Cyber ​​Shadow

Cyber ​​Shadow é um side-scrolling de ação – plataforma, videogame criado pelo finlandês desenvolvedor indie Mechanical Head Studios e publicado pela Yacht Club Games. Apresentando uma estética de 8 bits, ele segue um ninja cibernético chamado Shadow, que se propõe a resgatar seu clã em um mundo dominado por máquinas. Lançado para Nintendo Switch, PlayStation 4, Xbox One, Microsoft Windows, Linux, Mac OS e PlayStation 5. .

Gameplay 

Cyber ​​Shadow side-scrolling 1hitgames

Em Cyber ​​Shadow, os jogadores controlam um personagem ninja que luta contra os inimigos com uma espada e várias habilidades especiais adquiridas como subarmas. Possui uma estética de 8 bits que compartilha semelhanças com Shatterhand e contém vários elementos de jogabilidade de Shadow of the Ninja, Ninja Gaiden, Mega Man, Castlevania e jogos semelhantes, que incluem caminhos sinuosos e retrocessos ocasionais. Vários chefes estão presentes.

A história de Cyber ​​Shadow é contada principalmente por meio de cenas cinematográficas, embora as do motor também sejam usadas.

Não é um Metroidvania, mas….

Cyber ​​Shadow side-scrolling 1hitgames

Este jogo não é um Metroidvania, mas também não é um jogo de plataforma de ação direta. No final de cada nível, derrotar um chefe dará a Shadow novos poderes. Às vezes, esses poderes são encontrados no meio de um nível também, como a habilidade de subir paredes. Essas habilidades dão aos jogadores um motivo para voltar aos níveis anteriores para descobrir segredos que podem ser realizados por meio de um terminal no início de cada estágio.

Faça anotações de objetos intransponíveis em níveis

Cyber ​​Shadow side-scrolling 1hitgames

Pode ser difícil lembrar de tudo o que parece um segredo em um nível. Existem portas intransponíveis, penhascos e até objetos que não podem quebrar sem a técnica certa. Ao tomar nota dessas curiosidades, você economizará tempo no longo prazo. Mesmo que essas coisas não se transformem em nada concreto, as notas são sempre úteis no jogo.

Acerte as paredes

Cyber ​​Shadow side-scrolling 1hitgames

Além de segredos que exigem certas habilidades em Cyber ​​Shadow, também existem muitos tesouros esperando por portas ocultas. Um simples golpe de espada pode revelar uma câmara escondida que contém reforços para HP e SP. Alguns segredos são óbvios, como paredes com rachaduras, mas o importante é estar sempre alerta. Quanto mais se encontra, mais forte se torna, o que é importante para os chefes.

Esteja ciente de seus movimentos

Ao contrário de muitos jogos clássicos da Nintendo que este jogo está tentando emular, os jogadores têm movimentos bastante restritos no início. Não se pode atacar para cima, nem mesmo se abaixar. Entender essas questões pode ser desgastante, mas é importante estar ciente do conjunto de movimentos de Shadow. Quanto mais alguém conhece seus limites, mais fortes eles se tornam.

Chefes sempre têm uma fraqueza

Cyber ​​Shadow side-scrolling 1hitgames

Para coincidir com os conselhos sobre movimentos, também é importante enfatizar que os chefes têm padrões. Padrões que podem ser facilmente lidos com a prática. Alguns chefes podem parecer totalmente impossíveis e francamente injustos em seus poderes. No entanto, com paciência suficiente, um sempre sairá por cima como o vencedor. Procure pontos fracos. Eles estão sempre presentes.

A morte não é tão ruim

Mesmo que se morra muito, seja de patrões ou apenas das armadilhas traiçoeiras nos níveis normais, a morte não é tão difícil. Claro, sempre será necessário reiniciar no último checkpoint. Quanto mais se avança no jogo, mais distantes estarão essas áreas de salvamento.

Portanto, pode ser frustrante, mas pode ser útil saber que todo o progresso feito antes da morte é mantido. Por exemplo, se um quebra-cabeça for resolvido, ele permanecerá resolvido mesmo que o jogador morra antes de um salvamento. Também não há vidas extras com que se preocupar.

Salvar SP

Às vezes, as cápsulas de SP causam lixo nos níveis como doces em um desfile de quatro de julho. Então, às vezes, eles não estão em lugar nenhum. Embora possa ser tentador usar habilidades que requerem SP, como a estrela de arremesso ou a técnica de bola de fogo para cima, é melhor esperar até que as coisas estejam desesperadoras.

Nunca se sabe se eles vão precisar de uma estrela ninja para ativar um interruptor secreto para entrar em uma câmara escondida, por exemplo. Isso pode acontecer muito se o SP for usado sem cuidado.

Não desperdice pontos de energia em pontos de verificação

Além das cápsulas, o SP também pode ser recuperado nos pontos de verificação. Isso se determinada função estiver ativada. Veja, um pouco no jogo essas cápsulas de energia laranja podem ser usadas para ativar habilidades terminais de cura de HP e SP para obter armas temporárias ou reforços como a extensão da lâmina. Aguarde a ativação das funções de SP e arma, a menos que seja absolutamente crucial, mas sempre vá para o HP. Os fundos cairão rapidamente se usarmos todas as três funções em cada parada.

Fraquezas do inimigo inicial

Existem dois primeiros inimigos com os quais se deve ter cuidado. Os primeiros são esses ovos roxos. Se atingidos, eles produzirão versões minúsculas dessas criaturas insetos voadores e podem ser difíceis de acertar, mas podem acertar facilmente os jogadores. Não tocá-los é a melhor estratégia. O outro inimigo a ter em conta são os soldados roxos que usam tanques verdes. Eles sofrem muitos danos na frente, mas se um deles atingir seu tanque nas costas, eles explodem com um único golpe.

Verifique esse amuleto

Isso realmente não faz nada, mas é uma função que pode facilmente ser perdida. Se alguém pausar o jogo no sistema de menus, verá um amuleto de ouro no canto inferior direito. Alguém pode pensar que é uma escolha de estilo, mas pode realmente ir até ele, abri-lo e revelar uma imagem do passado de Shadow. É o mesmo da cinemática de abertura do jogo e é explicado mais tarde. É uma boa peça de interatividade oculta para algum contexto extra.

Você não tem que voltar atrás, mas você deve

Você não poderá obter todas as atualizações na primeira passagem por cada nível. Muitos segredos estão escondidos e exigem atualizações permanentes em suas habilidades para serem alcançadas, especificamente atualizações de movimento. No entanto, esses itens ocultos fornecem grandes melhorias que tornarão o resto do jogo muito mais fácil. Portanto, se você estiver com dificuldades, considere voltar aos níveis anteriores e procurar por segredos. Geralmente vale a pena repetir alguns níveis mais antigos após cada atualização importante obtida de um chefe.

Ataque todas as paredes

Aqui está uma coisa que Cyber ​​Shadow e Shovel Knight têm em comum. Muitas atualizações úteis, se não simples ganhos de energia, podem ser encontradas esperando por trás de paredes destrutíveis. Algumas dessas paredes são claramente telegrafadas com rachaduras, mas outras parecem apenas partes normais do ambiente. Resumindo a história, ataque tudo e você nunca saberá o que irá encontrar.

Escolha suas atualizações de Checkpoint com cuidado

Um dos sistemas mais legais do Cyber ​​Shadow são seus pontos de verificação atualizáveis. Você ficará tentado a gastar todo o seu dinheiro em todas as funções de cada posto de controle, mas não o faça. Existem vários checkpoints por nível e se você explodir tudo nos primeiros checkpoints, você acabará perdendo os recursos quando encontrar os últimos, e como eles vêm antes dos chefes, você pode querer considerar acumular seu dinheiro.

Além disso, pode ser útil explorar à frente e ver os perigos que o aguardam antes de tomar decisões sobre armas secundárias que você pode comprar nos pontos de controle. Lembre-se, você sempre pode voltar atrás e comprar uma restauração HP se as coisas ficarem arriscadas.

A maioria dos movimentos tem maneiras alternativas de usá-los

Não há muitas falhas no Cyber ​​Shadow, mas uma que se destaca é que o jogo realmente não diz a você como usar nenhuma de suas habilidades e técnicas. Como tal, cada habilidade que você aprende tem algum benefício alternativo. Por exemplo, o golpe de raio pode ser usado para ganhar altura no topo de um salto e a porção de punhalada para baixo pode ser usada para pular os inimigos no estilo Cavaleiro com Pá . O painel pode ser acorrentado várias vezes no ar, desde que você acerte em algo, desde que tenha o SP. Brinque com cada técnica para encontrar seus usos alternativos.

Chefes têm fraquezas

Não, não estou falando apenas sobre fraquezas em seus padrões de ataque. Estou falando sobre fraquezas reais em armas e técnicas. Diferentes habilidades e itens especiais causarão diversos danos aos diferentes chefes. Portanto, certifique-se de variar sua abordagem e ver o que derrete o boss HP mais rápido.

Conservar SP para movimento

Embora você possa querer enlouquecer jogando shuriken em todos os lugares, você realmente deve conservar seu SP para habilidades baseadas em movimento, como o golpe de raio. Essas habilidades podem permitir que você ignore grandes partes de um estágio. Você pode simplesmente se recusar a interagir com segmentos de plataforma. Os inimigos, na pior das hipóteses, custam algum HP se você se deparar com seus ataques, mas cair em um poço sem fundo custa tudo.

Pods de serviços práticos

Conforme você explora as ruínas de Mekacity, ocasionalmente encontrará Service Pods – checkpoints carregados de guloseimas. Além de salvar seu progresso, alguns pods podem ser atualizados se você pagar o suficiente de sua essência conquistada com dificuldade.

Recuperação Espiritual: Itens e habilidades especiais consomem Pontos Espirituais (SP), mas esta atualização irá superá-lo.

Reparo automático: reabastece seu HP. Você vai precisar.

Síntese do item: concede a você um item especial exibido no terminal do pod. 

Uma vez que um recurso tenha sido ativado, esse Service Pod em particular continuará recarregando HP, SP ou seu item especial indefinidamente. Isso é especialmente útil no caso de um passo infeliz em um poço sem fundo ou quando você entrar em perigo mortal. O Pod de serviço travará em sua posição e o transportará para um local seguro, sem fazer perguntas. Esta função “respawn” é normalmente reservada para sintéticos com falhas que se perdem.

(Dica: às vezes, uma rachadura é apenas uma rachadura, mas é melhor verificar?)

Além das habilidades

Suas habilidades (depois de adquiridas) vêm com várias técnicas secretas. Por exemplo, sua habilidade Lightning Strike lhe dará altura extra se você usá-la no ápice do seu salto. Além disso, se você repetir o comando de movimento enquanto já executa a habilidade, irá teleportar para o seu alvo em um instante. É aconselhável que você aprenda as técnicas secretas para todas as suas habilidades.

(Dica: quando estiver com pressa, virar as costas para um inimigo antes de acertá-lo às vezes é mais rápido do que lidar com o inimigo. A sombra é sempre empurrada para as costas DELE ao receber dano. Isso é chamado de “aumento de dano”.)

Como derrotar o MekaDragon

O problema de enfrentar o MekaDragon é que esse inimigo tem um ponto fraco específico que o jogador precisará atingir para causar danos a ele. Obviamente, o chefe não vai querer que isso aconteça, então há apenas aberturas específicas para o jogador atingir esse ponto. Na maior parte dessa luta, o jogador estará evitando os ataques do MekaDragon, saltando sobre as plataformas que estão flutuando na água.

Uma das primeiras coisas que o jogador precisa fazer é esperar o chefe sair da água e abrir a boca. Aqui o jogador verá o grande ponto fraco brilhante na boca do robô que ele precisará atirar. O chefe também estará atirando bolas de fogo no jogador que ele terá que se esconder antes de contra-atacar. Após este ataque, o chefe começará a aumentar e diminuir o zoom na tela para destruir todas as plataformas. O jogador só precisa correr para evitar esses ataques.

O chefe parecerá que está prestes a atirar bolas de fogo novamente, mas, em vez disso, eletrificará a água. O jogador precisará estar no topo das plataformas para evitar danos e terá rédea solta para atacá-la até que ela afunde novamente. A partir daqui, o padrão de ataque se repetirá, então o jogador terá de continuar até derrubar o MekaDragon.

Referências:

The Gamer, Screen Rant, Blog Playstation, Game Crate, wikipedia.

E aí, o que achou deste game? Comente aqui em baixo sobre Cyber ​​Shadow!

Deixe seu comentário: