1HitGames

Tibia

Jogo eletrônico multijogador (MMORPG) gratuito, desenvolvido pela CipSoft. Criado em 1997, é um dos jogos mais antigos do gênero. No Tibia, os jogadores podem desenvolver as habilidades de seus avatares, buscar tesouros, resolver enigmas e explorar áreas como cidades, masmorras, florestas, desertos, ilhas, praias, minas, etc… Os personagens podem disputar lutas entre si ou com criaturas, tais como monstros, dragões, demônios, orcs, utilizando armas e magias, enquanto os NPCs não podem ser atacados.

Ao iniciar o jogo, o seu avatar começa na ilha de Dawnport, uma ilha onde todo jogador deve permanecer até desenvolver habilidades necessárias para o progresso e sobrevivência nos outros mapas do jogo. Quando o jogador atinge o nível 8, ele pode, opcionalmente, escolher a sua vocação e deixar a ilha. Em Dawnport, o jogador familiariza-se com o jogo e aprende muitas coisas sobre o mundo de Tibia, como magia ou usar flechas e espadas.

O famoso combate PvP (Player vs. Player). Por isso, separamos uma pequena explicação sobre os servidores que permitem essas batalhas, além de falar sobre as regras e limitações que cada um deles apresenta.

Há três tipos de servidores PvP: Os Hardcore PvP, os Optional PvP e os Open PvP. Nos servidores hardcore, não há qualquer limitação, é um mundo onde cão come cão. Nos Optional, apenas durante guerras é permitido o combate entre usuários, os quais sejam de lados opostos. Já o Open PvP possui uma longa lista de restrições que iremos revisar.

Um detalhe a se destacar é que, independente do tipo de servidor, você não tem permissão para atacar um jogador nos 10 primeiros segundos após ele fazer Login com seu personagem. A única exceção é caso esse jogador ataque você primeiro e seja apenas autodefesa.

Hardcore PvP

Como dito, este modo não tem restrições e nem punições. Você pode matar outros jogadores livremente e isso é até mesmo incentivado, já que em um servidor hardcore, a matança acaba virando o foco do jogo.

Optional PvP

Neste caso, o PvP é liberado quando duas Guildas decidem declarar guerra, uma contra a outra. Apenas os personagens das Guildas envolvidas podem ferir uns aos outros e também não é possível se mover para espaços ocupados por inimigos ou seus summons. Durante uma guerra você tem um aumento de skills ao atacar seus oponentes.

Open PvP

Diferente do Hardcore e do Optional, o Open PvP tem uma série de restrições, regras e punições para quem as desobedece. Por exemplo, você pode matar jogadores agressivos livremente, aqueles que estejam marcados com uma caveira em seu nome. Porém, ao matar jogadores inocentes – sem caveira – você será marcado como um jogador agressivo, uma presa para os outros.

As punições são distribuídas para os últimos 20 jogadores que causaram danos à vítima nos seus 60 segundos finais de vida, permitindo que um grupo inteiro seja responsabilizado por uma morte. Auxiliar na matança indiretamente, prendendo ou paralisando o oponente, não acarreta em punição, mas o seu nome aparece na lista da vítima como uma pessoa que ajudou a matá-la.

Caso você mate muitos jogadores desmarcados em um certo espaço de tempo, começará a receber punições, que variam dependendo da quantidade de pessoas que matou e o intervalo de tempo em que essas mortes ocorreram. Essas punições são dadas através de um sistema de caveiras no seu nome.

A Marca da Caveira

Caveira Branca – Esta é a classificação mais branda, garantida ao atacar outro jogador. Você fica marcado com uma caveira branca por 60 segundos, impedido de deslogar de entrar em zonas de proteção. Caso você continue atacando, esse tempo vai sendo estendido.

Caveira Vermelha – Se por acaso, além de atacar, você eliminar outros jogadores inocentes, os quais não estão marcados com caveiras, você pode ganhar uma caveira vermelha. Ela é enviada a quem eliminar de 3 a 5 jogadores inocentes em 24 horas, 5 a 9 em 7 dias ou 10 a 19 em 30 dias.

A Caveira Vermelha é uma punição média que dura por 30 dias, podendo ser estendida se as infrações forem repetidas. Caso você morra com uma caveira vermelha, perderá todos os seus itens, independente de estar usando Blessings ou Amulet of Loss para prevenir isso.

Caveira Preta – Esta já é uma punição pesada, guardada para jogadores que matem 6 ou mais jogadores inocentes em 24 horas, 10 ou mais em 7 dias ou 20 ou mais em 30 dias. Ela tem duração de 45 dias e, assim como a Caveira Vermelha, pode ser estendida e você perde todos os seus itens ao morrer.

Uma diferença da Caveira Preta é que uma vez marcado por ela, você não tem mais permissão para atacar jogadores inocentes, sem marca de caveira. Isso também significa que você não pode usar magias e runas de área que sejam ofensivas, não pode utilizar magias sem um alvo específico, nem Burst Arrows, pois poderiam atingir pessoas inocentes por tabela.

Como é uma punição pesada, um usuário marcado com a Caveira Preta recebe o dobro de dano em combate PvP contra outros jogadores. Ao morrer, você perde todos os seus itens e retorna ao templo com apenas 40 pontos de Health e 0 de Mana.

Caveira Amarela – Além das caveiras de punição, há ainda algumas outras, como a amarela, laranja e verde. Caso você esteja com uma Caveira Branca, Vermelha ou Preta, e seja atacado por outro jogador, este que atacou você será marcado com uma Caveira Amarela, visível apenas para você.

Em outras palavras, a Caveira Amarela indica que este jogador atacou você primeiro e que você pode matá-lo sem temer aumentar sua punição, pois está apenas se defendendo de uma agressão.

Caveira Laranja – Já a Caveira Laranja é atribuída quando alguém mata você de forma injusta. Esse jogador ficará marcado com essa caveira por 7 dias, visível apenas para você, simbolizando que tem todo o direito de se vingar dela. Ao atacar esse jogador, no entanto, você ganha uma Caveira Amarela, permitindo que ele se defenda.

Caso seja morto pelo mesmo jogador mais de uma vez, você pode se vingar o mesmo número de vezes que foi morto, a Caveira Laranja só desaparece se você o matar tanto quanto ele já te matou ou se os 7 dias de punição se passarem.

Caveira Verde – A Caveira Verde não é uma punição, mas apenas uma indicação de personagens envolvidos em uma guerra de guildas, tanto a sua quanto a rival, e também de integrantes da sua Party. Não há punições por matá-los.

Vocações

Existem quatro vocações básicas entre as quais o jogador pode escolher uma para seu personagem:

Feiticeiro

Sorcerers não são grandemente habilidosos com armas e não levam vantagem em combates corpo a corpo, mas podem ser devastadores com inúmeros tipos de magias e runas de ataque. Sua especialidade é a energia.

Druida

Druids são muito conhecidos por seus poderes de cura, e apesar de evoluírem com a mesma proporção dos (sorcerers), não têm a mesma força de magia. Por serem muito semelhante aos sorcerers, os druidas fazem uso das mesmas runas que eles. Sua especialidade é o gelo.

Paladino

Paladins são grandemente habilidosos em combate à distância e por isto são os melhores arqueiros. Possuem um potencial mágico alto, mas sendo inferior aos magos e superior aos cavaleiros. As armas utilizadas pelos paladinos, são: arcos, flechas e lanças.

Cavaleiro

Knights são os melhores no manuseio de armas, sendo fortes e resistentes para combates corpo-a-corpo, com suas habilidades de defesa e ataques armados. Sua evolução na área de magias é a mais limitada e lenta em comparação às demais vocações. As armas utilizadas pelos cavaleiros, são: espadas, machados e clavas.

Luta Justa

Em Tibia, existem “Regras de Luta Justa” para definir o que é considerado uma luta honesta e uma luta desleal. Por exemplo: dois adversários se enfrentando em condições de igualdade é obviamente algo justo, mas esperar um usuário estar enfraquecido para então pegá-lo de surpresa é considerado desleal.

Uma luta é considerada desleal quando 40% do dano infringido a você nos últimos 60 segundos de vida é causado por combates PvP, ou pelo menos se 20% tiver sido causado por outro jogador ou seus summons.

A vantagem é que, quando uma luta é definida como desleal, as suas punições pela morte vão sendo reduzidas, dependendo das condições. Os níveis dos jogadores que te atacaram são somados e comparados ao seu nível e de jogadores que te ajudaram, como oferecendo cura. Se esse número for maior da parte dos que atacaram, sua punição é amenizada.

