Rust

Rust é um jogo eletrônico de ação-aventura e sobrevivência online desenvolvido e publicado pela Facepunch Studios. Lançado pela primeira vez em dezembro de 2013 como um título de acesso antecipado, o jogo obteve um lançamento completo em fevereiro de 2018. Rust está disponível para Microsoft Windows, macOS e Linux. As versões para os consoles PlayStation 4 e Xbox One foram anunciadas para lançamento em 2020. Rust foi criado inicialmente como um clone de DayZ, um mod popular para ARMA 2, com elementos de crafting semelhantes aos de Minecraft. O objetivo de Rust é sobreviver numa ilha desértica, usando materiais recolhidos ou roubados. Os jogadores devem gerenciar com sucesso sua fome, sede e saúde ou correr o risco de morte. Apesar da ameaça iminente de ursos e lobos, a principal ameaça são os outros jogadores, devido ao fato do jogo ser multiplayer. O combate é realizado através de armas de fogo e armas primitivas, como arcos. Além disso, veículos controlados por personagens não-jogáveis (NPCs) ocasionalmente vagam, atacando jogadores fortemente armados. Estes podem ser derrotados com persistência. Rust apresenta elementos de construção, embora inicialmente limitada até a descoberta de itens específicos no mundo aberto do jogo. Para se manter protegido, os jogadores devem construir bases ou se juntar a clãs para melhorar suas chances de sobrevivência. Um ataque a bases de outros jogadores inimigos é um aspecto importante em Rust e é realizada com mais frequência por grandes clãs.

Rust foi lançado pela primeira vez em dezembro de 2013 para o programa Steam Early Access; esse estado de acesso antecipado agora é conhecido como Rust Legacy. Mais adiante em seu desenvolvimento, a jogabilidade foi alterada significativamente. A vida selvagem perigosa substituiu os zumbis como a principal ameaça ambiental e várias revisões fundamentais do sistema de criação foram lançadas. Em 2014, o jogo foi transportado para o motor gráfico Unity 5, fornecendo mudanças gráficas significativas. Nessa época, Rust havia introduzido cores de skins predeterminadas e o sexo do personagem vinculados aos detalhes da conta dos jogadores na Steam. Apesar de totalmente lançado, o jogo continua recebendo atualizações.

Ao longo da versão alfa de Rust, ele recebeu críticas mistas do público e da crítica, com muitas comparações feitas com outros jogos de sobrevivência. Rust era comumente comparado como sendo uma mistura de DayZ e Minecraft. Durante esse período, os revisores frequentemente observavam a natureza inacabada do jogo. Durante sua fase de pré-lançamento, os críticos elogiaram o conceito e a jogabilidade e, em março de 2017, Rust havia vendido mais de cinco milhões de cópias. Depois de deixar de ser um título de acesso antecipado, ele continuou recebendo críticas mistas dos críticos. Os aspectos de combate e sobrevivência PvP foram destacados por aqueles que gostaram do jogo, embora os críticos tenham criticado a necessidade constante de grinding, juntamente com a dura experiência para iniciantes.

Jogabilidade

Se tratando de um jogo eletrônico somente multiplayer, Rust coloca os jogadores um contra o outro em um ambiente hostil e de mundo aberto, com o único objetivo de sobrevivência. Animais, como lobos e ursos, agem como uma ameaça iminente, mas o principal perigo vem de outros jogadores. A maioria dos mapas são gerados proceduralmente, com exceção da Ilha Hapis, um mapa pré-construído. O combate jogador contra jogador (PvP) é realizado com arcos, armas brancas e armas fabricáveis. Balas e outros projéteis viajam em uma trajetória balística, ao invés de serem diretamente atingidos. Existem vários tipos diferentes de balas para cada arma, incluindo alta velocidade e explosivos, permitindo assim uma estratégia mais diversificada. O rastreamento de acertos calcula o dano; tiros na cabeça são mais prejudiciais do que tiros em outras partes do corpo. O uso de acessórios para armas, como holosights, fornece uma vantagem sobre os oponentes. Para sobreviver, o jogador deve criar ferramentas, construir bases e se unir a outros jogadores.

Ao começar, um jogador só tem uma pedra e uma tocha. A pedra pode cortar árvores e quebrar rochas. Roupas e comidas podem ser recolhidos matando animais; a mineração fornece pedra, minério de metal e minério de enxofre; e derrubar árvores fornece madeira. Para sobreviver no mundo, o jogador deve reunir recursos e usá-los para criar ferramentas, armas e outros equipamentos. Para criar itens, o jogador deve ter uma quantidade suficiente de todos os materiais necessários, com itens avançados que precisam de componentes mais obscuros espalhados pelo mapa. Existem limitações impostas à quantidade de itens fabricáveis, com projetos que permitem a criação de itens mais avançados. Um elemento importante em Rust é o abastecimento aéreo. Trata-se de paletes de suprimentos equipados com paraquedas, entregues por um avião de apoio. Eles podem ser vistos em distâncias extremamente longas, às vezes resultando em jogadores correndo em direção ao abastecimento aéreo. Também existem outras entidades que lançam pilhagem avançada, incluindo um helicóptero de ataque e o CH-47 Chinook. Ambos viajam aleatoriamente pelo mapa e tentam matar jogadores. Além disso, o Chinook viaja para um monumento escolhido aleatoriamente encontrado no mundo do jogo e solta uma caixa de suprimentos trancada que abre após um período de tempo, convidando interações PvP. Existem veículos operáveis ​​por jogadores em Rust. Os barcos são usados ​​para percorrer longas distâncias através da água e alcançar itens valiosos. Alguns veículos aéreos, como balões de ar quente, também podem ser usados ​​para explorar o mapa rapidamente. Esses veículos controlados por jogadores, ao contrário das entidades ofensivas da IA, podem ser destruídos por mísseis superfície-ar que os jogadores podem posicionar fora das bases.

O jogador deve permanecer bem alimentado ou morrerá de fome. Existem outros desafios que o jogador deve superar durante o jogo, como afogamentos, hipotermia e ataques à vida selvagem – principalmente ursos e lobos. Locais específicos ao redor do mapa são radioativos. Existem quatro níveis de radiação: menor, baixo, médio e alto. A armadura ou a roupa correta deve ser usada para entrar nessas áreas; não fazer isso pode resultar em morte. Após a morte, uma tela com a opção de reaparecer em um local aleatório ou em um saco de dormir colocado antes aparece. O reaparecimento redefine o inventário do jogador com a pedra e a tocha. O principal conceito de Rust é formar um clã. Os clãs geralmente criam moradias para seus membros, dão itens e suprimentos uns aos outros e participam de ataques e saques organizados. As zonas seguras, chamadas de Compounds, oferecem aos jogadores um lugar para trocar recursos, negligenciados por torres automáticas de alto dano automatizadas que disparam contra qualquer pessoa que sacar uma arma, desencorajando a traição. Além disso, esses jogadores traiçoeiros serão marcados como hostis por um período de tempo predeterminado.

Servidores Oficias:

Tal como o nome diz são os servidores oficiais, são eles os principais servidores do jogo em si… são muitas das vezes os melhores em termos de ping e organização (tendo muitos de comunidade muito bem organizados), pois são controlados pela Facepunch Studios (desenvolvedora do jogo), são todos modo Vanila (infelizmente), isso quer dizer em umas palavras bem simples “os mais dificeis de upar”, isso porque para fazer coisas basicas como coletar madeira, pedra para não falar de ferro é algo que demora muito mas muito tempo em comparação a alguns servidores de comunidade. Este tipo de servidor é escolhido por jogadores veteranos pois tem um nivel de dificuldade bem maior e um desafio de jogo também mais elevado.

Servidores de Comunidade:

Este tipo de servidores são feitos pelos jogadores da comunidade e pagos pelos mesmos e abertos a todos os que os quiserem usar de graça, por vezes alguns servidores tem planos pagos em que você compra “Vip” e ganha diversas recompensas (se o poder fazer e gostar do servidor eu recomendo o fazer pois estará ajudar o servidor a continuar online e não acabar), nos servidores de comunidade existem centenas de modos de jogo enquanto que nos oficiais apenas existe o modo Vanila, nos de comunidade temos centenas de modos com carateristicas diversas entre si… mas para explicar de forma simples o farm nos servidores de comunidade são mais rapidos que o normal tendo os conhecidos servidores x2, x5, x10, x20 isto quer dizer é muito mais rapido você upar no servidor… caso não tenha essa informação no nome do servidor ou na discrição é modo Vanila sem vantagens (igual aos servidores oficiais). Este tipo de servidor é escolhido no geral por todos os jogadores tanto novatos como veteranos pois não precisam de estar tanto tempo a jogar e conseguem jogar sozinhos enquanto em modo Vanila jogar sozinho é quase impossivel e chato. Ponto importante tenha amigos para jogar com você Rust, será muito mais divertido.

Agora que sei os tipos de servidores qual escolho então?

Na minha opinião escolha um servidor de comunidade… não precisa de entrar em um servidor com um farm extremo pois isso tira um pouco a “piada” do jogo e ficará “chato”, tente entrar em um servidor com um farm x2 até x10, mais de x10 ficará muito “facil”. Mesmo um servidor x10 já fica bem chato mas se estiver a jogar sozinho ou com 2 amigos um x10 já fica interresante de se jogar. Quando já tiver uma boa ideia de jogo e já conseguir dominar bem, tente entrando em outro servidor mais “dificies” (com menos farm por exemplo um x2).

Primeiros 60 minutos no servidor: Em 2º lugar (e último) deverá seguir estes passos simples e basicos…

“Recolha materias-primas”

Com isso estou a falar de recolher madeira e pedra para poder começar a construir as primeiras coisas (farramentas etc…) no Rust principalmente a sua Base que é o ponto a seguir… recolha o maximo que conseguir de madeira e pedra mesmo que não use toda basta de seguida guardar num baú na sua base.

Construa uma Base

Agora que já tem madeira e pedra deverá fazer então a sua primeira base no servidor, é importante ir dar uma olhada no YouTube de projetos de bases que o ajudaram muito na construção e segurança da mesma. Se precisar de ajuda procure por “Rust Base Design 3.0” irá achar um diverso contéudo criativo de construção de bases. Agora que já tem a sua base construida está pronto para os passos seguintes com certeza.

“Farm muito…”

Com sua base construida já tem um local onde guardar e investir seu tempo a melhorar e construir melhores coisas, terá que ir farmar pelo mapa pelos pontos mais proximos da sua base ou até mesmo por locais mais distantes mas cuidado… as principais coisas que irá ter de farmar nesta fase inicial não existem… tudo é importante por isso não existe nada de principal, mas poderá fazer uma pequena ordem como por exemplo está:
– Coletar Metal (Framenetos de Metal e Metal de Alta Qualidade);
– Coletar muita Sucata;
– E materiais em geral encontrados em barris e caixas… colete tudo…

Perigos

Os jogadores, eles representam a maior ameaça, pois alguns mais experientes seguram armas poderosas, como armas e arcos. Eles serão mais difíceis de matar também enquanto carregam armaduras. Eles são difíceis de evitar, já que eles podem atingir você de longe. Spike Walls, Estes são fáceis de serem evitados, mas quando você está de pé / ataque corpo-a-corpo nas paredes de espinhos, eles vão te machucar. Radiation Towns, As três cidades de radiação quando estiver dentro de um certo raidus, lhe dará Radiaton (rads), e o que em 500+ rads, você obterá o efeito Radation, reduzindo sua saúde rapidamente em 2s.

Fall Damge, muito mais fácil de evitar, cair pode causar danos a você, bem como dar o efeito Sangramento e Ferido. Galinha crua, comer frango cru reduz a sua saúde, bem como dar o efeito de veneno, um efeito que diminui a sua saúde gradualmente, como o Efeito Sangramento, mas não curável.

Artesanato Básico

Em Rust, para sobreviver e receber itens, você precisa aprender a criar o jogo. Eu vou te dizer os itens básicos que você precisa para começar.

Stone Hatchet, a ferramenta mais básica, além da rocha, reúne materiais em um ritmo mais rápido. É preciso muito pouca madeira e pedra para criar isso, por isso é muito fácil de conseguir.

Hunting Bow, a arma básica mais variada. Usa flechas como munição. Tem uma pequena desvantagem sem recuo. Uma grande arma para caçar animais rápidos.

Saco de dormir, um item que requer um pouco de tecido (um item que você obtém da maioria dos animais, revelando o urso), ele define sua cria na área em que é colocado. Para usá-lo após a morte, pressione “em um acampamento”. “para desovar no saco de dormir.

Wood Shelter e Wood Door, a estrutura básica de abrigos que você pode usar para armazenar itens e colocar seus produtos de artesanato. Requer um pouco de madeira, então esteja preparado para colher.

Fogueira, por último, o item que você vai usar para cozinhar frango cru. Segure E para abrir uma interface de usuário para começar a cozinhar. Basta colocar madeira na ranhura como combustível e colocar o frango nas fendas indicadas como “Cook”, deixar a fogueira e pressionar e por um segundo para acender e começar a cozinhar.

Caça Pro Dicas

Então você precisa de comida para sobreviver. Bem, aqui estão algumas dicas para matar. Lembre-se que se você precisar matar animais em movimento lento, a arma corpo a corpo é a melhor para ir. É mais fácil matar um javali com a arma branca de um cervo quando ele se move mais rápido. Se você quiser atacar animais em movimento rápido, como lobos ou veados. Um jeito melhor de ir é uma arma de longo alcance, como o arco. Use o arco com flechas no seu invetório para matá-los à distância.

Se você quer matar animais fortes, continue se movendo e atire neles com as flechas. Uma vez que o animal esteja morto, ataque seu corpo com um corpo a corpo para coletar tecido, gordura animal, frango cru e couro (você só pega couro de matar ursos).

Crafting

Para poder craftar algum item você deve abrir seu inventário (pressionando TAB) e após clicar em Crafting (no menu em cima á direita), abrindo uma aba mostrando os itens que você pode criar. Para criar um item você precisa de tal recurso, por exemplo uma Fogueira (Camp Fire), você precisa de 5 madeiras.

O Craft tem um certo tempo dependendo do item que você irá fazer, os itens mais demorados para fazer especialmente em grande quantia são as armas e as partes de casas, como paredes, tetos, escadas, janelas e pisos.

Porém tem itens do jogo que você não consegue fazer ao entrar em um servidor, para estes itens você precisa de Blueprints ou de um Resource Kit

Blueprints e Resource Kits

Para fazer itens que no começo não são possíveis, como M4, granada, Explosive Charge (C4) entre outros, há duas maneiras:

Coletando blueprints em áreas radiotativas como cidades e campos em caixas que ficam aos redores. Blueprints são papéis azuis que mostram o seu item de acordo com o nome, exemplo: Explosive Charge BP (Blueprint de Explosive Charge).

Ao clicar com o botão direito no blueprint e após em Study, você irá aprender a fazer o item.

Coletando Papel, Resource Kit e o item desejado. Resource Kits são maletas azuis e podem ser achadas em áreas radioativas, junto com o papel. O item que você quer aprender também pode ser achado em áreas radioativas ou você pode pedir para algum amigo emprestado. – Ao ter os 3 itens em seu inventário, tudo que você precisa fazer é colocar o Resource Kit sobre o item que você quer aprender, então irá consumir o papel e o resource kit, indo o item para sua lista de crafting.

Áreas Radioativas

As áreas radioativas são locais muito importantes para coleta de ítens raros, é o local onde o jogador aprimora seu armamento e saúde, porém elas podem trazer riscos.

Após o nível 500 de radiação, você começa a ser ferido. O seu nível de radiotatividade sobe somente ao estar em um local com radiação, diminuindo gradativamente ao sair do local, ainda sim colocando sua vida em risto se sob 500.

A velocidade deste procedimento pode ser diminuida com o uso de Pílulas para radiação, água, can of tuna e sets (armaduras) de radiação.

Seu nível de radiação é mostrado abaixo do nivel de sua comida, normalmente em 0 fora de uma área radioativa.

Fornalhas e Fogueiras

As fornalhas e fogueiras servem para cozinhar e produzir recursos. Na fornalha você pode cozir Metal Ore (Minério de Metal) e Sulfur Ore (Minério de Enxofre), formando Metal Fragments (Fragmentos de Metal) e Sulfur (Enxofre). Já na fogueira você pode cozinhar comida. Para acessar o loot (área de cozir e por itens) da fornalha e baú, você deve manter o “E” pressionado enquanto olha para ele, após isto clicar em Open (abrir):

Fornalha: Você deve colocar um combustível (madeira) e os itens para produzir (Metal Ore / Sulfur Ore) em qualquer lugar dela. Após isto, deve apenas pressioanar “E” para que acenda o fogo e comece a cozir os minérios.

Fogueira: Você deve colocar a carne e o combustível (madeira), para cozir, a carne deve ser colocada aonde diz COOK (cozinhar), e após pronta será colocada um slot acima.

Apenas com a madeira e ambos ligados, eles já produzem carvão. Carvão é útil para fazer pólvora, junto com Sulfur.

Pedras

Os dois tipos de pedras que existem se caracterisam por corresponder aos itens Metal Ore (a maior e mais escura) e Sulfur Ore (a menor e mais clara)

Portanto, os nomes “Metal Rock” (Rocha de Metal) e “Sulfur Rock” (Pedra de Enxofre) podem ser caracterisados para elas, uma vez que elas dropam mais itens de sua caracterização.

FAQ

Se você procura não ter sua casa invadida, mas também não quer se dar ao trabalho de ter uma gigante casa de metal, você pode criar uma casa de madeira 4×4 (ou até mesmo 2×2) e focar em sua altura.

Porque? Se você colocar uma porta por escada, quem for lhe assaltar irá precisar de no mínimo 2 C4 por níveis, e o seu trabalho é muito menor.

Por que tem zumbis escuros? Qual a diferença?

O Zumbi com tons mais escuros é quase 5x mais forte que o normal.

A que nível eu posso, com segurança, colocar uma janela em minha casa?

Sua casa só estará segura, contra barricadas, no nível 3 para você adicionar uma janela (exceto se estiver perto de algum objeto/montanha com nível semelhante). Mesmo assim, eu recomendo que não coloque janelas antes de uma boa altura, porque o Rust ainda tem bugs.

Eu sempre morro e acabo perdendo minha casa, o que fazer?

Ao fazer Sleeping Bag (saco de dormir) você pode respawnar nele se ao quando morrer escolher a opção “At a Camp”.

OBS: Se você morrer seguido, terá de esperar 3 minutos para voltar a dar respawn na Sleeping Bag. Para diminuir esta probabilidade, você pode colocar mais Sleeping Bags. (No mesmo local ou em outros, será aleatório)

Porque a água não muda meu nível de Fome?

A garrafa de água tem 50% dos efeitos da pílula contra radiação, mas não altera sua fome nem positiamente nem negativamente.

Referências:

Opa Post, Rust Br Oficial, Steam Community, Wikipedia.

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