Football Manager 2021

Football Manager 2021 (oficialmente abreviado como FM21) é um futebol – gestão de simulação de vídeo game desenvolvido pela Sports Interactive e publicado pela Sega. Foi lançado mundialmente para iOS, Android, macOS e Windows em 24 de novembro de 2020. A versão simplificada do jogo intitulada Football Manager 2021 Touch foi lançada em 1 de dezembro de 2020 para as mesmas plataformas e para Nintendo Switch em 15 de dezembro de 2020. A versão semelhante intitulada Xbox Editionfoi lançado em 1 de dezembro de 2020 para Xbox One, Xbox Series X/S e Windows 10 através da Microsoft Store. Será o primeiro jogo da série a aparecer em uma plataforma Xbox desde Football Manager 2008 .

Utilize Sua Equipe

Como mencionado anteriormente, como um novo jogador, é fácil ficar confuso com a quantidade de recursos para gerenciar. Felizmente, você não está sozinho quando se trata de gerenciar seu time, pois a equipe de suporte está lá para ajudar.

Quase toda a mecânica de jogo do Football Manager pode ser delegada à equipe. De transferências a contratos de jogadores, treinamento e manuseio de mídia, sua equipe pode controlar esses aspectos para que novos jogadores possam se familiarizar com a mecânica principal do jogo antes de se aprofundar em seus aspectos mais complexos.

Não apresse o recrutamento

Para jogadores novos e experientes, as transferências podem ser o aspecto mais emocionante do Football Manager. Ao contrário do FIFA , porém, há muito mais a se considerar do que apenas se um jogador tem ou não bons atributos.

O jogador se encaixa taticamente no seu time? A personalidade deles entrará em conflito com o seu time? Eles têm um problema de disciplina? Você quer que eles falem a língua nativa do clube? O jogador se encaixa na visão do conselho para o clube? Estas são apenas algumas das considerações que você deve ter ao comprar um novo player.

Atribuições de escotismo

Continuando com o ponto anterior, o reconhecimento é fundamental para os planos de recrutamento de um clube. Ao contrário da maioria dos jogos de esportes, o Football Manager não fornece apenas uma lista dos jogadores do jogo com todas as suas estatísticas prontamente disponíveis para consulta. Existem cerca de 500.000 jogadores no Football Manager, e encontrar o jogador certo para o seu time exigirá uma extensa observação.

Os olheiros podem ser designados para vigiar certos jogadores, seguir uma equipe específica, monitorar uma liga inteira ou fazer uma varredura ampla para uma posição e estilo de jogo específicos que você está procurando. Além disso, a observação é essencial para a preparação da partida, pois os olheiros podem produzir relatórios sobre a abordagem tática de um time.

Não ignore a visão do clube

No início de cada temporada, uma figura sênior do clube que você administra definirá sua visão. Essa visão geralmente consiste em políticas de transferência, preferências táticas e resultados esperados para o futuro de curto e longo prazo do clube.

Essas visões não são apenas uma orientação geral; são essenciais para garantir que seus chefes fiquem satisfeitos com seu desempenho. Não seguir a visão do clube é uma jogada arriscada, pois embora seja negligenciada se os resultados estiverem indo bem, essas questões serão levantadas nas reuniões quando a equipe está tendo um desempenho ruim e isso pode custar-lhe o seu emprego.

Treinamento individual

É muito bom criar e ajustar uma abordagem tática que você goste, mas se seus jogadores não forem adequados para isso, é uma perda de tempo. Felizmente, a tela de treinamento individual do jogo permite que os gerentes moldem seus jogadores em ajustes perfeitos para sua equipe.

Por exemplo, se você quiser jogar com laterais atacantes que cruzam como Jürgen Klopp Liverpool, então você pode definir a função do seu jogador como Wing Back (Ataque) e dar a eles um foco adicional de cruzamento. Como era de se esperar na implacável série Football Manager, seu jogador nem sempre vai se adaptar com sucesso ao estilo de jogo desejado, mas quando o faz, é uma das experiências mais gratificantes que o jogo tem a oferecer.

Utilize as novas (e antigas) estatísticas

As estatísticas são uma parte fundamental de qualquer simulação de gerenciamento, especialmente no gênero esportivo, e o  Football Manager não é diferente. O jogo oferece toneladas de informações aos jogadores para que eles possam cravar os dentes para garantir que entendam completamente os pontos fortes e fracos de sua equipe, bem como ajudá-los a se preparar para uma próxima partida.

XG é uma das adições mais notáveis do  Football Manager 21, pois fornece uma visão interessante sobre o desempenho de sua equipe que pode não estar refletida no placar. Para aqueles que não estão familiarizados com a métrica promissora, a Opta Sports oferece uma boa explicação.

Não complique demais as táticas nas divisões inferiores

Escolher uma abordagem tática é uma das decisões mais importantes. No entanto, é quase impossível dar conselhos gerais sobre como se deve montar seu time, já que existem cerca de 1.000 times disponíveis para administrar no jogo, cada um com seus próprios pontos fortes e fracos.

Uma regra geral que pode ser aplicada a gerentes de times da liga inferior, entretanto, é não complicar demais as coisas. Por exemplo, avançar na liga de um país usando um sistema Gegenpress moderno de alta intensidade pode ser tentador, mas seus jogadores não terão a resistência, nem a habilidade técnica para executar um sistema tão exigente, e isso pode resultar em pontuações embaraçosas.

Seja consistente com a disciplina

Disciplinar seus jogadores pode não ser a parte mais agradável do gerenciamento, mas é essencial para garantir que os jogadores respeitem sua posição como técnico e não saiam da linha com muita frequência.

Um dos segredos para manter a boa disciplina é seguir uma estrutura fina pré-determinada e ser consistente com as discussões individuais. Se dois jogadores têm tido um mau desempenho nos treinos e você encoraja um deles, mas grita agressivamente com o outro, isso pode criar uma brecha no vestiário ou até mesmo colocar o time contra você.

Às vezes você terá que desistir

Embora seja importante manter uma autoridade consistente sobre seus jogadores, haverá momentos em que é melhor recuar. Se um jogador deseja sair do FIFA, mas você decide mantê-lo, isso não importa, pois você controla o jogador no jogo. No Football Manager , no entanto, os jogos são simulados e a infelicidade do jogador frequentemente se reflete em campo.

Além disso, um jogador infeliz que é popular no vestiário pode causar grandes problemas, como se eles começassem a falar mal de você para seus companheiros de equipe, você pode esperar que a posição do time na liga despencar.

Não entre em pânico

As duas características mais chocantes para os novos  jogadores do Football Manager  , especialmente aqueles que estão acostumados a jogar FIFA, é o fato de não controlarem o time durante uma partida, bem como a ausência de um ajuste de dificuldade.

Por causa disso, é fácil ficar confuso e frustrado quando as coisas começam a dar errado. É importante saber que não existe uma maneira “correta” de jogar o Football Manager e nenhuma tática é inerentemente melhor do que as outras. Entrar em pânico quando os resultados pioram pode fazer com que os gerentes mudem drasticamente sua abordagem tática, o que irá abolir tudo o que eles trabalharam até aquele ponto.

Em vez disso, reserve um tempo para analisar todos os aspectos de sua equipe durante uma execução inadequada do formulário, pois a solução pode estar em um lugar inesperado. Um time infeliz, um treinamento mal planejado, outras equipes tentando descobrir sua abordagem tática ou jogadores inadequados para o papel que está sendo solicitado deles são apenas algumas das razões pelas quais uma equipe pode ficar presa em uma rotina.

4-2-3-1 Gegenpress

O epítome do futebol moderno, o Gegenpress é adequado para qualquer equipe que tenha jogadores de alta resistência que podem correr até que suas pernas caiam. Essa tática é de alta intensidade, então você vai querer que a maioria de seus jogadores tenha mais de 15 de resistência, se possível, além de jogadores velozes nas laterais. Muitos de seus gols virão dos atacantes internos cortando por dentro e dobrando em volta do goleiro ou jogando para o atacante, que você vai querer como um atacante ou caçador.

Você também vai querer jogar com pelo menos um zagueiro rápido, porque a linha defensiva alta significa que você pode ser pego por bolas por cima. Também não jogue o seu goleiro no ataque, ou você estará à mercê de atacantes velozes que adoram um chip atrevido.

5-2-1-2 Tiki-Taka vertical

Esta formação é ideal se sua equipe não possui alas decentes. Você precisará de dois atacantes prolíficos para que funcione, uma vez que remonta aos bons e velhos tempos de dois no topo, mas em vez de ter uma escalação 4-4-2 padrão, utiliza laterais que podem bombardear o lado do campo. Como resultado, você certamente precisará de laterais com alta resistência, atacantes com alta finalização e um excelente craque no meio do campo.

Com seus três zagueiros, você vai querer que pelo menos um seja um Defensor do Jogo de Bola – de preferência dois. Em seguida, dê ao defensor final uma instrução de cobertura para garantir que ele possa varrer as bolas que passam para trás da linha defensiva. Coloque seu Sweeper Keeper no suporte ou ataque também, para enfrentá-los através das bolas na caixa antes que o atacante adversário coloque um pé neles.

4-3-3 Contra-ataque de fluido

Quando olhamos para a formação, isso é muito mais um 2-3-2-2-1, ou mesmo um 5-2-3, mas o jogo reconhece isso como um 4-3-3 por algum motivo. No entanto, esta é uma tática mais original que pode ser usada como uma configuração de contra-ataque. O objetivo aqui é deixar o adversário ter a maior parte da posse de bola, mas quando você recupera, os laterais bombardeiam para a frente e apóiam o trio de ataque. Dois craques no meio do parque significa que o Deep Lying pode enviar bolas longas para a frente, enquanto o Advanced Playmaker joga de forma incisiva através de bolas e passes mais curtos.

Jogar uma linha alta com uma armadilha de impedimento significa que você é responsável ao jogar contra atacantes rápidos, mas o objetivo é recuperar a posse de bola antes que seu oponente saia de seu meio-campo. Isso permite que você escape em alta velocidade e contra-ataque antes que eles saibam o que os atingiu. É uma tática pouco ortodoxa, mas que pode funcionar bem em jogos nos quais você não é favorito, mas também não é um grande azarão.

3-1-4-2 Jogo de asa

Por fim, temos essa tática de três na defesa que deve funcionar bem com times das ligas inferiores. A ideia por trás disso é manter uma formação estruturada quando não estiver com a posse da bola, antes de recuperá-la e enviá-la para seus jogadores de ponta. A partir daí, você os rebate no contra-ataque, lançando a bola para a sua formidável parceria de ataque.

Você quer uma linha defensiva mais baixa porque a equipe adversária deve ter a posse e a liberdade de se mover em sua direção, mas a combinação de Alas Defensivos com três zagueiros centrais e um Meio-campista Defensivo significa que você terá homens mais do que suficientes atrás da bola. Com a linha de engajamento mais alta e passes um pouco mais diretos, você será capaz de fazer a bola avançar para que seus atacantes corram atrás.

Ganhe com dados

Há um conjunto de novas estatísticas e análises de dados mais profundas no FM21, que podem ajudar a dar a você uma vantagem sobre seu oponente. De relatórios de oposição mais detalhados a uma maior percepção na análise pós-jogo, há um novo nível de informação ao seu alcance. Porém, há uma estatística que se destaca das outras: xG.xG, ou ‘Metas esperadas’, é uma ótima maneira de ver o quão clínico é sua equipe na frente do gol. Ele é destacado como uma parte importante das estatísticas da partida ao vivo e apresenta muitos recursos na análise pós-partida. Fique de olho nas tendências xG, pois elas tornam mais fácil ver se você precisa intensificar seu jogo no terço final ou apertar as coisas na parte de trás.Por exemplo, se você estiver marcando menos gols do que o xG sugere, considere revisar suas táticas para se concentrar na criação de menos chances, mas de maior qualidade. O pessoal também pode ser o problema! Jogadores com finalização forte, compostura, primeiro toque, antecipação e decisões provavelmente tirarão o máximo proveito de suas chances.

Conheça seus gestos

Uma das adições mais significativas ao FM21 é o sistema Gesture. Trata-se de uma evolução marcante do sistema Tone, que era um acessório dos FMs anteriores. No FM20, os mesmos seis tons estavam presentes em todas as interações. O FM21, entretanto, apresenta mais de 30 novos Gestos, cada um adaptado à situação específica em que você se encontra. Não só você terá opções diferentes em uma Conferência de Imprensa de uma Discussão em Equipe, mas essas opções mudarão de acordo com o cenário; perguntas jornalísticas positivas darão a você a oportunidade de reagir de maneira apropriada, enquanto uma abordagem negativa permitirá que você responda na mesma moeda.

Os Gestos que você escolher, combinados com o que você diz, terão um efeito sobre as pessoas na sala, mas como você sabe qual será esse efeito? Adicionamos dicas de ferramentas para dar uma ideia da intenção por trás de cada gesto. Simplesmente passe o mouse sobre qualquer Gesto e você verá uma breve descrição da intenção por trás dele, por exemplo, ‘um sorriso caloroso e genuíno, tornando-se cativante para a sala’.

Desenvolvimento de jogador perfeito

Um dos aspectos mais gratificantes do Football Manager é maximizar o potencial do jogador. Pode ser um ato de equilíbrio, pois os jogadores jovens precisam de uma mistura delicada de tempo no campo de treinamento e ação regular da partida.

Como um guia geral, os jogadores com menos de 18 anos se beneficiam mais com o tempo no campo de treinamento, seja concentrando-se em melhorar em suas funções ou treinando fortemente em suas fraquezas. Obviamente, quanto melhores forem as suas Instalações de Treinamento e mais competentes seus Treinadores, mais o jogador ganhará com isso. Quando esses jovens jogadores atingem 18 anos, o tempo de jogo regular torna-se fundamental. Você pode não ter espaço em seu primeiro XI para cada jovem de alto potencial, então considere encontrar um empréstimo adequado para eles em um nível de futebol adequado que os desafie e permita que eles se destaquem.

Faça uso dos ícones

FM pode ser um jogo complexo. Para o FM21, adicionamos muitos ícones úteis que comunicam instantaneamente as informações necessárias sobre qualquer parte do mundo do futebol em que você está atualmente imerso.

Por exemplo, anteriormente, a condição de um jogador era apresentada como uma porcentagem. Descobrimos que isso não era apenas irreal – os gerentes reais não têm uma escala de 100 pontos para julgar a condição de um jogador – isso obscureceu a verdadeira questão: quando devo agir sobre a aptidão do meu jogador? Para o FM21, introduzimos um novo ícone de ‘coração’ que comunica isso claramente. Para uma visão mais detalhada, passe o mouse sobre este ícone para ver uma análise detalhada dos vários fatores, como a fadiga recém-surgida, que se combinam para descrever o estado físico de um jogador.

Por falar em fadiga, este é um grande indicador de quando um jogador pode precisar de descanso. Isso se torna especialmente importante em torno dos intervalos internacionais, onde os jogadores que retornam de viagens de longa distância podem ser particularmente afetados, uma nova adição para o FM21.

A nitidez também ficou mais clara com uma variedade de ícones para mostrar se um jogador está com a mesma nitidez, ganhando ou perdendo nitidez ou apenas mantendo um nível estável. Considere esses ícones ao selecionar seu time, pois um jogador com falta de nitidez está mais sujeito a cometer um erro ou ser pego.

Finalmente, a página Tactics também recebeu algum carinho. Visualize uma grade de análise de sua tática em campo, que pode mostrar todos os pontos fracos de sua formação atual. Vale a pena clicar em qualquer quadrado laranja ou vermelho para ver uma análise do motivo pelo qual eles estão sendo destacados para você como um problema específico. Você também pode usar os botões de alternância no canto superior esquerdo do campo para ver a familiaridade de cada jogador com sua tática, informações relevantes do jogador e as funções e deveres de seu XI inicial.

Recrutamento de jogador mestre

O recrutamento sempre foi um dos elementos mais recompensadores do Football Manager, e no FM21 existem algumas novidades que podem ajudá-lo a dominar o mercado de transferências.

Uma das mais úteis delas é a opção ‘Perguntar ao agente sobre disponibilidade’, que você pode usar para avaliar o interesse de um jogador em ingressar no seu clube, juntamente com as condições que você precisa atingir para garantir sua assinatura. Alguns jogadores podem querer a garantia de jogar em uma competição continental ou ter a promessa de um tempo de jogo específico. Este também é um bom método de obter uma visão das demandas salariais do jogador. Se você for capaz de construir um relacionamento positivo com o agente, também poderá negociar um acordo melhor.

Sua equipe de recrutamento foi reforçada este ano com a introdução da nova função de Analista de Recrutamento. Os analistas agora trabalharão mais de perto com seus olheiros para fornecer um relatório completo sobre seus alvos. Isso inclui um polígono, feito sob medida para a posição e função do jogador, que destaca as principais estatísticas necessárias em comparação com a média da liga. Por exemplo, se estiver procurando um Caçador furtivo, você verá seus objetivos e metas esperadas a cada 90 minutos ao lado de sua tacada e taxa de conversão de gols. Combine essas informações com as novas reuniões de recrutamento, onde você e sua equipe discutem os requisitos do time e possíveis alvos de transferência, para encontrar os jogadores perfeitos para suas táticas.

Referências:

Game Rant, Redbull, Games Radar, wikipedia.

Deixe seu comentário: