Ys IX: Monstrum Nox

Ys IX: Monstrum Nox é um RPG de ação desenvolvido por Nihon Falcom. Como parte da série Ys, foi lançado no Japão pela Falcom para o PlayStation 4 em setembro de 2019. Um lançamento mundial da NIS America para o PlayStation 4 foi lançado em fevereiro de 2021, com portas para Microsoft Windows e Nintendo Switch também agendadas para lançamento em julho de 2021.

Gameplay

Ys IX: Monstrum Nox é um RPG de ação jogado de uma perspectiva de terceira pessoa. Além disso, ele se baseia na jogabilidade de Ys VIII: Lacrimosa of Dana, onde os jogadores controlam vários personagens principais que podem ser alternados durante o voo, cada um com seu próprio estilo de jogo e habilidades únicas. Os jogadores coletam uma variedade de armas e itens derrotando inimigos e abrindo baús.

Os jogadores podem consumir SP para desencadear o ataque de habilidade exclusivo de um personagem, e o SP pode ser restaurado acertando os inimigos ou pode regenerar mais rápido quando o jogador não está atacando. O modo Boost, uma mecânica de jogo de retorno de Ys: The Oath em Felghana e Ys Origin, aumenta temporariamente o dano causado, diminui o dano recebido e aumenta as velocidades de ataque e movimento.

Novo no Ys IX, cada membro do grupo tem habilidades de travessia, chamadas Monstrum Gifts, como deslizar e subir pelas paredes. Os jogadores podem chegar a vários lugares e localizar segredos escondidos na cidade de Balduq e nas masmorras utilizando essas ações. 

Salve todos os seus Elixires Tempest até o final do jogo

Por mais tentador que seja subir de nível com o simples consumo de um item, é melhor mantê-los até o capítulo final.

Como praticamente todo RPG, a EXP necessária para subir de nível aumenta a cada nível. E o mais importante, a EXP ganha ao matar monstros também aumenta. Quanto mais cedo no jogo você os usar, menos EXP você receberá dos monstros derrotados depois. Você provavelmente descobrirá que seus outros personagens de nível inferior realmente chegam perto de alcançá-lo.

Resumindo, se você usar um Tempest Elixir logo após obtê-lo, você essencialmente o estará desperdiçando.

Ys IX diz explicitamente quando você está no capítulo final, e esta é a hora de esgotá-los. Se você explorou e encontrou arcas minuciosamente, provavelmente terá pelo menos 20.

Depende de você se você usar tudo isso em Adol, ou equilibrá-los entre o seu grupo inteiro. Eu pessoalmente uso todos eles em Adol e o fiz passar do nível 70 para o nível 93. Se um personagem está quase em um nível acima, use coisas como Remédio amargo ou Remédio doce primeiro até que eles ganhem um nível, o que novamente maximiza o benefício de o Tempest Elixir. Esta é talvez a mais prática de nossas dicas Ys IX: Monstrum Nox, pois dará a você uma chance muito melhor contra o chefe final e o chefe opcional oculto.

…Mas use todos os outros itens de aumento de estatísticas imediatamente

A diferença com Elixires de Força, Elixires de Defesa e Elixires de Vida é que você recebeu um aumento de estatísticas fixo, independentemente de quando eles são usados. Isso é +3 ​​para força e defesa e +100 para HP, respectivamente.

A menos que você vá carregá-los para uma segunda jogada em uma das dificuldades mais difíceis, não há nenhuma vantagem em mantê-los. Eu sugeriria consumi-los imediatamente e colher os benefícios o mais rápido possível.

Novamente, é uma estratégia completamente legítima usar todos eles no Adol, mas você pode compartilhá-los se desejar.

Compre cada presente que você vê

Nos cardápios das lojas, os presentes geralmente estão no final da lista, indicados por um pequeno ícone de sacola marrom. Depois de comprados, eles se esgotarão.

Cada presente pode ser dado a alguém específico, aumentando sua afinidade e deixando Adol um passo mais perto de um evento final de relacionamento com eles. Esses eventos ocasionalmente vêm com outras recompensas, como itens e equipamentos raros.

Nenhum deles é missable, então não é o fim do mundo se você não puder pagá-los. No entanto, é melhor mantê-los armazenados com segurança no inventário para evitar que você tenha que caçar mais tarde no jogo.

Venda equipamentos antigos, mas guarde todo o resto

Assim que uma arma melhor estiver disponível, as antigas ficarão obsoletas. E como cada personagem possui armas personalizadas, não há necessidade de mantê-las. Quanto à armadura, esta é a mesma história, exceto que equipamentos mais antigos e mais fracos podem ser transferidos para outros membros do grupo, onde você não pode comprar o equipamento mais novo para todos. Uma vez que uma peça de armadura é pior do que a armadura de todos equipados atualmente, ela pode ir.

Você pode continuar aprimorando as armas com Tito, mas às vezes é melhor apenas comprar uma nova na Silhouette ou na loja de armas e guardar os materiais para aprimorá-la. Por exemplo, se você tem apenas um punhado de um material específico, pode ter apenas o suficiente para atualizar a arma e, em seguida, aprimorá-la uma vez. Se você acabou de comprar a arma, você pode ter o suficiente para melhorá-la duas vezes, ficando com uma arma mais forte.

Quanto aos outros itens, é melhor mantê-los. Mesmo materiais fracos podem ser trocados com Arche para se tornarem úteis, e itens alimentares também são úteis. Um de cada item alimentar será necessário para um dos eventos de união, e um de cada refeição cozida pode ser doado à igreja em troca de alguns itens raros.

Flash Move e, em seguida, Flash Guard

O movimento rápido é certamente a mecânica mais poderosa do jogo. Diminuir o tempo não apenas dá a oportunidade de acertar alguns hits grátis, mas também permite que você carregue seu medidor de SP.

Você pode colher ainda mais recompensas aproveitando a câmera lenta e utilizando um protetor de flash. Uma vez que o inimigo geralmente ainda estará no meio do ataque quando o movimento do flash é ativado, você pode rapidamente ‘correr para’ o ataque e pressionar o botão de bloqueio ao fazer isso.

Faça isso imediatamente e você terá uma janela de acertos críticos também. Entre em um frenesi de ataques e habilidades, que por sua vez aumentará sua barra Extra.

Um único movimento rápido pode mudar completamente a maré de uma batalha contra um chefe, desde que você saiba como tirar vantagem disso.

Equipar acessórios que dobram a duração do Flash Move

Seguindo o mesmo tema acima, os melhores acessórios são aqueles que dobram a duração do movimento do flash.

Depois de encontrar o acessório Shadow Shoes (disponível na Lillet’s Gift Shop no Entertainment District), vale a pena equipá-lo para o resto do jogo. Isso até que você possa aprimorá-los nas Chronos Boots na Marcel’s Smithery em Artisan Lane no Capítulo 8.

Uma vez que um movimento rápido é tão bom, dobrar sua duração enquanto utiliza as dicas imediatamente acima permitirá que você destrua qualquer coisa em seu caminho. Se você sabe o que está fazendo, pode literalmente destruir um chefe com um ou dois movimentos rápidos.

Reconfigure os botões que ativam habilidade extra

Não posso ser o único que acha fácil ativar acidentalmente uma habilidade Extra. Os controles padrão ativam isso pressionando o botão de esquiva enquanto o botão de habilidade / bloqueio é pressionado.

Com a ação frenética e acelerada de Ys ​​IX, seus dedos nunca estarão longe de qualquer um deles no calor da batalha. Depois de alguns acidentes, foi o suficiente.

Eu pessoalmente mudei a habilidade Exta para R1 e L2 em vez de R1 e L1 (no PS4). Você pode fazer isso sem realmente alterar os próprios botões de esquiva e bloqueio. Nunca mais tive um problema.

Use habilidade extra para restaurar HP após derrotar todos os inimigos próximos

Esta é uma das dicas Ys IX: Monstrum Nox mais legais e facilmente esquecida, mas é uma maneira prática de salvar seus itens ou evitar que você fique parado esperando a recuperação HP.

Se você derrotou tudo ao seu redor, seu medidor Extra começará a se esgotar em breve. Se chegar a zero, então foi completamente desperdiçado.

Em vez de permitir que isso aconteça, você deve ativar o movimento Extra e utilizar a recuperação de HP que ele fornece enquanto corre para a próxima área.

Não se deixe enganar pelas muitas configurações de dificuldade

Existem muitos ajustes de dificuldade, e a maioria deles parece bastante assustadora.

Para jogadores experientes do Ys, o modo normal provavelmente será uma piada absoluta, e até o modo difícil é relativamente fácil.

Na minha opinião, o modo Nightmare é onde o verdadeiro teste começa. Isso pode valer a pena para jogadores regulares da série, devido a um desafio saudável que também concede o troféu de Sobrevivente do Pesadelo – mas esteja avisado, você deve jogar o jogo inteiro no Pesadelo para ganhar este troféu.

Para jogadores não familiarizados com a série e sua mecânica, mas querem algum tipo de desafio, eu provavelmente optaria pelo modo difícil. Qualquer coisa abaixo é para aqueles que desejam simplesmente curtir a história sem serem testados. Cada um é seu, é claro.

Verifique o quadro de avisos para missões – não confie apenas nos marcadores de mapa!

O mapa é incrivelmente útil. Ele marca missões secundárias, grafites, lojas e outros pontos de interesse. Geralmente contém tudo o que você precisa saber.

Isso ocorre com uma exceção principal. Ou seja, as caças a monstros encomendadas por Aprilis. Se você não verificar o quadro de avisos, essas caças não aparecerão no mapa.

Crie o hábito de verificá-lo sempre que for informado de que novas solicitações foram postadas. Uma vez que as localizações dos monstros foram adicionadas (você será informado disso), então você pode voltar a simplesmente verificar o mapa.

Sempre preencha o mapa na primeira vez

Você ganhará recompensas para cada 10% do mapa preenchido. Fale com os Parques, que fornecerão a Adol algumas recompensas agradáveis ​​que valem a pena ser obtidas.

Antes de sair de uma área, certifique-se de abrir o mapa e verifique se o preencheu totalmente. Caso contrário, geralmente é muito fácil detectar os lugares que você perdeu – apenas preste atenção nas áreas escuras e sombreadas. Às vezes, isso pode ser irritante, mas você não quer ficar com 99,9% irritantes no final do jogo.

Não há necessidade de jogar outros jogos da série

Esta série é semelhante ao Final Fantasy no sentido de que não é necessário jogar os outros jogos para obter um título específico. Cada história é independente nessa série. Também é verdade para Ys, exceto que quase todas as histórias são sobre Adol e suas aventuras. Dito isso, não há muita continuidade entre as sequências além de pequenas referências.

Queima lenta

Este jogo tem uma queima lenta no sentido de que há muita história na frente. Mesmo quando a jogabilidade entra no reino, ela realmente não se abre para a maioria das atividades do jogo até cerca de três horas depois.

Mesmo assim, os jogadores ficarão presos na cidade por quase metade do jogo. Eventualmente, ele se abrirá fora da cidade, então se isso era uma preocupação, aqui está a resposta aliviadora.

MetroYsVania

Alguns jogos Ys, mas não todos, têm uma qualidade semelhante à de Metroid. Isso quer dizer que Adol pode aprender habilidades para aumentar os lugares que ele e seus amigos irão. Isso inclui correr e deslizar na parede, apenas para citar os dois primeiros. Adol também começa com uma espécie de habilidade semelhante a um gancho. Então, de certa forma, isso é como um Metroidvania 3D.

Seis personagens jogáveis

Falando dos amigos de Adol, existem seis personagens jogáveis ​​no total. Além de Adol, há White Cat, Hawk, Doll, Renegade e Raging Bull. Para fazer a ponta do Metroidvania ficar ainda mais espetada, Doll tem um chicote. Cada personagem vem com sua própria arma única, conjunto de habilidades e habilidades de travessia e todos eles podem ser trocados instantaneamente no calor da batalha.

Torre

Uma das inclusões mais estranhas na mecânica deste jogo é um jogo de defesa. A terra de Grimwald Nox está amaldiçoada com monstros, que é um reino ligado ao real. Para curar uma espécie de área, essas seções devem ser combatidas para quebrar barreiras e, em seguida, abrir novos caminhos na cidade. Não há muita ênfase em qualquer tipo de colocação de armadilhas, mas há uma torre literal para se defender de ondas de monstros.

Dominando movimentos

Esta é uma mecânica de jogo encontrada em muitos jogos de ação. Existe a capacidade de diminuir o tempo de resposta de um inimigo esquivando-se ou guardando no segundo certo. Não é tão intuitivo ou poderoso como algo como Witch Time em Bayonetta, mas dominar esses movimentos do Flash será útil da mesma forma. Isso é especialmente verdadeiro para algumas das maiores batalhas contra chefes.

Economize materiais e recursos

Ao longo do jogo, baús e monstros distribuirão materiais. Esses materiais podem ser usados ​​em trabalhos manuais, o que pode ser tentador sempre que for necessário o suficiente para fazer uma espada ou peça de armadura. No entanto, as lojas geralmente possuem um bom equipamento que será suficiente para a maior parte do jogo. Salvar esses materiais para as coisas mais caras no final do jogo é a dica aqui.

Não se esqueça das refeições

Preocupado em não ser forte o suficiente sem o equipamento certo? Sem problemas. Não se esqueça de comer as refeições das lojas.

Isso dará certos impulsos às estatísticas a fim de fortalecer o grupo antes de uma masmorra. É uma técnica simples que irá percorrer um longo caminho se a pessoa lembrar de fazê-la.

Referências:

The Gamer, RPG Overload, wikipedia.

Deixe seu comentário: