John Wick Hex

John Wick Hex é um videogame de estratégia e ação baseado nafranquia John Wick. Foi lançado em 8 de outubro de 2019 para Microsoft Windows e macOS. Aporta PlayStation 4 do jogo, lançada em 5 de maio de 2020. O jogo foi desenvolvido pelo estúdio britânico Bithell Games e é distribuído pela Good Shepherd Entertainment. O jogo serve como um prequel narrativo para a série de filmes. 

Gameplay

John Wick Hex é um jogo de estratégia da linha do tempo com elementos de gerenciamento de recursos, onde o jogador manobra o personagem titular através de um nível em uma grade baseada em hexadecimal, usando vários movimentos e ações para derrotar os inimigos e evitar ser atingido por seus inimigos.

Para o jogador, as ações de John Wick e dos inimigos visíveis são mostradas em uma linha do tempo semelhante às usadas no software de edição de vídeo , com ações que levam diferentes períodos de tempo. O jogador carrega comandos para John Wick seguir nesta linha do tempo, e o jogo será interrompido se o jogador não tiver adicionado mais ações à linha do tempo. Essas ações podem ser sobre ganhar uma posição melhor para disparar, tomar uma postura melhor que melhore as chances de John Wick de acertar, ou tomar ações defensivas e melhor cobertura dos inimigos.

Os jogadores também devem levar em consideração a munição limitada que John Wick possui, por exemplo, 15 balas na pistola, porque uma vez que o jogador recarrega sua arma, o jogador perde todas as balas deixadas na revista da arma. No entanto, John Wick é capaz de pegar armas dos inimigos, mas isso leva um tempo precioso, o que exige que o jogador pense em todas as ações possíveis antes de ser baleado pelos inimigos. Um fato interessante é que toda vez que um jogador escolhe atirar, John Wick dispara duas rodadas contra seu inimigo, porque John Wick bate duas vezes nos inimigos nos filmes. 

Inicialmente, o nível é coberto por um tipo de névoa de guerra que é revelada à medida que o jogador move John Wick ainda mais no nível. O jogo foi descrito como uma combinação de jogos táticos, como o X-COM, combinados com a rápida tomada de decisão do Superhot. Na conclusão de um nível, o jogo pode reproduzir uma repetição dos movimentos, sem esperar por nenhuma entrada do usuário, imitando um pouco da fluidez das cenas de ação dos filmes de John Wick.

Tempo é tudo

Há uma linha do tempo na parte superior da tela. O mais alto (ou o único se não houver inimigos por perto) é o de John. Quando você está pensando em sua próxima opção, a opção que você está passando o mouse e o tempo que leva para aparecer aparecem na linha do tempo de John. Por exemplo, mover um hexágono leva 0,4 segundos, e socar alguém leva 1,5 segundos.

O cartão que aparece quando você passa o mouse sobre uma ação mostra as etapas envolvidas. (O movimento não possui um cartão, apenas aparece na linha do tempo.)

A maioria das coisas exige preparação – como apontar ou terminar para dar um soco. Essa é a barra cinza-branca. A ação em si – socar ou atirar – é a barra rosa.

Interrompa seus inimigos com tempo cuidadoso

A maioria dos inimigos (todos, exceto os chefes) serão interrompidos se você os acertar com um ataque antes que eles o acertem – e John tende a ser mais rápido que seus inimigos. Geralmente, esse é o seu caminho para evitar danos.

Na imagem acima, John e seu inimigo estão planejando atirar um no outro. Você pode ver quanto tempo cada um deles levará para apontar e, em seguida, disparar em suas respectivas linhas de tempo. Mas como John atira primeiro, seu golpe (com sorte) bem-sucedido interrompe o inimigo, e o inimigo não consegue atacar.

Greves e remoções adicionam um elemento extra aos seus cálculos de tempo. Ambos atordoam seus inimigos por um período de tempo. Isso é indicado por um ícone de círculo de seis pontos e uma linha do tempo diagonalmente cortada. Durante esse período, esse inimigo não age, e você pode atacar um pouco mais livremente, mover-se ou voltar sua atenção para outra pessoa.

Parry também é útil para interromper (e apenas interromper) inimigos com os quais você está envolvido. É um ataque rápido, o que significa que você pode obtê-lo com frequência antes que um ataque chegue, mas não causa nenhum dano. Pare para interromper (e impedir) ataques e redefinir a linha do tempo de um inimigo para que você possa atacar primeiro, mas lembre-se de que não os matará com um desvio.

Linhas de visão também são tudo

A outra maneira de interromper (ou impedir) ataques é quebrar a linha de visão. Você não precisa calcular nada aqui – o nevoeiro de guerra do jogo deixa muito claro o que é visível para John.

Já que John leva apenas 0,4 segundos para mover um feitiço, e geralmente leva os inimigos a maior parte de um segundo para mirar, John pode se esconder atrás de algo para evitar danos.

Faça isso frequentemente. Mas tenha cuidado ao fazê-lo – você não terá certeza de que quebrou a linha de visão até que John termine de se mover. Mova e gire a câmera para ter certeza de que está se movendo da maneira certa e longe o suficiente.

Quebrar a linha de visão também redefine a ação de mira do inimigo. Portanto, se alguém está mirando em você e você não tem tempo para interromper, se esconda atrás de algo e saia imediatamente. A mira rápida de John (com a maioria das armas – veja abaixo) geralmente permite que você ataque antes de ser atingido.

Troque armas frequentemente

No início de cada local, John começa com sua pistola personalizada, 15 balas e um clipe extra (mais 15 balas após a recarga). Não há munição adicional para pegar, então você não terá escolha a não ser trocá-lo por outra arma.

Todas as outras armas que você carrega possuem uma arma que você pega de inimigos mortos. Quando você mata alguém, eles largam qualquer arma que estejam segurando (mais sobre isso abaixo) em um hexágono adjacente. Quando você fica nesse hexágono, você pode pegar a arma (mas leva tempo).

O número de tiros que cada arma tem aparece ao lado do ícone da arma. Basicamente, pense nisso como recarregar – você está apenas trocando armas.

Toda arma se comporta de maneira diferente

Toda arma dispara balas, de modo que a parte é sempre a mesma. Mas cada arma leva um tempo diferente para mirar (e qualquer outra coisa que aconteça entre o disparo) e dispara um número diferente de balas. Pense nisso como o período em que você está se comprometendo a filmar.

Você pode ver isso nas linhas do tempo e nos cartões de ação. O tempo de mira é listado primeiro – o branco-acinzentado 0,9 na imagem acima – e a quantidade de tempo que você gastará pressionando o gatilho (e quanta munição usará) são os números rosa subsequentes – cinco disparos em 0,2 segundos e mais um em 0,3 segundos.

Esta é uma consideração muito importante. Pegar o revólver de alto dano é tentador até você aprender que leva 1,6 segundos para mirar – dando aos inimigos muito tempo para atacá-lo primeiro. O rifle de assalto é rápido na mira, mas você dispara seis balas de cada vez, comendo sua revista e cada uma dessas fotos leva 0,2 segundos – o que significa que você gastará mais de 2 segundos em sua ação de tiro.

A pistola personalizada e as automáticas de 9 mm são as opções mais seguras. Eles são rápidos em apontar e disparam apenas dois tiros. Eles também são muito comuns em seus inimigos.

Jogue as probabilidades

Toda ação tem chance de ser atingida com sucesso. Você pode ver a probabilidade de aterrar seus vários ataques ao clicar em um inimigo. Coisas como a sua postura, se o inimigo está se movendo, e a distância deles de John afeta essa porcentagem.

Isso é importante por dois motivos ou considerações:

Seus ataques precisam ter sucesso para interromper seus inimigos (e impedir que eles o atacem).

Munição é preciosa. Não desperdice sua munição em um tiro de 40% e não confie em um tiro de 60% para interromper um ataque recebido.

É aqui que ataques, quedas e arremessos são úteis. Eles não apenas preservam sua munição preciosa, mas também têm (geralmente) 100% de chance de acertar.

Derrote inimigos com armas primeiro

Quando John avistar um novo inimigo e você clicar neles, verá suas estatísticas e armas. Leve tudo em consideração e pense agora em como esse inimigo atacará.

Por exemplo, lutadores corpo a corpo não podem atirar em você à distância, então eles são perigosos de perto, e alguém com uma espingarda ou revólver precisará de muito tempo para mirar.

Use isso para priorizar seus alvos – e decida com quem você deve quebrar a linha de visão. Um inimigo com uma arma (tentará) atirar em você assim que o ver, mas um brigão terá que se aproximar.

Use quedas e empurrões para sair da vista

Ataques como queda e empurrão terminam com John em um hex diferente do que ele começou. Use isso para sua vantagem. Você pode empurrar os inimigos enquanto se afasta de alguém mirando em você ou sair das quedas para se esconder.

Planeje com antecedência, mas seja flexível

Tudo o que dissemos até agora enfatiza ser metódico e planejar com antecedência – e esse é um bom conselho. Mas seu plano não vai durar muito tempo em um tiroteio. Os inimigos aparecerão em lugares diferentes ou entrarão inesperadamente na sua linha de visão. Esteja pronto para se adaptar e tente não fixar sua sobrevivência em tudo que estiver de acordo com o plano.

Leia tudo o que puder

John Wick Hex acerta muitas informações rapidamente. Embora você possa dar um passo de cada vez e esperar que o jogo o guie,  ainda há muitas informações a serem analisadas. A maior parte disso aparece quando você seleciona um inimigo ou tenta atacá-lo. O jogo fornecerá informações sobre a chance de acerto, bem como a chance de acertá-  los . Mais do que isso, ele lhe dirá quais fatores estão em jogo. Estar perto de um inimigo ou ter um foco extra aumentará sua eficácia. Leia o que está afetando você para entender melhor sua situação.

Não há problema em correr e se esconder

John Wick é atropelado. Isso faz parte do que o torna tão legal! Ele pode dar uma lambida e continuar correndo (ou pelo menos continuar andando). No entanto, você pode atenuar os danos causados ​​ao continuar se movendo. De fato, correr é muitas vezes a sua melhor opção – seja em direção ao perigo ou longe dele.

Mover-se e, principalmente, esquivar-se do rolamento reduz a porcentagem de chance de os inimigos atingirem você. Afastar-se dos inimigos é obviamente mais seguro. O jogo deixa claro que você pode quebrar a linha de visão dessa maneira. Mas se  aproximar dos inimigos o coloca no alcance para derrotá-los. Paradas em particular são super rápidas. Assim, enquanto estar de perto aumenta a precisão, você pode se esquivar e / ou atacar um inimigo de um ataque fechando a distância.

Agachar também afeta você

A linha de visão é uma grande parte do John Wick Hex . Agachar-se abaixo da cobertura baixa forçará os inimigos a perder de vista. No entanto, isso corta nos dois sentidos. Muitas vezes, você também não poderá vê-los. Às vezes é melhor apenas tirá-los rapidamente. Dessa forma, múltiplos inimigos têm menos chance de atacar você.

John é melhor em tudo

John Wick é um durão. Qualquer um que assistiu ao filme sabe disso de fato. John Wick Hex representa isso no jogo, dando-lhe mais saúde do que seus inimigos, porque isso é videogame, mas também lhe concede maior  velocidade . John costuma reagir mais rápido que seus oponentes e tem mais opções. Você pensaria que um lutador, por exemplo, teria vantagem em combate de perto. Não! John pode chutar suas bundas em um segundo (literalmente). Deixe que eles se aproximem de você e dê um soco, mas é bom.

O chicote de pistola personalizado

Você inicia cada corrida de níveis em John Wick Hex com a pistola especial do protagonista. Ele vem com a rara opção de recarregar e parece um pouco mais preciso do que a arma de algum idiota aleatório que você pega no chão. Você quer segurá-lo o maior tempo possível! Isso significa fazer uso liberal de habilidades corpo a corpo. Tudo bem, no entanto, porque você deve estar usando um combate corpo a corpo bastante. É tão letal quanto armas de fogo (no jogo de qualquer maneira) e economizará munição, não importa qual arma você esteja usando.

Eles simplesmente não param

Nem toda missão tem um número finito de bandidos. Alguns níveis – principalmente lutas contra chefes – começarão a gerar inimigos sem parar nas condições certas. Isso significa que você precisa equilibrar a conclusão do seu objetivo e manter os números baixos. É efetivamente um limite de tempo flexível. Se muitos bandidos se infiltram em torno de John, você está pronto. Ser descontroladamente superado em número por muito tempo é praticamente sua única fraqueza. Então preste atenção! Se parece que os inimigos simplesmente não param de aparecer em um nível, provavelmente significa que eles não irão até que você os faça.

Fique perto de uma arma ou três

Ao contrário de seus oponentes, a munição é bastante limitada em todo John Wick Hex . E você pode gravá-lo enganosamente rapidamente. No início (embora dependa da arma), John normalmente dispara duas balas por ataque. Isso significa que você está drenando as balas duas vezes mais rápido do que parece. Pegar uma arma leva tempo e não é algo que você  quer fazer no meio de um tiroteio. No entanto, muitas vezes é sua única opção. É por isso que você deve sempre tentar ficar perto das armas, se puder, durante a batalha. Ter a escolha é melhor do que não!

Você não pode fazer muito enquanto está agachado

Esta é uma extensão da minha dica anterior. John Wick Hex limita severamente seus movimentos quando você está agachado. Você não pode fazer corpo a corpo ou se mover normalmente. Quase tudo o que você pode fazer é abrir portas, rolar e pegar armas. Essa última opção é realmente bastante útil. Ele permite que você se esconda atrás de uma arma, quebre a linha de visão e obtenha uma arma recém-carregada. Esperar também costuma ser muito útil quando agachado. Inimigos, em particular Brawlers, tentarão levá-lo de volta à sua linha de visão. Ficar parado lhe dá a chance de emboscá-los. Ficar parado enquanto agachado permite emboscá-los  e fornece um bônus de precisão. Agachar-se é saber o que você pode ou não fazer.

Prepare Before Doors

Esta é uma das minhas menores dicas de John Wick Hex e outra extensão da anterior, mas pode ser importante. Não há muitas maneiras de se preparar para a batalha no meio de um nível. Mas você recebe alguns! Ataduras, recarregar o seu foco e apenas agachar são ótimas maneiras de se preparar. Você quer especialmente fazer isso na frente das portas. Eu diria que a grande maioria das portas que você abre sozinha neste jogo está escondendo pelo menos um inimigo diretamente atrás delas. Agachar lhe dará uma melhor chance de matá-los imediatamente. Considerando que mais foco e saúde o protegerão de qualquer atenção subsequente.

As armas atraem a atenção

John Wick Hex não é exatamente um jogo furtivo. No entanto, os inimigos permanecerão inconscientes de você se você se esconder atrás deles e não fizer confusão. Disparar uma arma definitivamente conta como um “tumulto”. Essa é mais uma razão para tentar enganar os idiotas cedo e frequentemente. Se o fizer, você economizará munição e evitará que inimigos próximos sejam contados até o ataque. Isso lhe dá mais tempo para se preparar.

Pink Means Go (Ahead and Shoot)

O jogo informa muito cedo que atenção hostil interromperá seu movimento. Isso é bom! Isso significa que você pode basicamente andar por aí sem medo de se surpreender. No entanto, existem outros elementos úteis da interface do usuário aos quais o jogo não chama tanta atenção, mesmo que eles ajudem. As mais óbvias são as divisas brancas e rosa que aparecem sobre as cabeças inimigas. Os brancos indicam que um inimigo está à sua vista, mas ainda não reagiu à sua presença. Enquanto rosa significa que eles estão prestes a tomar uma ação agressiva.

Pode haver todos os tipos de nuances de como você joga John Wick Hex . Na maioria das vezes, no entanto, você deseja priorizar os inimigos com ícones rosa. Atirar neles antes de atirar em você (se você puder) os interromperá, ganhando ainda mais tempo para lidar com aqueles que ainda desconhecem. Além da cor, também há um número indicando quanto tempo você tem até que cada ação seja executada. Tudo isso significa que você pode descobrir qual ordem interromperá os inimigos rapidamente, sem clicar em unidades individuais.

Pode também reorientar

É grátis reconstruir o seu foco: a ação em que John balança a cabeça e recupera um pouco de compostura. Tudo o que custa é tempo! Isso significa que este é um movimento muito arriscado no meio do combate, mas um completo e seguro se você tiver remotamente certeza de que os inimigos não estão por perto. Mesmo se eles estiverem próximos, desde que você inicie a ação antes que eles cheguem à linha de visão, geralmente você terminará o foco antes que eles possam reagir. O foco também é incrivelmente importante. Ele permite que você evite rolar e realize hits corpo a corpo. Ser pego sem ele pode ser uma sentença de morte. Você também pode reorientar (mesmo se o recurso estiver quase todo cheio) sempre que tiver a chance.

Stick and Move

Os chefes são de longe os inimigos mais perigosos de John Wick Hex . Isso é apenas senso comum! Mas o que os torna perigosos é como eles encolhem os projéteis até que você os submeta. Mas apenas dar um soco sem sentido para reduzir o foco de um chefe a zero raramente é a melhor opção! Mesmo reduzir o foco alguns pips os tornará vulneráveis ​​a danos reais. Se você tiver certeza razoável de que pode diminuir o HP dele, essa é geralmente a melhor escolha do que continuar lutando.

Existe um par de razões para isso. A primeira é que o chefe Focus se regenera automaticamente. Apenas danificar sua verdadeira barra de saúde permanece permanente. Claro, reduzir o foco deles ainda oferece uma janela mais longa para causar esse dano, mas é provável que você não possa usá-lo. Isso é devido ao segundo fator: inimigos aleatórios. Lembra como lacaios podem continuar a aparecer durante brigas de chefes? Bem, eles provavelmente irão forçá-lo a recuar e reposicionar um chefe. Isso significa que todo o dano de Foco que você causou desaparecerá de qualquer maneira, e você pode nem ter nenhum dano de HP para mostrar por isso.

É seguro matar o chefe

Às vezes você está apenas sem movimentos. Às vezes você simplesmente sabe que está prestes a ser morto por 30 caras ao seu redor com armas. Isso fede! Mas não é 100% necessariamente o fim. Enquanto você não pode usar uma saída de nível sob suspeita de inimigos próximos, você pode matar chefes dessa maneira. Conectá-los geralmente termina o nível e o protege da morte recebida – independentemente de quantos inimigos próximos, infinitamente geradores, possam estar prontos para conectá-lo de volta. Quando tudo mais falhar, basta ir à falência!

Referências:

Polygon, Fanbyte, wikipedia.

Deixe seu comentário: