muito carinho.

E você, tem alguma lembrança boa com esse jogo? Deixe aqui seu comentário.

Referências:

Wikipedia, Tech Tudo, Canal Tech.

The Sims

The Sims (Os Sims em Português) é uma série de jogos eletrônicos de simulação de vida real criado pelo designer de jogos Will Wright e produzida pela Maxis. O primeiro jogo da série, The Sims, foi lançado em 4 de fevereiro de 2000. Nos jogos, o jogador cria e controla a vida de pessoas virtuais (chamadas de “Sims”) e constrói casas e lotes. O jogo atraiu legiões de fãs, devido a sua simplicidade e objetividade. Os jogos foram portados e convertidos para diversas plataformas, incluindo plataforma para Nintendo, computadores, celulares, playstation, GameBoy Advance, GameCube, Android, iOS, Xbox, incluindo até uma versão Remodelada do The Sims 2 Mobil para o antigo Mega Drive.

The Sims 1 teve sete pacotes de expansão: Aproveitando a Vida, Fazendo a Festa, Encontro Marcado, Em Férias, O Bicho Vai Pegar, Superstar e Num Passe de Mágica. Em primeiro lugar, jogo inclui um sistema de arquitetura muito avançado. O jogo foi originalmente projetado para ser um simulador de arquitetura apenas, com os Sims apenas para julgar as casas. Durante o desenvolvimento foi decidido que os Sims eram mais interessantes que as casas e um legado acabava de nascer. O SimCity também foi projetado apenas como um jogo para criar cidades para um jogo de bombardeio que Wright estava criando.

A estrutura interna do jogo é na verdade um programa de simulação na vida real baseado em agentes. O jogador é encorajado a tomar decisões para cada ação realizada pelo Sim, relacionando-se com outras personagens e ambientes, em um mundo virtual completamente interativo.

O jogo é regido pelo conceito da hierarquia de necessidades de Maslow, na qual as necessidades fisiológicas devem ser satisfeitas antes de se pensar em necessidades de relacionamento ou realização. Cada uma dessas necessidades é controlada e assistida pelo jogador em um painel de controle. Quando o Sim está em um nível baixo de higiene, o jogador deve comandar a ação de tomar banho. Quando é a fome que está em baixo nível, o jogador deve comandar a ação de comer, e assim por diante.

As necessidades existentes no jogo original são: Fome, Conforto, Higiene, Banheiro, Energia, Diversão, Social e Ambiente. Nas outras versões do jogo (The Sims 2, The Sims 3 e The Sims 4), as necessidades podem ser ligeiramente diferentes.

O jogo possui, em suas configurações, o nivelamento de autonomia dos Sims. Quanto maior o nível de autonomia configurado, mais independente o Sim será. Assim, por exemplo, quando sua necessidade de Higiene estiver com nível baixo, o próprio Sim assume o comando de ir tomar banho. Com um nível de autonomia baixo configurado, o jogador deve comandar todas as ações. Independente do nível de autonomia configurado, o jogo sempre respeita a hierarquia de necessidades. Ou seja, caso o Sim esteja com um nível de Energia muito baixo e o jogador lançar o comando de praticar jardinagem, o comando será ignorado, pois o Sim não está em condições de realizá-lo.

Caso o jogador desconsidere as necessidades básicas do Sim, este, além de não conseguir realizar outras atividades, ficará com um nível de humor baixo e pode vir a morrer. A saúde financeira é simulada pela necessidade de mandar os Sims para encontrar empregos, ir trabalhar, pagar contas e tirar vantagem de suas habilidades para avançar nos seus empregos. Cada emprego possui um plano de carreira específico, e o Sim pode alternar entre uma carreira e outra.

Além das necessidades básicas, os Sims também apresentam desejos de desenvolvimento de habilidades, relacionamentos, etc. O jogador deve tomar decisões sobre o tempo gasto com essas necessidades de desenvolvimento. O desenvolvimento de habilidades pode acontecer nas áreas de Mecânica, Lógica, Carisma, Físico, Criatividade, entre outras, dependendo da versão do jogo. Para aprimorar o Sim em cada uma delas, deve-se realizar atividades específicas (como, por exemplo, conhecer Sims novos para melhorar a habilidade de Carisma), assistir aulas ou ler livros sobre o assunto. Para desenvolver relacionamentos, os Sims podem receber comandos para interagir entre si, através de conversas, piadas, etc. Quanto mais tempo um Sim passa com outro, melhor seu nível de relacionamento, podendo estes se tornarem amigos, melhores amigos, casados, ou mesmo, caso se desentendam, inimigos.

A apresentação da inteligência artificial do jogo é muito avançada, e os Sims responderão a condições externas por si mesmos, apesar de que frequentemente a intervenção do jogador é necessária para que eles mantenham-se no caminho certo. The Sims tem tecnicamente um valor ilimitado para se jogar novamente, já que não há maneiras de vencer o jogo, e você pode jogar para sempre, pois seus Sims terão filhos e morrerão, seguindo o ciclo da vida. Já foi descrito como mais brinquedo do que jogo.

The Sims reflete aspectos da realidade e isso deixa o jogo notável, especialmente que cada jogo de entretenimento anterior aos Sims usavam um ou mais aspectos de fantasia para entreter (desde personagens Disney a naves alienígenas). Situações simples da vida real, como adotar crianças ou formar relacionamentos trocam aqueles tradicionais objetivos de ganhar pontos e avançar para o “nível do chefão”.

Outros jogos e sistemas desde então também abraçaram a noção de jogo sem fim, como a simulação de fazenda Harvest Moon da Natsume ou Animal Crossing mostrando animais falantes, da Nintendo. O jogo é apreciado por muitos jogadores ao redor do mundo.

Série de jogos principal

The Sims

The Sims é o primeiro jogo desta linha. Lançado em 04 de Fevereiro de 2000, The Sims usa uma combinação de técnicas gráficas em 3D e 2D. Os Sims são renderizados como objetos 3D, mas a casa e todos os seus objetos são pré-renderizados e são mostrados simetricamente. Em 2002 o jogo tornou-se o mais vendido jogo de computador de todos os tempos. Antes da Eletronic Arts, a Activision pensou em comprar a Maxis porém desistiu pensando que os jogos não fariam sucesso.

O jogo possui sete expansões lançadas entre 2000 e 2003 apenas para sua primeira versão, traduzidas para o português brasileiro, mas lançadas com o título original em inglês. Essas expansões incluem novos objetos (Gozando a Vida) e ações (Num Passe de Mágica, por exemplo, permite o uso de mágica e feitiços), áreas (Em Férias possui destinos de férias) e personagens (O Bicho Vai Pegar introduz os animais de estimação). Três expansões se concentram em atividades, como festa (Fazendo a Festa), encontros (Encontro Marcado) e se tornar uma super estrela (Superstar)

Com as expansões, The Sims também foi lançado em cinco edições especiais que incluía algumas das expansões, o aplicativo bônus The Sims Creator e novos objetos. A última edição especial lançada foi o The Sims Coleção Completa, com todas as expansões.

The Sims 2

A Maxis lançou o The Sims 2 em 17 de setembro de 2004, tendo seu título traduzido em Portugal para Os Sims 2. O jogo foi eleito 2 vezes o melhor jogo eletrônico de estratégia de todos os tempos.

A sequência acontece em um ambiente completamente 3D e muito mais real, oposto a combinação 2D/3D do jogo original. Cada Sim tem sua aspiração específica, que pode ser romance, família, riqueza, conhecimento, popularidade ou prazer, que afeta seus desejos e medos pessoais, e de acordo com essas aspirações há recompensas dadas a família quando certos objetivos, são completados.

O jogo recebeu oito expansões, criando novas atividades (Vida de Universitário para universitários, Aberto para Negócios permite abrir sua própria loja, Vida Noturna com foco na vida noturna, e Tempo Livre adiciona passa-tempos), dando acesso a novos lugares (Bon Voyage adiciona novos pontos turísticos), expandindo o conceito das residências (Vida de Apartamento permite viver em um apartamento, sendo que o jogo original só permite casas) e ter seu bicho de estimação (Bichos de Estimação), desta vez completamente personalizável, incluindo a opção de escolher raças específicas do mundo real ou criar sua própria raça, diferentemente da expansão O Bicho Vai Pegar (da primeira edição do jogo). Quatro Estações introduz no jogo a passagem do tempo, permitindo atividades específicas para cada estação, além de fenômenos naturais característicos para cada uma delas (chuvas de verão, tempestades de neve no inverno, flores e calor na primavera, frutos no outono) e “sensações térmicas” sentidas pelos Sims, que devem se agasalhar para se proteger do frio e evitar exposição ao sol para se proteger de queimaduras.

The Sims 2 recebeu também oito coleções de objetos, um novo tipo de expansão em que não se adiciona uma nova função, local ou personagens, mas somente objetos com um tema em comum. Quatro delas tem foco na residência do Sim: casa de família (Diversão em Família), arquitetura e jardim (Mansões & Jardins), cômodos específicos (Cozinhas & Banheiros: Design de Interiores), incluindo móveis baseados no estilo das lojas IKEA (Lar IKEA). As outras quatro tem objetos de luxo (Glamour), festas e feriados (Pacote Festa de Natal, Happy Holiday e Celebrações), e roupas (H&M Fashion, Estilo Teen com foco em adolescentes).

Com oito pacotes de expansão e oito coleções de objetos, The Sims 2 foi lançado em nove edições especiais. The Sims 2 Deluxe e The Sims 2 Double Deluxe (ou Dose Dupla) possuíam também um DVD bônus com vídeos de dicas e truques.

The Sims 3

O The Sims Studios criou The Sims 3 em 5 de junho de 2009. O The Sims 3 dá a você a liberdade de criar Sims únicos e, então, colocá-los em uma vizinhança repleta de vida e de possibilidades infinitas.

Nova Vizinhança Viva e Sem Emendas – Seus Sims podem explorar livremente uma vizinhança repleta de vida.

Novo Criar Um Sim – Crie qualquer Sim, da maneira que imaginar.

Novas Personalidades Realísticas – Agora, cada Sim é uma pessoa realmente única, com uma personalidade distinta, podendo o jogador escolher traços de personalidade específicos para seu Sim.

Nova Personalização Ilimitada – Tudo pode ser personalizado por qualquer um.

O The Sims 3 permite que você coloque Sims realmente únicos em uma vizinhança repleta de vida do outro lado da porta de suas casas. A liberdade do The Sims 3 é inspiradora, por conta das possibilidades praticamente infinitas; e divertida, pelos momentos inesperados de surpresa e confusão.

O jogo teve onze pacotes de expansão. Volta ao Mundo trouxe para o jogo a possibilidade de viajar para três lugares baseados em países reais, China, Egito e França. Ambições trouxe novos empregos como escultor, detetive, bombeiro, estilista, tatuador, inventor, entre outros, além da possibilidade de controlar seus Sims enquanto eles estão no trabalho. Caindo na Noite adicionou ao jogo as baladas, boates e bares noturnos, além dos apartamentos e a volta dos vampiros. Gerações trouxe novas atividades para todas as idades: crianças podem ter uma casa na árvore, ter amigos imaginários, adolescente podem pregar peças e ir para o baile de formatura, adultos podem ter a crise de meia idade e idosos podem comemorar os bodas de casamento, além muitas outras novas atividades para cada idade. Pets trouxe os animais de volta ao The Sims 3, cachorro, gatos e até cavalos, além de muitos outros bichos que podem ser comprados ou encontrados pela cidade como cobras, tartarugas, pássaros, etc. Showtime é mais focado na carreira artística, fama e fortuna dos Sims. Foi baseado no The Sims Superstar, pacote de expansão da primeira geração. Possui uma edição limitada da cantora Katy Perry. Sobrenatural deixa o jogador criar e jogar com seres místicos como bruxo(a), lobisomem, fantasma, fada, vampiro e, se o pacote de expansão Showtime estiver instalado, gênio da lâmpada. Estações faz com que seus Sims possam desfrutar das quatro estações do ano, além de curtir os festivais que acontecem ao longo do ano (o dia dos namorados, o dia do floco de neve, o dia assustador e o dia do lazer). Também torna possível jogar com alienígenas. Vida de Universitário faz com que seus Sims estejam prontos para a melhor época de suas vidas. Ir para a universidade traz novas oportunidades, desde conexões sociais até impulsos de carreira. Entre atividades em classe e objetos específicos dos cursos, seu Sim vai descobrir maneiras novas de aprender. Ilha Paradisíaca adiciona ao jogo a possibilidade de se morar em uma ilha, em um barco e ainda construir e administrar um resort 5 estrelas. No Futuro: Última expansão para The Sims 3. Ela inclui a experiência de viajar a três possíveis futuros. Viajando centenas de anos para o futuro, os Sims podem encontrar seus descendentes, e em seguida voltar para o presente e alterar suas escolhas de vida para ver como elas os afetarão. Outra novidade é a possibilidade de construir robôs, que podem ser customizados com diferentes ‘chips de personalidade’.

