Trials of Mana

Trials of Mana [a] é um RPG de ação em 2020 desenvolvido pela Xeen e publicado pela Square Enix para Microsoft Windows, Nintendo Switch e PlayStation 4. É um remake em 3D do título Super Famicom de 1995 com o mesmo nome, o terceiro jogo dasérie Mana. [b] A história segue seis possíveis protagonistas em suas respectivas missões, que os levam a obter a Mana Sword e combater uma ameaça de fim mundial. Na jogabilidade, o jogador controla três de seis personagens, navegando em ambientes de campo, lutando contra inimigos em combate em tempo real e fazendo uso de classes de personagens. Novo na jogabilidade e no enredo é um capítulo pós-jogo com uma classe desbloqueável.

O remake foi concebido pela primeira vez em 2017, durante a produção de um remake de Secret of Mana (1993). A produção de Trials of Mana foi estimulada pela demanda ocidental, pois o jogo original não havia sido localizado. Originalmente um remake quase direto com planos para multiplayer como no original, a equipe optou por uma experiência em 3D para um jogador que aprimorou alguns aspectos e adicionou conteúdo, mantendo-se fiel no geral. A trilha sonora de Hiroki Kikuta foi organizada por uma grande equipe, com Kikuta supervisionando. A recepção do jogo no lançamento foi geralmente positiva, com elogios ao seu combate e trilha sonora reprojetados, embora muitos tenham criticado seus dub e elementos arcaicos.

Gráficos

Dizer que os gráficos do novo Trials of Mana estão melhores é muito modesto! O jogo foi recriado com visual e cores vibrantes — dos personagens até o mundo em si, tudo está cheio de detalhes. Mas o legado do original ainda transparece claramente. A equipe de criação do game tomou muito cuidado para manter o visual único dos personagens, inimigos e áreas originais.

Combate

O novo RPG de ação possui um sistema de combate completamente recriado, que é veloz, fluido e tático. Utilize combos, controle o campo de batalha e use golpes especiais no momento certo para desferir o máximo de dano. É um sistema de combate completamente diferente do de 1995 — e teria que ser mesmo. O Trials of Mana original era jogado em apenas um plano 2D, então você nunca tinha que se preocupar com inimigos acima ou abaixo de você. 

Personagens e inimigos podem se mover em todas as direções, e o combate teve que ser recriado para acomodar isso. Por exemplo, você agora pode saltar, usar golpes aéreos, flanquear inimigos e mais neste novo espaço 3D. É especialmente importante considerar o seu posicionamento em uma luta. Os inimigos podem atacá-lo de todas as direções, usar golpes à distância, e mandar poderes de todo tipo em sua direção — e se estiver no caminho, vai doer. Tudo isso somado garante batalhas divertidas que ficam cada vez mais estratégicas conforme você progride no jogo. 

Novo Sistema de Habilidades

Sempre que você passa de nível em Trials of Mana, recebe TP (que quer dizer Pontos de Treinamento). Você pode então usar seus TPs em vários tipos de melhorias para seus personagens. Alguns são poderes passivos muito úteis, como mais ataque ou mais vida. Outros podem providenciar golpes novos para suas batalhas — e esses são apenas alguns exemplos. Há mais de 300 habilidades para destravar no jogo, e deixam você customizar seu personagem do jeito que preferir. 

Nova História

Quando iniciar Trials of Mana, terá que escolher três personagens (entre seis possíveis) para formar seu grupo. A narrativa que verá será diferente dependendo dos heróis que escolher. Independente de quem escolher, o remake de Trials of Mana possui novos elementos de história para você descobrir.

Personagens & classes

Ao iniciar o jogo, é necessário montar uma equipe de três protagonistas. Honestamente, não há muito erro e a escolha varia mais por gosto. Por exemplo, um jogador pode preferir ter uma personagem que tende a ser melhor em cura como Charlotte, enquanto outro pode montar uma equipe focada totalmente em dano físico.

Outro fator que pode ser importante para a escolha é a história, já que existem três duplas de personagens ligadas à trama do mesmo vilão: Duran e Angela; Kevin e Charlotte; Hawkeye e Riesz. Mas, francamente, não há escolhas erradas.

Cada personagem também possui classes específicas, sendo possível avançar para o próximo rank após chegar no nível correto e com os itens apropriados. Esse progresso pelas classes implica em vários benefícios, como expansão do combo de ataques básicos, um novo Class Strike, além de habilidades e magias desbloqueáveis no treinamento.

Duran é um guerreiro que usa espada. Sua especialidade em dano físico oferece a ele um bom ataque e uma excelente defesa. Na hora de evoluir as classes, optar pelo caminho da luz irá levar o personagem a magias de cura e mais defesa, enquanto a das trevas leva o personagem a trocar um pouco da sua defesa por mais ataque.

Kevin é o equivalente ao tradicional monk de Final Fantasy, utilizando os próprios punhos para eliminar os inimigos e causando ainda mais dano ao lutar à noite, quando se transforma em lobisomem. Ao ir para o lado da luz, ele se torna mais equilibrado, com magias de cura e mais defesa, enquanto o foco no caminho das trevas é pura força bruta.

Como ladrão, Hawkeye é extremamente ágil no seu uso de facas. A ideia do seu caminho da luz é oferecer habilidades bastante variadas, fazendo o personagem mais versátil. Já pelo lado das trevas implica em um foco bem maior em dano.

Charlotte é uma clériga que usa um mangual para atacar. O seu caminho da luz envolve magias de recuperação melhores, enquanto as trevas oferecem mais técnicas de dano e enfraquecimento (debuff) de inimigos.

Especializada em ataque mágico, Angela pode aprender uma grande variedade de magias. O caminho da luz apresenta uma maior variedade de poderes elementais, enquanto o das trevas está mais próximo desse elemento específico, com habilidades que sacrificam HP para aumentar o ataque mágico ou se beneficiam da morte de aliados.

Por fim, Riesz é uma amazona que domina o uso de lanças. Suas classes da luz são balanceadas, com boa resistência a magia e técnicas para fortalecer os atributos dos membros da equipe. Já as trevas oferecem mais dano, além de técnicas para enfraquecer os inimigos.

Cada classe oferece suas vantagens e desvantagens, então é importante ter em mente a que parece melhor para o seu estilo de jogo e para ter uma equipe equilibrada. No entanto, é importante, obviamente, alocar os pontos obtidos em batalha no menu Training, local onde são aprendidas as habilidades e magias.

Caso queira experimentar as outras classes, o jogador pode utilizar um item adicionado ao remake chamado Goddess Scales, mas ele só pode ser obtido no fim do jogo. Obviamente, também é possível fazer isso em um New Game+, após terminar o capítulo adicional do pós-game.

Explore todos os cantos dos cenários

Explore tudo! Todos os arredores sempre têm itens, sementes e extras espalhados pelo mapa, seja em cidades ou ao explorar o mundo aberto. Olhe atrás das casas, árvores e dentro de arbustos, para encontrar itens, baús, urnas quebráveis e Lucre (moeda do jogo). Além disso, posteriormente você encontrará um personagem fofo chamado Li’l Cactus, que oferece muitos bônus passivos como descontos em lojas e ganho de experiência. Também obtenha novas habilidades passivas conversando com os principais personagens. Se alguém parecer significativo, fale com ele o mais rápido possível.

Pratique esquivas e combos

Combate foi uma das mudanças mais significativas neste remake. Nesta versão seu personagem está em um espaço aberto 3D, onde você pode pular, esquivar, usar todos os tipos de ataques e executar combos. Use todos esses artifícios para sobreviver. Ao atacar, por exemplo, a combinação mais útil é um ou dois ataques leves seguido de um pesado. Isso causa uma boa quantidade de dano rapidamente, além de derrubar a maioria dos inimigos. Fora isso, a maioria dos inimigos tem animações com ícones vermelhos para seus ataques especiais. Esquive isso e repita combos, ataque carregado ou magias para a vitória.

Plante todas as sementes

Soa bobagem, não é? Engana-se! Item Seeds (sementes de itens) são uma característica maravilhosa em Trials of Mana, encontradas ao redor do mundo do jogo, em vasos e baús. Inimigos também as derrubam e basta plantá-las quando chegar a uma pousada (inn) para obter itens aleatórios instantaneamente. Ao plantar mais sementes, seu pote ganha experiência e sobe de nível, que libera acesso a melhores sementes no mundo e itens melhores. Além disso, encontre nosso amigo Li’l Cactus mais vezes e ele fornecerá sua melhoria, para conseguir prêmios ainda melhores.

O dia da semana e clima importam

Em Trials of Mana, o dia e hora (que podem ser vistos no canto inferior direito do mapa) afetam na batalha. As magias são mais fortes quando seus elementos se alinham com o dia da semana. Magias de fogo são mais fortes no dia de Salamando, enquanto as do elemento luz (light) são poderosas durante o dia (Lumina Time). Então nada de entrar em brigas com chefões no dia ou horário que corresponda ao elemento dele! Para não ter erro, observe as combinações:

Luna Day: lua (moon)

Salamando Day: fogo (fire)

Undine Day: água (water)

Dryad Day: madeira (wood)

Sylphid Day: vento (wind)

Gnome Day: terra (earth)

Mana Day: pousada sem custo (free inn)

Experimente diferentes habilidades e classes

O jogo traz uma série de habilidades a serem testadas para que você encontre seu estilo de jogo. Você consegue novas ao melhorar seus status, com NPCs ou com novas classes. Angela ou Charlotte podem se dar melhor com aquelas que afetam magias, já personagens de curta distância, como Duran e Kevin, são beneficiados com ataque e defesa. Porém, Trials of Mana ficou famoso por suas classes. Cada personagem tem duas de nível 2, quatro de nível 3 e, no pós-jogo, duas de nível 4. Você também pode escolher entre o caminho da luz ou escuridão ao mudar de classe. Os de luz focam em magia útil, como curas e melhorias. Já os sombrios concedem feitiços ofensivos e de enfraquecimento. Veja qual combina mais com seu estilo de jogo e não deixe de tentar algo novo.

Mexa na IA dos seus aliados

Trials of Mana é um jogo de ação em que você comanda uma equipe. Apesar de ser possível trocar de personagem a qualquer momento, é importante garantir que seus aliados possam dar o seu melhor nas batalhas mais complicadas ou economizem energia em encontros mais simples.

No menu principal, há uma opção com o nome Strategy. Ela permite alterar as prioridades da IA e colocar limitações de gasto de MP. Com isso, é possível ter um controle razoável de como os personagens se comportam em batalha. Como esse menu não está acessível durante batalhas, o jogador precisa definir isso antes de enfrentar inimigos. Isso é especialmente relevante antes de encontros com bosses.

Acostume-se com a roleta e com os atalhos

Magias e itens são importantes para lidar com as batalhas. Especialmente mais para o final do jogo, é comum que os personagens tenham muitas possibilidades em suas mãos. Qual magia será melhor contra esse boss? Qual buff deveria usar na equipe?

Todas as opções que o jogador obteve através do Training estão na roleta (Ring Menu), que precisa ser aberta utilizando o botão direcional para baixo ou para cima durante a batalha. Os itens também são acessados por lá, mas o número deles é limitado tanto em quantidade (9 de cada item) quanto em variedade (apenas 12 tipos diferentes). No menu, é necessário definir quais itens poderão ser utilizados.

Além disso, qualquer item ou magia da roleta pode ser associado aos atalhos do botão R. Lá, basta apertar R+A/X/Y/B para utilizá-lo. Há também atalhos para as técnicas especiais chamadas Class Strikes, esses são associados ao botão L e não podem ser alterados, mas é importante que o jogador os memorize, pois são um elemento importante do seu arsenal.

Prologue Play

Quando um dos heróis conhece um novo amigo, o jogador pode jogar o prólogo para o personagem que acabou de conhecer e reviver seu passado. É um sistema criado para demonstrar mais profundamente a determinação e o propósito de cada personagem ao partir em sua jornada. As experiências do prólogo são opcionais, o que significa que elas podem ser puladas dependendo da preferência do jogador. Nesse caso, uma cutscene sobre o passado do personagem em questão será mostrada.

Mecânicas do Mapa

Existem muitos desafios a serem superados nas dungeons e no mundo. Se o jogador não conseguir resolvê-los, ele não será capaz de prosseguir…

Por exemplo, mudar a direção do vento também altera a forma com que seu grupo se movimenta em determinada dungeon, ou então em determinadas localidades onde há erupção de fogo e lava, que pode dar dano a seu grupo. Os gráficos melhorados do remake permitem que esse tipo de obstáculo
sejam mais fáceis de perceber.

Criaturas lendárias

No vasto mundo de Trials of Mana, os heróis devem viajar pelos infindáveis mares e travessar imponentes montanhas para chegarem até seu próximo destino. Existem amigos em algum lugar do mundo que podem te ajudar nesta jornada.

Flammie

Conhecido como o Defensor Alado, Flammie é o emissário da Deusa de Mana, que dizem proteger as montanhas e o céu. O jovem dragão pode ser invocado por um Tambor Flammie para voar com o grupo pelo mapa.

Vuscav

O grupo conheceu este misterioso governante dos mares na Ilha Beuca. Embora ele desconfie de humanos, ele é surpreendentemente útil.

Espíritos

Os espíritos são seres que emprestarão seu poder ao jogador durante a jornada. Cada um dos oito espíritos possui diferentes atributos, poderes e jeito de falar.

Faerie

A semente espiritual da Árvore de Mana.

Faerie se aventura para fora do santuário para avisar o Sacerdote da Luz de Wendel do desaparecimento do poder da Árvore de Mana. No entanto, ela desmaia pelo caminho, fraca demais para completar sua jornada sozinha. O herói a encontra e eles juntam forças.

Tipos dos espíritos

Terra: Gnomo – Um espírito que possui o poder da terra e pode manipular grandes rochas. Sua barba e seu chapéu verde e pontudo são suas marcas registradas

Água: Undine – Um espírito que possui o poder da água e pode criar granizo ao coletar ar frio. Um espírito sentimental, ela não deixa uma pessoa com problemas passar despercebida.

Fogo: Salamander – Um espírito que possui o poder do fogo e utiliza uma lança flamejante, atacando com fogo e lava ardentes. É um espírito apaixonado e com um coração flamejante.

Vento: Jinn – Um espírito que possui o poder do vento e pode controlar as nuvens, trovões e o próprio vento. Suas grandes orelhas podem ouvir mensagens carregadas pelo vento.

Lua: Luna – Um espírito que tem o poder de conjurar uma luz misteriosa e desnortear os corações das pessoas. É rodeado por quatro asas em formato de pena, cobertas de luz.

Madeira: Dryad – Um espírito que governa as árvores e possui forte poder de Mana. Ela tem um belíssimo cabelo que se assimila a uma folha.

Luz: Wisp – Um espírito com o poder de espantar o mal com sua deslumbrante luz. Possui um profundo conhecimento teórico sobre a luz.

Sombra: Shade – Um espírito que possui o poder da escuridão, que pode manipular as sombras e engolir tudo em seu caminho. Possui grandes asas negras e um glóbulo ocular gigante.

Referências:

Observatório de Games, Game Blast, Nintendo Blast, Red Bull, Wikipedia.

Deixe seu comentário: