1HitGames

Half-Life: Alyx

Half-Life: Alyx é u jogo eletrônico de tiro em primeira pessoa em realidade virtual (VR) desenvolvido e publicado pela Valve. Ocorrendo antes dos eventos de Half-Life 2, os jogadores controlam Alyx Vance enquanto ela e seu pai Eli lutam contra os alienígenas ocupantes denominados Combine. É o primeiro jogo da série Half-Life desde Half-Life 2: Episode Two, de 2007, e foi lançado em 23 de março de 2020 para Microsoft Windows.

Descrito pela Valve como seu jogo de VR “principal”, Half-Life: Alyx foi desenvolvido com o motor gráfico Source 2 e suporta todos os fones de ouvido de VR compatíveis com PC. Os jogadores usam VR para interagir com o ambiente e combater inimigos, usando “luvas gravitacionais” para manipular objetos, da mesma forma que a arma gravitacional fazia em Half-Life 2. Os elementos tradicionais da série retornam, como exploração, quebra-cabeças e combate baseado em física.

Half-Life: Alyx foi aclamado pela crítica especializada, que elogiaram seus gráficos, dublagem, escrita e atmosfera. Foi citado por alguns como o primeiro aplicativo matador do VR.

Qual é a melhor maneira de jogar?

Vamos entrar no cerne da questão por um momento: mesmo que a Valve queira que você brinque com sua tecnologia mais recente (e mais cara), o Valve Index, Half-Life: Alyx também funciona muito bem com HTC Vive, Oculus Rift (e Quest ), bem como o Samsung Odyssey e outros óculos Windows Mixed Reality. Se você não usar o Index, perderá alguma fidelidade, pois usa os controladores personalizados da Valve para rastrear os dedos, mas os desenvolvedores também incluíram suporte para vários métodos de jogo, para que você possa jogar sentado ou em pé. Se você quer a versão definitiva do jogo, certamente precisará gastar muito dinheiro, mas se já possui um dispositivo de realidade virtual (PSVR à parte), vai se divertir muito com o Alyx.

Locomoção e pausas

A realidade virtual pode ser demais para alguns, e se este é seu primeiro jogo, pode deixá-lo tonto. Primeiro de tudo, você deve experimentar todas as diferentes configurações de movimento do jogo. A Valve fez um esforço para enfatizar que todos os estilos de jogo foram levados em consideração, o que significa que você pode optar por se teletransportar de um lugar para outro ou ter total controle sobre seu movimento. Se você é inexperiente, pode optar pelo método de teleporte, mas os jogadores VR mais experientes podem pular para os controles de movimento total com a configuração “contínua”.

Mas o mais importante é que, se você começar a se sentir um pouco mal, faça uma pausa imediatamente. Não pense que vai, porque não vai, e quanto mais você ficar “no útero” se sentindo mal, mais tempo levará para se recuperar mais tarde. Não seja corajoso quando se trata disso, seja sensato. Faça uma pausa e saboreie cada minuto desta vez na vida. Não vai a lugar nenhum e você não receberá nenhuma recompensa por executá-lo.

Cada arma é uma mão, use-a a seu favor

Muitos jogos de realidade virtual envolvem tiro, mas a série Half-Life da Valve sempre se concentrou na história, bem como no combate e na física. Todas as armas Alyx são de uma mão, o que significa que você sempre pode se concentrar em uma mão para eliminar os inimigos e na outra se mover. Ter isso bem assimilado desde o início permitirá que você jogue de uma maneira mais relaxada, porque você não se preocupará em fazer malabarismos com armas em um mundo hostil, onde os Headcrabs saltam sobre você e os soldados da Combine o bombardeiam para parar seus métodos revolucionários.

O movimento é fundamental e no trailer você pode procurar em qualquer lugar

Os recém-chegados à realidade virtual serão atacados por todos os lados, porque existir em um mundo 3D verdadeiramente imersivo é algo genuinamente novo e empolgante de se perceber. Acostume-se a mover fisicamente a cabeça para olhar para os cantos, olhe para trás para ter certeza de que os inimigos caíram e, o mais importante, de que não voltem a se levantar. Demora um pouco para se acostumar a inclinar-se fisicamente para evitar tiros, mas depois que você domina e sai do esconderijo com um tiro oportuno e bem direcionado para salvar sua pele, é realmente incrível.

Além disso, algo Half-Life: Alyx se sai melhor do que qualquer jogo em seu gênero é a fisicalidade de seu mundo. A pode impedir sua visão de um inimigo? Ir em frente. E os detritos no solo, eles estão escondendo alguns recursos? Viu aquele Headcrab prestes a grudar no seu rosto? Por que você não luta com uma cadeira de escritório? Pense lateralmente e tente não se limitar ao que você sabe sobre jogos: a realidade virtual muda tudo.

Fique quieto até ter que fazer barulho

Half-Life é, é claro, famoso por seu inimigo Headcrab – parasita alienígena – que nos lembra os bichos que eclodem nos incríveis filmes Alien, e garoto, você não quer que eles pulem na sua cara na realidade. virtual. Não os deixe pegá-lo, fique quieto e não faça barulho. Se você tiver sorte por eles não perceberem sua presença e já estiverem em um inimigo, considere entrar sem causar alarme.

Além disso, é bom poder esmagar latas para ter uma visão melhor (como mencionamos anteriormente), mas não seria melhor se você ficasse parado por um momento e observasse o local? Trata-se de entender o mundo realista em que você está jogando e decidir se pode se mover com cuidado pelo ambiente e se isso funciona para você agora. No entanto, no meio de uma luta, você é livre para tomar as decisões mais oportunas; Não importa se você sai da sala de cabeça para baixo. Escolha seus momentos para fazer barulho com cuidado.

Dicas audiovisuais são úteis, então preste atenção

Sua arma possui uma pequena tela de aviso para que você saiba quanta munição resta. Além disso, como você precisa carregar cada novo carregador individualmente, às vezes é necessário pressionar um botão adicional para concluir o carregamento. Felizmente, mesmo quando você aponta para baixo, você vê uma luz vermelha brilhante que indica que não desabilitou a trava. Coisas brilhantes geralmente são uma boa indicação de que algo está errado ou que você precisa prestar atenção. Depois de melhorar sua arma, a mira será mais fácil e, novamente, encontre a cor que o ajudará.

Preste atenção às pistas visuais e você permanecerá vivo por muito mais tempo. Preso em um quebra-cabeça? Olhe ao seu redor, porque você quase certamente perdeu a pista ou a solução. Talvez seja um grafite na parede ou alguns hieróglifos alienígenas estranhos que você pensou que eram um belo ornamento. Além disso, seu amigo Russell falará com você no rádio; portanto, se você ficar preso, ouça uma dica sobre a direção certa.

Os quebra-cabeças são variados, mas geralmente o azul é o vencedor

Existem quebra-cabeças no jogo em que Alyx precisa usar sua ferramenta múltipla. Na maioria das vezes, trata-se de inserir sua ferramenta no slot eletrônico e resolver um dos diferentes tipos de quebra-cabeças. A chave para quase todos eles é “azul = vencer”. Use sua habilidade física para percorrer qualquer quebra-cabeça para ter uma melhor visão dele e resolvê-lo. Como existem tantos no começo, é fácil sentir que o jogo não está ensinando uma lição, mas, mais uma vez, trata-se de pensar de maneira diferente porque você está em VR e pode ter um ângulo diferente sobre as coisas.

Tome seu tempo, fique coberto

Por ser um jogo de realidade virtual, não é tão rápido quanto Titanfall 2 ou Doom Eternal, por exemplo. A progressão do jogo facilita a entrada lenta, mas tente manter a calma quando vários zumbis se aproximarem e lembre-se de que você tem as ferramentas para se distanciar dos inimigos. Se você ficar sem munição e precisar de espaço para recarregar, dê espaço a si mesmo, mas saiba que seu inimigo pode jogar coisas em você.

Em todos os lugares existem cantos e recantos que lhe proporcionarão um tempo valioso para se proteger de tiros; portanto, não se apresse, fique em casa e jogue do seu jeito. Na maioria das vezes, você vai querer enfrentar os combates de qualquer maneira, então por que ficar escondido e fazer isso?

Não desperdice balas em caixas ou cracas 

A munição é uma mercadoria bastante preciosa em Half-Life: Alyx, especialmente para sua espingarda, então não a gaste em caixas de madeira inocentes ou naqueles irritantes inimigos de craca que habitam no teto. Essas caixas quebráveis ​​que tantas vezes escondem resina ou revistas podem ser facilmente quebradas com um forte golpe com uma mão. Quanto às cracas, embora sejam feias e intimidadoras no início do jogo, geralmente você pode distraí-las por tempo suficiente para esgueirar-se jogando apenas uma lata de refrigerante vazia, uma garrafa de detergente para a roupa ou – se houver uma por perto – uma boa, cartucho de gás explosivo.  

Atualize a capacidade de munição 

Use sua resina encontrada com sabedoria. A tentação de explodir tudo nas primeiras opções disponíveis, sites de laser e reflexos – é real, mas o jogo raramente requer o tipo de requinte que exige esse tipo de precisão. Em vez disso, salve seus itens brilhantes para obter capacidade de munição e o recarregador automático da espingarda.  

Você pode continuar voltando aos postos de saúde 

Há algo tão satisfatório no Half-Life: os postos de saúde para esmagar insetos de Alyx que ativei todos que encontrei, mesmo que estivesse me sentindo em forma como o violino proverbial. O que vale a pena saber é que, se você só precisa de uma para uma recarga rápida, pode continuar voltando até que todo o suco de grub mágico se esgote. Isso significa que você pode salvar um injetável apenas retornando alguns quartos ou permanecendo indecentemente próximo a um durante um tiroteio.  

Nem todo fio de trip vale a pena desarmar 

Os completicionistas sentirão o desejo de desarmar cuidadosamente todos os arames do jogo, e isso não é uma decisão terrível, especialmente se o arame estiver próximo de algo explosivo. Mas você pode ser mais criativo se quiser economizar tempo, jogando uma cadeira pela viga e certificando-se de que está de pé ou até atraindo os inimigos para o caminho. Cruel? Possivelmente. Satisfazendo? absolutamente.  

Mude sua perspectiva sobre quebra-cabeças de hackers

Se você está enfrentando algum dos minijogos de hackers, a correspondência, a fechadura e a chave ou a pequena bola de luz brilhante, tente mudar sua posição física no mundo real. Ficar de pé ou agachado geralmente fornece uma mudança de perspectiva que pode tornar o quebra-cabeça muito mais fácil de concluir, e significa que você pode fazer alguns agachamentos enquanto joga. Trabalhe esses quadriláteros.  

Faça estoques 

Seus dois bolsos de pulso quase sempre estarão cheios de saúde ou granadas, e em uma grande batalha de armas, pode ser difícil lembrar onde você viu esse prêmio pela última vez. Portanto, se você entrar em uma área com muitas granadas e saúde, faça um estoque físico em algum lugar seguro. Os itens persistem no mundo de Half-Life: Alyx, por isso será mais rápido para você durante a batalha ou uma boa maneira de reabastecer uma vez que você tenha eliminado qualquer soldado da Combine. 

Procure portas com maçanetas e maçanetas especialmente vermelhas

Olha, eu sei que isso parece um acéfalo, mas o caminho Half-Life: Alyx leva você de seção em seção está em suas pistas visuais, uma delas sendo portas com maçanetas. Não se preocupe com portas que não abrem, elas não abrem e não há nada além delas.

Agora, você também deve estar atento a mais do que qualquer maçaneta de porta antiga. Se algo que você pode segurar tem tinta vermelha, é importante. Isso é particularmente relevante para portas de garagem que exigem que você desça perto do chão para abrir e alguns armários que contêm itens críticos. Nas seções posteriores do jogo, é muito importante manter isso em mente.

Siga os circuitos e cabos

A maioria dos quebra-cabeças de Half-Life: Alyx giram em torno da ferramenta múltipla. Enigmas de caminho críticos geralmente consistem em religar circuitos para alimentar certos objetos. À medida que o jogo avança, eles se tornam mais complexos e você terá que estar mais atento aonde esses circuitos levam. Você pode rastreá-los ou verificar onde eles estão dentro das paredes, simplesmente segurando sua ferramenta múltipla contra a parede. O rastreamento do fluxo atual também é importante, pois esses quebra-cabeças começam a se estender por espaços maiores.

Da mesma forma, você deseja ficar de olho em onde os cabos levam e vêm do ambiente. Alguns quebra-cabeças podem fazer você coçar a cabeça, mas se você ficar de olho em pistas como cabos e fiação, eles o guiarão para locais de pontos críticos e com o que você precisará interagir em seguida.

Dica rápida para quebra-cabeças espaciais

Há um conjunto de quebra-cabeças de múltiplas ferramentas que exigem que você mova um nó para outro. Começa com alguns nós vermelhos que fazem com que você falhe no quebra-cabeça, mas aumenta de dificuldade. Nós vermelhos começam a se mover e deixam trilhas perigosas, mas você pode levar tempo. Enquanto sua ferramenta múltipla estiver desativada, você não falhará no quebra-cabeça, pois os nós vermelhos passam o mouse.

Atualize a pistola, SMG e espingarda para mira a laser o mais rápido possível

Durante o Half-Life: Alyx, você coletará Resin, que serve como moeda para atualizar seu arsenal magro. No entanto, você deve ser inteligente sobre como gasta a resina, pois as atualizações são caras. Recomendamos salvar sua resina para equipar suas armas com miras a laser o mais rápido possível (e evitar a visão reflexa, pois não é tão útil).

A mira em VR pode ser difícil, mas a mira a laser mostra exatamente onde seus tiros serão direcionados para a pistola e o SMG (quando você finalmente a conseguir). Quanto à espingarda, a mira a laser também é muito útil porque mostra um círculo de como a sua foto se espalhará. E como os cartuchos de espingarda são bastante raros, você deve garantir que cada tiro atinja. A maioria das outras atualizações será preferida, mas é fácil recomendar o lançador de granadas da espingarda e a atualização de vários clipes do SMG.

Cada arma tem seu melhor caso de uso

Você pode ter um carregamento limitado, mas é apenas o suficiente para sobreviver aos cenários de combate do Half-Life: Alyx. E temos algumas recomendações sobre o que usar para encontros específicos. Alguns exemplos: a espingarda é ótima contra Combine, especialmente Heavies, a pistola é ótima para zumbis em movimento lento e retira os pontos fracos de Antlions, e o SMG é mais adequado para outros soldados, drones e multidões maiores de inimigos mais fracos.

Use objetos no ambiente contra cracas

No início do jogo, será difícil encontrar munição e você encontrará os Barnacles que habitam o teto – seu instinto pode ser atirar e tirá-los do caminho. Eles levam de 3 a 4 tiros de pistola para matar, mas você pode salvar essa munição jogando qualquer objeto antigo em sua língua para mantê-lo ocupado por alguns segundos, dando a você uma janela de oportunidade para sobreviver.

Algumas instâncias têm barris vermelhos ou botijões de gás no ambiente, e se você conseguir um Barnacle para comer um, ele explodirá. É bastante gratificante vê-los explodir em pedaços, mas dê um passo para trás primeiro para não se machucar. Não se esqueça de verificar as consequências de munição que possam ter caído!

Atire zumbis de Headcrab no Headcrab

Os veteranos do Half-Life podem saber muito bem disso, mas se você não estiver ciente, há uma maneira adequada de matar um zumbi. Aponte para o caranguejo na cabeça e você matará o zumbi e (possivelmente) o caranguejo na cabeça simultaneamente. Se você atirar em zumbis no corpo, o caranguejo sobreviverá e chegará até você, o que ocupará mais sua munição e tornará sua vida muito mais difícil.

Armazene granadas e seringas nos pulsos

De vez em quando, você pode esquecer que Alyx pode armazenar seringas e granadas de saúde nos bolsos dos pulsos. Simplesmente segure o objeto perto do seu pulso para guardá-lo e você pode agarrá-lo a qualquer momento. Lembre-se de que isso acontecerá em encontros acalorados, especialmente quando o jogo aumentar o desafio no segundo semestre.

Puxe granadas usando as luvas de gravidade

Às vezes, soldados combinados jogam granadas contra você, mas e se você jogá-lo de volta neles? Você pode fazer isso com as luvas de gravidade. Basta puxar a granada como faria com qualquer outro objeto e jogá-la, evitando que você se machuque e cause danos aos inimigos. Se você for esperto o suficiente, poderá tirar uma granada do cinto de um soldado inocente (ou morto).

Use uma combinação de caminhada e teleporte para movimento (e outras opções de mobilidade)

Meia-vida: O Alyx incorpora vários estilos de movimento VR e você deve escolher o que for mais confortável para você. Descobrimos que o método mais eficaz, em termos de jogabilidade, era usar uma combinação de locomoção analógica contínua ao lado do teletransporte.

O teletransporte pode tirá-lo rapidamente de uma situação difícil e cobre mais terreno. No entanto, o movimento analógico pode ser mais preciso ao tentar entrar em posições específicas, especialmente em cenários de combate ou ao se aproximar de objetos, se você não estiver usando uma configuração em escala de ambiente. Teste se algo disso o deixa enjoado e ajuste suas opções de acordo. Se você está jogando com uma experiência sentada, tem opções que permitem agachar-se e ficar um pouco mais altas com o clique dos manípulos analógicos para ajudá-lo a pegar coisas que estão fora de alcance.

Referências:

Unicórnio Hater, Red Bull, GameMe, Wikipedia.

FPS, PC, Realidade Virtual, Tiro Tags:, , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , ,

Comment (1) on “Half-Life: Alyx”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Subir ↑