The Sims 3 também recebeu nove coleções de objetos, que tem a mesma ideia das coleções de objetos do The Sims 2. Vida em Alto Estilo: Objetos mais modernos, com estilo tecnológico. Vem com brindes especiais para a comemoração de 10 anos de The Sims. Acelerando: Novos carros para seus Sims em estilos clássicos, luxousos, modernos e até um estilo inspirado na fantástica Fórmula 1. Sem esquecer do clássico estilo Rockabilly. Vida Ao Ar Livre: Os Sims ganham novas atividades e objetos focados na vida fora de casa. Namoradeiras externas, fogueiras, artigos de luxo ao ar livre, cachoeira, piscinas descoladas entre outras atividades estão incluídas nesse pacote de objetos. Vida Urbana: Pela primeira vez, um pacote de objetos permite que o jogador reforme não só sua casa, mas toda a cidade. Será possível construir lotes comunitários mais avançados: bibliotecas, academias, playgrounds, lavanderias e muito mais, além de espaços comunitários já prontos, como por exemplo os cafés. Essa expansão potencializa o conceito de arquitetura já característico da série para o nível de urbanismo. {Suíte de Luxo}: Agora seus Sims podem ter aquele clima de romance com novas roupas, objetos de compra e construção, para dar aquele charme de suítes com quartos bem arrumados e românticos e banheiros de puro luxo e um estilo charmoso e belo. Katy Perry Mundo Doce: Uma coleção que traz uma grande variedade de itens de decoração, móveis e, é claro roupas e penteados fabulosos, inspirados nos figurinos e objetos reais da cantora Katy Perry. Esses móveis, decorações e roupas divertidas vão dar um toque de estilo e doçura à vida dos seus Sims. Diesel: É a sétima coleção de objetos de The Sims 3. Transforme o estilo de seus Sims com roupas, acessórios e móveis atuais e prepare-se para uma vida de sucesso. The Sims 3: Dieselcontém a última palavra em moda e móveis para seus Sims de uma das marcas de estilo de vida mais populares do mundo: a Diesel. Anos 70, 80 e 90: É a oitava coleção de objetos de The Sims 3. Dê aos seus Sims os visuais mais maneiros e a decoração mais legal do passado com essa expansão de objetos. Use trajes novos, penteados malucos e barbas diferentes. Exiba o visual de discoteca dos anos 70 com um paletó de colarinho largo e calças boca-de-sino, aproveite o glam dos anos 80 com ombreiras e brincos com penduricalhos, ou vista uma camisa de flanela velha para criar o visual selvagem e grunge dos anos 90. Cinema: É a nona e última coleção de objetos da franquia The Sims 3. Traga todo o brilho e glamour de Hollywood diretamente para a casa dos seus Sims! Prepare-se para histórias únicas com decorações, móveis e roupas com o tema singular inspirado pelos gêneros icônicos do cinema. Com uma vasta gama de itens que vão desde uma cama de caverna assustadora a um chapéu de caubói, conte a história de justiceiros mascarados, vaqueiros (e vaqueiras) do velho oeste e inspire-se para criar histórias de terror de arrepiar. Vista seus Sims como lendas da telona ao encontrarem Tinseltown!

Com onze expansões em nove pacotes de objetos, The Sims 3 também foi lançado em edições especiais.

The Sims 3: Edição de Colecionador: Esta edição vem com o The Sims 3 mais guia de estratégia, guia de referência e um carro exclusivo para jogo.

The Sims 3 Edição de Colecionador Deluxe: Esta edição vem com o The Sims 3 mais guia de estratégia, guia de referência, um carro exclusivo para jogo e um Pendrive de 2GB de colecionador.

The sims 4

Comece uma nova família. 

Depois de abrir o jogo, você poderá iniciar uma nova família para começar sua jornada no Sims 4. Clique no botão grande de jogar ou no botão menor com o ícone de uma pessoa e o sinal de mais para começar uma nova família.

O botão grande de jogar levará você até a tela da vizinhança, onde é possível clicar nas famílias já alocadas no jogo, previamente criadas por você ou não.

Se você nunca jogou The Sims 4, clique no botão menor para fazer uma família nova. Clique em “Criar uma nova família” para entrar no modo “Criar um sim”, onde você poderá começar a formar sua nova família.

Crie um novo Sim. 

O modo “Criar um Sim” foi completamente repaginado para o The Sims 4. Agora, você tem mais controle sobre a aparência física e a personalidade dos Sims. Em vez das barras deslizantes presentes no The Sims 3, no The Sims 4 todas as características são criadas e ajustadas com o mouse. Há várias características pré-prontas para utilizar, incluindo corpos e rostos. Você pode criar um Sim ou vários. Ao entrar no modo “Criar um Sim”, você verá um Sim já pronto, que pode ser alterado conforme desejar

No canto superior esquerdo da tela, você verá a frase “Olá, meu nome é…”. Clique em cima dessa barra para dar um nome ao seu Sim.

Logo abaixo, você verá um painel para gênero, idade, estilo de caminhada e voz. Seu Sim pode ser do sexo masculino ou feminino e também criança, adolescente, jovem adulto, adulto ou idoso.

Abaixo do painel de idade e gênero, você verá alguns hexágonos, cuja quantidade varia de acordo com a idade do Sim. Essa é a parte onde você adicionará traços de personalidade ao Sim. Cada Sim pode ser um conjunto de inspirações, como amor ou riqueza e características para acrescentar personalidade e fazer cada um ser único. Adultos podem ter até três traços, além de um adicional que vem com a aspiração. Adolescentes podem ter dois e crianças podem ter um.

Clique em diferentes partes do corpo do seu Sim para editar sua aparência. O The Sims 4 é cheio de opções pré-determinadas, mas é possível editar até os mínimos detalhes, como a distância dos olhos ou a densidade muscular.

Os Sims podem ter diferentes estilos de cabelo e roupas para diferentes ocasiões. Jogue com Sims pré-prontos ou faça o seu do zero.

Adicione mais Sims à sua família. Basta clicar na opção “Adicionar um Sim” no canto inferior esquerdo da tela. Depois de fazer todos os Sims desejados, clique no ícone de verificação no canto inferior direto da tela. Você verá a opção de salvar sua família e começar a jogar.

Você pode escolher a opção de adicionar Sims à família com características genéricas. Isso quer dizer que o novo Sim parecerá com algum dos Sims criado anteriormente. Nesse caso, também é possível fazer ajustes conforme desejado.

Escolha uma vizinhança. 

Agora, você deve colocar sua família em alguma vizinhança. Há três opções disponíveis no jogo: Willow Creek, Oasis Springs e Newcrest. Clique em um dos círculos para escolher uma das vizinhanças.

Depois, você terá a opção de se mudar para uma casa ou comprar um lote vazio. Cada família começa com uma quantia de 20 a 34 mil Simoleons, dependendo da quantidade de membros.

Se escolher comprar uma casa mobiliada, dá para começar a jogar imediatamente.

Você também terá a opção de comprar um lote vago e começar a construir sua própria casa.

Faça sua casa. 

Depois de colocar os Sims em um lote, você poderá editar a casa comprada ou construir uma do zero. Entre no modo “Construção” ao clicar no ícone com ferramentas, que está no canto superior direito do Painel de Controle.

O modo “Construção” é identificado pelo ícone de martelo e chave inglesa à esquerda da barra de ferramentas.

Como você não terá muito dinheiro no começo para construir sua casa, é possível usar um código para conseguir uma quantia extra. Selecione Ctrl + Shift + C para abrir a barra de códigos. Digite “motherlode” para obter 50 mil Simoleons. 

No modo “Construção” há diversas opções para construir a casa perfeita. Na parte inferior da tela, há uma casa à esquerda e um painel com várias opções à direita. Ao clicar em partes da casa, você verá os itens disponíveis correspondentes à parte clicada. Por exemplo, ao clicar na parede casa, você receberá diversas opções para construir partes. Clicar no ícone de sala exibirá uma lista de ambientes pré-prontos de acordo com o tipo. Você pode alocar um ambiente pronto ao lote ou pode escolher itens individualmente.

Se for a primeira vez que você está construindo, um tutorial rápido aparecerá para você entender o processo passo-a-passo.

Também é possível girar e expandir os ambientes ao clicar em um ambiente com o cursor. Depois, você poderá arrastar paredes e girar o ambiente inteiro, se desejar.

Para soltar o ambiente selecionado, pressione ESC. Assim, você pode continuar o processo sem acidentalmente alterar a estrutura.

Outra opção é selecionar elementos individuais de ambientes já prontos, caso não queira adicionar um ambiente inteiro à casa.

O The Sims 4 também tem uma ferramenta de conta-gotas para clicar em itens existentes e copiá-los.

Se você deseja mais casas ou Sims pré-prontos, use a Galeria, uma coleção de Sims, ambientes e construções que outros jogadores criaram e que você pode baixar para o seu próprio jogo. A Galeria pode ser aberta a qualquer momento durante o jogo, basta pressionar a tecla F4.

Jogando com a sua família

Acostume-se com seus Sims. 

Depois de colocá-los em uma casa, clique no botão de jogar para vê-los em ação. Você verá pequenos ícones na parte inferior da tela, com informações sobre o Sim selecionado.

No mesmo local, há uma pequena caixa quadrada com o rosto de cada sim. Ao clicar nela, você pode alternar entre os Sims.

Ao selecionar um Sim, você verá uma imagem dele no canto inferior esquerdo da tela. Ao lado, o humor dele. Acima, balões de pensamento. Esses balões indicarão o que o Sim gostaria de conseguir. Você pode se envolver em atividades com outros Sims e objetos para completar os desejos em troca de pontos, que podem ser trocados por recompensas.

No canto inferior direito do Painel de Controle, você verá sete ícones. Cada ícone traz informações e estatísticas diferentes sobre o Sim. O ícone à esquerda mostrará as aspirações gerais. Completar as tarefas ajudará você a conquistar os maiores objetivos do Sim. Os outros ícones fornecem informações sobre o trabalho ou estudo do seu Sim, relacionamentos, humor, etc.

Fale e interaja com outros Sims. 

Para interagir com outro Sim, clique no Sim do qual você deseja interagir. Diversas opções aparecerão na forma de bolhas. Clicar em uma das bolhas dará ao Sim uma tarefa para completar.

Algumas bolhas levam à mais opções. Há opções de ser amigável, malvado, travesso ou romântico.

Diferentes interações com outros Sims podem afetar as emoções dos seus Sims. As emoções no Sims 4 incluem: confiante, entediado, feliz, galanteador, entre outras. As emoções podem influenciar a forma com a qual seu Sim interage com os outros.

Você também pode agir para aumentar ou diminuir uma determinada emoção. Por exemplo, cutucar um boneco vudu que lembra outro Sim pode ajudar o seu Sim a aliviar a raiva. Ou, então, você pode tomar um banho pensativo para que seu Sim se sinta inspirado.

Os Sims agora podem realizar múltiplas tarefas no The Sims 4. Isso permite que eles conversem em grupo e também evita a situação desagradável de deixar uma refeição não terminada no chão para socializar com outro Sim.

Explore o mundo e as oportunidades de carreira do seu Sim

O menu de opções no celular, localizado próximo ao ícone do rosto do Sim inclui as opções de encontrar um emprego e viajar. Seu Sim precisará de dinheiro — também chamado de Simoleon — para comprar qualquer coisa.

Para conseguir mais dinheiro, seu Sim pode ligar para empregadores e conseguir um emprego ou pode procurar oportunidades através do computador. A menos que você tenha a expansão “Ao Trabalho”, os empregos não serão jogáveis. Isso quer dizer que você terá que correr o tempo até o turno acabar (a menos que você tenha um outro Sim controlável na casa).

Alternativamente, é possível ganhar dinheiro através de passatempos e habilidades, como pinturas ou livros.

Você também pode dar zoom no mapa para visitar outros locais e encontrar mais atividades para os seus Sims. Afaste o visor até ver a lupa. Ao clicar, você pode ir até parques, bares e a academia, onde seu Sim pode conhecer outros.

Dicas

Há muitos códigos para melhorar o jogo. O mais comum é o “testingcheats”, que, ao clicar em um Sim enquanto segura a tecla SHIFT oferece um novo menu de opções. 

Depois de criar um Sim, não será possível alterar sua aparência física, a menos que você use o código “cas.fulleditmode”.

Se estiver apenas começando a jogar, é melhor criar um ou dois Sims. Jogar com muitos de uma vez pode dificultar o cumprimento dos objetivos e o abastecimento das necessidades dos Sims.

Sims também pode morrer por emoções agora. Evite deixá-los com muita raiva, mortificados ou histéricos, e também não deixe-os muito cansados. Sims também morrem de exaustão.

Se você está rodando o The Sims 4 em um laptop, habilite o modo “laptop” nas configurações para diminuir os gráficos e melhorar o desempenho do jogo.

Referências:

Wikipedia, wikihow.