Suas punições podem ser reduzidas em até 80%, considerando ainda suas bênçãos, reduzindo assim suas perdas proporcionalmente a quão desleal foi a luta.

Principais locais

Cidades

No Tibia existem diversas cidades, entre elas, algumas de importância relativamente grande em Tibia. Essas cidades se localizam em diversos locais do continente do jogo (conhecido dentro do jogo como Main) ou em alguma ilha próxima.

Para viajar de uma para outra se pode ir a pé, ou usar algum meio de transporte (barco ou tapete mágico). Contudo há cidades onde apenas pode se chegar usando algum meio de transporte e apenas jogadores com Premium Account podem usá-los (a exceção da balsa que leva às Ice Islands, que todos podem usar), o que significa que tais locais são de acesso apenas para esses jogadores.

Ankrahmun

É uma das cidades localizada no deserto do continente de Darama, ela é formada por pirâmides e é governada por um faraó morto-vivo.É uma das duas cidades que possuem um grande deserto no jogo. Essa cidade é de acesso apenas a quem possui Premium Account

Ab’Dendriel

É a cidade dos elfos. A cidade, localizada a nordeste do continente tibiano, possui uma grande vegetação e as casas construídas em árvores. Seu nome vem da palavra grega déndron, que significa árvore

Carlin

É a cidade rival da de Thais (a capital do mundo de Tibia). Em sua história, Carlin foi palco de uma grande guerra; e atualmente ela é governada apenas por mulheres, que tomaram o controle da cidade

Darashia

É uma das cidades do deserto do continente de Darama, ela é famosa pelo mel que produz. Essa cidade é de acesso apenas a quem possui Premium Account

Edron

É a única cidade da ilha de mesmo nome, nessa cidade é possível comprar magias que não podem ser conseguidas em nenhum outro lugar. Essa cidade é de acesso apenas a quem possui Premium Account

Kazordoon

É a cidade dos dwarfs (anões). Com o seu conhecimento sobre água e terra, seus artesãos e engenheiros construíram a cidade em um vulcão extinto. Seus habitantes basicamente sobrevivem pela mineração e o artesanato de equipamentos de batalha. O nome da cidade vem da palavra Khazad-dûm, que significa “Mina dos anões”, de acordo com o Khuzdûl (a língua dos anões do universo de Senhor dos Anéis)

Liberty Bay

É a cidade da ilha de Vandura, que fica no arquipélago Shattered Isles. A cidade é famosa por seus recursos naturais, especialmente a sua cana de açúcar da qual é feita rum. Essa cidade é de acesso apenas a quem possui Premium Account

Port Hope

É a cidade localizada no centro da selva do continente de Darama, é uma colônia de Thais. Essa cidade é de acesso apenas a quem possui Premium Account

Rookgaard

Era a antiga ilha introdutória do jogo onde os iniciantes poderiam aprender como jogar. Ainda pode ser acessada por meio de NPCs em Dawnport.

Dawnport

Esta é a nova ilha introdutória para novos jogadores, onde os mesmos podem testar todas as classes para verem qual é a melhor escolha para si. Completando level 8 podem ir para mainland.

Thais

É a maior e mais antiga cidade, o Reino de Thais, que além de cobrir o Sul de Main, cobre a ilha de Edron e outros territórios imensos, como os continentes de Tiquanda e Shattered Isles. Ela considera a si própria como sendo a capital de Tibia, mesmo que o seu rei Tibianus III nunca o tenha confirmado oficialmente. Nela é possível encontrar atrações como um salão de jogos, um museu e um bar.

Venore

É uma grande cidade de mercadores. Na história do jogo, ela inicialmente começou com um grupo de colonizadores de Thais (a capital de Tibia), contudo agora chega a rivalizar com essa cidade em termos de riqueza. Os comerciantes locais encontram-se associados em fortes grupos

Svargrond

É situada no extremo noroeste do jogo e é uma grande ilha de gelo. Possui vilarejo de chakoyas, bárbaros, gigantes e outras criaturas

Yalahar

É situada no extremo norte do jogo. Seus habitantes, conhecidos por Yalahari, são uma das raças mais inteligentes. A cidade foi devastada por uma entidade chamada Variphor

Farmine

Farmine é uma cidade subterrânea localizada em Zao. Toda a história de Zao não é bem conhecida. Lagartos e Dragões ou sempre viveram no continente ou chegaram por algum meio. Após um tempo, os Orcs chegaram e desde então têm lutado contra os lagartos. Possivelmente antes dos lagartos chegarem em Zao, homens primitivos já viviam no lugar, mas depois de perderem a batalha para os lagartos se estabeleceram no lado Leste da montanha.

Gnomebase

Gnomebase é uma cidade no subterrâneo de Tibia, que chegou na versão 9.60 de Tibia, no dia 11 de Julho de 2012. A cidade é habitada por gnomos, uma raça escondida durante séculos do resto do mundo, sendo conhecida somente pelos anões, que os esconderam por muito tempo.

Gray Beach

Gray Beach é a pequena praia ao sul de Quirefang, protegida por montanhas que a separam da The Hive, o local aonde os insetos vivem.

Como não atacar inocentes

Em servidores Open PvP há um botão de segurança na interface que ativa o Modo Seguro, um modo onde você não pode atacar outros jogadores desmarcados por acidente, mas permite que você ataque jogadores marcados com caveiras. No entanto, ainda há o perigo de atingir inocentes ao utilizar magias ou runas que afetem uma área inteira. Nesse caso você será punido com uma Caveira Branca.

Bloqueio para deslogar

Durante um combate você não pode deslogar do jogo devido a um efeito chamado Logout Block. Após atacar alguém, usar magias ou runas ofensivas, ser atacado por outro jogador ou criatura e até mesmo sofrer dano acidental, você fica impedido de se deslogar por 60 segundos.

Caso você tente fechar o Tibia ou até desligar o seu computador durante esse bloqueio, você sairá do jogo, mas seu personagem continuará online vulnerável, recebendo ainda mais danos e sem poder se defender.

Bloqueio de zona de proteção

Em Tibia há certos locais onde não é possível atacar outros jogadores. Essa localidade é conhecida como zonas de proteção. Tratam-se de templos, depots, navios, casas, entre outros. Caso você ataque alguém e seja marcado com uma Caveira, você fica 60 segundos sem poder entrar em uma zona de proteção, fenômeno conhecido como Protection Zone Block (PZ Block).

Isso ocorre para que você não possa simplesmente atacar alguém e correr para uma zona de proteção, sem dar a chance de que ele revide. Caso você seja atacado e então revide, você não fica impedido de entrar nas zonas de proteção. Ao matar outro jogador, você fica sem poder entrar por 15 minutos.

Magias e runas de ataque que afetem uma área automaticamente deixam você impedido de entrar em zonas de proteção por 60 segundos, pois podem acertar jogadores inocentes por acidente.

Trocando de lugar

Outro elemento que acontece apenas em mundos Open PvP é a ação de Swapping ou Permuta, o que na prática é basicamente uma troca de lugares. Para impedir que outros jogadores prendam fisicamente um usuário, é possível trocar de lugar com quem está tentando te prender.

Caso você fique completamente impedido de andar em todas as direções, por obstáculos, jogador ou summons, você pode trocar de lugar com alguns deles. Quando for possível executar a troca de lugar, os quadrados para onde você pode ir estarão da cor laranja, bastando clicar ou andar na direção dele com as setas para trocar de lugar.

Só não é possível trocar com personagens que estejam em uma zona de proteção, portas, que você tenha atacado primeiro ou que estejam em guerra.

Como não perder bênçãos em PvP

Existe uma bênção (blessing) especial para jogadores que tenham medo de perder suas bênçãos em PvP. Chamada de Twist of Fate, ela pode ser comprada de NPCs dentro de templos e o seu preço é proporcional ao nível do jogador que deseja comprá-la.

Com a Twist of Fate, ao ser morto em uma luta considerada desleal (veja as condições acima), você não perde suas bênçãos ao morrer, perde apenas a Twist of Fate, mantendo todas as outras. Uma vantagem é que caso você não tenha outras bênçãos para “proteger”, a Twist of Fate também não será utilizada.

Vale lembrar, no entanto, que ela só serve para PvP, jogador vs jogador. Caso você morra para um monstro, a Twist of Fate não poderá salvar as suas outras bênçãos.

Referências:

Techtudo, wikipedia.

Das Antigas, MMORPG, PC Tags:, , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , ,

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Subir ↑