DayZ

DayZ, originalmente DayZ Standalone, é um jogo eletrônico multijogador em mundo aberto desenvolvido pelo estúdio checo Bohemia Interactive Studio. DayZ Standalone é uma adaptação e sucessor do DayZ mod de 2012 que foi originalmente criado para o jogo ARMA 2, também desenvolvido pela Bohemia Interactive.

O jogo gira em torno da sobrevivência em meio a uma infecção global, no qual os infectados pelo vírus desconhecido se tornam extremamente agressivos. Diferente dos zumbis convencionais, os infectados pelo vírus em DayZ estão vivos, e podem ser mortos por tiros em qualquer parte do corpo. O jogador também disputa sobrevivência com outros jogadores enquanto deve procurar por água, comida, armas e medicamentos.

O desenvolvimento do jogo começou em 2012 quando o criador do mod, Dean “Rocket” Hall, entrou para a Bohemia Interactive para criar uma versão independente do mod original. No passar dos anos o desenvolvimento do jogo se focou bastante na mudança de motores gráficos afim de conseguir mecânicas que fossem capazes de suprir as necessidades do jogo, como um modelo funcional de cliente-servidor, além de outras novas mecânicas como doenças, novo sistema de inventário, novo sistema de economia central, novo sistema de controle de personagens, novo sistema de animações e etc. O jogo foi lançado em 16 de dezembro de 2013 na fase alpha pelo sistema de acesso antecipado do Steam para Microsoft Windows, e em 24 de setembro de 2017 atingiu 3 milhões de cópias vendidas. Na Gamescom de 2014 foi anunciado que DayZ seria lançado para Playstation 4, e na E3 de 2015, foi anunciado que o jogo também seria lançado para Xbox One.

Jogabilidade

O jogador nasce em um ponto aleatório no mapa de Chernarus, região pós-soviética fictícia na qual o jogo se passa, e deve então sobreviver a epidemia com o uso de diversos itens essenciais, como comida, água, ligaduras, armas brancas e armas de fogo. Tais itens estão espalhados pelo terreno, em casas e outras construções, como bases militares e hospitais.

O jogador poderá engajar ambos Infectados e outros jogadores para sobreviver. Um aspecto importante do jogo são as interações entre jogadores, que podem ser hostis, marcadas por trocas de tiro, ou amigáveis, marcadas por cooperação e troca de itens.

Um dos focos no jogo é em se manter alimentado, hidratado, seco, e saudável. Comida é disponível em mercados e casas, além de animais selvagens. Água pode ser adquirida em casas, mercados, fontes de água, rios, lagos, e no mar. Comida apodrecida ou crua pode adoecer o jogador. Ferimentos por tiro, armas brancas, ataques zumbi, ou quedas podem causar a perda de sangue, que pode ser recuperado consumindo comida ou pelo uso de equipamento médico e transfusão de sangue. Os níveis de hidratação, alimentação, e outros “status” podem ser acessados pelo inventário do jogador. Equipamento militar como rifles de alta potência, metralhadoras, miras telescópicas, capacetes e vestimentas militares, e munição podem ser encontradas em bases e acampamentos militares, assim como aeroportos. O jogo é geralmente considerado de passo-lento, com longos períodos de relativamente baixa atividade em que o jogador se move de cidade para cidade, ou espera em uma posição alta para observação ou engajamentos a longa distância com o uso de rifles de alta potência, geralmente com miras telescópicas.

Fogo

Ser capaz de fazer fogo é uma habilidade fundamental para ajudá-lo em sua sobrevivência em DayZ , seja para se secar para não morrer de frio ou cozinhar um frango humano . Portanto, é surpreendente quantos jogadores experientes existem nos servidores DayZ que ainda contam com as partidas como seu único método de iniciar um incêndio. Mas e se eu lhe dissesse que existem mais do que algumas maneiras de fazer fogo sem fósforo?

Começando com a abordagem mais masculina para se aquecer, temos o kit de perfuração manual . Tudo o que você precisa para esta técnica é uma faca, uma feita de duas pedras esmagadas vai servir. Comece usando a faca em qualquer árvore coberta com casca e obtenha dois pedaços de casca de árvore. Um será usado como gravetos, e o restante será usado como um componente no kit de furadeira manual. Em seguida, quebre uma pequena árvore ou arbusto com as mãos para obter gravetos, combine os gravetos com a casca para fazer uma pequena fogueira e, em seguida, um kit de perfuração manual, depois interaja com o pequeno acampamento com o kit de perfuração manual em sua mão e assim mesmo, fogo. Infelizmente, há uma chance de que o kit de furadeira não acenda um incêndio e seja consumido durante o uso, mas uma substituição pode ser feita em nenhum momento.

O próximo passo na arte de evitar a hipotermia é usar um sinalizador de trânsito. Comece com a fogueira básica conforme visto na parte anterior deste guia. Em vez de usar o kit de perfuração manual, basta acender o sinalizador e interagir com o fogo, calor instantâneo.

Comida

Então, você tem um fogo aceso, mas algo está faltando. Isso mesmo, você não tem nada para cozinhar! A fome deve ser uma das principais causas de morte para o jogador iniciante do DayZ . A comida às vezes parece quase impossível de encontrar. No entanto, a comida está em toda parte em Chernarus e na Livônia, se, é claro, você souber onde procurar.

Começar fácil com lugares que as pessoas frequentemente esquecem quando procuram suprimentos em DayZ , a humilde estufa . Parece senso comum verificar, mas muitas vezes quando uma cidade inteira foi limpa por onda após onda de freshspawns, ter um pico rápido na estufa mais próxima pode ensacar algumas frutas ou até mesmo comida enlatada.

Viver de frutas precárias e provavelmente de feijões fora de prazo não vai mantê-lo por muito tempo; você precisa de calorias para aquela longa corrida até o saque militar! Cozinhar carne em uma fogueira é, de longe, a maneira mais eficiente de evitar a fome. Você pode encontrar vacas em áreas rurais, principalmente perto de fazendas. Se você ainda não colocou as mãos em uma arma de fogo, no entanto, isso pode ser um pouco mais complicado. Felizmente, há muitas galinhas indefesas vagando por aí para você caçar. Ouça o som de cacarejar característico deles!

Encontrar e tratar água

se você já se sentiu frustrado por não ser capaz de andar mais de 50 passos antes de vomitar, as chances são boas porque você bebeu um pouco de água duvidosa. Mas existem maneiras de obter água sem vomitar em projéteis. Até que você tenha uma maneira de tratá-lo, evite beber de rios, córregos e, principalmente, evite águas paradas como lagos ou lagoas. Você pode tratar a água coletada em uma garrafa ou cantil combinando-a com cloro comprimidos (normalmente encontrados em hospitais, instalações médicas ou parques de campismo). Você também pode ferver água em uma panela sobre uma fogueira, embora isso seja um pouco mais prático. Garrafas e cantis encontrados já cheios não têm garantia de 100% de proteção contra infecções, mas geralmente não têm problemas. Se você não tem uma maneira de tratar a água, opte por bebidas enlatadas e bombas d’água encontradas nas cidades, embora você deva manter a cabeça girando porque você é uma gazela do bebedouro nessa situação.

Evitando infecção

Mas digamos que você teve azar e pegou uma infecção, o que exatamente você pode fazer sobre isso? Sem suprimentos médicos, a melhor abordagem para combater a infecção é comer pequenas porções de comida e pequenas quantidades de água, a menos que você queira que seu personagem se torne um vulcão biliar. Você evitará morrer de fome e desidratação, mas levará muito tempo para a doença passar. A próxima melhor coisa é continuar a estourar multivitaminas que podem ser encontradas no mapa, especialmente em prédios médicos, mas também em locais civis. Claro, a melhor coisa a fazer é tomar comprimidos de tetraciclina , que se espalham nos mesmos locais que os multivitamínicos. Tome um com um multivitamínico, apenas um porque os efeitos dos medicamentos em DayZ não empilhe. Você deve ver um pequeno ícone de uma pílula aparecer no canto inferior direito da tela. Se este ícone desaparecer antes de você estar curado, pegue outro imediatamente!

Você vai morrer

Ok, é desolador para começar, mas DayZ é um daqueles jogos em que a sobrevivência é o objetivo básico e, por definição, a morte é inevitável. Não se estresse muito se as coisas derem errado porque vão. Eles provavelmente começarão errado na maioria das vezes e deixarão você lutando apenas para obter o equilíbrio necessário para um início decente. Abrace-o e saiba que com o tempo você ficará melhor em compreender a configuração do terreno e, como resultado, penderá as probabilidades a seu favor. 

Persistir

Se você não tiver certeza de qual é a diferença entre um servidor persistente ou não persistente, isso significa que as coisas que você alterar permanecerão em um servidor persistente DayZ se você sair e voltar. Eles não o farão em um servidor não persistente. Só é realmente um problema se você estiver planejando construir ou colocar qualquer coisa no mundo como uma tenda, por exemplo. Em servidores não persistentes, qualquer coisa que você colocar no mundo permanecerá enquanto você permanecer. 

Dirija-se ao terreno e pule a primeira construção que você ver

Geralmente você começa na costa, que tem alguns problemas. Não há muito em termos de pilhagem para ajudá-lo, e provavelmente já foi limpo por qualquer pessoa que apareceu antes de você. Como regra, quanto mais para o interior você consegue mais / melhores coisas que você pode encontrar, então afaste-se do mar e considere passar direto pelos primeiros prédios que você ver – as chances são de qualquer um que apareceu antes de você ter pego todas as coisas boas. 

Observe suas estatísticas e conserve sua energia

Suas estatísticas básicas dirão como você está se saindo em termos de comida, água, temperatura e saúde, além de indicar se você está sofrendo de uma doença. Tudo (exceto doenças) terá uma seta indicando se você está aumentando ou diminuindo um determinado recurso. Geralmente, fazer qualquer coisa diminuirá a comida e a água e, se alguma coisa ficar vermelha, começará a esgotar sua saúde, então fique de olho não apenas nos níveis, mas também na taxa de esgotamento. Correr é uma das piores coisas para drenar seus níveis de comida, então, por mais que você queira, tente evitar isso demais. 

Onde encontrar as mochilas DayZ

Resposta curta: casas e garagens nas fases iniciais do jogo. Se você não encontrar um nos primeiros 10-15 minutos, é provável que outra pessoa chegue antes de você. As barracas são outra boa opção se você for para a floresta. Mais tarde, você pode encontrar opções militares e criar as suas, mas para começar é provável que acabe com uma mochila de caminhada, montanha ou saco de pano. Se você encontrar um segundo e ele tiver um ‘+’, ele carrega mais, então troque. Às vezes, os zumbis podem estar usando uma mochila também, então fique de olho. 

Mude de direção ou mude de servidor se houver portas abertas e nada para pegar

Se você continua encontrando portas abertas e casas vazias, provavelmente está seguindo os passos de outro jogador. Considerando o quão difícil é permanecer vivo quando você pode encontrar coisas, você pode querer considerar passar pela área e mudar de direção se não puder. Você pode perder mais energia procurando em uma cidade vazia do que se mudando para outra área mais bem abastecida.  

Tente seguir na mesma direção

É fácil se perder no DayZ e, assim como nos contos de pessoas perdidas na vida real, é fácil andar em círculos. Entrar e sair por portas diferentes ou fugir em pânico pode facilmente confundir seu senso de direção, e perder tempo e energia percebendo que está reformando um terreno antigo pode ser irritante na melhor das hipóteses, e fatal na pior. Você pode usar uma variedade de métodos para navegar. Simplesmente escolher um ponto de referência distante para seguir pode mantê-lo em um caminho constante, assim como manter um olho na direção das nuvens ou do sol. 

Evite zumbis

Nem é preciso dizer, mas tente evitar os zumbis no início. Contanto que você esteja armado, eles não são tão difíceis de matar, mas você não quer correr o risco de sofrer nenhum dano ou chamar a atenção. Um zumbi pode fazer muito barulho e atrair mais mortos-vivos, assim como outros jogadores, e as coisas podem sair rapidamente do controle se você não tomar cuidado. 

Verifique os corpos se você lutar

Não se esqueça de que os zumbis podem realmente ter saque sobre eles, então se você acabar em uma briga e sobreviver, não se esqueça de verificar os corpos. A maneira mais fácil de fazer isso é abrir seu inventário de jogador e verificar a ‘vizinhança’, que mostrará qualquer coisa próxima, incluindo coisas óbvias guardadas em bolsos de zumbis.  

Evite As Estradas

Embora todas as estradas neste jogo levem a uma cidade ou a uma cidade cheia de pilhagens, você deve evitar usá-las a todo custo. Não é nada para um bandido se esconder na linha das árvores e pegar jogadores desavisados ​​que estão cuidando da própria vida. Alternativamente, você pode acabar em uma vala na beira da estrada, com as mãos na cabeça enquanto bandidos vasculham seu saque. Um assalto na estrada é uma possibilidade muito real em DayZ, embora você possa evitar se for esperto, cuidadoso e calado.

Além disso, as estradas em Chernarus eram destinadas a veículos, que foram recentemente adicionados de volta ao jogo. Carros geralmente indicam um jogador bem armado ou um grupo que sobreviveu ao mundo do jogo por um longo tempo.

DayZ DB

Por falar em DayZ DB, aprender o mapa do mundo é o aspecto mais desafiador do jogo. Chernarus é tão grande, com estradas de terra sinuosas e ruas da cidade, que navegar por toda a extensão é quase impossível para um novo jogador.

Se você tiver um segundo monitor, melhor ainda! Se não, simplesmente alt-tab para verificar o DayZ DB é uma dádiva de Deus. O site apresenta um extenso mapa de todo o mundo do jogo, incluindo localizações de veículos, acidentes de helicóptero, arquibancadas e até sistemas de estradas para ajudá-lo a navegar na floresta. Claro, você precisará examinar alguns sinais de trânsito no jogo, de preferência perto de sua localização atual, para calcular com eficiência onde você está no mapa. Como todos os sinais do jogo estão em russo, você precisa chegar o mais perto possível. Felizmente, o mapa tem quase traduções disponíveis para cada nome em russo.

Pesca

A partir do patch 0.57, a pesca se tornou uma fonte viável de nutrição em Chernarus. Se você consegue se defender sozinho perto de um lago, rio ou oceano, pode chegar ao final do jogo com facilidade. Primeiro, você precisará de uma vara de pescar, armadilha para peixes (opcional), uma lareira e utensílios de cozinha.

Para criar uma vara de pescar, você precisará dos seguintes materiais: uma faca, corda, uma vara de madeira longa e um anzol de pesca. Combine cada item em seu inventário para criar uma vara de pesca improvisada. Em segundo lugar, uma armadilha de pesca pode ser feita com uma garrafa de plástico e uma faca. Esta é uma maneira fácil de pescar passivamente. Para cozinhar o pescado, você precisará de uma lareira e uma faca para cortar o peixe. Uma frigideira ou panela será útil aqui.

Itens Que Você Precisa

Claro, um jogo baseado em pilhagem terá equipamentos que quase são exigidos do jogador. Em primeiro lugar, uma faca de pedra improvisada é sempre útil. Em segundo lugar, ataduras e trapos salvarão sua vida se você entrar em um problema. Finalmente, uma espingarda IZH-43 serrada.

Por que a espingarda? Bem, além de afastar os zumbis ocasionais e emboscar jogadores de perto, a espingarda serrada é útil se você tiver sofrido uma emboscada. A maioria dos bandidos solicitará que você largue suas armas e equipamentos imediatamente. Eles podem não checar sua mochila, no entanto, que caberá em uma espingarda serrada se for do tamanho certo. Você pode puxá-lo rapidamente e explodir. No entanto, primeiro você precisará da própria espingarda e de uma serra para serrar o cano. Encontrar ambos pode ser problemático.

Encontrar Uma Arma De Fogo

Uma arma branca é uma excelente ferramenta, especialmente se você estiver lutando contra zumbis. Se você estiver contra outro jogador, no entanto, você vai querer uma arma de fogo que funcione com munição para aguentar. No entanto, encontrar uma arma em Chernarus não é uma tarefa fácil. Claro, você pode ir ao Northwest Airfield na esperança de encontrar uma arma automática, mas é provável que leve um tiro no processo.

Existem alguns locais familiares no jogo que regularmente geram armas de fogo. Casas de armas, por exemplo, são pequenas cabines de madeira que geralmente geram rifles, espingardas e uma variedade de pistolas no canto oposto. As delegacias, por outro lado, às vezes geram um SKS, AKs ou mesmo o famoso MP5-K. Finalmente, os telhados das fábricas ocasionalmente apresentam espingardas MP-133, SKS, Mosin 9130 ou o Repetidor, entre outros.

Referências:

Keen Gamer, The Gamer, Games Radar, Wikipedia.

Deixe seu comentário: